Simone da Silva Ribeiro

Docente de educação básica no Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora​ onde atua nas séries iniciais do ensino fundamental​. Possui graduação ​​em Pedagogia​ ​(1991)​ ​e Mestrado em Educação (1998​) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro ​ e doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (2012). ​Atualmente desenvolve projetos de pesquisa e extensão nos seguintes temas: ​educação e territorialidade, ​conhecimentos tradicionais,​ currículo e cotidiano escolar.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2008 - 2012

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: CONVERSAS COM PROFESSORAS: desinvisibilizando as artes de fazer Educação do Campo na escola pública
Luciana Pacheco Marques. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. Palavras-chave: educação do campo; Políticas Públicas de Educação; Práticas Pedagógicas; Conhecimentos.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Popular / Especialidade: Educação do Campo. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação

1996 - 1998

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Trabalho Docente:vocação para o magistério,qualificação para o trabalho e relações de gênero - as falas de professoras das primeiras séries do ensino fundamental,Ano de Obtenção: 1998
Edil Vasconcellos de Paiva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: identidade profissional; relações de gênero; trabalho docente.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Sociologia da Educação.

Graduação em Pedagogia

1988 - 1991

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 -

HISTÓRIA ORAL. (Carga horária: 15h). , MUSEU DE ARTES MURILO MENDES, MAMM, Brasil.

2016 - 2016

Introdução à Astronomia. (Carga horária: 40h). , Pró reitoria de extensão - UFJF, PROEXT-UFJF, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Encontros com educadores. (Carga horária: 24h). , FUNDAÇÃO MUSEU MARIANO PROCÓPIO, MAPRO, Brasil.

2009 - 2009

Saneamento Rural e Populações Tradicionais. (Carga horária: 32h). , Nucleo de Capacitação do Sudeste, NUCASE, Brasil.

2009 - 2009

Saneamento Básico Integrado às Comunidades Rurais. (Carga horária: 32h). , Associação Brasileira de Engenharia Sanitaria e Ambiental, ABES, Brasil.

2008 - 2008

Educação do Campo. (Carga horária: 4h). , Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.

2005 - 2005

Imagens da Família. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2005 - 2005

Planejamento Institucional e Elaboração de Projeto. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

1999 - 1999

I Curso de Formação Sindical. , Seção Sindical dos Docentes da UFV, ASPUV, Brasil.

1998 - 1998

Literatura Infantil na Sala de Aula. (Carga horária: 28h). , Grupo de Educação Integrada/Núcleo de Educação Permanente, GREI/NEP, Brasil.

1997 - 1997

Epistemologia das Ciências da Educação. , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

1997 - 1997

Montagem e Manutenção de Microcomputadores. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Popular.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Popular/Especialidade: Educação do Campo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

RIBEIRO, Simone ; SOLDATI, G. ; SOUZA, D. D. L. ; CARNEIRO, L. O. ; TEIXEIRA, R. D. B. L. . Seminário de sensibilização e efetivação das parecerias para realização do I estagio de vivências da UFJF. 2015. (Outro).

CARNEIRO, L. O. ; RIBEIRO, Simone ; SOUZA, D. D. L. . II KIZOMBA NAMATA. 2014. (Outro).

RIBEIRO, Simone ; CARNEIRO, L. O. . Oficina Diagnóstico Rural Participativo. 2014. (Outro).

RIBEIRO, Simone ; ARAUJO, R. C. B. F. . Leitura no Campus. 2014. (Outro).

PACHECO, L. ; RIBEIRO, Simone . I Seminário Internacional Diversidade e Educação. 2013. (Congresso).

RIBEIRO, Simone . Seminário de Discussão dos Resultados Parciais da Pesquisa "A Formação, o Trabalho dos Docentes que atuam no Ensino Fundamental e a Avaliação Sistêmica das Escolas Mineiras: um estudo comparado". 2009. (Outro).

RIBEIRO, Simone . I Encontro Regional de Agricultura Familiar. 2007. (Outro).

RIBEIRO, Simone . Encontro Nacional Pra Falar de Gênero. 2002. (Outro).

RIBEIRO, Simone . Encontro Pra Falar de Gênero. 2002. (Outro).

RIBEIRO, Simone . Encontro Nacional de mulheres da Rede PTA. 2001. (Outro).

RIBEIRO, Simone . Encontro de Mulheres da Rede PTA. 2001. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Seminário Nacional Alfabetização sem Cartilha.ALFABETIZANDO NA/PARA A DIVERSIDADE: TODO MUNDO APRENDE, O DESAFIO É DESCOBRIRMOS O COMO.... 2018. (Seminário).

XIII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación. A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NAS HISTÓRIAS DAS PROFESSORAS: (RE)VENDO O MUNDO ATRAVÉS DE REMINISCÊNCIAS. 2018. (Congresso).

A Diversidade na UFJF: integrando as Ações Afirmativas e os Programas de Graduação.Direitos Humanos. 2017. (Outra).

IV Congresso Nacional de Educação. A Brincadeira como um dos alicerces da apresendizagem na alfabetização matemática. 2017. (Congresso).

IV Semana da FACED, IX Semana de Educação e XIII Seminário Anual de Pesquisa do PPGE.HISTÓRIA ORAL: PROCEDIMENTOS E USO COMO METODOLOGIA DE PESQUISA INTERDISCIPLINAR. 2017. (Seminário).

IX Forum Internacional de Pedagogia 2017 e III Seminário Nacional de Educação Básica.QUANDO AS MEMÓRIAS SE ENCONTRAM? APRENDENDO A SER PESQUISADOR. 2017. (Seminário).

12a Reunião Científica Regional Sudeste da ANPEd.EDUCAÇÃO DO CAMPO E FORMAÇÃO DOCENTE: HISTÓRIAS DE PROFESSORAS QUE FAZEM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ESCOLA PÚBLICA. 2016. (Outra).

1a Reunião Cientifica Regional Norte da ANPEd.AS experiências educativas e populares da educação do campo. 2016. (Outra).

9o Encuentro Internacional de Educación Infantil.El cuerpo em juego en la educación de la primera infancia. 2016. (Encontro).

Congresso Iberoamericano de História de la Educación Latinoamericana. OS CONHECIMENTOS QUE VÊM DOS QUILOMBOS: DANDO VISIBILIDADE À DIVERSIDADE EPISTÊMICA PRESENTE NO MUNDO. 2016. (Congresso).

VIII Encontro Brasileiro da Rede Estrado.Rodas de Conversa como alternativa para a formação continuada de professores que fazem a Educação do Campo. 2016. (Encontro).

VI semana de Ciências do C A João XXIII."Alimento na garrafa: cultivo em garrafas pet". 2016. (Oficina).

III Colíquio de Letramento, Linguagem e Ensino.Práticas de Produção escrita em gêneros textuais e Práticas de Leitura em gêneros textuais. 2015. (Outra).

IX SICEA e I Sicea Internacional.Diálogos Pedagógicos. 2015. (Seminário).

V Encontro Internacional de Ecomuseus e Museus Comunitários.A INFLUÊNCIA DE PAULO FREIRE E DA EDUCAÇÃO POPULAR EM PROCESSOS FORMATIVOS COM GRUPOS SUBALTERNIZADOS ? REFLEXÕES METODOLÓGICAS. 2015. (Encontro).

XIII CONGRESSO LATINOAMERICANO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. MEMÓRIAS DE MULHERES: RESGATANDO E REGISTRANDO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL EM COMUNIDADES RURAIS/QUILOMBOLAS NO INTERIOR DE MINAS GERAIS, BRASIL. 2015. (Congresso).

33o Congresso do ANDES-SN. 2014. (Congresso).

Encontro de Coordenadores Locais no âmbito do Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa (ano II0.Educação do Campo, diversidade e sustentabilidade-o que é isso?. 2014. (Encontro).

IV CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO/VII CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE POLÍTICAICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. ESCOLA E DEMOCRACIA - A DIALOGICIDADE COMO UM DOS CAMINHOS POSSÍVEIS. 2014. (Congresso).

IX Semana de História Política/VI Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade.Mulheres e Conhecimemnto: dizeres sobre a transmissão de saberes intergeracionais em comunidades rurais/quilombolas mineiras. 2014. (Seminário).

VIII Seminário de educação Inclusiva: direito à diversidade.Educação Inclusiva e Educação do Campo. 2014. (Seminário).

V SITRE.AGRICULTURA FAMILIAR E EDUCAÇÃO POPULAR: CAMINHOS DE NOVOS CONHECIMENTOS E DE SABERES TRADICIONAIS. 2014. (Simpósio).

XI Fórum Regional de Educação Ambiental.Educação do Campo. 2014. (Outra).

I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação/ III Encontro de Sociologia da Educação.Educação popular e agricultura familiar: caminhos de apropriação de novos conhecimentos e de ressignificação de saberes tradicionais. 2013. (Outra).

I Encontro de Capacitação do curso de Culturas e História dos Povos Indígenas. 2013. (Encontro).

I Semana da FACED, VI Semana da Educação e IX Seminário Anual de Pesquisa em Educação do PPGE.Narrativas, Currículos e Culturas. 2013. (Seminário).

I Seminário Internacional Diversidade e Educação.Diferença e Currículo. 2013. (Seminário).

Palestra "Velhos Gêneros, novos desafios: apropriações e remixes na cultura digital. 2013. (Outra).

VII Seminário de Educação Inclusiva: direito à diversidade.Educação do Campo. 2013. (Seminário).

Encontro de Educadores "Visita ao parque do Museu Mariano Procópio?. 2012. (Encontro).

Encontro de Educadores - Museu Mariano Procópio. 2012. (Encontro).

I Seminário da Educação do Campo do Rio de Janeiro. 2012. (Seminário).

I SICEA Inter-regional Sudeste-Sul e II SICEA Regional Sudeste.Ciência e Sapiências: africanidades, cultura indígena e arte no estudo das plantas medicinais. 2012. (Seminário).

IV Congresso Internacional Cotidiano: diálogos sobre diálogos. 2012. (Congresso).

VIII Seminário Anual de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF. 2012. (Seminário).

X colóquio sobre questões curriculares & VI colóquio luso brasileiro de currículo.Práticas curriculares e Educação do Campo desinvisibilizando diferenças na escola pública. 2012. (Outra).

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino.A escola pública popular do campo: novos conhecimentos, novos sujeitos e novas práticas. 2012. (Encontro).

X Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.A Escola do Campo e as possibilidades emancipatórias da ação educativa. 2011. (Encontro).

ECOJovens.Relações Sociais de Gênero, sexualidade e afetividade. 2010. (Encontro).

I Encontro "Tempos no mundo; Tempos na escola". 2010. (Encontro).

III Congresso Internacional Cotidiano - diálogos sobre diálogos. Construindo a escola pública no/do campo: entre monoculturas e diversidades. 2010. (Congresso).

III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo.A escola pública popular do Campo: novos conhecimentos, novos sujeitos e novas práticas. 2010. (Encontro).

Seminário Dia Internacional da Mulher.Economia Solidária e Geração de Renda de Mulheres. 2010. (Seminário).

Encontro Mineiro de Educação do Campo.Terra, Sujeitos e Desenvolvimento Sustentável. 2009. (Encontro).

Encontro Mineiro de Educação do Campo (EMEC).O cotidiano de professor@s, crianças e agricultor@s - tramas e costuras da educação do campo em comunidades rurais mineiras. 2009. (Encontro).

Formação com Jovens do Campo.Educação Popular e Metodologias Participativas. 2009. (Oficina).

IV Colóquio Internacional de políticas e Práticas Curriculares.Trajetória(s) da formação docente no Brasil - fases e proposições. 2009. (Outra).

IV Congresso Brasileiro de Agroecologia e II Congresso Latino Americano de Agroecologia. As Mulheres de Minas dão Cara e Coragem à Construção da Agroecologia. 2009. (Congresso).

Seminário de discussão dos resultados da pesquisa "A formação, o trabalho dos Docentes, que atuam no Ensino Fundamental e a Avaliação Sistêmica das Escolas Mineiras: um estudo comparado". 2009. (Seminário).

X Congresso Ibero Americano de Extensión. Sistemas Agroforestais da Zona da Mata de Minas Gerais/Brasil. 2009. (Congresso).

XII Ciclo de Estudos Pedagógicos - Educação Básica: possibilidades e desafios da Licenciatura em Pedagogia.Práticas Educativas Através de Organizações Não Governamentais. 2009. (Outra).

XII Congresso da Associação Internacional para Pesquisa Intercultural. Subindo e descendo as Serras de Minas: as costuras da Educação do Campo no cotidiano de professor@s, crianças e agricultor@s. 2009. (Congresso).

31a ANPED. 2008. (Outra).

I Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará.Currículo, Qualidade de Ensino e Educação do Campo. 2008. (Encontro).

III Seminário Internacional: escola e cultura.A Reestruturação do Curso de Pedagogia e a Educação do Campo: dois dedinhos de prosa sobre currículo e cultura. 2008. (Seminário).

I Seminário sobre serviços ambientais no território rural da Serra do Brigadeiro na Zona da Mata de Minas Gerais. 2008. (Seminário).

VI Encontro Nacional da rede Brasileira de Estudos e Pesquisas Feministas, II Encontro Internacional Política e Feminismo e II Seminário Internacional: enfoques feministas e Sec. XXI..Gênero e Construção do espaço: agricultoras e agroecologia na zona da mata mineira. 2008. (Seminário).

VI Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF.Subindo e Descendo a Serra: as tramas da educação do campo na zona da mata mineira. 2008. (Seminário).

I Seminário de investigação sobre a problemática Educacional em Portugal e no Brasil.Programa de Formação de Monitores e Monitoras - um estudo teórico-prático sobre o (des) conhecimento da Ideologia. 2007. (Seminário).

II Encontro Nacional de Agroecologia. 2006. (Encontro).

Seminário mineiro de agricultura familiar, agroecologia e desenvolvimento rural sustentável.. 2004. (Seminário).

I Seminário de tutores. 2003. (Seminário).

4º congresso nacional de educação. 2002. (Congresso).

Encontro Nacional de Agroecologia. 2002. (Encontro).

Ciclo de Estudos Pedagógicos.Lendo, escrevendo e contando na educação infantil. 2000. (Oficina).

Simpósio: parque da serra do brigadeiro e entorno contribuição para a elaboração do plano de manejo integrado e participativo. 2000. (Simpósio).

III Congresso Nacional de Educação. 1999. (Congresso).

Seminário internacional: A universidade do próximo século. 1999. (Seminário).

21 reunião anual da ANPEd. 1998. (Outra).

Encontro Educação Infantil para todos. 1997. (Encontro).

Encontro Ensino de Matemática: a investigação e suas implicações na sala de aula. 1997. (Encontro).

II Congresso Nacional de Educação. 1997. (Congresso).

Seminário Internacional comemorativo dos 25 anos dos cursos de pós-graduação em Educação. 1997. (Seminário).

Piajet, Vygotsky e Freinet nesse lugar chamado escola. 1996. (Seminário).

Seminário Internacional: Que Estado para que Democracia? - Pós Neoliberalismo II. 1996. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Raiza Dias de Almeida

RIBEIRO, Simone; MATTOS, G. F.; MARTINS, A. S.. Educação do Campo, movimentos sociais e práticas pedagógicas. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF.

Aluno: Felipe Jacob Pires

REZENDE, A. A. P.;RIBEIRO, Simone; MUDADO, C.. CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DE SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOTO DOMÉSTICO NO ASSENTAMENTO RURAL OLGA BENÁRIO-MG. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Jaqueline Soares Barbosa

RIBEIRO, Simone. Agricultura familiar: relações de gênero e agroecologia. 2002. Dissertação (Mestrado em Economia Doméstica) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Armando Gomes Nato

SOUZA, D. D. L.; FLOR, C. C.; RICHETTI, G. P.;RIBEIRO, Simone. Ensino de Química em escolas públicas: um estudo de caso das propostas experimentais do livro didático. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF.

Aluno: Cicero Cardozo de Almeida Filho

RIBEIRO, SimoneSOUZA, D. D. L.; MENEZES, P. H. D.; CARNEIRO, R. F.. Análise comparativa do sistema de avaliação educacional: enem versus instituto federal de educação, ciência e tecnologia de Roraima. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF.

Aluno: Raiza Dias de Almeida

SOUZA, D. D. L.RIBEIRO, Simone; MARTINS, A. S.. Educação do campo, movimentos sociais e práticas educativas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Poliana de Almeida Silva

RIBEIRO, Simone; RODRIGUES, C. H.. DESAFIOS DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NO ENSINO REGULAR: CONVERSAS COM PROFESSORES. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Mariana de Sousa Faria

SOUZA, D. D. L.RIBEIRO, Simone; Floresta, M.G.. CURRÍCULO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE PELAS NARRATIVAS DAS PROFESSORAS DE MIRADOURO - MG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Felipe Jacob Pires

PIRES, F. J.; REZENDE, A. A. P.;RIBEIRO, Simone; JUCKSCH, I.. Pesquisa, análise e elaboração de um plano para implantação de técnicas para o tratamento de efluentes residenciais no assentamento rural Olga Benário, Visconde do Rio Branco - MG. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Lucille G

RIBEIRO, Simone. C. Araújo.Grafismo:importância do desenho na educação infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Normal Superior - Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Maíra M

RIBEIRO, Simone. Perreira.Educação especial para o portador de necessidades especiais: um diagnóstico para a inclusão do autista no âmbito da comunidade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Normal Superior - Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Maisa S

RIBEIRO, Simone. Pereira.As dificuldades de aprendizagem na educação de jovens e adultos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Normal Superior - Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Marcia do P

RIBEIRO, Simone. B. Gurgel.A importância do brincar na educação infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Normal Superior - Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Maria E

RIBEIRO, Simone. Duarte.A aprendizagem da matemática através do lúdico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Normal Superior - Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Maria H

RIBEIRO, Simone. Ferreira.Avaliação de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental: utilização dos recursos avaliativos na prática docente. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Normal Superior - Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Maria J

RIBEIRO, Simone. M. S. Braga.O trabalho da docência na educação infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Normal Superior - Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Mônica de F

RIBEIRO, Simone. S. B. Martins.O lúdico na educação infantil: a utilização do lúdico para a quisição do conhecimento dos alunos da zona rural. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Normal Superior - Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Nilce das D

RIBEIRO, Simone. Aguiar.Deficiência auditiva. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Normal Superior - Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Roselene M

RIBEIRO, Simone. de Lima.Os contos infantis - interferência na vida dos alunos da 3ª série. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Normal Superior - Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Simoni R

RIBEIRO, Simone. dos R. Gurgel.Inclusão dos portadores de necessidades especiais no ensino regular baseado no deficiente visual. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Normal Superior - Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Sirlei de Sena

RIBEIRO, Simone. Educação de jovens e adultos - o problema do analfabetismo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Normal Superior - Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Solange F

RIBEIRO, Simone. do Nascimento.Aprender ler com prazer - a importância do jogo de quebre-cabeças no processo de alfabetização. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Normal Superior - Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Lurdimar A

RIBEIRO, Simone. Gonçalves.A importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Normal Superior - Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa.

TEIXEIRA, M. C. C.;RIBEIRO, Simone; CRUZ, A. S.. CONCURSO DE PROFESSOR EFETIVO PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2014. Universidade Federal de Viçosa.

RIBEIRO, Simone. Seleção de bolsista de treinamento profissional para o projeto "Brinquedoteca: um espaço lúdico no C.A. João XXIII. 2012. Colégio de Aplicação Jõao XXIII.

RIBEIRO, Simone. Seleção de bolsista de treinamento profissional para o projeto "Alfabetização Matemática: buscando caminhos para construir o conhecimento matemático no 1º ano do Ensino Fundamental no C.A. João XXIII. 2012. Colégio de Aplicação Jõao XXIII.

RIBEIRO, Simone. Seleção de bolsista de treinamento profissional para o projeto "Alfabetização Matemática: buscando caminhos para construir o conhecimento matemático no 1º ano do Ensino Fundamental no C.A. João XXIII. 2012. Colégio de Aplicação Jõao XXIII.

RIBEIRO, Simone. Seleção de bolsista monitor para atuar no projeto "Programa de Monitoria Júnior do C.A. João XXIII. 2012. Colégio de Aplicação Jõao XXIII.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

MARIA DA ASSUNCAO CALDERANO

CALDERANO, M. da Assunção.; MARQUES, L. P.. A Construção da Escola Pública Popular do Campo nas Serras do Brigadeiro: outros conhecimentos , outros sujeitos e outras praticas. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Lourdes Helena da Silva

SILVA, L. H.; CALDERANO, M. A.; MARQUES, L. P.. A Construção da Escola Pública Popular do Campo nas Serras do Brigadeiro: outros conhecimentos, outros sujeitos. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Ilka Schapper Santos

SCHAPPER, Ilka.; MARQUES, L. P.; HAGE, S. A. M.; CARVALHO, J. M.; PINTO, V. P. S.. Conversas com professores: desinvibilizando as artes de fazer Educação do campo na escola pública. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Rafael Henrique de Tonissi e Buschinelli de Goes

GOES, R. H. T. B.FRANCO, G. L.ITAVO, L. C. V.ALVES, F. V.. Consumo, digestibilidade, degradabilidade e parâmetros ruminais de bovinos de corte alimentados com volumoso de baixa qualidade, suplementados com uréia e uréia encapsulada. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Luciana Pacheco Marques

MARQUES, Luciana Pacheco; CALDERANO, Maria da Assunção; HAGE,Salomão Antonio Mufarrej; SILVA, Lourdes Helena da. A construção da Escola Pública Popular do Campo nas Serras do Brigadeiro: outros conhecimentos, outros sujeitos e outras práticas. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Siomara Moreira Vieira Borba

LEITE, S. B. Trabalho docente: vocação para o magistério, qualificação para o trabalho e relações de gênero - a fala das professoras das primeiras séries do ensino fundamental. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Janete Magalhães Carvalho

MARQUES, Luciana Pacheco; HAGE, S. A. M.; PINTO, V. P. S.;CARVALHO, J. M.; SANTOS, I. S.. Conversas com professoras: desinvisibilizando as artes de fazer Educação do Campo na escola pública. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Salomão Antônio Mufarrej Hage

HAGE, S. A. M.. Conversas com professoras: Desinvibilizando as artes de fazer Educação do Campo na escola pública. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Salomão Antônio Mufarrej Hage

MARQUES, Luciana Pacheco;HAGE, S. A. M.. Narrando os caminhos da educação do campo na Zona da Mata Mineira: uma viagem pelas políticas públicas, pelas práticas pedagógicas e pelos conhecimentos nas escolas públicas do campo. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Salomão Antônio Mufarrej Hage

MARQUES, Luciana Pacheco;HAGE, S. A. M.. A construção da escola pública popular do campo nas Serras do Brigadeiro: outros conhecimentos, outros sujeitos e outras práticas. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Vicente Paulo dos Santos Pinto

MARQUES, L. P.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; HAGE, S. A. M.; CARVALHO, J.; SANTOS, I.. Conversas com professoras: desinvibilizando as artes de fazer educação do campo na escola pública. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - UFJF.

Vicente Paulo dos Santos Pinto

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; MARQUES, L. P.; HAGE, S. A. M.. Narrando os camimhos da educação do campo na Zona da Mata Mineira. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

André Vianna da Cunha Pereira

MEMÓRIAS DE MULHERES: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS EM PROCESSOS EDUCATIVOS NÃO ESCOLARES - TRANSMISSÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL EM COMUNIDADES RURAIS/QUILOMBOLAS NA ZONA DA MATA MINEIRA; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Marisa Dionisia do Carmo Chapinoti

MEMÓRIAS DE MULHERES: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS EM PROCESSOS EDUCATIVOS NÃO ESCOLARES - TRANSMISSÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL EM COMUNIDADES RURAIS/QUILOMBOLAS NA ZONA DA MATA MINEIRA; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Nicole de Lima e Silva

MEMÓRIAS DE MULHERES: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS EM PROCESSOS EDUCATIVOS NÃO ESCOLARES - TRANSMISSÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL EM COMUNIDADES RURAIS/QUILOMBOLAS NA ZONA DA MATA MINEIRA; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Thalita Regina de Oliveira Portela

BRINQUEDOTECA: UM ESPAÇO LÚDICO NO C; A; JOÃO XXIII; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Marilia Aparecida Paulino de Aquino

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: BUSCANDO CAMINHOS PARA CONSTRUIR O CONHECIMENTO MATEMÁTICO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO JOÃO XXIII; Início: 2015; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Dariele Daltroso Ilha

Escolas rurais do município de Juiz de Fora ? MG: história e histórias a serem contadas; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Simone da Silva Ribeiro;

Jucelia de Paiva Silva

PACTO: Alfabetização no ?tempo certo??; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação no Ensino Fund) - Colégio de Aplicação João XXII - UFJF; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Carolina Vanetti Ansani

Desafios na organização da classe trabalhadora: o MTD no Bairro Felicidade, Belo Horizonte, MG; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estudos Latino-americanos) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Pâmela Adélia de Paiva da Silva

SOBRE O ?SER PROFESSOR?: A TRAJETÓRIA DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Pâmela Adélia de Paiva da Silva

