Camila da Silva Lucena

Graduada em Letras - Espanhol pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Mestra em Letras, área de concentração: Linguística, pelo programa de Pós-graduação em Letras da UFPE. Desenvolve pesquisas no âmbito teórico da Análise do Discurso de linha francesa, com ênfase em questões latino-americanas. Atualmente, é integrante do Núcleo de Estudos em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual (NEPLEV-UFPE). Experiência na educação a distância, como tutora e professora, no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) /UFPE; na educação superior modalidade presencial, como professora substituta, no curso de Letras-espanhol da UFPE; e na pós-graduação (FAFIRE), como professora de recursos didáticos para o ensino de línguas. Área de atuação docência: Língua Portuguesa, Redação, Linguística, Língua Espanhola e Metodologia do Ensino.

Informações coletadas do Lattes em 31/01/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Letras

2018 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco
Fabiele Stockmans De Nardi. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Linguística

2015 - 2017

Universidade Federal de Pernambuco
Título: O ESPAÇO, A CULTURA E A INTEGRAÇÃO IBERO-AMERICANA: uma análise discursiva da construção de um espaço cultural compartilhado,Ano de Obtenção: 2017
Fabiele Stockmans De Nardi.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em LETRAS - ESPANHOL

2010 - 2014

Universidade Federal de Pernambuco
Título: EL FUNCIONAMIENTO DISCURSIVO DE LA INDETERMINACIÓN EN LENGUA ESPAÑOLA: UN ANÁLISIS DE LOS ARTÍCULOS DE OPINÓN DEL PERIÓDICO EL UNIVERSAL
Orientador: Fabiele Stockmans De Nardi

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Análise do Discurso e mídia: imaginário e sujeito no espaço virtual. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2015 - 2015

Intermediate. (Carga horária: 170h). , Senac, SENAC, Brasil.

2014 - 2015

Pré-intermediate. (Carga horária: 160h). , Senac, SENAC, Brasil.

2013 - 2014

Elementary English. (Carga horária: 180h). , Senac, SENAC, Brasil.

2013 - 2013

Fonética española para brasileños. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2013 - 2013

Formação de professores e saberes situados (...). (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2012 - 2013

Starting English. (Carga horária: 170h). , Senac, SENAC, Brasil.

2012 - 2012

Diversidad Lingüística y dialectal en los países hispanohablantes. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2012 - 2012

Workshop de capacitação para professores A literatura poética de Vinicius. (Carga horária: 8h). , Companhia das Letras, CL, Brasil.

2012 - 2012

Curso Intensivo "Língua Portuguesa em Debate". (Carga horária: 15h). , Academia Pernambucana de Letras, APL, Brasil.

2012 - 2012

Español Intermediário. (Carga horária: 32h). , Consulado General de la República Bolivariana de Venezuela en Recife, CGRBVR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas: Espanhol.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Metodologia do Ensino.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Metodologia do Trabalho Científico.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LUCENA, C. S. . IX Seminário de Estudos em Análise do Discurso. 2019. (Congresso).

GRIGOLETTO, E. ; NARDI, F. S. ; LUCENA, C. S. . VIII SEAD (Seminário de Estudos em Análise do Discurso). 2017. (Congresso).

GRIGOLETTO, E. ; NARDI, F. S. ; LUCENA, C. S. . VII Seminários de Estudos em Análise do Discurso - Análise de Discurso e suas histórias: avanços e perspectivas. 2015. (Congresso).

LUCENA, C. S. . II Semana de Hispanidad UFPE. Enlaces Culturales: Brasil y Mundo Hispánico. 2012. (Outro).

LUCENA, C. S. . I Seminário Itinerante sobre Educação de Pessoas Surdas GEPESES - GEPEL.. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

4º Congresso Latino-Americano de Glotopolítica (CLAGLO). O acolhimento escolar dos refugiados venezuelanos em Pernambuco: formação docente e políticas linguísticas para o ensino de línguas. 2019. (Congresso).

