Raphael Martins Cima

Graduado em História (2018) pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), possui também Bacharelado em Humanidades (2015) pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Tem experiência na área de História Política com enfase em História Política de Diamantina (MG) no século XX, mas também em História da Fotografia e Políticas Públicas para Educação Infantil. Atua no seguinte tema da História do Cotidiano: os efeitos do golpe civil-militar de 1964 na cidade de Diamantina.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em História

2015 - 2018

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Título: ?Quem é rei nunca perde a majestade?? JK na política de Diamantina no período 1934-1970.
Orientador: Marcos Lobato Martins
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.

Graduação em Humanidades

2012 - 2015

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Título: A educação infantil em Diamantina (2007-2015): um estudo de caso
Orientador: Teresa Cristina de Souza Cardoso Vale
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2012

ENEM

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende RazoavelmenteLê Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Cima, Lorena Martins ; CIMA, R. M. ; Murta, Pedro . Música nas praças. 2018. (Festival).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Adriana Gomes de Paiva

PAIVA, A. G.; MARTINS, M. L.; CARVALHO, K. A.. "Quem é rei nunca perde a majestade"? JK na política de Diamantina no período 1934-1970. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Adriana Gomes de Paiva

CARDOSO, T. C. S.;PAIVA, A. G.; Denise Braga. A Educação Infantil em Diamantina. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Keila Auxiliadora de Carvalho

MARTINS, M. L.;CARVALHO, K. A. deAMARAL, F. A.. "Quem é rei nunca perde a majestade?" JK na política de Diamantina no período 1934-1970. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luciano Magela Roza

PIBID-CAPES-UFVJM- Subprojeto História; 2017; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciano Magela Roza;

Rogério Pereira de Arruda

Fotógrafos, retratistas e litógrafos e o envolvimento no crime de moeda falsa - 1840-1900; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Rogério Pereira de Arruda;

Marcos Lobato Martins

Realinhamentos e narrativas políticas gerados pelo Golpe Civil-Militar de 1964 no município de Diamantina; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcos Lobato Martins;

Teresa Cristina de Souza Cardoso Vale

A educação infantil em Diamantina nos últimos anos: um estudo de caso; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Teresa Cristina de Souza Cardoso Vale;

Teresa Cristina de Souza Cardoso Vale

Diagnóstico da gestão de serviços sociais em Diamantina: período 2008-2012; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Teresa Cristina de Souza Cardoso Vale;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CIMA, R. M. ; VALE, T. C. S. C. . A educação infantil em Diamantina (2007-2015): um estudo de caso. Vozes dos Vales , v. 1, p. 2-24, 2016.

  • CIMA, R. M. . O crime de moeda falsa: acervos documentais da Chefia de Polícia de MG - primeiras impressões (1889-1901). In: III Semana de História da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2016, diamantina. III Semana de História da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2016.

  • MARTINS, Marcos Lobato ; CIMA, R. M. . O golpe civil-militar de 1964 e a vida política no município de Diamantina. In: Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão (SINTEGRA), 2015, Diamantina. Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão (SINTEGRA), 2015.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Fotógrafos, Retratistas e Litógrafos e o envolvimento no crime de moeda falsa. 1840-1900, Descrição: O projeto realiza um estudo sobre o crime de moeda falsa, destacando o envolvimento de fotógrafos, retratistas e litógrafos, entre 1840 e 1900, em Minas Gerais e na cidade do Rio de Janeiro. A pesquisa está sendo realizada em três frentes, colocando em diálogo e cruzando as informações e dados obtidos nas fontes bibliográficas, nas fontes de imprensa e nas fontes judiciais. Está sendo feita busca no acervo da Hemeroteca Digital Brasileira (BN-RJ), na Coleção de jornais mineiros do século XIX (APM-MG) e no Arquivo Nacional (RJ), visando promover um levantamento sobre a atuação desses artistas no mercado de produção e consumo de imagens fotográficas, bem como no envolvimento com a atividade criminosa. Trata-se de uma pesquisa que procura trazer novos conhecimentos sobre a cultura fotográfica do século XIX, uma vez que o envolvimento de fotógrafos com o crime de moeda falsa é praticamente desconhecido.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2014 - 2015

    Realinhamentos e narrativas políticas gerados pelo Golpe Civil-Militar de 1964 no município de Diamantina, Descrição: A intenção deste projeto de Iniciação Científica é compreender os desdobramentos políticos e simbólicos do Golpe Civil-Militar de 1964 na cidade interiorana mineira de Diamantina, que ainda era, no início dos anos 1960, destacado centro político estadual cujo envolvimento com a agitação política dos anos 1950-1960 ocorria pela própria condição de terra natal do Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Raphael Martins Cima - Coordenador / Marcos Lobato Martins - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2013 - 2014

    Diagnóstico da gestão de serviços sociais em Diamantina: Período 2008-2012, Descrição: Dentre as diversas áreas da ciência política, a política pública, sem dúvida, desponta-se como uma área essencial de pesquisa e transformações sociais. É através dos estudos de como os governos agem que podemos avaliar se sua atuação é ou não eficiente e eficaz. Este projeto buscou analisar a política pública para edução infantil em Diamantina no últimos anos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Raphael Martins Cima - Coordenador / Teresa Cristina de Souza Cardoso Vale - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional