Maria da Glória de Oliveira

Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq nível 2. Possui Graduação e Mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a tese "A biografia como problema historiográfico no Brasil oitocentista", vencedora do Prêmio ANPUH-RJ 2010, com publicação pela Editoras FGV/EDUR. É professora de História da Historiografia, Teoria e Metodologia da História, do Departamento de História e Relações Internacionais/UFRRJ e professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em História (PPHR/UFRRJ) e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória/UFRRJ). Entre as publicações na área de Teoria da História e História da Historiografia, destaca-se a publicação da dissertação de mestrado: "Crítica, método e escrita da história em João Capistrano de Abreu"(Editora FGV, 2013). É pesquisadora líder do HISTOR (Núcleo de Pesquisas de Teoria da História e História da Historiografia), cadastrado no Diretório dos grupos de pesquisa do CNPq.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História Social

2006 - 2009

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Escrever vidas, narrar a história. A biografia como problema historiográfico no Brasil oitocentista
Manoel Luiz Salgado Guimarães. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Teoria e Metodologia da História; Historiografia.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em História

2004 - 2006

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Crítica, método e escrita da história em João Capistrano de Abreu,Ano de Obtenção: 2006
Temístocles Americo Cezar.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Historiografia; Teoria e Metodologia da História.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História. Setores de atividade: Educação Superior.

Graduação em História Bacharelado

1999 - 2003

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2003 - 2003

Imaginario: Civilización y cultura del siglo XXI. (Carga horária: 45h). , Centro Extremenho de Estudos e Cooperação com Iberoamérica, CEXECI, Espanha.

2003 - 2003

Educação Superior- Globalização e Novas Tecnologia. (Carga horária: 45h). , Centro Extremenho de Estudos e Cooperação com Iberoamérica, CEXECI, Espanha.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria da História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História/Especialidade: Historiografia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

OLIVEIRA, M. da Glória de. ; PEREIRA, A. C. B. ; SASSO, R. D. . Simpósio Temático Teoria da História, gênero e interseccionalidades. 2018. (Outro).

OLIVEIRA, M. da Glória de. ; GONTIJO, R. ; NICODEMO, T. L. . Fórum de Teoria da História e Hstóra da Historiografia. 2016. (Outro).

OLIVEIRA, M. da Glória de. ; GONTIJO, R. ; NICODEMO, T. L. . Fórum de Teoria da História e História da Historiografia. 2015. (Outro).

OLIVEIRA, M. da Glória de. ; TEIXEIRA, R. G. . Simpósio Temático História Intelectual e Historiografias. 2014. (Outro).

OLIVEIRA, M. da Glória de. . Seminário História e Biografia: interfaces. limites e tensões. 2011. (Outro).

TEIXEIRA, Rebeca Gontijo ; OLIVEIRA, M. da Glória de. . Seminário Pesquisa e Ensino de História. 2010. (Outro).

TEIXEIRA, Rebeca Gontijo ; OLIVEIRA, M. da Glória de. . Simpósio Temático Histórias da esccrita da história. 2010. (Outro).

OLIVEIRA, M. da Glória de. . Simpósio Temático Historiografia e história da história: perspectivas de pesquisa. 2008. (Outro).

OLIVEIRA, M. da Glória de. . GT Teoria da História e Historiografia ? Núcleo UFRGS. 2007. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Encontro Fluminense de Teoria e História da Historiografia.Temporalidades e narrativas insurgentes: é possível uma teoria da história feminista decolonial?. 2019. (Encontro).

IX Coloquio Nacional História Cultural e Sensibilidades.Desobediência epidêmica e desejo de reparação: por uma teoria feminista decolonial da história. 2019. (Seminário).

IX Coloquio Nacional História Cultural e Sensibilidades.Desobediência epidêmica e desejo de reparação: por uma teoria feminista decolonial da história. 2019. (Seminário).

XIV Semana de História Política UERJ.A historia disciplinada e os seus outros. 2019. (Seminário).

Encontro História (in) discipinada (pesquisa, ensino e difusão).Interpelações feministas decoloniais à teoria da História. 2018. (Encontro).

Forum de Teoria e História da Historiografia.Interpelações feministas decoloniais à teoria da História. 2018. (Seminário).

Histórias globais: gênero e eurocentrismo.Escritas femininas, gêneros da biografia e da história. 2018. (Encontro).

VI Seminário Interno PPGHS/UERJ: universidade, democracia e retrocessos políticos e sociais.Mesa: Trajetórias individuais e pensamento social. 2018. (Seminário).

X Seminário Brasileiro deTeoria e História da Historiografia.Gênero, historiografia e performatividade. 2018. (Seminário).

5o. Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História.Trajetórias e narrativas biográficas. 2017. (Seminário).

Conferência no Centro de História da Universidade de Lisboa.Indivíduos ilustres, vidas exemplares:a biografia como problema historiográfico. 2017. (Outra).

9 Seminário Brasileiro de História da Historiografia.Coordenador Simpósio Indivíduo, memória e escritas biográficas. 2016. (Simpósio).

III Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História.História, Literatura e Estética. 2015. (Seminário).

I Seminário Historiografias, Memórias, Personagens.Historiografias, Memórias, Personagens. . (.As vidas de um gênero: biografia, história, ficção. 2015. (Seminário).

XXVIII Simpósio Nacional de História - ANPUH 2015.Como se faz a história da historiografia: notas para o debate. 2015. (Simpósio).

Colóquio 30 anos se Foucault.As escritas biográficas de Foucault. 2014. (Seminário).

XVI Encontro Regional de História ANPUH-Rio.A exemplaridade das vidas ilustres e os usos historiográficos da biografia no Brasil oitocentista. 2014. (Encontro).

ANPUH-Rio Ideias Experiências com a pesquisa histórica.A biografia no Brasil oitocentista: objeto e fonte de pesquisa. 2013. (Seminário).

IV Seminário Intelectuais, sociedade e política: imprensa, trajetórias, biografias.Escritas biográficas e historiografia no Brasil do século XIX. 2013. (Seminário).

VIII Semana de História Política / V Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade.A exemplaridade das vidas dos indíduos ilustres no Brasil oitocentista. 2013. (Seminário).

6o Seminário Brasileiro de História da Historiografia.Figurações antigas e modernas do historiador nas biografias de Rocha Pita e do Visconde de São Leopoldo. 2012. (Seminário).

Seminário Docente PET-HIstória.Historiografia Barsileira oitocentista. 2011. (Seminário).

Seminário Encontros Transdisciplinares I: (Auto)Biografia(s).A escrita da história e o gênero biográfico: aproximacões e distanciamentos no Brasil oitocentista. 2011. (Seminário).

Seminário História e Biografia: Interfaces. limites e tensões.Os usos da biografia no projeto historiográfico do IHGB. 2011. (Seminário).

VI Jornada de Estudos Históricos do PPGHIS/UFRJ.Historiografia, cultura histórica e trajetórias. 2011. (Outra).