IX SEAD (Seminário de Estudos em Análise do Discurso). Do humanitário ao político: condições de produção do acolhimento dos refugiados venezuelanos no Brasil. 2019. (Congresso).

Seminário Sujeitos e seus olhares sobre a América Latina.REFUGIADOS VENEZUELANOS ENTRE FRONTEIRAS: AS NÃO-COINCIDÊNCIAS DO DIZER EM COMENTÁRIOS DE LEITORES NO ESPAÇO VIRTUAL. 2019. (Seminário).

VII Congresso Nordestino de Espanhol. A (Des)identificação do professor de línguas em formação com a literatura estrangeira: das dificuldades ao despertar do interesse intercultural. 2018. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Hispanistas. Efeitos de sentido da designação integração ibero-americana: sobre a palavra, a referência e o sentido. 2018. (Congresso).

XXVII Jornada Internacional do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste (GELNE). A PRÁXIS CULTURAL NA IBERO-AMÉRICA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA ACERCA DA CRIAÇÃO DO PROJETO DE INTEGRAÇÃO IBERO-AMERICANO. 2018. (Congresso).

Colóquio Internacional de Estudos sobre Masculinidades.Avaliação. 2017. (Outra).

VIII SEAD (Seminário de Estudos em Análise do Discurso).Integração, cooperação e intercâmbio segundo a OEI: o político e o ideológico na proposta de integração ibero-americana. 2017. (Seminário).

X Congresso Internacional da Abralin. #SomosTodosGolpistas: os efeitos de sentido na/pela hashtag e a ressignificação da designação golpe. 2017. (Congresso).

III Seplev.Práticas identirárias no/pelo espaço: sobre a integração ibero-americana, o conceito de espaço e identificações. 2016. (Seminário).

IX Congresso Brasileiro de Hispanistas. Ideologia linguística na Ibero-América: língua, cultura e memória na proposta de integração. 2016. (Congresso).

16º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. El funcionamento discursivo de la indeterminación en lengua española: un análisis de los artículos de opinión del periódico El Universal. 2015. (Congresso).

III Encontro Nacional e II Internacional de Linguística e Literatura: nas fronteiras da linguagem.A integração ibero-americana: o discurso a favor de uma identificação. 2015. (Encontro).

Jornada Gramáticas, novos paradigmas e ensino de português. 2015. (Outra).

VII Seminário de Estudos em Análise do Discurso (SEAD).Formação discursiva e silêncios na carta cultural Ibero-americana. 2015. (Seminário).

XI Congreso Internacional de la Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso. Cultura y memoria en Iberoamérica: un análisis discursivo de la Carta Cultural Iberoamericana. 2015. (Congresso).

I Encontro de Estudos em Cultura Latino-Americana. 2014. (Encontro).

II Seplev - Seminário de estudos em práticas de linguagem e espaço virtual.Entre o herói e o vilão: representações da mídia sobre Hugo Chávez. 2014. (Seminário).

XXII Conic - Congresso de iniciação científica. Representações da mídia sobre Hugo Chávez: os processos de designação na trama do discurso. 2014. (Congresso).

Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, aprendizagem móvel dentro e fora da escola. 2013. (Simpósio).

XV Congreso Brasileño de Profesores de Español. Del imaginario edénico al estado de naturaleza de Rosseau: representaciones sobre el paraíso no conocido. 2013. (Congresso).

XXI Congresso de Iniciação Científica da UFPE. No entremeio da fronteira: representações da mídia sobre os brasiguaios. 2013. (Congresso).

Diversidad Linguística y Dialectal en los Países Hispanohablantes. 2012. (Oficina).

II Semana de Hispanidad UFPE. Enlaces Culturales: Brasil y Mundo Hispánico.O discurso libertário entre o Brasil e a Venezuela: a construção da memória de um Pernambucano na Grã-Colômbia. 2012. (Outra).

Matizes de uma Cultura.El compromiso social y sus simbolismos. 2012. (Outra).

Seminário de Estudos em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual ? SEPLEV. Identidade e espaço virtual: múltiplos olhares.. 2012. (Seminário).

V jornada Hispânica Nacional e II Internacional - Diáspora e Diálogos Interculturais. O discurso libertário entre o Brasil e a Venezuela: a construção da memória de um Pernambucano na Grã-Colômbia. 2012. (Congresso).

Workshop de Capacitação para Professores "A literatura poética de Vinicius e Drummond". 2012. (Outra).

III Simposio de Formación de Profesores de Español de Pernambuco - I Semana de la Hispanidad de UFPE: Lenguaje y Nuevas Tecnologías/ 25 años sin Borges. 2011. (Simpósio).

I Seminário Itinerante Sobre Educação de Pessoas Surdas GEPESES - GEPEL GE.Apresentação Cultural: Pater Noster. 2011. (Seminário).

III Congreso Nordestino de Español: Realidad y desafios. Homenaje al Centenario de Miguel Hernández. 2010. (Congresso).

II Semana de Letras da Universidade Federal de Pernambuco. 2010. (Outra).

II Simpósio de Formação de Professores de Espanhol de Pernambuco. 2010. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Katiana Barros de Oliveira

LUCENA, C. S.; SANTOS, G.. ACCIONES PEDAGÓGICAS PARA INCORPORAR EL POTENCIAL EDUCATIVO DE LA OBRA DE FRIDA KAHLO EN LA ENSEÑANZA MEDIA DE BRASIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Lingua Espanhola) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: CASSIA JANE BARROS DE OLIVEIRA

LUCENA, C. S.; SANTOS, G.. PROPUESTA DE TAREAS PARA DISMINUIR DIFICULTADES EN EL USO DEL ACENTO GRÁFICO DE LA LENGUA ESPAÑOLA EN LA ENSEÑANZA MEDIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Lingua Espanhola) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Ivanalba Maria Ramos

LUCENA, C. S.; SANTOS, G.. DESARROLLO DE LA CULTURA DE LA LENGUA ESPAÑOLA ENLAS CLASES DE ESPAÑOL DE LA ENSEÑANZA FUNDAMENTAL II. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Lingua Espanhola) - Universidade Federal de Pernambuco.

LUCENA, C. S.. Banca examinadora para seleção de professor para o NucLi Isf UFPE, regida pelo edital NucLi Isf UFPE06/2017. 2017. Universidade Federal de Pernambuco.

LUCENA, C. S.. VI colóquio Internacional de Estudos Sobre Masculinidades. Como: avaliadora de pôster.. 2017. Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Imara Bemfica Mineiro

Lucena, C.; STOCKMANS, F.; GRIGOLETTO, E.;MINEIRO, Imara Bemfica; PALHA, J.. O espaço, a cultura e a integração ibero-americana: uma análise discursiva da construção de um espaço cultural compartilhado. 2017. Dissertação (Mestrado em Pos-Grduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Fabiele Stockmans De Nardi

DE NARDI, F. S.GRIGOLETTO, E.; COLACA, J. P.; MINEIRO, I. B.. O espaço, a cultura e a integração ibero-americana: uma análise discursiva da construção de um espaço cultural compartilhado. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Fabiele Stockmans De Nardi

DE NARDI, F. S.GRIGOLETTO, E.. O espaço, a cultura e a integração ibero-americana: uma análise discursiva da construção de um espaço cultural compartilhado. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Fabiele Stockmans De Nardi

DE NARDI, F. S.; MASIP, V.. El funcionamiento discursivo de la indeterminación en lengua española: un análisis de los artículos de opinión del periódico "El Universal". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco.

Evandra Grigoletto

GRIGOLETTO, E.; DE NARDI, F. S.; COLACA, J. P.; MINEIRO, I. B.. O espaço, a cultura e a integração Ibero-Americana: uma análise discursiva da construção de um espaço cultural compartilhado. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Simone Mendes da Silva Nóbrega

Ensino de Espanhol numa perspectiva intercultural: uma proposta de ensino-aprendizagem a partir da literatura e do cinema; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Espanhola: Linguagem e Interculturalidade) - Faculdade Frassinetti do Recife; Orientador: Camila da Silva Lucena;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Competência intercultural: abordagens e estratégias para as aulas de Espanhol como língua estrangeira; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Espanhola: Linguagem e Interculturalidade) - Faculdade Frassinetti do Recife; Orientador: Camila da Silva Lucena;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Fabiele Stockmans De Nardi

A língua e o espaço de fronteira: subjetivação e processos de identificação do sujeito fronteiriço; ; Início: 2018; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);

Fabiele Stockmans De Nardi

O espaço, a cultura e a integração ibero-americana: uma análise discursiva da construção de um espaço cultural compartilhado; 2017; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fabiele Stockmans De Nardi Sottili;

Fabiele Stockmans De Nardi

El funcionamiento discursivo de la indeterminación en lengua española: un análisis de los artículos de opinión del periódico El Universal; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Fabiele Stockmans De Nardi Sottili;

Fabiele Stockmans De Nardi

A construção da função-heroica no discurso: identificação e memória nos dizeres da mídia acerca de José Mujica; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fabiele Stockmans De Nardi Sottili;

Fabiele Stockmans De Nardi

Representações da mídia sobre Hugo Chávez: os processos de designação na trama do discurso; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fabiele Stockmans De Nardi Sottili;

Fabiele Stockmans De Nardi

No entremeio da fronteira: representações da mídia sobre os brasiguaios; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fabiele Stockmans De Nardi Sottili;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LUCENA, C. S. . Estudos linguísticos e literários: caminhos e tendências. 1. ed. São Paulo: Pá de Palavra, 2019. v. 2. 1375p .

  • LUCENA, C. S. . A construção discursiva do ciberativismo: dialogismo, alteridade e pontos de vista. Revista Encontros de Vista, Recife, p. 29 - 37, 15 dez. 2018.

  • LUCENA, C. S. . A INTEGRAÇÃO IBERO-AMERICANA: O DISCURSO A FAVOR DE UMA IDENTIFICAÇÃO. Diálogos, p. 455 - 464, 11 maio 2015.

  • LUCENA, C. S. . Integração, cooperação e intercâmbio segundo a OEI: o político e o ideológico na proposta de integração Ibero-Americana. In: X Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2019, São Cristovão. Anais do X Congresso Brasileiro de Hispanistas. Vol. 1 ? Ensino de Línguas e Estudos de Linguagem, 2019. v. 1. p. 1-248.

  • LUCENA, C. S. . IDEOLOGIA LINGUÍSTICA NA/PELA IBERO-AMÉRICA: LÍNGUA, CULTURA E MEMÓRIA NA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO. In: IX Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do IX Congresso Brasileiro de Hispanistas. Foz do Iguaçu: UNILA/UNIOESTE, 2018. v. 3.

  • LUCENA, C. S. . El funcionamiento discursivo de la indeterminación en lengua española: un análisis de los artículos de opinión del periódico El Universal. In: 16º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol e do 1º Simpósio Nacional de Professores de Espanhol em Formação, 2017, São Carlos. Anais do 16º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol e do 1º Simpósio Nacional de Professores de Espanhol em Formação, 2015.

  • LUCENA, C. S. . CULTURA Y MEMORIA EN IBEROAMÉRICA: UN ANILÍSIS DISCURSIVO DE LA CARTA CULTURAL IBEROAMERICANA. In: XI Congreso Internacional de la Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso (ALED), 2017, Buenos Aires. Anais do XI Congreso Internacional de la Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires (UBA), 2015. v. 1. p. 5-500.

  • LUCENA, C. S. . Integração, cooperação e intercâmbio segundo a OEI: o político e o ideológico na proposta de integração ibero-americana. In: VIII SEAD (Seminário de Estudos em Análise do Discurso), 2017, Recife. Anais do Sead - VIII SEAD - 2017 O político na Análise do Discurso, 2017. v. 8.

  • LUCENA, C. S. . FORMAÇÃO DISCURSIVA E SILÊNCIOS NA CARTA CULTURAL IBERO-AMERICANA. In: VII Seminário de Estudos em Análise do Discurso, 2016, Recife. Anais do VII SEAD ? Seminário de Estudos em Análise do Discurso, 2015. v. 23 ed..

  • LUCENA, C. S. . A INTEGRAÇÃO IBERO-AMERICANA: O DISCURSO A FAVOR DE UMA IDENTIFICAÇÃO. In: III Encontro Nacional e II Internacional de Linguística e Literatura, 2015, Garanhuns. REVISTA DIÁLOGOS, n.° Especial 15 - III Encontro Nacional e II Encontro Internacional de Literatura e Lingüística da Universidade de Pernambuco (UPE), 3 vols, campus Garanhuns. (2015, Garanhuns, PE). Vol. I, 2015. p. 455-464.

  • LUCENA, C. S. . Del imaginario edénico al estado de naturaleza de Rosseau: representaciones sobre el paraíso no conocido. In: XV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2014, Recife. Actas del XV Congreso Brasileño de Profesores de Español. Enseñanza de Español en Brasil: Nuevos Horizontes. Recife: Editora UFPE, 2014. v. 1. p. 1199-1207.

  • LUCENA, C. S. . ENTRE O HEROI E O VILÃO: representações da mídia sobre Hugo Chávez. In: II Seminário de estudos em práticas de linguagem e espaço virtual, 2014, Recife. Anais online do II Seplev (2014) memória, história, arquivo: fronteiras e intersecções. Recife: NEPLEV, 2014. p. 40-56.

  • LUCENA, C. S. . REPRESENTAÇÕES DA MÍDIA SOBRE HUGO CHÁVEZ: os processos de designação na trama do discurso. In: XXII Congresso de Iniciação Científica da UFPE, 2014, Recife. XXII Conic/Anais. Recife: UFPE, 2014.

  • LUCENA, C. S. . NO ENTREMEIO DA FRONTEIRA: representações na mídia sobre os brasiguaios. In: XXI Congresso de iniciação científica da UFPE, 2013, Recife. XXI Conic/Anais. Recife: UFPE, 2013.

  • LUCENA, C. S. . Efeitos de sentido da designação integração ibero-americana: sobre a palavra, a referência e o sentido. In: X Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2018, São Cristovão. Livro de Resumos do X Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2018. p. 1-122.

  • LUCENA, C. S. ; OLIVEIRA, L. A. . #SomosTodosGolpistas: os efeitos de sentido na/pela hashtag e a ressignificação da designação golpe. In: X Congresso Internacional da ABRALIN, 2017, Niterói. Caderno de resumos do X Congresso Internacional da ABRALIN ? Pesquisa linguística e compromisso político., 2017.

  • LUCENA, C. S. . INTEGRAÇÃO, COOPERAÇÃO E INTERCÂMBIO SEGUNDO A OEI: O POLÍTICO E O IDEOLÓGICO NA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO IBERO-AMERICANA. In: VIII SEAD. O político na Análise do Discurso. Contradição, silenciamento e resistência., 2017, Recife. Cadernos de resumos do VIII SEAD, 2017. p. 1-91.

  • LUCENA, C. S. . La construcción de una cultura iberoamericana: un analisis discursivo de los documentos de la Organización de los Estados Iberoamericanos. In: XII COngreso Internacional ALED. Discurso, construcción y transformación social, 2017, Santiago. ALED 2017 - Libro de resúmenes, 2017.

  • LUCENA, C. S. . Ideologia linguística na Ibero-América: língua, cultura e memória na proposta de integração da Carta Cultural Ibero-americana. In: IX Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2016, Foz do Iguaçu. Livros de resumos do IX Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2016. p. 1-176.

  • LUCENA, C. S. . A integração Ibero-americana: o discurso a favor de uma identificação. In: III Encontro Nacional e II Internacional de Linguística e Literatura: nas fronteiras da linguagem, 2015, Garanhuns. Caderno de Resumos do III Encontro Nacional e II Internacional de Linguística e Literatura: nas fronteiras da linguagem. Garanhuns: Ed. Jairo Nogueira Luna, 2015. v. 1. p. 125-126.

  • LUCENA, C. S. . Formação discursiva e silênicos na Carta Cultural Ibero-americana. In: VII Seminário de Estudos em Análise do Discurso (SEAD), 2015, Recife. A análise do discurso e sua história : avanços e perspectivas: caderno de resumos.. Recife: Editora UFPE, 2015. p. 65-65.

  • LUCENA, C. S. . El funcionamiento discursivo de la indeterminación en lengua española: un análisis de los artículos de opinión del periódico El Universal. In: 16º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2015, São Carlos/SP. Cadernos de resumos do 16º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. São Carlos: UFSCAR - Pró-reitoria de extensão, 2015. p. 47-47.

  • LUCENA, C. S. . Cultura y memoria en Iberoamérica: un análisis discursivo de la Carta Cultural Iberoamericana. In: XI Congreso Internacional de la Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso (ALED), 2015, Buenos Aires. XI Congreso Internacional ALED - Resúmenes Comisiones. Buenos Aires: Aled, 2015. p. 80-80.

  • LUCENA, C. S. ; ALENCAR, D. N. S. . A LINGUAGEM JORNALÍSTICA EM FAVOR DA IDENTIDADE LATINO-AMERICANA. In: XV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2013, Recife. Caderno de resumos do XV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2013.

  • LUCENA, C. S. . DEL IMAGINARIO EDÉNICO AL ESTADO DE NATURALEZA DE ROSSEAU: REPRESENTACIONES SOBRE EL PARAÍSO NO CONOCIDO. In: XV Congresso Brasileiro de professores de Espanhol, 2013, Recife. Caderno de resumos do XV Congresso Brasileiro de professores de Espanhol. Recife: Apeepe, 2013.

  • LUCENA, C. S. . REFUGIADOS VENEZUELANOS ENTRE FRONTEIRAS: AS NÃO-COINCIDÊNCIAS DO DIZER EM COMENTÁRIOS DE LEITORES NO ESPAÇO VIRTUAL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LUCENA, C. S. . O acolhimento escolar dos refugiados venezuelanos em Pernambuco: formação docente e políticas linguísticas para o ensino de línguas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LUCENA, C. S. . Do humanitário ao político: condições de produção do acolhimento dos refugiados venezuelanos no Brasil. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LUCENA, C. S. . A (Des)identificação do professor de línguas em formação com a literatura estrangeira: das dificuldades ao despertar do interesse intercultural. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LUCENA, C. S. . Efeitos de sentido da designação integração ibero-americana: sobre a palavra, a referência e o sentido. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LUCENA, C. S. . A PRÁXIS CULTURAL NA IBERO-AMÉRICA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA ACERCA DA CRIAÇÃO DO PROJETO DE INTEGRAÇÃO IBERO-AMERICANO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LUCENA, C. S. ; OLIVEIRA, L. A. . #SomosTodosGolpistas: os efeitos de sentido na/pela hashtag e a ressignificação da designação golpe. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LUCENA, C. S. . Integração, cooperação e intercâmbio segundo a OEI: o político e o ideológico na proposta de integração ibero-americana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LUCENA, C. S. . Práticas identirárias no/pelo espaço: sobre a integração ibero-americana, o conceito de espaço e identificações.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LUCENA, C. S. . Ideologia linguística na Ibero-América: língua, cultura e memória na proposta de integração.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LUCENA, C. S. . A integração ibero-americana: o discurso a favor de uma identificação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LUCENA, C. S. . El funcionamento discursivo de la indeterminación en lengua española: un análisis de los artículos de opinión del periódico El Universal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LUCENA, C. S. . Cultura y memoria en Iberoamérica: un análisis discursivo de la Carta Cultural Iberoamericana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LUCENA, C. S. . Formação discursiva e silêncios na carta cultural Ibero-americana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LUCENA, C. S. . Entre o herói e o vilão: representações da mídia sobre Hugo Chávez. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LUCENA, C. S. . Representações da mídia sobre Hugo Chávez: os processos de designação na trama do discurso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LUCENA, C. S. . Del imaginario edénico al estado de naturaleza de Rosseau: representaciones sobre el paraíso no conocido. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LUCENA, C. S. . No Entremeio da Fronteira: Representações da Mídia Sobre os Brasiguaios. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LUCENA, C. S. ; ALENCAR, D. N. S. . O discurso libertário entre o Brasil e a Venezuela: a construção da memória de um pernambucano na Grã-Colômbia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LUCENA, C. S. ; ALENCAR, D. N. S. . O discurso libertário entre o Brasil e a Venezuela: a construção da memória de um Pernambucano na Grã-Colômbia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LUCENA, C. S. ; NARDI, F. S. . Representações da mídia sobre Hugo Chávez: os processos de designação na trama do discurso. 2014. (Relatório de pesquisa).