Alfabetização matemática: currículo e práticas no CA João XXIII; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Poliana de Almeida Silva

DESAFIOS DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NO ENSINO REGULAR: CONVERSAS COM PROFESSORES; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Flavia Angelica Mendes Ribeiro

Brincando na Brinquedoteca do Colégio de Aplicação João XXIII: o olhar do educador; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Mariana Souza Faria

Currículo no Contexto da Educação do Campo: uma análise pelas narrativas das professoras de Miradouro - MG; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

MARIA SALETI DA SILVA

A Interdisciplinaridade e os temas transversais na sala de aula; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Normal Superior - Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Leontina Aparecida de Oliveira Ventura

Alfabetização, leitura e escrita; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Normal Superior - Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

LÚCIA MARIA LOPES DOS SANTOS

Avaliação escolar: entre o tradicional e o moderno; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Normal Superior - Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Solange Amélia dos Santos Cerqueira

Teatro na escola: uma estratégia de aprendizagem; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Normal Superior - Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Ana Maria Maia Lopes

Produção de textos na escola; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Normal Superior - Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Edir Virtuosa Pereira Xavier

Fracasso escolar: entre mitos e a realidade; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Normal Superior - Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Regina Célia Ventura Nicolau

A psicogênese da língua escrita e a alfabetização nas séries iniciais: criando condições para a efetivação do ato de aprender; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Normal Superior - Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Therezinha Laviola Dias

Quem fracassa: a criança ou a escola?; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Normal Superior - Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Maria de Fátima Pereira de Jesus

Indisciplina na sala de aula:problemas na prática pedagógica ou na falta de valores do nosso tempo?; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Normal Superior - Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Mônica Chicarelli dos Santos

Inclusão Social: em busca de uma educação para todos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Normal Superior - Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Marilda Marques de Oliveira Müller

A literatura Infantil e sua função pedagógica: em busca de caminhos para a formação de alunos leitores; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Normal Superior - Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

ORITA VIRTUOSO MARTINS

Avaliação escolar: promoção ou exclusão; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Normal Superior - Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

MARIA APARECIDA LELLIS ANDRADE

Linguagem culta ou popular: a escola na encruzilhada do ensino da língua; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Normal Superior - Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Maria Inês B

Amâncio Guimarães; A prática avaliativa escolar; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Normal Superior - Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Marilene Vieira da Silva

Disciplina e indisciplina na escola; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Normal Superior - Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

OLGA DO PRADO LIMA

Prática Pedagógica em Alfabetização; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Normal Superior - Projeto Veredas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Kryslaine da Silva Coelho

BRINQUEDOTECA: UM ESPAÇO LÚDICO NO C; A JOÃO XXIII; 2015; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Thamiris Ferreira Leite

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: BUSCANDO CAMINHOS PARA CONSTRUIR O CONHECIMENTO MATEMÁTICO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO JOÃO XXIII; 2015; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Vanessa Leite Magalhães

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: BUSCANDO CAMINHOS PARA CONSTRUIR O CONHECIMENTO MATEMÁTICO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO JOÃO XXIII; 2015; Orientação de outra natureza; (Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Lucimary Henriques de Paiva Fonseca

Alfabetização matemática: buscando caminhos para construir o conhecimento matemático no 1º ano do ensino fundamental no João XXIII; 2012; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Letícia Schmidt Souza

Alfabetização matemática: buscando caminhos para construir o conhecimento matemático no 1º ano do ensino fundamental no João XXIII; 2012; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Flavia Angelica Mendes Ribeiro

Brinquedoteca: um espaço lúdico no C; A; João XXIII; 2012; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Raissa Ferreira Araujo

Brinquedoteca: um espaço lúdico no C; A; João XXIII; 2012; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Carolina Alves Mata Gasparete

Brinquedoteca: um espaço lúdico no C; A; João XXIII; 2012; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Gustavo Tostes Lucas

Alfabetização matemática: buscando caminhos para construir o conhecimento matemático no 1º ano do ensino fundamental no João XXIII; 2012; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Fernando José Primo

Projeto Construindo o Futuro da Agricultura Familiar; 2009; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Priscila Daniele Ladeira

Projeto Construindo o Futuro da Agricultura Familiar; 2009; Orientação de outra natureza; (Educação Infantil) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Mennitey Nahiara Gomes

Projeto Construindo o Futuro da Agricultura Familiar; 2009; Orientação de outra natureza; (Educação Infantil) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Jaqueline Medina de Cássia Lopes da Silva

Projeto Construindo o Futuro da Agricultura Familiar; 2008; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Paulina Martins Teixeira

Projeto Construindo o Futuro da Agricultura Familiar; 2008; Orientação de outra natureza; (Economia Doméstica) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Elisa Reis Figueiredo

Projeto Construindo o Futuro da Agricultura Familiar; 2008; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Luanda Cristiane Dias

Projeto Construindo o Futuro da Agricultura Familiar; 2008; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Raquel Leite Braz

Estágio Supervisionado; 2006; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Eleniz Soares Lisboa

Estágio Supervisionado; 2005; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Jenifer Cristine Medeiros

Estágio Supervisionado; 2005; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Suely Noronha de Oliveira

Estágio Supervisionado; 2004; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Jenifer Cristine Medeiros

Estágio Supervisionado; 2004; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Fernanda Testa Monteiro

Estágio Supervisionado; 2004; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Suely Noronha de Oliveira

Estágio Supervisionado; 2003; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Jenifer Cristine Medeiros

Estágio Supervisionado; 2003; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Fernanda Testa Monteiro

Estágio Supervisionado; 2003; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Suely Noronha de Oliveira

Estágio Supervisionado; 2002; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Suely Noronha de Oliveira

Estágio Supervisionado; 2001; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Simone da Silva Ribeiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Edil Vasconcellos de Paiva

Trabalho docente: vocação para o magistério, qualificação para o trabalho e relações de gênero - a fala das professoras das primeiras séries do ensino fundamental; 1998; 150 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Edil Vasconcellos de Paiva;

Luciana Pacheco Marques

Conversas com professoras: desinvisibilizando as artes de fazer Educação do Campo na escola pública; 2012; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Luciana Pacheco Marques;

Dileno Dustan Lucas de Souza

A construção da escola pública do campo: fuxicando o cotidiano com as professoras nas escolas da rede pública municipal na cidade de Miradouro- MG; ; 2011; Orientação de outra natureza; (Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Dileno Dustan Lucas de Souza;

Gabriela Franco de Almeida

Implantação de Políticas Públicas para a terceira idade: estudo de caso de uma cidade do inteior; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Gabriela Franco de Almeida;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ILHA, D. ; RIBEIRO, Simone ; SOUZA, D. D. L. . O Lugar do cotidiano nas escolas Rurais. Teias (Rio de Janeiro) , v. 19, p. 177-192, 2018.

  • RIBEIRO, Simone ; ILHA, D. ; PACHECO, L. . MEMÓRIAS, SABERES E SONHOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DO CAMPO. Revista Trabalho Política e Sociedade , v. 2, p. 441-454, 2017.

  • RIBEIRO, Simone ; SERPA, A. ; SOUZA, D. D. L. . A CONTEMPORANEIDADE DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE NO CONTEXTO DE DISCUSSÃO DA ESCOLA SEM PARTIDO. Teias (Rio de Janeiro) , v. 18, p. 242-253-253, 2017.

  • RIBEIRO, Simone ; SOUZA, D. D. L. . EDUCAÇÃO DO CAMPO E FORMAÇÃO DOCENTE: HISTÓRIAS DE PROFESSORAS QUE FAZEM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ESCOLA PÚBLICA. Anais [ do ] XII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste , v. 1, p. 487-499, 2016.

  • RIBEIRO, Simone ; SERPA, A. . Educação do Campo e o (im)Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). EDUCAÇÃO EM FOCO (JUIZ DE FORA) , v. Especial, p. 45-62, 2015.

  • RIBEIRO, Simone ; SERPA, A. . CURRÍCULO: CONVERSANDO SOBRE DIFERENTES E DIFERENÇAS. Revista Teias (UERJ. Online) , v. 16, p. 89-98, 2015.

  • RIBEIRO, Simone ; FEITAL, A. A. B. ; PINHO, C. S. . A história da amiga secreta: Conhecimento e imaginação no 1o ano de ensino fundamental. Revista Argo , v. 1/2015, p. 16, 2015.

  • RIBEIRO, Simone ; ROMUALDO, A. ; MATTOS, G. F. ; GONCALVES, R. M. . Tempo de travessia: que cotidiano é este?. Instrumento (Juiz de Fora) , v. 15, p. 117-122, 2013.

  • RIBEIRO, Simone . Narrando histórias e desinvisibilizando sujeitos que pesquisam com o cotidiano. Instrumento (Juiz de Fora) , v. 15, p. 181-189, 2013.

  • CARDOSO, I. M. ; BARBOSA, Willer A ; FAVERO, C. ; RIBEIRO, Simone . Ecologia de saberes: uma proposta para extensão a partir da ciência do solo. Boletim Informativo (Sociedade Brasileira de Ciência do Solo) , v. 37, p. 48, 2012.

  • RIBEIRO, Simone ; MONTEIRO, F. T. ; FLORISBELO, G. R. . A experiência da promoção do (des) envolvimento local na zona da mata. Revista Agriculturas , v. 4, p. 24-28, 2007.

  • RIBEIRO, Simone ; MONTEIRO, F. T. ; FERRARI, E. A. . Sistematização de experiências: saber construído e partilhado. Revista Agriculturas , v. 3, p. 22-24, 2006.

  • RIBEIRO, Simone ; MONTEIRO, F. T. ; FERRARI, E. A. . Sistematizacion de Experiencias saber construido participativamente. LEISA Revista de Agroecología , v. 22, p. 30-33, 2006.

  • RIBEIRO, Simone ; BARBOSA, Willer A . Saberes Agroecologicos: Entrelaçando o popular e o científico. Ação Ambiental (UFV) , Viçosa, v. 1, p. 12-14, 2005.

  • RIBEIRO, Simone ; LUZ, C. ; SOUZA, D. F. ; CARDOSO, E. M. ; TELLES, L. . Um olhar de gênero sobre as relações sociais no campo. Informe Agropecuário (Belo Horizonte) , Viçosa, v. 3, p. 3-13, 2003.

  • RIBEIRO, Simone ; SOUZA, D. D. L. . Em cartaz o governo de Minas: Reinventando a Educação. Revista de Ciências Humanas (Viçosa) , Viçosa, v. 01, 2001.

  • RIBEIRO, Simone ; SOUZA, D. D. L. (Org.) . Vozes da Subalternidade. 1. ed. Juiz de Fora: Templo Gráfica e Editora, 2016. v. 1.

  • SOUZA, D. D. L. ; RIBEIRO, Simone . Vozes da Subalternidade. 1. ed. Juiz de Fora: TemploGráfica e Editora, 2016. v. 1. 138p .

  • RIBEIRO, Simone . Quem faz a Educação? Narrativas, conhecimentos e táticas de professoras da escola pública. 1. ed. Curitiba: Appris Editora, 2016. v. 1. 271p .

  • RIBEIRO, Simone ; SOUZA, D. D. L. ; ILHA, D. . HISTÓRIA ORAL: CONSTRUINDO CONHECIMENTOS E (RE)VENDO O MUNDO ATRAVÉS DE REMINISCÊNCIAS. In: Solange Aparecida de Souza Monteiro. (Org.). Filosofia, política, educação, direito e sociedade 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2019, v. 2, p. 109-116.

  • BARRAL, B. S. ; SOUZA, D. D. L. ; RIBEIRO, Simone . Multisseriação: a luta pela escola do campo. In: Salomão Antônio Mufarrej Hage; Iranete Maria da Silva Lima; Dileno Dustan Lucas de Souza. (Org.). Escola Pública do Campo: Perspectivas da (multi) Seriação. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 45-58.

  • RIBEIRO, Simone . Alfabetização Matemática: Literatura e Geometria Integradas em uma Experiência Lúdica. In: Reginaldo Fernando Carneiro; Antonio Carlos de Souza; Luciane de Fatima Bertini. (Org.). A Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental [livro eletrônico] : práticas de sala de aula e de formação de professores. 1ed.Brasilia: SBEM, 2018, v. 11, p. 33-48.

  • RIBEIRO, Simone ; SOUZA, D. D. L. . A ESCOLA E A (DES)CONSTRUÇÃO DE SUBALTERNIDADES. In: Simone Ribeiro; Dileno Souza. (Org.). Vozes da Subalternidade. 1ed.Juiz de Fora: Templo Gráfica Editora, 2016, v. 1, p. 60-72.