XXVI Simpósio Nacional de História.A crítica do fabuloso e a verdade histórica nos estudos de Francisco Adolfo de Varnhagen e Joaquim Manoel de Macedo. 2011. (Simpósio).

4 Seminário Nacional de História da Historiografia.Fazer história, escrever a história: figurações do historiador no Brasil oitocentista. 2010. (Seminário).

I Jornada de História e Historiografia: homenagem a Manoel Luiz Salgado Guimarães.A biografia como problema historiográfico no Brasil oitocentista. 2010. (Outra).

XIV Encontro Regional de História ANPUH-Rio.Brasileiros ilustres no tribunal da posteridade: biografia, memória e experiência da história no Brasil oitocentista. 2010. (Simpósio).

I JORNADA DE HISTÓRIA DA HISTÓRIA DO RIO GRANDE SO SUL.ALFREDO VARELA. 2009. (Outra).

Jornadas PET: Práticas de História.Biografia, memória e experiência da história no Brasil oitocentista. 2009. (Oficina).

IX ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA ANPUH-RS.Historiografia e história da história: perspectivas de pesquisa. 2008. (Encontro).

Semana Acadêmica de História.Apologias a Plutarco: biografia e escrita da história no Brasil oiticentista. 2007. (Outra).

Seminário de Teoria de História e História da Teoria: Autores contemporâneos.O historiador em movimento: Michel de Certeau. 2007. (Seminário).

VII Seminário Internacional de História da Literatura - PUCRS.A biografia como problema historiográfico: as vidas de brasileiros ilustres na Revista do IHGB. 2007. (Seminário).

XXIV Simpósio Nacional de História.Traçando a vida de brasileiros distintos com escrupulosa exatidão: biografia, erudição e escrita da história na Revista do IHGB. 2007. (Simpósio).

VIII Encontro Estadual de História.Biografias de brasileiros ilustres na Revista do IHGB. 2006. (Encontro).

Encontro de historiografia e história política.Testemunho, prova e método na escrita da história de João Capistrano de Abreu. 2005. (Encontro).

Seminário Intérpretes do Brasil. 2004. (Seminário).

VII Encontro Estadual de História - ANPUH/RS.Aquém e além da fronteira: o debate historiográfico acerca dos antecedentes platinos da Revolução Farroupilha. 2004. (Encontro).

Forum de Pesquisa do IFCH/UFRGS.Uma identidade platina para o Rio Grande do Sul: análise historiográfica de. 2002. (Outra).

II Seminário de Pesquisas do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul.Uma identidade platina para o Rio Grande do Sul: análise historiográfica de. 2002. (Seminário).

I Jornada de Estudos Latino-Americanos. 2001. (Encontro).

Seminário de Pesquisas do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul.Uma identidade platina para o Rio Grande do Sul: análise historiográfica de. 2001. (Seminário).

Seminário Repensando a História do Brasil. 1999. (Seminário).

Simpósio de Teoria e Metodologia da História. 1999. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Marcela de Oliveira Santos Silva

MORAES, L. E. S.; ARAUJO, M. P. N.;OLIVEIRA, M. da Glória de.. Adolf HItler, a personagem criada na biografia Hitler: a study in tyranny escrita por Alan Bullock, em 1952. 2019. Dissertação (Mestrado em Porgrama de Pós-Graduação em História UFRRJ) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Yan Bezerra Fonseca

OLIVEIRA, M. da Glória de.; SOUZA, A. B.; MARCELINO, D. A.; BAUER, C. S.. 50 anos depois de 64: a história que se conta nas páginas da Revista do Clube militar. 2019. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolina de Oliveira Silva Othero

MARCELINO, D. A.; GOMES, A C; PEREIRA, L. R.;OLIVEIRA, M. da Glória de.. Tradição, linguagem e orientação: a escrita da história de Manoel Bomfim (1923-1931). 2019. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: José Alves de Oliveira Junior

CAMPOS, R. M. G.; SALOMON, M.;OLIVEIRA, M. da Glória de.. Das belas-letras ao arquivo documental: os escritos biográficos da Academia Real de Ciências de Lisboa. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: João Mauricio Prietsch

GUAZZELLI, C. A.; GIL, C. Z. V.; PACIEVITCH, C.;OLIVEIRA, M. da Glória de.. Os vivos são sempre e cada vez mais governados pelos mortos: fazendo do cemitério uma ferramenta de estudos para o Ensino médio. 2018. Dissertação (Mestrado em PROFHISTÓRIA - Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gabriel Tadashi Hirata

LOPES, F. H.;OLIVEIRA, M. da Glória de.; BRANDAO, R. R.. Robert Mapplethorpe: composições subjetivas e invenção de si. 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Marco Guisoli Girardi de Mendonça

MARCELINO, D. A.; BUARQUE, V. A. C.;OLIVEIRA, M. da Glória de.. Narrativa, tempo e limites da linguagem: história e psicanálise. 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Carlos Francisco Fonseca de Azevedo Sá

MORAES, L. E. S.; CASTRO, J. P. M. E.;OLIVEIRA, M. da Glória de.. Entre as colunas a chancelaria do Reich: Albert Speer e o sentido de suas obras autobiográficas. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Gerson Ronaldo Medeiros,

RODRIGUES, M. C. M.; SCHMIDT, B. B.; PEREIRA, N. M.;OLIVEIRA, M. da Glória de.. Produção de autobiografias por alunos do 6° ano como forma de refletir sobre trajetórias de vida e desenvolver noções do trabalho do historiador. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gerson Ribeiro Coppes Junior

REBELLO JUNIOR, H.; ARAUJO, K. A.;OLIVEIRA, M. da Glória de.. Definir os limites com a história, preencher com história os limites: um estudo da construção de São Paulo como região na Revista do IHGSP (1895-1949). 2016. Dissertação (Mestrado em Historia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Renan Pereira Fontes

OLIVEIRA, M. da Glória de.; CALDAS, P. S. P.; TURIN, R.. A biografia como forma de escrita historiográfica: D. João VI no Brasil, de Oliveira Lima. 2015. Dissertação (Mestrado em Historia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bárbara Winther da Ssilva

GONTIJO, R.; TURIN, R.; SOUSA, F. G.;OLIVEIRA, M. da Glória de.. A escrita da história no IHGB no final do Império e Primeira República. 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Rodrigo da Silva Felix

OLIVEIRA, M. da Glória de.; AVELAR, A.. Dona Teresa Cristina e os rastros de memória: entre a invenção da mulher-monumento e a escrita de si. 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Jaisson Oliveira da Silva

OLIVEIRA, M. da Glória de.; VARGAS, A. S.. A epopéia dos titãs do pampa: historiografia e narrativa épica na "Hstória da Grande Revolução" de Alfredo Varella. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Evandro dos Santos

CEZAR, T. A.; NICOLAZZI, F. F.;OLIVEIRA, M. da Glória de.; RODRIGUES, M. C. M.. Temp(l)os da Pesquisa, Temp(l)os da Escrita. A biografia em Francisco Adolfo de Varnhagen. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gabriela Correa da Silva

