Celiana Pereira de Souza

Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (2018). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (2014). Ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional. Áreas de interesse: Psicologia Social, Psicanálise, Subjetividade e trabalho, Trabalho e saúde mental, Saúde do trabalhador.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Programa de Pós-gradução em Psicologia Social

2016 - 2018

Universidade Federal da Paraíba
Título: A relação trabalho e saúde de coletores de lixo domiciliar,Ano de Obtenção: 2018
Anísio José da Silva Araújo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Psicologia

2010 - 2014

Universidade Estadual da Paraíba
Título: ?Tem que ter coragem e peito pra enfrentar?: o processo de trabalho ? saúde ? doença para trabalhadoras de asseio e limpeza.
Orientador: Thais Augusta Cunha de Oliveira Máximo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2014

Inglês Intermediário. (Carga horária: 210h). , Cultura Inglesa, C.I, Brasil.

2006 - 2008

Técnico em Enfermagem. , Ecisa - Escola de Ciências da Saúde de Patos., ECISA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Validade e Confiabilidade em Estudos de Casos Qualitativos. 2017. (Outra).

III Simpósio Paraibano de Psicologia em diálogo com o mundo do trabalho. 2016. (Simpósio).

IV Congresso Brasileiro de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho e V Simpósio Brasileiro de Psicodinâmica do Trabalho. Normas, saberes e valores no trabalho de socorristas do corpo de bombeiros. 2015. (Congresso).

I Seminário de Saúde do Trabalhador da UEPB.I Seminário de Saúde do Trabalhador da UEPB. 2014. (Seminário).

SEMANA DE PSICOLOGIA DA UEPB;. 2014. (Outra).

SEMANA DE PSICOLOGIA DA UEPB: "Evento: Psicologia da Saúde". 2014. (Outra).

SEMANA DE PSICOLOGIA DA UEPB: "Pôster de projetos de iniciação científica- Saúde Mental e Trabalho: Implicações psíquicas e sociais do adoecimento para trabalhadores " do.Saúde mental e trabalho: implicações psíquicas e sociais do adoecimento para trabalhadores. 2014. (Outra).

SEMANA DE PSICOLOGIA DA UEPB- "Mesa redonda: Desafios e perspectiva da Psicologia: Saberes e fazeres dos profissionais nas diversas áreas". 2014. (Outra).

SEMANA DE PSICOLOGIA DA UEPB- "Minicurso e Vivência " - Psicologia Transpessoal. 2014. (Outra).

SEMANA DE PSICOLOGIA DA UEPB- "Palestra: História da Loucura. 2014. (Outra).

WORKSHOP "Você está preparado para o sucesso? Conhecimentos e Estratégias e para uma carreira promissora.Seleção, Treinamento e Desenvolvimento: avanços e novas perspectivas. 2013.Ministrante. 2013. (Outra).

Mostra Paraibana de Práticas em Psicologia. 2012. (Outra).

VIII Colóquio Nacional de Representações de Gênero e de Sexualidades. 2012. (Outra).

Seminário de Psicofarmacologia. 2010. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Thaís Augusta Cunha de Oliveira Máximo

MÁXIMO, Thaís Augusta Cunha de Oliveira; PINTO, Francinaldo Do Monte; Aleixo, N.J.. Tem que ter coragem e peito para enfrentar: o processo de trabalho - saúde - doença para trabalhadoras de asseio e limpeza. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba.

Paulo César Zambroni de Souza

ARAÚJO, A J SZambroni-de-Souza, Paulo CésarSILVA, F. L. L.. A relação trabalho e saúde de coletores de lixo domiciliar. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-gradução em Psicologia Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Anísio José da SIlva Araújo

ARAÚJO, ANÍSIO JOSÉ DA SILVAZambroni-Souza, Paulo César; Lima-Silva, Frankleudo Luan. A Relação Trabalho e Saúde de Coletores de Lixo Domiciliar. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-gradução em Psicologia Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Frankleudo Luan de Lima Silva

ZAMBRONI-DE-SOUZA, P. C.; ARAUJO, A. J. S.;LIMA-SILVA, F. L.. A RELAÇÃO TRABALHO E SAÚDE DE COLETORES DE LIXO DOMICILIAR. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-gradução em Psicologia Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Francinaldo do Monte Pinto

MÁXIMO, T. A. C. O;PINTO, F. M.; SILVA JUNIOR, N. A.. "Tem que ter coragem e peito pea enfrentar": o processo de trabalho-saúde-doença para trabalhadoras de asseio e limpeza. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Thaís Augusta Cunha de Oliveira Máximo

tem que ter coragem e peito para enfrentar: o processo de trabalho - saúde - doença para trabalhadoras de asseio e limpeza; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Thaís Augusta Cunha de Oliveira Máximo;

