André Luiz Gazoli de Oliveira
Possui uma sólida formação acadêmica, destacando-se pela graduação em Engenharia de Produção pela PUCPR, concluída em 2008, mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas, finalizado em 2012, e doutorado na mesma área, concluído em 2019, todos pela renomada instituição PUCPR.Atualmente desempenha papel fundamental como professor adjunto na prestigiosa Universidade Federal do Paraná, onde contribui ativamente para o desenvolvimento e aprimoramento do ensino e pesquisa na área de Engenharia de Produção.Sua experiência abrange uma vasta gama de conhecimentos, com foco específico em áreas como Produção Enxuta, Mass Customization, Simulação de Eventos Discretos, Planejamento e Controle da Produção e Gestão de Operações. Destaca-se por sua atuação em projetos relevantes no Laboratórios de Extensão e Pesquisa em Engenharia de Produção (LEPEP), sendo reconhecido por sua contribuição significativa para a evolução e aplicação prática de conceitos inovadores nesse campo.
Informações coletadas do Lattes em 13/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas
2014 - 2019
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: LEAN FURNITURE FRAMEWORK: IMPLEMENTAÇÃO DE MANUFATURA ENXUTA EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DO SETOR MOVELEIRO SERIADO
Sergio Eduardo Gouvea da Costa. Coorientador: Edson Pinheiro de Lima. Bolsista do(a): Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Brasil. Palavras-chave: Lean Furniture framework; Manufatura Enxuta; Pequenas e Médias Empresas; Design Science Research.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção. Setores de atividade: Fabricação de móveis.
Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas
2010 - 2012
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: MAPEAMENTO DA CUSTOMIZAÇÃO EM MASSA POR REDES DE RELACIONAMENTO E O DESENVOLVIMENTO DE UM FRAMEWORK PARA A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA
, Ano de Obtenção: 2012.Sergio Eduardo Gouvea da Costa.Coorientador: Edson Pinheiro de Lima. Bolsista do(a): Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Brasil. Palavras-chave: Customização em Massa; Análise de redes de relacionamento; Framework.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção e Logística.
Especialização em Gestão Estratégica da Produção
2009 - 2010
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Título: FERRAMENTAS DE GESTÃO DE OPERAÇÕES UTILIZADAS NA CAPACITAÇÃO PARA A CUSTOMIZAÇÃO EM MASSA
Orientador: Sérgio Tadeu Gonçalves Muniz
Graduação em Engenharia de Produção
2004 - 2008
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: ESTUDO DA COMPLETUDE DA UTILIZAÇÃO DA MANUFATURA DE CLASSE MUNDIAL COMO ESTRATÉGIA DE MANUFATURA: ESTUDO DE CASO-PIOTO
Orientador: Sérgio Eduardo Gouvêa da Costa
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Manufatura Enxuta.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerenciamento de Projetos.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Simulação de Eventos Discretos.
Organização de eventos
VIEIRA JUNIOR, Milton ; MARTINS MARÇAL, Rui Francisco ; GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz . XXXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção. 2015. (Congresso).
VIEIRA JUNIOR, Milton ; MARTINS MARÇAL, Rui Francisco ; GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz . XXXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção. 2014. (Congresso).
GOUVEA DA COSTA, S. E. ; PINHEIRO DE LIMA, Edson ; GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz . 22nd International Conference on Production Research (ICPR 22) ? CHALLENGES FOR SUSTAINABLE OPERATIONS. 2013. (Congresso).
CAVENAGHI, Vagner ; VIEIRA JUNIOR, Milton ; MARTINS MARÇAL, Rui Francisco ; SOARES MÁSCULO, Francisco ; GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz . XXXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. 2013. (Congresso).
Participação em eventos
SIMEPRO - Simpósio de Engenharia de Produção.BALANCEAMENTO DE LINHA: ESTUDO DE CASO EM UMA LINHA PRODUÇÃO DE COSTURA PARA ESTOFADOS. 2019. (Simpósio).
SIMEPRO - Simpósio de Engenharia de Produção.LEAN OFFICE: MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR EM UM PROCESSO DE ORÇAMENTO DE PEDIDOS. 2019. (Simpósio).
CIO-ICIEOM-IISE-AIM 2016. Implementation of Operations Strategy initiatives in OM Journals: A Systematic Literature Review. 2016. (Congresso).
XXI ENCONTRO NACIONAL DE COORDENADORES DE CURSOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO... 2016. (Encontro).
XXXVI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCÃO.Implementação de Técnicas de Produção Enxuta em uma Empresa de Cal. 2016. (Encontro).
ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção.Minicurso: Hands On Lean Manufacturing - SMED (Troca Rápida de Ferramenta). 2015. (Encontro).
XXXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção.Mini Cursos: Gestão de Operações e Sustentabilidade: uma abordagem prática E Hands On Lean Manufacturing - Mapeamento de Fluxo de Valor. 2014. (Encontro).
ICPR 22 - 22nd International Conference on Production Research. VALIDATION OF A NEW FRAMEWORK FOR MASS CUSTOMIZATION IN BRAZILIAN AUTOMOTIVE INDUSTRY. 2013. (Congresso).
XXXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção.Minicurso Hands On - Lean Manufacturing. 2013. (Encontro).
ISERC 2012 - Industrial and Systems Engineering Research Conference. Mass Customization: Research Agenda Proposed Using Social Networks. 2012. (Congresso).
ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção.Elementos capacitadores para a Customização em Massa na indústria automobilística brasileira sob a ótica de Gestão Estratégica de Operações: uma revisão de literatura. 2011. (Encontro).
ICIEOM - International Conference on Industrial Engineering and Operations Management. 2011. (Congresso).
SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção.Customização em Massa: Principais meios de publicação e Análise de redes de relacionaento dos grupos de conhecimento. 2011. (Simpósio).
Participação em bancas
FENERICH, F. C.; GALDAMEZ, E. V. C.;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. Categorização dos indicadores de eficiência energética aplicados na manufatura. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Estadual de Maringá.
LEAL, G. C. L.; FERREIRA, M. A.;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. Proposta de Fluxo de Trabalho para desenvolvimento de Projetos Seguros a partir de Modelagem BIM e NR-18. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Estadual de Maringá.
dos REIS LEITE, Higor Vinícius;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DA PRODUÇÃO ENXUTA EM UMA LINHA DE IMPREGNAÇÃO DE PAPEL PARA A REDUÇÃO DE ESTOQUE. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
dos REIS LEITE, Higor Vinícius;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. Análise da Implantação da filosofia Just-In-Time no segmento de brindes e acessórios: Um estudo de caso. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
GOUVEA DA COSTA, S. E.;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. UTILIZAÇÃO DO INDICADOR DE EFICIÊNCIA GLOBAL DOS EQUIPAMENTOS (OEE) EM UMA INDÚSTRIA DO SETOR PAPELEIRO. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
OLIVEIRA KING, Ney Cesar de;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. Proposta de Implantação do Programa 5S no Setor Produtivo da Empresa Alfa. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
ZANETTI FREIRE, Roberto;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. OTIMIZAÇÃO NO ESTÁGIO D1 NO BRANQUEAMENTO ECF. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
OLIVEIRA KING, Ney Cesar de;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. Estudo de melhoria da produtividade em uma etapa do processo de Pintura na linha de vedação da carroceria na indústria automobilística. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
OLIVEIRA KING, Ney Cesar de;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. A TECNOLOGIA COMANDO NUMÉRICO COMPUTADORIZADO, MELHORIA DA QUALIDADE E OTIMIZANDO PROCESSO PRODUTIVO. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Da ROSA, Carlos Alberto;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. ANÁLISE DO VALOR: UMA APLICAÇÃO PRÁTICA NA INDÚSTRIA DE PAPEL. 2011.
Da ROSA, Carlos Alberto;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. Determinação da estratégia de produção e operações em uma empresa do ramo alimentício através da avaliação do seu desempenho. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
ZANETTI FREIRE, Roberto;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. UTILIZAÇÃO DA DEMANDA ON LINE: USO DO CONTROLE DA DEMANDA EM MÁQUINA DE PAPEL. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
SANTANNA, A. M. O.;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. Otimização da Produção no Setor de Semi-acabados de uma Indústria de PVC. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
OLIVEIRA KING, Ney Cesar de;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. OS CUSTOS DA NÃO QUALIDADE: RELATO TÉCNICO DE PRODUTO FORA DE ESPECIFICAÇÕES. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Da ROSA, Carlos Alberto;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. Pesquisa de Análise de Valores para Desenvolvimento de Produto. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Da ROSA, Carlos Alberto;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. Proposta metodológica para aplicação das fases da análise do valor no desenvolvimento de produto. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
OLIVEIRA KING, Ney Cesar de;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. Melhoria de produção e produtividade em uma estação automática no setor automobilístico. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
ZANONI, Gilberto;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. Logística Reversa de Resíduos Recicláveis Gerados pela Volkswagen do Brasil filial Curitiba-PR. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
CARDOSO, R. R.;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. Absenteísmo e Rotatividade na Empresa Mineração Lagoa Bonita Socavão Ltda, Unidade de Castro, Paraná. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Gestão de Projetos) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
CARDOSO, R. R.;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. Estudo De Métodos Para Motivação Dos Motoristas De Viagem Empresa Wada Transporte Ltda. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Gestão de Projetos) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
CARDOSO, R. R.;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. Priorização de Projetos de Melhoria na Manufatura, Através da Avaliação Estratégica da Função Produção ? Estudo de Caso Empresa Beta. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Gestão de Projetos) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
CARDOSO, R. R.;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. Objetividade e clareza no fluxo de informações durante o repasse das Estratégias de Manufatura utilizadas por uma empresa do ramo automotivo, fabricante de chicote elétrico. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Gestão de Projetos) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
CARDOSO, R. R.;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. High Performance Manufacturing (HPM): Redução De Tempos Na Execução De Projetos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Gestão de Projetos) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
CARDOSO, R. R.;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. A Viabilidade Do Isolamento Térmico Em Manta Tipo Aerogel. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Gestão de Projetos) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Da ROSA, Carlos Alberto;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. Plano De Marketing Da Empresa Prisma Pneus Ltda. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Gestão de Projetos) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Da ROSA, Carlos Alberto;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. Pesquisa Dos Aspectos Relevantes Para Os Clientes Na Decisão De Compra Dos Produtos Desenvolvidos Pela Empresa A. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Gestão de Projetos) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Da ROSA, Carlos Alberto;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. Martinez Bonilo. Implantação E-Business Para A Empresa Projeta Loja. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Gestão de Projetos) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Da ROSA, Carlos Alberto;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. Uma proposta para avaliação de canal de vendas através do Balanced Scorecard. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Gestão de Projetos) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Da ROSA, Carlos Alberto;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. Uma empresa de uniformes e o mercado competitivo: Um estudo de Caso. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Gestão de Projetos) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Da ROSA, Carlos Alberto;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. Gerenciamento de Custos na Operação de Lavra, em Mina à Céu Aberto. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Gestão de Projetos) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Da ROSA, Carlos Alberto;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. FORMAÇÃO DE PREÇO: Estudo de caso loja de armarinhos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Gestão de Projetos) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Da ROSA, Carlos Alberto;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. A CRISE NO SETOR MOVELEIRO EM SANTA CATARINA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Gestão de Projetos) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Santos, W. R.;MOLIN FILHO, R. G. D.GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO EM UM SISTEMA DE PRODUÇÃO DE REFEIÇÕES POR MERENDEIRAS EM UMA COZINHA CENTRALIZADA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Paraná.