RODRIGUES, M. C. M.; AVILA, A. L.; WASSERMAN, C.; GOMES, A C;OLIVEIRA, M. da Glória de.. Dos passados heterogêneos ao mosaico continental: pan-americanismo e operação historiográfica no IHGB republicano. 2019. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mauro Henrique Miranda de Alcântara

RUST, L. D.; SCHWARCZ, L. M.;OLIVEIRA, M. da Glória de.. As intrigas do Imperador: uma análise de narrativas biográficas sobre D. Pedro II. 2019. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Otávio Erbereli Junior

GLEZER, R.; ARAUJO, K. A.; PALMEIRA, M. S.;OLIVEIRA, M. da Glória de.. A trajetória intelectual de Alice Piffer Canabrava: um ofício como sacerdócio (1935-1997). 2019. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Vanderlei Marinho Costa

HERMANN, J.; NEVES, L. B. P.; SILVA, C. C. E.; SILVERIO, L. F.;OLIVEIRA, M. da Glória de.. Enquanto cá no mudo vão acontecendo tantas turbulências: apocalipsismo, messianismo e milenarismo em tempos de viragem. Brasil, Portugal, França e Inglaterra (1789-1824). 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: André da Silva Ramos

ARAUJO, V. L.; PINHA, D.; RANGEL, M.; ROZA, L.;OLIVEIRA, M. da Glória de.. Machado de Assis e a experiência da História: climas e espectralidade. 2018. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: João Munhoz Ohara

CARDOSO JUNIOR, H. R.; ARAUJO, K. A.; PALMEIRA, M. S.; FRANZINI, F.;OLIVEIRA, M. da Glória de.. Virtudes epidêmicas na historiografia brasileira (1980-1990). 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Flavia Florentino Varela

OLIVEIRA, M. da Glória de.; KANTOR, I.; NICOLAZZI, F.; AVILA, A. L.; CEZAR, T. A.. Reunindo o passado entre teorias civilizacionais e climáticas: contextos discursivos e linguagens historiográficas que permeiam a History of Brazil , de Robert Southey. 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ramon Castellano Ferreira

GONTIJO, R.; TEIXEIRA, F. C.;OLIVEIRA, M. da Glória de.. O Guesa e a escrita da História. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Jossefrania Vieira Martins

BARROS, J. C. D.;OLIVEIRA, M. da Glória de.; BRAGANCA JUNIOR, A. A.. Um autor-personagem em trânsito(s): história, literatura, relações de poder e representação no romance de Ariano Suassuna. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Vanderlei Marinho Costa

HERMANN, J.; NEVES, L. B. P.;OLIVEIRA, M. da Glória de.. Apocalipsismo, messianismo e milenarismo em tempos de viragem no espaço íbero-brasileiro (1807-1821). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: João Rodolfo Munhoz Ohara

CARDOSO JUNIOR, H. R.; ARAUJO, K. A.;OLIVEIRA, M. da Glória de.. Virtudes epistêmicas na historiografia brasileira (1980-1990). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Pablo Henrique Spínola Torres

JULIAO, J. N.; PORTOCARRERO, V. M.;OLIVEIRA, M. da Glória de.. Nem poeira nem nuvem: debates sobre o historiar a partir de "Vigiar e Punir". 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Porgrama de Pós-Graduação em História UFRRJ) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruno Balbino Aires da Costa

OLIVEIRA, M. da Glória de.; CEZAR, T. A.; RODRIGUES, M.. O Rio Grande do Norte e Brasil nas narrativas de Augusto Tavares de Lyra: escrita da História e representações do passado (1904-1951). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rodrigo Perez Oliveira

TEIXEIRA, Felipe Charbel; SOUZA, A. B.;OLIVEIRA, M. da Glória de.. Eduardo Prado: um exercício de biografia intelectual (1860-1901). 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Weder Ferreira da Silva

OLIVEIRA, M. da Glória de.; CASTRO, F. L. V.; FERREIRA, M. M.. O labirinto imperial: a trajetória política de Teófilo Ottoni (1826-1870). 2012. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata Dal Sasso Freitas

OLIVEIRA, M. da Glória de.; TEIXEIRA, Felipe Charbel. Ficção e cultura histórica na prosa romanesca oitocentista: os casos de James Fenimore Cooper e José de Alencar. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolina de Oliveira Silva Othero

MARCELINO, D. A.; CALDEIRA, A. P. S.; SANTOS, A. S.;OLIVEIRA, M. da Glória de.. O conceito de tradição e a escrita da história de Manoel Bonfim. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Laíne Soares Mendes

LOPES, F. H.; BONDADO, M. C.; BRANDAO, R. R.;OLIVEIRA, M. da Glória de.. A vida elegante: as damas na sociedade da Belle époque carioca (Rio de Janeiro 1903 a 1914). 2018.

Aluno: Marcela de Oliveira Santos Silva

MORAES, L. E. S.; ARAUJO, M. P. N.;OLIVEIRA, M. da Glória de.. Adolf Hitler, a personagem criada na biografia Hitler: a study in tyranny escrita por Alan Bullock, em 1952. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Mônica Meneses Carneiro Corrêa

OLIVEIRA, M. da Glória de.; SOUSA, F. G.; BASILE, M. O. N. C.. O lastro da nacionalidade: história, catolicismo e providencialismo nos escritos de J. C. Fernandes Pinheiro. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Lucas Cabral Suhett

OLIVEIRA, M. da Glória de.; TEIXEIRA, F. C.; FERREIRA, A. C.. Escrita combativa em contextos flutuantes: a guerra franco-prussiana e a retórica da revolução em Mikhail Bakunin. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Marco Guisoli Girardi de Mendonça

MARCELINO, D. A.; BUARQUE, V. A. C.;OLIVEIRA, M. da Glória de.. Entre a história e a psicanálise: uma aproximação possível?. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Gabriel Tadashi Hirata

OLIVEIRA, M. da Glória de.; LOPES, F. H.; RODRIGUES, H. B. C.. Estética da existência em Robert Mapplethorpe: processos de subjetivação e organização de encontros. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Luca Bongiovanni

NASCIMENTO, A. P.; PEREIRA, L. A. M.; ABREU, M. C.;OLIVEIRA, M. da Glória de.. O público e o prazer da presença: o teatro ligeiro esteticamente negro de De Chocolat (Rio de Janeiro, 1922-1938). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Francisco de Azevedo Sá

MORAES, L. E. S.; CASTRO, J. P. M. E.;OLIVEIRA, M. da Glória de.. Entre as colunas da chancelaria: Albert Speer e suas obras de memória. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Bárbara Winther da Silva

TEIXEIRA, R. G.; TURRIN, R.; SOUSA, F. G.;OLIVEIRA, M. da Glória de.. A escrita da história: uma prática que possui a sua história. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Renan Pereira Fontes

