Ester Rebeca Filipini

Fisioterapeuta (2018) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente participa do Laboratório de Pesquisa em Saúde da Mulher (LAMU) da UFSCar.

Informações coletadas do Lattes em 19/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Fisioterapia

2015 - 2018

Universidade Federal de São Carlos

Graduação interrompida em 2015 em Fisioterapia

2013 - interrompida

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ano de interrupção: 2015

Graduação interrompida em 2013 em Fisioterapia

2012 - interrompida

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Ano de interrupção: 2013

Curso técnico/profissionalizante em Web Design

2008 - 2009

Etec Professora Terezinha Monteiro dos Santos

Curso técnico/profissionalizante em Administração

2006 - 2007

Etec Professora Terezinha Monteiro dos Santos

Ensino Médio (2º grau)

2003 - 2006

Escola Estadual José Penna

Formação complementar

2015 - 2015

Mobilização Neural. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Protagonismo Juvenil: estratégia de promoção de saúde em situação de risco. (Carga horária: 960h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.

2013 - 2013

Juventude e risco: dialogando sobre desafios e caminhos de superação. (Carga horária: 10h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Saúde da Mulher.

Participação em eventos

Curso de Cuidados Paliativos Pediátricos e Simpósio da LATACP da UFSCar. 2016. (Simpósio).

IX Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnólogica.ADOLESCENTES EM INTERNAÇÃO FEMININA: O DESAFIO DA PROMOÇÃO DE SAÚDE EM MEDIDA SOCIOEDUCATIVA. 2015. (Encontro).

XXII Simpósio de Fisioterapia da UFSCar e Encontro de ex-alunos da UFSCar. 2015. (Simpósio).

II Seminário Internacional Socioeducativo e V Seminário Estadual Socioeducativo do Rio de janeiro: Diversidade, Violência e Direitos Humanos.RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A RELAÇÃO DO PROTAGONISMO JUVENIL, PROMOÇÃO DE SAÚDE E DIREITOS HUMANOS EM UNIDADE DE INTERNAÇÃO FEMININA COM ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA NO RIO DE JANEIRO. 2014. (Seminário).

IV Encontro de Saúde. Território - Políticas, Práticas e Saberes em Saúde; III Jornada de Iniciação Científica e I Encontro de Arte, Cultura e Saúde..ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A RELAÇÃO DO PROTAGONISMO JUVENIL E A PROMOÇÃO DE SAÚDE EM UNIDADE DE INTERNAÇÃO FEMININA NO RIO DE JANEIRO. 2014. (Encontro).

V Congresso Internacional da Saúde da Criança e do Adolescente. ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A RELAÇÃO DO PROTAGONISMO JUVENIL E A PROMOÇÃO DE SAÚDE EM UNIDADE DE INTERNAÇÃO FEMININA NO RIO DE JANEIRO. 2013. (Congresso).

V Congresso Internacional da Saúde da Criança e do Adolescente. ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A RELAÇÃO DO PROTAGONISMO JUVENIL E A PROMOÇÃO DE SAÚDE EM UNIDADE DE INTERNAÇÃO MASCULINA NO RIO DE JANEIRO. 2013. (Congresso).

V Congresso Internacional da Saúde da Criança e do Adolescente. ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A RELAÇÃO DO PROTAGONISMO JUVENIL E A PROMOÇÃO DE SAÚDE EM UNIDADE DE INTERNAÇÃO FEMININA NO RIO DE JANEIRO. 2013. (Congresso).

XII Congresso Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos. ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A RELAÇÃO DO PROTAGONISMO JUVENIL E A PROMOÇÃO DE SAÚDE EM UNIDADE DE INTERNAÇÃO FEMININA NO RIO DE JANEIRO. 2013. (Congresso).

Comissão julgadora das bancas

Carolina Corsi

CORSI, C.; Santos, M.M.; ROCHA, N. A. C. F.. EFEITO DO KINESIOTAPING NA ATIVAÇÃO MUSCULAR DURANTE A MARCHA E O TEMPO DO TESTE TIMED UP AND GO (TUG) EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Foi orientado por

Janaína Dória Líbano Soares

PROTAGONISMO JUVENIL COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE EM SITUAÇÃO DE RISCO E VULNERABILIDADE BIOPSICOSSOCIAL; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Janaína Dória Líbano Soares;

Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha

Efeito do kinesiotaping na ativação muscular durante a marcha e o tempo do teste Timed; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha;

Produções bibliográficas

  • SILVA, M. F. ; MONTEIRO, C. G. F. ; NASCIMENTO, E. N. ; FILIPINI, E. R. ; CASTRO, J. R. ; SANTOS, T. F. F. ; BARBOSA, T. S. ; NOGUEIRA, S. E. ; SOARES, J. L. . Caleidoscópios: Olhares da Extensão. 001. ed. Rio de Janeiro: Triunfal Gráfica e Editora, 2014. v. 001. 160p .