Anísio José da SIlva Araújo

A relação trabalho e saúde de coletores de lixo domiciliar; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-gradução em Psicologia Social) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Anísio José da Silva Araújo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUZA, C. P. ; NÓBREGA, M.S.B. ; ARRUDA, F. R. P. V. ; MAXIMO, T. A. C. O. ; SOARES, D. N. A. . SAÚDE MENTAL E TRABALHO: IMPLICAÇÕES PSÍQUICAS E SOCIAIS DO ADOECIMENTO PARA TRABALHADORES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MÁXIMO, T.A.C.O ; SOUZA, C. P. ; SOARES, D.N.A ; ARRUDA, F.R.P.V ; NÓBREGA, M.S.B. ; Souza, L.M. . UMA ANÁLISE DA INVISIBILIDADE DO SOFRIMENTO PSÍQUICO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    O TRABALHO DE SALVAR VIDAS: NORMAS, SABERES E VALORES NA GESTÃO DA ATIVIDADE DE SOCORRISTAS DO CORPO DE BOMBEIROS, Descrição: Objetivou-se explorar a atividade de trabalho de socorristas do Corpo de Bombeiros Militar da cidade de Campina Grande-Pb, sinalizando para a diferença entre trabalho prescrito e trabalho real cunhado pelo debate de normas e valores provenientes do agir no trabalho. Para tal, buscou-se investigar as normas antecedentes, as variabilidades e os modos de regulação do trabalho destes profissionais; apreender os saberes e experiências contidos na prática diária da atividade dos socorristas; conhecer o cotidiano de trabalho e as estratégias utilizadas para socorrer aos chamados de ocorrência. O diálogo mantido com a perspectiva ergológica, que tem como objetivo estudar o trabalho humano em todas as suas dimensões, aqui convocada,opera-se em duas vias: pela concepção de vida saúde-doença postulada por George Canguilhem e por meio das contribuições da Ergonomia da Atividade. Para o estudo de campo, foram adotados métodos e técnicas indiretos de pesquisa, denominados contatos e visitas, instrumentalizados pelos dispositivos: observações gerais e filmagens em situações de trabalho como recursos dialógico. A pesquisa contou com a participação de bombeiros socorristas da unidade de Auto Resgate do Corpo de Bombeiros Militar. A análise dos dados, operada através da concepção dialógica, apontou os seguintes resultados: evidência de uma organização militar nitidamente hierarquizada; limitação da atuação dos socorristas durante as ocorrências, como: impossibilidade de intervenção intravenosa, insuficiência de equipamentos modernos e a duplicidade de atendimentos à população pelo Corpo de Bombeiros e pelo SAMU; importância dada à antecipação do trabalho face aos equívocos da prescrição e às variabilidades enfrentadas durante os atendimentos móveis; atribuição de salvar vidas, marca indelével do trabalho dos socorristas, revelada por meio de valores nobres, como vida, saúde e solidariedade. Conclui-se que o trabalho de resgatar/salvar vidas, atravessado por normas que antecedem os chamados de ocorrências móveis, situa-se em um campo repleto de variabilidades, de exigências que escapam a qualquer prescrição. Referimo-nos, de maneira particular, à dimensão dos valores que afloram nas situações, de certo modo inéditas, de atendimento às pessoas que necessitam do atendimento desses profissionais. Por fim, propomos a criação de um espaço de palavra com as equipes de trabalho do Corpo de Bombeiros, coordenado por um profissional com experiência em facilitação de grupos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Celiana Pereira de Souza - Integrante / Dayse Natana de Andrade Soares - Integrante / Francinaldo do Monte Pinto - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    SAÚDE MENTAL E TRABALHO: IMPLICAÇÕES PSÍQUICAS E SOCIAIS DO ADOECIMENTO PARA TRABALHADORES, Descrição: Os estudos em saúde do trabalhador têm se consolidado ao longo da história em várias disciplinas. Aos poucos, o enfoque tem deixado de ser, exclusivamente, intraindividual e fisiológico e tem passado a uma perspectiva mais ampla de saúde integral, dinâmica e concebida como direito do trabalhador. Contudo, a despeito desses avanços, a saúde mental ainda permanece, em grande parte, na invisibilidade. Os dados relacionados ao sofrimento psíquico relacionado ao trabalho ainda são subnotificados, e mesmo o adoecimento físico não tem sido explorado nas pesquisas acadêmicas em termos das implicações psíquicas e sociais que trazem para os trabalhadores. Nesse sentido, tomando-se como referência a necessidade de que a Psicologia do Trabalho se faça presente de maneira cada vez mais consolidada no campo da saúde do trabalhador, este projeto busca problematizar de que maneira tem se apresentado os diagnósticos em saúde mental, bem como outros diagnósticos, nos dados registrados por meio da notificação compulsória no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Como objetivo geral busca-se analisar as implicações psíquicas e sociais do adoecimento relacionado ao trabalho, para trabalhadores que tiveram seus casos registrados no SINAN. Para tanto, serão realizados dois estudos, sendo o primeiro uma pesquisa documental acerca dos dados de notificações de agravos à saúde relacionados ao trabalho no SINAN; e o segundo, uma pesquisa de cunho qualitativo a ser realizada com 20 trabalhadores que tiveram seus casos notificados no SINAN e precisaram se afastar do trabalho durante o tratamento. Os dados da Pesquisa Documental serão analisados através de uma análise descritiva, com frequências e percentuais. As entrevistas realizadas no Estudo II serão analisadas através do software Alceste. Espera-se com este projeto oferecer ao CEREST, empresas e sindicatos, materiais que permitam refletir e discutir as demandas em saúde mental e trabalho; e contribuir para uma maior visibilidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Celiana Pereira de Souza - Integrante / DAYSE NATANA DE ANDRADE SOARES - Integrante / Felipe Ricardo Pereira Vasconcelos de Arruda - Integrante / Malu Santos Bezerra Nóbrega - Integrante / Luan Martins de Souza - Integrante / Thaís Augusta Cunha de Oliveira Máximo - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual da Paraíba, Departamento de Psicologia. , Rua Baraúnas, Novo Bodocongó, 58431410 - Campina Grande, PB - Brasil, Telefone: (083) 33153473

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional