Daniele Isabel Ertel

Professora de Música, estudante do Curso de Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Unidade de Osório, e Especialista em Educação Musical para Professores da Educação Básica pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Graduada no Curso de Graduação em Música: Licenciatura pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. É integrante do Grupo de Pesquisa "Educação Musical: diferentes tempos e espaços" (CNPq/UERGS). Atua no ensino de música na Educação Infantil e Ensino Fundamental junto a escolas da Rede Pública Municipal de Educação de Porto Alegre/RS. É Destaque dos Trabalhos de Ensino no 1° Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEiPEX e 1° Simpósio do Núcleo Estadual do Observatório dos Direitos da Criança e do Adolescente - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, e também no Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Sessão Música I - SIC/UFRGS 2012. É Destaque dos Trabalhos do III Encontro Latino-Americano de Educação, realizado pela ANSEB - Associação Nacional dos Supervisores Educacionais do Brasil. Pela Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, é Destaque no XIV e no XV Salão de Iniciação Científica, 2014 e 2015, recebendo o prêmio de Melhor Trabalho na Área Ciências Humanas - XV Salão de Iniciação Científica da PUC/RS em 2015. Em Salvador do Sul, recebeu Destaque como Melhor Professora de Música nos anos de 2015, 2016 e 2017, sendo o Espaço Mãos Mágicas eleito como a Melhor Escola de Música do município, também nos respectivos anos.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Educação

2018 - Atual

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Título: , Ano de Obtenção:
Orientador: Cristina Rolim Wolffenbüttel
Palavras-chave: Motivação; música na Educação Básica; Trabalho pedagógico.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Letras, Linguística e Artes. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Especialização em Educação Musical para Professores da Educação Básica

2015 - 2016

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Título: Brincando com Música na Educação Infantil: Um estudo sobre a utilização de instrumentos musicais infantis no dia a dia do aluno
Orientador: Profª. Dra. Cristina Rolim Wolffenbüttel

Graduação em Curso de Graduação em Música: Licenciatura

2010 - 2013

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Título: ?COMO ASSIM, PROFESSOR DE MÚSICA?? UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE DUAS PROFESSORAS QUE ATUAM COM MÚSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS
Orientador: Profª. Dra. Cristina Rolim Wolffenbüttel

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

Escola Estadual de Ensino Médio São Salvador

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Musical.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Ensino de Instrumento Musical.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1 Encontro de Educadores Musicais de Canoas -.A Lei 11.769/08 e sua efetiva implementação nas escolas: um panorama sobre a educação musical nas escolas. 2019. (Encontro).

3 Seminário Internacional de Educação.Motivação para a aprendizagem de um instrumento musical. 2019. (Seminário).

3 Seminário Internacional de Educação.Contribuições motivacionais do trabalho pedagógico do professor de música para a aprendizagem musical escolar. 2019. (Seminário).

XXIV Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical Educação Musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamentos. Motivação para a aprendizagem do teclado: Um estudo com alunos do Projeto Prelúdio. 2019. (Congresso).

XXIV Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical Educação Musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamentos. O trabalho pedagógico do professor de música como fator de motivação para a aprendizagem musical escolar. 2019. (Congresso).

XXIII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical Diversidade humana, responsabilidade social e currículos: interações na educação musical. Brincando com Música na Educação Infantil: um estudo sobre a utilização de instrumentos musicais infantis no dia a dia do aluno. 2017. (Congresso).

7 Encontro de Educação Musical de Porto Alegre/6 Encontro de Educação Musical do Rio Grande do Sul.Relatos de Experiência ?A música na escola e as possibilidades com o trabalho pedagógico-musical?. 2016. (Encontro).

IV Seminário dos Grupos de Pesquisa da Uergs-Montenegro/I Encontro de PósGraduação em Educação Musical da Uergs-Montenegro. 2016. (Seminário).

Mostra de Flauta Doce e Piano da FUNDARTE e UERGS. 2016. (Oficina).

Seminário de Formação "O CONHECIMENTO COMO DESAFIO CONSTANTE. 2016. (Seminário).

XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM. Contribuições e Influências da Musicalidade na Formação Humano-Afetiva dos Participantes dos Projetos Sociais do CRAS. 2016. (Congresso).

6 Encontro de Educação Musical de Porto Alegre/5 Encontro de Educação Musical do Rio Grande do Sul. 2015. (Encontro).

VIII Encontro de Estudantes de Flauta Doce e V Encontro de Estudantes de Piano de Montenegro. 2015. (Encontro).

31ª ISME WORLD CONFERENCE ON MUSIC EDUCATION. Music Education in Rio Grande do Sul: a survey about musical activities in public schools. 2014. (Congresso).

XVI Encontro Regional Sul da ABEM.A Música nas Escolas da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. 2014. (Encontro).

3° Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPEX.A Educação Musical no Rio Grande do Sul: uma investigação em escolas públicas de Educação Básica. 2013. (Seminário).

4° Encontro de Educação Musical de Porto Alegre / 3° Encontro de Educação Musical do Rio Grande do Sul / 2° Encontro de Educação Musical Intermunicipal da Região Metropolitana.Educação Integral e Educação Musical: pesquisas desenvolvidas no âmbito escolar. 2013. (Encontro).

AUDIÊNCIA PÚBLICA DA REGIÃO SUL - ABEM. A Educação Musical no Rio Grande do Sul: investigando o ensino de música em escolas públicas estaduais. 2013. (Congresso).

FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FEEVALE.Escolas Públicas Estaduais do Rio Grande do Sul: pesquisando sobre a Educação Musical. 2013. (Seminário).

III ENCONTRO LATINO AMERICANO DE EDUCAÇÃO.A MÚSICA NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO RIO GRANDE DO SUL. 2013. (Encontro).

XIV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PUCRS.A Educação Musical no Rio Grande do Sul: Investigando Escolas Públicas Estaduais. 2013. (Seminário).

XXI Congresso Nacional da ABEM. A Música nas Escolas Públicas Estaduais: uma investigação sobre a presença da Educação Musical no Rio Grande do Sul. 2013. (Congresso).

XXIV Salão de Iniciação Científica da UFRGS.A Educação Musical no Rio Grande do Sul: Uma Investigação em Escolas de Educação Básica. 2013. (Seminário).

15 Encontro Regional da ABEM-SUL.Configurações da educação musical em escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul. 2012. (Encontro).

2° Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPEX.ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA INVESTIGAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO RIO GRANDE DO SUL. 2012. (Seminário).

23° SEMINÁRIO NACIONAL DE ARTE E EDUCAÇÃO.A Música em Escolas do Rio Grande do Sul. 2012. (Seminário).

3° Encontro de Educação Musical de Porto Alegre, 2° Encontro de Educação Musical do Rio Grande do Sul, 1° Encontro de Educação Musical Intermunicipal da Região Metropolitana.A Música nas Escolas Públicas Estaduais: uma investigação sobre a presença da Educação Musical no Rio Grande do Sul. 2012. (Encontro).

II CICPG - Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação e XIX Mostra Unisinos de Iniciação Científica. O Ensino de Música em Escolas Públicas Estaduais de Educação Básica do Rio Grande do Sul. 2012. (Congresso).

Seminário da ANPAE Região Sul - Gestão e Políticas Públicas de Educação: Desafios Atuais.ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA INVESTIGAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO RIO GRANDE DO SUL. 2012. (Seminário).

XIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PUCRS.A Presença do Ensino de Música em Escolas Públicas Estaduais de Educação Básica do Rio Grande do Sul. 2012. (Encontro).

XXIV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRGS.A Música em Escolas Públicas Estaduais de Educação Básica do Rio Grande do Sul. 2012. (Seminário).

1° Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPEX e 1° Simpósio do Núcleo Estadual do Observatório dos Direitos da Criança e do Adolescente.Ensino de Música na Educação Básica: Uma investigação em Escolas Públicas do Rio Grande do Sul. 2011. (Seminário).

1° Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPEX e 1° Simpósio do Núcleo Estadual do Observatório dos Direitos da Criança e do Adolescente.Ensino de Música na Educação Básica: uma investigação em Escolas Públicas do Rio Grande do Sul. 2011. (Simpósio).

1° Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPEX e 1° Simpósio do Núcleo Estadual do Observatório dos Direitos da Criança e do Adolescente.A Arte na antiguidade greco-romana. 2011. (Simpósio).

2° Encontro de Educação Musical de Porto Alegre e 1° Encontro de Educação Musical do Rio Grande do Sul. 2011. (Encontro).

6° ENCONTRO DE PESQUISA EM ARTE.Investigando a música em escolas do Rio Grande do Sul. 2011. (Encontro).

XIII Jornada de Iniciação Científica na VII SEPesq - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação.Ensino de Música na Educação Básica: uma investigação em Escolas Públicas do Rio Grande do Sul. 2011. (Seminário).

XX CONGRESSO ANUAL DA ABEM. O Ensino de Música no Rio Grande do Sul: investigando escolas públicas do estado. 2011. (Congresso).

XXIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRGS.ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA INVESTIGAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO SUL. 2011. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sandra Mara Rhoden

RHODEN, S.; WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim; PACHECO, E. G.; ANDERS, F.. Brincando com música na Educação Infantil: um estudo sobre a utilização de instrumentos musicais no dia a dia do aluno. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical para Professores da Ed. Básica) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Fernanda Anders

WOLFFENBUTTEL, C. R.;ANDERS, F.; RHODEN, S. M.; PACHECO, E. G.. Brincando com Música na Educação Infantil: Um estudo sobre a utilização de instrumentos musicais no dia a dia do aluno. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical para Professores da Educação Básica) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

André Muller Reck

WOLFFENBUTTEL, C. R.;RECK, A. M.; BIRNFELD, Alexandre. "Como assim professor de música?" um estudo sobre a formação, execução e atuação dos profissionais que atuam como professores de música nas escolas públicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Sita Mara Lopes Sant'Anna

Sant' Anna, Sita Mara Lopes; SOUTO, C. A. P.. O trabalho pedagógico do professor de música como fator de motivação da aprendizagem musical em escolas da Rede Municipal de Porto Alegre. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação - PPGED) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Carlos Augusto Pinheiro Souto

WOLFFEMBUTTEL, C. R.;SOUTO, C. A. P.; SANTANNA, S. M. L.. O trabalho pedagógico do professor de música como fator de motivação da aprendizagem musical em escolas da Rede Municipal de Porto Alegre. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • WOLFFENBUTTEL, C. R. ; ERTEL, D. I. ; SOUZA, J. . Música nas escolas: uma investigação sobre a implementação nos municípios do Rio Grande do Sul. Revista Música Hodie , v. 16, p. 165-183, 2016.