CALDAS, P. S. P.; TURIN, R.;OLIVEIRA, M. da Glória de.. O gênero biográfico como forma de escrita historiográfica: D. João VI no Brasil, de Oliveira Lima. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Historia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: RAFAEL JOSÉ GALOZI SOARES

TEIXEIRA, R. G.;OLIVEIRA, M. da Glória de.; GONCALVES, M. A.. Tempo, história e revolução na obra de Nelson Werneck Sodré. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Marlon Ferreira dos Reis

OLIVEIRA, M. da Glória de.; TURIN, R.; TEIXEIRA, Rebeca Gontijo. Experiência do tempo: reflexões acerca da temporalidade histórica na escrita ensaística de Bertrand Russell. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Gustavo Soares Canellas

GONTIJO, R.;OLIVEIRA, M. da Glória de.; BARROS, J. C. D.. ?Dolynho pós-moderno?: a crítica à pós-modernidade e a critica nas redes sociais aos ?pós-modernos?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Isabelle Ramos Dornelas

TEIXEIRA, Rebeca Gontijo;OLIVEIRA, M. da Glória de.. A construção de Elisa Lynch a partir do olhar de Michael Lillis e Ronan Fanning. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Nayana Fonseca Costa

LOPES, F. H.;OLIVEIRA, M. da Glória de.. Chiquinha Gonzaga: uma artista no Rio de Janeiro do século XIX. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Heverton Davis Calazans T

KOIFMAN, F.;OLIVEIRA, M. da Glória de.. M. Costa.Palpite infeliz: o discurso civilizatório na polêmica musical entre Wilson Baptista e Noel Rosa (1933-1936). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Wagner Perrotta Cunha

OLIVEIRA, M. da Glória de.; MAGALHAES, F. S.; POPINIGIS, F.. História na literatura: o caso do livro Machado de Assis historiador, de Sidney Chalhoub. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriela Monteiro Ribero

OLIVEIRA, M. da Glória de.; TEIXEIRA, Rebeca Gontijo. Homem cobra, mulher polvo: como a literatura de autoajuda reforça o papel do que é ser homem/mulher (1990-2010). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Lucia Araujo Pereira da Silva

OLIVEIRA, M. da Glória de.; GONTIJO, R.. Diálogos historiograficos sobre a Baixada Fluminense. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcle de Oliveira Santos Silva

MORAES, L. E. S.;OLIVEIRA, M. da Glória de.. Adolf Hitler: a personagem criada na biografia escrita por J. Fest. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Letícia Daniel Turra

OLIVEIRA, M. da Glória de.. Ideais e perspectivas da nação (Brasil, 1824-1838). A corografia histórica da província de Goiás de Raimundo José da Cunha Mattos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriel Tadashi Hirata

OLIVEIRA, M. da Glória de.; LOPES, F. H.. Robert Mapplethorpe e Patti Smith: narrativa biográfica, relações de gênero e arte. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafaela Francisco da Nobrega

OLIVEIRA, M. da Glória de.; LOPES, F. H.; TEIXEIRA, R. G.. O feminismo existencialista de Simone de Beauvoir no romance "A convidada". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael Azevedo Lourenço

OLIVEIRA, M. da Glória de.; MAGALHAES, F.. Entre engajados e alienados: um debate na música brasileira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: RAFAEL DE OLIVEIRA SILVA

OLIVEIRA, M. da Glória de.; TEIXEIRA, R. G.. Já chegou o disco voador: a construção do imaginário sobre ovnis e alienígenas no Brasil. 2014 - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Bárbara Winther da Silva

POPINIGIS, F.; TEIXEIRA, R. G.;OLIVEIRA, M. da Glória de.. Tristão de Alencar Araripe (1821-1908) e a escrita da história do Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Bianca Leticia da Silva Conceição

SANTANNA, S. M. P.; SANCOVSKY, R. R.;OLIVEIRA, M. da Glória de.. O Império Brasileiro e os congressos orientalistas: entre o exótico e a civilização. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Naylla Oliveira da Silva

OLIVEIRA, M. da Glória de.. Conselho Supremo Militar e de Justiça e os seus conselheiros: o julgar oitocentista entre 1808-1822. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: RAFAEL JOSÉ GALOZI SOARES

OLIVEIRA, M. da Glória de.. A escrita da história de Nelson Werneck Sodré: problemas epistemológicos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Cristiani do Carmo Soares

OLIVEIRA, M. da Glória de.; Moreira, Vania M. Losada. O indígena no Discurso de Francisco Adolfo de Varnhagen. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Estela Machado Winter Galmarino

OLIVEIRA, M. da Glória de.. Viagem de Augusto Saint-Hilaire ao Rio Grande do Sul: a dimensão de um monumento enquanto documento. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

TEIXEIRA, Rebeca Gontijo; OLIVEIRA JUNIOR, C. M.;OLIVEIRA, M. da Glória de.. Concurso para professor adjunto de Teoria da História. 2019. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, M. da Glória de.; MATTA, S. R.; VENANCIO, G. M.; RAMOS, F. R. L.; CALDEIRA, A. P. S.. Concurso para professor Adjunto I área de Teoria da História e História da Historiografia. 2018.

OLIVEIRA, M. da Glória de.; TEIXEIRA, Rebeca Gontijo; SOUZA, A. B.. Processo seletivo simplificado para professor substituto. 2017. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, M. da Glória de.; BUENO, A. C.; CORDEIRO JUNIOR, R. B.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor de Magistério Superior - área Teoria e Metodologia da História. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

GONCALVES, A. L.; PEREIRA, L. A. M.; GUILLEN, I. C. M.; BENTIVOGLIO, J. C.; GRINBERG, L.;OLIVEIRA, M. da Glória de.. Prêmio CAPES de Teses 2015. 2015. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

NASCIMENTO, A. P.;OLIVEIRA, M. da Glória de.; FORTES, A.; RIBEIRO, M. S.; JULIAO, J. N.. Banca de Seleção de Doutorado 2016. 2015. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, M. da Glória de.; POPINIGIS, F.; PEREIRA, J. M. M.; FARIA, P. S.; CALDAS, M. J. A.. Seleção de Mestrado Pós-Graduação História UFRRJ. 2014. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, M. da Glória de.. VII Forum da Pós-Graduação da UFRRJ. 2012. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, M. da Glória de.. VI Jornada de Estudos Históricos PPGHIS/UFRJ. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, M. da Glória de.; TEIXEIRA, Rebeca Gontijo. Seleção de Monitor de Teoria e Metodologia da História. 2009. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, M. da Glória de.. XIX Salão de Iniciação Científica UFRGS. 2007. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

OLIVEIRA, M. da Glória de.. XVIII Salão de Iniciação Científica. 2006. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Silvia Regina Ferraz Petersen

PETERSEN, S. R. F.. Critica e método em Capistrano de Abreu: caminhos e descobrimentos da escrita da história do Brasil na virada do século XIX. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ilmar Rohloff de Mattos