LUCENA, C. S. ; ALENCAR, D. N. S. ; TEODOSO, E. R. ; SENA, F. C. S. ; SILVA, M. M. S. E. . La Narración en la Clase de E/LE: explotando el universo de Caperucita Roja. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LUCENA, C. S. ; NASCIMENTO, F. A. S. ; NARDI, F. S. . No Entremeio da Fronteira: Representações da Mídia Sobre os Brasiguaios. 2013. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    A construção da função-heroica no discurso: identificação e memória nos dizeres da mídia acerca de José Mujica, Descrição: Propomo-nos, neste projeto, a observar como se constrói, nos discursos sobre o presidente do Uruguai, José Mujica, o que estamos chamando de função-heroica (DE NARDI; GRIGOLETTO, 2013), buscando analisar como se dá a construção desse personagem e, por sua vez, do próprio país, como um modelo de identificação atual para os brasileiros, De um modo mais específico, verificaremos como ocorre essa identificação partindo da análise dos comentários dos leitores, publicados no período que compreende a aprovação da primeira lei progressista, em abril de 2013, passando pela aprovação da segunda, em dezembro de 2013, até agosto de 2014, período que entendemos ser suficiente a título de amostragem para que possamos analisar o funcionamento discursivo em questão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Camila da Silva Lucena - Integrante / Fabiele Stockmans De Nardi - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    Representações da mídia sobre Hugo Chávez: os processos de designação na trama do discurso, Descrição: Pensando nos movimentos discursivos que a mídia realiza ao representar o outro, este trabalho analisou como a figura do ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez, é representada pela mídia latino-americana. Partimos da hipótese de que a mídia trabalha (des)construindo e reiterando imaginários, e neste processo, evidencia um sentido que lhe convém ressaltar, relegando outros ao esquecimento (PÊCHEUX, 1975) visando, desse modo, o direcionamento da opinião pública. Desse modo, nos concentramos em verificar o funcionamento dessas representações na cristalização de dois imaginários sobre essa personagem e o que a cerca, analisando como estes imaginários se manifestam através das designações que carregam toda uma memória sobre esta figura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Camila da Silva Lucena - Integrante / Fabiele Stockmans De Nardi - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    No entremeio da fronteira: representações da mídia sobre os brasiguaios., Descrição: Esta pesquisa analisou as representações produzidas sobre os brasiguaios em um momento político pontual ? o impeachment do Presidente Fernando Lugo, em junho de 2012. Ao investigar essa questão a partir do discurso midiático, partimos da hipótese de que os discursos vinculados durante este acontecimento contribuem para a construção de um ?discurso oficial? sobre este grupo, apagando outras formas de enxergá-los. A mídia, portanto, trabalha articulando através da materialidade discursiva questões que atuam para a lembrança ou o esquecimento de um evento. (LEANDRO FERREIRA, 2008). Com isso, objetivamos mostrar como esse jogo midiático cria as representações sobre brasiguaios, quais práticas discursivas colaboram para isso e como essas representações silenciam outros dizeres em relação a eles.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Camila da Silva Lucena - Integrante / Fabiele Stockmans De Nardi - Coordenador / Felipe Augusto Santana do Nascimento - Integrante.