Santos, W. R.;MOLIN FILHO, R. G. D.GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. APLICAÇÃO DO SISTEMA DE ATRAVESSAMENTO CONSTANTE DE PRODUÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA LINHA DE PRODUÇÃO DE CONFECÇÕES DE BONÉS DO NORTE DO PARANÁ. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Paraná.
Santos, W. R.; CANCHUMANI, G. A. L.;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. INTEGRAÇÃO DA ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO COM A TROCA RÁPIDA DE FERRAMENTA: UM ESTUDO DE CASO EM PRENSAS MECÂNICAS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Paraná.
BELETI JUNIOR, C. R.;MOLIN FILHO, R. G. D.; Santos, W. R.;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. APLICAÇÃO DE UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ARMAZÉNS EM UMA EMPRESA AGROINDUSTRIAL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Paraná.
Santos, W. R.; SANTOS, M. A. R.;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. REDUÇÃO DOS PROBLEMAS DE QUALIDADE DE PEÇAS DE MDP PARA ARMÁRIOS DE COZINHA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA MOVELEIRA DO NORTE DO PARANÁ. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Paraná.
MOLIN FILHO, R. G. D.; CANCHUMANI, G. A. L.;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. AVANÇOS PARA IMPLANTAÇÃO DO MRP I EM UMA EMPRESA MOVELEIRA DE MÉDIO PORTE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Paraná.
MOLIN FILHO, R. G. D.; Santos, W. R.;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. PROPOSTA PARA O PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE UMA FÁBRICA DE SORVETES NA REGIÃO DO VALE DO IVAÍ. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Paraná.
MOLIN FILHO, R. G. D.; Santos, W. R.;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. SISTEMATIZAÇÃO DO CONTROLE DE ESTOQUE DE UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO: A ORGANIZAÇÃO INICIAL DOS FIOS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Paraná.
FENERICH, F.; COTRIM, S. L.;GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. PROPOSTA DE FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE MATURIDADE DE UMA EMPRESA EM RELAÇÃO À INDÚSTRIA 4.0. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Estadual de Maringá.
Santos, W. R.;MOLIN FILHO, R. G. D.GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz. ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO EM MÁQUINAS DE COSTURA OVERLOQUE: UM ESTUDO DE CASO EM UM INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Paraná.
Orientou
Engenharia de Operações e Processos de Produção: Digital Twin; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Framework para eficiência energética na manufatura sob a ótica da sustentabilidade; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: André Luiz Gazoli de Oliveira;
Diretrizes para Modelos Estratégicos de Eficiência Energética em Ambientes de Manufatura; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Estadual de Maringá, ; Coorientador: André Luiz Gazoli de Oliveira;
Aplicação do método SMED em uma embaladora de produtos congelados individualmente de um frigorífico de aves; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão da Produção) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: André Luiz Gazoli de Oliveira;
REDUÇÃO DE MOVIMENTAÇÃO ATRAVÉS DO DIAGRAMA ESPAGUETE E MELHORIA DE LAYOUT; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão da Produção) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: André Luiz Gazoli de Oliveira;
PROPOSTA DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO EM UMA INDÚSTRIA DE MILHO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: André Luiz Gazoli de Oliveira;
MANUFATURA ENXUTA: MELHORIAS APLICADAS EM UMA INDÚSTRIA DE PRODUTOS ELÉTRICOS; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: André Luiz Gazoli de Oliveira;
PROJETO LEAN SEIS SIGMA DE IMPLEMENTAÇÃO DE AUTOMAÇÃO DOS DOCUMENTOS FISCAIS DE ENTRADA DE PRODUTOS E SERVIÇOS EM UMA COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: André Luiz Gazoli de Oliveira;
APLICAÇÃO DO MAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR (MFV) COMO FERRAMENTA DE PRODUÇÃO ENXUTA NOS PROCESSOS PRODUTIVOS DE UMA INDÚSTRIA DE TRANSFORMADORES; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: André Luiz Gazoli de Oliveira;
LEAN GREEN: HABILITADORES E FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: André Luiz Gazoli de Oliveira;
ABORDAGEM LEAN SIX SIGMA PARAMETRIZANDO A IMPLEMENTAÇÃO DO INDICADOR OEE: CASO EM UMA AGROINDÚSTRIA DE RAÇÕES DA CIDADE DE APUCARANA - PR; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: André Luiz Gazoli de Oliveira;
PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DO PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS (MRP) EM UMA INDÚSTRIA DE PRÉ- MOLDADOS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: André Luiz Gazoli de Oliveira;
REDUÇÃO DE APARAS DE SETUP NO PROCESSO DE EXTRUSÃO DE UMA INDÚSTRIA FLEXOGRÁFICA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: André Luiz Gazoli de Oliveira;
LEAN GREEN FRAMEWORKS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: André Luiz Gazoli de Oliveira;
PROPOSTA DE SIMPLIFICAÇÃO DA ANÁLISE DOS REQUISITOS PARA A GESTÃO DE FORNECEDORES UTILIZANDO A ISO 9001:2015; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: André Luiz Gazoli de Oliveira;
DIRETRIZES PARA O MAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR 4; 0; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: André Luiz Gazoli de Oliveira;
REDUÇÃO DOS DESPERDÍCIOS ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DO MAPA DE FLUXO DE VALOR EM UM PROCESSO PRODUTIVO DE ESTOFADOS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: André Luiz Gazoli de Oliveira;
MATURIDADE DE CONHECIMENTO SOBRE AS TÉCNICAS DA MANUFATURA ENXUTA PELAS EMPRESAS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: André Luiz Gazoli de Oliveira;
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO DE VELOCIDADE DE ATRAVESSAMENTO CONSTANTE NA COSTURA DE UMA INDÚSTRIA DE ESTOFADOS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: André Luiz Gazoli de Oliveira;
REDUÇÃO DE DESPERDÍCIOS SOB A ÓTICA DO LEAN OFFICE NO PROCESSO DE TERCEIRIZAÇÃO EM UMA INDÚSTRIA MOVELEIRA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: André Luiz Gazoli de Oliveira;
MELHORIA DOS PROCESSOS DE UMA MÁQUINA COLADEIRA DE BORDA DE UMA EMPRESA MOVELEIRA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: André Luiz Gazoli de Oliveira;
APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DMAIC EM UMA FÁBRICA DE BATERIAS PARA O CONTROLE DAS PERDAS DE CHUMBO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: André Luiz Gazoli de Oliveira;
INDUSTRIA 4; 0: IDENTIFICAÇÃO DE SIMILARIDADE ENTRE MODELOS DE MATURIDADE SELECIONADOS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: André Luiz Gazoli de Oliveira;
APLICAÇÃO DO MÉTODO TAGUCHI EM UM FRIGORÍFICO PARA REDUÇÃO DO NÍVEL DE SANGUINOLÊNCIA NA CARNE DAS AVES; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: André Luiz Gazoli de Oliveira;
PROPOSTA DE GESTÃO DE ESTOQUES DE FIOS ESMALTADOS DE COBRE E ALUMÍNIO PARA TRANSFORMADORES; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: André Luiz Gazoli de Oliveira;
APLICAÇÃO DA FERRAMENTA DE MAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR EM UMA EMPRESA NO SETOR DE COURO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: André Luiz Gazoli de Oliveira;
AVALIAÇÃO DE UM NOVO MODELO DE PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO PARA FIOS ESMALTADOS EM UMA FÁBRICA DE TRANSFORMADORES; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: André Luiz Gazoli de Oliveira;
CARACTERIZAÇÃO DOS CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA ESCOLHA DAS ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO MTO, MTS E MISTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: André Luiz Gazoli de Oliveira;
MEDIR A COMPLETUDE DAS NORMAS ISO 14001 PARA O FRAMEWORK DE SUSTENTABILIDADE; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: André Luiz Gazoli de Oliveira;
APLICAÇÃO DA METODOLOGIA SEIS SIGMA EM UMA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: André Luiz Gazoli de Oliveira;
APLICAÇÃO DO HEIJUNKA BOX PARA O NIVELAMENTO DE UMA MANUFATURA POSTERGADA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: André Luiz Gazoli de Oliveira;
CONTROLE DO SISTEMA PRODUTIVO POR MEIO DE TÉCNICAS DE PRODUÇÃO ENXUTA EM UMA MARMORARIA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: André Luiz Gazoli de Oliveira;
CUSTOMIZAÇÃO EM MASSA: ESTUDO DE CASO APLICADO EM UMA INDÚSTRIA DO SETOR AUTOMOBILÍSTICO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: André Luiz Gazoli de Oliveira;
ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DO CLIENTE NO SETOR AUTOMOTIVO USANDO TÉCNICAS DE PMI E DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: André Luiz Gazoli de Oliveira;
IMPLEMENTAÇÃO DE TÉCNICAS DE PRODUÇÃO ENXUTA EM UMA EMPRESA DE CAL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: André Luiz Gazoli de Oliveira;
MAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR E BALANCEAMENTO DE OPERAÇÕES; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: André Luiz Gazoli de Oliveira;
IMPLANTAÇÃO DAS TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO EM UMA FÁBRICA DE BOLSAS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: André Luiz Gazoli de Oliveira;
Produções bibliográficas
-
FERREIRA, MARIA RITA MENEGASSI ; OLIVEIRA, ANDRÉ LUIZ GAZOLI DE ; ARIENTE NETO, RAFAEL ; Santos, Marco Aurélio Reis dos . Proposta de implementação do planejamento das necessidades de materiais (MRP) em uma empresa de pré-moldados. REVISTA PRODUÇÃO ONLINE , v. 25, p. 5346, 2026.
-
FENERICH, FRANCIELLE CRISTINA ; GUEDES, KAROLINE ; CORDEIRO, NELLY HEINE MARQUES ; LIMA, GISLAYNE DE SOUZA ; DE OLIVEIRA, ANDRÉ LUIS GAZOLI . Energy efficiency in industrial environments: an updated review and a new research agenda. REVISTA DE GESTÃO E SECRETARIADO , v. 14, p. 3319-3347, 2023.
-
OLIVEIRA, ANDRÉ LUIZ GAZOLI DE ; COSTA, SÉRGIO EDUARDO GOUVÊA DA ; LIMA, EDSON PINHEIRO DE . Um panorama brasileiro sobre a implementação de estratégias de manufatura. REVISTA PRODUÇÃO ONLINE , v. 20, p. 149-171, 2020.
-
DE OLIVEIRA, ANDRE LUIZ GAZOLI ; JUNIOR, WALTER RIBEIRO DA ROCHA . PRODUCTIVITY IMPROVEMENT THROUGH THE IMPLEMENTATION OF LEAN MANUFACTURING IN A MEDIUM-SIZED FURNITURE INDUSTRY: A CASE STUDY. South African Journal of Industrial Engineering , v. 30, p. 172-188, 2019.
-
MANFRIN, PÂMELA MOCELIN ; OLIVEIRA, ANDRÉ LUIZ GAZOLI DE ; CHIMANSKI, SILVIA MARQUES LIMA ; LIMA, EDSON PINHEIRO DE ; COSTA, SÉRGIO EDUARDO GOUVÊA DA . Um panorama da pesquisa em operações sustentáveis. Produção (São Paulo. Impresso) , v. 23, p. 762-776, 2013.
-
Barbosa, Daniel de Freitas ; OLIVEIRA, ANDRÉ LUIZ GAZOLI DE ; Santos, William Rodrigues dos ; Santos, Marco Aurélio Reis dos . Aplicação da Metodologia DMAIC em uma fábrica de baterias para o controle das perdas de chumbo. In: Rafael Alves Pedrosa. (Org.). Gestão da Produção em Foco ¿ Volume 46. 1ed.: Editora Poisson, 2021, v. , p. 129-.
-
Gazoli de Oliveira, André Luiz . Integração inteligente: como a estratégia empresarial se alinha à estratégia industrial?. Setor Moveleiro, 09 abr. 2025.
-
Gazoli de Oliveira, André Luiz . Competitividade empresarial: estratégias para se destacar no mercado. Setor Moveleiro, https://setormoveleiro.com.br/, 13 mar. 2025.
-
BARBOSA, D. F. ; GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz ; Santos, W. R. . Aplicação da Metodologia DMAICem uma Fábrica de Baterias para oControle das Perdas de Chumbo. In: XL ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DEPRODUÇÃO, 2020, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Anais do XL ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DEPRODUÇÃO - Enegep 2020, 2020.
-
GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz ; DINIZ DE OLIVEIRA, Jõao Pedro ; PEREIRA, D. I. O. ; SANTOS, W. R. ; BELETI JUNIOR, C. R. . LEAN OFFICE: MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR EM UM PROCESSO DE ORÇAMENTO DE PEDIDOS. In: SIMEPRO - Simpósio de Engenharia de Produção, 2019, Campo Mourão. Anais do SIMEPRO - Simpósio de Engenharia de Produção 2019. Maringá: SIMEPRO, 2019.
-
BELETI JUNIOR, C. R. ; MARCUSSI, L. D. ; GUEDES, K. ; GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz ; Santos, W. R. . BALANCEAMENTO DE LINHA: ESTUDO DE CASO EM UMA LINHA PRODUÇÃO DE COSTURA PARA ESTOFADOS. In: SIMEPRO - Simpósio de Engenharia de Produção, 2019, Campo Mourão. Anais do SIMEPRO - Simpósio de Engenharia de Produção 2019. Maringá: SIMEPRO, 2019.
-
MOTTIN, R. ; MEIRELES, S. I. C. ; GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz ; MOLIN FILHO, R. G. D. . IMPLEMENTAÇÃO DE TÉCNICAS DE PRODUÇÃO ENXUTA EM UMA EMPRESA DE CAL. In: XXXVI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCÃO, 2016, João Pessoa. Anais do XXXVI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCÃO, 2016.
-
VALADAO, G. P. ; MOLIN FILHO, R. G. D. ; GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz ; SANTOS, M. A. R. . Implementação da Produção Enxuta no cenário brasileiro. In: SIMEPRO - Simpósio de Engenharia de Produção, 2016, Maringá. Anais do SIMEPRO - Simpósio de Engenharia de Produção 2016. Maringá: SIMEPRO, 2016.
-
GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz ; MOLIN FILHO, R. G. D. ; GOUVEA DA COSTA, S. E. ; PINHEIRO DE LIMA, Edson . Implementation of Operations Strategy initiatives in OM Journal: A Systematic Literature Review.. In: CIO-ICIEOM-IISE-AIM 2016, 2016, San Sebástian. International Joint Conference (IJC2016), 2016.
-
CASTRO, A. F. ; GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz ; MOLIN FILHO, R. G. D. ; SANTOS, M. A. R. . Implantação das técnicas de planejamento e controle da produção em uma fábrica de bolsas. In: ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2015, Fortaleza. XXXV ENEGEP, 2015.
-
GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz ; GOUVEA DA COSTA, S. E. ; PINHEIRO DE LIMA, Edson . Developing and testing a mass customization framework for automotive industry. In: Industrial and Systems Engineering Research Conference - ISERC 2013, 2013, San Juan. IIE Annual - IE Conference & Expo - 2013, 2013. v. 1. p. 854-863.
-
GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz ; GOUVEA DA COSTA, S. E. ; PINHEIRO DE LIMA, Edson . Validation of a new framework for mass customization in Brazilian automotive industry.. In: 22nd International Conference on Production Research, 2013, Iguassu Falls. 22nd International Conference on Production Research. Rio de Janeiro: ABEPRO, 2013. v. 1. p. 1-16.
-
CETNARSKI, Elaine Madalena ; OHPIS, C. B. ; MENDES, J. A. ; GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz ; GOUVEA DA COSTA, S. E. . GESTÃO DE OPERAÇÕES NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA ÁREA ENTRE 1999 E 2009. In: XXXIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2013, Salvador. XXXIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Rio de Janeiro: ABEPRO, 2013. v. 1.
-
FERREIRA, C. ; GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz ; PINHEIRO DE LIMA, Edson ; GOUVEA DA COSTA, S. E. . World Class Manufacturing Concepts in the Last Three Decades. In: Industrial and Systems Engineering Research Conference - ISERC 2012, 2012, Orlando. IIE Annual - IE Conference & Expo - 2012, 2012. v. 1. p. 1-10.
-
FERREIRA, C. ; GOUVEA DA COSTA, S. E. ; GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz ; PINHEIRO DE LIMA, Edson . A New Proposal to Classify World Class Manufacturing. In: Industrial and Systems Engineering Research Conference - ISERC 2012, 2012, Orlando. IIE Annual - IE Conference & Expo - 2012, 2012. v. 1. p. 1-10.
-
GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz ; GOUVEA DA COSTA, S. E. ; PINHEIRO DE LIMA, Edson . Mass Customization: Proposal for an Agenda Based on Social Network Analysis. In: Industrial and Systems Engineering Research Conference - ISERC 2012, 2012, Orlando. IIE Annual - IE Conference & Expo - 2012, 2012. v. 1. p. 1-10.
-
GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz ; MANFRIN, P. ; GOUVEA DA COSTA, S. E. ; PINHEIRO DE LIMA, Edson . Customização em Massa: Principais meios de publicação e Análise de redes de relacionamento dos grupos de conhecimento.. In: SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, 2011, Bauru. XVIII SIMPEP, 2011.
-
MANFRIN, P. ; GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz . Ferramentas para a construção do desenvolvimento sustentável. In: SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, 2011, Bauru. XVIII SIMPEP - Sustentabilidade Na Cadeia De Suprimentos, 2011.
-
GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz ; MANFRIN, P. ; GOUVEA DA COSTA, S. E. . Elementos capacitadores para a Customização em Massa na indústria automobilística brasileira sob a ótica de Gestão Estratégica de Operações: uma revisão de literatura. In: ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2011, Belo Horizonte. XXXI ENEGEP - Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual: Desafios da Engenharia de Produção na Consolidação do Brasil no Cenário Econômico Mundial, 2011.
-
MANFRIN, P. ; PINHEIRO DE LIMA, Edson ; GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz ; GOUVEA DA COSTA, S. E. . Sustainability: The evolution of the theme in Operations Management - A Literature Review. In: ICIEOM - International Conference on Industrial Engineering and Operations Management, 2011, Belo Horizonte. XVII ICIEOM - Technological Innovation and Intellectual Property: Production Engineering Challenges in Brazil Consolidation in the World Economic Scenario, 2011.
-
GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz ; GOUVEA DA COSTA, S. E. ; PINHEIRO DE LIMA, Edson . Initial social network analysis for mass customization literature based on operations strategy. In: Industrial Engineering Research Conference (IIE), 2011, Reno. Proceedings of the 2011 Industrial Engineering Research Conference, 2011. v. 1. p. 1-8.
-
MIRANDA, R. M. ; NUNES, G. C. F. ; SANTOS, L. B. ; OURA, K. ; MOLIN FILHO, R. G. D. ; GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz . Estudo preliminar: demonstrativo do panorama industrial da cidade de Jandaia do Sul no estado do Paraná. In: VII Simpósio Maringaense de Engenharia de Produção, 2014, Maringá. Anais do VII SIMEPRO, 2014.
-
SANTOS, L. B. ; OURA, K. ; MIRANDA, R. M. ; NUNES, G. C. F. ; MOLIN FILHO, R. G. D. ; GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz . Proposta para validação de processos de novos produtos na cadeia de manufatura de pequenas e médias empresas. In: VII Simpósio Maringaense de Engenharia de Produção, 2014, Maringá. Anais do VII SIMEPRO, 2014.
Outras produções
Gazoli de Oliveira, André Luiz ; Santos, W. R. . Planejamento e Controle de Produção para a empresa HankTools. 2024.
Santos, W. R. ; Gazoli de Oliveira, André Luiz . Desenvolvimento de modelo preditivo para definir tempos de produção da empresa HankTools. 2024.
Santos, W. R. ; Gazoli de Oliveira, André Luiz . Estudo de capacidade produtiva da empresa Tornosteel. 2024.
Gazoli de Oliveira, André Luiz ; Santos, W. R. . Planejamento e Controle de Produção para a empresa Tornosteel. 2024.
Santos, W. R. ; Gazoli de Oliveira, André Luiz . Estudo dos tempos de produção da empresa HankTools. 2024.
Gazoli de Oliveira, André Luiz ; Santos, William Rodrigues dos . Lean Furniture Game. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Extensão).
Gazoli de Oliveira, André Luiz ; Santos, William Rodrigues dos . Formação de Líderes em Manufatura Enxuta (Lean Manufacturing).. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz . Hands-on: Kaizen. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GAZOLI DE OLIVEIRA, André Luiz . Hands-on: Kanban. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
Engenharia de Operações e Processos da Produção: Contribuições para as indústrias da Região Norte do Paraná, Descrição: Esse projeto de pesquisa aborda a maturidade industrial, com base na Indústria 4.0, da Região Norte do Paraná, onde predominam Pequenas e Médias Empresas (PMEs) ainda em estágios iniciais de maturidade. O foco principal é a Engenharia de Operações e Processos da Produção, especialmente nas áreas de Gestão de Sistemas de Produção e Operações e Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP). Essa pesquisa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento industrial da região por meio da transferência de tecnologia. Entre os objetivos específicos, destacam-se o mapeamento da maturidade industrial, a definição dos principais sistemas produtivos e a criação e teste de um modelo de implementação de melhorias tecnológicas. A pesquisa adota uma abordagem multimétodo, incluindo pesquisa bibliográfica, survey, estatística descritiva, estudo de caso e pesquisa-ação. O cronograma prevê quatro etapas ao longo de cinco anos, abrangendo desde a revisão de literatura até a aplicação e validação do modelo desenvolvido. A infraestrutura disponível inclui o Laboratório de Modelagem e Simulação de Sistemas (LaMSS). Os produtos esperados incluem publicações científicas e orientações acadêmicas, além de impactos positivos na produtividade e evolução industrial das empresas da região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: André Luiz Gazoli de Oliveira - Coordenador / Santos, William Rodrigues dos - Integrante.
-
2020 - 2025
Lean Furniture Framework: Adaptando para novas realidades, Descrição: O Brasil é um país que historicamente possui uma baixa produtividade industrial, o que faz com que as empresas nacionais tenham dificuldade em competir nos mercados internacionais, além de representar altos custos de fabricação e, consequentemente, preços altos ao consumidor final. As Pequenas e Médias Empresas (PMEs) são ainda mais afetadas por essa baixa produtividade porque possuem menos recursos disponíveis, em comparação com as grandes empresas. No setor moveleiro nacional, esse fator é agravado por uma acirrada competição com empresas Chinesas e Norte-americanas, fazendo com que as empresas de móveis do Brasil sejam pouco competitivas no mercado internacional. Diante desse cenário, houve um esforço por parte de órgãos governamentais para aumentar a produtividade e, consequentemente, a competitividade das indústrias de móveis do Brasil por meio de implementação de princípios da Manufatura Enxuta (ME). Porém, não existem pesquisas no país que fazem a adaptação da ME para a realidade as empresas do setor moveleiro seriado. Diante disso, essa pesquisa se propôs a desenvolver um framework para orientar a implementação da Manufatura Enxuta em Pequenas e Médias Empresas do setor moveleiro seriado do Brasil. A partir do Lean Furniture framework, esse projeto de pesquisa se propõe a ampliar o framework para outras empresas do setor moveleiro e também de outros setores, considerando as necessidades de adaptação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: André Luiz Gazoli de Oliveira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 3
-
2017 - 2019
Implementação de Manufatura Enxuta em MPMEs, Descrição: Esse projeto tem o objetivo de desenvolver um framework processual para a implementação de Manufatura Enxuta em Micro, Pequenas e Médias Empresas. Além de desenvolver o framework, objetiva-se também a aplicação desse framework em MPMEs da região Centro-Norte do Paraná. O framework será desenvolvido a partir de Revisão Sistemática de Literatura de nível internacional e também através da opinião de especialistas. Ademais, objetiva-se realizar pesquisa-ação e estudo de caso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: André Luiz Gazoli de Oliveira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 6
-
2017 - 2019
Melhoria de processos via simulação de eventos discretos, Descrição: Este projeto de pesquisa tem o objetivo de estudar a viabilidade de melhoria de processos industriais através da simulação de eventos discretos na indústria moveleira. Esse projeto possui oportunidade de aplicação da simulação em indústrias do setor moveleiro industrial paranaense para o estudo de viabilidade de melhorias de processos, utilizando técnicas de coleta de dados do processo produtivo, modelagem do processo através de um software de eventos discretos, análise da viabilidade de melhorias e apresentação de um relatório do estudo.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: André Luiz Gazoli de Oliveira - Coordenador.
-
2014 - 2017
Processo para Implantação da Produção Enxuta com o uso de Mapeamento de Fluxo de Valor e Abordagem por Processos, Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo desenvolver um Processo para a Implantação da Produção Enxuta com o uso da ferramenta de Mapeamento de Fluxo de Valor a partir da Abordagem por Processos. Este projeto possui a oportunidade de aplicação prática em empresas industriais e/ou de serviços para auxiliar/orientar a Implementação da Produção Enxuta. Serão estudados os modelos de implantação da produção enxuta com base em mapeamento de fluxo de valor para o desenvolvimento e validação com especialistas de um processo para implementar a produção enxuta com base no Process Approach (Abordagem por Processos).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: André Luiz Gazoli de Oliveira - Coordenador / Sergio Eduardo Gouvea da Costa - Integrante / Edson Pinheiro de Lima - Integrante / Rafael Germano Dal Molin Filho - Integrante., Número de produções C, T & A: 3
-
2014 - 2017
Customização em Massa na Indústria de Confecção, Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo estudar, analisar e desenvolver um modelo (framework) para implementação da Customização em Massa em Indústrias de Confecção por meio da Abordagem por Processos (Process Approach). Este projeto possui a oportunidade de aplicação prática em Indústrias de Confecção para auxiliar/orientar a implementação da Customização em Massa. Após o desenvolvimento do modelo, realizar-se-á uma validação com especialistas e, posteriormente, deseja-se implementá-lo em empresas de pequeno porte na região de Jandaia do Sul.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: André Luiz Gazoli de Oliveira - Coordenador / Sergio Eduardo Gouvea da Costa - Integrante / Edson Pinheiro de Lima - Integrante / Rafael Germano Dal Molin Filho - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2014 - 2015
Proposta para validação de processos de novos produtos na cadeia de manufatura de pequenas e médias empresas, Descrição: A contínua evolução dos produtos e serviços possibilita para as empresas o acompanhamento da dinâmica do atendimento das necessidades e expectativas dos clientes, de maneira eficaz ao longo do tempo. Para estas realizações objetivam-se aplicações de modelos eficientes para a gestão dos recursos. Inclui-se neste contexto, com muita importância, a gestão da cadeia de manufatura. Contribuindo para esta iniciativa, dentre os métodos para elaboração de projetos de novos itens, existem os modelos de processos de desenvolvimento de produto (PDP). A prática destes modelos acontece com maior intensidade nas grandes empresas. Porém, muitas vezes, não são definidos e praticados os procedimentos para validar as especificações dos processos de produção dos novos entrantes da cadeia de manufatura. Desta forma, o objetivo elaborado neste trabalho busca a estruturação de uma proposta ágil e eficiente para validação dos processos produtivos dos novos produtos na cadeia de manufatura das Pequenas e Médias Empresas (PMEs).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: André Luiz Gazoli de Oliveira - Integrante / Rafael Germano Dal Molin Filho - Coordenador / Larissa Batista dos Santos - Integrante / Karine Oura - Integrante.
-
2014 - 2015
Estudo demonstrativo do panorama industrial da cidade de Jandaia do Sul no estado do Paraná, Descrição: As decisões que devem ser aplicadas em projetos que visam melhorias para as indústrias e consequentes contribuições para a sociedade requerem uma base de informação precisa, sólida e bem respaldada. Neste sentido, releva-se que o estudo do panorama das empresas é fundamental para que sejam guiadas e propostas soluções para uma determinada localidade, de acordo com o perfil existente das empresas que ali estejam instaladas. Somam-se a estas considerações a necessidade do entendimento e da estratificação dos principais desafios enfrentados por elas. Nesta perspectiva, a intenção da UFPR por meio do Campus Avançado de Jandaia do Sul, através das atividades de pesquisa e extensão é realizar trabalhos em parceria com a comunidade local em diversas frentes de atuação, dentre elas, a realização de projetos junto as indústrias de produtos e serviços. Assim, considerando o começo destas iniciativas releva-se a importância da realização de classificações e estudos preliminares para a elucidação do atual panorama industrial da sociedade jandaiense por meio de uma metodologia de pesquisa. Para esta aplicação serão utilizados entre outros mecanismos, formulários semiestruturados e ferramentas da qualidade, como o QFD e o Diagrama de Pareto. Desta forma, busca-se com este projeto a geração de um documento técnico que retratará o panorama industrial da cidade de Jandaia do Sul, para direcionamento de novos projetos de pesquisa aplicada que objetivem concretizar melhorias nas operações das empresas locais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: André Luiz Gazoli de Oliveira - Integrante / Rafael Germano Dal Molin Filho - Coordenador / Richardson Martins Miranda - Integrante / Gabriel da Costa Ferreira Nunes - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Paraná. , R. Dr. João Maximiano, 426, Vila Operária, 86900000 - Jandaia do Sul, PR - Brasil, Telefone: (041) 985350118, URL da Homepage:
Experiência profissional
2014 - Atual
Universidade Federal do ParanáVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor DE do curso de Engenharia de Produção da UFPR - Jandaia do Sul. Atualmente ministro as aulas de Sistemas de Produção; Planejamento, Programação e Controle de Produção e Simulação.
Atividades
-
02/2022
Extensão universitária , Campus Avançado em Jandaia do Sul, Engenharia de Produção.Atividade de extensão realizada, NanoMakers.
-
09/2016
Outras atividades técnico-científicas , Campus Avançado em Jandaia do Sul, Campus Avançado em Jandaia do Sul.Atividade realizada, CNC - Computação Natural e Científica.
-
09/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Campus Avançado em Jandaia do Sul, Engenharia de Produção.Linhas de pesquisa
-
09/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Avançado em Jandaia do Sul, Engenharia de Produção.Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Engenharia de Produção.
-
07/2014
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Planejamento, Programação e Controle de Produção, Simulação de Eventos Discretos, Sistemas de Produção
-
12/2020 - 12/2024
Direção e administração, Campus Avançado em Jandaia do Sul.Cargo ou função, Vice-diretor do Campus Avançado da UFPR em Jandaia do Sul.
-
04/2017 - 04/2018
Direção e administração, Campus Avançado em Jandaia do Sul, Engenharia de Produção.Cargo ou função, Coordenação do Curso de Engenharia de Produção.
2011 - 2014
Pontifícia Universidade Católica do ParanáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas:
Planejamento e Controle da Produção
Gestão de Projetos
Empreendedorismo
Projeto Integrador
Atividades
-
02/2011
Outras atividades técnico-científicas , Escola Politécnica, Escola Politécnica.Atividade realizada, Grupo de Pesquisa Estratégia e Desempenho de Sistemas de Operações.
-
02/2011 - 07/2014
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Planejamento e Controle da Produção I, Planejamento e Controle da Produção II
2010 - 2011
Fundação de Apoio à Educ., Pesq. e Desenvol.Cient. e Tec. da UTFPRVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor Substituto das disciplinas de Gestão da Produção e Administração da Produção para os cursos de Técnico em Mecânica e Tecnologia em Mecatrônica do Departamento de Mecânica da UTFPR.
Atividades
-
02/2010 - 11/2011
Ensino, Tecnologia em Mecatrônica do Departamento, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Administração da Produção
-
02/2010 - 11/2011
Ensino,Disciplinas ministradas, Ferramentas de Qualidade, Gestão da Produção
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de André Luiz Gazoli de Oliveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?