Oberdan da Conceição Costa

Possui especialização em Planejamento de Redes LAN/WAN pela Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, UNDB, São Luís - MA, Brasil (2020), especialização em Docência no Educação Profissional e Tecnológica pela Faculdade SENAI CETIQT, Rio de Janeiro RJ, Brasil (2020), graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Maranhão, UFMA, São Luís MA, Brasil (2018) graduação sandwich em Microélectronique et Télécommunications pela Université Aix-Marseille, Polytech Marseille, Marseille, França (2016) e cursando atualmente a Pós-Graduação em Smart Factory pela Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica, São Caetano do Sul - SP (2024). Atualmente ministra aulas pelo SENAI-MA nos cursos técnicos em Automação Industrial, Eletrotécnica e Eletromecânica, além de Formação Inicial e Continuada (FIC) pelo Instituto Federal do Maranhão, IFMA campus Imperatriz, nos cursos voltados a Energias Renováveis Solar Fotovoltaica pelo programa EnergIF. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica e Automação Industrial, atuou como Engenheiro Eletricista pela Prefeitura Municipal de Imperatriz como responsável pela fiscalização de contratos de iluminação pública e como projetista responsável pelas instalações elétricas de obras de prédios e locais públicos, atuou também como técnico em eficiência energética pela Federação das Industrias do Estado do Maranhão, FIEMA, responsável pela gestão e manutenção do plano de Eficiência Energética e dos contratos de prestação de serviço e fornecimento de aparelhos de ar condicionados para as unidades SESI, SENAI, IEL, FIEMA e Condomínio Casa da Indústria do estado do Maranhão, atuou como estagiário de Engenharia Elétrica pelo SESI-MA na Coordenação de Engenharia, COENG, no desenvolvimento de projetos elétricos prediais de BT e AT para obras de reformas e construção e em atividades de manutenção preditiva e corretiva das Unidades Operacionais da Capital e interior do Maranhão.

Informações coletadas do Lattes em 08/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em SMART FACTORY

2022 - Atual

SENAI - Departamento Regional de São Paulo

Especialização em DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

2019 - 2020

faculdade senai cetiqt
Título: OS DESAFIOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS PROFISSIONALIZANTES E TÉCNICOS EM MEIO A CRISE DE SAÚDE GLOBAL
Orientador: Suzana Almeida

Especialização em Planejamento de Redes Lan e Wan

2019 - 2020

Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
Título: PROJETO DE SISTEMA DE AUTOMAÇÃO E CONTROLE DE MÁQUINÁRIOS INDUSTRIAIS POR MEIO DE UMA REDE WAN
Orientador: FABIO FARIAS FEITOSA

Graduação em Microélectronique et Télécommunications

2015 - 2016

Polytech Marseille, Poly Marseille
Orientador: em Universidade Federal do Maranhão ( João Viana da Fonseca Neto)
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Engenharia Elétrica

2012 - 2018

Universidade Federal do Maranhão
Título: Investigação da influência de adversidades na medição do consumo de energia elétrica
Orientador: JOSÉ EDUARDO O. PESSANHA

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Colégio Universitário

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Instalações Elétricas e Industriais.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Transmissão da Energia Elétrica, Distribuição da Energia Elétrica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Geração da Energia Elétrica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações.

Grande área: Outros / Área: Microeletrônica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos/Especialidade: Circuitos Lineares e Não-Lineares.

Organização de eventos

COSTA, O. C. . II Semana de Engenharia UFMA. 2014. (Congresso).

Participação em eventos

Minicurso de Sistema Operacional Robótico - ROS. 2015. (Oficina).

Semana de Seminários sobre Robótica Móvel. 2015. (Seminário).

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2014 / V MOSTRA CIENTÍFICA DO MARANHÃO. SISRAT SISTEMA DE LOCALIZAÇÃO E MAPEAMENTO SIMULTÂNEOS (SLAM) EM ROBÓTICA MÓVEL. 2014. (Exposição).

I Semana de Engenharia UFMA. 2013. (Congresso).

64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2012. (Congresso).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Possibilidade de existência de vida em lua de Júpiter. 2010. (Feira).

Produções bibliográficas

  • COSTA, O. C. . Estudo de Viabilidade para Projetos de Energia Fotovoltaica. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Prêmios

2023

1ª DESAFIO NACIONAL MECA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, MITISUBISH ELETRIC BRASIL.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2019

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO MARANHÃO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: TÉCNICO ADMINISTRATIVO, Carga horária: 40

Outras informações:
RESPONSÁVEL PELA GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS LICITADOS DE FORNECIMENTO DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NA AREA DE REFRIGERAÇÃO DAS DEPENDENCIAS DO DEPARTAMENTO REGIONAL DO MARANHÃO E NAS UNIDADE OPERACIONAIS SESI E SENAI DA CAPITAL E INTERIOR. ALÉM, DA GESTÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DAS REFERIDAS ENTIDADES E SEUS DEPARTAMENTOS.

2017 - 2018

SESI - Departamento Regional do Maranhão (MA)

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Elaboração, implementação e revisão de projetos elétricos prediais e industriais em Redes de Baixa (380/220V) e Alta Tensão (13,8kV). Desenvolvimento de projetos de Subestações de Média Tensão, bem como edição de Relatórios de Viabilidade Técnica, Calculo de Demanda e Termos. Estudo e aplicação de Orientações Normativas e Normas Técnicas (NTs) da concessionária local e Normas Brasileiras no que diz respeito de instalações elétricas prediais e industriais.

2019 - Atual

SENAI - Departamento Regional do Maranhão

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: INSTRUTOR DE ENSINO SUPERIOR ELETROELETRÔNICA, Carga horária: 44

Outras informações:
Ministrar aulas em cursos profissionalizantes para instituições públicas e privadas, em centros detreinamentos e afins;Planejar e atuar em atividades de ensino e aprendizagem para a habilitação, a atualização e o aperfeiçoamento profissional de menores aprendizes, jovens e adultos em tecnologias e técnicas específicas;Realizar pesquisas das mudanças no seu campo de ensino para transformar este conhecimento em tecnologia aplicada;Promover a educação profissional de alunos com necessidades educativas especiais;Avaliar programas educacionais;Preparar relatórios, apresentações e planilhas de projetos educacionais;Exercer supervisão de equipes.Orientar o ensino de acordo com a grade curricular e metodologia adotada pelo Departamento Regional;

2021 - 2022

PREFEITURA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ASSESSOR DE PROJETOS ESPECIAIS, Carga horária: 40

Outras informações:
ELABORAÇÃO DE PROJETOS, ORÇAMENTOS, VISTORIAS E LIGAÇÕES ELÉTRICAS E SPDA DE PRÉDIOS E ESPAÇOS PÚBLICOS DO MUNICIPIO DE IMPERATRIZ.

2022 - Atual

INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO CAMPUS IMPERATRIZ (MA)

Vínculo: SELETIVO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR EXTERNO, Carga horária: 16

Outras informações:
PROFESSOR DA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS E DIMENSIONAMENTO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS E CONTEXTO DE MERCADO, DO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL (FIC) ELETRICISTA DE SISTEMAS DE ENERGIASRENOVÁVEIS DO PROGRAMA QUALIFICA MAIS ENERGIFE/BOLSA FORMAÇÃO.