Graça Helena de Souza Moreira

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Integrou coletivo de formadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Fundação Darcy Ribeiro. Atuação com ênfase na Educação de Adultos, Formação de Professores, História da Educação, Educação Infantil, Educação Superior, Leitura e Escrita e Filosofia da Educação.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2003 - 2005

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Educação de Jovens e Adultos: estudo de caso no Centro de Estudos Supletivo/SENAI,Ano de Obtenção: 2005
Maria de Lourdes Rangel Tura.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Pedagogia

1996 - 2000

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A importancia do projeto de educação do MST para um projeto Popular de desenvolvimento para o Brasil
Orientador: Nazira Abib de Oliveira Vargas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2002 - 2002

Extensão universitária em Teoria e Prática de EJA Uma Via de Mão Dupla. , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação de Adultos.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Permanente.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Filosofia da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário Leitura de Imagens e Epistemologia de Nise da Silveira.Sobre os textos recomendados por Nise da Silveira para o estudos das imagens. 2017. (Seminário).

X Colóquio Internacional SPINOZA E AS AMÉRICAS.Aproximando Redes Interpretativas, Narrativas e de Conversações: Diálogos entre Spnoza, Maturana e Walter Benjamin. 2013. (Outra).

VI Colóquio Internacional de Filosofia da Educação- Filosofar: Aprender e Ensinar.Ressonâncias benjaminianas e da Recherche du temps perdu na Educação de Jovens e Adultos. 2012. (Outra).

VI Colóquio Internacional de Filosofia da Educação- Filosofar: Aprender e Ensinar.VI Colóquio Internacional de Filosofia da Educação- Filosofar: Aprender e Ensinar. 2012. (Outra).

Em Caxias, a filosofia en-caixa?!A escola pública aposta no pensamento.. 2010. (Encontro).

Em Caxias, a filosofia en-caixa?!A escola pública aposta no pensamento.. 2010. (Encontro).

V Colóquio Internacional de Filosofia da Educação Devir ? criança da filosofia: infância da educação..Devir ? criança. 2010. (Outra).

V Colóquio Internacional de Filosofia da Educação Devir ? criança da filosofia: infância da educação..Infância; política?,história?, Geografia?. 2010. (Outra).

Seminário com professores da Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de educação de Angra dos Reis.Participação como palestrante. Tema da palestra: Alfabetização e Letramento na Educação de Jovens e Adultos: uma perspectiva de empoderamento para professores e alunos. 2003. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Rafael Pereira Santana

BRAME, F. R. G.; Viana, Sandra da Silva;SOUZA, Graça Helena Silva de. O projeto integrador e a formação do aluno na educação de jovens e adultos: um estudo preliminar. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Jovens e Adultos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Nívea Maria Vieira da Silva

Maia do Bonfim, Alexandre;SOUZA, Graça Helena Silva de. Juvenilização da Educação de Jovens e Adultos: a teoria diante de uma nova estratégia, a EJA vespertina numa escola de Piraí-RJ. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Jovens e Adultos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Paula Lopes dos Santos Gonçalves

Teixeira, Claudia;SOUZA, Graça Helena Silva de. A Importância da Sala de Leitura para EJA nas Escolas Municipais de Duque de Caxias. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Jovens e Adultos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Jeferson de Souza Santos

Soares da Silva, F;SOUZA, Graça Helena Silva de. A disciplina EJA nos currículos dos cursos de licenciatura em física da rede de educação profissional,cientifica e tecnológica brasileira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

SOUZA, Graça Helena Silva de. Banca de Elaboração e Correção de Prova do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação Latu Sensu em Educação de Jovens e Adultos, regido pelo edital nº 03/2015. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

SOUZA, Graça Helena Silva de. Banca de Elaboração e Correção da Prova do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação Latu Sensu em Educação de Jovens e Adultos, regido pelo edital nº 44/2014. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Danielle Alves da Silva Figueiredo

A interculturalidade na Nova EJA: por uma sociedade mais democrática e cidadã; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Jovens e Adultos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Graça Helena Silva de Souza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUZA, Graça Helena Silva de . A Leitura no Centro do Processo de Formação de Alfabetizadoras de Jovens e Adultos.. Construção Coletiva Contribuições à Educação de Jovens e Adultos, Brasília: UNESCO, MEC, RAAAB, v. 1, n.1, p. 287-295, 2005.

  • SOUZA, Graça Helena Silva de . Roda de Leitura: A Leitura no Centro do Processo de Formação de Alfabetizadoras de Jovens e Adultos. Revista Alfabetização e Cidadania da Rede de Apoio à Ação Alfabetizadora do Brasil (RAAAB), nº 12 publicada em julho de 2001.. Alfabetização e Cidadania (São Paulo) , São Paulo, v. 1, n.12, p. 37-46, 2001.

  • SOUZA, Graça Helena Silva de . Roda de Leitura: a leitura no centro do processo de formação de alfabetização de jovens e adultos.. In: SOUZA, Graça Helena Silva de. (Org.). Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. - Brasilia:UNESCO,MEC.RAAAB,2005.Coleção educação para todos.. Brasília: UNESCO: RAAAB, 2005, v. 3, p. -.

  • SOUZA, Graça Helena Silva de . O fazer pedagógico no centro do processo de formação continuada de professoras:autonomia e emancipação.. In: Inês Barbosa de Oliveira; Jane Paiva. (Org.). Edução de jovens e adultos. 1ed.Rio de Janeiro: DP&A, 2004, v. 1, p. 111-126.

  • SOUZA, Graça Helena Silva de . Poster apresentado na 28ª Reunião Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Centro de Estudos Supletivo - CES/RJ: tensões entre o instituído e o instituinte em uma escola semipresencial para Jovens e Adultos. In: 28ª Reunião Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED, 2005, Caxambu. Publicação dos trabalhos apresentados na 28ª Reunião da ANPED, 2005. v. 28.

  • SOUZA, Graça Helena Silva de . Roda de Leitura: A Leitura no Centro do Processo de Alfabetização de Jovens e Adultos. Comunicação que se realizou no 13º COLE - 17/07 a 20/07. UNICAMP / CAMPINAS 2001. V Encontro de Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores.. In: 13º Congresso de Leitura - COLE, 2001, Campinas. 13º COLE, 2001. v. 1. p. 1-5.

  • SOUZA, Graça Helena Silva de . Memória e Cotidiano na Produção de Conhecimento e Subjetividade: Encontros Possíveis. In: 9º Semana de Iniciação Científica - UERJ, 1999, Rio de Janeiro. 9º SEmana de Iniciação Científica, 1999. v. 1. p. 74-75.

  • SOUZA, Graça Helena Silva de . Aproximando Redes Interpretativas, Narrativas e de Conversações: Diálogos entre SpInoza, Maturana e Walter Benjamin. In: X Colóquio Internacional SPINOZA E AS AMÉRICAS, 2013, Rio de Janeiro. X Colóquio Internacional SPINOZA E AS AMÉRICAS, 2013.

  • SOUZA, Graça Helena Silva de . Ressonâncias benjaminianas e da Recherche du temps perdu na Educação de Jovens e Adultos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SOUZA, Graça Helena Silva de . Oficina da experiência - Roda de leitura: A Leitura no centro do processo de alfabetização de jovens e adultos.. 2001.

SOUZA, Graça Helena Silva de . Educação:desafios contemporâneos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2010

    Avaliação de Bibliotecas Escolares Avaliação de Bibliotecas Escolares. Argentina, Brasil, Chile e México., Descrição: Projeto desenvolvido pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), como parte de seu programa Lectura y bibliotecas escolares, que se propôs a realizar uma avaliação comparativa sobre a bibliotecas escolares de quatro países (Argentina, Brasil, Chile e México) a fim de se possa desenvolver um estudo com duas dimensões bem definidas: (1) diagnóstico sistemático da situação atual das bibliotecas escolares nesses países e (2) proposição de ações de melhoria e desenvolvimento das bibliotecas escolares. Coordenaçao professoras doutoras, Jane Paiva eAndrea Baremblum.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Graça Helena Silva de Souza - Coordenador.

