Laura Rodrigues de Lima

Doutora (2019) e mestra (2011) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na área de Linguística Aplicada. Possui bacharelado e licenciatura em Letras: Português - Espanhol e Literaturas correspondentes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atuou na Educação Básica como professora alfabetizadora e como professora de Português e Espanhol no 1º e 2º segmentos do ensino fundamental, no ensino médio e no ensino fundamental e médio da Educação de Jovens e Adultos. Foi professora de Espanhol de cursos livres, do extracurricular da UFRJ e da UFSC e de cursos pré-vestibular. Trabalhou como tutora de Língua Espanhola V na Universidade Aberta do Brasil (EAD-UFSC) e como tutora e revisora no Curso de Especialização de Educação para a Diversidade com Ênfase em EJA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC). Durante os seis anos em que trabalhou como assistente técnico pedagógica em SC, atuou como assessora pedagógica de Língua Portuguesa e Estrangeira no Centro de Jovens e Adultos de Florianópolis, foi uma das coordenadoras do Programa Brasil/SC Alfabetizada e foi coordenadora do Ensino Médio Inovador no Instituto Estadual de Educação de SC. Tem experiência na área de Linguística Aplicada com ênfase em ensino/aprendizagem de língua estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas de linguagem no espaço da escola pública, ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras na Educação de Jovens e Adultos. Atualmente é professora de Comunicação e Expressão/Espanhol do IFSC, Campus Florianópolis-Continente.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Lingüística

2014 - 2019

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Educação linguística em espanhol e promoção de equidade educativa: um estudo etnográfico em uma sala de aula do PROEJA CERTIFIC no IFSC
Orientador: em Universidad Complutense de Madrid ( Isabel García Parejo)
com Maria Inêz Probst Lucena. Palavras-chave: Ens. e aprend. de espanhol como língua adicional; Educação de jovens e adultos; Educação Profissional.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Lingüística

2009 - 2011

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: ?Uma das melhores coisas dentro dessa proposta é o espanhol": as jovens situações bilíngues encontrando a maturidade na educação via pesquisa da EJA Florianópolis,Ano de Obtenção: 2011
Orientador: Maria Inêz Probst Lucena
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educação de jovens e adultos; Ensino/aprendizagem de espanhol língua adicional; Educação bilíngue e intercultural.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Graduação em Letras: Português - Espanhol

2001 - 2005

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Fórum de Ensino de Línguas. (Carga horária: 16h). , Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.

2014 - 2014

Internacionalização: panoramas e perspectivas. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2013 - 2013

III Oficina da Metodologia. do Sistema de Acesso... (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, SETEC MEC, Brasil.

2013 - 2013

3 Sem. de Pesquisa e Extensão Campus F-C. (Carga horária: 10h). , Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.

2013 - 2013

I Cap. de gestpres locais do Programa Mulheres Mil. (Carga horária: 12h). , Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.

2012 - 2012

VI Semana Acadêmica de Letras. (Carga horária: 35h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2012 - 2012

Fórum PROEJA do IFSC. (Carga horária: 15h). , Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.

2011 - 2011

I Sem. Catarinense dos Articuladores Pedagógicos. (Carga horária: 20h). , Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.

2009 - 2009

Curso de Formação Programa Brasil Alfabetizado. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SED/SC, Brasil.

2008 - 2008

Formação inicial - Programa Brasil Alfabetizado. (Carga horária: 42h). , Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.

2008 - 2008

Capacitação em serviço Telessala Telecurso 2000. (Carga horária: 8h). , Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.

2008 - 2008

Os desafios para a EJA no CEJA Florianópolis. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SED/SC, Brasil.

2008 - 2008

Epistemologia da Pesquisa e seus Fundamentos Metod. (Carga horária: 64h). , Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, SMEF, Brasil.

2008 - 2008

II Rodada de Relatos de Experiências na EJA. (Carga horária: 8h). , Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, SMEF, Brasil.

2008 - 2008

Capacitação inicial Telessala Telecurso 2000. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SED/SC, Brasil.

2008 - 2008

Congresso Latino-Americano de Formação de Professo. (Carga horária: 33h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

2008 - 2008

Seminário de EJA do Alto Vale do Itajaí. (Carga horária: 8h). , Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SED/SC, Brasil.

2008 - 2008

Capacitação inicial Telessala Telecurso 2000. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.

2006 - 2006

Formação continuada de educadores ambientais. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.

2006 - 2006

I Curso de Atualização para Professores Brasileiro. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2006 - 2006

Seminario Proposta Curricular de SC. (Carga horária: 8h). , Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SED/SC, Brasil.

2005 - 2005

La variación fraseológica. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2005 - 2005

VII Semana de Educação da UFRJ. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Janete Oliveira Farias Cardoso

Valer, S.; GOULART, F.;LIMA, L. R.. PRODUÇÃO DE TEXTOS: REFLEXÕES NO COTIDIANO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação para a Diversidade com ênfase em EJA) - Instituto Federal de Santa Catarina.

SILVA, M.; PARISENTI, J.; OLIVEIRA, N. P.;LIMA, L. R.. Remoção de professor efetivo de Espanhol. 2019. Instituto Federal de Santa Catarina.

LIMA, L. R.; Valer, S.; GELSLEICHTER, M. Professor substituto de Espanhol. 2016.

LIMA, L. R.; BROGNOLI, A.; MARTINS, L. Professor substituto de Inglês. 2015.

Amaral, K.;LIMA, L. R.; Maieski, M.. Professor Substituto de Português-Inglês. 2012. Instituto Federal de Santa Catarina.

LIMA, L. R.. Banca avaliadora de candidatos do Programa CERTIFIC. 2014. Instituto Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Nara Caetano Rodrigues

LUCENA, M. I. P.;RODRIGUES, N. C.; FERNANDES, M. P.; DURAO, A. A. A. B.; SILVA, M.. "UMA DAS MELHORES COISAS DENTRO DESSA PROPOSTA É O ESPANHOL": As jovens situaçõesbilíngues encontrando a maturidade na educação via pesquisa da EJA Florianópolis. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria Inez Probst Lucena

LUCENA, M. I. P.; PARRAQUETT, M.; Rodrigues, N.C; SILVA, marimar. Educação via pesquisa: o ensino da lingua espanhola da EJA de Florianópolis. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria Inez Probst Lucena

Lima, L.;LUCENA, M.I.P.; Monte Mor, W.; BONINI, Adair; GUEROLA, C. M.; SILVA, marimar. Educação linguística em espanhol e promoção de equidade educativa: um estudo etnográfico em uma sala de aula do PROEJA CERTIFIC no IFSC. 2019. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria Inez Probst Lucena

Monte Mor, W.; OLIVEIRA, L. C.; GUEROLA, C. M.;LUCENA, M.I.P.. Educação linguística em língua adicional no PROEJA CERTIFIC: um estudo etnográfico em uma sala de aula do IFSC. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Lingüística da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria Inez Probst Lucena

LUCENA, M. I. P.; Vieira, J. R.; Xavier, Rosely perez. Educação via pesquisa: o ensino da lingua espanhola da EJA de Florianópolis. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Leandra Cristina de Oliveira

OLIVEIRA, Leandra C. de; LUCENA, M. I. P.; GUEROLA, C. M.; MOR, W. M. M.. Educação linguistica em espanhol e promoção de equidade formativa: um estudo etnográfico em uma sala de aula do Proeja CERTIFIC no IFSC. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão

LUCENA, Maria Inês Probst; FERNANDES, Márcia Paraquett;DURÃO, A. B. A. B.; RODRIGUES, Nara Caetano. O ensino / aprendizagem de espanhol via pesquisa na EJA de Florianópolis. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Rosely Perez Xavier

LUCENA,; VIEIRA, Josalba R.;XAVIER, R. P.. Educação via pesquisa: o ensino da língua espanhola na EJA de Florianópolis. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Marimar da Silva

LUCENA, M. I. P.SILVA, Marimar; MONTE MOR, W.. Educação Linguística em Espanhol e Promoção de Equidade Educativa: um estudo etnográfico de uma sala de aula do PROEJA CERTIFIC no IFSC. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Lingüística da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

