Marcia Maria Barros dos Passos

possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Pará (1986), graduação em Habilitação Em Indústria Farmacêutica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1988), Especialização em Farmácia Hospitalar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Farmácia Hospitalar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Farmácia Hospitalar, com ênfase em Farmacovigilância, atuando principalmente nos seguintes temas da Farmácia Social: Assistência Farmacêutica, Legislação sanitária, Farmácia Hospitalar, Farmacoepidemiologia, Farmacovigilância e informação de medicamentos.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Coletiva

1998 - 2002

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: O uso de Antiinflamatórios Não Esteróides como fator de risco para reações adversas do trato gastrintestinal alto em pacientes submetidos a endoscopia no HUCFF: Um estudo de Caso-controle
Cláudia de Souza Lopes. Palavras-chave: Úlcera; Reações Adversas a Medicamentos; Estudo Caso-controle; Farmacovigilância; Epidemiologia do Medicamento; Efeitos Colaterais a Medicamentos. Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Populações Humanas.

Mestrado em Farmácia Hospitalar

1990 - 1993

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Estudo Biofarmacêutico do Propranolol na Forma de Comprimido Sub-lingual,Ano de Obtenção: 1993
Orientador: José Carlos Saraiva Gonçalves
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Propranolol; Cromatografia Líquida de Alta Eficiência; Biodisponibilidade; Farmácia Hospitalar.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos Voltados Para A Saúde Humana.

Especialização em Farmácia Hospitalar

1989 - 1990

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Métodos de Análise do Propranolol em Fluidos Biológicos
Orientador: Antônio Jorge Ribeiro da Silva
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Habilitação Em Indústria Farmacêutica

1987 - 1988

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Farmácia

1984 - 1986

Universidade Federal do Pará

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2004 - 2004

I Curso Regional Sudeste Sobre Ensino Para o Uso R. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PASSOS, Márcia Maria Barros dos . Oficina de Estruturação do Programa de Farmacovigilância do Estado do Rio de Janeiro. 2003. (Outro).

PASSOS, Márcia Maria Barros dos . I Workshop sobre a História do Medicamento e Farmacovigilância. 2000. (Outro).

PASSOS, Márcia Maria Barros dos . Oficina de Treinamento para a Implantação da Dose Individual- Unitária no Hospital Universitário João de Barros Barreto. 1994. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

A Informação como estratégia para a promoção do uso racional de medicamentos em Farmácia Magistra. Observatório em vigilância de medicamentos: A Informação Interativa como estratégia para a promoção do uso racional de medicamentos. 2016. (Congresso).

XII Congresso de Extensão da UFRJ.. "Observatório em vigilância de medicamentos: A Informação como estratégia para a promoção do uso racional de medicamentos".. 2015. (Congresso).

XII Congresso de Extensão da UFRJ.. A Informação como estratégia para a promoção do uso racional de medicamentos em Farmácia Magistra. 2015. (Congresso).

XVIII Congresso da Federación Farmacéutica Sudamericana e 8º Congresso RIOPHARMA de Ciências Farmacêuticas. ANÁLISES DAS AUTORIZAÇÕES DE PROCEDIMENTO DE ALTA COMPLEXIDADE DE MEDICAMENTOS PARA PACIENTES TRANSPLANTADOS RENAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2015. (Congresso).

XVIII Congresso da Federación Farmacéutica Sudamericana e 8º Congresso RIOPHARMA de Ciências Farmacêuticas. ANTIDEPRESSIVOS: UMA ANÁLISE DE CUSTOS NO BRASIL. 2015. (Congresso).

XVIII Congresso da Federación Farmacéutica Sudamericana e 8º Congresso RIOPHARMA de Ciências Farmacêuticas,. PERFIL DOS AUTOS DE INFRAÇÃO DE FARMÁCIAS E DROGARIAS NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO. 2015. (Congresso).

I Workshop Farmácia Universitária.Erros Inatos do Metabolismo Contribuição das Farmácias Magistrais. 2014. (Outra).

XIX Congresso de Extensão da UFRJ. Perfil da automedicação entre escolares do ensino médio de escolas públicas do Rio de Janeiro da Região AP-3.1. 2012. (Congresso).

VIII Congresso de Extensão da UFRJ. Pet-Saúde/SF-UFRJ/Piraí: Assistência Farmacêutica fundamentada nas estratégias de Promoção do Uso Racional de Medicamentos e Integrada a à estratégia de Saúde da Família. 2011. (Congresso).

VII Congresso de Extensão da UFRJ. A informação compartilhada para prevenção da automedicação e promoção da saúde entre escolares do ensino médio. 2010. (Congresso).

II Encontro Nacional de Farmácias Universitárias.ntegração de Estratégias de Aprendizagem em Serviços das Farmácias Comunitárias com as Farmácias Hospitalares. 2009. (Encontro).

I Encontro Nacional de Farmácias Universitárias.Farmacovigilância na Farmácia com Manipulação. 2008. (Encontro).

Seminários do Programa de mestrado em ciências farmacêuticas. FF-UFRJ.Detecção de reações adversas a medicamentos por alteração laboratorial. 2008. (Seminário).

V Fórum de Produção Acadêmica do Centro de Ciências da Saúde ? Fundação Educacional Serra dos Órgãos.Assistência Farmacêuticas no Sistema Único de Saúde. 2008. (Seminário).

V Congresso de Ciências Farmacêuticas do Rio de Janeiro ? RIOPHARMA. Ações Farmacêuticas em Nutrição Parenteral: Um benefício para o paciente. 2007. (Congresso).

Ciclo de Seminários do Programa de mestrado em ciências farmacêuticas.Assistência Farmacêutica e Gestão Participativa no SUS. 2006. (Seminário).

Encontro Brasil-Cuba: Farmacoepidemiologia e Farmacovigilância.Quais as Estratégias de Universalização do Uso Racional de Medicamentos.. 2006. (Encontro).

4º Congresso Riopharma de Ciências Farmacêuticas. 4º Congresso Riopharma de Ciências Farmacêuticas - A Transformação do Conhecimento. 2005. (Congresso).

IV Congresso Riopharma de Ciências Farmacêuticas. Caracterização do perfil de solicitante de um Centro Regional de Informação de Medicamentos. 2005. (Congresso).

III Congresso de Ciências Farmacêuticas do Rio de Janeiro RIOPHARMA. Mesa-redonda: Informação sobre Medicamentos: ferramenta de apoio disponíveis ao farmacêutico. 2003. (Congresso).

Oficina de Treinamento do Serviço de Farmácia do HUJBB.Sistema de Distribuição de Medicamentos por Dose Unitária. 1994. (Oficina).

X Semana de Farmácia da Faculdade de Farmácia da UFPA. 1994. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: DANIELE ARAUJO E LIMA

MONTEIRO, R. A.; MOREIRA, M. C. N.;PASSOS, Márcia Maria Barros dos. ACESSIBILIDADE AO COMPONENTE ESPECIALIZADO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA: OPINIÃO DE PACIENTES RENAIS CRÔNICOS ATENDIDOS NA RIO-FARMES.. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva.

Aluno: Ana Paula Grazinoli Lobato

PASSOS, Márcia Maria Barros dosCAVALCANTI, M. L. T.; CASTRO, C. O.. O papel do Farmacêutico e a assistência Farmacêutica em unidades de atenção primária à saúde do município do Rio de Janeiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Ligia Soares Matos

PASSOS, Márcia Maria Barros dos. Comparação de duas metodologias analíticas para dosagem de glicose. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Clínica Médica) - Faculdade de Medicina.

Aluno: Francisco Eduardo de Pontes

PASSOS, Márcia Maria Barros dos; ROMAO, C. M. C. P. A.; MATOS, G. C.. Perfil dos medicamentos alopáticos não estéreis manipulados pela farmácias com autorização especial na cidade de Nova Friburgo - RJ. 2009. Dissertação (Mestrado em Vigilância Sanitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Carmelinda Monteiro da Costa Afonso

PASSOS, Márcia Maria Barros dos; CASTILHO, Selma Rodrigues de. Perfil de Utilização de Medicamentos por Pacientes Asmáticos Pediátricos Atendidos em Duas Unidades Públicas Hospitalares. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marcia Caneca Pereira

PASSOS, Márcia Maria Barros dos; CASTRO, C. O.; PEPE, Vera Lúcia Edais. Projeto para implantação de um Programa de Investigação de Efeitos Adversos à Enoxaparina Sódica em Hospital de Rede Privada no Município do Rio de Janeiro. 2006. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Marli Melo da Silva

PASSOS, Márcia Maria Barros dos; ALTENBURG, S. P.; ROZENFELD, S.; CARVALHEIRO, J. R.; PEPE, V. L. E.. Contribuições para Melhoria do Sistema de Vigilância Pós-Comercialização de Vacinas em Bio-Manguinhos Eventos Adversos Pós-Vacinação. 2005. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Imunobiológicos) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Daniel Savignon Marinho

PASSOS, Márcia Maria Barros dos; PEPE, Vera Lúcia Edais. Vancomicina, estudo de utilização com com ênfase em suas reações adversas. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Vigilância Sanitária) - Instituto Nacional de Controle de Qualidade Em Saúde Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Marcia Caneca Pereira

PASSOS, Márcia Maria Barros dos; ROZENFELD, S.; CASTRO, C. O.. Investigação de eventos adversos ao medicamento enoxaparina sódica em hospital da rede privada no Município do Rio de Janeiro.. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante Em Vigilância Em Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública.

Aluno: Angela Maria de Souza Ponciano

PASSOS, Márcia Maria Barros dos. Fatores Associados ao Uso de Medicamentos em População de Funcionários de uma Universidade no Rio de Janeiro. 2005 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniele Araujo Lima

MENEZES, R. A.;PASSOS, Márcia Maria Barros dosCAVALCANTI, M. L. T.. Percepção dos pacientes renais crônicos atendidos na RioFarmes sobre a acessibilidade ao componente especializado da Assistência Farmacêutica. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva.

Aluno: Francini Sueth Nunes

PASSOS, Márcia Maria Barros dos; CASTILHO, Selma Rodrigues de; MATTOS, Guacira Corrêa de. Critérios para uso de albumina humana. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ Sob a Forma de Treinamento p Farmaceuti) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Nicholas Tiellet Lucena Ferreira

FRAGA, A. G. M.; LEAL, F. D.;PASSOS, MÁRCIA MARIA BARROS DOS. ANÁLISE DE CASOS DE MEDICAMENTOS RETIRADOS DO MERCADO POR ATUAÇÃO DA FARMACOVIGILÂNCIA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Farmácia - UFRJ.

Aluno: Gabriela Souza Vicente

PASSOS, MÁRCIA MARIA BARROS DOS; COSTA, M. R.; SOUZA, T. L. F.. ESTUDO DE UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS PARA TRATAMENTO DA ARTRITE REUMATÓIDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NA REGIÃO CENTRO OESTE DO BRASIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de de Farmácia - UFRJ.

Aluno: Érika de Oliveira Fernandes

PASSOS, MÁRCIA MARIA BARROS DOS; COSTA, M. R.; ALMEIDA, R. T.. ESTUDO DE UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS PARA O TRATAMENTO DE ARTRITE REUMATÓIDE NO SUS NA REGIÃO SUL DO BRASIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de de Farmácia - UFRJ.

Aluno: Kelly Oliveira Santos

PASSOS, MÁRCIA MARIA BARROS DOS; MATTOS, Guacira Corrêa de; DELLAMORA, E. C. L.. MÉTODOS DE MONITORAMENTO DA EFETIVIDADE DA ASPARAGINASE NATIVA DE E. coli APLICADOS NA PRÁTICA CLÍNICA: revisão da literatura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de de Farmácia - UFRJ.

Aluno: Alana Borges de Oliveira

PASSOS, Márcia Maria Barros dos. QUANDO A GARANTIA DO ACESSO AOS MEDICAMENTOS DEPENDE DO PODER JUDICIÁRIO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Farmácia - UFRJ.

Aluno: Ruan Dantas de Sá Santos

AZEREDO, T.;PASSOS, Márcia Maria Barros dos; TEIXEIRA, C. A. A.. ANÁLISE DO PERFIL DE UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS PARA TRATAMENTO DE ARTRITE REUMATÓIDE NO SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Farmácia - UFRJ.

Aluno: Thaís de Souza Senna

PASSOS, Márcia Maria Barros dos; MONTEIRO, M. S. S. B.. Desafio do uso compassivo de medicamentos no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de de Farmácia - UFRJ.

Aluno: Ana Clara Brandão Medina Dolher Souza

PASSOS, MÁRCIA MARIA BARROS DOS; PINTO, J. P. M.; LOPES, C. N. C.. O Contexto histórico do programa nacional de imunizações e o papel das transferências de tecnologia nas estratégias de fornecimento de vacinas e capacitação produtiva.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de de Farmácia - UFRJ.

Aluno: Jéssica Domingos da Silva

PASSOS, Márcia Maria Barros dos; SIMAS, N. K.; SANTOS, M. I. S.. Qualidade das bulas de medicamentos fitoterápicos no Brasil: a educação sanitária em foco.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Farmácia - UFRJ.

Aluno: Gabriela Santos Barbosa

PASSOS, Márcia Maria Barros dos; TEIXEIRA, C. A. A.;SILVA, Isabel Galdino da; COSTA, M. R.. Análises dasautorizações de procedimentos de alta complexidade de medicamentos para pacientes transplantados renais no Estado do Rio de Janeiro. 2014 - Faculdade de Farmácia - UFRJ.

Aluno: Rayane Martins da Silva

VIDAL, Naira Villas Boas; TEIXEIRA, C. A. A.;PASSOS, Márcia Maria Barros dos. Automação na Distribuição de Medicamento em Hospitais: uma solução na minimização de erros de medicação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Farmácia - UFRJ.

Aluno: Patricia Magalhães de Oliveira Machado

PASSOS, Márcia Maria Barros dos; VIDAL, Naira Villas Boas; TEIXEIRA, C. A. A.. Prevalência dos autos de infração de farmácias e drogarias em uma área de planejamento da região metropolitana do Rio de Janeiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Farmácia - UFRJ.

Aluno: Rayssa Helena da Cunha Briggs

PASSOS, Márcia Maria Barros dos; VIDAL, Naira Villas Boas; BARROS, Rita de Cássia. Polimedicação e medicação potencialmente inapropriada em idoso: um relato de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Farmácia - UFRJ.

Aluno: Danielle Cardoso de Souza

PASSOS, Márcia Maria Barros dos; Moura, MRL. Manejo Correto de Medicamentos na Perspectiva do Utente.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Carolina Rodrigues Alves Vieira

PASSOS, Márcia Maria Barros dos; Moura, MRL. A vigilância sanitária dos estabelecimentos farmacêuticos públicos, privados e filantrópicos em Piraí (RJ).. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Alice Nogueira Fernandes

PASSOS, Márcia Maria Barros dos; VIDAL, Naira Villas Boas. o Farmacêutico Clínico nas Infecções Hospitalares: o caso de um hospital militar do RJ. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Tatiane Ferraz da Silva

PASSOS, Márcia Maria Barros dos; VIDAL, Naira Villas Boas. Conhecendo a utilização de medicamentos pelos pacientes da Farmácia Universitária / UFRJ. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PASSOS, MÁRCIA MARIA BARROS DOS; MATOS, G. C.; MONTEIRO, M. S. S. B.. Comissão julgadora de processo seletivo para provimento de uma vaga de professor substituto. 2018. Faculdade de Farmácia - UFRJ.

RANGEL, M. C.; AZEREDO, T.;PASSOS, Márcia Maria Barros dos. Comissão julgadora do processo seletivo para provimento de uma vaga de professor substituto 20h (Setor Farmacoepidemiologia). 2016. Faculdade de Farmácia - UFRJ.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos. Comissão julgadora do Processo Seletivo para Professor Substituto no setor de Economia e Administração de Empresas Farmacêuticas. 2012. Faculdade de Farmácia - Campus Macaé/UFRJ.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos. Concurso Público para Farmacêutico da Prefeitura Municipal de BOA VISTA- RR, 2012. Instituto Brasileiro de Administração Municipal.. 2012. Instituto Brasileiro de Administração Municipal.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos. Concurso Público para Farmacêutico da Prefeitura Municipal de PARAÍBA DO SUL ? RJ, 08/07/2012,. Instituto Brasileiro de Administração Municipal. 2012. Instituto Brasileiro de Administração Municipal.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos. Concurso Público para Farmacêutico da Prefeitura Municipal de BOM JESUS DA LAPA ? BA 22/01/2012. Instituto Brasileiro de Administração Municipal.. 2012. Instituto Brasileiro de Administração Municipal.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos. Concurso Público para Farmacêutico da Prefeitura Municipal de BARRA DO PIRAÍ ? RJ 12/02/2012. Instituto Brasileiro de Administração Municipal.. 2012. Instituto Brasileiro de Administração Municipal.

