Martin Geier

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2004), mestrado em Engenharia Metalúrgica pelo PPGEM/UFRGS (2007) e doutorado em Engenharia Mecanica pelo PROMEC/UFRGS (2014). Com prática em docência, lecionou em 2009/2 para curso de Engenharia Mecânica (UFRGS) e desde 2014 é professor assistente do curso de Engenharia Mecânica da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Suas áreas de investigação abrangem os processos de fabricação, principalmente nos seguintes temas: conformação eletromagnética, conformação mecânica, usinagem e análises numéricas. Recebeu menção honrosa do Departamento de Engenharia Mecânica da UFRGS (2004) e foi premiado com um intercâmbio internacional para jovens pesquisadores pelo International Cold Forging Group (2007).

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Mecânica

2010 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE UNIÃO POR INTERFERÊNCIA DE TUBOS POR CRAVAMENTO ELETROMAGNÉTICO
Orientador: em Universidade de Lisboa - Instituto Superior Técnico ( Pedro Alexandre Rodrigues Carvalho Rosa)
com Rodrigo Rossi. Coorientador: Roberto Petry Homrich. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Conformação eletromagnética; Ajuste por interferência; União de tubos.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.

Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais

2004 - 2007

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Considerações sobre o Atrito para Processos de Forjamento a Frio através do Ensaio de Compressão do Anel,Ano de Obtenção: 2007
Lirio Schaeffer.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: liga de alumínio; aço carbono; determinação do coeficiente de atrito; lubrificação; processo de forjamento; simulações numéricas. Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia de Transformação / Especialidade: Conformação Mecânica.

Graduação em Engenharia Mecanica

1996 - 2004

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Apresentação de um método de cálculo para a análise da performance térmica de dutos de calor
Orientador: Francis Henrique Ramos Franca

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Extensão universitária em Capacitação Colegiado UNISINOS 2018/1 - UNISINOS: Nossa Universidade em Mov. (Carga horária: 11h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2018 - 2018

Turnitin: usando o software como aliado à prevenção do plágio São Leopoldo. (Carga horária: 2h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2018 - 2018

Capacitação Colegiado Unisinos 2018/2: Workshop para projetar experiências. (Carga horária: 5h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2018 - 2018

Saúde Mental e transtornos psiquiátricos. (Carga horária: 4h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Semana Pedagógica 2017/2 - atividades 116912,116921,116918,116917. (Carga horária: 10h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Semana Pedagógica 2016/1 - atividades 113822, 113816, 113824. (Carga horária: 6h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Semana Pedagógica 2016/2 - Programa 115071. (Carga horária: 2h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia de Transformação/Especialidade: Conformação Mecânica.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação/Especialidade: Usinagem.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação/Especialidade: Maquinas de Usinagem e Conformação.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação/Especialidade: Matrizes e Ferramentas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

4th International Conference on High Speed Forming.Proposal for a Test Bench for Electromagnetic Forming of Thin Metal Sheets. 2010. (Seminário).

XXVIII SENAFOR - XII Conferência Internacional de Forjamento.Forjamento de ligas de magnésio. 2008. (Seminário).

40th International Cold Forging Group Plenary Meeting.Prêmio concedido para incentivar e apoiar jovens pesquisadores na área de forjamento a frio. 2007. (Encontro).

XXV SENAFOR - IX Conferência Internacional de Forjamento.Desenvolvimento de Forjado de Alumínio Utilizando Volumes Finitos. 2005. (Seminário).

XXIV SENAFOR - VIII Conferência Internacional de Forjamento.Otimização de um Processo de Forjamento pelo Método de Volumes Finitos.. 2004. (Seminário).

XXIII SENAFOR - VII Conferência Internacional de Forjamento.Otimização do Forjamento de uma Coroa pelo Método de Volumes Finitos (MSC Super Forge). 2003. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Evandro Paese

FOLRES FILHO, A. F.; LORINI, F. J.; MAZZAFERRO, J. A. E.; PEREIRA, L. A.;GEIER, M.. Conformação Eletromagnética de Chapas Finas Usando Bobina Espeiral Plana: Modelagem e Simulação Numérica Acoplada Elétrico-Magnética. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Guilherme Guimarães Rosa

BRITES, F. S.;Geier, M.. Influência do Raio de Ponta do Punção no Ensaio de Dobramento para Aços Utilizados em Tubulações Industriais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Jean Carlos de Bitencourt Rost

Souza, Dilson José Aguiar;Geier, M.. DESENVOLVIMENTO DE UMA CONFORMADORA DE TUBOS E PERFIS (CALANDRA) PARA FINS ACADÊMICOS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Jean Madeira dos Santos

SILVA, D. S.;Geier, M.. ANÁLISE DAS TENSÕES EM CORRENTES DA SÉRIE BL 646 APLICADAS EM EMPILHADEIRAS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Liziani Paulino Damian

Souza, Dilson José Aguiar;Geier, M.. ESTAMPAGEM INCREMENTAL: Processo Assistido em CNC. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Douglas Zagonel Haas

STEIGLEDER, M.;Geier, M.. DIMENSIONAMENTO ESTRUTURAL, TÉRMICO E ELÉTRICO DE MÓDULO METÁLICO HABITÁBEL Perfis estruturais e, chapa de aço, revestimento térmico em poliestireno expandido e circuitos elétricos em condutores unipolares. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Lucas Adriano Moehlecke

KOEHLER, N. S.;Geier, M.. ESTUDO DE PARÂMETROS DE PROCESSO DE SOLDA POR RESISTÊNCIA TOPO A TOPO: Aplicação em processos contínuos de conformação mecânica a frio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Felipe Höerlle

ROCHA, T.;GEIER, MARTIN. Velcro Metálico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Joel da Silva Rodrigues

FAISTAUER, D.;GEIER, MARTIN. Semi Automação de Processo de Montagem de Tomada 20A. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Jeferson Luís Wiebusch Martins

GEIER, MARTIN; KOEHLER, N. S.. Estudo do Método de Extensometria para Medição de Tensão Residual Durante o Processo de Soldagem. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Cassius Carvalho

BRITES, F. S.; SCHNEIDER, F. C.;Geier, M.. Análise Comparativa Do Coeficiente De Atrito Obtido Através Do Ensaio De Compressão Do Anel E Via Software Simufact Forming. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Gabriel Justen Dapper

KOEHLER, N. S.; DREHMER, L. R. C.;Geier, M.. Projeto E Desenvolvimento De Vasos De Pressão Para Bancada De Ensaios. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Lucas Dagostin Roveda

BRITES, F. S.; Souza, Dilson José Aguiar;GEIER, M.. Influência Do Comprimento Do Paralelo De Uma Fieira Na Trefilação De Arame. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Guilherme Bergmann

BRITES, F. S.; ROCHA, T.;GEIER, M.. Análise Comparativa Do Uso De Diferentes Tipos De Borrachas No Processo Guerin. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Gabriel Linhares Baldo

GEIER, M.; KOEHLER, N. S.. Projeto de um elevador hidráulico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Leonardo Pereira Dadalt

GEIER, M.; BRITES, F. S.. Sistema de troca rápida de ferramentas para robos industriais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Rafael Nunes da Silva

Sporket, F.;GEIER, M.. Análise de resistência mecânica e definição de parãmetros para uma união entrechapa e parafuso através de conformação a frio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Gustavo Geremia

Sporket, F.;Geier, M.. Análise de Resistência em Hastes Flexíveis para Bombas Helicoidais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Márcio Borelli

STEIGLEDER, M.;Geier, M.. Multiplicador de torque e velocidade: desenvolvimento de ferramenta para aperto de componentes roscáveis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Bruno Pinho

Geier, M.; FONTANA, W. A.. Estudo da Movimentação de Cilindros Hidráulicos Através de Unidade Hidráulica com Servo Controle. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Jeferson Mayer

Geier, M.; Sporket, F.. Comparação da Resistência de Roscas Externas Obtidas por usinagem e Laminação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Guilherme Schmidt

Geier, M.; Sporket, F.. OTIMIZAÇÃO DE UM MANCAL APLHA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: André Beschorner

Souza, Dilson José Aguiar;Geier, M.; Sporket, F.. Substituição de Rolamentos de Rolos de Agulhas por Mancais Deslizantes de Aço Temperado em Articulações do Sistema de Alimentação de Prensa Progressiva com Alteração de Projeto e Materiais dos Articuladores. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Matheus Filipe dos Santos

BRITES, F. S.; SILVA, D. S.;Geier, M.. Adequação de projeto de um Vaso de Pressão - aplicação das diretrizes de projeto da seção VIII, divisão 2 da norma 2007 ASME Boiler & Pressure Vessel Code. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Juliano de Souza da Silva

SCHNEIDER, F. C.;GEIER, M.. Parametrização e Automatização de Pré-Forma por Método das Secções (método de Drabing). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Roger Freitas da Silva

