Michele Aparecida Besten

Graduação em Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009), possui mestrado em Química Aplicada (2012) e Doutorado em Química (2016), na área de Química orgânica, ambos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente é docente no Instituto Federal do Paraná. Sua pesquisa envolve a análise de óleos voláteis obtidos a partir de produtos naturais.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Química UEL/UEPG/UNICENTRO

2012 - 2016

Universidade Estadual de Ponta Grossa
Título: Metabólitos secundários de três espécies do gênero Baccharis: Baccharis milleflora, Baccharis trimera e Baccharis dracunculifolia
Domingos Sávio Nunes. Palavras-chave: Baccharis milleflora; Baccharis dracunculifolia; Baccharis trimera; Isolamento e identificação de compostos fenólicos; Óleos essenciais de espécimes masculinos/femininos.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Fabricação de produtos químicos; Fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos.

Mestrado em Química Aplicada

2010 - 2012

Universidade Estadual de Ponta Grossa
Título: Estudo químico de três espécies do gênero Baccharis (secção Caulopterae) : B. trimera, B. milleflora e B. pentaptera,Ano de Obtenção: 2012
Domingos Sávio Nunes.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Baccharis pentaptera; Baccharis milleflora; Baccharis trimera; Óleos essenciais de espécimes masculinos/femininos; Isolamento e identificação de compostos fenólicos; Flavonoides e Ácidos Cafeoilquínicos totais; DPPH. Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Fabricação de produtos químicos.

Graduação em quimica

2006 - 2009

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: Tv multimídia e quadro negro:duas metodologias
Orientador: Reinaldo Aparecido Bariccatti

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1996 - 2000

Técnico em Alimentos. (Carga horária: 3856h). , Centro Federal de Educação Tecnologica do Paraná-Unidade de Ponta-Grossa-PR, CEFET, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Química dos Produtos Naturais.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química orgânica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BESTEN, M. A. . XXIV Encontro Anual de Iniciação científica -UEPG. 2015. (Outro).

BESTEN, M. A. . 5° Encontro de Discentes e Docentes do Doutorado Associado em Química UEL/UEPG/UNICENTRO. 2013. (Outro).

BESTEN, M. A. . IX Encontro de Pesquisa da UEPG e III Simpósio de Pós-Graduação. 2010. (Congresso).

BESTEN, M. A. . IX SEU-SEMINÁRIO DE EXTENÇÃO DA UNIOESTE. 2009. (Congresso).

BESTEN, M. A. . XII SEMANA ACADÊMICA DE QUÍMICA:UMA CIÊNCIA A SERVIÇO DA HUMANIDADE.. 2009. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VII Simpósio de Graduação e Pós-Graduação em química da UEPG.VII Simpósio de Graduação e Pós-Graduação em química da UEPG. 2015. (Simpósio).

VII Simpósio de Graduação e Pós-Graduação em Química da UEPG.VII Simpósio de Graduação e Pós-Graduação em Química da UEP. 2015. (Simpósio).

54° Congresso Brasileiro de Química. Variação Sazonal dos ácidos cafeoilquínicos em Baccharis milleflora por CLAE. 2014. (Congresso).

54° Congresso Brasileiro de Química. Avaliação de fatores que afetam a composição de voláteis em Baccharis milleflora. 2014. (Congresso).

54° Congresso Brasileiro de Química. Avaliação de fatores que afetam a composição de voláteis em Baccharis milleflora. 2014. (Congresso).

54° Congresso Brasileiro de Química. Variação sazonal dos ácidos cafeoilquínicos em Baccharis milleflora por CLAE. 2014. (Congresso).

treinamento operacional-Cromatógrafo a gás acoplado a detectector de massas GC-MS. 2014. (Outra).

5° Encontro de Discentes e Docentes do Doutorado em Química UEL/UEPG/UNICENTRO.Metabólitos secundários de três espécies do gênero Baccharis: Baccharis milleflora, Baccharis trimera e Baccharsi dracunculifolia. 2013. (Encontro).

5° Encontro de Discentes e Docentes do Doutorado em Química UEL/UEPG/UNICENTRO. 2013. (Encontro).

Anais do XX Encontro de Química da Região Sul: química e biotecnologia: do ambiente à produção de alimentos.Análise por CLAE dos extratos metanólicos de galhas, flores e brotos de espécimes masculinos e femininos de Baccharis dracunculifolia. 2013. (Encontro).

Anais do XX Encontro de Química da Região Sul: química e biotecnologia: do ambiente à produção de alimentos.Composição química dos óleos essenciais de espécimes masculinos e femininos de Baccharis tridentata por CG/EM/DIC. 2013. (Encontro).

Encontro de discentes e docentes do Doutorado em química da UEL/UEPG/UNICENTRO.Metab´litos secundários de três espécies do gênero Baccharis: Baccharis milleflora, Baccharis trimera e Baccharis dracunculifolia. 2013. (Encontro).