AMADOR, T.;PASSOS, Márcia Maria Barros dos. Comissão julgadora do Processo Seletivo para Professor Temporário (20 Horas) no setor Política de Saúde e Assistência e Atenção Farmacêutica. 2011. Faculdade de Farmácia - Campus Macaé/UFRJ.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos. Concurso Público para Farmacêutico da Prefeitura Municipal de PINHEIRAL- RJ 14/08/2011, Instituto Brasileiro de Administração Municipal.. 2011. Instituto Brasileiro de Administração Municipal.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos. Concurso Público para Farmacêutico da Prefeitura Municipal de BORDA DA MATA ? MG 20/11/2010. Instituto Brasileiro de Administração Municipal.. 2010. Instituto Brasileiro de Administração Municipal.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos. Concurso Público para Farmacêutico da Prefeitura Municipal de JERÔNIMO MONTEIRO ? ES 12/09/2010. Instituto Brasileiro de Administração Municipal.. 2010. Instituto Brasileiro de Administração Municipal.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos. Concurso Público para Farmacêutico da Prefeitura Municipal de LEOPOLDINA ? MG 12/09/2010. Instituto Brasileiro de Administração Municipal.. 2010. Instituto Brasileiro de Administração Municipal.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos; Ricci, Eduardo; MATHEUS, M. E.. Concurso para o cargo de farmacêutico para a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói. 2007. Instituto Brasileiro de Administração Municipal.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos; Ricci, Eduardo; MATHEUS, M. E.. Concurso Público para Farmacêutico da Prefeitura Municipal de Caçador-SC. 2007. Instituto Brasileiro de Administração Municipal.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos; MATHEUS, M. E.; Ricci, Eduardo. Concurso Público para Farmacêutico da Prefeitura Municipal de Paracatu. 2007. Instituto Brasileiro de Administração Municipal.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos; MATHEUS, M. E.. Concurso Público para Farmacêutico da Prefeitura Municipal de Mesquita - RJ. 2006. Núcleo de Computação Eletrônica - UFRJ.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos. Concurso para o cargo de farmacêutico para o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - UFRJ. 2006. Núcleo de Computação Eletrônica - UFRJ.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos; MATHEUS, M. E.. Concurso para farmacêutico para o cargo de Tecnologista - Área de atuação:Farmácia. 2006. Fundação Oswaldo Cruz.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos; MATHEUS, M. E.. Concurso para farmacêutico para o cargo de Tecnologista - Área de atuação: Assistência Farmacêutica e Farmacovigilância. 2006. Fundação Oswaldo Cruz.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos; MATHEUS, M. E.. Concurso para farmacêutico para o cargo de Tecnologista - Área de atuação: Almoxarifado de Insumos para a Saúde. 2006. Fundação Oswaldo Cruz.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos; MATHEUS, M. E.. Concurso para farmacêutico para o cargo de Ténico I - Área de atuação:Farmácia. 2006. Fundação Oswaldo Cruz.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos; MATHEUS, M. E.. Concurso para farmacêutico para o cargo de Técnico I: Perfil - Assistência Farmacêutica. 2006. Fundação Oswaldo Cruz.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos; MATHEUS, M. E.. Concurso para farmacêutico para o cargo de Assistente de Pesquisa - Área de atuação: Farmácia. 2006. Fundação Oswaldo Cruz.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos; MATHEUS, M. E.. Concurso para farmacêutico para o cargo de Assistente de Pesquisa - Perfil: Farmácia Hospitalar. 2006. Fundação Oswaldo Cruz.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos. Concurso público para farmaceutico na cidade de Vila Velha/Espírito Santo. 2005. Instituto Brasileiro de Administração Municipal.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos; MATHEUS, M. E.. Concurso Público para Farmacêutico da Secretaria Municipal do municipio de Serra. 2003. Núcleo de Computação Eletrônica - UFRJ.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos. Concurso para o cargo de farmacêutico para a Secretaria Municipal de Saúde para Angra dos Reis. 1998. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos. Concurso para o cargo de farmacêutico para o Hospital Universitário Pedro Ernesto- UERJ. 1997. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos; Moura, MRL. Membro da Comissão para Determinação de Normas de Qualificação e Capacitação para os Servidores da Faculdade de Farmácia da UFRJ. 2012. Faculdade de Farmácia - UFRJ.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos. Parecerista Ad/hoc no Edital do PRÊMIO DE INCENTIVO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA O SUS EM 2012.. 2012.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos; Moura, MRL; BARROS, Rita de Cássia. Comissão para Revalidação de Diploma de Graduação do Curso de Farmácia- Faculdade de Farmácia da UFRJ.. 2011. Faculdade de Farmácia - UFRJ.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos. Parecerista Ad/hoc no Edital do PRÊMIO DE INCENTIVO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA O SUS EM 2010. 2010. Minstério da Saúde.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos. Membro da Comissão científica do II Encontro Nacional de Farmácias Universitárias. Faculdade de Farmácia ? UFRJ. Rio de janeiro, 2009.. 2009. Faculdade de Farmácia - UFRJ.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos. Membro da COMARE Comissão de Avaliação para a Seleção de Medicamentos Essenciais. Departamento de Assistência Farmacêutica- Ministério da Saúde, DAF/MS. 2008. 2008.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos. Comissão Científica do 4º Congresso Riopharma de Ciências Farmacêuticas. 2007.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos. Seleção dos Trabalhos Inscritos no Prêmio de Incentivo ao Desenvolvimento e à Aplicação da Epidemiologia no SUS. 2007. Secretaria de Vigilância em Saúde- MS.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos; BARROS, Rita de Cássia; Moura, MRL. Comissão de Avaliação com a finalidade de Analisar a Revalidação/Reconhecimento do diploma de Graduação do Curso de Farmácia. 2006. Faculdade de Farmácia - UFRJ.

BARROS, Rita de Cássia; Moura, MRL;PASSOS, Márcia Maria Barros dos. Comissão de Avaliação com a finalidade de Analisar a Revalidação/Reconhecimento do diploma de Graduação do Curso de Farmácia. 2006. Faculdade de Farmácia - UFRJ.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos. Comissão Científica do 4º Congresso Riopharma de Ciências Farmacêuticas. 2005. Conselho Regional de Farmácia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sheila Garcia

GARCIA, S.; LOPES, C. S.; COELHO, H. S. M.; SILVA, G. A. E.; SICHIERI, R.. O uso de antiinflamatórios não esteróides como fator de risco para reações adversas do trato gastrintestinal alto em pacientes submetidos a endoscopia: um estudo caso-controle. 2002. Tese (Doutorado em Medicina Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Rosely Sichieri

PASSOS, M. M. B.;SICHIERI, R.. O uso de antiinflamatórios não esteróides como fator de risco para reações adversas do trato gastrointestinal alto em pacientes submetidos a endoscopia: um estudo caso-controle. 2002. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Rosely Sichieri

PASSOS, M. M. B.;SICHIERI, R.. Um estudo prospectivo das reações adversas a medicamentos produzidas por antiiflamatorios não esteróides na ortopediado hospital Clementino Fraga Filho. 2001. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Claudia de Souza Lopes

PASSOS, M. M. B.;LOPES, C.S.SICHIERI, Rosely; MENDONÇA, Gulnar Azevedo e Silva; COELHO, Henrique Sérgio Tomás. O uso de antiinflamatórios não esteróides como fator de risco para reações adversas do trato gastrintestinal alto em pacientes submetidos a endoscopia: Um estudo caso-controle. 2002. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Claudia de Souza Lopes

PASSOS, M. M. B.;LOPES, C.S.. Um estudo prospectivo das reações adversas a medicamentos produzidas por antiinflamatórios não esteróides na ortopedia do Hospital Clementino Fraga Filho. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Gulnar Azevedo e Silva

Azevedo e Silva, Gulnar. O uso de antiinflamatórios não esteróides como fator de risco para reações adversas do trato gastrintestinal alto em pacientes submetidos a endoscopia: um estudo caso-controle. 2002. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Elisabete Pereira dos Santos

SANTOS, E. P.. Determinação da Biodisponibilidade de Propanolol Sublingual por CLAE/Fluorescência. 1993. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Patricia da Silva Rego

Dano hepático induzido por medicamentos: Estudo de Validação diagnóstica através da comparação dos métodos Naranjo e Rucam (Roussel Uclaf Assessment Scale; Início: 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pó-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Coorientador);

Alessandra Mello Leal

Hospitais Sentinela do Rio de Janeiro: uma abordagem histórica; Início: 2009; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Vigilância Sanitária) - Faculdade de Farmácia - UFRJ; (Orientador);

Danielle Cardoso de Souza

Farmacovigilância Intensiva no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho; Início: 2008; Iniciação científica (Graduando em Farmácia) - Faculdade de de Farmácia - UFRJ; (Orientador);

Thais Biondino Sardella

FARMACOVIGILÂNCIA INTENSIVA NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO; Início: 2006; Iniciação científica (Graduando em FARMÁCIA) - FACULDADE DE FARMÁCIA; (Orientador);

[Nome removido após solicitação do usuário]

CENTRO REGIONAL DE INFORMAÇÃO DE MEDICAMENTOS: UMA FERRAMENTA PARA A PROMOÇÃO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS; Início: 2006; Iniciação científica (Graduando em FARMÁCIA) - FACULDADE DE FARMÁCIA; (Orientador);

Roselane Cruz dos Santos

FARMACOVIGIlÂNCIA INTENSIVA NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO; Início: 2006 - FACULDADE DE FARMÁCIA; (Orientador);

CAROLINA DE ANDRADE BARBOSA

DETECÇÃO DE REAÇÕES ADVERSAS A MEDICAMENTOS POR ALTERAÇÃO DO EXAME CLÍNICO LABORATORIAL; Início: 2006; Iniciação científica (Graduando em FARMÁCIA) - FACULDADE DE FARMÁCIA; (Orientador);

VICTOR GOMES BERGAMI

DETECÇÃO DE REAÇÕES ADVERSAS A MEDICAMENTOS POR ALTERAÇÃO DO EXAME CLÍNICO LABORATORIAL; Início: 2006 - FACULDADE DE FARMÁCIA; (Orientador);

CECÍLIA MEDEIROS

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E GESTÃO PARTICIPATIVA NO SUS; Início: 2005; Iniciação científica (Graduando em FARMÁCIA) - FACULDADE DE FARMÁCIA, Ministério da Saúde; (Orientador);

Amanda Santos de Paula Marques

DETECÇÃO DE REAÇÕES ADVERSAS A MEDICAMENTOS POR ALTERAÇÃO DO EXAME CLÍNICO LABORATORIAL; Início: 2005; Iniciação científica (Graduando em FARMÁCIA) - FACULDADE DE FARMÁCIA; (Orientador);

Andre de Oliveira Souza

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E GESTÃO PARTICIPATIVA NO SUS; Início: 2005; Iniciação científica (Graduando em FACULDADE DE FARMÁCIA) - Faculdade de Farmácia, Ministério da Saúde; (Orientador);

Lucas Tramontano

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E GESTÃO PARTICIPATIVA NO SUS; Início: 2005; Iniciação científica (Graduando em FARMÁCIA) - FACULDADE DE FARMÁCIA, Ministério da Saúde; (Orientador);

Isabel Galdino da Silva

SIH/SUS como fonte para o estudo de morbi-mortalidade causada por medicamento no estado do Rio de Janeiro de 1999-2007; 2008; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Márcia Maria Barros dos Passos;

Náira Villlas Boas Vidal de Oliveira

Farmácias no Brasil: o interesse público explorado pela iniciativa privada; 2007; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Márcia Maria Barros dos Passos;

Isabel Galdino da Silva

Avaliação das reações adversas a medicamentos e de seus custos em um hospital universitário no Rio de Janeiro; 2013; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Márcia Maria Barros dos Passos;