GEIER, M.; SCHNEIDER, F. C.. Análise da Influência do Comprimento no Limite de Extrusão Direta a Frio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Alex de Ávila Soares

KOEHLER, N. S.;GEIER, M.. Avaliação da Redução da Altura do Segundo reforço em Relação à Capacidade de Carga de Pistões de Liga Leve de Aluminio Otto. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Walter Henrique Horst

FONTANA, W. A.; SCHNEIDER, F. C.;Geier, M.. Adaptação de um Centro de Usinagem para a Fabricação de Peças por Estampagem Incremental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Tiago Giacomelli Poletto

GEIER, M.; MAZZAFERRO, C. C. P.; FERREIRA, N. F.. Avaliação de diferentes aços inoxidáveis aplicados na indústria cuteleira. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rafaela Brittes Dill

GEIER, M.; FERREIRA, N. F.;ORTIZ, J. C. S.. Confirmação experimental do comportamento da vazão volumétrica do ar como fluido de controle em servoposicionador por medição direrta. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Neimar Rodrigues de Freitas

GEIER, M.; FERREIRA, N. F.; BERTOL, L. S.. Desenvolvimento de metodologia computacional para determinação de gargalos produtivos - estudo de caso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

ALY FERREIRA FLORES FILHO

FLORES FILHO, Ály Ferreira; PACHECO, J. L.; MAZZAFERRO, J. A. E.; ROSA, P. A. R. C.. Influência dos Parâmetros Envolvidos no Processo de União por Interferência de Tubos por Cravamento Magnético. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Joyson Luiz Pacheco

PACHECO, J. L.; ROSA, P. A. R. C.; FLORES FILHO, A. F.; MAZZAFERRO, José Antônio Esmério. Influência dos Parâmetros Envolvidos no Processo de União por Interferência de Tubos por Cravamento Eletromagnético. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Alexandre da Silva Rocha

ROCHA, A. S.. Considerações sobre o Atrito para Processos de Forjamento a Frio através do Ensaio de Compressão do Anel. 2007. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

José Antônio Esmerio Mazzaferro

Mazzaferro, J.A.E.. Influência dos parâmetros envolvidos no processo de união por interferência de tubos por cravamento eletromagnético. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

José Antônio Esmerio Mazzaferro

FLORES FILHO, A. F.; ALVES, M. K.;MAZZAFERRO, J. A. E.. Influência dos parâmetros envolvidos no processo de conformação eletromagnética na resistência mecânica da união de componentes tubulares. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Alberto Moreira Guerreiro Brito

BLAS, J. C. G.;BRITO, A. M. G.ROCHA, A. S.. Considerações sobre o Atrito para Processos de Forjamento a Frio através do Ensaio de Compressão do Anel. 2007. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Alex Sandro Alves da Silveira Paines

Conformação Eletromagnética de tubos metálicos: proposta de metodologia para projeto de ferramenta; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Martin Geier;

Álison Lucas Pereira

Projeto De Aparelho Compacto Para Academia: Estação De Supino; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Martin Geier;

Martin Muller

Análise de Substituição de Placas Laminadas por Elos Fundidos em uma Corrente Transportadora; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Martin Geier;

Bernardo Araújo da Silveira

PROJETO DA ESTRUTURA DE UMA PRENSA HIDRÁULICA PARA REALIZAÇÃO DE TESTES DE PRESSÃO E DIRIGIBILIDADE DE TRENS DE POUSO DE NARIZ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Martin Geier;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rodrigo Rossi

Influência dos Parâmetros Envolvidos no Processo de União por Interferência de Tubos por Cravamento Eletromagnético; 2014; Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rodrigo Rossi;

Francis Henrique Ramos França

Apresentação de um Método de Cálculo para a Análise de Performance Térmica de Dutos de Calor; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Francis Henrique Ramos França;

Lírio Schaeffer

Considerações sobre o Atrito para Processos de Forjamento a Frio através do Ensaio de Compressão do Anel; 2007; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Lirio Schaeffer;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PAESE, EVANDRO ; GEIER, MARTIN ; HOMRICH, ROBERTO P. ; ROSA, PEDRO ; ROSSI, RODRIGO . Sheet metal electromagnetic forming using a flat spiral coil: experiments,modeling, and validation. JOURNAL OF MATERIALS PROCESSING TECHNOLOGY , v. 263, p. 408-422, 2018.