XX Encontro de química da região Sul.Análise por CLAE dos extratos metanólicos de galhas, flores e brotos de espécimes masulinos e femininos de Baccharis dracunculifolia. 2013. (Encontro).

XX Encontro de química da região Sul.Composição química dos óleos essenciais de espécimes masculinos e femininos de Baccharis tridentata por CG/Em/DIC. 2013. (Encontro).

4° Encontro do Doutorado Associado em Química UEL/UEPG/UNICENTRO.Metabólitos secundários de três espécies do gênero Baccharis: Baccharis milleflora, Baccharis trimera e Baccharsi dracunculifolia. 2012. (Encontro).

4° Encontro do Doutorado Associado em Química UEL/UEPG/UNICENTRO.Metab´litos secundários de três espécies do gênero Baccharis: Baccharis milleflora, Baccharis trimera e Baccharis dracunculifolia. 2012. (Encontro).

Ciclo de Palestras Prof. Jesuan Henrique Rupel. 2012. (Outra).

VI Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais.Compostos fenólicos de Baccharis pentaptera. 2012. (Simpósio).

VI Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais.Óleo essencial de uma própolis do segundo planalto do Paraná. 2012. (Simpósio).

VI Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais.1-O--D-glucopiranosil-cumarato de Baccharis milleflora. 2012. (Simpósio).

VI Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais.Óleo essencial de Baccharis tridentata. 2012. (Simpósio).

VI Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais.Compostos fenólicos de uma amostra de própolis do Paraná. 2012. (Simpósio).

VI Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais.Óleos essenciais de espécimes masculinos e femininos Baccharis rufescens. 2012. (Simpósio).

VI Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais.Substâncias fenólicas de Baccharis tridentata. 2012. (Simpósio).

VI Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais. 2012. (Simpósio).

VI Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais.Análise fotométrica de fenóis de Baccharis rufescens. 2012. (Simpósio).

III Simpósio de Graduação Pós-graduação em Química da UEPG..Compostos fenólicos do gênero Baccharis (L.).. 2011. (Simpósio).

III Simpósio de Graduação Pós-graduação em Química da UEPG..Oleos essenciais de carqueja, Baccharis trimera (Less.) DC.. 2011. (Simpósio).

III Simpósio de Pós Graduação da UEPG. 2011. (Simpósio).

Técnicas de Caracterização Utilizando Equipamentos Multiusuários. 2011. (Oficina).

VI SBOE - Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais. 2011. (Simpósio).

VI SBOE - Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais.Oleos essenciais de Baccharis milleflora DC.. 2011. (Simpósio).

VI SBOE - Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais.Oleos essenciais de espécimes masculinos e femininos de cinco espécies do gênero Baccharis. 2011. (Simpósio).

VI Workshop de pós graduação em química so estado do Paraná. 2011. (Oficina).

II Simpósio de Graduação e pós Graduação em química da UEPG.Análise dos óleos essenciais dos espécimes femininos e masculinos de Baccharis milleflora DC. da região de Ponta Grossa. 2010. (Simpósio).

II Simpósio de Graduação e pós Graduação em Química da UEPG.Análise dos óleos essenciais dos espécimes femininos e masculinos de Baccharis milleflora DC. da região de Ponta Grossa. 2010. (Simpósio).

II Simpósio de Graduação e Pós Graduação em Química da UEPG. 2010. (Simpósio).

IX Encontro de Pesquisa da UEPG e III Simpósio de Pós Graduação.Análise do óleo essencial de Baccharis pentaptera DC. da região de Ponta Grossa. 2010. (Simpósio).

V Simpósio Iberoamericano de `Plantas Medicinais. 2010. (Simpósio).

V Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais.Estudo dos óleos essenciais de duas espécies Baccharis pos CG-EM. 2010. (Simpósio).

V Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais.Estudo de duas espécies do gênero Baccharis por CG-EM. 2010. (Simpósio).

1° Congresso Paranaense de Educação em química. 2009. (Congresso).

4° Ciclo de palestras em ciência, tecnologia, educação e cultura. 2009. (Seminário).

4° Ciclo de Palestras em Ciência, Tecnologia, Eucação e Cultura. 2009. (Simpósio).

Congresso Paranaense de Educação em Química. Jogos didáticos: uma proposta para o conteúdo de nomenclatura de compostos orgânicos no ensino médio. 2009. (Congresso).

Congresso Paranaense de Educação em Química-CPEQUI. Uma proposta para trabalhar reações orgânicas no ensino médio. 2009. (Congresso).

IX SEU-Seminário de extenção da UNIOESTE. 2009. (Seminário).

XI Semana acadêmica de Química. 2008. (Oficina).

XI Semana acadêmica de Química.. 2008. (Seminário).

1° Congresso nacional de engenharia de pesca, engenharia química e química.. 2007. (Congresso).

Semana acadêmica do curso de química e I workshop de educação em química. 2006. (Seminário).

Curso de especialização de instrutores.Curso de especialização de instrutores. 2001. (Oficina).