Simone Coulaud Cunha

Proposta de Questionário para Avaliação do Uso de Medicamentos com Pacientes Ambulatoriais do Instituto Municipal Phillipe Pinel, no Município do Rio de Janeiro; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ Sob a Forma de Treinamento p Farmaceuti) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Márcia Maria Barros dos Passos;

Roberta Barros Coelho Neto

PERFIL DE UTILIZAÇÃO DA PREDNISONA COM ÊNFASE NAS REAÇÕES ADVERSAS; 2004; 16 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Manipulação Farmaceutica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Márcia Maria Barros dos Passos;

Marcela de Oliveira Ramos

PERFIL DE AGRAVOS PORCOSMÉTICOS A PARTIR DE NOTIFICAÇÕES REGISTRADAS NO NOTIVISA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de de Farmácia - UFRJ; Orientador: Márcia Maria Barros dos Passos;

Rafaela de Lima Camilo

PERFIL DA DENOMINAÇÃO DE MEDICAMENTOS SEM PRESCRIÇÃO À LUZDA REGULAMENTAÇÃO SANITÁRIA BRASILEIRA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Farmácia - UFRJ; Orientador: Márcia Maria Barros dos Passos;

Gabriel Duarte Mendonça

SITUAÇÃO DOS MEDICAMENTOS BIOLÓGICOS NO BRASIL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de de Farmácia - UFRJ; Orientador: Márcia Maria Barros dos Passos;

Letícia Ferreira de Aquino

PROJETO DE APLICAÇÃO DO SISTEMA DE DOSE INDIVIDUALIZADA EM UMA UNIDADE HOSPITALAR DO SUS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de de Farmácia - UFRJ; Orientador: Márcia Maria Barros dos Passos;

ANA CAROLINA DE SOUZA ANDRADE

AVALIAÇÃO DA PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS MANIPULADOS PARA PACIENTES NEONATOS EM INTERNAÇÃO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Farmácia - UFRJ; Orientador: Márcia Maria Barros dos Passos;

Andressa Barros Diogo de Souza

ERROS DE PRESCRIÇAÕ DE MEDICAMENTOS NO BRASIL: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Farmácia - UFRJ; Orientador: Márcia Maria Barros dos Passos;

Gabrielle Salles Costa da Silva

A FARMÁCIA HOSPITALAR NA REDE HOSPITALAR NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Farmácia - UFRJ; Orientador: Márcia Maria Barros dos Passos;

Victor Max Pimentel Lourinho

PRESCRIÇÃO FARMACÊUTICA: O PANORAMA MUNDIAL; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Farmácia - UFRJ; Orientador: Márcia Maria Barros dos Passos;

Sabrina Alves de Souza Pereira

? INVESTIGAÇÃO FARMACOEPIDEMIOLÓGICA EM PRESCRIÇÕES MÉDICAS DA ATENÇÃO BÁSICA: O CASO DO IDOSO; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Farmácia - UFRJ; Orientador: Márcia Maria Barros dos Passos;

Luna Clara França da Silva

REAÇÕES ADVERSAS HEMATOLÓGICAS PRODUZIDAS POR FÁRMACOS EM CRIANÇAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Farmácia - UFRJ; Orientador: Márcia Maria Barros dos Passos;

Isandra de Oliveira Meirelles

UM ESTUDO DE REVSÃO DA INTEGRAÇÃO DAS BASES DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE ((SUS); ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Farmácia - UFRJ; Orientador: Márcia Maria Barros dos Passos;

Felipe Cardia Alves

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS PRESCRIÇÕES RECEBIDASEM UMA FARMÁCIA COM MANIPULAÇÃO; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Farmácia - UFRJ; Orientador: Márcia Maria Barros dos Passos;

André Felipe Prado Varela

ANTIDEPRESSIVOS: UMA ANÁLISE DE CUSTOS NO BRASIL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Farmácia - UFRJ; Orientador: Márcia Maria Barros dos Passos;

Jéssica Domingos da Silva

Qualidade das bulas dos medicamentos fitoterápicos no BRASIL:a educação sanitária em foco; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Farmácia - UFRJ; Orientador: Márcia Maria Barros dos Passos;

Gabriela Santos Barbosa

ANÁLISES DAS AUTORIZAÇÕES DE PROCEDIMENTOS DE ALTA COMPLEXIDADE DE MEDICAMENTOS PARA PACIENTES TRANSPLANTADOS RENAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Farmácia - UFRJ; Orientador: Márcia Maria Barros dos Passos;

Ana Clara Lourenço

FARMACOVIGILÂNCIA EM FARMÁCIA MAGISTRAL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Farmácia - UFRJ; Orientador: Márcia Maria Barros dos Passos;

Stefanie Caroline Alves de Andrade de Azeredo

? DETECÇÃO DE REAÇÕES ADVERSAS A MEDICAMENTOS POR MEIO DE RASTRADORES CID-10 EM POPULAÇÃO HOSPITALIZADA; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Farmácia - UFRJ; Orientador: Márcia Maria Barros dos Passos;

Eliandra Cardoso Pereira Teixeira

Assistência Farmacêutica e a Regulamentação de Medicamentos em Angola: Organização, Estrutura e Processo; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Márcia Maria Barros dos Passos;

Patricia Magalhães de Oliveira Machado

Prevalência dos autos de infração de farmácias e drogarias em uma área de planejamento da região metropolitana do Rio de Janeiro; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Farmácia - UFRJ; Orientador: Márcia Maria Barros dos Passos;

Roselane Cruz dos Santos

O Panorama da Farmacovigilância Hospitalar no Brasil baseado na publicação científica; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Márcia Maria Barros dos Passos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Suely Rozenfeld

O uso de antiinflamatórios não esteróides como fator de risco para reações adversas do trato gastrintestinal alto em pacientes submetidos a endoscopia:um estudo caso-controle; 2002; 0 f; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Suely Rozenfeld;

José Carlos Saraiva Gonçalves

Estudo biofarmacêutico do propranolol na forma de comprimido sublingual 3 mg; 1995; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Jose Carlos Saraiva Gonçalves;

Antonio Jorge Ribeiro da Silva

Estudo biofarmacêutico do Propranolol na forma de comprimido sublingual de 3 mg; 1993; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Jorge Ribeiro da Silva;

Antonio Jorge Ribeiro da Silva

Metodos de Análise do propranolol em fluidos biológicos; 1990; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Farmácia Hospitalar) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Jorge Ribeiro da Silva;

Claudia de Souza Lopes

O uso de antiinflamatórios não esteróides como fator de risco para reações adversas do trato gastrintestinal alto em pacientes submetidos a endoscopia : Um estudo caso-controle; 2002; 85 f; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Claudia de Souza Lopes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALVES, F. C. ; PASSOS, MÁRCIA MARIA BARROS DOS ; MELO, A. S. P. ; MONTEIRO, M. S. S. B. . Perfil dos erros de prescrições de medicamentos manipulados em uma farmácia com manipulação. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia , v. 7, p. 5-13, 2019.

  • MONTEIRO, M. S. S. B. ; VIDAL, Naira Villas Boas ; Freitas ZMF ; PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; SANTOS, E. P. . Contribuições de uma farmácia universitária na semana nacional de ciências e tecnologia. INTERFACES - REVISTA DE EXTENSÃO DA UFMG , v. 7, p. 366, 2019.

  • PASSOS, MÁRCIA MARIA BARROS DOS ; ALBINO, RAYANE DA CRUZ ; FEITOZA-SILVA, MICHELE ; OLIVEIRA, DANILO RIBEIRO DE . A disseminação cultural das garrafadas no Brasil: um paralelo entre medicina popular e legislação sanitária. Saúde em Debate , v. 42, p. 248-262, 2018.

  • PEREIRA, S. A. S. ; ALMEIDA, R. S. ; PASSOS, MÁRCIA MARIA BARROS DOS . Interações Medicamentosas Potenciais em Idosos atendidos em uma unidade Básica do Rio de Janeiro.. REVISTA BRASILEIRA DE FARMÁCIA (ON LINE) , v. 99, p. 2464-2483, 2018.