  • WOLFFENBUTTEL, C. R. ; ERTEL, D. I. . A inserção da música em escolas públicas dos municípios do Vale do Caí, RS. Revista da Fundarte , v. 27, p. 100-117, 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ERTEL, D. I. ; WOLFFENBUTTEL, C. R. ; ERTEL, D. H. ; FARIAS, M. A. B. . Música nas Escolas do Rio Grande do Sul: um programa de formação continuada para professores das redes públicas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    O trabalho pedagógico do professor de música como fator de motivação da aprendizagem musical em uma escola da Rede Municipal de Porto Alegre, Descrição: Este projeto está vinculado ao curso de Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), tendo por objetivo conhecer o trabalho pedagógico do(a) professor(a) de música e suas contribuições motivacionais na aprendizagem musical em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, RS. Desse modo, esta pesquisa procura investigar a minha atuação pedagógica enquanto professora da RME-POA, e sua contribuição para o estado psicológico da motivação, quer seja intrínseca ou extrínseca. Para tanto, está sendo empreendida uma investigação qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994; GODOY, 1995a; COHEN; MANION; MARRISON, 2007) que teve como pressuposto metodológico o estudo multicasos (STAKE, 2009; YIN, 2011). Este estudo multicasos, investigou os casos das turmas do 6 e do 9 ano do Ensino Fundamental ? Anos Finais, compreendendo alunos de 11 a 15 anos de idade, respectivamente. Para a amostragem, estão sendo coletados dados em uma escola Municipal Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre, RS (RME/POA), por meio de observações participantes, de coleta de documentos e do MUSIC Inventory (2017), utilizados como técnicas de coleta de dados. Os dados serão analisados por meio do modelo MUSIC de motivação acadêmica, proposto por Jones (2009; 2017), o qual constitui-se no referencial teórico analítico desta pesquisa. O modelo MUSIC de motivação acadêmica apresentado por Jones (2009; 2017) compreende cinco componentes motivacionais que devem ser considerados ao planejar uma aula, quais sejam: (1) o empoderamento, (2) a utilidade, (3) o sucesso, (4) o interesse e (5) o cuidado. Deste modo, o nome do modelo, MUSIC, configura-se em um acrônimo baseado na segunda letra do ?eMpoderamento? e na primeira letra dos outros quatro componentes. Este modelo, fundamentado nas teorias motivacionais do campo da motivação, fundamentou as práticas e análises realizadas durante o desenvolvimento das aulas de música, bem como as análises motivacionais relacionadas às concepções dos(as) estudantes investigados(as). Os resultados desta pesquisa serão oriundos do desenvolvimento metodológico desta dissertação de Mestrado Profissional, compreendendo a implementação das técnicas de coleta dos dados e posterior análise. O desenvolvimento e implementação será após aprovação desta pelo Comitê de Ética da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), procurando conhecer e inferir significados ao trabalho pedagógico com música nos tempos e espaços escolares. Ao final desta pesquisa, será possível conhecer os fatores motivacionais de estudantes da Rede Municipal de Porto Alegre para o aprendizado musical, bem como a contribuição motivacional do trabalho pedagógico do professor de música para a aprendizagem musical de seus estudantes. Assim, poder-se-á ampliar e qualificar o meu trabalho pedagógico-musical, assim como o trabalho pedagógico-musical dos professores da RME-POA/RS e demais profissionais que encontram dificuldades em atuar na motivação de seus estudantes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Daniele Isabel Ertel - Coordenador / Cristina Rolim Wolffenbüttel - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Brincando com Música na Educação Infantil: Um estudo sobre a utilização de instrumentos musicais infantis no dia a dia do aluno, Descrição: Este estudo investigou as possibilidades pedagógico-musicais com crianças da Educação Infantil, a partir de práticas lúdicas com instrumentos musicais infantis no dia a dia do aluno. A pesquisa é orientada pela abordagem qualitativa, sendo o método uma pesquisa-ação, com dados coletados através da utilização de questionários autoadministrados e observações participantes. A análise dos dados permeou a análise de conteúdo. Como resultados, observou-se o envolvimento das crianças nas aulas de música, resultando na criação de objetos sonoros e na realização de brincadeiras e práticas instrumentais nas suas casas ou no próprio pátio da escola. Tudo isso oportunizado pela utilização de uma Bolsa Sonora, composta por instrumentos musicais infantis de boa qualidade sonora. Entende-se, pela importância desta pesquisa na vida das pessoas, especialmente no início da vida, em que esta investigação pode contribuir com o desenvolvimento da educação musical, bem como poderá subsidiar a efetiva inserção da música na Educação Infantil. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Daniele Isabel Ertel - Integrante / Cristina Rolim Wolffenbüttel - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    Contribuições e Influências da Musicalidade na Formação Humano-Afetiva dos Participantes dos Projetos Sociais do CRAS, Descrição: A presente pesquisa teve por objetivo verificar e analisar até que ponto o ensino musical coletivo, ofertado pelos Projetos Sociais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), pode contribuir para a formação intelectual do ser e suas relações, na busca por direitos mais humanos. Esta investigação se utilizou da abordagem qualitativa, tendo como pressuposto metodológico o método estudo de caso e a realização de entrevistas semiestruturadas como técnica para a coleta dos dados. Os materiais coletados foram organizados em um caderno de entrevistas, com o qual posteriormente foram analisados os dados através da análise de conteúdo. Os resultados permitiram identificar como as atividades musicais desenvolvidas nos projetos sociais têm permitido a aproximação dos usuários dos serviços sociais aos CRAS, permitindo conhecer e compreender a contribuição da educação musical nas relações sociais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniele Isabel Ertel - Coordenador.

