Marcio Maltarolli Quida

Licenciado em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000), Pós-graduado em Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá (2010), Mestre (2012) e Doutor (2019) em Política Social pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Professor do Magistério Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Muzambinho. Tem experiência no magistério do Ensino Técnico, Superior e Pós-graduação Lato Sensu em diversas áreas.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Política Social

2015 - 2019

Universidade Federal Fluminense
Título: Do embate semântico ao desafio da práxis: a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária
Adilson Vaz Cabral Filho.

Mestrado em Política Social

2010 - 2012

Universidade Federal Fluminense
Título: A Política Social da Educação Técnica a Distância na Rede e-Tec Brasil,Ano de Obtenção: 2012
Adilson Vaz Cabral Filho.Palavras-chave: Educação a distância; Rede e-Tec Brasil; Implementação e execução; Força de trabalho.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Serviço Social Aplicado / Especialidade: Serviço Social da Educação. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Design Instrucional para EaD Virtual

2009 - 2010

Universidade Federal de Itajubá
Título: Disciplina Virtual: Organização Social no Ambiente TelEduc
Orientador: Márcio Pimenta

Graduação em Licenciatura em Ciências Agrícolas

1996 - 2000

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Bolsista do(a): Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Agropecuária

1993 - 1995

Escola Agrotécnica Federal de Barbacena

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Rumo a uma cultura de acesso a informação.. (Carga horária: 10h). , Controladoria-Geral da União, CGU/PR, Brasil.

2012 - 2012

Produção de material didático da Rede e-Tec Brasil. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2008 - 2008

Análise e Planejamento Financeiro. (Carga horária: 15h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.

2008 - 2008

Capacitação de professores e gestores do eTec Bras. (Carga horária: 180h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2002 - 2002

Capacitação Profissional de Professores. , Microsoft / Intel, MICROSOFT, Brasil.

1999 - 1999

Invertendo o eixo da avaliação. , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

1999 - 1999

A Construção do Projeto Político Pedagógico. , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

1995 - 1995

Minhocultura. (Carga horária: 4h). , Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro, EMATER/RJ, Brasil.

1995 - 1995

Inseminação Artificial em Bovinos. (Carga horária: 40h). , Pecplan ABS Inseminação Artificial Ltda, PECPLAN ABS, Brasil.

1995 - 1995

Curso sobre segurança e saúde ocupacional no ensin. (Carga horária: 24h). , Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, FUNDACENTRO, Brasil.

1995 - 1995

Curso Básico para Irrigantes. (Carga horária: 30h). , Escola Agrotécnica Federal de Barbacena, EAFB, Brasil.

1995 - 1995

Eletricidade na Propriedade Rural. (Carga horária: 20h). , Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, EPAMIG, Brasil.

1994 - 1994

Curtimento de Peles Alternativas. (Carga horária: 40h). , Senar Mato Grosso, SENAR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Fundamentos do Serviço Social/Especialidade: Política Social.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BUENO, D. G. M. ; QUIDÁ, M. M. . I Workshop de EaD - Desmistificando a EaD - Novos Paradigmas Educacionais.. 2010. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Colóquio Estado e poder no Brasil: Abordagens Gramscianas. 2018. (Outra).

15 anos do Programa de Política Social da Universidade Federal Fluminense:: Desafios Teóricose Aplicados da Política Social.Políticas Sociais e Participação Social. 2017. (Encontro).

55° Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. INTERFACES ENTRE OS PADRÕES DE DESENVOLVIMENTO E A EXTENSÃO RURAL BRASILEIRA. 2017. (Congresso).

I Encontro Nacional dos Profissionais Licenciados em Ciências Agrícolas. 2017. (Encontro).

XVI Congresso Internacional do FoMerco. A difusão tecnológica como instrumento de poder no agronegócio brasileiro. 2017. (Congresso).

XXIX Simpósio Nacional de História.Disjunção e transversalidade de gênero na Extensão Rural Pioneira. 2017. (Simpósio).

VI Encontro Nacional da União Latina da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC) ? Capítulo Brasil.Descentralização e Comunicação na Política de Extensão Rural no Sul de Minas Gerais. 2016. (Encontro).

Seção de Avaliação dos Cursos dos Catálogos de Educação Profissional.Avaliação dos cursos dos Catálogos da Educação Profissional. 2013. (Oficina).

Seminário de Formação de Avaliadores dos Catálogos da Educação Profissional.Avaliação dos cursos dos Catálogos da Educação Profissional. 2013. (Seminário).

Olimpíada Brasileira de Agropecuária. Olimpíada Brasileira de Agropecuária. 2012. (Olimpíada).