  • DA SILVA, JÉSSICA DOMINGOS ; PASSOS, MÁRCIA MARIA BARROS DOS ; SIMAS, NAOMI KATO ; DOS SANTOS, MARIA ISABEL SAMPAIO . Qualidade das bulas de fitoterápicos no Brasil. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia , v. 4, p. 56-64, 2016.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; CRUZ, R. S. ; Bergami, VG ; Souza, DC . Interações medicamentosas erm pacientes internados na clínica médica de um hospital de ensino e fatores associados. Revista Brasileira de Farmácia / Brazilian Journal of Pharmacy , v. 93, p. 450, 2012.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; CAVALCANTI, M. L. T. . Percepção dos conselheiros municipais de saúde sobre assistência farmacêutica no estado do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Farmácia / Brazilian Journal of Pharmacy , v. 92, p. 279, 2011.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; VIDAL, Naira Villas Boas ; SILVA, Isabel Galdino da ; DI LEU, R. G. . Avaliação das solicitações de informações fornecidas pelo centro regional de informação de medicamentos do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Farmácia , v. 90, p. 101-106, 2009.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; BARROS, Rita de Cássia ; VIDAL, Naira Villas Boas ; ZAIRE, Carla Edialla Figueiredo ; GALDINO, Isabel . Psoríase II (Ano VII - Número 3 - Julho de 2005). Riopharma (Ano XIV, Número 67), Rio de Janeiro, p. 1 - 5, 01 jul. 2005.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; ZAIRE, Carla Edialla Figueiredo ; VIDAL, Naira Villas Boas ; BARROS, Rita de Cássia . Psoríase I (Ano VII - Número 2 - Abril de 2005). Riopharma (Ano XIV, Número 66), Rio de Janeiro, p. 1 - 5, 01 abr. 2005.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; ZAIRE, Carla Edialla Figueiredo ; VIDAL, Naira Villas Boas ; BARROS, Rita de Cássia . Tipos de Artrites Mais Frequentes (Informativo do CRIM - Ano VII - no.1). Riopharma (Ano IV - no.64), Rio de Janeiro, p. 1 - 4, 01 jan. 2005.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; VIDAL, Naira Villas Boas ; BARROS, Rita de Cássia ; AVOLIO, C. F. ; SATO, M. . Farmacogenômica (Informativo do CRIM - Ano IV - no.3). Riopharma (Ano XIII - no.62), Rio de Janeiro, p. 1 - 4, 01 jul. 2004.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; VIDAL, Naira Villas Boas ; BARROS, Rita de Cássia ; PINTO, T. R. C. ; ABREU, P. A. V. . Doença de Alzheimer (Informativo do CRIM - Ano VI - no.12). Riopharma (AnoXIII - no.60), Rio de Janeiro, p. 1 - 4, 01 mar. 2004.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; VIDAL, Naira Villas Boas ; BARROS, Rita de Cássia ; PINTO, T. R. C. ; OLIVEIRA, M. V. B. V. . Hipoglicemiantes (Informativo do CRIM - Ano V - no.11). Riopharma (Ano II - no.58), Rio de Janeiro, p. 1 - 4, 01 nov. 2003.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; CHIAVEGATTO, L. F. S. ; BARROS, Rita de Cássia ; VIDAL, Naira Villas Boas ; PINTO, T. R. C. ; VIEIRA, A. P. B. . Filtros Solares (Informativo do CRIM - Ano V - no.1). Riopharma (Ano XII - no.54), Rio de Janeiro, p. 1 - 5, 01 mar. 2003.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; CHIAVEGATTO, L. F. S. ; BARROS, Rita de Cássia ; VIDAL, Naira Villas Boas ; PINTO, T. R. C. ; FERMAM, M. K. . Terapêutica das Dislipidemias (Informativo do CRIM - Ano IV - no.5). Riopharma (Ano IX - no.51), Rio de Janeiro, p. 1 - 4, 01 out. 2002.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; CHIAVEGATTO, L. F. S. ; BARROS, Rita de Cássia ; VIDAL, Naira Villas Boas ; RANGEL, T. B. A. ; PUGLIESE, P. K. . Tratamento da Osteoporose (Informativo do CRIM - Ano IV - no.4). Riopharma (Ano XI - no.49), Rio de Janeiro, p. 1 - 4, 01 maio 2002.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; CHIAVEGATTO, L. F. S. ; BARROS, Rita de Cássia ; VIDAL, Naira Villas Boas ; ALBERTO, M. T. R. . Novos Antidepressivos (Informativo do CRIM - Ano V - no.3). Riopharma (Ano XI - no 47), Rio de Janeiro, p. 1 - 4, 01 jan. 2002.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; CHIAVEGATTO, L. F. S. ; VIDAL, Naira Villas Boas ; BARROS, Rita de Cássia ; ALBERTO, M. T. R. . Antitussígenos e Expectorantes (Informativo do CRIM - Ano III - no.2). Riopharma ( Ano X - no.45), Rio de Janeiro, 01 ago. 2001.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; MERLIM, E. A. ; CHIAVEGATTO, L. F. S. . Benzodiazepínicos - Principal Classe de Fármacos Ansiolíticos (Informativo do CRIM - Ano III - no.1). Riopharma (Ano X - no. 43), Rio de Janeiro, p. 1 - 4, 01 mar. 2001.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; VIDAL, Naira Villas Boas ; CHIAVEGATTO, L. F. S. ; BARROS, Rita de Cássia ; ALBERTO, M. T. R. . Anti-inflamatórios não-esteroidais (Informativo do CRIM - Ano II - no.1). Riopharma - Ano IX - número 41, Rio de Janeiro, p. 1 - 4, 01 nov. 2000.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos . Esteróides Anabolizantes (Informativo do CRIM - Ano I - no.3). RIOPHARMA, Rio de Janeiro, p. 1 - 4, 01 jun. 2000.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; Santos, RC ; Souza, DC ; Bergami, VG . Interações Medicamentosas em Pacientes Internados na Clínica Médica de um Hospital Universitário. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva., 2009, Recife. IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva., 2009.

  • Freitas, LF ; Marques ASP ; PASSOS, Márcia Maria Barros dos . A Partner in Epidemiologic Surveillance about Drugs Adverse Reactions in nosocomial enviroment. In: 6th International Congress of Pharmaceutical Sciences - CIFARP, 2007, Ribeirão Preto. 6th International Congress of Pharmaceutical Sciences - CIFARP, 2007.

  • Marques ASP ; Freitas, LF ; PASSOS, Márcia Maria Barros dos . ?Hospitalar Farmacosurveillance: Drug Interactions Emphasis. In. In: 6th International Congress of Pharmaceutical Sciences - CIFARP, 2007, Ribeirão Preto. 6th International Congress of Pharmaceutical Sciences - CIFARP, 2007.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; VIDAL, Naira Villas Boas ; ZAIRE, Carla Edialla Figueiredo ; GALDINO, Isabel . O Centro Regional de Informação de Medicamentos (CRIM) - UFRJ e seus Resultados. In: VIII Congresso Iberoamericano de Extensão Universitária, 2005, Ro de Janeiro. Anais do VIII Congresso Iberoamericano de Extensão Universitária: navegar é preciso. transformar é possível., 2005.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; VIDAL, Naira Villas Boas ; CHIAVEGATTO, L. F. S. . Avaliação de Satisfação do Usuário de uma Farmácia Universitária após modificação na estrutura física. In: III Congresso de Ciências Farmacêuticas do Rio de janeiro, 2003, Rio de janeiro. Anais do III Congresso de Ciências Farmacêutica do Rio de janeiro, 2003.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; GOMES, M. F. ; GONCALVES, J. C. S. . Um Estudo de Prevalência da Automedicação Infantil em uma Região Administrativa do município do Rio de janeiro. In: VI Congresso Brasileirto de Saúde Coletiva, 2000, Salvador. Anais do VI Congresso Brasieliro de Saúde Coletiva, 2000. v. 1. p. 409-409.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos . Um Estudo de Farmacovigilância Inteniva na Santa Casa de Misericórdia do Pará. In: I Congresso de Ciências Farmacêuticas do Rio de janeiro, 1999, Rio de janeiro. Anais do I Congresso de Ciências Farmacêuticas do Rio de janeiro, 1999. v. 1. p. 109-110.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; SILVA, A. J. R. ; GONCALVES, J. C. S. . Propranolol na forma de Comprimido Sub-lingual: Preparação e Avaliação da Biodisponibilidade Plasmática. In: II Congresso Mundial de Farmacêuticos de Expressão Portuguesa, 1994, Brasilia. Anais do II Congresso Mundial de Expressão Portuguesa, 1994. v. 1. p. 20-21.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; GRAM, K. R. ; SOUZA, R. V. ; SILVA, C. ; VIDAL, Naira Villas Boas . Análise Farmacêutica de Prescrições Médicas no Serviço de Farmácia do Hospital Estadual Carlos Chagas no Ano de 2002. In: III Congresso de Ciências Farmacêuticas do Rio de janeiro, 2003, Rio de janeiro. Anais do III Congresso de Ciências Farmacêuticas do Rio de janeiro, 2003.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos . Um Estudo de Farmacovigilância com Ênfase nas Interações Medicamentosas em um Hospital Universitário. In: VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2000, Salvador. Anais do VI Congresso Brasieliro de Saúde Coletiva, 2000. v. 1. p. 408-409.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; GOMES, M. F. ; GONCALVES, J. C. S. . Estudo de Prevalência da Automedicação Infantil em uma Região administrativa no Município do Rio de janeiro. In: I Congresso de Ciências Farmacêuticas do Rio de Janeiro, 1999, Rio de janeiro. Anais do I Congresso de Ciências Farmacêuticas do Rio de Janeiro, 1999. v. 1. p. 15-16.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; CHIAVEGATTO, L. F. S. . Perfil de Prescrição de Medicamentos e Grupos Diagnósticos Prevalentes em Dermatologia Atendidos na Farmácia Universitária. In: 48 Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da ciência, 1996, São Paulo. Anais da 48 Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1996. v. 3. p. 11-11.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; DUARTE, A. G. ; CHIAVEGATTO, L. F. S. . Orientacion Farmaceutica al Paciente: Una Experiencia en Farmacia de Manipulacion. In: VII Congresso de la Organizacion del Farmaceuticos Ibero-latinos OFIL, 1996, Buenos Aires. Anais del VII Congresso de la Organizacion del Farmaceuticos Ibero-latinos OFIL, 1996. v. 1. p. 25-25.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; SILVA, A. J. R. ; CHIAVEGATTO, L. F. S. . Proposta de Teste de Dissolução para Comprimido Sub-lingual. In: II Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar, 1992, Rio de janeiro. Anais do II Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar, 1992. v. 1. p. 1-1.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; SILVA, A. J. R. ; GONCALVES, J. C. S. . Dosagem Plasmática do Propranolol Administrado via Sub-lingual por CLAE. In: III Congresso Brasileiro de Produtos Farmacêuticos Cosméticos e Afins, 1991, São Paulo. Anais do III Congresso Brasileiro de Produtos Farmacêuticos Cosméticos e Afins, 1991. v. 1. p. 10-10.

  • Souza, DC ; Szabo I ; PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; VIDAL, Naira Villas Boas ; CRUZ, R. S. . Perfil da produção do Centro Regional de Informação de Medicamentos da UFRJ em 2011. In: XIX Congresso de Extensão da UFRJ, 2012, Rio de Janeiro. XIX Congresso de Extensão da UFRJ, 2012.

