Lúcia Helena Fidelis Bahia

É Bacharela em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Mestra em Teoria e História das Artes Visuais, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), na mesma instituição. Foi bolsista de iniciação científica no grupo de pesquisa Imagem-Acontecimento. Uma história das persistências e consistências da arte moderna na atualidade, ministrado pelas professoras Dra. Rosângela Cherem e Sandra Makowiecky. Na graduação, sua pesquisa sustentou-se em desdobramentos de artifícios surrealistas - propostos na obra Aventura Surrealista de Sérgio Lima - que transpassavam as imagens fotográficas de Geraldo de Barros, resultando, assim, no trabalho de conclusão de curso intitulado "Casos Flertes: Surrealismo, Concretismo e as experimentações fotográficas de Geraldo de Barros" (2013). Dela, dois pontos se intensificaram e apoiaram a pesquisa que foi realizada durante o mestrado: o desejo em mapear obras e artistas relacionados diretamente ao tema da pesquisa e a não limitação da teoria ao âmbito das artes. Foi, então, que meu desejo seguiu em busca de artistas e escritores que se interessavam pelo universo da cegueira dita funcional e dos paradoxos que envolviam as questões da visibilidade e da visualidade na modernidade/contemporaneidade, dando forma a minha dissertação intitulada "Cegueira e Artes Visuais: paradoxos e implicações", defendida em 2016. Após a defesa, em disciplinas frequentadas como aluna especial, a noção de cegueira funcional continuava pulsando em meu pensamento e passou a ser indagada em novas áreas de conhecimento. Somada a ela, está a minha experiência como membro do Projeto Francisquinhas, cujo foco se direciona à união de pessoas, ao compartilhamento de conhecimento, à educação ambiental e ao respeito pela vida como uma forma de mudança. À vista disso, atualmente, minha pesquisa caminha para a esfera educacional. Contato | luh.fbahia@gmail.com

Informações coletadas do Lattes em 01/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Artes Visuais

2014 - 2016

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Cegueira e Artes Visuais: paradoxos e implicações,Ano de Obtenção: 2016
Rosângela Miranda Cherem.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: cegueira funcional; antiocularcentrismo; Artes Visuais.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Artes Visuais

2009 - 2013

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Casos Flertes: Surrealismo, Concretismo e as experimentações fotográficas de Geraldo de Barros
Orientador: Rosângela Miranda Cherem
Bolsista do(a): Universidade do Estado de Santa Catarina, PROBIC, Brasil.

Formação complementar

2020 - 2021

Curso de Qualificação Profissional em Fotografia. (Carga horária: 315h). , Espaço Cultural Câmera Criativa, CRTVA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Organização de eventos

DIAZ, A. A. ; PICCOLO, A. C. ; SCHROEDER, C. S. ; CALEGARI, D. S. ; PRESTA, G. A. ; BUCKSDRICKER, J. A. S. ; NAVARRO, L. A. ; BAHIA, L. H. F ; MENDONCA, L. F. ; FIGUEIREDO, M. A. ; PANIAGUA, F. P. M. ; GUIBES, P. S. ; CARVALHO, S. S. ; SANTOS, T. R. ; ROSA, V. C. ; LIMA, W. J. C. ; SILVA, L. L. ; VENTURA, J. M. ; SHAH, J. P. ; BORN, R. M. . X Ciclo de Investigações em Artes Visuais. 2015. (Congresso).

CHEREM, R. M. ; GARCEZ, L. ; BAHIA, L. H. F . II Colóquio Internacional de Arte Contemporânea: Memória e Arquivo. 2014. (Congresso).

Participação em eventos

Ação Educativa: processos de mediação em museus e espaços culturais. 2016. (Oficina).

Capacitação para a exposição "Gaudí, Barcelona 1900". 2016. (Oficina).

Simpósio Letras Ilustradas: Editoras, Palavra e Imagem, Tipografia. 2016. (Simpósio).

Capacitação para a exposição "Joan Miró: A Força da Matéria". 2015. (Oficina).

II Simpósio de História e Arte: Narrativa e Subversão. 2015. (Simpósio).

XI Encontro de História da Arte - Da percepção à palavra: luz e cor na História da Arte.O vínculo anacrônico entre as imagens. 2015. (Encontro).

Seminário de Pesquisa na ABCA: Teoria de Crítica de Arte no Brasil: Diálogos e Situações. 2014. (Seminário).

Arte Contemporânea: Produção e Curadoria. 2012. (Seminário).

1 Mentira x 1 Ficção = 1/2 Verdade. 2011. (Oficina).

Arquivando e Historiando a Media Art. 2011. (Simpósio).

Elos Urbanos_Mostra Acadêmica.Suspensão em Cordel. 2011. (Encontro).

Exposição "FireflyShare_Mostra Acadêmica.Limítrofe. 2011. (Outra).

Portfólio de Artista. 2011. (Oficina).

3 Congresso Nacional de Cerâmica. 2010. (Congresso).

3 Simpósio de Integração das Artes Visuais. 2010. (Simpósio).

Fórum Pedagógico 2010: A hibridização na arte contemporânea. 2010. (Encontro).

Semana Ousada UDESC/UFSC: Mostra de Desenho.Mostra de Desenho. 2010. (Oficina).

Seminário: A fotografia numérica & A arte contemporânea. 2010. (Seminário).

1 Simpósio de Integração das Artes Visuais: arte e política. 2009. (Simpósio).

Arte, ações e afetos. 2009. (Encontro).

Conversa com Walmor Correa. 2009. (Encontro).

Simpósio Internacional de Cerâmica: uma vivência na Turquia. 2009. (Encontro).