ADAIR BONINI

LUCENA, M. I. P.; GUEROLA, C. M.; SILVA, M.;BONINI, A.. Educação linguística em espanhol e promoção de equidade educativa: um estudo etnográfico em uma sala de aula do PROEJA CERTIFIC no IFSC. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Ramiro Marinho Costa

COSTA, R. M.. Educação Linguística em Espanhol e Promoção de Equidade Educativa: Um Estudo Etnográfico em Sala de Aula do PROEJA CERTIFIC no IFSC. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Carlos Maroto Guerola

LUCENA, M. I. P.; Monte Mór, W. M.; SILVA, M.; BONINI, A.; XAVIER, R. P.;GUEROLA, Carlos M.. Educação linguística em espanhol e promoção de equidade educativa: um estudo etnográfico em uma sala de aula do PROEJA CERTIFIC no IFSC. 2019. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Carlos Maroto Guerola

LUCENA, M. I. P.; Monte Mór, W. M.; OLIVEIRA, L. C.;GUEROLA, Carlos M.. Educação linguística em espanhol e promoção de equidade formativa: um estudo etnográfico em uma sala de aula do PROEJA CERTIFIC no IFSC. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Inez Probst Lucena

UMA DAS MELHORES COISAS DENTRO DESSA PROPOSTA É PROPOSTA É O ESPANHOL: As jovens situações bilingues encontrando a maturidade na educação via pesquisa da EJA Florianópolis; 2011; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Maria Inêz Probst Lucena;

Maria Inez Probst Lucena

Educação linguística em espanhol e promoção de equidade educativa: um estudo etnográfico em uma sala de aula do PROEJA CERTIFIC no IFSC; 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Lingüística da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Maria Inêz Probst Lucena;

Maria Inez Probst Lucena

A LÍNGUA ADICIONAL EM CURSOS PROEJA DO IFSC: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE ESPANHOL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL; 2014; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Maria Inêz Probst Lucena;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Valer, S. ; BROGNOLI, A. ; LIMA, L. R. . A pesquisa como princípio pedagógico na educação profissional técnica de nível médio para a constituição do ser social e profissional. Fórum Linguístico , v. 4, p. 2785-2803, 2017.

  • LIMA, L. R. . O PROEJA CERTIFIC como deslocamento da Educação de Jovens e Adultos: um estudo a partir das bases da arqueologia de Foucault. Palimpsesto (Rio de Janeiro. Online) , v. 15, p. 676-691, 2016.

  • LIMA, L. R. . O uso de materiais autênticos na aula de Espanhol em Curso Técnico em Gastronomia. In: III Congresso Nacional de Ensino de Línguas para Fins Específicos, 2015, Rio de Janeiro. Caderno de resumos, 2015.

  • LIMA, L. R. . O uso de materiais autênticos na aula de Espanhol num Curso Técnico em Gastronomia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, L. R. . LA E ENSINO/APRENDIZAGEM DE LINGUA ADICIONAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, L. R. . Linguística Aplicada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, L. R. . Pós-colonialismo e ensino de línguas adicionais: ensino/aprendizagem de Espanhol como língua adicional na EJA de Florianópolis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, L. R. . O estudo da fonética e da fonologia no curso de Letras Espanhol da Educação à Distância da UFSC. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, L. R. . EAD: Letras-Espanhol a distância: reflexões e prática dessa modalidade de ensino e do uso de suas ferramentas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, L. R. . Tarefas comunicativas no ensino bilíngue. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, L. R. . O ensino de língua estrangeira por meio de tarefas comunicativas.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, L. R. ; LIMA, L. A. . Oficinas: um novo vínculo, novas trajetórias. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LIMA, L. R. . Capacitação inicial que atuarão em Telessala. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, L. R. . Capacitação em serviço para professores que atuam em Telessala. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, L. R. . Capacitação inicial que atuarão em Telessala. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2015

    O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E A CONSTITUIÇÃO DO SER SOCIAL E PROFISSIONAL NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA, Descrição: A qualidade da educação depende de o indivíduo ser capaz de lidar com os diferentes aspectos do letramento, por meio dos quais ele consegue se mover pelos mais diversos bens culturais na sociedade em que está inserido, sendo que, entre esses bens está a profissão. Nesse contexto, o objetivo geral desta pesquisa é investigar os pressupostos teórico-metodológicos que sustentam as diretrizes para o processo de ensino e aprendizagem da língua (materna e adicionais) no novo documento Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (2013), lançado pelo Ministério da Educação, no qual estão inseridos os direcionamentos para a educação profissional. Esta pesquisa se justifica pela necessidade de que todos os docentes de línguas compreendam tais pressupostos, haja vista que nem todos tiveram na sua formação os estudos relativos à linguística aplicada, os quais subsidiam atualmente os documentos norteadores para a prática pedagógica. Esse entendimento torna-se relevante, pois, com as informações sistematizadas, os docentes da área poderão, além de qualificar o próprio processo de ensino, contribuir de forma mais efetiva na elaboração de metodologias mais eficazes para o ensino em todas as unidades curriculares, isso porque a constituição do saber se dá por meio da língua e se materializa por meio de gêneros discursivos/textuais. Assim, a investigação tomará como modalidade principal o estudo de caso simplificado, tendo em vista que serão analisadas as diretrizes para uma atividade social e educacional. Quanto à natureza e coleta de dados, a pesquisa secundária será a documental, pois além dos documento acima, poderão ser analisados outros documentos institucionais, no decorrer ou após esta fase da pesquisa. Os dados encontrados subsidiarão o projeto institucional (IFSC) Harmonização curricular para o ensino e aprendizagem de línguas como foco nas práticas e procedimentos didático-pedagógicos para esse fim, além de se compreender melhor o papel das instituições de educação profissional para a qualidade da educação brasileira, tendo em vista os baixos índices da qualidade de leitura e escrita e como esses índices refletem nos baixos níveis do chamado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Laura Rodrigues de Lima - Coordenador / Salete Valer - Integrante / Angela Brognoli - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Santa Catarina, Escola Técnica Federal de Santa Catarina, Câmpus Florianópolis-Continente. , Rua Quatorze de Julho, Estreito, 88075010 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 38778419, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Instituto Federal de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Estágio e Assistência ao Discent, Carga horária: 16

2012 - Atual

Instituto Federal de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenadora do Programa Mulheres Mil. Professora de Espanhol nos câmpus Florianópolis-Continente, Jaraguá do Sul e Gaspar.

2012 - 2013

Instituto Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Revisora de textos, Carga horária: 20

Outras informações:
Curso de Especialização em Educação para a Diversidade com Ênfase em Educação de Jovens e Adultos

2012 - 2012

Instituto Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Tutora do Curso de Especialização para a Diversidade com Ênfase em EJA

Atividades

  • 02/2014

    Ensino, Hotelaria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua espanhola aplicada (2014/1, 2015/1)

  • 07/2013

    Ensino, Técnico em Guia de Turismo, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Espanhol I (2014/1) (2015/2) (2019/1), Espanhol II (2013/2) (2014/1) (2019/1), Espanhol III (2014/1)

  • 07/2013

    Ensino, Formação inicial e continuada em Espanhol, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Espanhol básico I (2013/2) (2019/1), Espanhol básico II (2013/2), Espanhol intermediário (2013/2) (2014/1) ( 2014/2) (2015/1) (2015/2)

  • 11/2014 - 12/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Florianópolis-Continente, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2013 - 12/2015

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Apresentação e avaliação de espanhol PROEJA CERTIFIC Técnico em Guia de Turismo (2015/1) , Espanhol aplicado ao Curso PROEJA Técnico em Hospedagem (2013/2), Espanhol I aplicado ao curso PROEJA CERTIFIC Técnico em Guia de Turismo (2015/1), Espanhol II aplicado ao Curso PROEJA CERTIFIC Técnico em Guia de Turismo (2015/2), Espanhol II aplicado ao curso Técnico em Vestuário Integrado (2013/1), Língua Portuguesa e Literaturas I aplicada ao Técnico em Química Integrado (2013/1)

  • 07/2014 - 12/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Florianópolis-Continente, .,Cargo ou função, Comissão de implantação do PPC do novo Curso Técnico PROEJA CERTIFIV em Guia de Turismo.