  • 2005 - 2005

    Avaliaçao diagnóstica do Programa Nacional da Biblioteca Escolar - PNBE, Descrição: O projeto visa à apresentação de um diagnóstico sobre a utilização, pelas escolas, dos acervos já encaminhados pelo PNBE e, com base nesse diagnóstico, a proposição de ações que permitam intervenções futuras da SEB com vistas à transformação das práticas de leitura no ambiente escolar. Coordenaçao professoras doutoras Jane Paiva e Andrea Beremblum.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Graça Helena Silva de Souza - Coordenador.

  • 2005 - 2005

    Juventude, Escolarização e Poder Local ? Novos desenhos da Educação de Jovens e Adultos na esfera local. Coordenação geral/UFF Professor Doutor Osmar Fávero, Descrição: Projeto de pesquisa Juventude, Escolarização e Poder Local, no eixo Novos Desenhos da Educação de Jovens e Adultos na Esfera Local, projeto integrado nacional, cuja rede de pesquisadores em nove estados tem a finalidade de investigar a existência e as formas como se expressam e se relacionam políticas públicas ligadas à educação de jovens e adultos e à juventude, em municípios da região metropolitana das capitais desses estados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Graça Helena Silva de Souza - Coordenador.

  • 1999 - 2000

    Memória e Cotidiano na produçao de Conhecimento e Subjetividade, Descrição: Projeto desenvolvido em assentamentos do MST. O movimento social como educador e sua pedagogia. Coordençao professora doutora Nazira Abib Vargas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Graça Helena Silva de Souza - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Educação e Humanidades, Faculdade de Educação. , Rua Sào Francisco Xavier,524 Maracanã 12º andar, Maracanã, 20550900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25877535, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2015

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Contratada, Carga horária: 40

Outras informações:
Docente de disciplinas pedagógicas nas Licenciaturas de Física, Química e Matemática (Campus Nilópolis) Docente no Programa de Pós-Graduação na Especialização em Educação de Jovens e Adultos. Disciplina Paradigmas Educacionais e Currículo em Educação de Jovens e Adultos. (Campus Nilópolis)

Atividades

  • 07/2013 - 07/2015

    Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contemporaneidade, Subjetividade e Práticas Escolas; História, Políticas e Legislação em Educação

  • 07/2013 - 07/2015

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contemporaneidade, Subjetividade e Práticas Escolares; História, Políticas e Legislação em Educação

  • 07/2013 - 07/2015

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contemporaneidade, Subjetividade e Práticas Escolares; História, Políticas e Legislação em Educação

  • 07/2013 - 07/2015

    Ensino, Especialização em Educação de Jovens e Adultos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Paradigmas Educacionais e Currículo em Educação de Jovens e Adultos

2014 - 2014

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente formadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Docente formadora do Curso Educação de Jovens, Adultos e Idosos na Diversidade - EJA.

2013 - 2014

Univerdidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa, Carga horária: 20

Outras informações:
Supervisora pedagógica do Curso de extensão para professoras/es da Educação de Jovens e Adultos de nove municípios do estado do Rio de Janeiro.

2008 - 2011

FUNDAÇÃO DARCY RIBEIRO

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente

Outras informações:
Formação inicial e continuada de gestores, formadores e educadores do Programa Nacional de Inclusão de Jovens ? Projovem Urbano. Presidência da República / Secretaria Geral / Secretaria Nacional de Juventude / Secretaria Especial da Presidência da República. Professora visitante da Fundação Darcy Ribeiro. Convênio nº 11/2008. Em todas as capitais e regiões metropolitanas do país. Período: 2008. Em curso até final de 2011.

