Igor Simões de Oliveira Lima

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca. Foi estagiário do Núcleo de Tecnologia do Município de Arapiraca (NTM). Foi bolsista desenvolvedor no Laboratório de Análise, Modelagem e Programação (LAMP) pela Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca. Foi residente no Curso Sequencial de Formação Complementar em Análise de Testes pelo convênio Motorola/CIn-UFPE, onde atuou como desenvolvedor no time de automação, realizando a automação de casos de testes de software em aplicativos de dispositivos móveis. Atualmente, é aluno no programa de mestrado em Ciência da Computação na Universidade Federal de Pernambuco na área de Engenharia de Software.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ciências da Computação

2017 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco
Orientador: Marcelo Bezerra dAmorim;Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Graduação em Ciência da Computação

2011 - 2017

Universidade Federal de Alagoas
Título: Sentinela: Uma Ferramenta Para Monitorar Sessões de Estudo em Disciplinas de Programação
Orientador: Prof. MSc. Alexandre de Andrade Barbosa

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

Escola Teorema

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Extensão universitária em Curso Sequencial de Formação Complementar em Análise de Testes. (Carga horária: 598h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2015 - 2015

Fundamentos e Prática de Programação em C++. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2013 - 2013

Oficina AppInventor:Android para Não Programadores. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2011 - 2011

Programação Python Avançada. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2011 - 2011

Introdução à Programação Utilizando Python. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2011 - 2011

Modelagem 3D Com Google Sketchup. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2011 - 2011

Introdução a Programação Utilizando Python. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Testes de Software.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia - CAIITE. Adaptação de interface utilizando perfis de jogadores. 2015. (Congresso).

Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia - CAIITE. 2015. (Congresso).

Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia - CAIITE. Uso de gameficação em disciplinas introdutórias de programação. 2015. (Congresso).

Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia - CAIITE. Uma ferramenta para monitorar sessões de estudo em disciplinas de programação. 2015. (Congresso).

Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia - CAIITE. Estudo comparativo entre ferramentas de detecção de code smells. 2015. (Congresso).

XV Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe - ERBASE. 2015. (Congresso).

Startup Shot Arapiraca. 2014. (Outra).

XIII Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe - ERBASE. 2013. (Congresso).

XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2013. (Congresso).

I Encontro de Software e Cultura Livre de Arapiraca.. 2011. (Encontro).

II Congresso de Ciência da Computação em Arapiraca.. 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Alexandre de Andrade Barbosa

BARBOSA, A. A.; CAVALCANTE, R. C.; ALVES, N. M.. SENTINELA: Uma ferramenta para monitorar sessões de estudo em disciplinas introdutórias de programação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Alagoas.

Nathália de Meneses Alves

ALVES, N. M.. SENTINELA: UMA FERRAMENTA PARA MONITORAR SESSÕES DE ESTUDO EM DISCIPLINAS INTRODUTÓRIAS DE PROGRAMAÇÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da computação) - Universidade Federal de Alagoas.

Rodolfo Carneiro Cavalcante

Alexandre de A. Barbosa;CAVALCANTE, R. C.; ALVES, N. M.. Sentinela: Uma ferramenta para monitorar sessões de estudo em disciplinas introdutórias de programação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca.

Breno Alexandro Ferreira de Miranda

MIRANDA, BRENO; WIESE, Igor.; D'AMORIM, Marcelo. Leveraging Diversity to Find Bugs in JavaScript Engines. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Alexandre de Andrade Barbosa

Sentinela: Uma ferramenta para monitorar sessões de estudo em disciplinas introdutórias de programação; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Alexandre de Andrade Barbosa;

Marcelo Bezerra d'Amorim

Análise de Bugs Recorrentes em Projetos de Software Baseados em Frameworks; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LIMA, I. S. O. ; ALVES, H. F. ; PIANCO JUNIOR, M. A. C. ; PEREIRA, M. H. R. . JavaFX e MySQL. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    Ensino de programação - identificando problemas e propondo soluções, Descrição: Os cursos da área de exatas, mais particularmente os cursos de Matemática e Computação, tem apresentado altos índices de reprovação e evasão. Para os cursos de computação o percentual de abandono do curso chega a 28%, sendo este um dos maiores índices de evasão do Brasil. Segundo diversos pesquisadores um dos principais problemas enfrentados pelos alunos de computação ocorre nas disciplinas de programação. Muitos são os fatores descritos como relacionados às reprovações nestas disciplinas, e consequentemente ao aumento da evasão no curso. Entre os motivos apresentados na literatura destacam-se, a sintaxe da linguagem, a dificuldade em relação ao entendimento de conceitos abstratos, a falta de tempo e de motivação para se dedicar aos estudos. Em uma análise inicial de dados históricos sobre as disciplinas ministradas no curso de computação da Universidade Federal de alagoas - Campus Arapiraca, foi identificado que as disciplinas que possuem os menores aproveitamentos e as maiores taxas de reprovação são disciplinas de programação e matemática. Este projeto é uma das ações realizadas pelos professores do curso com a finalidade de melhorar os índices de aproveitamento dos discentes em tais disciplinas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Igor Simões de Oliveira Lima - Integrante / Mário Hozano Lucas de Souza - Integrante / Alexandre de Andrade Barbosa - Coordenador / Rodolfo Carneiro Cavalcante - Integrante / Allan Lucio Correia - Integrante / José Arnóbio de Oliveira Júnior - Integrante / Danilo Victor Barbosa da Costa - Integrante.

  • 2013 - 2014

    WISE Apps - Física: Utilizando uma lousa interativa para apoiar as atividades no ensino de Física, Descrição: O constante avanço tecnológico tem possibilitado o surgimento de ferramentas de apoio ao processo de ensino e aprendizagem. Uma dessas ferramentas tem chamado a atenção de muitas escolas e apoiado o ensino de diversas matérias utilizando um novo conceito de quadro negro. Neste contexto, o quadro (lousa) deixa de ser um objeto inanimado para se tornar interativo. Conhecida como Lousa Interativa Digital, esta ferramenta possui grande potencial em atividades ligadas ao ensino, pois permite uma maior interação de professores e alunos com os objetos de estudo. Contudo, a interação das lousas interativas dependem de aplicações específicas para o ensino das disciplinas estudadas. Por exemplo, ao se estudar ementas de de física é comum o professor descrever aspectos abstratos como velocidade, aceleração, gravidade, massa etc. Ao utilizar uma lousa interativa, tais aspectos podem representados através de exemplos e simulações reproduzidas na lousa permitindo uma interação entre o professor, os alunos e o objeto de estudo. Nesse contexto, a proposta deste projeto é apoiar as atividades do ensino de física através de aplicações que facilitem o ensino da matéria de forma lúdica e interativa, apresentando conceitos abstratos através de exemplos reais que são apresentados em uma lousa digital, facilitando a aprendizagem.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Igor Simões de Oliveira Lima - Integrante / Aldiran Luiz de Oliveira Santos - Integrante / Henrique Ferreira Alves - Integrante / Marcus Aurelio Cordeiro Pianco Junior - Integrante / Mário Hozano Lucas de Souza - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Informática. , Avenida Jornalista Aníbal Fernandes, Cidade Universitária, 50740560 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (82) 34821805

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2015

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atividades realizadas: Projeto e desenvolvimento de sistemas utilizando Python/Django e JavaFX.

2012 - 2012

Prefeitura Municipal de Arapiraca

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Auxiliar na alimentação de Banco de Dados. Auxiliar na capacitação em Banco de Dados. Acompanhar e realizar manutenção de Banco de Dados.

2016 - 2016

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente em Testes de Software, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Convênio com a Motorola Mobility. Atividades realizadas: Testes de software embarcado em dispositivos móveis Motorola; Automação de casos de testes. Tema da Monografia: A Tool for Generate Auto-Reports (defesa em 16 de Dezembro de 2016)