MATTOS, I. R.; CEZAR, Temístocles. Crítica, método e Escrita da História em João Capistrano de Abreu. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Valdei Lopes de Araújo

ARAUJO, V. L.; GUIMARÃES, Lucia Maria Paschoal; GUIMARÃES, Manoel L. S.; CEZAR, Temístocles C.; FERREIRA, Marieta de Moraes. Escrever vidas, narrar a história. A biografia como problema historiográfico no Brasil oitocentista".. 2009. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Lúcia Maria Paschoal Guimarães

CEZAR, T.; FERREIRA, M. M.;GUIMARAES, L. M. P.; GUIMARAES, M. L. S.; ARAUJO, V. L.. Escrever vidas, narrar à história. A biografia como problema historiográfico no Brasil oitocentista. 2009. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Lúcia Maria Paschoal Guimarães

GUIMARAES, L. M. P.. Escrever vidas, narrar a história: a biografia como problema historiográfico no Brasil oitocentista. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria Aparecida da Silva Andrade

ANDRADE, M. A. S.. Uma aprendizagem multidirecional (2003-2005). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Temístocles Américo Correa Cézar

CEZAR, Temistocles; MATTOS, I. R.; SCHMIDT, Benito B; PETERSEN, Sílvia Regina Ferraz. Crítica, Método e Escrita da História em João Capistrano de Abreu. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Temístocles Américo Correa Cézar

CEZAR, Temistocles; GUIMARAES, M. L. L. S.; ARAÚJO, V. L.; FERREIRA, M. M.; GUIMARÃES, L. M. P.. Escrever vidas, narrar a história. A biografia como problema historiográfico no Brasil oitocentista (UFRJ). 2009. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marieta de Moraes Ferreira

FERREIRA, M. M.; GUIMARÃES, M. S.. Escrever vidas, narrar a história. A biografia como problema historiográfico no Brasil oitocentista. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Benito Bisso Schmidt

CEZAR, T. A. C.; PETERSEN, S. R. F.; MATTOS, I. R.;SCHMIDT, B. B.. Crítica, método e escrita da História em João Capistrano de Abreu. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Leonardo Monteiro de Morais

Ensino de história indígena e questão das temporalidades; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-graduação em Ensino de História/PROFHISTÓRIA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Roseneia Terezinha de Oliveira

IDENTIDADE RACIAL: SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO CULTURAL E A INVISIBILIDADE DA MULHER NEGRA EM RESENDE; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-graduação em Ensino de História/PROFHISTÓRIA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; (Orientador);

Thiago da Silva Carvalhaes

De leitores a autores: a escrita de diários como ferramenta metodológica na aula de história; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-graduação em Ensino de História/PROFHISTÓRIA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; (Orientador);

Gabriela Germana Almeida Maximo

Aventuras de um acervo: o Centro de Documentação Histórica em Vassouras (1987-2017); Início: 2018; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; (Orientador);

Thaís França Guimarães

BIOGRAFIA E HISTÓRIA SOCIAL: A ESCRITA BIOGRÁFICA DE L; FEBVRE, G; DUBY E J; LEGOFF; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; (Orientador);

Yan Bezerra Fonseca

A HISTÓRIA DA DITADURA MILITAR NAS PUBLICAÇÕES DOS CLUBES MILITARES, 50 ANOS DEPOIS: NEGACIONISMOS E USOS PÚBLICOS DO PASSADO; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Marcela Penna

Mulheres de letras e virtudes: os "Esboços femininos" (1890-1891) de Ignez Sabino; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; (Orientador);

Marcela Penna

MULHERES DE LETRAS E VIRTUDES: OS ?ESBOÇOS FEMININOS? DE IGNEZ SABINO (1890-1891); Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Mônica Meneses Carneiro Corrêa

O lastro da nacionalidade: história, catolicismo e providencialismo nos escritos de J; C; Fernandes Pinheiro (1825-1876); 2018; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria da Glória de Oliveira;

Lucas Cabral Suhett

Escrita combativa em contextos flutuantes: A guerra franco-prussiana e a retórica da revolução em Mikhail Bakunin; 2017; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria da Glória de Oliveira;

Douglas de Melo Altoé

A escrita da história da Antiguidade no Brasil oitocentista: um estudo do Compêndio de História Universal (1860), de Justino José da Rocha; 2016; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria da Glória de Oliveira;

Gabriel Henriques Augusto Teixerira

A operação analógica no saber histórico escolar: usos e parâmetros para os 3o; e 4o; ciclos do Ensino Fundamental; 2016; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria da Glória de Oliveira;

André Luiz Correa da Silva Pereira

Usos da História Local na formação da Consciência Histórica nos anos iniciais do Ensino Fundamental; 2016; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Maria da Glória de Oliveira;

Adolfo Eugenio Ferreira Baptista

Caixa de História Local e construção das identidades dos alunos da EJA; 2016; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria da Glória de Oliveira;

Yaísa de Arruda Martins

Biografia e história nos escritos de Januário da Cunha Barbosa (1780-1846); 2015; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria da Glória de Oliveira;

Eduardo Wright Cardoso

2017; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Maria da Glória de Oliveira;

Marlon Ferreira dos Reis

Nas ruínas da modernidade: uma experiência do tempo nos ensaios de Bertrand Russel (1928-1956); 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Historia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria da Glória de Oliveira;

Edilane Francisca das Chagas Sattler

Representações do feminino na religião: SAF em revista; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Maria da Glória de Oliveira;

Thaís França Guimarães

A biografia como gênero e fonte histórica: discussões historiográficas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Maria da Glória de Oliveira;

Andreia Cristina A

Nestor Kifer; Ayrton Senna: a morte de um herói nacional; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Maria da Glória de Oliveira;

Thaís Marcello de Almeida

Escrita da História e Geografia no Brasil Oitocentista: os estudos de Henrique Beaurepaire Rohan; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Maria da Glória de Oliveira;

Laura Oliveira Motta

A representação da mulher letrada no Brasil oitocentista: a biografia de Beatriz Brandão; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Maria da Glória de Oliveira;

Mônica Meneses Carneiro Corrêa

O catolicismo como ?lastro da nacionalidade? no ?Brasil Hollandez? (1860), de Joaquim Caetano Fernandes Pinheiro; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Maria da Glória de Oliveira;

Leonam Quitéria Gomes Monteiro

Memórias do Subdesenvolvimento: o cinema como um instrumento de análise do projeto nacional da identidade cubana (1960-1970); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Maria da Glória de Oliveira;

Douglas de Melo Altoé

A Antiguidade clássica e suas lições no IHGB; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Maria da Glória de Oliveira;

Thaís Marcelo de Almeida

Os estudos históricos e geográficos de Henrique Beaurepaire-Rohan; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Maria da Glória de Oliveira;

Leonam Quitéria Gomes Monteiro

Memórias do subdesenvolvimento: o cinema como instrumento de análise do projeto de identidade nacional cubana (1960-1970); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Maria da Glória de Oliveira;