  • PAESE, E. ; Geier, M. ; HOMRICH, R.P. ; Rossi, R. . A coupled electric-magnetic numerical procedure for determining the electromagnetic force from the interaction of thin metal sheets and spiral coils in the electromagnetic forming process. APPLIED MATHEMATICAL MODELLING , v. 39, p. 309-321, 2014.

  • PAESE, E. ; ROSA, PEDRO A.R. ; GEIER, MARTIN ; HOMRICH, ROBERTO P. ; Rossi, R. . An Analysis of Electromagnetic Sheet Metal Forming Process. Applied Mechanics and Materials , v. 526, p. 9-14, 2014.

  • GEIER, M. ; José, M. M. ; Rossi, R. ; ROSA, P. A. R. ; Martins, P. A. F. . Interference-Fit Joining of Aluminium Tubes by Electromagnetic Forming. Advanced Materials Research (Online) , v. 853, p. 488-493, 2013.

  • GEIER, M. ; SOUZA, A. J. . Empirical Determination of Roughness Parameters Using Wiper Tool Inserts in Finish Turning of AISI 4140. Advanced Materials Research (Online) , v. 845, p. 929-933, 2013.

  • PAESE, E. ; GEIER, M. ; HOMRICH, R. P. ; PACHECO, J. L. . Simplified Mathematical Modeling for an Electromagnetic Forming System with Flat Spiral Coil as Actuator. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering , v. 33, p. 324-331, 2011.

  • SCHAEFFER, L. ; BRITO, A. M. G. ; GEIER, M. . Numerical Simulation using Finite Elements to Develop and Optimize Forging Processes. STEEL RESEARCH INTERNATIONAL , v. 76, p. 199-204, 2005.

  • GEIER, M. ; MELLO, M. S. ; SOUZA, A. J. . Determinação Empírica dos Parâmetros de Rugosidade Ra e Rt Aplicando Ferramenta Alisadora no Torneamento a Seco de Acabamento de Aço AISI 4140. In: VII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica - CONEM2012, 2012, São Luíz, Maranhão. Anais do VII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica - CONEM 2012, 2012.

  • GEIER, M. ; MELLO, M. S. ; SOUZA, A. J. . Comparação entre Ferramenta Alisadora e Ferramenta Convencional no Torneamento de Acabamento para Aços Baixo Carbono e Baixa Liga. In: Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, 2011, Caxias do Sul - RS. 6o Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, 2011.

  • GEIER, M. ; SOUZA, A. J. . Assessment of Surface Roughness in Dry Finish Turning Operations of AISI 4140 Steel Using Wiper Cutting Tools. In: COBEM 2011 - 21st International Congress of Mechanical Engineering, 2011, Natal. Proceedings of COBEM 2011 - 21st International Congress of Mechanical Engineering, 2011.

  • PAESE, E. ; GEIER, M. ; HOMRICH, R. P. ; PACHECO, J. L. ; ORTIZ, J. C. S. . Mathematical Modeling of an Electromagnetic Forming System with Flat Spiral Coils as Actuator. In: 4th International Conference on High Speed Forming, 2010, Columbus, Ohio/USA. ICHSF2010 - 4th International Conference on High Speed Forming, 2010. p. 219-228.

  • GEIER, M. ; PAESE, E. ; PACHECO, J. L. ; HOMRICH, R. P. ; ORTIZ, J. C. S. . Proposal for a Test Bench for Electromagnetic Forming of Thin Metal Sheets. In: 4th International Conference on High Speed Forming, 2010, Columbus, Ohio/USA. ICHSF2010 - 4th International Conference on High Speed Forming, 2010. p. 264-273.

  • ROCHA, A. S. ; MONDARDO, M. M. ; GEIER, M. . Análise da influência do coeficiente de atrito no processo de trefilação de barras cilíndricas. In: 64º Congresso Anual da ABM, 2009, Belo Horizonte ? MG. Anais do 64º Congresso Anual da ABM. -: -, 2009.

  • MARTELLO, L. ; GEIER, M. ; SCHAEFFER, L. . Desenvolvimento de Forjado de Alumínio Utilizando Volumes Finitos. In: IX Conferência Internacional de Forjamento - XXV SENAFOR, 2005, Porto Alegre. IX Conferência Internacional de Forjamento - XXV SENAFOR. Porto Alegre: Gráfica Metrópole, 2005. p. 207-220.

  • GEIER, M. ; BRITO, A. M. G. ; SCHAEFFER, L. . Otimização de um Processo de Forjamento pelo Método de Volumes Finitos. In: XXIV SENAFOR - VIII Conferência Internacional de Forjamento, 2004, Porto Alegre. VIII Conferência Internacional de Forjamento (XXIV SENAFOR). Porto Alegre: Gráfica e Editora Brasul Ltda., 2004. p. 85-101.

  • GEIER, M. ; SCHAEFFER, L. . Forjamento de Ligas de Magnésio. In: XXVIII SENAFOR - XII Conferência Internacional de Forjamento, 2008, Porto Alegre - RS. XXVIII SENAFOR - XII Conferência Internacional de Forjamento. Porto Alegre - RS: Gráfica Metrópole, 2008. p. 263-263.

  • BRITO, A. M. G. ; GEIER, M. ; MELLO, M. S. ; Pereira, V. R. M. ; SCHAEFFER, L. . Desenvolvimento do Processo de Forjamento de uma Prótese Femoral na Liga de Titânio TiAl6V4 Utilizando Elementos Finitos. In: 28o. SENAFOR - 12a. Conferência Internacional de Forjamento, 2008, Porto Alegre. 12a. Conferência Internacional de Forjamento. Porto Alegre: Gráfica Metrópole, 2008. p. 341-342.

  • BRITO, A. M. G. ; GEIER, M. ; SCHAEFFER, L. ; MELLO, S. . Otimização do Forjamento de uma Coroa pelo Método de Volumes Finitos (MSC Super Forge). In: XXIII SENAFOR - VII Conferência Internacional de Forjamento, 2003, Porto Alegre. VII Conferência Internacional de Forjamento - XXIII SENAFOR. Porto Alegre. Porto Alegre: Gráfica e Editora Brasul Ltda, 2003. p. 193-194.

  • BRITO, A. M. G. ; LENHARD JUNIOR, A. L. ; GEIER, M. ; SCHAEFFER, L. . Influência dos Dados de Entrada nos Resultados de Análises de Processos de Conformação Mecânica Através do Método de Elementos Finitos. In: VII Conferência Internacional de Forjamento - XXIII SENAFOR, 2003, Porto Alegre - RS. VII Conferência Internacional de Forjamento - XXIII SENAFOR. Porto Alegre - RS: Gráfica e Editora Brasul Ltda., 2003. p. 191-192.

  • VIEIRA, M. C. B. ; GEIER, M. ; SCHAEFFER, L. ; CANALLI, V. . Método para obtenção de matéria prima para forjamento semi sólido. In: XII Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 2000, Porto Alegre. XII Salão de Iniciação Científica - 2000, 2000.

  • GEIER, M. ; PAESE, E. ; ROSSI, R. ; ROSA, P. ; HOMRICH, R. P. . Experimental Analysis of the Interference-Fit Joining of Aluminium Tubes by Electromagnetic Forming. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PAESE, E. ; Geier, M. ; HOMRICH, R. P. ; ROSSI, R. ; ROSA, P. . Parametric Sensitivity Characteristics of Numerical Simulations on EMF Free Bulging of Circular Sheet Metal. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GEIER, M. . Conformação Eletromagnética. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GEIER, M. ; MELLO, M. S. ; SOUZA, A. J. . Comparação entre Ferramenta Alisadora e Ferramenta Convencional no Torneamento de Acabamento para Aços Baixo Carbono e Baixa Liga. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GEIER, M. ; SOUZA, A. J. . Assessment of Surface Roughness in Dry Finish Turning Operations of AISI 4140 Steel Using Wiper Cutting Tools. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PAESE, E. ; GEIER, M. ; PACHECO, J. L. ; HOMRICH, R. P. . Mathematical Modeling of an Electromagnetic Forming System with Flat Spiral Coils as Actuator. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GEIER, M. ; PAESE, E. ; HOMRICH, R. P. ; PACHECO, J. L. . Proposal for a Test Bench for Electromagnetic Forming of Thin Metal Sheets. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GEIER, M. ; SCHAEFFER, L. . Forjamento de ligas de magnésio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Geier, M. ; José, M. M. ; Rossi, R. ; Rosa. P. A. R. . Relatório Técnico e Financeiro Referente ao Edital UFRGS 001/2011- Missão Científica de curta duração no exterior. 2011.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    CONFORMAÇÃO DE METAIS A ALTAS VELOCIDADES: PROTÓTIPO DE MÁQUINA DE CONFORMAÇÃO ELETROMAGNÉTICA PARA ANÁLISE DO PROCESSO E DESENVOLVIMENTO DE NOVAS APLICAÇÕES TECNOLÓGICAS, Descrição: O estado da arte do conhecimento científico e tecnológico em conformação de metais permite ultrapassar as limitações associadas aos processos convencionais por meio de processos emergentes, dos quais se destacam os processos de conformação a alta velocidade: a conformação por explosivos, a conformação eletro-hidráulica e a conformação eletromagnética (ou conformação por impulso magnético). Por utilizar forças geradas por um campo magnético transiente para deformar materiais condutores de eletricidade, a conformação eletromagnética possibilita a obtenção de um conjunto muito significativo de vantagens além de apresentar ótima controlabilidade, repetitividade e segurança quando comparado a outros processos de conformação em alta velocidade. Como principais vantagens do uso desta tecnologia estão a produção de componentes mecânicos para indústria automotiva e aeronáutica que atualmente necessitam produzir peças com maior resistência, maior complexidade e de menor peso. Peças fabricadas em ligas de aço de alta resistência e em ligas leves, como de alumínio e de magnésio, são desenvolvidas para reduzir o peso e consequentemente reduzir o consumo de combustíveis e emissão de poluentes. Entretanto, os processos tradicionais de conformação apresentam limitações tecnológicas, principalmente com relação a conformabilidade para estes materiais, assim o processo de conformação eletromagnética mostra-se como tecnologia que pode atender as demandas destes setores. O processo é muito versátil, podendo ser utilizado para a estampagem de chapas e expansão e compressão de perfis ocos de parede fina, possibilitando ainda, sua integração com processos convencionais exatamente onde estes apresentam limitações. Neste projeto de pesquisa o estudo do processo de conformação eletromagnética se dará analisando o acoplamento elétrico-magnético com o problema mecânico (deformação). É proposto que o estudo envolva: a construção de um equipamento laboratorial para a conformação de tubos e chapas finas; a instrumentação do equipamento para a aquisição de sinais eletromagnéticos (curva de corrente, densidade de fluxo eletromagnético) e mecânicos (posição e velocidade); a realização de experimentos; o desenvolvimento de modelos e a modelagem do processo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Martin Geier - Coordenador / Roberto Petry Homrich - Integrante / Rodrigo Rossi - Integrante / Fabiano da Silva Brites - Integrante / Evandro Parese - Integrante / Pedro Rosa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    Comportamento Mecânico de MAteriais Metálicos sob Deformações Plásticas Severas e Altas Taxas de Deformação, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rodrigo Rossi em 02/02/2016., Descrição: Neste projeto de pesquisa é proposta a investigação do comportamento mecânico de materiais metálicos submetidos a altas taxas de deformações e deformações plásticas severas utilizando técnicas experimentais e de modelagem constitutivas inovadoras. Em muitos processos de fabricação, tais como a usinagem e a conformação a altas velocidades (ex. conformação eletromagnética), é necessário conhecer o comportamento mecânico dos materiais, isto é, as equações constitutivas que governam o estado de tensão e deformação de um ponto. Entretanto, não existe consentimento de quais são as equações constitutivas mais adequadas ou mesmo do equipamento que deve ser utilizado para caracterizar materiais a altas taxas de deformação. Tal afirmação encontra base nas dificuldades intrínsecas, tanto do ponto de vista de modelamento matemático como de ensaios experimentais, que tais condições extremas produzem. Para atacar tal problema é proposto neste projeto de pesquisa o projeto e construção de uma máquina de ensaios, máquina essa que difere dos equipamentos usualmente utilizados para submeter/ensaiar materiais a altas taxas de deformação, tais como o martelo de queda e a barra de Hopkinson. Em conjunto com o desenvolvimento experimental é proposto também a modelagem matemática/numérica dos efeitos elastoviscoplásticos apresentados pelos materiais metálicos quando submetidos a altas taxas de deformação. Serão selecionados, investigados e propostos modelos com variáveis fenomenológicas macroscópicas, isto é, modelos construídos dentro do enfoque da termodinâmica de variáveis internas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Martin Geier - Integrante / Evandro Paese - Integrante / Pedro A. R. Rosa - Integrante / Rodrigo Rossi - Coordenador / Tiago dos Santos - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Análise numérico-experimental do processo de conformação eletromagnética, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rodrigo Rossi em 28/06/2016., Descrição: : Este projeto trata da análise numérica e experimental da compressão e expansão de tubos e chapas por meio do processo de conformação eletromagnética. O projeto tem como objetivo o entendimento das variáveis envolvidas no processo de conformação eletromagnética por meio da análise matemática das equações que governam o fenômeno, da formulação, discretização e implementação computacional de métodos numéricos e de sua validação mediante experimentos. Esta técnica de fabricação de componentes apresenta vantagens quando comparada aos métodos tradicionais de conformação devido às altas taxas de deformação resultando em produtos de menor massa e maior resistência mecânica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Martin Geier - Integrante / Rodrigo Rossi - Coordenador / Tiago dos Santos - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2008