Curso de especialização de instrutores.Curso de formação de instrutores. 2000. (Oficina).

Workshop de tecnologia. 2000. (Congresso).

Classificação de grãos.Treinamento em classificação de cereais de cereais feijão, soja e milho. 1999. (Oficina).

Formaçao de instrutores de Karatê.Curso de formação de instrutores de karate. 1999. (Oficina).

Formação de instrutores de Karate.Curso de formação de instrutores de karate. 1999. (Oficina).

Formação e aperfeiçoamento de instrutores. 1999. (Oficina).

II Workshop de tecnologia. 1999. (Congresso).

Coffee break.Coffee-break. 1998. (Oficina).

I Workhop de tecnologia. 1998. (Congresso).

Massas e degustação.Massas e degustação. 1998. (Oficina).

I Semana de alimentos. 1996. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Suzana Struiving

NUNES, D. S.BESTEN, M. A.; Arrua, M.H.P.. ESTUDO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Baccharis trimera. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

BESTEN, M. A.. VIII Simpósio de Graduação e Pós-Graduação em química da UEPG.. 2016. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

BESTEN, MICHELE A.. VII Simpósio de Graduação e Pós-Graduação em Química da UEPG. 2015. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

BESTEN, MICHELE A.; Fernandes, L.; Marques, J.A.. VII Simpósio de Graduação e Pós-Graduação em Química da UEPG. 2015. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Romaiana Picada Pereira

NUNES, D. S.;PEREIRA, R.P.; FIORIN, B. C.; ASCARI, J.; TORRES, Y. R.. Metabólitos secundários de três espécies do gênero Baccharis: Baccharis milleflora, Baccharis trimera e Baccharis dracunculifolia. 2016. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Barbara Celânia Fiorin

Nunes, D. S.; TORRES, Y. R.; ASCARI, J.; PEREIRA, R. P.;Fiorin, B. C.. Metabólitos Secundários de três espécies do gênero Baccharis: Baccharis mileflora, Baccharis trimera e Baccharis dracunculifolia.. 2016. Tese (Doutorado em Química - Associação UEL/UEPG/UNICENTRO) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Jociani Ascari

NUNES, D. S.; FIORIN, B. C.; TORRES, Y. R.; PEREIRA, R. P.;ASCARI, Jociani. Metabólitos secundários de três espécies do gênero Baccharis: Baccharis milleflora, Baccharis trimera e Baccharis dracuncolifolia. 2016. Tese (Doutorado em Ciências) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Silvia Denofre de Campos

BARICATTI, Reinaldo Aparecido; CAMPOS, E. A.;CAMPOS, S. D. ou Denofre, S.. Comparação entre TV, Multimídia e Quadro Negro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Quimica) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Paulo Vitor Farago

NUNES, D. S.; FIORIN, B. C.;FARAGO, P. V.. Estudo químico de três espécies do gênero Baccharis: B. trimera, B. milleflora e B. pentaptera (Qualificação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Química Aplicada). 2011. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Domingos Savio Nunes

Óleos essenciais e compostos fenólicos de espécimes masculinos e femininos de três espécies Baccharis da Secção Caulopterae; 2012; Dissertação (Mestrado em Química Aplicada) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Domingos Sávio Nunes;

Domingos Savio Nunes

Metabólitos secundários de três espécies do gênero Baccharis: Baccharis milleflora, Baccharis trimera e Baccharis dracunculifolia; 2016; Tese (Doutorado em Doutorado Associado UEL-UEPG-UNICENTRO) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Domingos Sávio Nunes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • T. P. MACHADO, AGNES ; IULEK, JORGE ; SILVA, MARCIO ; H. NAME, LORNA ; A. BESTEN, MICHELE ; S. NUNES, DOMINGOS . Isolation, Bioactivity and Structural Studies of 6-acetyl-7-hydroxy-2,2-dimethylchoromene from Calea hispida. REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA , v. 8, p. 1865-1876, 2016.

  • 2015 BESTEN, M. A. ; NUNES, D. S. ; GRANATO, D. ; Sens, S.L. ; WISNIEWSKI JR, A. ; Simionatto, E.L. ; SCHARF, D. R. . VOLATILE COMPONENTS FROM GALLS INDUCED BY Baccharopelma dracunculifoliae (Hemiptera: Psyllidae) ON LEAVES OF Baccharis dracunculifolia (Asteraceae). Química Nova (Impresso) , v. 38, p. 66-70, 2015.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BESTEN, M. A. . Treinamento operacional-Cromatógrafo a gás acoplado a detector de massas. 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Prêmio destaque na área de Química Orgânica, Doutorado Associado UEL/UEPG/UNICENTRO.

2011

Prêmio Professor José Caetano Zurita da Silva pelo melhor painel apresentado no III SIMPOQUIM, UEPG.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal do Paraná, Foz do Iguaçu. , Avenida Araucária - de 702/703 a 1600/1601, Vila Residencial A, 85860000 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil, Telefone: (45) 34225323, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional