Evelyn Gluz Romano

Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Reações multicomponentes, Reação UGI-4CR, tacrolimo, embalagem, quitosana, vida de prateleira, zeólita. Ajudou na organização de duas edições da Semana Científica e Cultural da UNIFESP campus Diadema (SCCUD). Participou da empresa junior da química na UNIFESP, Principia Jr. por 6 meses.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Química

2013 - Atual

Universidade Federal de São Paulo
Título: PREPARAÇÃO DE ETIQUETAS ÓPTICAS POR REAÇÃO DE UGI 4-COMPONENTES (UGI-4CR) PARA A DETECÇÃO DE MICROCISTINAS
Orientador: Prof. Dr. Diogo de Oliveira Silva

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Hebraico

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Reação UGI-4CR.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ROMANO, E. G. . Semana Científica e Cultural da UNIFESP Diadema (SCCUD). 2014. (Outro).

ROMANO, E. G. . Semana Científica e Cultural da UNIFESP Diadema (SCCUD). 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rodrigo Cella

SILVA, D. O.; MEDEIROS, L. S.;CELLA, R.. Preparação de Etiquetas ópticas por Reação de UGI 4-Componentes (UGI-4CR) para Detecção de microcistinas.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal de São Paulo.

Lívia Soman de Medeiros

SILVA, D. O.;DE MEDEIROS, L. S.; CELLA, R.. Preparação de etiquetas ópticas por ração de UGI 4-componentes (UGI-4CR) para a detecção de microcistinas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

diogo de oliveira silva

PREPARAÇÃO DE ETIQUETAS ÓPTICAS POR REAÇÃO DE UGI 4-COMPONENTES (UGI-4CR) PARA A DETECÇÃO DE MICROCISTINAS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Diogo de Oliveira Silva;

diogo de oliveira silva

Separação e identificação dos subprodutos do tacrolimo obtido por via biotecnológica em escala industrial; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Diogo de Oliveira Silva;

Cristiana Maria Pedroso yoshida

adsorção de etileno por embalagens ativas a base de zeólitas incorporadas em filmes de quitosana e seus efeitos no tempo de maturaçào de frutos; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Cristiana Maria Pedroso Yoshida;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ROMANO, E. G. ; Staibano, G. ; Valente, L. ; YOSHIDA, C. M. P. . REVESTIMENTO DE PAPEL COM QUITOSANA E ZEÓLITA PARA CAPTURA DE ETILENO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2016

    SEPARAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DOS SUBPRODUTOS DO TACROLIMO OBTIDO POR VIA BIOTECNOLÓGICA EM ESCALA INDUSTRIAL, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Evelyn Gluz Romano - Integrante / FLÁVIA REGO DE AQUINO - Integrante / Diogo Oliveira Silva - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2016 - Atual

    PREPARAÇÃO DE ETIQUETAS ÓPTICAS POR REAÇÃO DE UGI 4-COMPONENTES (UGI-4CR) PARA A DETECÇÃO DE MICROCISTINAS, Descrição: Este trabalho visa o desenvolvimento de métodos de detecção alternativos para monitoramento de corpos d?água. O alvo do estudo é uma das classes mais comuns de cianotoxinas, as microcistinas (MC). A derivatização da porção Mdha das microcistinas por adição de Michael, usando como nulcleófilo uma etiqueta óptica, é a estratégia abordada para que sejam desenvolvidos métodos mais acessíveis e com sensibilidade equivalente a espectrometria de massas ? método instrumental de escolha por ser seletivo e atingir baixos limites de quantificação. A etapa-chave para a preparação do composto de derivatização é a metodologia multicomponente de Ugi (UGI-4CR). Necessitou-se a síntese de isocianetos para que então as reações UGI-4CR fossem realizadas. Primeiramente testou-se uma reação, que chamamos de modelo, com componentes menos complexos para testar-se a efetividade da UGI-4CR. Comprovando-se a formação da etiqueta modelo, só então se substituiu a amina pela escolhida do trabalho (antracenodiamina) que é fluorescente. Análises por HPLC-PDA ou RF foram utilizadas para identificar a formação das etiquetas ópticas. Por fim, sintetizou-se um ácido dicarboxilado o qual, no futuro será incorporado a reação multicomponente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Evelyn Gluz Romano - Integrante / Diogo Oliveira Silva - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    REVESTIMENTO DE PAPEL COM QUITOSANA E ZEÓLITA PARA CAPTURA DE ETILENO, Descrição: Um novo sistema de embalagem foi proposto, que consiste na interação de um polímero natural (quitosana) e zeólita com folhas de papel kraft, visando o aumento no tempo de armazenamento de produtos agro-alimentícios. A aplicação de polímeros naturais em embalagens vem sendo estudada, devido ao caráter de fácil biodegradação dos mesmos. O uso destes polímeros pode ser considerado uma alternativa para a redução das embalagens derivadas de polímeros sintéticos, por serem originárias de fonte renovável. A quitosana é um polímero obtido a partir da quitina, o segundo polissacarídeo mais abundante na natureza, e possui capacidade de formar filmes resistentes e flexíveis. A zeólita pertence ao grupo mineral de aluminosilicatos hidratados. Essa possui uma estrutura microporosa com cavidades interconectadas de dimensão molecular, formada por cavidades de abertura octogonal, a qual pode armazenar íons, água, sais, entre outros, por ter uma grande área de contato interna. Este projeto estudou o recobrimento de folhas de papel kraft com filmes ativos de quitosana. O papel kraft é utilizado na fabricação de papelão ondulado, que é extensivamente aplicado em diversos setores (eletrônicos, alimentos, farmacêutica, e outros), como embalagens primárias e secundárias. O objetivo deste estudo foi à caracterização dos sistemas papel-filme e avaliação in vivo do processo de maturação de um fruto climatérico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Evelyn Gluz Romano - Integrante / Gabriele Staibano - Integrante / Lucas Valente - Integrante / Cristiana Maria Pedroso Yoshida - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.