2008 - 2010

FUNDAÇÃO DARCY RIBEIRO

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente

Outras informações:
Docente para formação continuada à distância - através de plataforma virtual - de formadores do Programa Nacional de Inclusão de Jovens ? PROJOVEM. Presidência da República / Secretaria Geral / Secretaria Nacional de Juventude / Coordenação Nacional. Trabalho realizado através da Fundação Darcy Ribeiro. Início: 26 de novembro de 2008. Término dezembro de 2010. Atendimento a formadores de diferentes regiões do país.

2005 - 2008

FUNDAÇÃO DARCY RIBEIRO

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente

Outras informações:
Formação inicial e continuada de gestores, formadores e educadores do Programa Nacional de Inclusão de Jovens ? PROJOVEM. Presidência da República / Secretaria Geral / Secretaria Nacional de Juventude /Secretaria Especial da Presidência da República. Professora visitante da Fundação Darcy Ribeiro. Convênio nº 001/2005. Em todas as capitais e regiões metropolitanas do país. Período: 2005 a 2008

2004 - 2004

FUNDAÇÃO DARCY RIBEIRO

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente

Outras informações:
Formação Continuada para professores da Rede Estadual de Educação: na busca do horário integral.Fundação Darcy RibeFiro/FUNDAR. 4º Ciclo de Estudos.Período: Agosto a Dezembro de 2004.Docente nos pólos de: Nova Friburgo e Volta Redonda.Alfabetização 4º série do Ensino Fundamental.

2003 - 2003

FUNDAÇÃO DARCY RIBEIRO

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente

Outras informações:
Formação Continuada para professores da Rede Estadual de Educação: na busca do horário integral.Fundação Darcy Ribeiro/FUNDAR. 3º Ciclo de Estudos.Período: Agosto a Dezembro de 2003.Docente nos pólos 28 em Duque de Caxias e 52 em Bom Jesus de Itabapoana. Módulo 1: A Escola de Horário Integral e seu contexto sócio-político Sub-módulo 1: A Escola necessária Sub-módulo 2: Da escola para alguns à escola para todos Módulo 2:As metodologias para o exercício da docência Sub-módulo 3:O objeto do ensino e as características dos conteúdos específicos Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Sub-módulo 4: O objeto do ensino e as características dos conteúdos específicos Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Sub-módulo 5:O objeto do ensino e as características dos conteúdos específicos Ciências Humanas e Sociais, Filosofia e suas tecnologias. Módulo 3: A organização do cotidiano escolar Sub-módulo 6: A concepção cotidiana do espaço e do tempo numa escola de horário Integral. Sub-módulo 7: Ensinar e Aprender na escola de horário integral. Sub-módulo 8: O processo de auto-formação como parte da avaliação escolar.

2007 - 2007

Ministério da Educação

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora

Outras informações:
Consultoria ao projeto 914BRA1104 (MEC / SECAD / UNESCO), contratado como estratégia de acompanhamento aos 9 estados do nordeste e norte de Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha, em municípios que apresentam índice igual ou maior a 35% de analfabetismo de jovens e adultos pelo Censo IBGE 2000. Consultoria desenvolvida no norte do Estado do Piauí acompanhando 57 municípios, para adesão e desenvolvimento do Programa Brasil Alfabetizado, e elaboração de plano estratégico para o fortalecimento da EJA, pelos municípios. Início: junho de 2007. Término: dezembro de 2007.

2006 - 2006

Univerdidade Federal Fluminense

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador

Outras informações:
Coordenação dos trabalhos de campo e elaboração de documento final no município do Rio de Janeiro da pesquisa Juventude, Escolarização e Poder Local ? Novos desenhos da Educação de Jovens e Adultos na esfera local. UFF/UERJ/UNIRIO. Projeto integrado nacional, desenvolvido em nove regiões metropolitanas do país. Coordenação: Profº Drº Osmar Fávero. Período: 2006.