  • 2014 - 2014

    O Ensino de Música em Escolas Públicas Municipais do Rio Grande do Sul: uma investigação a partir da organização dos COREDES, Descrição: Após a Graduação, venho atuando de forma diferenciada no Grupo de Pesquisa "Educação Musical: diferentes tempos e espaços" na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Atualmente, estou participando, como pesquisadora assistente, da pesquisa de minha orientadora, Cristina. A pesquisa configura-se em uma investigação realizada pela Prof. Dra. Cristina Rolim Wolffenbüttel no Curso de Pós Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O projeto objetiva investigar a presença da música nas escolas públicas municipais do Rio Grande do Sul, procurando identificar: Quais Secretarias Municipais de Educação do Rio Grande do Sul têm realizado ações/atividades/movimentos de inserção da música nas escolas de sua rede de ensino? Quantas e quais escolas públicas municipais possuem atividades musicais sendo ofertadas em seus tempos e espaços? Quais ações de inserção da música nas escolas públicas municipais do Rio Grande do Sul? Quantas Secretarias Municipais de Educação do Rio Grande do Sul promovem concursos públicos para professores com habilitação em música? Quantos professores de música as Secretarias Municipais de Educação do Rio Grande do Sul têm em seus quadros de concursados? Quem são os profissionais que desenvolvem atividades musicais em escolas públicas municipais do Rio Grande do Sul? Desta forma, esta pesquisa tem por objetivo investigar a inserção da música em escolas públicas municipais considerando-se as 28 regiões do COREDE/RS. A metodologia desta pesquisa fundamenta-se no uso da abordagem quantitativa, no método survey interseccional de grande porte e na aplicação de questionários autoadministrados como técnica para a coleta dos dados. Considerando-se a Lei n 11.769, de 2008, e as Diretrizes Nacionais para a Operacionalização do Ensino de Música na Educação Básica, de 2013, entende-se que os resultados deste estudo poderão contribuir para a elaboração de políticas públicas para a implementação da música nas escolas públicas municipais do Rio Grande do Sul e para a consolidação da inserção da música nestas redes de ensino.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Daniele Isabel Ertel - Integrante / Cristina Rolim Wolffenbüttel - Coordenador.

  • 2013 - 2013

    A Inserção da Música nos Municípios do Vale do Caí, RS: uma investigação sobre os rebatimentos da Lei n 11.769/2008 em escolas públicas municipais, Descrição: Esta pesquisa investigou a música nas escolas públicas municipais da Região do COREDE do Vale do Caí, no Rio Grande do Sul. Constitui-se uma das pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa ?Educação Musical: diferentes tempos e espaços?, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, o qual está investigando a inserção da música nas cidades do RS, considerando-se as regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimentos (COREDES) do RS. Em relação às pesquisas realizadas, outras regiões dos COREDES já foram mapeadas, sendo que estas incluíram o Vale do Rio dos Sinos, o Vale do Taquari, o Vale do Paranhana, a Região Metropolitana do Delta do Jacuí e o Litoral Norte. Dentre as questões de pesquisa que nortearam esta investigação, encontram-se: Quais secretarias municipais de educação da Região do COREDE do Vale do Caí têm realizado ações/atividades/movimentos de inserção da música nas escolas de sua rede de ensino? Quantas e quais escolas públicas municipais das cidades pertencentes ao Vale do Caí possuem atividades musicais sendo ofertadas em seus tempos e espaços? Quais são as ações de inserção da música nas escolas públicas municipais da região? Quantas secretarias municipais de educação do Vale do Caí promovem concursos públicos para professores com habilitação em música? Quantos professores de música as secretarias municipais de educação do Vale do Caí têm em seus quadros de concursados? Quem são os profissionais que desenvolvem atividades musicais em escolas públicas municipais do Vale do Caí? Desta forma, esta pesquisa teve por objetivo investigar a inserção da música nas escolas públicas municipais do Vale do Caí, RS. A metodologia desta pesquisa fundamentou-se no uso da abordagem quantitativa, no método survey interseccional de grande porte e na aplicação de questionários autoadministrados como técnica para a coleta dos dados. Os dados coletados foram analisados a partir do uso da análise de conteúdo, o que possibilitou conhecer as práticas e inserções do ensino de música nos 19 municípios do Vale do Caí e os profissionais que atuam com educação musical em seus tempos e espaços. Considerando-se a Lei n 11.769, de 2008, e as Diretrizes Nacionais para a Operacionalização do Ensino de Música na Educação Básica, de 2013, entende-se que os resultados deste estudo poderão contribuir para a elaboração de políticas públicas para a implementação da música nas escolas públicas municipais do Vale do Caí e para a consolidação da inserção da música nestas redes de ensino.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Daniele Isabel Ertel - Integrante / Cristina Rolim Wolffenbüttel - Coordenador.

  • 2013 - 2013

    ?COMO ASSIM, PROFESSOR DE MÚSICA?? UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE DUAS PROFESSORAS QUE ATUAM COM MÚSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS, Descrição: A presente pesquisa configura-se no Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Música: Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul ? UERGS. A pesquisa teve por objetivo investigar a atuação dos professores não formados em música que trabalham com educação musical nas salas de aula das escolas públicas de Educação Básica, procurando identificar se a música está sendo trabalhada no currículo destas escolas; quais são as atividades musicais desenvolvidas em sala de aula por professores não formados em música; se a escola prevê o desenvolvimento de algum trabalho ou apresentação musical; quais os recursos disponibilizados pela rede pública de ensino para realização das atividades musicais; e que tipo de formação musical é disponibilizada para que o professor esteja apto a trabalhar com educação musical em sala de aula. Para o estabelecimento desta investigação foi utilizada a abordagem qualitativa, tendo como pressuposto metodológico o método estudo de caso e a realização de entrevistas, observações e coletas de documentos como técnicas para a coleta dos dados. Os materiais coletados foram organizados em cadernos de categorias, resultando em quatro cadernos distintos, os quais posteriormente foram analisados através da análise de conteúdo. Os resultados permitiram identificar atividades musicais em sala de aula através de audições musicais, trabalhos artísticos voltados à letra das obras trabalhadas em aula, construção de instrumentos musicais com materiais de sucata, ensino teórico-musical a partir da nomenclatura dos instrumentos musicais bem como dos demais parâmetros musicais (incluindo ritmo, harmonia e melodia), avaliações do conteúdo de música trabalhado em aula e práticas musicais com os instrumentos confeccionados a partir da sucata conjuntamente os demais instrumentos disponibilizados pela escola. Entendo que este estudo servirá de fomento para outros professores de artes atuantes na área, bem como para a implementação da Lei n 11.769/08, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Daniele Isabel Ertel - Integrante / Cristina Rolim Wolffenbüttel - Coordenador.

  • 2012 - 2012

    A Educação Musical no Rio Grande do Sul: investigando o ensino de música em escolas públicas estaduais, Descrição: Esta pesquisa configura-se na 2° etapa da investigação que objetivou investigar a presença da educação musical nas escolas públicas estaduais de Educação Básica do Rio Grande do Sul. O projeto foi aprovado no Edital 001/2012, IniCie/UERGS, contando com bolsa de iniciação científica. Além disso, o projeto faz parte do Grupo de Pesquisa "Educação Musical: diferentes tempos e espaços" da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. Esta investigação foi empreendida com vista à investigar: Quais projetos de música são desenvolvidos nas 342 escolas públicas estaduais? Como tem se desenvolvido o trabalho com banda nas 258 escolas públicas estaduais? Como a educação musical tem sido desenvolvida nas escolas públicas estaduais, considerando-se a adesão ao Programa Mais Educação? A metodologia foi orientada pela abordagem qualitativa, sendo o método estudo multicasos. Os dados foram coletados através da utilização de entrevistas semiestruturadas. Para o estabelecimento da pesquisa, foram investigadas três escolas públicas estaduais, especificamente a direção das escolas, os professores que atuam com música e/ou artes, estudantes e pais da comunidade escolar. Considerando-se a Lei n 11.769, de agosto de 2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de música, os resultados estudo poderão contribuir com a elaboração de políticas públicas para a implementação da música na Educação Básica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Daniele Isabel Ertel - Integrante / Cristina Rolim Wolffenbüttel - Coordenador.

