William de Andrade Funchal

Possui Graduação e Mestrado em História pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP - campus de Franca. Desenvolveu pesquisas no campo da História administrativa voltadas, especialmente, para o estudo das relações entre os poderes central e local no Brasil colonial. Em 2012, foi monitor das disciplinas História do Brasil I e II ministradas pela Profª Dra Denise Aparecida Soares de Moura na Unesp-Franca. Em 2013, foi pesquisador na modalidade de Iniciação Científica sobre as Câmaras Municipais do Rio de Janeiro e Salvador nos séculos XVII e XVIII.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Historia

2014 - 2016

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Governo local em uma capitania sem governador (São Paulo, 1748-1765),Ano de Obtenção: 2016
Denise Aparecida Soares de Moura.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Administração Colonial; Câmara Municipal; São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Fontes históricas na sala de aula e a construção da consciência histórica. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2014 - 2014

Percursos Metodológicos e Trajetórias Biográficas dos Ouvidores na América. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2013 - 2013

Livros, leitura e moral no final da Idade Média (sécs. XIII e XV). (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Colônia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FUNCHAL, W. A. ; Monique Marques Nogueira Lima . Dimensões do Império: administração, sociedade e política no Atlântico português. 2017. (Congresso).

FUNCHAL, W. A. ; Monique Marques Nogueira Lima . Dimensões do Império: administração, sociedade e política no Atlântico português. 2017. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXI Semana de História da Unesp: usos públicos e políticos da história e o papel do historiador. 2017. (Congresso).

XXI Semana de História da Unesp: usos públicos e políticos da História e o papel do historiador..O Território de São Paulo e a garantia da soberania portuguesa no Centro-sul do Brasil na primeira metade dos Setecentos. 2017. (Simpósio).

5º Encontro Internacional de História Colonial.Dinâmicas do poder local: as câmaras do Rio de Janeiro e Salvador em uma conjuntura de transferência de poderes (1679-1766). 2014. (Simpósio).

5º Encontro Internacional de História Colonial. 2014. (Encontro).

Há 40 anos caía Allende. A ascensão de governos de esquerda na América Latina, o governo de Salvador Allende e o golpe de Estado no Chile. 2013. (Outra).

XIX Semana de História da UNESP - História, Leitura e Cultura Midiática. 2013. (Congresso).

Imagens do Ocidente nos séculos XVI, XVII e XVIII. 2012. (Simpósio).

I Colóquio Internacional e III Colóquio Nacional do LEIR: Poder Imperial e Integração Territorial. 2010. (Simpósio).

II Colóquio entre Brasil e Portugal: Reflexões sobre a República. 2010. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ricardo Alexandre Ferreira

FERREIRA, R. A.; MOURA, Denise Soares.. Governo local em uma capitania sem governador (São Paulo, 1748-1765). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP - Campus de Franca.

Denise Aparecida Soares de Moura

MOURA, Denise Aparecida Soares de; OLIVEIRA, Y. M.; MEDICCI, A. P.. Governo local em uma capitania sem governador (São Paulo, 1748-1765). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Historia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Yllan de Mattos Oliveira

MOURA, Denise Aparecida Soares de;MATTOS, Yllan de; KUHN, Fábio. Governo local em uma capitania sem governador (São Paulo, 1748-1765). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Yllan de Mattos Oliveira

MOURA, D. A. S.;MATTOS, Yllan de; MEDICCI, Ana Paula. Governo local em uma capitania sem governador (São Paulo, 1748-1765). 2015.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Denise Aparecida Soares de Moura

Governo local em uma capitania sem governador (1748-1765); 2016; Dissertação (Mestrado em Historia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Denise Aparecida Soares de Moura;

Denise Aparecida Soares de Moura

Dinâmicas do poder local: as câmaras do Rio de Janeiro e Salvador em uma conjuntura de transferência de poderes (1679-1776); 2013; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Denise Aparecida Soares de Moura;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FUNCHAL, W. A. ; MOURA, Denise Aparecida Soares de. . Dinâmicas do poder local: as câmaras do Rio de Janeiro e Salvador em uma conjuntura de transferência de poderes (1679-1766). In: 5º Encontro Internacional de História Colonial, 2014, Maceió/AL. Anais do V Encontro de Internacional de História Colonial: Cultura, Escravidão e Poder na Expansão Ultramarina (Século XVI ao XIX).. Maceió/AL: Edufal, 2014. p. 1264-1272.

  • FUNCHAL, W. A. ; MOURA, Denise Aparecida Soares de. . Dinâmicas do poder local: as câmaras do Rio de Janeiro e Salvador em uma conjuntura de transferência de poderes (1679-1766). In: 5º Encontro Internacional de História Colonial, 2014, Maceió/AL. Caderno de resumos do 5º Encontro Internacional de História Colonial: Cultura, escravidão e poder na expansão ultramarina, século XVI ao XIX.. Maceió/AL: Edufal, 2014. p. 70-70.

  • FUNCHAL, W. A. ; GIOMETTI, A. B. R. ; BISPO, D. A. ; CAROTA, F. P. ; LIMA, M. M. N. ; MUNHOZ, B. C. ; SOUZA, L. G. O. . Morte e Vida Severina: O Olhar Interdisciplinar da Arte, História e Geografia.. In: II Encontro do Núcleo de Ensino e Práticas Pedagógicas. Ensino e Práticas Pedagógicas: A Proposta do Núcleo de Ensino da UNESP Franca., 2010, Franca-SP. GIOMETTI, Analúcia Bueno dos Reis; FONSECA, Genaro Alvarenga; SILVA, Márcia Pereira. (Org.). Ensino e práticas pedagógicas: a proposta do Núcleo de Ensino da Unesp Franca. Franca/SP: Unesp/FCHS. Franca/SP: UNESP-FCHS, 2010. v. 01. p. 65-69.