    Previsão da Evolução Microestrutural da Liga de Titânio TiAl6V4 Utilizando Simulação Numérica por Elementos Finitos., Descrição: Tradicionalmente, no desenvolvimento de processos de deformação plástica a quente os projetistas buscam, através de um controle adequado da geometria das ferramentas e das etapas do processo a obtenção de um produto com forma, dimensões e tolerâncias finais especificas. Nos últimos anos existe um crescente interesse em especificar detalhadamente, ainda na fase do projeto dos processos, os parâmetros que controlam o mesmo, de modo a obter-se um produto final com propriedades mecânicas (tenacidade, resistência mecânica, etc.), microestrutura e textura desejadas. O objetivo central desde projeto é a realização de um estudo de natureza teórico-experimental envolvendo a previsão da evolução microestrutural da liga de titânio TiAl6V4, durante operações de deformação plástica a quente, através de simulação numérica pelo método de elementos finitos. Diversos trabalhos têm sido apresentados na literatura técnica abordando os fundamentos teóricos da previsão microestrutural, via simulação numérica, e sua aplicação a diversos aços, ligas de níquel e ligas de alumínio. Este projeto apresenta o aspecto inovador de utilizar para estudo um material estratégico como a liga de titânio TiAl6V4. A liga TiAl6V4 (6% de alumínio, 4% de vanádio) é um material amplamente utilizado nas indústrias aeronáutica e aeroespacial, médica (próteses e instrumentos cirúrgicos), de material esportivo, bélica, etc.). O projeto também pode contribuir fortemente para a formação de recursos humanos pois permitirá a eventuais estudantes e bolsistas (de graduação, mestrado e doutorado) o contato com avançadas tecnologias de simulação de processos e técnicas de levantamento de propriedades físicas, mecânicas e metalúrgicas de materiais. Do ponto de vista da metodologia o projeto será desenvolvido através da utilização de uma técnica de calibração inversa, onde simulação numérica e ensaios experimentais são combinados para a determinação das parâmetros do material e do processos necessários para a previsão da. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Martin Geier - Integrante / Alberto Moreira Guerreiro Brito - Coordenador / Alexsandro Santos de Moraes - Integrante / Martin Franzke - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2007 - 2008

    Desenvolvimento de tecnologias para forjamento de ligas de magnésio, Descrição: O objetivo central do projeto é a realização de desenvolvimentos de natureza teórico-experimental envolvendo o estudo dos processos de forjamento a frio e a quente e o thixoforjamento de ligas de magnésio. Isto deverá ser feito pelo emprego de sistemas de simulação numérica dos processos e validação experimental dos mesmos e o uso de tecnologias CAD/CAM para fabricação das ferramentas. Para que o objetivo central acima seja atingido, o projeto será desenvolvimento através do planejamento e execução dos seguintes objetivos específicos: levantamento de propriedades físicas; mecânicas e térmicas das principais ligas de magnésio utilizadas em forjamento e das características tribológicas do processo de forjamento dessa liga utilizando diferentes lubrificantes; visando sua utilização na simulação numérica dos mesmos; desenvolvimento de uma metodologia para o levantamento dessas propriedades; desenvolvimento de uma metodologia para o projeto de processos de forjamento de ligas de magnésio com a utilização de programas de simulação numérica e envolvendo pelo menos uma peça forjada a frio, uma forjada a morno e uma thixoforjada; integração dos resultados dos programas de simulação de processos a sistemas de CAD/CAM para visando a agilização do desenho e da fabricação de matrizes em máquinas CNC. Do ponto de vista da metodologia a ser empregada, o projeto deve ser desenvolvido duas fases. Na primeira serão estudadas as ligas de magnésio, destinadas a forjamento, mais utilizadas no mercado internacional. Será feito o levantamento experimental das principais propriedades dos materiais e condições de contorno dos processos de forjamento, necessárias à realização de simulações numéricas, tais como: curvas de escoamento, valores de atrito e parâmetros térmicos. Os resultados obtidos na primeira fase são utilizados, na segunda, para com o auxílio de programa de simulação, realizar o desenvolvimento dos processos de forjamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Martin Geier - Integrante / Lirio Schaeffer - Integrante / Alberto Moreira Guerreiro Brito - Coordenador / Luis Eduardo Pinow Ribas - Integrante / Marco Aurélio Coelho Villanova - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