  • 2011 - 2011

    A Educação Musical no Rio Grande do Sul: investigando o ensino de música em escolas públicas estaduais, Descrição: Esta pesquisa objetivou investigar a presença da educação musical nas escolas públicas estaduais de Educação Básica do Rio Grande do Sul. O projeto foi aprovado no Edital 001/2011, IniCie/UERGS, contando com bolsa de iniciação científica. Além disso, o projeto faz parte do Grupo de Pesquisa "Educação Musical: diferentes tempos e espaços" da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. Esta investigação foi empreendida com vista à investigar: Como a educação musical se configura na Educação Básica? Quais as atividades musicais existentes nas escolas de Educação Básica? Como, por quem, quando e para quem são desenvolvidas as atividades musicais nas escolas de Educação Básica? Quais as funções e os objetivos das atividades musicais desenvolvidas nas escolas de Educação Básica? A metodologia foi orientada pela abordagem quantitativa, sendo o método um survey interseccional de grande porte. Os dados foram coletados através da utilização de questionários autoadministrados. Para o estabelecimento da comunicação com as escolas públicas estaduais foram contatadas as Coordenadorias Regionais de Educação, contando com o apoio da Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul; os instrumentos de pesquisa foram encaminhados às escolas sendo, posteriormente, retornados do mesmo modo para a pesquisadora. Considerando-se a Lei n 11.769, de agosto de 2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de música, os resultados estudo poderão contribuir com a elaboração de políticas públicas para a implementação da música na Educação Básica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Daniele Isabel Ertel - Integrante / Cristina Rolim Wolffenbüttel - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

DESTAQUE como MELHOR PROFESSORA DE MÚSICA de Salvador do Sul/RS, Tchê Pesquisas.

2016

DESTAQUE como MELHOR PROFESSORA DE MÚSICA de Salvador do Sul/RS, Tchê Pesquisas.

2015

DESTAQUE como MELHOR PROFESSORA DE MÚSICA de Salvador do Sul/RS, INOVARE.

2014

DESTAQUE do XV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

2014

PRÊMIO DE MELHOR TRABALHO DA ÁREA CIÊNCIAS HUMANAS - XV Salão de Iniciação Científica da PUCRS, Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

2013

DESTAQUE no XIV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

2013

DESTAQUE dos Trabalhos do III ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO - Inovações Curriculares Latino-Americanas: da Educação Infantil ao Ensino Superior, ANSEB - Associação Nacional dos Supervisores Educacionais do Brasil.

2012

DESTAQUE na Sessão Música I - Com direito a Reapresentação na Sessão Especial LLA - SIC 2012, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

2011

DESTAQUE dos Trabalhos de Ensino no 1° Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEiPEX e 1° Simpósio do Núcleo Estadual do Observatório dos Direitos da Criança e do Adolescente, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - Atual

Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Música nas Escolas Municipais, Carga horária: 20

Outras informações:
Servidora Pública - Atuante nas Escolas: EMEI da Vila da Páscoa, EMEF Porto Novo e EMEF Timbaúva

2015 - Atual

Espaço Mãos Mágicas

Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professora de Música Instrumental, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora atuante com Ensino de Violão Popular, Teclado/Piano, Flauta Doce e Flauta Transversal.

2015 - 2015

Prefeitura Municipal de Salvador do Sul/RS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Música nas Escolas Municipais, Carga horária: 22