2005 - 2005

Laboratório de políticas Públicas ? LPP / ALPAC / UERJ

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente

Outras informações:
Pesquisadora do Projeto de avaliação diagnóstica do PNBE ? Programa Nacional da Biblioteca da Escola. Parceria MEC/SEB. Laboratório de políticas Públicas ? LPP / ALPAC / UERJ. Trabalho de campo realizado no estado do Pará nos município de Belém, Ananindeua e Castanhal. Período: 31 de outubro a 12 de novembro de 2005

2005 - 2005

Laboratório de políticas Públicas ? LPP / ALPAC / UERJ

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente

Outras informações:
Docente no curso de formação continuada de professores das redes públicas de EJA / Projeto CAAPIÁ ? DO ? RIO ? RIO ? DE ? JANEIRO . Municípios: Itaperuna, Belford Roxo,Arraial do Cabo, Armação de Búzios, Nova Iguaçu, Queimados, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Mesquita, Parcerias Fundação ABRINQ e NATURA / laboratório de políticas públicas / LPP / ALPAC / UERJ e Secretarias municipais de Educação. Período: Maio a novembro de 2005. 120h

2004 - 2004

Laboratório de políticas Públicas ? LPP / ALPAC / UERJ

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente

Outras informações:
Docente no Projeto de formação de Alfabetizadores no Estado do Piauí. Programa Brasil Alfabetizado/Ministério da Educação. Parcerias: Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Piauí/Laboratório de Políticas Públicas ? LPP/UERJ / SESC. 1º etapa, 40h ? De 01 à 05/03/2004 / Município de São Raimundo Nonato /PI. 2º etapa, 40h ? De 08 à 12/03/2004 / Município de Fronteiras / PI.

2004 - 2004

Laboratório de políticas Públicas ? LPP / ALPAC / UERJ

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente

Outras informações:
Docente no projeto de formação Continuada da Equipe de EJA e Supervisores da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Piauí. Programa Brasil Alfabetizado/Ministério da Educação. Módulo final: Avaliação. Laboratório de Políticas Públicas ? LPP /UERJ / SESC /Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Piauí. Período 25 a 29 de outubro de 2004. Local: Município de São João do Piauí e Teresina, PI.

2003 - 2003

Laboratório de políticas Públicas ? LPP / ALPAC / UERJ

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente

Outras informações:
Docente do Curso de formação continuada para professores da Educação de Jovens e Adultos. Projeto de formação continuada para professores de EJA do Município de Japeri/RJ. Universidade do Estado do Rio de Janeiro-Laboratório de Políticas Públicas/LPP. Período: 22 de fevereiro a 23 de agosto de 2003.

2003 - 2003

Laboratório de políticas Públicas ? LPP / ALPAC / UERJ

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente

Outras informações:
Docente no Projeto de formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos do município de Nilópolis. ?Perspectivas para um novo fazer pedagógico na EJA?. Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ: Laboratório de políticas Públicas/LPP-Convênio FNDE/MEC. Formação para 133 professores do Ensino Fundamental. Período: 17 de julho a 15 de agosto de 2003.

2004 - 2004

Pontifícia Universidade Católica

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador

Outras informações:
Docente do Curso de Extensão em Educação de Jovens e Adultos ? Ensino Superior e Educação Fundamental: teoria e prática ? uma via de mão dupla. ?PUC ? NEAD Raízes Comunitárias ? Núcleo de Educação de Adultos / Secretaria Municipal de Educação / PEJA ? Programa de Educação de Jovens e Adultos?.Pólo 4 / Marechal Hermes ? Escola Paraguai.Período: Setembro à Dezembro de 2004.

2002 - 2002

Pontifícia Universidade Católica

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador

Outras informações:
Curso de extensão em Educação de Jovens e Adultos ? ?Ensino Superior e EducaçãFundamental: Teoria e Prática de EJA-Uma via de mão dupla?. Em curso: Abril de 2002 a agosto de 2002. SME-Secretaria Municipal de Educação/ PUC/RIO-Programa de Educação Juvenil/PEJ.Departamento de Educação e Vice-Reitoria Comunitária Módulo I: Contextualizando o Cenário de EJA no Brasil. Módulo II: Identidade e Saberes do aluno de EJA. Módulo III: O Trabalho Político Pedagógico no Cotidiano da Escola. 120h

2002 - 2002

Instituto Anísio Teixeira

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente

Outras informações:
Docente do Seminário com Professores e Coordenadores do Curso de Aceleração II,desenvolvendo o tema Roda de Leitura na Educação de Jovens e Adultos,promovido pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia -Instituto Anísio Teixeira/IAT - Salvador.Período: 27 e 28 de maio/2002.Carga horária de 16 horas.

2009 - 2010

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Outras informações:
Pesquisadora no projeto Avaliação de Bibliotecas Escolares na Argentina, Brasil, Chile e México. Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura/Ministério da Educação/UERJ. Atuando nas regiões sul (Santa Catarina / Florianópolis) e sudeste (Rio de Janeiro). Início: maio de 2009. Término previsto: fevereiro 2010.

2007 - 2007

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente

Outras informações:
Docente no Projeto de Formação Continuada de professores de EJA da Secretaria de Educação do município de Nilópolis, em parceria com o FUNCEFET e o Círculo de Estudos em Educação de Jovens e Adultos (CEJA), da Faculdade de Educação da UERJ. Período: 06 de março a 02 de julho de 2007.

2006 - 2006

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente

Outras informações:
Docente no Projeto de formação de professores da EJA do sistema penitenciário do município do Rio de Janeiro ? Educação no sistema penitenciário do Rio de Janeiro: novas possibilidades de formação continuada de professores e gestores de escolas e do sistema penitenciário. Parceria entre UERJ/SEE/SECAD/MEC. Início: 27 de março a 29 de maio de 2006.

2001 - 2003

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisora

Outras informações:
Supervisora Pedagógica / PROFAE ? Supervisão no módulo de Complementação do Ensino Fundamental do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem ? Agência Regional do Rio de Janeiro/ UERJ. (Início: julho/2001-Término: janeiro de 2003)

2002 - 2002

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente

Outras informações:
Docente do Curso de formação continuada de professores de Educação de Jovens e Adultos no Estado do Rio de Janeiro: Cenários em Mudança. Eixo: Cotidiano escolar na Educação de Jovens e Adultos: transformações conceituais, desafios e possibilidades nas Redes Públicas. UERJ/SEE/FNDE/MEC. Carga horária: 120 horas. Período: maio à dezembro de 2002.

2002 - 2002

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Substituta

Outras informações:
Professora Substituta-Faculdade de Educação/UERJ. Disciplinas: Alfabetização II, Prática de Ensino da educação de jovens e adultos, Prática de ensino e Didática ? Departamento de Estudos Específicos em Educação. Período: primeiro semestre de 2002.

2002 - 2002

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Substituta

Outras informações:
Professora Substituta-Faculdade de Educação/UERJ. Disciplinas: Prática de Ensino de jovens e adultos e Alfabetização II. Departamento de Estudos Específicos em Educação. Período: segundo semestre de 2002.

2000 - 2002

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisora

Outras informações:
Supervisora Pedagógica ? Programa Vida Nova / Secretaria do Estado de Educação e Secretaria de Estado de Ação Social e Cidadania. (Início: novembro/2000-término: janeiro de 2002).

2000 - 2001

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Orientadora

Outras informações:
Orientadora pedagógica do movimento de alfabetização de adultos (MOVA/ SEE). (Início: janeiro/2000-término: janeiro de 2001).