  • FUNCHAL, W. A. ; MOURA, Denise Aparecida Soares de. . Dinâmicas do poder local: as câmaras do Rio de Janeiro e Salvador em uma conjuntura de transferência de poderes (1679-1766). In: XXI Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2013, Ouro Preto/MG. Anais do Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2013.

  • FUNCHAL, W. A. . O Território de São Paulo e a garantia da soberania portuguesa no Centro-sul do Brasil na primeira metade dos Setecentos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FUNCHAL, W. A. ; MOURA, Denise Aparecida Soares de. . Dinâmicas do poder local: as câmaras do Rio de Janeiro e Salvador em uma conjuntura de transferência de poderes (1679-1766). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FUNCHAL, W. A. ; MOURA, Denise Aparecida Soares de. . Dinâmicas do poder local: as câmaras do Rio de Janeiro e Salvador em uma conjuntura de transferência de poderes (1679-1766). 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FUNCHAL, W. A. ; GIOMETTI, A. B. R. ; BISPO, D. A. ; CAROTA, F. P. ; LIMA, M. M. N. ; MUNHOZ, B. C. ; Lucas Gustavo de Oliveira Souza . Morte e Vida Severina: O Olhar Interdisciplinar da Arte, História e Geografia.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FUNCHAL, W. A. . Relatório Final FAPESP - Mestrado. 2016. (Relatório de pesquisa).

FUNCHAL, W. A. . Relatório Final FAPESP - Iniciação Científica. 2014. (Relatório de pesquisa).

FUNCHAL, W. A. . Relatório Parcial FAPESP - Iniciação Científica. 2013. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2016

    Governo local em uma capitania sem governador (São Paulo, 1748-1765), Descrição: A proposta deste estudo é investigar o funcionamento da câmara municipal de São Paulo no período no qual a capitania esteve politicamente subordinada ao governador do Rio de Janeiro e ao governador militar de Santos, entre 1748-1765. Com base na vasta literatura sobre a instituição camarária, a hipótese inicial deste trabalho era de que a governança local teria se posicionado a favor da decisão da Coroa portuguesa em suprimir o governador da capitania em virtude das reformas político-administrativas aplicadas no centro-sul que visavam otimizar a exploração dos sertões minerais. A pesquisa, contudo, revelou que a câmara foi contrária à supressão da autonomia, embora essa reação tenha ocorrido apenas nos anos iniciais e finais desse intervalo. Mas a mudança mais significativa foi o reordenamento da interlocução dos camaristas com o funcionalismo régio, o que assegurou as bases de sua governabilidade. A sobrevivência da instituição camarária e a manutenção de sua jurisdição em uma capitania sem governador contribuíram para comprovar seu vigor institucional. Por outro lado, a pesquisa demonstrou que essa supressão de governador pode ser melhor compreendida se vinculada às tensões entre as coroas ibéricas na definição de suas balizas geográficas na América. Para entender esse momento singular da história da câmara de São Paulo, de sede de uma capitania sem autonomia administrativa, foi feito um recuo ao período do governo de D. Luís Mascarenhas (1739-1748) para definir o comportamento político da câmara no período posterior, tendo como referência a relação com esse general. No que concerne à documentação foram utilizados acervos especialmente administrativos de âmbito municipal e ofícios trocados entre as autoridades régias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: William de Andrade Funchal - Integrante / Denise Aparecida Soares de Moura - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2013 - 2013

    Dinâmicas do poder local: as câmaras do Rio de Janeiro e Salvador em uma conjuntura de transferência de poderes (1679-1766)., Descrição: Esta pesquisa tem o objetivo de acompanhar o impacto do processo de transferência de poderes de Salvador para o Rio de Janeiro a partir de uma das instituições de poder local, ou seja, as suas câmaras. Desde 1679 e em resposta ao contexto aberto pela restauração da independência portuguesa, ascensão da dinastia de Bragança,expulsão dos holandeses das capitanias do norte do Brasil e lutas pela afirmação da soberania no sul do território, o Rio de Janeiro tendeu a ocupar posição central na política portuguesa, o que culminou na sua transformação em sede do governo geral e do vice-reino do Brasil em 1763. Esta transferência de poderes e consequentemente de status na estrutura administrativa do Império pode ter tido desdobramentos e provocado reações na administração e no funcionalismo municipal. O trabalho dessa questão será feito por meio da diversificada correspondência enviada pelas câmaras da Bahia (1549) e do Rio de Janeiro (1566) para o Conselho Ultramarino.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: William de Andrade Funchal - Integrante / Denise Aparecida Soares de Moura - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Dinâmicas do poder local: as câmaras do RJ e Salvador em uma conjuntura de transferência de poderes (1679-1766): Melhor Trabalho (pôster) de Ciências Humanas do XXI Seminário de Iniciação Científica., Universidade Federal de Ouro Preto.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de História, Direito e Serviço Social de Franca. , Av Eufrásia Monteiro Petráglia, 900 - Jd Dr. Antonio Petráglia, 14409-160 - Franca, SP - Brasil, Telefone: (16) 37068700

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Desenvolvimento de pesquisa em Iniciação Científica, na categoria de Bolsa no País - Regular da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. "Dinâmicas do poder local: as câmaras do Rio de Janeiro e Salvador em uma conjuntura de transferência de poderes (1679-1766)".

  • 2012 - 2012

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 10

    Outras informações:
    As atividades realizadas foram de auxílio na produção de material didático para as disciplinas História do Brasil I e II.