Camilla Silva Andrieto Fernandes

Entre Samanthas e Jeannies: as representações da mulher norte-americana nos anos 1960; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Maria da Glória de Oliveira;

André Luiz Correa da Silva Pereira

Aproximações e distanciamentos entre história e jornalismo: leituras possíveis; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Maria da Glória de Oliveira;

Yaísa de Arruda Martins

Biografia, Memória e História nos escritos de Januário da Cunha Barbosa; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Maria da Glória de Oliveira;

Marlon Ferreira dos Reis

Levantamento e criação de catálogo digital de biografias históricas/ Brasil e Portugal (1830-1930); 2018; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria da Glória de Oliveira;

Marlon Ferreira dos Reis

Levantamento e criação de catálogo digital de biografias históricas/ Brasil e Portugal (1830-1930); 2017; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria da Glória de Oliveira;

Kelvin Rosa Ribas

Levantamento e criação de catálogo digital de biografias históricas/ Brasil e Portugal (1830-1930); 2015; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Maria da Glória de Oliveira;

Mônica Meneses Carneiro Corrêa

Levantamento da biografia históricas no Brasil 1839-1889; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria da Glória de Oliveira;

Monica Meneses

Figurações do historiador na Revista do IHGB (1839-1850); 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria da Glória de Oliveira;

Douglas de Melo Altoé

Bolsa de Iniciação Científica; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Maria da Glória de Oliveira;

Yaísa de Arruda Martins

Biografia, memória e experiência da história no mundo luso-brasileiro (1839-1890); 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Maria da Glória de Oliveira;

Flavia Renata Machado Paiani

Da ficção autobiográfica à memória ficcionalizada: o entretecimento da narrativa em John Fante; 2007; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria da Glória de Oliveira;

Falvio Bastos Rufino

Entre a evidência e a representação: imagens da infância na Revista do Globo (1929-1939); 2007; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria da Glória de Oliveira;

Tatiane de Medeiros Miranda

Monitoria disciplinas de Teoria e metodologia da História/graduação; 2018; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Maria da Glória de Oliveira;

Natanael de Freitas Silva

Monitoria; 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Maria da Glória de Oliveira;

Romulo Barcellos de Oliveira

Monitoria em Teoria da História; 2010; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Maria da Glória de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Temístocles Américo Correa Cézar

Crítica e método em Capistrano de Abreu: Caminhos e Descobrimentos da escrita da história do Brasil na virada do século XIX; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Temístocles Américo Corrêa Cezar;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, M. da Glória de. . Os sons do silêncio: interpelações feministas decoloniais à história da historiografia. HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA , v. 11, p. 104, 2018.

  • OLIVEIRA, M. da Glória de. ; GONTIJO, R. ; FRANZINI, F. . Ordering time, nationalizing the past: temporality, historiography and Brazil's formation. Historein , v. 17, p. 1-37, 2018.

  • OLIVEIRA, M. da Glória de. . Quem tem medo da ilusão biográfica? Indivíduo, tempo e histórias de vida. TOPOI (ONLINE): REVISTA DE HISTORIA , v. 18, p. 429-446, 2017.

  • OLIVEIRA, M. da Glória de. . As vidas de um gênero: biografia, história, ficção. Diálogos (On-line) , v. 21, p. 22-31, 2017.

  • OLIVEIRA, M. da Glória de. ; GONTIJO, R. . Sobre a história da historigrafia brasileira: um breve panorama. REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRAPHICO BRAZILEIRO , v. 177, p. 13-37, 2016.

  • OLIVEIRA, M. da Glória de. . Biografia e historia magistra vitae; sobre a exemplaridade das vidas ilustres no Brasil oitocentista. Anos 90 (Online) (Porto Alegre) , v. 22, p. 273-294, 2015.

  • OLIVEIRA, M. da Glória de. . Historiografia, memória e ensino de história: percursos de uma reflexão. HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA , v. 13, p. 130-143, 2013.

  • OLIVEIRA, M. da Glória de. . O nobre sacerdócio da verdade: reflexões sobre o ofício de historiador no Brasil oitocentista. LUSÍADA. SÉRIE DE HISTÓRIA (LISBOA) , v. 9, p. 191-207, 2013.

  • OLIVEIRA, M. da Glória de. . Brasileiros ilustres no tribunal da posteridade: biografia, memória e experiência da história no Brasil oitocentista. Varia História (UFMG. Impresso) , v. 26, p. 283-298, 2010.

  • OLIVEIRA, M. da Glória de. . Fazer história, escrever a história: sobre as figurações do historiador no Brasil oitocentista. Revista Brasileira de História (Impresso) , v. 30, p. 37-52, 2010.

  • OLIVEIRA, M. da Glória de. . A anotação e a escrita: sobre a história em capítulos de João Capistrano de Abreu. História da Historiografia , v. 2, p. 86-99, 2009.

  • OLIVEIRA, M. da Glória de. . Traçando vidas de brasileiros distintos com escrupulosa exatidão: biografia, erudição e escrita da história na Revista do IHGB (1839-1850). História (São Paulo) , v. 26, p. 154-178, 2007.

  • OLIVEIRA, M. da Glória de. . Uma identidade platina para o Rio Grande do Sul: análise historiográfica de Revoluções Cisplatinas de Alfredo Varela. Humanas (UFRGS) , Porto Alegre, v. 26/27, p. 371-390, 2004.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

OLIVEIRA, M. da Glória de. . Consultoria Técnica da Coleção Teoria e Ensino de História Editora Prismas. 2014.

OLIVEIRA, M. da Glória de. . Membro Conselho Ad Hoc Revista de Teoria da História - UFG. 2014.

OLIVEIRA, M. da Glória de. . Consultoria para Comissão Editorial de Livros e Coleções da EDUR - UFRRJ. 2010.

OLIVEIRA, M. da Glória de. . Parecer ad hoc Revista de História USP. 2014.

OLIVEIRA, M. da Glória de. . Parecer ad hoc para Revista História da Historiografia. 2014.

OLIVEIRA, M. da Glória de. . Parecer ad hoc para Revista História da Historiografia. 2014.

OLIVEIRA, M. da Glória de. . Parecer ad hoc Revista de História USP. 2014.

OLIVEIRA, M. da Glória de. . Parecer ad hoc para Revista História da Historiografia. 2012.

OLIVEIRA, M. da Glória de. . Parecer ad hoc para Revista História da Historiografia. 2012.

OLIVEIRA, M. da Glória de. . Parecer ad hoc para Revista História da Historiografia. 2012.

OLIVEIRA, M. da Glória de. . Parecer ad hoc para Revista História da Historiografia. 2012.

OLIVEIRA, M. da Glória de. . Parecer ad hoc para Revista História da Historiografia. 2012.

OLIVEIRA, M. da Glória de. . Parecer ad hoc para Revista História da Historiografia. 2012.

OLIVEIRA, M. da Glória de. . Parecer ad hoc para Revista História da Historiografia. 2012.

OLIVEIRA, M. da Glória de. . Parecer ad hoc para Revista História da Historiografia. 2012.

OLIVEIRA, M. da Glória de. . Parecer ad hoc para Revista História UNISINOS. 2012.

OLIVEIRA, M. da Glória de. . Parecer ad hoc para a Revista História da Historiografia. 2011.

OLIVEIRA, M. da Glória de. . Parecer ad hoc para a Revista História da Historiografia. 2011.

OLIVEIRA, M. da Glória de. . Parecer ad hoc para a Revista História da Historiografia. 2011.

OLIVEIRA, M. da Glória de. . Parecer ad hoc para AEDOS Revista Discente do PPGHIST/UFRGS Ed. n. 3, volume 1. 2010.

OLIVEIRA, M. da Glória de. . Parecer e submissão do livro "Ensaios de Introdução à Filosofia da História". 2010.

OLIVEIRA, M. da Glória de. . Parecer ad hoc para a Revista Anos 90 - PPGHistória UFRGS. 2009.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Usos do passado: história pública, ensino de história e formação do professor, Descrição: O projeto tem como objetivo principal construir um panorama analítico a partir de lugares, práticas e textos que fazem usos diferentes do passado, para públicos também diversos, visando oferecer elementos para se repensar a formação de profissionais de história no Brasil ? historiadores e professores que atuam na educação básica ? no contexto de crise das Humanidades, as quais têm sido questionadas sobre a utilidade e pertinência do conhecimento que produzem para a sociedade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria da Glória de Oliveira - Integrante / Rebeca Gontijo - Integrante / Helenice Aparecida Bastos Rocha - Coordenador / Marcelo de Souza Magalhães - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Usos políticos do passado, usos públicos da história. Laboratório de Pesquisas Historiográficas, Descrição: O Laboratório de Pesquisas Historiográficas visa a construir um espaço permanente de debate e estímulo à pesquisa sobre os Usos políticos do passado. Usos públicos da história. Composto por um amplo grupo de pesquisadores do Brasil e do exterior, seu objetivo principal é o de produzir reflexões teóricas comparadas com o propósito de contribuir com propostas de análises e intervenções efetivas para a sociedade, tais como produção de livros, eventos acadêmicos, exposições, material de divulgação em várias mídias. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria da Glória de Oliveira - Coordenador / Benito Bisso Schmidt - Integrante / Temistocles Cezar - Integrante / Claudia Wasserman - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Indivíduo, biografia histórica e experiência do tempo no mundo luso-brasileiro (1830-1930), Descrição: Os trabalhos recentes acerca da escrita de biografias no Brasil evidenciam uma renovação das abordagens em torno do tema nas suas relações com o contexto da formação identitária nacional, mas também apontam para a necessidade de uma análise sistemática que tenha por objeto as próprias obras biográficas, tendo em vista a compreensão dos modos como, nesses textos, articularam-se as noções de indivíduo, tempo histórico e nação. Com a proposta de contribuir para a continuidade e o aprofundamento desses estudos, esta pesquisa consistirá na investigação das biografias históricas produzidas no Brasil e em Portugal, ao longo do século XIX e duas primeiras décadas do XX. A opção por este recorte espaço-temporal possibilitará o estudo de obras e produções letradas de duas sociedades distintas, vinculadas histórica e culturalmente, mas que evoluíram por percursos que ora se aproximaram, ora registraram diferenças profundas. O objetivo será o de compreender como as vidas e ações dos sujeitos biografados adquiriram o seu estatuto historiográfico e eficácia exemplar plenos, não apenas sob a chave do projeto de construção nacional, mas à luz da experiência do curso efetivo de uma realidade e de um tempo históricos. Pretende-se identificar os modos como as transformações das conjunturas políticas e culturais específicas de crise do regime monárquico e advento da República nas duas nações implicaram em novas demandas à tarefa biográfica e, sobretudo, como essas demandas articulavam-se às formas de se pensar a ação histórica dos indivíduos. Em um contexto de autonomização disciplinar da história, até que ponto foi possível sustentar a convicção de que a biografia dos grandes homens permitia um acesso privilegiado às épocas passadas? O pressuposto de análise que orientará esta pesquisa será o da historicidade da própria escrita biográfica e de seus usos como modalidade historiográfica, o que implica considerar as mudanças, continuidades e rupturas nos modelos e projetos dessa escrita, bem como as suas formas de se relacionar nessas diferentes conjunturas políticas e contextos letrados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria da Glória de Oliveira - Coordenador / Monica Meneses Carneiro Correa - Integrante / Marlon Ferreira dos Reis - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2011 - 2016

    Teorias da história, linguagens e historiografia: pesquisa e ensino na formação do profissional de História., Descrição: O objetivo do projeto é realizar um conjunto de atividades destinadas à pesquisa e discussão dos problemas relativos às teorias da história, à história da historiografia, às linguagens e narrativas históricas. O grupo propõe a investigação, o debate e a reflexão em torno das teorias da história e da história da historiografia como área de pesquisa e matéria de ensino nas suas articulações com a formação do profissional em História. Pretende-se debater as especificidades deste campo de estudos a partir de temáticas que o constituíram e o constituem, levando em conta a sua condição de objeto de ensino e disciplina de formação específica para os alunos dos cursos de graduação em História... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria da Glória de Oliveira - Integrante / REBECA GONTIJO TEIXEIRA - Integrante / DOUGLAS ATTILA MARCELINO - Integrante / FABIO HENRIQUE LOPES - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    Figurações antigas e modernas do historiador no Brasil oitocentista, Descrição: Antes que a história se constituísse em objeto de teorização e disciplina científica, tornou-se primordial responder à indagação sobre como deveria ser o historiador. As expectativas de veridicidade, dirigidas ao gênero histórico, desde sempre se combinaram às virtudes da equanimidade, igualmente requisitada àqueles que escreviam as histórias. A metodização da prática historiográfica implicou a delimitação rigorosa das regras de averiguação sob as quais a experiência do passado passaria a ser elaborada por meio da corroboração documental. A conformação paulatina da história como campo de conhecimento autônomo não excluiu, no entanto, certas disposições intelectuais que situavam as operações do historiador entre os domínios das práticas investigativas e do engenho literário. No Brasil oitocentista, o tema das atribuições e competências necessárias para a investigação e a escrita históricas acompanhou a constituição de um regime historiográfico com pretensões científicas. O objetivo desta pesquisa é investigar como figurações antigas e modernas de historiador foram invocadas para circunscrever qualidades, deveres e operações intelectuais que, incorporadas pelos homens de letras, os autorizavam a praticar o estudo e a escrita da história. Como diversificadas práticas e modalidades discursivas rticulavam-se aos procedimentos de elaboração da história, constituindo-se no extenso rol de tarefas de que se incumbiam os historiadores oitocentistas? Quais encargos, deveres e virtudes modelares passariam a se destacar no espectro amplo de operações intelectuais que compunham o ofício historiográfico e a autoridade do historiador no século XIX? As fontes para a análise dessas questões abarcam o corpus de textos, em especial os elogios biográficos, necrológios, discursos e pareceres, publicados na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, desde o seu primeiro número em 1839 até os anos finais do século XIX.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria da Glória de Oliveira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2

  • 2010 - 2012

    Biografia, memória e experiência da história, Descrição: O objetivo da pesquisa é o de investigar as relações entre a escrita de biografias e a operação historiográfica no Brasil do século XIX. Entre os sócios do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, a biografia era exaltada por sua capacidade em livrar do esquecimento as vidas dos grandes homens e pela eficácia persuasiva das suas lições morais. No contexto lusitano, a eleição da temática biográfica vinculava-se diretamente ao sentido com que os historiadores buscavam inscrever a história de Portugal dentro da história universal. De modo mais amplo, tratava-se de um gênero de escrita que atendia aos imperativos da historia magistra vitae ao fixar a memória dos nomes e exemplos do passado, oferecendo-os à imitação dos leitores no presente e no futuro. O problema de pesquisa a ser explorado diz respeito a como e sob que condições possíveis a biografia constituiu-se em gênero historiográfico, incorporando os preceitos reguladores das operações intelectuais que conformavam o saber histórico e a forma narrattiva de elaboração da experiência da história.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria da Glória de Oliveira - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Premio ANPUH-Rio de Tese de Historia, ANPUH-Rio.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Ciências Humanas e Sociais. , BR 465, Km 7, 23890-000 - Seropedica, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26821701, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2010 - 2010

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor tutor da disciplina de Monografia, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora orientadora de 56 trabalhos de monografia produzidos pelos alunos do curso de Licenciatura em História a Distância, da PUC-Rio. O curso conta com o apoio do FNDE.

2017 - Atual

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - Atual

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Comissão de Atividades Acadêmicas Complementares

2013 - Atual

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor do quadro permanente do Mestrado Profissional em Ensino de História/UFRRJ

2011 - Atual

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em História - PPHR/UFRRJ desde janeiro de 2011 Linha de pesquisa: Relações de poder, linguagens e história intelectual

2018 - 2018

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
TH544 Teoria e Metodologia da História II TS529 Tópicos Especiais em Teoria da História e Historiografia II

2018 - 2018

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
TH544 Teoria e metodologia da História II TS529 TÓPICOS ESP. EM TEORIA DA HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA II

2018 - 2018

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
TH544 Teoria e metodologia da História II TH549 Introdução a História TS533 SEMINÁR. ESP. EM TEORIA DA HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA I

2017 - 2017

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
TH573 Teoria e Metodologia da História I TH533 Seminários Especiais III (Leituras de "Tempo e Narrativa", de Paul Ricoeur) IH1431 Seminário de Pesquisa (disciplina obrigatória PROFHISTÓRIA)

2015 - 2017

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Membro titular do colegiado executivo do PPHR/UFRRJ

2016 - 2016

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
TH573 Teoria e Metodologia da História I TH531 Seminários Especiais I (Leitura de R. Koselleck)

2016 - 2016

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
TH 544 Teoria e Medologia da História II TH 549 Introdução à História

2016 - 2016

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ajunto IV

Outras informações:
TH 1441 Teoria da História (disciplina obrigatória do Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA/ UFRRJ)

2015 - 2015

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas ministradas: IH1445 Seminário I ? Teorias da História - obrigatória (PPHR) - 60hs IH1434 Narrativa, imagem e construção do fato histórico - eletiva (ProfHISTORIA) - 60hs TH545 Métodos e Técnicas de Pesquisa em História - obrigatória (Graduação) - 60hs

2015 - 2015

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
TH545 Métodos e Técnicas de Pesquisa

2015 - 2015

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
IH1400 Seminário Especial I -Teorias da História - Pós-Graduação em História UFRRJ

2015 - 2015

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
TH549 Introdução à História TH573 Teoria e Metodologia da História I IH449 Seminários Especiais VI (Leituras de R. Koselleck)

2014 - 2015

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Membro integrante da Comissão de Bolsas do Programa de Pós Graduação em História/UFRRJ

2014 - 2014

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplina: Teoria e Metodologia da História I

2014 - 2014

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas ministradas: TH544 Teoria e Metodologia da História II - 60hs TH549 Introdução à História - 60hs

2014 - 2014

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
IH 1441- Teoria da História Mestrado Profissional em Ensino de História

2014 - 2014

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
TH573 Teoria e Metodologia da História I - T26 E T 31

2014 - 2014

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
TH549 Introdução à História TH544 Teoria e Metodologia da História II

2013 - 2013

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pós-Graduação em História/UFRRJ IH1400 Seminário Especial I - Relações de poder e cultura

2013 - 2013

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pós-Graduação em História/UFRRJ IH1400 Seminário Especial I - Teorias da História (obrigatória) - Carga horária: 60hs

2013 - 2013

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
TH549 Introdução à História TH544 Teoria e Metodologia II

2012 - 2012

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
IH 1428 Tópicos Especiais: Questões de teoria da história e de história da historiografia (optativa) - Pós-Graduação em História UFRRJ Carga horária: 60hs

2010 - 2012

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenador do Curso de Graduação em História/ICHS/UFRRJ

2009 - 2009

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Graduação Teoria e Metodologia da Históriia II Introdução à História

Atividades

  • 06/2013

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TH545 Métodos e Técnicas de Pesquisa em História, IH493 Seminários Especiais - Biografia e História: aproximações e perspectivas de pesquisa

  • 08/2012

    Ensino, Porgrama de Pós-Graduação em História UFRRJ, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais: Questões de teoria da história e de história da historiografia

  • 03/2012

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IH484 Seminários Especiais I

  • 08/2011

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários Especiais I Historiografia Luso-Brasileira do século XVIII ao XIX, Teoria e Metodologia da História I

  • 08/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA.,Cargo ou função, Membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante) do curso de Graduação em História/ICHS.

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TH 544 Teoria e Metodologia da História II

  • 03/2012 - 12/2012

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IH484 Tópicos Especiais I Problemas de história da historiografia antiga e moderna

  • 07/2010 - 09/2012

    Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História I

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História II, Teoria da História

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais VI - Teoria da História e História da historiografia, Teoria e Metodologia da História I

  • 09/2009 - 12/2009

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História II, Introdução à História

2006 - 2008

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor-sustituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2007

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à História do Ocidente, Técnicas de Pesquisa Histórica II, Técnicas de Pesquisa Histórica I, Teoria e Metodologia da História I

  • 03/2008 - 07/2008

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Preliminar do Bacharelado

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Livre de Historiografia Brasileira

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à História do Brasil, Introdução à História do Ocidente

2013 - Atual

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de disciplina, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenadora da disciplina EAD09030 - Metodologia da Pesquisa Histórica