  • 2007 - 2008

    Desenvolvimento de Método Integrado para Projeto de Forjamento de Ligas Leves, Descrição: A importância da influência de parâmetros de processo, como temperatura e velocidade de forjamento são estudados em relação à conformação e à formação microestrutural da peça. Está também em desenvolvimento um método integrado para desenvolvimento de processos de forjamento de ligas leves através da utilização de métodos computacionais de projeto, simulação e produção de ferramental com o auxílio de ferramentas CAD/CAE/CAM visando trazer mais agilidade e capacidade de agregar valor aos produtos por parte da indústria nacional... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Martin Geier - Integrante / Lirio Schaeffer - Coordenador / Alberto Moreira Guerreiro Brito - Integrante / Macelo de Souza Mello - Integrante / Luis Eduardo Pinow Ribas - Integrante / Diego Rodolfo Simões de Lima - Integrante / Alexsandro Santos de Moraes - Integrante.

  • 2004 - 2005

    ENG/FINEP CAE-FORJA/CONTRAPARTIDA, Descrição: Desenvolvimento de princípios para o projeto de processos de conformação mecânica a partir de simulações numéricas pelos métodos de elementos finitos e volumes finitos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Martin Geier - Coordenador / Lirio Schaeffer - Integrante / Alberto Moreira Guerreiro Brito - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2007

International Cold Forging Group - Young Researchers Exchange Prize (concedido pela Dissertação de Mestrado), ICFG - International Cold Forging Group.

2004

Menção Honrosa como destaque no Trabalho de Diplomação, Comissão de Graduação do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente - Nível I

    Atividades

    • 02/2016

      Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Mecânico

    • 02/2014

      Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Assistido por Computador - CAD

    • 02/2015 - 12/2015

      Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Resistência dos Materiais B

    • 02/2014 - 07/2014

      Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Mecânico

  • 2006 - 2008

    Forjas Brasileiras S.A. Indústria Metalúrgica

    Vínculo: Engenheiro, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Processo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atuação em projeto e otimização de produtos e processos; nos setores de produção, qualidade e inspeção de produtos e, manutenção. Responsável pelas linhas de bielas forjadas a quente em matriz aberta e árvores/pinhões por laminação transversal a quente. Principais atividades: 1. Desenvolvimento na aplicação de novos materiais para confecção de ferramentas, obtendo excelente ganho na vida de ferramentas e, conseqüentemente, na produtividade. 2. Estudo constante do processo de forjamento objetivando ganhos na produção. 3. Organização da equipe de trabalho para redução do tempo de setup. 4. Elaboração de plano de manutenção preventiva para as máquinas envolvidas na célula produtiva. 5. Presença constante em chão de fábrica visando retorno/interação entre os setores de engenharia, produção, ferramentaria, manutenção, inspeção final e qualidade. 6. Desenvolvimento e aplicação de instruções e registros para monitoramento do processo. 7. Trabalhos de otimização de processo de forjamento de bielas em conjunto com Mahle-Brockhaus.

  • 2018 - 2018

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Contrato por tempo determinado, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professor nas disciplinas: ARQ03317 - Geometria Descritiva II-A ARQ03322 - Desenho Técnico II D

  • 2009 - 2010

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Contrato por tempo determinado, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor das disciplinas: ENG03007 - Projeto Assistido por Computador ENG03350 - Prática de Oficina

  • 2003 - 2004

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista IC, Enquadramento Funcional: outro, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Participação em projetos voltado ao projeto e desenvolvimento de novos processos de forjamento com ligas de aço e ligas leves através de análises físicas e numéricas. Projeto CAE-FORJA.

    Atividades

    • 04/2009

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Mecânica.,Linhas de pesquisa

    • 01/2003 - 02/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Engenharia, Departamento de Metalurgia.,Linhas de pesquisa

  • 2015 - 2016

    Biocore Tecnologia S.A.

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador PD&I, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Bolsista no projeto "Desenvolvimento de protótipo de stent coronariano para uso em bifurcações", edital Inova Talentos 2015 - 4a chamada. Vigência: Agosto/2015 - Julho/2016.

Propriedade Intelectual

Patentes (3)

Tipo Título Data depósito
DEPOSITANTE Patente nº MU 9102471-4 06/01/2011
INVENTOR Armadilha para insetos 17/12/2003
INVENTOR Composição para atrair artrópodes sugadores de sangue e moscas de fruta 06/06/2003