  • 2012 - 2012

    Libertadores de América: Abreu e Lima e a pós-colonialidade latino-americana., Descrição: Este projeto, que se insere e da continuidade argumental e cronológica às pesquisas desenvolvidas pelo grupo Literatura Hispano-americana colonial , do PPGL-UFPE, se propõe analisar o papel que representaram os Libertadores de América durante o século XIX, e das diversas funções que os escritos destes próceres desempenharam até hoje na identidade e consolidação dos sistemas pós-coloniais da América Latina. Francisco de Miranda, Manuel Belgrano, Bernardo O´Higgins, José de San Martín ou Simón Bolívar, idolatrados líderes americanos serão comemorados com ênfase e honrarias nos bicentenários da independência das repúblicas latino-americanas enquanto o nosso equivalente brasileiro, Abreu e Lima, permanece na penumbra, fora do campo santo da Historia, no duplamente afastado cemitério dos Ingleses.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Camila da Silva Lucena - Integrante / Juan Pablo Martín Rodrigues - Coordenador / Dayana Nunes S. Alencar - Integrante / Isabela Cristina Tavares da Silva - Integrante / Lucyanne Priscyla Ramos de França Palmeira - Integrante / Edjane Rozenda Teodoso - Integrante / Tatiane Maria Barbosa de Oliveira - Integrante / Priscilla Elizabeth da Silva Costa Ferreira - Integrante / Érika Vanessa Fonsêca dos Santos - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

Láurea Acadêmica, Universidade Federal de Pernambuco.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - 2013

    Academia Pernambucana de Letras

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: auxiliar, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Auxiliar nas transcrições, editoração, revisão, e redação de textos na Academia Pernambucana de Letras/ APL.

  • 2013 - 2014

    Instituição Lar Fabiano de Cristo - Casa Rodolfo Aureliano

    Vínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Professora de Espanhol, Carga horária: 2

    Outras informações:
    A instituição "Lar Fabiano de Cristo" se caracteriza como uma ONG sem fins lucrativos que tem como um dos seus parceiros a prefeitura da cidade do Recife. Em parceria com esta autarquia, oferece cursos para complementar as atividades dos estudantes devidamente matriculados abrangendo todos os níveis de ensino: infantil, fundamental e médio. Em consonância com o objetivo da instituição, desenvolvi estágio voluntário juntamente com o projeto de extensão da UFPE: Compreensão e Produção de Textos em Língua Espanhola, com carga horária de 30hs. Este trabalho teve como objetivo introduzir conhecimentos básicos da língua espanhola para crianças de 10 a 14 anos.

  • 2013 - 2014

    Núcleo de Línguas e Cultura UFPE

    Vínculo: Extensionista, Enquadramento Funcional: Professor de Espanhol, Carga horária: 4

  • 2017 - 2017

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora formadora II a distância, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atividade realizada no Curso de Licenciatura em Letras Língua Espanhola na modalidade a distância, desenvolvido junto ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

  • 2016 - 2017

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professora substituta de Lestras-Espanhol lecionando as disciplinas de: metodologia do ensino de língua espanhola, história da língua, compreensão e produção de texto em língua espanhola, Lexicografia, morfologia e TCC I.

  • 2015 - 2016

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atividade realizada no Curso de Licenciatura em Letras - Língua Espanhola na modalidade a distância, desenvolvido junto ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Como tutora supervisionou as seguintes disciplinas: metodologia do ensino de língua espanhola I, II, III, IV, V e VI, introdução à linguística, língua III: morfologia, língua VII/ texto, discurso e pragmática, cultura dos povos de língua espanhola II, estágio I e IV e educar para os direitos humanos.

  • 2013 - 2015

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2013 - 2014

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Extensionista, Carga horária: 4

  • 2017 - 2017

    Faculdade Frassinetti do Recife

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor convidado de pós-graduação, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Lecionou a disciplina: Recursos didáticos aplicados ao ensino de E/LE, 30H.

  • 2019 - Atual

    Colégio Equipe

    Vínculo: Professor temporário, Enquadramento Funcional: Professora de Produção textual, Carga horária: 9

  • 2019 - Atual

    Colégio Boa Viagem - Unidade Jaqueira

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Português e Redação, Carga horária: 9