Comissão julgadora das bancas

Rosângela Miranda cherem

CHEREM, R. M.; STOLF, M. R. S.; KERN, D. P. M.;MAKOWIECKY, S.. Cegueira e artes visuais: paradoxos e implicações. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Rosângela Miranda cherem

CHEREM, R. M.; SOARES, L. F. G.; LIMA, W. J. C.. Casos flertes: surrealismo, concretismo e as experimentações fotográficas de Geraldo de Barros. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Centro de Artes/UDESC.

Wagner Jonasson da Costa Lima

CHEREM, Rosângela Miranda; SOARES, Luiz Felipe Guimarães;LIMA, Wagner Jonasson da Costa. Casos Flertes: Surrealismo, Concretismo e as Experimentações Fotográficas de Geraldo de Barros. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Sandra Makowiecky

CHEREM, R. M.; STOLLF, R.; KERN, D. P. M.;MAKOWIECKY, SANDRA. Cegueira e Artes Visuais: paradoxos e implicações. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Sandra Makowiecky

CHEREM, R. M.; STOLLF, R.; KERN, D. P. M.; Soares, L.F.G.;MAKOWIECKY, SANDRA. Cegueira e Artes Visuais: paradoxos e implicações. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Maria Raquel da Silva Stolf

CHEREM, R. M.;STOLF, M. R. S. ou STOLF, Raquel; KERN, D. P. M.. Cegueira e Artes Visuais: paradoxos e implicações. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Maria Raquel da Silva Stolf

CHEREM, R. M.; KERN, D. P. M.; SOARES, L. F. G.;STOLF, M. R. S. ou STOLF, Raquel; MAKOWIECKY, S.. Cegueira e Artes Visuais: paradoxos e implicações. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Daniela Pinheiro Machado Kern

CHEREM, R. M.;KERN, D. P. M.; STOLF, R.. Cegueira e artes visuais: paradoxos e implicações. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Luiz Felipe Guimaraes Soares

CHEREM, Rosângela; MAKOWIECKY, Sandra;SOARES, Luiz Felipe G.; Stolf, Maria Raquel; Kern, D.. Imagens e cegueira na arte contemporânea. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Foi orientado por

Rosângela Miranda cherem

Cegueira e Artes Visuais: paradoxos e implicações; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Centro de Artes/UDESC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosângela Miranda Cherem;

Rosângela Miranda cherem

Casos flertes: surrealismo, concretismo e as experimentações fotográficas de Geraldo de Barros; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Centro de Artes/UDESC; Orientador: Rosângela Miranda Cherem;

Produções bibliográficas

  • BAHIA, L. H. F . NAS FENDAS DO REGIME ESCÓPICO. PALÍNDROMO (ONLINE) , v. 9, p. 186-204, 2017.

  • BAHIA, L. H. F . SINGULARIDADES DA MONTAGEM FOTOGRÁFICA EM FABIANA WIELEWICKI. PALÍNDROMO (ONLINE) , v. 5, p. 237-246, 2013.

  • BAHIA, L. H. F . O florescimento no abismo em Sara Ramos e Kelly Kreis. In: Rosângela Cherem; Sandra Makowiecky. (Org.). Artistas Contemporâneas na teoria e história da arte. 1ed.Florianópolis: AAESC, 2016, v. 1, p. 195-214.

  • CHEREM, R. M. ; BAHIA, L. H. F . Fabiana Wielewicki: fotografia, montagem e pensamento visual. In: Sandra Makowiecky; Rosângela Miranda Cherem. (Org.). Fragmentos ?Construção II : imagem-acontecimento. 2ed.Florianópolis: COAN, 2013, v. 2, p. 118-129.

  • BAHIA, L. H. F ; FERREIRA, J. ; CHECLUSKI, S. . Sobre escritura, delirios y sensibilidades: Entrevista con Raúl Antelo. Interartive: a platform for contemporary art and thought, http://interartive.org/, , v. 62, 05 maio 2014.

  • BAHIA, L. H. F . Reconstruções imagéticas. Revista Punctum.

  • BAHIA, L. H. F ; ROSA, V. C. . Sheba Chhachhi e a natureza do sagrado. In: 24° Encontro da ANPAP, 2015, Santa Maria. Compartilhamentos na Arte: Redes e Conexões - Anais do 24° Encontro da ANPAP. Santa Maria/RS: Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas; Universidade Federal de Santa Maria, PPGAR, 2015. v. 24.

  • BAHIA, L. H. F ; ROSA, V. C. . Sheba Chhachhi e a natureza do sagrado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BAHIA, L. H. F . Escólios sobre a tradução como cegueira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BAHIA, L. H. F . Sobras e seus arremessos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BAHIA, L. H. F . Casos Flertes: Surrealismo, Concretismo e as experimentações fotográficas de Geraldo de Barros. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BAHIA, L. H. F . Casos Flertes: a fotografia, o surrealismo e seus desdobramentos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BAHIA, L. H. F . Singularidades da Montagem Fotográfica em Fabiana Wielewicki. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

BAHIA, L. H. F ; SANCHEZ, D. C. S. E. ; VILELA, L. R. . Mesa 2. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BAHIA, L. H. F . Singularidades da Montagem Fotográfica em Fabiana Wielewicki. 2012. (Relatório de pesquisa).

BAHIA, L. H. F . Sem Título. 2021. Fotografia.

BAHIA, L. H. F . Jack de Botinhas. 2021. Fotografia.

BAHIA, L. H. F . Das Fendas. 2012. Fotografia.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2013

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Projeto de Pesquisa, Carga horária: 20

2016 - 2016

Museu de Arte de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mediadora na exposição Gaudí, Barcelona 1900, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.