  • 09/2014 - 09/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Florianópolis-Continente, .,Cargo ou função, Comissão interna de avaliação dos projetos de pesquisa do edital de afastamento para capacitação edital n.35/2014/PROPPI.

  • 07/2013 - 07/2014

    Ensino, Técnico em Gastronomia, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Espanhol (2013/2, 2014/1), Projeto Integrador (2013/2, 2014/1)

  • 08/2012 - 07/2013

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Espanhol I aplicado ao Curso PROEJA Técnico em Vestuário (2012/2, 2013/1) , Espanhol I aplicado ao Curso Técnico Integrado em Química (2012/2, 2013/1), Espanhol I aplicado ao Curso Técnico Integrado em Vestuário (2012/2), Espanhol II aplicado ao PROEJA Técnico em Vestuário (2013/1), Espanhol II aplicado ao Técnico em Química Integrado (2013/1), Linguagem, Literatura e Comunicação I aplicado ao Curso PROEJA Técnico em Vestuário (2012/2), Linguagem, Literatura e Comunicação II aplicado ao Curso PROEJA Técnico em Vestuário (2012/2)

  • 08/2012 - 07/2013

    Ensino, Mulheres Mil - Biojóias, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Cultura, estética, lúdico e bem estar (2013/1), Linguagens, códigos e suas tecnologias (2013/1), Línguas modernas (2013/1), Linguagem e comunicação (2012/2)

  • 08/2012 - 07/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Jaraguá do Sul, .,Cargo ou função, Comissão de elaboração do PPC do curso de Gestão Doméstica do Programa de Educação Continuada Mulheres Mil (2013/1).

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Produção e Desing de Moda, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Metodologia de pesquisa e comunicação, Comunicação Técnica e Oralidade

2010 - 2010

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Espanhol, Carga horária: 10

Outras informações:
Curso Extracurricular de Língua Estrangeira

2009 - 2010

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutura de Língua Espanhola V, Carga horária: 20

Outras informações:
Universidade Aberta do Brasil / EaD - UFSC

2011 - 2012

Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Pedagógico, Carga horária: 40

Outras informações:
Instituto Estadual de Educação - Coordenação do Ensino Médio Inovador

2008 - 2009

Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Pedagógico, Carga horária: 40

Outras informações:
Centro de Educação de Jovens e Adultos - Assessoria pedagógica e formação de professores de Língua Materna e Língua Estrangeira.

2008 - 2008

Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Admissão em Caráter Temporário, Enquadramento Funcional: Professora do Telecurso 2000, Carga horária: 20

Outras informações:
Centro de Educação de Jovens e Adultos - Turma de funcionários do Hospital Infantil de Santa Catarina.

2006 - 2007

Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Pedagógico, Carga horária: 40

Outras informações:
Escola de Educação Básica Antonieta de Barros

2008 - 2008

Prefeitura Municipal de Florianópolis

Vínculo: Admissão em Caráter Temporário, Enquadramento Funcional: Professora de Espanhol, Carga horária: 30

Outras informações:
Educação de Jovens e Adultos

2005 - 2005

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Espanhol, Carga horária: 10

Outras informações:
Curso Extracurricular de Línguas aberto à comunidade

2007 - 2008

Colégio Estimoarte

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Espanhol, Carga horária: 16

Outras informações:
Ensino Fundamental e Médio

2006 - 2006

Pré-Vestibular Referência

Vínculo: Admissão em Caráter Temporário, Enquadramento Funcional: Professora de Espanhol, Carga horária: 20

2007 - 2007

Curso High Profile

Vínculo: Admissão em Caráter Temporário, Enquadramento Funcional: Professora de Espanhol, Carga horária: 10

2003 - 2005

Colegio marista Sao Jose

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Espanhol, Carga horária: 10

Outras informações:
Pré-vestibular Comunitário

2005 - 2005

Colégio 18 de Maio

Vínculo: Admissão em Caráter Temporário, Enquadramento Funcional: Professora de Espanhol, Carga horária: 16

1998 - 2001

Jardim Escola Cantinho das Letras

Vínculo: Admissão em Caráter Temporário, Enquadramento Funcional: Professora alfabetizadora, Carga horária: 20