  • RIBEIRO, Simone . A escola pública do campo e as possibilidades emancipatórias da ação educativa. In: HAGE, Salomão; OLIVEIRA, Damião; CONCEIÇÃO, Darinez; SOUZA, Giselle; RODRIGUES, Isabel. (Org.). Educação do Campo Políticas e Práticas Educacionais no Pará e na Brasil. 1ed.Belém: Gráfica Alves, 2012, v. 1, p. 1-217.

  • RIBEIRO, Simone ; FERRARI, E. A. ; MONTEIRO, F. T. . O Programa de Formação de Agricultores/as: uma estratégia para construção coletiva de conhecimentos em Agroecologia. Construção do Conhecimento Agroecológico. Rio de janeiro: ANA, 2007, v. 1, p. 174-193.

  • RIBEIRO, Simone ; OLIVEIRA, Suely N de ; FERREIRA, A. P. . Educação do Campo e Agroeclogia. Construção do Conhecimento Agroecológico. Rio de janeiro: ANA, 2007, v. 1, p. 257-267.

  • RIBEIRO, Simone ; SOUZA, D. D. L. ; Floresta, M.G. . Gramsci e a formação humana. In: Marcos Del Roio. (Org.). Trabalho, Política e Cultura em Gramsci. 1ed.São Paulo: UNESP, 2007, v. 1, p. 243-253.

  • RIBEIRO, Simone ; BARBOSA, Willer A ; LIMA, Elianeide N ; OLIVEIRA, S. N. ; REIS, Cleivane P ; TEIXEIRA, Maria Do Carmo . Alternância Educativa: saberes em movimento. In: Sônia Beltrame; Helana Freitas; Lucia Helena Lenzi. (Org.). Educação de Jovens e Adultos: estudos e práticas do campo. 1ed.Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2004, v. , p. 89-107.

  • RIBEIRO, Simone . Falando com professoras sobre vocação, qualificação para o trabalho e relações de gênero - o que pensa quem faz?. In: Edil Vasconcellos de Paiva. (Org.). Pesquisando a Formação de Professores. 1ed.Rio de Janeiro: D P & A editora, 2003, v. 1, p. 143-168.

  • RIBEIRO, Simone . ALFABETIZANDO COM TRABALHO DIVERSIFICADO: RESPEITO ÀS DIFERENÇAS COM AFIRMAÇÃO DE DIREITOS. In: CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2018, Olinda - PE. Anais V CONEDU. Campina Grande - PB: Realize Eventos Cientificos & Editora, 2018. v. V. 1.

  • RIBEIRO, Simone ; DUARTE, P. F. ; ALVES, A. M. L. ; CARVALHAES, A. R. . A ESCOLA E A APRENDIZAGEM DOS TEMPOS NA/DA INFÂNCIA: REFLETINDO SOBRE PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA. In: IV CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2017, João Pessoa- PB. Anais IV CONEDU. Campina Grande - PB: Realize Eventos Cientificos & Editora, 2017. v. v. 1.

  • MAIA, A. ; RIBEIRO, Simone . A BRINCADEIRA COMO UM DOS ALICERCES DA APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA. In: IV CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2017, João Pessoa- PB. Anais IV CONEDU. Campina Grande - PB: Realize Eventos Cientificos & Editora, 2017. v. V. 1.

  • RIBEIRO, Simone ; ASSIS, L. ; DUSTAN, L. . CONHECIMENTOS QUE VÊM DOS QUILOMBOS: DANDO VISIBILIDADE À DIVERSIDADE EPISTÊMICA PRESENTE NO MUNDO. In: XII Congreso Iberoamericano Historia de la Educación Latinoamericana, 2016, Medellin. Historia de las prácticas, instituciones y saber pedagógico en Iberoamérica. Medellin: Universidad de Antioquia, 2016. p. 37.

  • RIBEIRO, Simone ; ILHA, D. ; SOUZA, D. D. L. . OTRAS LÓGICAS PARA LA EDUCACION DEL CAMPO: PEDAGOGICA DE LA ALTERNANCIA.. In: XII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana, 2016, Medellin. Historia de las prácticas, instituciones y saber pedagógico en Iberoamérica. Medellin: Universidad de Antioquia, 2016. v. 4. p. 290-302.

  • ILHA, D. ; RIBEIRO, Simone . RODAS DE CONVERSA COMO ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO DO CAMPO.. In: VIII ENCONTRO BRASILEIRO DA REDE ESTRADO - TRABALHO DOCENTE e PNE: desafios à valorização profissional, 2016, Santa Maria. VIII ENCONTRO BRASILEIRO DA REDE ESTRADO TRABALHO DOCENTE e PNE: desafios à valorização profissional, 2016.

  • SOUZA, D. D. L. ; RIBEIRO, Simone ; ILHA, D. ; GORETTI, G. ; ALMEIDA, S. W. ; PEREIRA, A. V. C. . ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA PURIS E AS CONQUISTAS EM CONJUNTO. In: VIII Semana da Educação XI Seminário Anual de pesquisa em Educação do PPGE Educação, Direitos Humanos e Questões Contemporâneas, 2016, Juiz de Fora. ANAIS ? III Semana da Faced | VIII Semana da Educação | XI Seminário Anual de pesquisa em Educação do PPGE, 2016. p. 432-441.

  • RIBEIRO, Simone ; SOUZA, D. D. L. ; ILHA, D. ; SILVA, N. L. E. ; ASSIS, L. ; SOUZA, W. J. C. ; BARRAL, B. S. . HISTÓRIA ORAL: CONSTRUINDO CONHECIMENTOS E (RE)VENDO O MUNDO ATRAVÉS DE REMINISCÊNCIAS. In: III Semana da Faced | VIII Semana da Educação | XI Seminário Anual de pesquisa em Educação do PPGE, 2016. ANAIS ? III Semana da Faced | VIII Semana da Educação | XI Seminário Anual de pesquisa em Educação do PPGE.

  • RIBEIRO, Simone ; SOUZA, D. D. L. . MEMÓRIAS DE MULHERES: RESGATANDO E REGISTRANDO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL EM COMUNIDADES RURAIS/QUILOMBOLAS NO INTERIOR DE MINAS GERAIS, BRASIL. In: XIII Congresso Latino-americano de Extensão Universitária, 2015, Havana. XIII Congresso Latino-americano de Extensão Universitária, 2015.

  • SERPA, A. ; RIBEIRO, Simone ; SOUZA, D. D. L. . ESCOLA E DEMOCRACIA - A DIALOGICIDADE COMO UM DOS CAMINHOS POSSÍVEIS. In: IV CONGRESSO IBERO-AMERICANO, 2014, PORTO. POLÍTICAS E PRÁTICAS DE ADMINISTRAÇÃO E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO IBERO-AMERICANA, 2014.

  • RIBEIRO, Simone ; SERPA, A. . Entre o planejado e o praticado na escola: as táticas das crianças. In: XI Colóquio sobre Questões Curriculares VII Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Currículares I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares, 2014, Minho. Currículo na contemporaneidade : internacionalização e contextos locais : atas. Minho: Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Educação (CIEd), 2014.

  • RIBEIRO, Simone ; SOUZA, D. D. L. ; TOMACIO, D. ; ALMEIDA, Raiza . MULHERES E CONHECIMENTO: DIZERES SOBRE A TRANSMISSÃO DE SABERES INTERGERACIONAL EM COMUNIDADES RURAIS QUILOMBOLAS MINEIRAS. In: IX Semana de História Política Política, Conflitos e Identidades na Modernidade VI Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade, 2014, Rio de Janeiro. IX Semana de História Política Política, Conflitos e Identidades na Modernidade VI Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade ANAIS. Rio de Janeiro: UERJ, PPGH, 2014. v. 1. p. 3120.

  • RIBEIRO, Simone ; SOUZA, D. D. L. ; TOMACIO, D. ; ALMEIDA, S. W. ; ALMEIDA, Raiza . RODAS DE CONVERSA COM PROFESSORAS ? FORMAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO. In: II Semana da FACED Experiência e Educação, 2014, Juiz de Fora. ANAIS da 2a Semana da FACED Experiência e Educação, 2014. p. 1167-1178.

  • RIBEIRO, Simone ; SOUZA, D. D. L. ; TOMACIO, D. . METODOLOGIA DE HISTÓRIA ORAL: RESGATANDO O PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL EM COMUNIDADES RURAIS E QUILOMBOLAS NA ZONA DA MATA MINEIRA. In: II Semana da FACED Experiência e Educação, 2014, Juiz de Fora. ANAIS da 2a Semana da FACED Experiência e Educação, 2014. p. 1234.

  • RIBEIRO, Simone . A escola pública popular do campo. In: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2012, Campinas. Anais do XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2012.

  • RIBEIRO, Simone . Os camponeses e a escola ? (des) construindo identidades.. In: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2012, Campinas. Anais do XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2012.

  • RIBEIRO, Simone ; SOUZA, D. D. L. ; FARIA, M. S. . Educação popular e metodologias participativas: contribuições para a participação ativa dos sujeitos. In: I Encontro Internacional de Pesquisa em Educação do Campo e III Seminário Sobre Educação Superior e as Políticas para o Desenvolvimento do Campo, 2010, Brasília. Anais do I Encontro Internacional de Pesquisa em Educação do Campo e III Seminário Sobre Educação Superior e as Políticas para o Desenvolvimento do Campo, 2010.

  • RIBEIRO, Simone . Construindo a escola pública no/do campo: entre monoculturas e diversidades. In: III Congresso Internacional Cotidiano: diálogos sobre diálogos, 2010, NIterói. Anais do III Congresso Internacional Cotidiano: diálogos sobre diálogos, 2010.

  • RIBEIRO, Simone . A escola pública popular do Campo: novos conhecimentos, novos sujeitos e novas práticas. In: III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo, 2010, Brasilia. Anais do III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo, 2010.

  • RIBEIRO, Simone ; SILVA, J. M. C. L. . Subindo e descendo as Serras de Minas: as costuras da Educação do Campo no cotidiano de professor@s, crianças e agricultor@s. In: XII Congresso da Internacional para Pesquisa Intercultural, 2009, Florianópolis. Anais do XII Congresso da Internacional para Pesquisa Intercultural, 2009.

  • SOUZA, D. D. L. ; RIBEIRO, Simone . Práticas curriculares e formação docente ? igualdade ou equidade na construção da educação de qualidade. In: IV Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares, 2009, João Pessoa. VI Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares, 2009.

  • RIBEIRO, Simone ; SOUZA, D. D. L. . Trajetória(s) da formação docente no Brasil ? fases e proposições. In: IV Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares, 2009, João Pessoa. IV Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares), 2009.

  • SOUZA, D. D. L. ; RIBEIRO, Simone . Práticas Curriculares Igualdade ou equidade na Formação Docente. In: VII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo - Ética e Regulação no currículo e nas Políticas Educacionais, 2009, Belém. Anais do VII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo - Ética e Regulação no currículo e nas Políticas Educacionais, 2009.

  • SOUZA, D. D. L. ; RIBEIRO, Simone . Casos e causos de agricultoras e agricultores familiares que ressignificam a vida na roça: uma prosa sobre agroecologia, educação do campo e relações sociais de gênero. In: XII Congresso da Associação Internacional para a Pesquisa Intercultural, 2009, Florianópolis. Anais do XII Congresso da ARIC.

  • RIBEIRO, Simone . O cotidiano de professor@s, crianças e agricultor@s - tramas e costuras da educação do campo em comunidades rurais mineiras. In: Encontro Mineiro de Educação do Campo (EMEC), 2009, João Pessoa. Anais do Encontro Mineiro de Educação do Campo (EMEC), 2009.

  • RIBEIRO, Simone ; Barletto, M. ; CARDOSO, E. M. ; Bevilacqua, P. D. ; Lopes, M. F. . Gênero e Construção do espaço:agricultoras e agroecologia na zona da mata mineira. In: VI Encontro Nacional da rede Brasileira de Estudos e Pesquisas Feministas, II Encontro Internacional Política e Feminismo e II Seminário Internacional: enfoques feministas e Sec. XXI., 2008, Belo Horizonte. Anais do VI Encontro Nacional da rede Brasileira de Estudos e Pesquisas Feministas, II Encontro Internacional Política e Feminismo e II Seminário Internacional: enfoques feministas e Sec. XXI, 2008.

  • SOUZA, D. D. L. ; Floresta, M.G. ; RIBEIRO, Simone ; Ponsato, L. . Currículo, qualidade de ensino e formação política. In: I Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará, 2008, Bélem. Anais do I Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará, 2008.

  • RIBEIRO, Simone ; REIS, Cleivane P . Programa de Formação de Monitores e Monitoras - a educação popular na zona da mata de Minas Gerais - um estudo teórico-prático sobre o (des) conhecimento da Ideologia. In: I Seminário de investigação sobre a problemática Educacional em Portugal e no Brasil, 2007, Porto. Anais do I Seminário de investigação sobre a problemática Educacional em Portugal e no Brasil, 2007.

  • CARDOSO, E. M. ; RIBEIRO, Simone ; Barletto, M. . As Mulheres de Minas dão Cara e Coragem à Construção da Agroecologia. In: Congresso Brasileiro de agroecologia / II Congresso Latino Americano de Agroecologia, 2009, Curitiba. anais do : VI Congresso Brasileiro de Agroecologia - II Congresso Latino Americano de Agroecologia, 2009.

  • RIBEIRO, Simone ; FREITAS, A. F. ; PASSOS, G. R. ; FURTADO, S. D. C. ; FARIA, M. S. ; ASSIS, S. O. ; MEIER, M. ; SILVA, B. M. ; Bevilacqua, P. D. ; MANCIO, A. B. ; SANTOS, P. R. ; CARDOSO, I. M. . ?Vacas para o Café?: Produção Animal em Propriedades Agroecológicas. In: Anais do VI Congresso Brasileiro de Agroecologia - II Congresso Latino Americano de Agroecologia, 2009. anais do : VI Congresso Brasileiro de Agroecologia - II Congresso Latino Americano de Agroecologia.

  • RIBEIRO, Simone ; CALDERANO, M. A. . A reestruturação do curso de pedagogia e a educação do campo:dois dedinhos de prosa sobre currículo e cultura. In: III Seminário Internacional: escola e cultura, 2008, São Paulo. III Seminário Internacional: escola e cultura, 2008. p. 35-35.

  • MAIA, A. ; RIBEIRO, Simone . ERA UMA VEZ...UM, DOIS, TRÊS E... JÁ: OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: II Sicea Inter-regional Sul-Sudeste e IV Jornada Acadêmica do CAp/UFRJ, 2016, Rio de Janeiro. Anais dos resumos do II Sicea Inter-regional Sul-Sudeste, 2016.

  • RIBEIRO, Simone ; ALMEIDA, R. D. ; RODRIGUES, G. G. . PROCESSOS EDUCATIVOS, PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL E TERRITÓRIO: MEMÓRIAS DE MULHERES SOBRE O ?ENSINAR? E O ?APRENDER? NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE COLÔNIA DO PAIOL-MG. In: V Encontro Internacional Ecomuseus Museus Comunitários, 2015, Juiz de Fora. Cadernos de Resumos Experiências e Pesquisas, 2015. v. 1.

  • RIBEIRO, Simone ; SOUZA, D. D. L. . A INFLUÊNCIA DE PAULO FREIRE E DA EDUCAÇÃO POPULAR EM PROCESSOS FORMATIVOS COM GRUPOS SUBALTERNIZADOS ? REFLEXÕES METODOLÓGICAS. In: V Encontro Internacional de Ecomuseus e Museus Comunitários, 2015, Juiz de Fora. Caderno de Resumos Experiências e Pesquisas, 2015.

  • RIBEIRO, Simone ; SILVA, P. A. P. . CRIANÇAS QUE AMAVAM CAIXAS: ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII. In: I Sicea Internacional e IX SICEA, 2015, Juiz de Fora. IX SICEA e I SICEA INternacional, 2015.

  • RIBEIRO, Simone ; SOUZA, D. D. L. . Educação popular e agricultura familiar: caminhos de apropriação de novos conhecimentos e de ressignificação de saberes tradicionais. In: I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação / III Encontro de Sociologia da Educação, 2013, Braga. Anais do I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação / III Encontro de Sociologia da Educação, 2013.

  • RIBEIRO, Simone ; PEREZ, C. S. B. . Ciência e Sapiências: africanidades, cultura indígena e arte no estudo das plantas medicinais. In: I SICEA Inter-regional Sudeste-Sul e II SICEA Regional Sudeste, 2012, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos e Programação do I SICEA Inter-regional Sudeste-Sul e II SICEA Regional Sudeste, 2012.

  • RIBEIRO, Simone . Conhecimento e imaginação de mãos dadas no 1º ano do ensino fundamental do Colégio de Aplicação João XXIII. In: I SICEA Inter-regional Sudeste-Sul e II SICEA Regional Sudeste, 2012, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos e Programação do I SICEA Inter-regional Sudeste-Sul e II SICEA Regional Sudeste, 2012.

  • RIBEIRO, Simone . Práticas curriculares e Educação do Campo desinvisibilizando diferenças na escola pública. In: X Colóquio Sobre Questões Curriculares & VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo, 2012, Belo Horizonte. Anais do X Colóquio Sobre Questões Curriculares & VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo, 2012.

  • RIBEIRO, Simone . Cuidando de mim, do outro e do mundo: relações entre cidadania e meio ambiente. In: I SICEA Inter-regional Sudeste-Sul e II SICEA Regional Sudeste, 2012, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos e Programação do I SICEA Inter-regional Sudeste-Sul e II SICEA Regional Sudeste, 2012.

  • SOUZA, D. D. L. ; Floresta, M.G. ; RIBEIRO, Simone . Gramsci e a Formação Humana. In: Seminário Internacional Gramsci, 2007, Marília. Trabalho, Política e Cultura em Gramsci. Marília: Oficina universitária UNESP, 2007.

  • ILHA, D. ; RIBEIRO, Simone . O camponês na sociedade industrial: construções e desconstruções de um estereótipo. INSTRUMENTO - REVISTA EM ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO , 2017.

  • RIBEIRO, Simone . Direitos Humanos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, Simone ; ASSIS, L. ; DUSTAN, L. . CONHECIMENTOS QUE VÊM DOS QUILOMBOS: DANDO VISIBILIDADE À DIVERSIDADE EPISTÊMICA PRESENTE NO MUNDO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, D. D. L. ; RIBEIRO, Simone ; ILHA, D. . OTRAS LÓGICAS PARA LA EDUCACION DEL CAMPO: PEDAGOGICA DE LA ALTERNANCIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ILHA, D. ; RIBEIRO, Simone ; SOUZA, D. D. L. . RODAS DE CONVERSA COMO ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, Simone ; MAIA, A. . O jogo no 1o ano do ensino fundamental: o faz de conta e a ludicidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, Simone ; SOUZA, D. D. L. . MEMÓRIAS DE MULHERES: RESGATANDO E REGISTRANDO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL EM COMUNIDADES RURAIS/QUILOMBOLAS NO INTERIOR DE MINAS GERAIS, BRASIL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, Simone ; PAIVA, P. . CRIANÇAS QUE AMAVAM CAIXAS: ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, Simone ; SOUZA, D. D. L. . A INFLUÊNCIA DE PAULO FREIRE E DA EDUCAÇÃO POPULAR EM PROCESSOS FORMATIVOS COM GRUPOS SUBALTERNIZADOS ? REFLEXÕES METODOLÓGICAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SERPA, A. ; RIBEIRO, Simone ; SOUZA, D. D. L. . ESCOLA E DEMOCRACIA - A DIALOGICIDADE COMO UM DOS CAMINHOS POSSÍVEIS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, Simone ; SOUZA, D. D. L. . Mulheres e Conhecimento: dizeres sobre a transmissão de saberes intergeracionais em comunidades rurais quilombolas mineiras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, Simone . Educação do Campo e Diversidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SERPA, A. ; RIBEIRO, Simone . Currículo: conversando sobre diferentes e diferenças. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, Simone . O Lúdico, a criança e a escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, Simone . Educação no Campo na perspectiva inclusiva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, Simone ; SOUZA, D. D. L. . Educação popular e agricultura familiar: caminhos de apropriação de novos conhecimentos e de ressignificação de saberes tradicionais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, Simone . CONVERSAS COM PROFESSORAS: desinvisibilizando as artes de fazer Educação do Campo na escola pública. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, Simone . Práticas curriculares e Educação do Campo desinvisibilizando diferenças na escola pública. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, Simone . Os camponeses e a escola ? (des) construindo identidades.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIA, M. S. ; SOUZA, D. D. L. ; RIBEIRO, Simone ; CARVALHO, K.L. ; ASSIS, W. . Currículo no contexto da Educação do Campo: inclusão social pelas práticas das professoras-pesquisadoras de Miradouro - Minas Gerais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO, Simone ; PEREZ, C. S. B. ; MACHADO, M. R. P. ; FEITAL, A. A. B. ; PINHO, C. S. . Ciência e Sapiências: africanidades, cultura indígena e arte no estudo das plantas medicinais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO, Simone ; FEITAL, A. A. B. ; PINHO, C. S. . Conhecimento e imaginação de mãos dadas no 1º ano do ensino fundamental do Colégio de Aplicação João XXIII. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO, Simone . A escola pública popular do campo: novos conhecimentos, novos sujeitos e novas práticas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO, Simone . Cuidando de mim, do outro e do mundo: relações entre cidadania e meio ambiente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO, Simone . Educação e Emancipação - o visível e o invisível nas escolas do campo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO, Simone . A Escola do Campo e as possibilidades emancipatórias da ação educativa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO, Simone . Pesquisa em Pós-Graduação em Educação e Práticas Pedagógicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO, Simone ; SOUZA, D. D. L. ; FARIA, M. S. . Educação popular e metodologias participativas: contribuições para a participação ativa dos sujeitos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, Simone . Construindo a escola pública no/do campo: entre monoculturas e diversidades. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, Simone . A escola pública popular do Campo: novos conhecimentos, novos sujeitos e novas práticas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, Simone ; SILVA, J. M. C. L. . Subindo e descendo a serra: fuzicando o cotidiano de professor@s, crianças e agricultor@s e em comunidades rurais mineiras. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, D. D. L. ; RIBEIRO, Simone ; BARBOSA, Willer A . Casos e causos de agricultoras e agricultores familiares que ressignificam a vida na roça: uma prosa sobre agroecologia, educação do campo e relações sociais de gênero. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, Simone ; SOUZA, D. D. L. . Trajetória(s) da formação docente no Brasil - fases e proposições. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, D. D. L. ; RIBEIRO, Simone . Práticas Curriculares e Formação Docente - igualdade ou equidade na construção da educação de qualidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FREITAS, A. F. ; PASSOS, G. R. ; FURTADO, S. D. C. ; SOUZA, L. M. ; ASSIS, S. O. ; MEIER, M. ; SILVA, B. M. ; RIBEIRO, Simone ; Bevilacqua, P. D. ; MANCIO, A. B. ; SANTOS, P. R. ; CARDOSO, I. M. . ?Vacas para o Café?: Produção Animal em Propriedades Agroecológicas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARDOSO, E. M. ; RIBEIRO, Simone ; Barletto, M. . As Mulheres de Minas dão Cara e Coragem à Construção da Agroecologia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FREITAS, A. F. ; PASSOS, G. R. ; FURTADO, S. D. C. ; SOUZA, L. M. ; ASSIS, S. O. ; MEIER, M. ; SILVA, B. M. ; RIBEIRO, Simone ; Bevilacqua, P. D. ; MANCIO, A. B. ; SANTOS, P. R. ; CARDOSO, I. M. . Sistemas Agroflorestais da Zona da Mata de Minas Gerais/Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO, Simone . O cotidiano de professor@s, crianças e agricultor@s - tramas e costuras da educação do campo em comunidades rurais mineiras. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, Simone . Terra, Sujeitos e Desenvolvimento Sustentável. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, Simone . Práticas Educativas através de Organizações Não Governamentais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, Simone ; THOME, F. F. ; SILVA, M. G. . Os bastidores da pesquisa - cenas das escolas nos diários de campo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, Simone . Subindo e Descendo a Serra: as tramas da educação do campo na zona da mata mineira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, Simone . Gênero e Construção do espaço: agricultoras e agroecologia na zona da mata mineira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, Simone ; SOUZA, D. D. L. ; Floresta, M.G. ; Ponsato, L. . Currículo, Qualidade de Ensino e Educação do Campo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALDERANO, M. A. ; RIBEIRO, Simone . A reestruturação do curso de pedagogia e a educação do campo: dois dedinhos de prosa sobre currículo e cultura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, Simone . Planejamento e Monitoramento de Projetos de Desenvolvimento Rural a partir da experiência das ONGs. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, Simone ; REIS, Cleivane P . Programa de Formação de Monitores e Monitoras - a educação popular na zona da mata de Minas Gerais - um estudo teórico-prático sobre o (des) conhecimento da Ideologia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, Simone . Construção do Conhecimento Agroecológico: referenciais teóricos e metodológicos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, Simone . Disciplina e autonomia na educação infantil. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, J. M. ; RIBEIRO, Simone . Meio ambiente, Gestão de riscos e emergências: dos desastres socioambientais à solidariedade.. Brasííia: Cáritas Brasileira, 2014 (Coleção Cadernos Cáritas).

  • PRADO FILHO, J. F. ; REZENDE, A. A. P. ; RIBEIRO, Simone . Projeto: Programa de capacitação de agentes públicos e da comunidade de Mariana visando à implantação do plano de gestão integrada de resíduos sólidos (PGIRSU). Brasília: Ministério da Cidades e Ministério da Educação, 2007 (O Programa de Apoio à Extensão Universitária MEC/Cidades).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SOUSA, J. M. ; RIBEIRO, Simone . Meio Ambiente, Gestão de Riscos e Emergências. 2014.

RIBEIRO, Simone . Encontro Nacional do Núcleo de Educação Popular e Desenvolvimento - CEFES. 2013.

RIBEIRO, Simone . I Encontro Regional da Agricultura Familiar do Leste de Minas Gerais. 2007.

RIBEIRO, Simone . Elaboração do Planejamento Estratégico do Centro de Desenvolvimento Agroecológico do Extremo Sul da Bahia. 2007.

RIBEIRO, Simone ; SANTOS, A. D. ; MAFRA, L. A. S. ; PEIXOTO, L. A. . Potencialidades e vulnerabilidades da cadeia produtiva orgânica e agroecológica na bacia hidrográfica do alto curso do Rio Paraguaçu (BA). 2004.

RIBEIRO, Simone . Formulação das estratégias metodológicas do Programa de Formação do Centro de Trabalhadores da Amazônia. 2004.

RIBEIRO, Simone ; FARIA, A. A. C. ; ALEIXO, D. N. S. ; SOARES, E. S. . Uma visão da Floresta Nacional do Tapajós (PA). 2003.

RIBEIRO, Simone ; BARBOSA, Willer A ; SOUZA, D. D. L. ; TEIXEIRA, M. C. C. . Programa de educação continuada para professores do ensino fundamental. 1999.

RIBEIRO, Simone . I semana de educação escola viva. 1997.

RIBEIRO, Simone . Capacitação de professores da creche Hermann Gmeinar. 1997.

RIBEIRO, Simone . Diferenças e Currículo. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

RIBEIRO, Simone . Refletindo nossos caminhos - metodologias e práticas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

RIBEIRO, Simone ; ROSA, M. L. L. ; FIALHO, V. L. R. ; BARBOSA, Willer A . Economia Solidária e Geração de Renda de mulheres. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

RIBEIRO, Simone . Terra, Sujeitos e Desenvolvimento Sustentável. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

RIBEIRO, Simone ; CARNEIRO, L. O. ; SOUZA, D. D. L. ; PEREZ, C. S. B. ; PIMENTA, D. ; KRENAK, A. ; GORETTI, G. ; SOLDATI, G. . Diálogos entre Escola e Saberes Tradicionais: Quilombolas, Indígenas e Camponeses. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBEIRO, Simone . Criança e infância na América Latina - Crianças do Campo. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBEIRO, Simone . Pacto Nacional pela Alfbetização na idade certa. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBEIRO, Simone . Formação de Orientadores de Estudo no PACTo - Polo Juiz de Fora. 2015. .

RIBEIRO, Simone ; SOUZA, D. D. L. . Educação Inclusiva e Educação do Campo. 2014. .

RIBEIRO, Simone . Narrativas, Currículos e Culturas. 2013. .

RIBEIRO, Simone . II Encontro de Formação de Programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. 2013. .

RIBEIRO, Simone ; CARNEIRO, L. O. ; PIMENTA, D. ; KRENAK, A. . Cultura e História dos Povos Indígenas. 2013. .

RIBEIRO, Simone . I Seminário Internacional Diferenças e Educação: temáticas atuais e novas perspectivas. 2013. (Coordenação de Comunicações).

RIBEIRO, Simone . I Encontro de Formação de Programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. 2012. .

RIBEIRO, Simone . Sistematizar Experiências é outra História. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

RIBEIRO, Simone . Encontro de Educadores - Museu Mariano Procópio. 2012. (Visita Técnica).

CALDERANO, M. A. ; RIBEIRO, Simone ; RODRIGUES, R. ; TEIXEIRA, B. B. ; MARQUES, G. F. C. ; SANTOS, J. C. . A formação, o trabalho dos docentes que atuam no ensino fundamental e a avaliação sistêmica das escolas mineiras: um estudo comparado. 2010. (Relatório de pesquisa).

SOUZA, D. D. L. ; RIBEIRO, Simone ; FARIA, M. S. . Agricultores e agricultoras familiares: agroecologia, educação do campo e relações sociais de gênero. 2010. (Relatório de pesquisa).

RIBEIRO, Simone ; MORAES, J. R. ; MUGGLER, C. C. . Na sombra de minhas árvores: sistemas Agroflorestais e Agricultura Familiar na Zona da Mata de Minas Gerais. 2010. (Revisão).

SOUZA, D. D. L. ; BARBOSA, Willer A ; RIBEIRO, Simone ; MONTEIRO, F. T. ; FARIA, M. S. . Casos e Causos de agricultores e agricultoras familiares que resignificam a vida na roça: uma prosa sobre agroecologia, educação do campo e relações sociais de gênero. 2009. (Relatório de pesquisa).

CARDOSO, I. M. ; FRANCA, S. C. ; MUGGLER, C. C. ; MENDONCA, E. S. ; RIBEIRO, Simone . Cartilha: A vida no Solo - a comunidade dos seres escondidos. 2009. (Revisão).

BONFIM, V. R. ; RIBEIRO, Simone ; FLORISBELO, G. R. ; SANTANA, O. ; SANTANA, J. A. . Cartilha: Onde eu moro tem um parque: o caminho da roça na Serra do Brigadeiro. 2009. (Revisão).

RIBEIRO, Simone . Monitoramento de Processos Agroecológicos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, Simone . Formação de mudas (substrato, desinfecção, adubação) e sementes/variedades locais e transgênicos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, Simone . Classificação de café/prova de xícara. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, Simone . Sistemas Agroflorestais. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, Simone . Armazenamento, beneficiamento e comercialização de produtos da agricultura familiar. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, Simone . Integração de sub-sistemas e criação animal agroecológica. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, Simone ; FERRARI, E. A. . Monitoramento de Impactos e análises da sustentabilidade de propostas agroecologicas. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBEIRO, Simone ; SOUZA, D. F. ; WEITZMAN, R. . Gênero, Agroecologia e Segurança Alimentar:interfaces temáticas na prática das organizações Sociais. 2005. (Editoração/Outra).

RIBEIRO, Simone . Programa de Formação de Agricultores. 2005. (Vídeo).

RIBEIRO, Simone . Formação de Liderança. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, Simone . Solos para Agricultoras e Agricultores Familiares. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, Simone . Manejo e Conservação de Solo. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, Simone . Gênese e Biologia do Solo. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, Simone . Planejamento e Gestão de propriedades rurais. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, Simone . Ecologia de Insetos e microorganismos. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, Simone . Oficina Territorial de Formação de Agentes e Construção de Estratégias de Desenvolvimento Territirial do Território da Serra do Brigadeiro - Minas Gerais. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, Simone . Colheita e Pós-Colheita de Café. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, Simone . Compostagem, ciclagem de nutrientes e nutrição de plantas. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, Simone . Adubação Verde. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, Simone . Organizações Associativas. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, Simone . Gestão de Políticas Públicas. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, Simone . Formção Participativa. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, Simone ; BARBOSA, Willer A ; BEGNAMI, J. B. . Escola Família Agrícola: prazer em conhecer, alegria em conviver. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

RIBEIRO, Simone . Formação Participativa. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

RIBEIRO, Simone . Gênero em Rede. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder).

RIBEIRO, Simone ; CAMPOS, A. P. . Semeando Ideias - sistematização do processo de formação de lideranças na zona da mata mineira. 2002. (Vídeo).

RIBEIRO, Simone . Grupo de Trabalhos sobre Gênero. 2002. (Coordenação de Comunicações).

RIBEIRO, Simone . Cultura e Simbologia. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, Simone . Agroecologia. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, Simone . Desenvolvimento Local Sustentável. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, Simone . Gênero e Sexualidade. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, Simone . Lendo, escrevendo e contando na Educação Infantil. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, Simone . História do Sindicalismo no Brasil e no Mundo. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, Simone . História do Sindicalismo em Minas Gerais e na Zona da Mata. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, Simone . Direitos Sociais. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, Simone . Construindo metodologias de monitoramento de propriedades agroecológicas. 2005 (Projeto de extensão) .

RIBEIRO, Simone . Construindo o conhecimento agroecológico na Zona da Mata de Minas Gerais. 2004 (Projeto de Extensão) .

RIBEIRO, Simone . A elaboração do projeto político pedagógico nas EFA´s da Zona da Mata de Minas Gerais - uma parceria em construção. 2004 (Projeto de Extensão) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    INFÂNCIAS E MEMÓRIAS ? RESGATANDO HISTÓRIAS DE MULHERES RURAIS NA ZONA DA MATA MINEIRA, Descrição: Este projeto busca enredar três temáticas que vêm rondando e aparecendo em várias frentes de trabalho desenvolvidas sejam de pesquisa, extensão ou ensino. A questão das infâncias, da memória e das territorialidades, neste caso, as rurais. Mas não são quaisquer memórias que nos instigam, são as memórias das mulheres idosas, sobretudo suas memórias acerca das experiências escolares. A perspectiva de aprofundar estas temáticas tendo como ponto de partida as histórias de vida de mulheres rurais é uma oportunidade de pensar e repensar este lugar chamado escola. Ao trazer para o foco da investigação mulheres idosas que vivem no meio rural e refletir sobre as memórias de suas vivências escolares (ou a falta destas) e de suas infâncias nosso objetivo é repensar a escola que vivenciaram ou não puderam vivenciar buscando trazer à tona os significados que a educação escolar ou a ausência desta teve em seus itinerários de vida assim como, buscar indícios do próprio status da instituição escolar num determinado tempo/espaço. Além de dar visibilidade aqueles conhecimentos e aprendizagem que marcaram suas infâncias e trajetórias de vida independente da instituição escolar. Como instrumental teórico metodológico vamos utilizar a História Oral e a abordagem autobiográfica que, aliadas ampliam as possibilidades de, a partir das vozes dos sujeitos, recuperar a singularidade das histórias narradas situando-as histórica e socioculturalmente, garantindo às mesmas o seu papel de construtores da história.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Simone da Silva Ribeiro - Coordenador / Dileno Dustan Lucas de Souza - Integrante / Dariele Ilha - Integrante / Guilherme Goretti - Integrante / Aline Aparecida da silva Flausino - Integrante / Diego Armando Maradona Oliveira - Integrante / Elisangela das Dôres Carvalho - Integrante / Larissa Maria Rodrigues de Oliveira - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Histórias de quem faz acontecer a educação no/do campo: quando a escola e a comunidade se encontram, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Dileno Dustan Lucas de Souza em 13/12/2017., Descrição: O projeto tem como lócus escolas em meio rural e procura identificar as políticas públicas diferenciadas que são implementadas nessas escolas a partir das diretrizes operacionais da educação básica nas escolas do campo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Simone da Silva Ribeiro - Integrante / Dileno Dustan Lucas de Souza - Coordenador / Dariele Ilha - Integrante / Guilherme Goretti - Integrante / Welliton José Cunha de Souza - Integrante / Beatriz Souza Barral - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2017

    MEMÓRIAS DE MULHERES: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS EM PROCESSOS EDUCATIVOS NÃO ESCOLARES - TRANSMISSÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL EM COMUNIDADES RURAIS/QUILOMBOLAS NA ZONA DA MATA MINEIRA, Descrição: Ao longo da história do país muitos grupos sociais foram marginalizados tanto por problemas de comunicação entre diferentes culturas como pela desvalorização de sua cultura e, portanto, do seu conhecimento. A ciência teve um papel importante nessa marginalização, ao ignorar os saberes tradicionais e/ou populares, desconsiderando as dinâmicas locais de produção, impondo uma lógica de desenvolvimento muitas vezes de difícil acesso aos grupos marginalizados. A inclusão desses grupos no debate sobre o desenvolvimento e na tomada de decisão sobre o seu presente e futuro passa pela valorização do conhecimento existente. Valorizar esse conhecimento significa expô-lo aos demais, em um ambiente de debate que permita a reflexão sobre o que é praticado. A análise sobre a prática não deve estar desconectada do contexto cultural e da lógica que a motiva. Uma das formas de expor os conhecimentos e analisá-los é por meio da facilitação do intercâmbio de experiências e vivências existentes em um determinado contexto. Consideramos que as comunidades e povos tradicionais têm seu modo de vida baseado na construção de identidades sociais coletivas, que garantem a reprodução do conhecimento tradicional e, portanto, acreditamos que esses conhecimentos tradicionais transmitidos de geração a geração constituem a expressão de um importante patrimônio cultural. Considerando o contexto rural brasileiro e o atual modelo de desenvolvimento é correto dizer que as mulheres e seu papel na construção e disseminação dos conhecimentos têm sido invisibilizados o que, consequentemente, reforça a desigualdade entre gêneros. Ao incorporarmos o conceito de relações sociais de gênero significa que considerarmos as identidades e os papéis masculinos e femininos como construção histórica e social, sujeita, portanto, à mudança. Essa construção tem uma base material e não apenas ideológica, que se expressa na divisão sexual do trabalho. As relações de gênero são hierárquicas e de poder dos homens sobre as mulheres; por meio dessas relações começamos a apreender o mundo. As relações de gênero estruturam o conjunto das relações socais; os universos do trabalho, da cultura e da política, e se organizam a partir dos papéis masculinos e femininos. O conceito de gênero contribui para superar as dicotomias entre produção e reprodução, entre privado e público e mostra como mulheres e homens estão ao mesmo tempo em todas essas esferas (NALU E NOBRE, 1997).Neste contexto é imprescindível enfatizar, a partir da visão sistêmica, e dar maior visibilidade ao papel da mulher na comunidade, rompendo as cercas entre ?casa e roça? permitindo evidenciar a importância e a relação intrínseca de todos os espaços e, consequentemente a necessidade de se garantir a participação da mulher nas tomadas de decisão em todos os níveis, contribuindo sobremaneira para o fortalecimento de práticas baseadas na igualdade, democracia e sustentabilidade. Considerando este contexto a pesquisa tem como objetivo resgatar e sistematizar histórias de mulheres rurais enfatizando suas estratégias de transmissão de conhecimentos tradicionais para suas filhas estabelecendo pontes entre o conhecimento prático e as relações entre estes conhecimentos e o que as novas gerações aprendem nas escolas. É importante ressaltar que não tomamos o conhecimento tradicional como algo pronto e consolidado, mas sim como conhecimento em constante construção. Neste sentido, o presente projeto de pesquisa busca refletir sobre como as mulheres processam a transmissão de conhecimentos tradicionais e/ou populares em comunidades rurais e como estes conhecimentos se relacionam com outros no processo de transmissão intergeracional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Simone da Silva Ribeiro - Coordenador / Dileno Dustan Lucas de Souza - Integrante / Dariele Ilha - Integrante / Guilherme Goretti - Integrante / André Vianna da Cunha Pereira - Integrante.

  • 2014 - 2015

    DA DIVERSIDADE CULTURAL À DIVERSIDADE PRODUTIVA: CONSTRUINDO SABERES NECESSÁRIOS À TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA, Descrição: Implementar processos de construção e disseminação do conhecimento em agroecologia a partir dos saberes acumulados pelos agricultores/as e os saberes desenvolvidos pela ciência agroecológica.O público alvo do projeto são agricultores tradicionais/familiares da Zona da Mata mineira e pode ser caracterizado em três subgrupos, a saber: quilombolas, acampados da reforma agrária e agricultores familiares urbanos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Simone da Silva Ribeiro - Integrante / Dileno Dustan Lucas de Souza - Integrante / Leonardo de Oliveira Carneiro - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2016

    A EDUCAÇÃO BÁSICA DO CAMPO NA ESCOLA PÚBLICA E A PARTICIPAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO NAS PRÁTICAS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES NA CIDADE DE MIRADOURO - MG., Descrição: Pesquisar e sistematizar os conhecimentos socialmente produzidos no âmbito da construção da escola pública do campo no município de Miradouro ? MG possibilitando a troca entre os diferentes sujeitos envolvidos no processo a partir dos saberes acumulados pelas professoras/es, pelos Movimentos Sociais do Campo (MSC) criando condições para fortalecer a educação básica do campo enquanto política pública municipal a partir das experiências da escola municipal de Santa Bárbara tendo como referência a formação continuada de professores/as e integração escolar, família e comunidade. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Simone da Silva Ribeiro - Integrante / Dileno Dustan Lucas de Souza - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Entre o planejado e o praticado: desinvisibilizando saberesfazeres com o cotidiano escolar, Descrição: Esta pesquisa assume o desafio de problematizar e buscar compreender como os professores pensam o conhecimento escolar, como planejam suas práticas cotidianas e como estas realmente acontecem nas salas de aulas e também o de refletir sobre como os/as alunos/as pensam o conhecimento escolar e a forma como ele é tecido. Desse modo nosso objetivo é o de investigar as redes de conhecimentos tecidas nos cotidianos escolares a partir das interações estabelecidas entre os diferentes sujeitos nos processos curriculares identificando as nuances entre o currículo planejado e o currículo praticado buscando indícios nas práticas cotidianas visando a contribuição possível dessas ações para a emancipação social. Assim, investigamos as práticas curriculares desenvolvidas numa escola de ensino fundamental, buscando compreender a lógica da vida cotidiana das escolas, em suas especificidades e singularidades, independentemente daquilo que as torna semelhantes e que permite enquadrá-las em modelos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Simone da Silva Ribeiro - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    Agricultoras e agricultores familiares: agroecologia, educação do campo e relações sociais de gênero, Descrição: Buscar espaço de experimentação de alternativas de desenvolvimento que considerem, simultaneamente e de forma integrada, aspectos sociais, culturais, econômicos e ambientais. Dentre estas iniciativas está a promoção da agroecologia, que tem alcançado resultados significativos em algumas regiões do Brasil, principalmente para agricultor@s familiares pobres, bem como, identificar e analisar, a partir do enfoque da agroecologia, da educação do campo e das relações sociais de gênero, as estratégias que @s agricultor@s familiares utilizam para se apropriar de novos conhecimentos e ou para ressignificar ps saberes tradicionais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Simone da Silva Ribeiro - Integrante / Dileno Dustan Lucas de Souza - Coordenador / Mariana de Sousa Faria - Integrante / Andiara Floresta Honotório - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 6

  • 2007 - 2009

    Casos e causos de agricultoras e agricultores familiares que ressignificam a vida na roça: uma prosa sobre agroecologia, educação do campo e relações sociais de gênero., Descrição: Este projeto tem sua relevância no resgate e sistematização do conhecimento acumulado por agricultor@s familiares e por instituições como o CTA-ZM, que atuam na região há vários anos, e pelas comunidades de agricultor@s, na sua relação com o conhecimento técnico-científico, que vêm experimentando soluções que fortaleçam o modo de vida da agricultura familiar. É preciso dar inteligibilidade às estratégias de desenvolvimento de tecnologias e processos participativos que levem a uma melhoria da qualidade de vida da população rural, tendo por princípios básicos a aplicação dos conceitos da segurança alimentar, da democracia, da igualdade de gênero, da sustentabilidade e da solidariedade. Desta forma, este projeto foi formulado a partir da prática social que busca fortalecer as comunidades de agricultor@s familiares como solução e alternativa de desenvolvimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Simone da Silva Ribeiro - Integrante / Willer A Barbosa - Integrante / Dileno Dustan Lucas de Souza - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Viçosa - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - Atual

    A Construção da Escola Pública do Campo: fuxicando o cotidiano com as professoras nas escolas da rede pública municipal na cidade de Miradouro- MG., Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivos refletir sobre os processos de construção da educação do campo na sua interface com os processos de construção da identidade profissional, dos saberes e das práticas docentes nas escolas da rede pública municipal na cidade de Miradouro MG; bem como identificar e sistematizar práticas educativas construídas a partir da integração de conhecimentos dos alunos e suas famílias à construção do conhecimento escolar; Entendemos que a discussão sobre a Educação do campo emerge a partir da organização dos povos do campo. Estes assumem a bandeira da educação e reivindicam políticas públicas que superem a dicotomia campo/cidade. Assim, a aprovação das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (DOEBEC) é um marco nesta luta. A cidade de Miradouro - MG, ao incorporar como política pública de educação a implementação da DOEBEC se torna o lócus privilegiado deste projeto de pesquisa-ação colaborativa, onde pretendemos não apenas refletir sobre o processo de construção da política pública de educação do campo, mas também refletir com os sujeitos que estão, cotidianamente, construindo as práticas que dão corpo e estrutura a esta política.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Simone da Silva Ribeiro - Integrante / Dileno Dustan Lucas de Souza - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    A Construção da Escola Pública do Campo: fuxicando o cotidiano com as professoras nas escolas da rede pública municipal na cidade de Miradouro- MG., Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivos refletir sobre os processos de construção da educação do campo na sua interface com os processos de construção da identidade profissional, dos saberes e das práticas docentes nas escolas da rede pública municipal na cidade de Miradouro MG; bem como identificar e sistematizar práticas educativas construídas a partir da integração de conhecimentos dos alunos e suas famílias à construção do conhecimento escolar; Entendemos que a discussão sobre a Educação do campo emerge a partir da organização dos povos do campo. Estes assumem a bandeira da educação e reivindicam políticas públicas que superem a dicotomia campo/cidade. Assim, a aprovação das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (DOEBEC) é um marco nesta luta. A cidade de Miradouro - MG, ao incorporar como política pública de educação a implementação da DOEBEC se torna o lócus privilegiado deste projeto de pesquisa-ação colaborativa, onde pretendemos não apenas refletir sobre o processo de construção da política pública de educação do campo, mas também refletir com os sujeitos que estão, cotidianamente, construindo as práticas que dão corpo e estrutura a esta política.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Simone da Silva Ribeiro - Integrante / Dileno Dustan Lucas de Souza - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    A Construção da Escola Pública do Campo: fuxicando o cotidiano com as professoras nas escolas da rede pública municipal na cidade de Miradouro- MG., Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivos refletir sobre os processos de construção da educação do campo na sua interface com os processos de construção da identidade profissional, dos saberes e das práticas docentes nas escolas da rede pública municipal na cidade de Miradouro MG; bem como identificar e sistematizar práticas educativas construídas a partir da integração de conhecimentos dos alunos e suas famílias à construção do conhecimento escolar; Entendemos que a discussão sobre a Educação do campo emerge a partir da organização dos povos do campo. Estes assumem a bandeira da educação e reivindicam políticas públicas que superem a dicotomia campo/cidade. Assim, a aprovação das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (DOEBEC) é um marco nesta luta. A cidade de Miradouro - MG, ao incorporar como política pública de educação a implementação da DOEBEC se torna o lócus privilegiado deste projeto de pesquisa-ação colaborativa, onde pretendemos não apenas refletir sobre o processo de construção da política pública de educação do campo, mas também refletir com os sujeitos que estão, cotidianamente, construindo as práticas que dão corpo e estrutura a esta política.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Simone da Silva Ribeiro - Integrante / Dileno Dustan Lucas de Souza - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    A Construção da Escola Pública do Campo: fuxicando o cotidiano com as professoras nas escolas da rede pública municipal na cidade de Miradouro- MG., Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivos refletir sobre os processos de construção da educação do campo na sua interface com os processos de construção da identidade profissional, dos saberes e das práticas docentes nas escolas da rede pública municipal na cidade de Miradouro ? MG; bem como identificar e sistematizar práticas educativas construídas a partir da integração de conhecimentos dos alunos e suas famílias à construção do conhecimento escolar; Entendemos que a discussão sobre a Educação do campo emerge a partir da organização dos povos do campo. Estes assumem a bandeira da educação e reivindicam políticas públicas que superem a dicotomia campo/cidade. Assim, a aprovação das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (DOEBEC) é um marco nesta luta. A cidade de Miradouro - MG, ao incorporar como política pública de educação a implementação da DOEBEC se torna o lócus privilegiado deste projeto de pesquisa-ação colaborativa, onde pretendemos não apenas refletir sobre o processo de construção da política pública de educação do campo, mas também refletir com os sujeitos que estão, cotidianamente, construindo as práticas que dão corpo e estrutura a esta política.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Simone da Silva Ribeiro - Integrante / Dileno Dustan Lucas de Souza - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    A Construção da Escola Pública do Campo: fuxicando o cotidiano com as professoras nas escolas da rede pública municipal na cidade de Miradouro- MG., Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivos refletir sobre os processos de construção da educação do campo na sua interface com os processos de construção da identidade profissional, dos saberes e das práticas docentes nas escolas da rede pública municipal na cidade de Miradouro ? MG; bem como identificar e sistematizar práticas educativas construídas a partir da integração de conhecimentos dos alunos e suas famílias à construção do conhecimento escolar; Entendemos que a discussão sobre a Educação do campo emerge a partir da organização dos povos do campo. Estes assumem a bandeira da educação e reivindicam políticas públicas que superem a dicotomia campo/cidade. Assim, a aprovação das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (DOEBEC) é um marco nesta luta. A cidade de Miradouro - MG, ao incorporar como política pública de educação a implementação da DOEBEC se torna o lócus privilegiado deste projeto de pesquisa-ação colaborativa, onde pretendemos não apenas refletir sobre o processo de construção da política pública de educação do campo, mas também refletir com os sujeitos que estão, cotidianamente, construindo as práticas que dão corpo e estrutura a esta política.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Simone da Silva Ribeiro - Integrante / Dileno Dustan Lucas de Souza - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    A Construção da Escola Pública do Campo: fuxicando o cotidiano com as professoras nas escolas da rede pública municipal na cidade de Miradouro- MG., Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivos refletir sobre os processos de construção da educação do campo na sua interface com os processos de construção da identidade profissional, dos saberes e das práticas docentes nas escolas da rede pública municipal na cidade de Miradouro ? MG; bem como identificar e sistematizar práticas educativas construídas a partir da integração de conhecimentos dos alunos e suas famílias à construção do conhecimento escolar; Entendemos que a discussão sobre a Educação do campo emerge a partir da organização dos povos do campo. Estes assumem a bandeira da educação e reivindicam políticas públicas que superem a dicotomia campo/cidade. Assim, a aprovação das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (DOEBEC) é um marco nesta luta. A cidade de Miradouro - MG, ao incorporar como política pública de educação a implementação da DOEBEC se torna o lócus privilegiado deste projeto de pesquisa-ação colaborativa, onde pretendemos não apenas refletir sobre o processo de construção da política pública de educação do campo, mas também refletir com os sujeitos que estão, cotidianamente, construindo as práticas que dão corpo e estrutura a esta política.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Simone da Silva Ribeiro - Integrante / Dileno Dustan Lucas de Souza - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    A Construção da Escola Pública do Campo: fuxicando o cotidiano com as professoras nas escolas da rede pública municipal na cidade de Miradouro- MG., Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivos refletir sobre os processos de construção da educação do campo na sua interface com os processos de construção da identidade profissional, dos saberes e das práticas docentes nas escolas da rede pública municipal na cidade de Miradouro ? MG; bem como identificar e sistematizar práticas educativas construídas a partir da integração de conhecimentos dos alunos e suas famílias à construção do conhecimento escolar; Entendemos que a discussão sobre a Educação do campo emerge a partir da organização dos povos do campo. Estes assumem a bandeira da educação e reivindicam políticas públicas que superem a dicotomia campo/cidade. Assim, a aprovação das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (DOEBEC) é um marco nesta luta. A cidade de Miradouro - MG, ao incorporar como política pública de educação a implementação da DOEBEC se torna o lócus privilegiado deste projeto de pesquisa-ação colaborativa, onde pretendemos não apenas refletir sobre o processo de construção da política pública de educação do campo, mas também refletir com os sujeitos que estão, cotidianamente, construindo as práticas que dão corpo e estrutura a esta política.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Simone da Silva Ribeiro - Integrante / Dileno Dustan Lucas de Souza - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    A Construção da Escola Pública do Campo: fuxicando o cotidiano com as professoras nas escolas da rede pública municipal na cidade de Miradouro- MG., Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivos refletir sobre os processos de construção da educação do campo na sua interface com os processos de construção da identidade profissional, dos saberes e das práticas docentes nas escolas da rede pública municipal na cidade de Miradouro ? MG; bem como identificar e sistematizar práticas educativas construídas a partir da integração de conhecimentos dos alunos e suas famílias à construção do conhecimento escolar; Entendemos que a discussão sobre a Educação do campo emerge a partir da organização dos povos do campo. Estes assumem a bandeira da educação e reivindicam políticas públicas que superem a dicotomia campo/cidade. Assim, a aprovação das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (DOEBEC) é um marco nesta luta. A cidade de Miradouro - MG, ao incorporar como política pública de educação a implementação da DOEBEC se torna o lócus privilegiado deste projeto de pesquisa-ação colaborativa, onde pretendemos não apenas refletir sobre o processo de construção da política pública de educação do campo, mas também refletir com os sujeitos que estão, cotidianamente, construindo as práticas que dão corpo e estrutura a esta política.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Simone da Silva Ribeiro - Integrante / Dileno Dustan Lucas de Souza - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    A Construção da Escola Pública do Campo: fuxicando o cotidiano com as professoras nas escolas da rede pública municipal na cidade de Miradouro- MG., Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivos refletir sobre os processos de construção da educação do campo na sua interface com os processos de construção da identidade profissional, dos saberes e das práticas docentes nas escolas da rede pública municipal na cidade de Miradouro ? MG; bem como identificar e sistematizar práticas educativas construídas a partir da integração de conhecimentos dos alunos e suas famílias à construção do conhecimento escolar; Entendemos que a discussão sobre a Educação do campo emerge a partir da organização dos povos do campo. Estes assumem a bandeira da educação e reivindicam políticas públicas que superem a dicotomia campo/cidade. Assim, a aprovação das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (DOEBEC) é um marco nesta luta. A cidade de Miradouro - MG, ao incorporar como política pública de educação a implementação da DOEBEC se torna o lócus privilegiado deste projeto de pesquisa-ação colaborativa, onde pretendemos não apenas refletir sobre o processo de construção da política pública de educação do campo, mas também refletir com os sujeitos que estão, cotidianamente, construindo as práticas que dão corpo e estrutura a esta política.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Simone da Silva Ribeiro - Integrante / Dileno Dustan Lucas de Souza - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    A Construção da Escola Pública do Campo: fuxicando o cotidiano com as professoras nas escolas da rede pública municipal na cidade de Miradouro- MG., Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivos refletir sobre os processos de construção da educação do campo na sua interface com os processos de construção da identidade profissional, dos saberes e das práticas docentes nas escolas da rede pública municipal na cidade de Miradouro ? MG; bem como identificar e sistematizar práticas educativas construídas a partir da integração de conhecimentos dos alunos e suas famílias à construção do conhecimento escolar; Entendemos que a discussão sobre a Educação do campo emerge a partir da organização dos povos do campo. Estes assumem a bandeira da educação e reivindicam políticas públicas que superem a dicotomia campo/cidade. Assim, a aprovação das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (DOEBEC) é um marco nesta luta. A cidade de Miradouro - MG, ao incorporar como política pública de educação a implementação da DOEBEC se torna o lócus privilegiado deste projeto de pesquisa-ação colaborativa, onde pretendemos não apenas refletir sobre o processo de construção da política pública de educação do campo, mas também refletir com os sujeitos que estão, cotidianamente, construindo as práticas que dão corpo e estrutura a esta política.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Simone da Silva Ribeiro - Integrante / Dileno Dustan Lucas de Souza - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

menção honrosa na modalidade exibições de vídeos, na III Mostra de Ações de Extensão da UFJF, no âmbito da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade., Pró-reitoria de Extensão.

2015

Medalha Comemorativa dos 50 anos do Colégio de Aplicação João XXII/UFJF, Colégio de Aplicação João XXIII.

2008

Mejor Trabajo del concurso Innovemos com Kipus, OREALC UNESCO.

2007

Menção Honrosa - Projeto de extensão Sistemas Agroflorestais:Difusão participativa de Aprendizados, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - UFV.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Juiz de Fora, Colégio de Aplicação João XXIII. , Rua Visconde de Mauá, 300, Santa Helena, 36015260 - Juiz de Fora, MG - Brasil, Telefone: (32) 32297602, Fax: (32) 32297600

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - Atual

    Colégio de Aplicação João XXII - UFJF

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2010

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática, Brinquedoteca, Português, Ciências, Geografia, História

    • 04/2016 - 04/2016

      Serviços técnicos especializados , Colégio de Aplicação João XXII - UFJF, .,Serviço realizado, Revisão dos documentos dos anos iniciais da BNCC/MEC.

    • 02/2011 - 12/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio de Aplicação João XXII - UFJF, .,Cargo ou função, Comissão para elaboração do P.P.P. - Formação inicial e continuada.

  • 2010 - Atual

    Universidade Federal de Juiz de Fora

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2014

      Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Projeto "Conversas entre mães e filhas ? resgatando e registrando patrimônio cultural imaterial em comunidades rurais/quilombolas na zona da mata mineira" - 2015.

    • 06/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Colégio de Aplicação João XXIII, .,Linhas de pesquisa

    • 04/2015 - 12/2016

      Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação, .,Serviço realizado, Formadora no Programa Nacional Pacto da Alfabetização na Idade Certa.

    • 10/2011 - 12/2012

      Extensão universitária , Faculdade de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Formadora do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

  • 2018 - Atual

    Centro de Educação a Distância - UFJF

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Curso de Especialização Lato Sensu Modalidade a Distância - Conhecimentos Tradicionais e Práticas Escolares na Educação Básica

  • 2013 - 2014

    Centro de Educação a Distância - UFJF

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Tutores, Carga horária: 10

    Atividades

    • 01/2011

      Ensino, Culturas e História dos Povos Indígenas, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Culturas e História dos Povos Indígenas

  • 2008 - 2012

    Universidade Federal de Viçosa

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

    Outras informações:
    A pesquisa a que se refere o vínculo está sendo realizada na UFJF.

  • 2002 - 2005

    Universidade Federal de Viçosa

    Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Tutora do Projeto Veredas, Carga horária: 16

  • 1999 - 2000

    Universidade Federal de Viçosa

    Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Seleção realizada através de Concurso Público de Provas e Títulos

    Atividades

    • 02/2002 - 08/2005

      Ensino, Curso Normal Superior - Projeto Veredas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tutoria e acompanhamento de cursistas em formação superior semi-presencial

    • 02/1999 - 08/2000

      Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prat. Psicologia do Desenvolimento e Aprendizagem, Psicologia da Educação I, Psicologia da Educação V, Psicologia da Educação II, Psicologia da Educação IIII

  • 2008 - 2010

    Centro de Tecnologias da Alternativas da Zona da Mata

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora

  • 2000 - 2008

    Centro de Tecnologias da Alternativas da Zona da Mata

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 40

    Atividades

    • 03/2008

      Serviços técnicos especializados , Programa Educação e Cultura do Campo, .,Serviço realizado, Assessoria ao Programa Educação e Cultura do Campo.

    • 05/2005 - 02/2008

      Extensão universitária , Programa de Formação e Construção do Conhecimento, .,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão: Sistematizar experiências para aprender lições.

    • 01/2001 - 02/2008

      Outras atividades técnico-científicas , Programa de Formação e Construção do Conhecimento, Programa de Formação e Construção do Conhecimento.,Atividade realizada, Coordenação de estágio.

    • 02/2005 - 12/2006

      Extensão universitária , Programa de Formação e Construção do Conhecimento, .,Atividade de extensão realizada, Construindo o Conhecimento Agroecológico na Zona da Mata de Minas Gerais.

    • 02/2005 - 12/2006

      Extensão universitária , Programa de Promoção Pública da Agroecologia e da Agricultura Familiar, .,Atividade de extensão realizada, Construindo Metodologias de Monitoramento de Propriedades Agroecológicas.

    • 09/2004 - 12/2005

      Extensão universitária , Programa de Promoção Pública da Agroecologia e da Agricultura Familiar, .,Atividade de extensão realizada, Elaboração do Projeto Político Pedagógico nas Efas da Zona da Mata de Minas.

    • 02/2002 - 12/2005

      Direção e administração, Programa de Formação e Construção do Conhecimento, .,Cargo ou função, Coordenação Pedagógica.

  • 2007 - 2007

    Universidade Presidente Antônio Carlos

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 4

    Atividades

    • 07/2007 - 12/2007

      Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia, Metodologia Científica

  • 1990 - 1993

    Fund Pùblica Mun de Niteroi

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora titular, Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/1990 - 03/1993

      Ensino,,Disciplinas ministradas, todas do ensino fundamental

  • 1992 - 1998

    Grupo de Educação Integrada

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

    Atividades

    • 09/1992 - 02/1998

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Todas do ensino fundamental

  • 2002 - 2009

    Cooperativa Educacional de Viçosa

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Associada, Carga horária: 2

    Atividades

    • 02/2002 - 12/2005

      Direção e administração, Conselho Pedagógico, .,Cargo ou função, Conselheira.

  • 1989 - 1991

    Creche Recreação e Artes Integradas

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Recreadora, Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/1989 - 03/1991

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Infantil

  • 2003 - 2003

    Assessoria e Serviços a Projetos Em Agricultura Alternativa

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2012 - 2012

    Empresa Viçosense de Assessoria Técnico-Acadêmica

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora

    Atividades

    • 01/2012 - 07/2012

      Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação

  • 1999 - 1999

    Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora

    Atividades

    • 09/1999 - 09/1999

      Ensino, Informática, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fundamentos Sociológicos e Psicológicos da Educação