XVI ENCONTRO NACIONAL DE PSICOLOGIA SOCIAL DA ABRAPSO.Cor, raça e mobilidade social: um estudo sobre a percepção do preconceito e a transmissão intergeracional das desigualdades sociais no Brasil.. 2011. (Encontro).

VII Encontro Nacional de Ensino Agrícola e IV Seminário Nacional de de Ensino Agrícola. 1999. (Seminário).

II Seminário de Ensino Agrário. 1997. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Adelber Vilhena Braga

QUIDÁ, M. M.; ALVES, A. D.. CONDUÇÃO DO CAFEEIRO PARA COLHEITA SEMIMECANIZADA: ESTUDO DE CASO SOBRE A PERCEPÇÃO DE PRODUTORES E TRABALHADORES DO BAIRRO POSSES, EM CAMPESTRE ? MG. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cafeicultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas.

Aluno: Nicola Antônio de Souza Filardo

QUIDÁ, M. M.; FIGUEIREDO, F. C.. Oscilação de preços no comércio do café do Brasil: resultantes das políticas públicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Cafeicultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas.

Aluno: Valdinei dos Santos Oliveira

ROCHA, H. G.; SA JUNIOR, A.;QUIDÁ, M. M.. Geoestatística no estudo da produtividade e de modelos de estimativas antecipadas de safra em cafeeiros.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Aluno: ÉDER GERALDO DE FREITAS

MENDONCA, J. M. A.;QUIDÁ, M. M.. Práticas agrícolas desenvolvidas por cafeicultores no município de Carmo do Rio Claro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cafeicultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Aluno: Carlos Alberto Bócoli Junior

QUIDÁ, M. M.; PAULA, F. V.. O uso do GPS na cafeicultura. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cafeicultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Aluno: Luiz Fernando Bócoli

QUIDÁ, M. M.. Diagnóstico da Agricultura familiar e do desenvolvimento das comunidades rurais do município de Muzambinho. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cafeicultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Aluno: Mirian Araujo Gonçalves

QUIDÁ, M. M.; MENDONCA, J. M. A.; MENDONCA, L. M. V. L.. Análise do perfil dos consumidores de Café em Muzambinho.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cafeicultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Aluno: Sérgio Antônio Martins Cerávolo

QUIDÁ, M. M.; MACIEL, A. L. R.. Produção, comercialização e transporte de mudas Coffea arabica L. no método convencional. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cafeicultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

QUIDÁ, M. M.; Silva, Evane. Concurso Público Simplificado para Contratação de Professor Substituto. 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

QUIDÁ, M. M.; ALVES, A. D.; NÓBREGA, R. R.. Concurso Público Simplificado para Contratação de Professor Substituto. 2006. Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcos Dantas Loureiro

QUIDA, M. M.; CABRAL, A.;DANTAS, Marcos; ALCANTARA, L. B. C.. A política social da Educação Técnica a Distância na Rede e-Tec Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em PPG) - Escola de Serviço Social da UFF.

Michelle Simões Reboita

PIMENTA, M. L.;REBOITA, M. S.; BARISON, M. R.. O Processo de Criação da Disciplina Virtual Organização Social no Ambiente TelEduc. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Design Instrucional Virtual) - Universidade Federal de Itajubá.

Adilson Vaz Cabral Filho

CABRAL FILHO, A. V.; Burlandy, Luciene; Tractenberg, Leonel. A Política Social da Educação Técnica a Distância na Rede e-Tec Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Política Social) - Universidade Federal Fluminense.

Adilson Vaz Cabral Filho

CABRAL FILHO, A. V.; Bourlandy, Luciene; PEDINI, S.. Do embate semântico ao desafio da práxis: a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano) - Universidade Federal Fluminense.

Pablo Nabarrete Bastos

CABRAL, A.; PINHEIRO, L. F.;BASTOS, Pablo Nabarrete.; PEDINI, S.; SOUZA, C. A. S.. Do embate semântico ao desafio da práxis: A Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária. 2019. Tese (Doutorado em Política Social) - Universidade Federal Fluminense.

Sérgio Pedini

QUIDA, M. M.;PEDINI, S.. Do Embate Semântico ao Desafio da Práxis: a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária. 2019. Tese (Doutorado em Política Social) - Universidade Federal Fluminense.

Sérgio Pedini

CABRAL FILHO, A. V.;PEDINI, S.. DO EMBATE SEMÂNTICO AO DESAFIO DA PRÁXIS: A POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL PARA A AGRICULTURA FAMILIAR E REFORMA AGRÁRIA. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Política Social) - Universidade Federal Fluminense.

Luciene Burlandy Campos de Alcântara

BURLANDY, L.; CABRAL FILHO, A. V.; LOUREIRO, M. D.. A política social da educação tecnológica a distancia da Rede e-tec Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade Federal Fluminense.

Luciene Burlandy Campos de Alcântara

CABRAL FILHO, A. V.;BURLANDY, L.; TRACTENBERG, L.. A política social da educação tecnológica a distancia da Rede e-tec Brasil. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Política Social) - Universidade Federal Fluminense.

Luci Faria Pinheiro

Filho, Adilson Vaz Cabral;PINHEIRO, L. F.; BASTOS, P. N.; PEDINI, S.; SOUZA, C. A. S.; LOBATO, L. C.. Do embate semantico ao desafio da praxis: a Politica Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agraria. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Politica Social) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Adelber Vilhena Braga

CONDUÇÃO DO CAFEEIRO PARA COLHEITA SEMIMECANIZADA: ESTUDO DE CASO SOBRE A PERCEPÇÃO DE PRODUTORES E TRABALHADORES DO BAIRRO POSSES, EM CAMPESTRE ? MG; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Cafeicultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas; Orientador: Márcio Maltarolli Quidá;

Nicola Antônio de Souza Filardo

Oscilação de preços no comércio do café do Brasil: resultantes das políticas públicas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Cafeicultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas; Orientador: Márcio Maltarolli Quidá;

ÉDER GERALDO DE FREITAS

?PRÁTICAS AGRÍCOLAS DESENVOLVIDAS POR CAFEICULTORES NO MUNICÍPIO DE CARMO DO RIO CLARO-MG; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Cafeicultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas; Orientador: Márcio Maltarolli Quidá;

Wilmon Modesto dos Reis

ANÁLISE COMPARATIVA DO CUSTO DE PRODUÇÃO DE DIFERENTES TIPOS DE COLHEITA DE CAFÉ NO MUNICÍPIO DE CARMO DO RIO CLARO - MG MANUAL E DA COLHEITA COM A DERRIÇADORA PORTÁTIL EM CAFEEIROS (Coffea arabica L; ); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Cafeicultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas; Orientador: Márcio Maltarolli Quidá;

Luiz Fernando Bócoli

Diagnóstico da Agricultura familiar e do desenvolvimento das comunidades rurais do município de Muzambinho; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Cafeicultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas; Orientador: Márcio Maltarolli Quidá;

Mirian Araujo Gonçalves

Análise do perfil dos consumidores de Café em Muzambinho; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Cafeicultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas; Orientador: Márcio Maltarolli Quidá;

Sérgio Cerávolo

Produção de mudas de Coffea arabica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Cafeicultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas; Orientador: Márcio Maltarolli Quidá;

Valdinei dos Santos Oliveira

Mapeamento da condutividade elétrica em solos e cafeeiros em diferentes estádios de desenvolvimento e aplicação convencional de fertilizantes; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas; Orientador: Márcio Maltarolli Quidá;

Miriã Tristão Silva e Fábio Henrique Remédio Inacarato

Recuperação de áreas degradas no IFSULDEMINAS - Cãmpus Muzambinho; 2013; Orientação de outra natureza; (Técnico em Meio Ambiente) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas; Orientador: Márcio Maltarolli Quidá;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Adilson Vaz Cabral Filho

A educação como Política Social: o espectro de ação da educação a distância no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Muzambinho; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Política Social) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Adilson Vaz Cabral Filho;

Adilson Vaz Cabral Filho

Do Embate Semântico ao Desafio da Práxis: a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária N; 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Política Social) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Adilson Vaz Cabral Filho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • QUIDÁ, M. M. ; CABRAL FILHO, A. V. . Caridade, meritocracia e redistribuição: a tríade histórica da política social e da extensão rural brasileira. SERVIÇO SOCIAL EM REVISTA , v. 22, p. 29-52, 2019.

  • QUIDÁ, M. M. ; CABRAL FILHO, A. V. . A difusão tecnológica na gênese do agronegócio brasileiro. CAMBIASSU: ESTUDOS EM COMUNICAÇÃO (ONLINE) , v. 14, p. 125-142, 2018.

  • QUIDÁ, M. M. . Interfaces entre os padrões de desenvolvimento e a extensão rural brasileira. GUAJU REVISTA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL , v. 4, p. 3, 2018.

  • Catapan, A. H. ; otero ; KASSICK, C. N. ; QUIDÁ, M. M. . Técnico em Cafeicultura. In: Araci Hack Catapan; Clovis Nicanor Kassick; Walter Iriondo Otero. (Org.). Currículo Referência para o Sistema e-Tec Brasil. 1ed.Florianópolis: UFSC, 2011, v. 1, p. 266-.