  • MONTEIRO, C. G. F. ; FILIPINI, E. R. ; CAPUCHO, D. ; NOGUEIRA, S. E. ; SOARES, J. L. . ADOLESCENTES EM INTERNAÇÃO FEMININA: O DESAFIO DA PROMOÇÃO DE SAÚDE EM MEDIDA SOCIOEDUCATIVA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FILIPINI, E. R. ; MONTEIRO, C. G. F. ; CAPUCHO, D. ; NOGUEIRA, S. E. ; SOARES, J. L. . RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A RELAÇÃO DO PROTAGONISMO JUVENIL, PROMOÇÃO DE SAÚDE E DIREITOS HUMANOS EM UNIDADE DE INTERNAÇÃO FEMININA COM ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA NO RIO DE JANEIRO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MONTEIRO, C. G. F. ; MARREIROS, J. C. ; FILIPINI, E. R. ; NASCIMENTO, E. N. ; CASTRO, J. R. ; SANTOS, T. F. F. ; CAPUCHO, D. ; NOGUEIRA, S. E. ; SOARES, J. L. . ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE ESTRATÉGIAS PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE EM UNIDADE DE INTERNAÇÃO FEMININA NO RIO DE JANEIRO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FILIPINI, E. R. ; FONSCECA, T. S. B. ; MONTEIRO, C. G. F. ; NASCIMENTO, E. N. ; CASTRO, J. R. ; SILVA, M. F. ; SANTOS, T. F. F. ; NOGUEIRA, S. E. ; SOARES, J. L. . ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A RELAÇÃO DO PROTAGONISMO JUVENIL E A PROMOÇÃO DE SAÚDE EM UNIDADE DE INTERNAÇÃO FEMININA NO RIO DE JANEIRO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FILIPINI, E. R. ; CAPUCHO, D. ; MARREIROS, J. C. ; MOTA, M. ; SOARES, R. ; BARBOSA, T. S. ; NOGUEIRA, S. E. ; SOARES, J. L. . ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A RELAÇÃO DO PROTAGONISMO JUVENIL E A PROMOÇÃO DE SAÚDE EM UNIDADE DE INTERNAÇÃO MASCULINA NO RIO DE JANEIRO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MONTEIRO, C. G. F. ; NASCIMENTO, E. N. ; FILIPINI, E. R. ; CASTRO, J. R. ; SILVA, M. F. ; SANTOS, T. F. F. ; FONSCECA, T. S. B. ; NOGUEIRA, S. E. ; SOARES, J. L. . ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A RELAÇÃO DO PROTAGONISMO JUVENIL E A PROMOÇÃO DE SAÚDE EM UNIDADE DE INTERNAÇÃO FEMININA NO RIO DE JANEIRO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Efeito do kinesiotaping® na ativação muscular durante a marcha e o tempo do teste Timed "Up&Go" (TUG) em crianças com paralisia cerebral, Descrição: Introdução: Paralisia Cerebral (PC) é uma lesão não-progressiva do cérebro imaturo, que leva a diversas alterações do movimento e da postura, assim como da capacidade de realizar atividades funcionais e na participação social. Novas técnicas e abordagens surgem com o intuito de melhorar a funcionalidade das crianças com PC e dentre essas pode-se destacar o Kinesiotaping® (KT). O KT tem sido utilizado frequentemente na prática clínica, entretanto é necessário estudos que comprovem a sua eficácia. Objetivo: Avaliar o efeito da aplicação do Kinesiotaping® e placebo no glúteo médio e tibial anterior sobre a características de ativação muscular na marcha e o tempo do teste Timed ?Up&Go? (TUG) de crianças com Paralisia Cerebral. Métodos: Serão incluídas no estudo crianças com PC hemiparética e diparética espástica com níveis I e II na Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS), com idade entre 5 e 14 anos. O grupo controle será constituído com as mesmas crianças com PC e serão avaliadas quanto à ativação muscular com eletromiografia e no teste TUG na marcha em duas condições: condição placebo sem tensão na bandagem elástica e na condição normal com tensão de 120% no KT. Em ambas as condições serão realizadas o comparativo sem KT. Será utilizada uma bandagem elástica hipoalérgica adesiva e de cóton, que será aplicado sobre o músculo glúteo médio e músculo tibial anterior, músculos importantes para a realização da marcha, com a utilização da técnica de facilitação. Os eletrodos sem fio serão colocados sob esses músculos e para o melhor posicionamento e captação dos sinais eletromiográficos durante a marcha no TUG, será realizado um pequeno corte no terço superior na bandagem. A hipótese é que com a aplicação do KT no glúteo médio aumentará a ativação muscular do mesmo e consequentemente, a rotação externa de quadril, reduzindo o padrão de rotação interna, característico na marcha de crianças com PC e uma melhora a ativação do tibial anterior, aumentando a dorsiflexão. Assim, consequentemente haverá redução no tempo do TUG, o que poderá contribuir para a independência e mais autonomia nas atividades de vida diária da criança. No grupo controle, por meio da aplicação do KT sem tensão, espera-se que as crianças mantenham os mesmos padrões observados antes da aplicação do KT, visto que a técnica demonstra que os efeitos são observados com a aplicação da fita com tensão, bem como, não haverá mudanças no tempo do TUG.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Ester Rebeca Filipini - Coordenador / Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha - Integrante / Carolina Corsi - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2014 - 2015

    ADOLESCENTES EM INTERNAÇÃO FEMININA: O DESAFIO DA PROMOÇÃO DE SAÚDE EM MEDIDA SOCIOEDUCATIVA, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Danubia Capucho de Oliveira em 20/03/2016., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Ester Rebeca Filipini - Integrante / Carolina Glória Faria Monteiro - Integrante / Susana Engelhard Nogueira - Integrante / Janaína Líbano Soares - Coordenador / Danubia Capucho - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2013

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista