Aline Gomes de Albuquerque

Doutoranda em Relações Internacionais no IRI-PUC/RJ. Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Interesses principalmente em estudos envolvendo teoria de Relações Internacionais, especialmente Realismo, Construtivismo e Pós-Colonialismo. Além disso, se interessa por questões de política externa dos Estados Unidos e Japão, especialmente questões históricas ou outros elementos que contribuem para análises de questões identitárias desses países e como essas aparecem em suas políticas doméstica e externa.

Informações coletadas do Lattes em 20/02/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Relações Internacionais

2021 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Kai Michael Kenkel. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Mestrado em Relaçoes Internacionais

2017 - 2019

Universidade Estadual da Paraíba
Título: A CRENÇA NA EXCEPCIONALIDADE: A INSTRUMENTALIZAÇÃO DA IDENTIDADE DOS ESTADOS UNIDOS E A CONSTRUÇÃO DA GUERRA AO TERROR
, Ano de Obtenção: 2019.Cristina Carvalho Pacheco.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Relações Internacionais

2012 - 2016

Universidade Estadual da Paraíba
Título: ALIANÇA OU AMEAÇA? UMA ANÁLISE CONSTRUTIVISTA SOBRE A IDENTIDADE JAPONESA PARA A CHINA E OS ESTADOS UNIDOS
Orientador: Prof. Dr. Cristina Carvalho Pacheco

Graduação interrompida em 2011 em Arquitetura e Urbanismo

2010 - Atual

Centro Universitário de João Pessoa
Ano de interrupção: 2011

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Colégio Questão de Inteligência

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Lê Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Japonês

Compreende Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Organização de eventos

ALBUQUERQUE, A. G. . I Encontro Nacional de Política Relações Internacionais e Religião. 2019. (Congresso).

ALBUQUERQUE, A. G. . VII Modelo Universitário de Diplomacia - MUNDI. 2015. (Outro).

ALBUQUERQUE, A. G. . VI Modelo Universitário de Diplomacia - MUNDI. 2014. (Outro).

Participação em eventos

9 Encontro da Associação Brasileira de Relações Internacionais.Ansiedade e vergonha como instrumentos para a mudança: Analisando a participação japonesa na Guerra do Golfo como fonte de insegurança ontológica.. 2023. (Encontro).

6° Seminário de Graduação e Pós-Graduação da ABRI ?Relações Internacionais: da América Latina para o mundo?.A CONSTRUÇÃO DE SEGURANÇA ONTOLÓGICA A PARTIR DA INSEGURANÇA DO HAVAÍ E DE OKINAWA. 2022. (Seminário).

Curso de Atualização em Estudos Asiáticos - Módulo I. 2021. (Outra).

International Studies Association 62nd Annual Convention:Globalization, Regionalism and Nationalism: Contending Forces in World Politics.. The United States' Identity and the construction of thelegitimacy of the War onTerror.. 2021. (Congresso).

3 Encontro da Rede Brasileira de Estudos da China. 2020. (Encontro).

Baku, 1920: O Congresso dos Povos do Leste 100 Anos Depois. 2020. (Oficina).

Tendências geopolítica asiática pós 2020 e repercussões da COVID-19 ( módulo I e II). 2020. (Oficina).

Uma Introdução às Migrações Internacionais no Brasil Contemporâneo.https://www.escolavirtual.gov.br/aluno/cursos/informacao/3612880. 2020. (Oficina).

Encontro Nacional de Política, Relações Internacionais e Religião. O papel do divino na construção da retórica da Guerra ao Terror. 2019. (Congresso).

III Semana de Relações Internacionais.Influência da Religião Nas Políticas Externas Americanas. 2018. (Outra).

6 Encontro da Associação Brasileira de Relações Internacionais. CONFLITO E COOPERAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO JAPÃO PARA OS ESTADOS UNIDOS. 2017. (Congresso).

Minicurso "Virada Local nos Estudos de Paz". 2016. (Outra).

Dilemas e Desafios das RI's no Mundo Contemporâneo. 2015. (Outra).

FACIMUN..Representante da delegação do UNODC no Conselho de Segurança.. 2015. (Outra).

Feminismos. 2015. (Outra).

V Curso de Mediação de Conflitos. 2015. (Outra).

VI SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA.Democracia como maior participação popular.. 2015. (Seminário).

"Estudos Pós/Des/Coloniais para a Cooperação Sul-Sul: O Caso do Brasil-Moçambique". 2014. (Outra).

Seminários de Relações Internacionais Graduação e Pós-Graduação - Os BRICS e as Transformações da Ordem Global.. 2014. (Seminário).

X SONU.Representante da delegação do Japão no Conselho de Direitos Humanos da simulação.. 2014. (Outra).

I Conferência Internacional de Direitos Humanos - João Pessoa. 2013. (Outra).

Minicurso "Pirataria: a ameaça à marinha mercante no Oceano Índico.. 2013. (Outra).

MUNDI V.Representante da delegação de Portugal na OMI.. 2013. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: TEREZA RACHEL DE PAIVA SERRANO DE ANDRADE

ALBUQUERQUE, A. G.; LEITE, A. C. C.; PACHECO, C. C.. ANÁLISE DA FORMAÇÃO DAS RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS ENTRE JAPÃO E ESTADOS UNIDOS NO PERÍODO DE 1845 A 1856.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Maria Beatriz Franca Diniz

PACHECO, C. C.; NOBRE, F. R. F.;ALBUQUERQUE, A. G.. A estratégia militar estadunidense perante a Coreia do Norte (2001-2013): como a abordagem estratégica estadunidense repercutiu na nuclearização norte-coreana?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba.

Comissão julgadora das bancas

Cristina Carvalho Pacheco

PACHECO, C. C.; LEITE, A. C. C.; SILVA, A. P. M.. Aliança ou Ameaça: Uma análise construtivista sobre a identidade japonesa para a R. P. da China e para os EUA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba.

Ana Paula Maielo Silva

SILVA, A. P. M.; PACHECO, C. C.; LEITE, A. C. C.. Aliança ou ameaça? Uma análise construtiva sobre a identidade japonesa para a República Popular da China e para os Estados Unidos da América. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba.

Danilo Marcondes de Souza Neto

Kai Michael Kenkel;MARCONDES, DANILO; FERNANDEZ, M.. As práticas que constituem a insegurança: Analisando os casos de Okinawa e do Havai. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Foi orientado por

Cristina Carvalho Pacheco

OS ESTADOS UNIDOS E A GUERRA AO TERROR: A IDENTIDADE ESTADUNIDENSE E A CONSTRUÇÃO DE SEUS INTERESSES APÓS O 11 DE SETEMBRO; 2017; Dissertação (Mestrado em Relaçoes Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, INCT-INEU; Orientador: Cristina Carvalho Pacheco;

Cristina Carvalho Pacheco

Aliança ou Ameaça? Uma análise construtivista sobre a identidade japonesa para a República Popular da China e para os Estados Unidos da América; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Cristina Carvalho Pacheco;

Kai Michael Kenkel

As práticas que constituem a insegurança: Analisando os casos de Okinawa e do Havaí; Início: 2021; Tese (Doutorado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

Henrique Altemani de Oliveira

Japão: Normalização, Ator Internacional e um Papel mais Ativo na América Latina; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Henrique Altemani de Oliveira;

Produções bibliográficas

  • ALBUQUERQUE, A. G. ; LEITE, A. C. C. . PROCESS TRACING COMO MECANISMO DE ANÁLISE DE TRAJETÓRIA: DO 11 DE SETEMBRO À GUERRA AO TERROR E O CAMINHO PARA A GUERRA DO IRAQUE. REVISTA DE ESTUDOS INTERNACIONAIS , v. 10, p. 156-176, 2019.

  • ALBUQUERQUE, A. G. ; PACHECO, C. C. . CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE: ELEMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM NEGATIVA DO JAPÃO PARA A CHINA. REVISTA DE ESTUDOS INTERNACIONAIS , v. 9, p. 225-243, 2018.

  • ALBUQUERQUE, A. G. . O PAPEL DO DIVINO NA CONSTRUÇÃO DA RETÓRICA DA GUERRA AO TERROR. In: Anna Carletti; Fábio R. F. Nobre; Marcos Alan S. V. Ferreira. (Org.). Relações internacionais e religião reflexões rumo a um contexto pós-laicista. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2020, v. , p. 1-.

  • ALBUQUERQUE, A. G. . Ansiedade e vergonha como instrumentos para a mudança: Analisando a participação japonesa na Guerra do Golfo como fonte de insegurança ontológica.. In: 9 Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais, 2023, Belo Horizonte. AT: Segurança Internacional, Estudos Estratégicos e Política de Defesa, 2023.

  • ALBUQUERQUE, A. G. . A CONSTRUÇÃO DA SEGURANÇA ONTOLÓGICA A PARTIR DA INSEGURANÇA DO HAVAÍ E DE OKINAWA.. In: Seminário de Pós-Graduação da Associação Brasileira de Relações Internacionais, 2022, São Paulo. Anais do Seminário de Graduação e Pós-graduação em Relações Internacionais, 2022.

  • ALBUQUERQUE, A. G. . O papel do divino na construção da retórica da Guerra ao Terror. In: I Encontro Nacional de Política, Relações Internacionais e Religião (ENAPRIR), 2019, João Pessoa. Desafios do Estudo da Religião nas Relações Internacionais, 2019.

  • ALBUQUERQUE, A. G. . CONFLITO E COOPERAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO JAPÃO PARA OS ESTADOS UNIDOS. In: 6 Encontro da Abri, 2017, Belo Horizonte. História das Relações Internacionais e da Política Externa, 2017.

  • ALBUQUERQUE, A. G. ; RIBEIRO, D. A. ; SOTO, R. M. . Democracia como maior participação popular.. In: VI SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA, 2015, Curitiba. Anais VI Seminário Nacional Sociologia E Política, 2015.

  • ALBUQUERQUE, A. G. . A CONSTRUÇÃO DE SEGURANÇA ONTOLÓGICA A PARTIR DA INSEGURANÇA DO HAVAÍ E DE OKINAWA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALBUQUERQUE, A. G. ; PACHECO, C. C. . The United States' Identity and the construction of the legitimacy of the War on Terror. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE, A. G. . O papel do divino na construção da retórica da Guerra ao Terror. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALBUQUERQUE, A. G. . Influência da Religião Nas Políticas Externas Americanas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE, A. G. . Trump e W. Bush: uma comparação possível? 2020 (Texto).

  • ALBUQUERQUE, A. G. . O EXCEPCIONALISMO AMERICANO NO MUNDO TRUMP 2020 (Texto).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    Japão: Normalização, Ator Internacional e um Papel mais Ativo na América Latina., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Aline Gomes de Albuquerque - Coordenador / Henrique Altemani de Oliveira - Integrante.

  • 2013 - 2014

    As migrações internacionais: sobre os conceitos teóricos e o aprofundamento da análise da situação contemporânea, Descrição: Dentro do projeto maior apoiado pelo Propesq/UEPB, de mesmo nome, está o projeto PIBIC cota 2013-14, referente a uma pesquisa sobre estudantes timorenses na UEPB, a partir da linha "fuga de cérebros". , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Aline Gomes de Albuquerque - Coordenador / Raianna Morais Soto - Integrante / Igor Henrique Sabino de Farias - Integrante / Silvia Garcia Nogueira - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2014

Universidade Estadual da Paraíba

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Monitora do componente curricular "Economia Política Internacional", ministrado pelo prof. Dr. Filipe Reis Melo, na turma do terceiro período do Bacharelado em Relações Internacionais.