Antonio Luiz Gomes Morgado de Abreu

Possui graduação em Ciência do Esporte pela Universidade Estadual de Londrina,com especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo. Coordenador das categorias de base do São José Rugby Clube. Tem experiência na área de Treinamento Esportivo em clubes esportivos e academias.

Informações coletadas do Lattes em 26/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Especialização em Fisiologia do Exercício

2006 - 2007

Universidade Federal de São Paulo

Graduação em Ciência do Esporte

2001 - 2004

Universidade Estadual de Londrina
Orientador: Edilson Serpeloni Cyrino

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Participação em eventos

Cursos de Capacitação: Metabolismo, Nutrição e Exercício.Fisiologia e Metabolismo do Exercício: Téc. Laboratoriais Aplicadas à Avaliação Física e Prescrição do Exercício. 2004. (Seminário).

. GATORADE SPORTS SCIENCE INSTITUTE. 2003. (Congresso).

. CONGRESSO INTERNACIONAL DE TREINAMENTO ESPORTIVO. 2003. (Congresso).

.PROJETO ESPORTE BRASIL " DETECCAO DE TALENTOS ESPORTIVOS". 2003. (Seminário).

.CURSO I.R.B. DE COACHING NIVEL II. 2003. (Outra).

. CONGRESSO PARANAENSE DE EDUCACAO FISICA- TURISMO/HOTELARIA E FISIOTERAPIA. 2001. (Congresso).

.CURSO DE ALONGAMENTO - FUNDAMENTOS PRATICOS DE ANATOMIA. 2001. (Outra).

.CURSO DE INICIACAO AO RUGBY. 2001. (Outra).

Comissão julgadora das bancas

Edilson Serpeloni Cyrino

CYRINO, E.S.NAKAMURA, F.Y.; ROCHA, M.A.. Correlação entre a potência anaeróbia máxima e o desempenho no salto vertical em jogadores universitários de rúgbi. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência do Esporte) - Universidade Estadual de Londrina.

Foi orientado por

Edilson Serpeloni Cyrino

Correlação entre a potência anaeróbia máxima e o desempenho no salto vertical em jogadores universitários de rúgbi; 2004; 36 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciência do Esporte) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilson Serpeloni Cyrino;

Produções bibliográficas

  • ABREU, A. L. G. M. . CORRELAÇÃO ENTRE A POTÊNCIA ANAERÓBIA MÁXIMA E O DESEMPENHO NO SALTO VERTICAL EM JOGADORES DE RÚGBI UNIVERSITÁRIOS. In: Fórum Brasil do Esporte, 2004, Florianópolis. Anais do III Fórum Brasil do Esporte, 2004.

  • Bussman ; ABREU, A. L. G. M. . Estudo Anatomico e Funcional dos Musculos da Coxa. In: Fórum Brasil do Esporte, 2004, Florianópolis. Anais do III Fórum Brasil do Esporte, 2004.

Projetos de pesquisa

  • 2003 - 2004

    Efeito da suplementação de creatina associada ao treinamento com pesos sobre o desempenho físico em tarefas intermitentes máximas anaeróbicas, Descrição: Em esforços intensos, realizados em curtos períodos de tempo, a demanda de ATP nos músculos ativos, para a produção de energia, cresce acentuadamente. Desse modo, a continuidade do esforço passa a ser extremamente dependente de uma reposição rápida e contínua desse substrato energético. O propósito do presente estudo será investigar o efeito da suplementação de creatina sobre o desempenho físico em tarefas intermitentes máximas anaeróbias em homens jovens (18 a 30 anos). Os indivíduos serão acompanhados durante 28 semanas (19 pré- experimento), sendo submetidos a prática sistematizada de treinamento com pesos. Medidas antropométricas de massa corporal, estatura, espessura de dobras cutâneas e inquéritos alimentares (recordatório de 24 horas e registros alimentares de 7 dias) serão realizados antes e após o período de 56 dias de suplementação com creatina ou placebo (20 g/dia, durante os 5 primeiros dias e 3 g/dia nos 51 dias subseqüentes). O protocolo intermitente de esforço máximo consistirá de três testes anaeróbios de Wingate, com intervalo de dois minutos entre cada teste. A freqüência cardíaca será monitorizada por meio de um freqüencímetro da marca Polar (modelo S610). O lactato sangüíneo será obtido do lóbulo da orelha, em situação basal (pré-esforço), bem como após um minuto do término de cada teste. Espera-se com a presente investigação que o controle prévio do treinamento anaeróbio e o acompanhamento da ingestão alimentar dos sujeitos investigados, além do período relativamente prolongado de acompanhamento e de suplementação, auxiliem no esclarecimento dos possíveis efeitos ergogênicos da suplementação de creatina em esforços de alta intensidade e curta duração, uma vez que essas têm sido as maiores limitações da maioria dos estudos disponíveis na literatura sobre esse assunto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Antonio Luiz Gomes Morgado de Abreu - Integrante / Edilson Serpeloni Cyrino - Coordenador., Financiador(es): Joe Weider Comércio de Produtos Naturais Ltda. - Auxílio financeiro.

  • 2003 - Atual

    Efeito do treinamento com pesos e da suplementação de creatina sobre a aptidão neuromuscular, a fadiga muscular e a composição corporal de mulheres adultas, Descrição: O objetivo do presente estudo será analisar os possíveis efeitos do treinamento com pesos e da suplementação de creatina sobre componentes da aptidão neuromuscular, composição corporal e indicadores de fadiga. Aproximadamente oitenta mulheres saudáveis (18 a 30 anos), após serem acompanhadas por 19 semanas, serão divididas em quatro grupos, dos quais dois serão submetidos à prática regular de treinamento com pesos por 8 semanas (duas programações, quatro sessões semanais, nove exercícios/sessão, quatro séries de 8-12 repetições máximas), associada à suplementação de creatina ou placebo. O restante das participantes comporão o grupo controle que se manterá sem qualquer envolvimento em programas regulares de exercícios físicos, contudo, consumindo creatina ou placebo. A suplementação de creatina ou placebo (maltodextrina) será consumida em quatro doses diárias de 5 g durante os cinco primeiros dias (20 g/dia), a partir de um delineamento duplo cego. A partir daí, uma única dose de 3 g/dia será ingerida nos 65 dias subseqüentes. A composição corporal será determinada por espessura de dobras cutâneas, com a água corporal total sendo estimada por bioimpedância. O teste de uma repetição máxima (1-RM) será aplicado como indicador de força muscular em três exercícios (supino em banco horizontal, agachamento e rosca direta de bíceps). A resistência muscular e a fadiga serão avaliadas durante um protocolo de esforço até a exaustão voluntária (quatro séries a 80% de 1-RM, nos três exercícios descritos anteriormente). A potência anaeróbia será determinada pelo teste de Wingate. Considerando que a suplementação de creatina, aparentemente, pode aumentar a resistência dos músculos à fadiga, é possível que durante o treinamento com pesos as praticantes consigam suportar uma sobrecarga mais intensa, o que poderia resultar em maior estímulo para diversas respostas adaptativas, tais como ganhos de força, resistência, potência e massa muscular.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Especialização: (9) / Mestrado acadêmico: (7) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Antonio Luiz Gomes Morgado de Abreu - Integrante / Edilson Serpeloni Cyrino - Coordenador., Financiador(es): Joe Weider Comércio de Produtos Naturais Ltda. - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Londrina. , RODOVIA CELSO GARCIA CID, Londrina, PR - Brasil, URL da Homepage:

Experiência profissional

2006 - Atual

São José Rugby Clube

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico Desportivo, Carga horária: 20

2003 - 2004

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: -, Enquadramento Funcional: Discente