  • Souza, DC ; Szabo I ; PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; CRUZ, R. S. ; SOUZA, V. P. . Perfil da automedicação entre escolares do ensino médio de escolas públicas do Rio de Janeiro da Região AP-3.1. In: XIX Congresso de Extensão da UFRJ, 2012, Rio de Janeiro. XIX Congresso de Extensão da UFRJ, 2012.

  • SOLER, O. ; PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; VIDAL, Naira Villas Boas ; Szabo I . Gestão técnica e clínica da Assistência Farmacêutica Teixeira C. ?Pet-Saúde/SF-UFRJ/Piraí: em Piraí-RJ. In: III Simpósio Interno de Ensino Pesquisa e Extensão da Faculdade de Farmácia da UFRJ, 2011. III Simpósio Interno de Ensino Pesquisa e Extensão da Faculdade de Farmácia da UFRJ, 2011.

  • SOLER, O. ; PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; VIDAL, Naira Villas Boas ; Szabo I . Tecnologias para a Gestão técnica e clínica da Assistência Farmacêutica: PET_SAÙDE-PIRAÌ (RJ). In: XI Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e 4 Encontro Luso-Brasileiro de Medicina Geral, Familiar e Comunitária, 2011, Rio de Janeiro. XI Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e 4 Encontro Luso-Brasileiro de Medicina Geral, Familiar e Comunitária, 2011.

  • Szabo I ; VIDAL, Naira Villas Boas ; PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; SOUZA, V. P. . Informação sobre Medicamentos: OCentro Regional de Informação de Medicamentos da UFRJ contribuindo para o uso racional. In: III Simpósio Interno de Ensino Pesquisa e Extensão da Faculdade de Farmácia da UFRJ, 2011, Rio de Janeiro. III Simpósio Interno de Ensino Pesquisa e Extensão da Faculdade de Farmácia da UFRJ, 2011.

  • SOLER, O. ; VIDAL, Naira Villas Boas ; PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; Szabo I . Pet-Saúde/SF-UFRJ/Piraí: Assistência Farmacêutica fundamentada nas estratégias de Promoção do Uso Racional de Medicamentos e Integrada a à estratégia de Saúde da Família. In: VIII Congresso de Extensão da UFRJ, 2011, Rio de Janeiro. VIII Congresso de Extensão da UFRJ, 2011.

  • Szabo I ; PASSOS, Márcia Maria Barros dos . ?Interações Medicamentosas Potencialmente Graves Detectadas pelo Centro Regional de Informações de Medicamentos. In: XX Congresso Pan-Americano de Farmácia e do XIV Congresso da Federação Sul-Americana., 2010, Porto Alegre. XX Congresso Pan-Americano de Farmácia e do XIV Congresso da Federação Sul-Americana., 2010. v. 1. p. 1.

  • Szabo I ; PASSOS, Márcia Maria Barros dos . ?Centro Regional de Informações sobre Medicamentos da UFRJ: Produção e Indicadores?.. In: XX Congresso Pan-Americano de Farmácia e do XIV Congresso da Federação Sul-Americana, 2010, Porto Alegre. XX Congresso Pan-Americano de Farmácia e do XIV Congresso da Federação Sul-Americana, 2010. v. 1. p. 1.

  • CRUZ, R. S. ; Souza, DC ; Bergami, VG ; Szabo I ; PASSOS, Márcia Maria Barros dos . A informação compartilhada para prevenção da automedicação e promoção da saúde entre escolares do ensino médio. In: VII Congresso de Extensão da UFRJ, 2010. Anais do VII Congresso de Extensão da UFRJ, 2010.

  • Souza, DC ; CRUZ, R. S. ; Bergami, VG ; Szabo I ; PASSOS, Márcia Maria Barros dos . Automedicação entre escolares do ensino médio de escolas públicas do Rio de Janeiro: Um Olhar para a Região AP-3.1. In: VII Congresso de Extensão da UFRJ, 2010, Rio de Janeiro. VII Congresso de Extensão da UFRJ, 2010.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; Szabo I ; VIDAL, Naira Villas Boas . Freqüência de Interações Potencialmente Graves Detectadas nas Solicitações Enviadas ao Centro Regional de Informação sobre Medicamentos em 2008. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife. IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; Szabo I ; OLIVEIRA, M. V. B. V. . Freqüência de Interações Potencialmente Graves Detectadas nas Solicitações Enviadas ao Centro Regional de Informação sobre Medicamentos em 2008.. In: III Congresso Brasileiro sobre Uso Racional de Medicamentos, 2009, Fortaleza. III Congresso Brasileiro sobre Uso Racional de Medicamentos, 2009.

  • Samapio PM ; Lima, DA ; PASSOS, Márcia Maria Barros dos . Manejo de resíduos de serviços de saúde em um serviço de farmácia hospitalar: um relato de experiência. In: VII Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar, 2009. VII Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar, 2009.

  • MATOS, G. C. ; PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; SOLER, O. ; Costa RS ; Lima EC . O. Programa de Farmácia Social da Faculdade de Farmácia da UFRJ:Elemento transformador na formação do farmacêutico.. In: II Simpósio Interno de Graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Farmácia da UFRJ., 2009. II Simpósio Interno de Graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Farmácia da UFRJ., 2009.

  • SOLER, O. ; PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; MATOS, G. C. ; Costa RS . Programa Farmácia Social: na Internet ? Web site: Uma estratégia para a promoção do uso racional de medicamentos.. In: II Simpósio Interno de Graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Farmácia da UFRJ, 2009, Rio de janeiro. II Simpósio Interno de Graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Farmácia da UFRJ, 2009.

  • Szabo I ; PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; OLIVEIRA, M. V. B. V. . Centro Regional de Informação Sobre Medicamentos. In: II Simpósio Interno de Graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Farmácia da UFRJ, 2009, Rio de Janeiro. II Simpósio Interno de Graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Farmácia da UFRJ, 2009.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; MATTOS, Guacira Corrêa de ; Costa RS ; Lima EC ; SOLER, O. . O. Programa Farmácia Social: Interfaces do Serviço de Farmácia do HUCFF e da Faculdade de Farmácia: Um relato de experiência.. In: II Simpósio Interno de Graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Farmácia da UFRJ., 2009. II Simpósio Interno de Graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Farmácia da UFRJ., 2009.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; Marques ASP ; Bergami, VG ; Freitas, LF . Avaliação de injúrias hepáticas produzidas por medicamentos em um Hospital Universitário Terciário. In: XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia e VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2008, Porto Alegre. XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia e VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2008.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; Marques ASP ; Barbosa CA ; SILVA, Isabel Galdino da . Comparação de dois Algoritmos para avaliação de injúrias hepáticas produzidas por medicamentos em pacientes Hospitalizados. In: XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia e VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2008, Porto Alegre. XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia e VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2008.

  • Freitas, LF ; Marques ASP ; PASSOS, Márcia Maria Barros dos . O Centro de Informações de Medicamentos da UFRJ: Um parceiro na Vigilância Epidemiológica de Problemas Relacionados a Medicamentos em ambiente hospitalar. In: 4º Congresso de Extensão da UFRJ, 2007, Rio de Janeiro. 4º Congresso de Extensão da UFRJ, 2007.

  • Marques ASP ; Barbosa CA ; Freitas, LF ; PASSOS, Márcia Maria Barros dos . O Centro de Informações de Medicamentos da Universidade Federal do Rio de Janeiro: Um instrumernto na promoção do uso racioanl de medicamentos por meio da informação. In: 3º Congresso de Extensão da UFRJ., 2006. 3º Congresso de Extensão da UFRJ., 2006.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; Tramontano L ; Medeiros C ; SOUZA, R. V. . Assistência farmacêutica na ótica do controle social no processo de gestão participativa dos conselhos de saúde das regiões metropolitanas I e II do Rio de Janeiro. In: XI Congresso Mundial de Saúde Pública e VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2006, Rio de Janeiro. XI Congresso Mundial de Saúde Pública e VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2006.

  • ZAIRE, Carla Edialla Figueiredo ; PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; OLIVEIRA, M. V. B. V. . Centro regional de informação de medicamentos da Universidade Federal do Rio de Janeiro: Ferramenta confiável utilizada pelos profissionais de saúde para a promoção do uso racional do medicamento. In: XI Congresso Mundial de Saúde Pública e VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2006. XI Congresso Mundial de Saúde Pública e VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2006.

  • OLIVEIRA, M. V. B. V. ; Freitas ZMF ; PASSOS, Márcia Maria Barros dos . Farmácia Universitária: 20 anos contribuindo para o resgate do papel social da universidade pública. In: 3º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2006, Florianópolis. 3º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2006.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; Medeiros C ; Tramontano L ; Souza, RM . Controle Social e Assistência farmacêutica no SUS: A percepção dos Conselheiros Usuários das Regiões Metropolitanas do RJ. In: VIII Congresso Íbero-americano de Extensão Universitária. Rio de janeiro, 2005, Rio de Janeiro. VIII Congresso Íbero-americano de Extensão Universitária. Rio de janeiro, 2005.

  • ZAIRE, Carla Edialla Figueiredo ; PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; OLIVEIRA, M. V. B. V. ; SILVA, Isabel Galdino da . O Centro Regional de Informação de Medicamentos (CRIM)- UFRJ e seus resultados. In: VIII Congresso Íbero-americano de Extensão Universitária., 2005, Rio de Janeiro. VIII Congresso Íbero-americano de Extensão Universitária., 2005.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; SOUZA, M. F. R. ; VIDAL, Naira Villas Boas . Padrões de Uso de Antimicrobiano em um Hospital Universitário. In: III Congresso de Ciências Farmacêuticas do Rio de janeiro, 2003, Rio de janeiro. Anais do III Congresso de Ciências Farmacêuticas do Rio de janeiro, 2003.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; VIDAL, Naira Villas Boas . Contribuição do Centro Regional de Informação de Medicamentos do RJ na Atenção Farmacêutica. In: IV Congresso da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar, 2002, Rio de Janeiro. Anais do IV Congresso da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar, 2002. v. 1.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; CHIAVEGATTO, L. F. S. . Análise do Perfil da informação passiva produzida pelo Centro Regional de Informação de Medicamentos-RJ. In: I Congresso de Ciências Farmacêuticas do Rio de janeiro, 1999, Rio de janeiro. Anais do I Congresso de Ciências Farmacêuticas do Rio de janeiro, 1999. v. 1. p. 99-100.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; BARREIROS, U. . Perfil dos Medicamentos Teratogênicos comercializados no Brasil e a sua caracterização quantos aos fatores de risco teratogênicos prevalentes. In: V Congresso da Federação Farmacêutica Sul-americana, 1998, Goiânia. Anais do V Congresso da Federação Farmacêutica Sul-americana, 1998. v. 1. p. 109-110.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; CHIAVEGATTO, L. F. S. . Avaliação Parcial da Implantação do Centro Regional de Informação de medicamentos do Rio de janeiro. In: I Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar, 1996, São Paulo. Anais do I Congresso da Sociedade Brasileira de Farmáci Hospitalar, 1996. v. 1. p. 11-12.

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; CHIAVEGATTO, L. F. S. ; BARREIROS, U. . Os Diversos Níveis de Orientação ao Paciente oferecidos na Farmácia Universitária da UFRJ, pelo Grupo de Orientação Farmacêutica ao Paciente. In: I Congresso da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar, 1996, São Paulo. Anais do I Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar, 1996. v. 1. p. 1-1.

  • PASSOS, MÁRCIA MARIA BARROS DOS ; MONTEIRO, M. S. S. B. ; ALVES, F. C. . PERFIL DOS ERROS DE PRESCRIÇÕES DE MEDICAMENTOS MANIPULADOS EM UMA FARMÁCIA ESCOLA. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia , 2019.

  • PEREIRA, S. A. S. ; ALMEIDA, R. S. ; PASSOS, MÁRCIA MARIA BARROS DOS . Medicamentos Potencialmente Inapropriados em prescrições de Idosos atendidos na Atenção Primária.. REVISTA DE APS (IMPRESSO) , 2019.

  • PASSOS, MÁRCIA MARIA BARROS DOS . FARMACOVIGILÂNCIA EM FARMÁCIA MAGISTRAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos . IV Simpósio Interno de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Farmácia da UFRJ. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; CAVALCANTI, M. L. T. ; BOZZA, T. . Ocontrole Social e a Assistência Farmacêutica no SUS. Brasília: Série F - Comunicação e Educação em Saúde, Editora do Ministério da Saúde, 2007 (artigo acadêmico).

  • MATTOS, Guacira Corrêa de ; ROZENFELD, S. ; PEPE, V. L. E. ; COHEN, M. M. ; CASTRO, C. O. ; PASSOS, Márcia Maria Barros dos ; CASTILHO, Selma Rodrigues de . O Programa Estadua de Farmacovigilância do Rio de Janeiro: criação e desenvolvimento 2005 (Boletim).

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos . O Uso de Antiinflamatórios não esteróides como fator de risco para reações adversas do trato gastro intestinal alto em pacientes submetidos a endoscopia: Um estudo Caso-controle 2002 (Tese de Doutorado).

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos . Boletim do Centro Regional de Informação de Medicamentos do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Conselho Regional de Farmácia doo Estado do Rio de Janeiro, 1999 (Boletim).

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos . Estudo Biofarmacêutico do Propranolol na forma de comprimido Sub-lingual 1993 (Tese de Mestrado).

  • PASSOS, Márcia Maria Barros dos . Métodos de Análise do Propranolol em Fluidos Biológicos 1990 (Monografia de Especialização).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PASSOS, MÁRCIA MARIA BARROS DOS ; VIDAL, Naira Villas Boas . A Informação como estratégia para a promoção do uso racional de medicamento: Conheça os medicamentos que você utiliz. 2016.

PASSOS, MÁRCIA MARIA BARROS DOS ; VIDAL, Naira Villas Boas . Observatório em vigilância de medicamentos: ?A Informação como estratégia para a promoção do uso racional de medicamentos.. 2015.

PASSOS, MÁRCIA MARIA BARROS DOS ; VIDAL, Naira Villas Boas . Observatório em vigilância de medicamentos: ?A Informação como estratégia para a promoção do uso racional de medicamentos. 2014.

PASSOS, MÁRCIA MARIA BARROS DOS ; VIDAL, Naira Villas Boas . Centro Regional de Informações de Medicamentos ? CRIM/UFRJ: ?A Informação como estratégia para a promoção do uso racional de medicamentos.. 2012.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos . Farmacovigilância em Terapia Nutricional Parenteral. 2007.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos . ?A Importância da Farmacovigilância na Farmácia Escola?. 2006.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos . Residência Multiprofissional Hospitalar. 2006.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos . Quais as Estratégias de Universalização do Uso Racional de Medicamentos?. 2006.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos . Proposta de Programa de Farmacovigilância no Estado do Rio de Janeiro. 2004.

PASSOS, Márcia Maria Barros dos . Sistema Único de Saúde e Farmacovigilância. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PASSOS, Márcia Maria Barros dos . Assistência e Atenção Farmacêutica e Métodos em Farmacovigilância para Farmácia com Manipulação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PASSOS, Márcia Maria Barros dos . Programa de Farmacovigilância Intensiva no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. 2008. (Relatório de pesquisa).

PASSOS, Márcia Maria Barros dos . SUS e o Ambiente Hospitalar. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PASSOS, Márcia Maria Barros dos . Assistência Farmacêutica na Terceira Idade. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PASSOS, Márcia Maria Barros dos . Farmacovigilância e Bases Operacionais. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PASSOS, Márcia Maria Barros dos . Farmacoepidemiologia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PASSOS, Márcia Maria Barros dos . Detecção e Avaliação de Reações Adversas Produzidas por Fármacos em um Hospital por Alterações Laboratoriais. 2007. (Relatório de pesquisa).

PASSOS, Márcia Maria Barros dos . Assistência Farmacêutica e Gestão Participativa no Sistema Único de Saúde. 2007. (Relatório de pesquisa).

PASSOS, Márcia Maria Barros dos . Introdução a Farmacoepidemiologia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PASSOS, Márcia Maria Barros dos . Farmacovigilância. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PASSOS, Márcia Maria Barros dos . Assistência e Atenção Farmacêutica e Métodos em Farmacovigilância para Farmácia com Manipulação. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PASSOS, Márcia Maria Barros dos . Farmácia Clínica ? Estudos Dirigidos. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PASSOS, Márcia Maria Barros dos . Farmácia Clínica Hospitalar ? Treinamento em Serviço. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PASSOS, Márcia Maria Barros dos . Farmacoepidemiologia. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PASSOS, Márcia Maria Barros dos . ?Ferramentas de apoio disponíveis ao farmacêutico para evolução da informação?. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    AVALIAÇÃO DA PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS MANIPULADOS PARA PACIENTES NEONATOS EM INTERNAÇÃO., Descrição: Este estudo tem como objetivo avaliar a prescrição de medicamentos manipulados para pacientes neonatos por meio de estudo descritivo exploratório. Os dados serão obtidos de prescrições em uma farmácia com manipulação que atende pacientes neonatos oriundos de vários hospitais do Rio de Janeiro. Serão incluídas no estudo prescrições atendidas no período compreendido entre janeiro e Julho de 2017. As informações coletadas referentes aos medicamentos prescritos serão: fármaco, forma farmacêutica, dose, via de administração e classe terapêutica. Quanto ao paciente, serão coletados os seguintes dados: sexo, idade, peso (em cada dia de prescrição) e unidade de internação. Serão ainda avaliados: duplicação terapêutica (dois ou mais fármacos de mesmo grupo farmacológico e para a mesma indicação), prescrição de medicamentos não aprovados (não licenciados) para uso em pediatria ou usados para indicação não aprovada (off-label), interações medicamentosas potenciais para pacientes com prescrição de três ou mais medicamentos. Após a conclusão da coleta dos dados, os mesmos serão organizados em banco de dados e analisados em programas estatísticos epidemiológicos específicos (SPSS 12.1). Espera-se como resultados a aquisição de dados referentes ao hábito de prescrição de medicamentos manipulados para pacientes neonatos em internação, em diferentes unidades hospitalares do município do Rio de Janeiro e avaliação do risco e segurança do uso destes medicamentos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Márcia Maria Barros dos Passos - Coordenador / Ana Carolina Andrade - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Avaliação da Qualidade das Prescrições Recebidas em uma Farmácia com Manipulação, Descrição: A manipulação magistral está incluída dentro do conceito de farmácia segundo a Lei nº 5991/73, que define esta como estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, este segmento demanda grande responsabilidade dos profissionais devido a complexidade de se garantir a qualidade e segurança dos medicamentos, sendo este segmento um dos mais regulamentados no mundo tendo em vista esta necessidade. Neste contexto, para garantir a segurança da população, é necessária a observação e cumprimento das leis vigentes, tais como a RDC 67/2007 que define as boas práticas de manipulação, e a já mencionada 5991/73, que define entre outros assuntos, normas para elaboração de prescrições, que merece grande cuidado e atenção. Este estudo tem por objeto avaliar as prescrições que chegam à farmácia de manipulação da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e avaliar, se estas prescrições estão de acordo a legislação vigente e apontar, em casos de desconformidade com a lei, os riscos decorrentes das mesmas. Para isto será feito um estudo observacional descritivo das prescrições entregues à Farmácia, avaliando a qualidade das prescrições, observando os aspectos sanitários de sua estruturação e a viabilidade farmacotécnica das mesmas. Espera-se como resultado o levantamento de informações úteis ao setor magistral, que nos indique a realidade do perfil das prescrições tornando possível afirmar se estas estão ou não contribuindo para gerar riscos a saúde do pacientes. Isso nos permitirá ter um indicativo palpável da necessidade de melhorias na elaboração de prescrições. Sendo assim, este estudo terá sua contribuição como uma ferramenta para manutenção da qualidade do serviço de prescrição magistral, e também irá funcionar como um direcionamento para outros estudos neste campo, uma vez que poucos trabalhos constam na literatura a cerca deste tema.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Márcia Maria Barros dos Passos - Coordenador / Felipe Cardia - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Detecção de reações adversas a medicamentos por meio de rastreadores CID-10 em população hospitalizada, Descrição: Medicamentos são tecnologias em saúde amplamente utilizadas em ambiente hospitalar. Inerentes ao seu uso existem os riscos de reações adversas que devem ser permanentemente consideradas em relação ao seu risco/benefício na situação clínica de cada paciente. Entretanto, a reação adversa a medicamento depende de um diagnóstico clínico que por muitas vezes concorre com sintomas de uma doença de base, dificultando seu diagnóstico diferencial e a imputabilidade ao nexo causal com um medicamento, privilegiando aquelas de grande importância clínica, ou que apresentam sintomas muito característicos da reação. Recentemente, alguns estudos vêm utilizando os grupos de agravos por medicamentos previstos na lista da Classificação Internacional de Doenças como rastreadores para farmacovigilância, de forma padronizada. Esta estratégia facilita a investigação sistemática, visto que o CID relaciona o agravo à classe terapêutica e/ou fármaco na grande maioria dos casos. O objetivo do presente estudo é determinar a prevalência de reações adversas a medicamentos por meio de rastreadores CID10 e fatores relacionados no período de estudo. Este será um estudo retrospectivo a ser realizado no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. O período de observação estará compreendido entre outubro de 2014 a fevereiro de 2015. Os dados serão coletados a partir dos relatórios do prontuário eletrônico (ProntHU) e prontuários médicos. O perfil das reações adversas será obtido por meio de análise exploratória dos dados, buscando-se caracterizá-los e classificá-los de acordo com sua gravidade. A associação entre as características dos pacientes e o desenvolvimento de reações adversas será investigada por meio de análise multivariada, a fim de identificar possíveis fatores de risco associados ao desenvolvimento das reações adversas. Os dados serão analisados de forma anônima e os resultados serão apresentados de forma agregada e sem identificação dos pacientes. Durante o estudo, todos os procedimentos necessários a fim de proteger a confidencialidade dos dados serão adotados de acordo com o que rege a Resolução 466/12. Com este estudo espera-se contribuir com as ações de farmacovigilância hospitalar por busca ativa de RAM utilizando os agravos por medicamentos previstos na Lista CID10.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Márcia Maria Barros dos Passos - Coordenador / Stefanie Andrade - Integrante.

  • 2010 - Atual

    PERFIL DA AUTOMEDICAÇÃO ENTRE ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO NO RIO DE JANEIRO:, Descrição: Trata-se de um estudo transversal que tem por objetivo investigar a prevalência da automedicação entre escolares pertencentes as Escolas da Região AP-3.3 do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Márcia Maria Barros dos Passos - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    MORBI-MORTALIDADE POR REAÇÕES ADVERSAS A MEDICAMENTOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, Descrição: Análise de dados secundários (SIH-SUS e SIM) no período de 2002-2010.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Márcia Maria Barros dos Passos - Coordenador.

  • 2009 - 2011

    PERFIL DA UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM PIRAÍ (RJ), Descrição: prevalência da prescrição e da utilização de medicamentos em populações urbanas e rurais atendidas em unidades do Programa Saúde da Família.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (30) . , Integrantes: Márcia Maria Barros dos Passos - Integrante / Orenzio Soler - Coordenador.

  • 2007 - Atual

    Programa de Farmacovigilância Intensiva no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Descrição: Programa de Farmacovigilância Intensiva no HUCFF. Este têm como principal objetivo descrever e avaliar a causalidade de efeitos adversos a medicamentos e problemas relacionados a medicamentos em população hospitalizada. O programa é realizado em cooperação com o Centro Regional de Informação de Medicamentos, e deverá se consolidar como um projeto permanente de gerenciamento dos riscos relacionados aos medicamentos, tendo como alvo à população hospitalizada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Márcia Maria Barros dos Passos - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Detecção e Avaliação de Reações Adversas Produzidas por Fármacos em um Hospital por Alterações Laboratoriais, Descrição: Este projeto pretende utilizar o laboratório de Análises Clínicas do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ como um observatório farmacoepidemiológico, descrevendo e avaliando a causalidade de reações adversas a medicamentos observadas a partir de alterações de exames laboratoriais. O programa será avaliado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HUCFF/UFRJ e tem previsão de iniciar suas atividades em novembro de 2005. Conta com a cooperaçao do Centro Regional de Informaçao de Medicamentos (CRIM/ UFRJ) e do Serviço de Patologia Clínica do HUCFF/UFRJ e tem por objetivo consolidar-se como um projeto permanente de pesquisa sobre medicamentos, além de contribuir para o Programa Nacional de Farmacovigilancia notificando as reaçoes adversas a medicamentos cuja causalidade for comprovada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Márcia Maria Barros dos Passos - Coordenador / Isabel Galdino da Silva - Integrante., Financiador(es): Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - Cooperação / Centro Regional de Informação de Medicamentos da Ufrj - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2005 - 2007

    Assistência Farmacêutica e Gestão Participativa no Sistema Único de Saúde, Descrição: O projeto tem como objetivo avaliar a perspectiva dos integrantes do processo de gestão participativa no SUS no nível municipal para algumas questões relacionadas à Assistência Farmacêutica. Investigar nos conselhos municipais do SUS, as perspectivas dos conselheiros aos processos relacionados à promoção do acesso a medicamentos no município. Investigar o nível de compreensão dos conselheiros com respeito à reorientação da Assistência farmacêutica no SUS através da Política Nacional de Medicamentos. Investigar o nível de conhecimento dos conselheiros as normas legais constituídas relacionados à Assistência Farmacêutica Básica. Investigar a importância do medicamento nos serviços de saúde segundo a visão do conselheiro municipal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Márcia Maria Barros dos Passos - Coordenador / Maria de Lourdes Tavares Cavalcanti - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2009

Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos - Menção Honrosa, Ministério da Saúde - Brasil.

2005

Prêmio Sérgio Arouca de Gestão Participativa no SUS - Menção Honrosa ao trabalho acadêmico 'O controle social e a assistência farmacêutica no SUS', CONASEMS/Ministério da Saúde.

2005

Prêmio Sérgio Arouca de Gestão Participativa no SUS - Menção Honrosa ao trabalho acadêmico 'Universidade e participação popular: uma reflexão teórica sobre a prática de gestão participativa em saúde´, CONASEMS/Ministério da Saúde.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Farmácia, Departamento de Medicamentos. , Avenida Brigadeiro Trompovsky s/n - Edifício do CCS - Bloco L - Farmácia Universitária, Cidade Universitária, 21941590 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25626619, Fax: (21) 25626634, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2003 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1995 - 2003

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 12/2004

      Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2002

      Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Farmácia Hospitalar

    • 08/1998

      Ensino, Especialização Em Manipulação Farmaceutica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Farmacovigilância

    • 09/1996

      Extensão universitária , Faculdade de Farmácia, Centro de Informação de Medicamentos.,Atividade de extensão realizada, Informação de medicamentos de forma passiva e ativa.

    • 08/1995

      Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Deontologia e Legislação Farmacêutica, Estágio Supervisionado em Farmácia

    • 08/1995

      Extensão universitária , Faculdade de Farmácia, Departamento de Tecnologia Farmacêutica.,Atividade de extensão realizada, Farmácia Universitária.

    • 05/2004 - 05/2005

      Ensino, Farmácia Clínica Hospitalar, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Farmacoepidemiologia, Treinamento em Serviço de Farmácia Hospitar

  • 1994 - 1994

    Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa do Pará

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Farmacêutico, Carga horária: 30

    Atividades

    • 01/1994 - 10/1994

      Serviços técnicos especializados , Hospital Universitário João de Barros Barreto, .,Serviço realizado, Implantação do Sistema de Distribuição de Medicamentos por Dose Indivudualizada.

  • 1993 - 1994

    CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DO PARÁ

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

    Atividades

    • 10/1993 - 10/1994

      Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Deontologia e Legislação Farmacêutica, Estágio Supervisionado em Farmácia, Farmácia Hospitalar

  • 1992 - 1993

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Estágio Remunerado, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/1993 - 09/1993

      Estágios , Laboratório Industrial Farmacêutico Farmanguinhos, .,Estágio realizado, Controle de Qualidade de Medicamentos.

    • 03/1992 - 12/1992

      Estágios , Hospital Evandros Chagas, .,Estágio realizado, Serviço de Farmácia.

  • 1988 - 1988

    Fundação Nacional do Alimento e do Medicamento

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

    Atividades

    • 03/1988 - 12/1988

      Estágios , Laboratório Industrial Farmacêutico, .,Estágio realizado, Produção e Controle de Qualidade de Medicamentos.