  • QUIDÁ, M. M. . Carne suína: profanações e a verdade científica.. Suinocultura Industrial, Internet, 08 mar. 2007.

  • QUIDÁ, M. M. . Disjunção e transversalidade de gênero na Extensão Rural Pioneira. In: XXIX Simpósio Nacional de História, 2017, Brasília. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História, 2017.

  • QUIDÁ, M. M. . Interfaces entre os padrões de desenvolvimento e a Extensão Rural brasileira. In: 55° Congresso da Sociedade Brasileira de Administração, Economia e Sociologia Rural, 2017, Santa Maria. Anais do 55° Congresso da Sociedade Brasileira de Administração, Economia e Sociologia Rural, 2017.

  • QUIDÁ, M. M. ; CABRAL FILHO, A. V. . A difusão tecnológica como instrumento de poder no agronegócio brasileiro. In: XVI Congresso Internacional do FoMerco, 2017, Salvador. Anais eletrônicos do XVI Congresso Internacional do FoMerco, 2017.

  • QUIDÁ, M. M. . Descentralização e Comunicação na Política de Extensão Rural no Sul de Minas Gerais. In: VI Encontro Nacional da União Latina da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC) ? Capítulo Brasil, 2016, Brasília. Anais do VI Encontro Nacional da União Latina da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC) ? Capítulo Brasil., 2016.

  • QUIDÁ, M. M. . Preconceito de marca e políticas educacionais de ação afirmativa. In: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL VIOLÊNCIA E CONFLITOS SOCIAIS: ILEGALISMOS E LUGARES MORAIS, 2011, Fortaleza. Caderno de resumos, 2011.

  • QUIDÁ, M. M. . Cor, raça e mobilidade social: um estudo sobre a percepção do preconceito e a transmissão intergeracional das desigualdades sociais no Brasil.. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE PSICOLOGIA SOCIAL DA ABRAPSO, 2011, Recife=PE. caderno de resumos, 2011.

  • QUIDÁ, M. M. ; CABRAL FILHO, A. V. . A difusão tecnológica como instrumento de poder no agronegócio brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • QUIDÁ, M. M. . Interfaces entre os padrões de desenvolvimento e a Extensão Rural brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • QUIDÁ, M. M. . Disjunção e transversalidade de gênero na Extensão Rural Pioneira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • QUIDÁ, M. M. ; CABRAL FILHO, A. V. . Descentralização e Comunicação na Política de Extensão Rural no Sul de Minas Gerais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • QUIDÁ, M. M. . Evasão escolar: fatores intrínsecos e extrínsecos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • QUIDÁ, M. M. . Cor, raça e mobilidade social: um estudo sobre a percepção do preconceito e a transmissão intergeracional das desigualdades sociais no Brasil.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

QUIDÁ, M. M. ; CHAVES, D. A. . Elaboração de pareceres de inclusão de Cursos Técnicos ao Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.. 2014.

QUIDÁ, M. M. . Atualização do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. 2013.

QUIDÁ, M. M. . Atualização do Guia Pronatec de Cursos de Formação Inicial e Continuada. 2013.

QUIDÁ, M. M. . Agricultura Orgânica. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

Concurso ABRAPSO de pôsteres - 2011, Associação Brasileira de Psicologia Social.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Muzambinho. , BR 491, MORRO PRETO, 37890000 - Muzambinho, MG - Brasil - Caixa-postal: 002, Telefone: (35) 35715051, Ramal: 5085, Fax: (35) 35715051, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2008 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de MInas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Bás, Téc. e Tecnológ., Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2015 - 07/2017

    Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Extensão Rural

  • 07/2014 - 12/2016

    Ensino, Tecnologia em Cafeicultura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia e Extensão Rural

  • 10/2015 - 03/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura.

  • 03/2015 - 03/2016

    Direção e administração, Coordenação do Curso Técnico em Agropecuária, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso Técnico em Agropecuária Subsequente.

  • 03/2015 - 03/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso Técnico em Agropecuária.

  • 07/2014 - 03/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura.

  • 07/2014 - 12/2015

    Ensino, Tecnologia em Cafeicultura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Cafeicultura

  • 02/2014 - 12/2015

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Administração e Economia Rural

  • 02/2014 - 12/2015

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Organização Social Rural

  • 02/2015 - 07/2015

    Ensino, Cafeicultura, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gestão da Empresa Cafeeira

  • 02/2014 - 07/2015

    Ensino, Tecnologia em Cafeicultura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projetos em Cafeicultura

  • 02/2013 - 07/2014

    Ensino, Tecnologia em Cafeicultura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Associativismo e Cooperativismo na Atividade Cafeeira

  • 09/2013 - 04/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Central responsável pela elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSULDEMINAS para o período 2014-2018..

  • 01/2013 - 09/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Muzambinho, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD).

  • 01/2013 - 08/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, .,Cargo ou função, Membro titular da Comissão Permanente de Pessoal Docente.

  • 02/2013 - 07/2013

    Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Topografia

  • 02/2013 - 07/2013

    Ensino, Tecnologia em Cafeicultura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Topografia

  • 02/2013 - 07/2013

    Ensino, Cafeicultura Sustentável, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Administração e Economia no Agronegócio Café

  • 02/2009 - 07/2013

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Topografia.

  • 07/2012 - 01/2013

    Ensino, Tecnologia em Cafeicultura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Cafeicultura

  • 07/2012 - 01/2013

    Ensino, Cafeicultura Sustentável, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Reutilização de Resíduos Orgânicos

  • 07/2012 - 01/2013

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Fertilidade do Solo

  • 07/2012 - 01/2013

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Produção de Sementes e Mudas

  • 02/2012 - 01/2013

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Conservação do Solo e Água

  • 02/2012 - 12/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Topografia

  • 02/2012 - 07/2012

    Ensino, Tecnologia em Cafeicultura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tratamento de Resíduos do Processamento do Café

  • 02/2012 - 07/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Introdução a Cafeicultura

  • 07/2011 - 12/2011

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Fertilidade do Solo

  • 07/2010 - 07/2011

    Ensino, Tecnologia em Cafeicultura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração e Economia na Atividade Cafeeira

  • 12/2008 - 05/2011

    Direção e administração, Campus Muzambinho, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso Técnico em Cafeicultura a Distância - eTec Brasil, entre 12/2008 a 07/2011..

  • 07/2010 - 12/2010

    Ensino, Licenciatura para graduados, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - Tecnologia Educacional II

  • 07/2010 - 12/2010

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Sociologia e Extensão Rural

  • 07/2010 - 12/2010

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Conservação e Fertilidade do Solo

  • 07/2010 - 12/2010

    Ensino, Tecnologia em Cafeicultura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Técnico

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino, Licenciatura para graduados, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia Educacional I

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Sociologia e Extensão Rural

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino, Tecnologia em Cafeicultura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Topografia

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino, Tecnologia em Cafeicultura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração e Economia na Atividade Cafeeira

  • 07/2009 - 12/2009

    Ensino, Licenciatura para graduados, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Recursos Didáticos

  • 07/2009 - 12/2009

    Ensino, Tecnologia em Cafeicultura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Topografia

  • 07/2009 - 12/2009

    Ensino, Tecnologia em Cafeicultura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração e Economia na Atividade Cafeeira

  • 02/2009 - 07/2009

    Direção e administração, Campus Muzambinho, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso Técnico em Agropecuária.

  • 02/2009 - 07/2009

    Ensino, Licenciatura para graduados, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Recursos Didáticos

2007 - 2008

Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico Administrativo., Carga horária: 40

2004 - 2006

Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor Substituto da disciplina Suinocultura, no Curso Técnico em Agropecuária.

2006 - 2007

Prefeitura Municipal de São Tomás de Aquino

Vínculo: Professor Autônomo, Enquadramento Funcional: Contrato de Prestação de Serviços Autônomos, Carga horária: 32

Outras informações:
Professor da Unidade de Extensão de São Tomás de Aquino, fruto do convênio entre a Prefeitura Municipal e a Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho.

2003 - 2003

Escola Família agrícola de vinhático

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Monitor das disciplinas Agricultura, Zootecnia e Topografia, atuando nos níves fundamental e médio, sob a égide da pedagogia da alternância.

2001 - 2003

Escola Tecnica Estadual Dr. José Luiz Viana Coutinho

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor das disciplinas: Olericultura; Controle de Pragas, Doenças e Plantas Invasoras; Mecânica e Mecanização Agrícola; Edificações e Construções Rurais; Culturas Anuais e Forragicultura; Elaboração e Análise de Projetos Agropecuários; Agricultura Geral; Processamento de Produtos Agropecuários; Topografia; Projeto: Planejamento e Gestão de Negócios; Desenho Técnico; Sociologia e Extensão Rural e Administração e Planejamento de Negócios Agropecuários, atuando nos Cursos Técnicos em Agropecuária, Pecuária, Administração e no Curso Pós-Técnico em Agricultura Familiar.

1998 - 2001

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor da Área de Cartografia, Carga horária: 16