Caio de Souza Gomes

Doutor e Mestre em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), Bacharel em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e Licenciado em História pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Autor do livro "Quando um muro separa, uma ponte une: conexões transnacionais na canção engajada na América Latina (1960/70)" (Alameda, 2015). Coordenador Pedagógico no Colégio João XXIII. E-mail: gomes.caiosouza@gmail.com

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História Social

2014 - 2019

Universidade de São Paulo
Título: Cada verso é uma semente no deserto do meu peito: exílio, resistência e conexões transnacionais na canção engajada latino-americana (anos 1970)
Profa. Dra. Maria Helena Rolim Capelato.

Mestrado em História Social

2010 - 2013

Universidade de São Paulo
Título: Quando um muro separa, uma ponte une. Conexões transnacionais na canção engajada na América Latina (anos 1960-70),Ano de Obtenção: 2013
Profa. Dra. Maria Helena Rolim Capelato.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Graduação em Licenciatura em História

2007 - 2008

Universidade de São Paulo

Graduação em Bacharelado em História

2005 - 2008

Universidade de São Paulo
Título: Canção: pela unidade latino-americana. Conexões e circulação de idéias entre os movimentos de música engajada na América Latina (anos 1960-70)
Orientador: Profa. Dra. Maria Helena Rolim Capelato
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 -

MBA em Gestão escolar. (Carga Horária: 400h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Título: O currículo como campo de debate: a construção de um currículo de Ciências Humanas no Ensino Fundamental. , Orientador: Caio Augusto Carvalho Alves.

2020 - 2020

Planejamento e estratégia para gestão escolar. (Carga horária: 10h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2019 - 2019

Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil. (Carga horária: 20h). , Núcleo de Preservação da Memória Política, NM, Brasil.

2017 - 2017

América Latina: Cinema e Política. (Carga horária: 18h). , Museu da Imagem e do Som, MIS, Brasil.

2017 - 2017

O cinema na ditadura: resistências e construções da memória. (Carga horária: 8h). , Centro de Pesquisa e Formação do SESC, CPF/SESC, Brasil.

2017 - 2017

A Censura na História da Arte. (Carga horária: 12h). , Sesc Vila Mariana, SESC/SP, Brasil.

2017 - 2017

O clube da esquina: nada ficou como antes. (Carga horária: 8h). , Centro de Pesquisa e Formação do SESC, CPF/SESC, Brasil.

2011 - 2011

Preparação Pedagógica - PAE. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2008 - 2008

Música Popular e Política na América Latina. (Carga horária: 42h). , Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, CBEAL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História Latino-Americana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XIII Encontro Internacional da Anphlac.Yo se que no vuelve más el verano: um disco clandestino na prisão de Chacabuco (1974). 2018. (Encontro).

III Simpósio Internacional de Ciência Política. 100 anos da Revolução Russa: revolução, contrarrevolução e imperialismo.Mesa Redonda: Cultura e Revolução. 2017. (Simpósio).

II Simposio Internacional LASA Cono SUR.La guitarra americana peleando aprendió a cantar: a invenção da Nueva Canción latino-americana na década de 1960. 2017. (Simpósio).

XXIX Simpósio Nacional de História.Do canto da minha boca escorre metade do meu cantar: diálogos entre a canção engajada brasileira e a nueva canción latino-americana a partir do disco Sérgio Ricardo (1973). 2017. (Simpósio).

III Colóquio Internacional História e Música: tempos de música e seus fazeres.Habrá sólo una canción: tensões e polêmicas em torno do folclore na produção musical chilena dos anos de 1968 e 1969. 2016. (Outra).

III Colóquio Internacional História e Música: Tempos de música e seus fazeres.Música Folclórica: entre o campo e a cidade. 2016. (Outra).

XII Encontro Internacional da ANPHLAC.Quisiera ver el rostro de mi hermano exilado: dilemas da resistência na produção musical do exílio chileno. 2016. (Encontro).

I Encontro de Música Popular Brasileira: a MPB em questão.Es Sudamerica mi voz: o projeto de unidade continental no álbum Cantata Sudamericana (1972). 2015. (Encontro).

XXVIII Simpósio Nacional de História.El clamor solidario del mundo entero se levanta: os movimentos de apoio ao povo chileno e a construção de uma rede musical de solidariedade nos anos 1970. 2015. (Simpósio).

XI Encontro Internacional da ANPHLAC. Qué será de mis hermanos que están lejos de esta tierra: o selo Le Chant Du Monde e a produção discográfica latino-americana no exílio. 2014. (Congresso).

I Congreso de Historia Intelectual de América Latina. América mía, este cantar despierta el canto del pueblo: los cantautores como intelectuales y los proyectos de unidad continental a partir de la canción. 2012. (Congresso).

X Encontro Internacional da ANPHLAC.Yo quiero romper mi mapa, formar el mapa de todos: conexões transnacionais na canção engajada latino-americana. 2012. (Encontro).

XIX Jornadas de Historia de Chile.De aqui y de allá: un análisis de las conexiones transnacionales en la canción popular latino-americana de los aos 1970. 2011. (Seminário).

XXVI Simpósio Nacional de História. ANPUH: 50 anos.Mas um dia tudo mudou, a vida se transformou, e a nossa canção também: música e engajamento no Brasil e no Uruguai a partir das obras de Geraldo Vandré e Daniel Viglietti (1968). 2011. (Simpósio).

16. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (SIICUSP).Canção: pela unidade latino-americana. Conexões e circulação de idéias entre os movimentos de música engajada na América Latina (anos 1960-70). 2008. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Ligia Coelho Prado

PRADO, Maria Ligia C.; FREITAS NETO, J. A.; KARNAL, Leandro; BARBOSA, C. A. S.; SILVA, P. R.. Mártires de Cristo Rey: revolução e religião no México (1927-1960). 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Helena Rolim Capelato

CAPELATO, M. H. R.. "Quando um muro separa, uma ponte une": conexões transnacionais, na canção engajada na América Latina (anos 1960/70). 2013. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Tânia da Costa Garcia

Capelato, M. H.;GARCIA, T.C.; EUGENIO, M. F. N.. Quando um muro separa, uma ponte une. 2013. Dissertação (Mestrado em Historia) - Universidade de São Paulo.

Tânia da Costa Garcia

GARCIA, T.C.; EUGENIO, M. F. N.; JUNQUEIRA, M. A.; GARCIA, M.. Cada verso é uma semente no deserto do meu peito: exílio, resistência, e conexões transnacionais. 2019. Tese (Doutorado em História) - Universidade de São Paulo.

Marcos Francisco Napolitano De Eugênio

CAPELATO, M. H.; Garcia, Tania;NAPOLITANO, M.. Quando um muro separa, uma ponte une: conexões transnacionais na canção engajada na América latina (anos 1960 e 1970). 2013. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Marcos Francisco Napolitano De Eugênio

CAPELATO, M. H.; GARCIA, M.; Garcia, Tania; JUNQUEIRA, Mary Anne;NAPOLITANO, MARCOS. Cada verso é uma semente no deserto do meu peito: exílio, resistência e conexões transnacionais na canção engajada latino-americana (anos1970). 2019. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Mary Anne Junqueira

JUNQUEIRA, Mary Anne; GARCIA, T. C.; EUGÊNIO, Marcos Francisco Napolitano; CAPELATO, M. H. R.; SOUZA, M. G.. "Cada verso é uma semente no deserto do meu peito": exílio, resistência e conexões transnacionais na canção engajada latinoamericana. 2019. Tese (Doutorado em História) - Departamento de História da USP - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Helena Rolim Capelato

"Quando um muro separa, uma ponte une": conexões transnacionais na canção engajada na América Latina (1960/1970); 2013; Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo a Pesquisa de São Paulo; Orientador: Maria Helena Rolim Capelato;

Maria Helena Rolim Capelato

Exílio, resistência e conexões transnacionais na canção engajada latino-americana (anos 1970); 2015; Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria Helena Rolim Capelato;

Maria Helena Rolim Capelato

Canção pela unidade latino-americana: conexões e circulação de idéias entre os movimentos de música engajada na América Latina (Anos 1960-1970); 2007; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Helena Rolim Capelato;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GOMES, CAIO DE SOUZA . POBRE DEL CANTOR QUE NO SE IMPONGA CON SU CANCIÓN: conexões transnacionais no álbum Trópicos, de Daniel Viglietti (1973). Outros Tempos , v. 13, p. 261, 2016.

  • GOMES, CAIODESOUZA . -Los que la represión golpea por igual unieron la unidad-: o exílio chileno e a construção de redes musicais de solidariedade na década de 1970. Nuevo Mundo-Mundos Nuevos , v. 2015, p. 68244, 2015.

  • GOMES, Caio S. . Es Sudamérica mi voz: o projeto de unidade continental no álbum Cantata Sudamericana (1972). MÚSICA POPULAR EM REVISTA , v. 1, p. 27-46, 2015.

  • GOMES, Caio S. . -Por toda América soplan vientos que no han de parar hasta que entierren las sombras-: anti-imperialismo e revolução na canção engajada latino-americana (1967-69) * Anti-imperialism and revolution in Latin American protest song (1967-69). História e Cultura , v. 2, p. 146, 2013.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GOMES, Caio S. . Parecer para a Revista Hydra. 2019.

GOMES, Caio S. . Parecer para a Revista Eletrônica da ANPHLAC. 2018.

GOMES, Caio S. . A Canção Engajada na América Latina, anos 1960 e 1970 - parte 2. 2015.

GOMES, Caio S. . A Canção Engajada na América Latina, anos 1960 e 1970 - parte 3. 2015.

GOMES, Caio S. . A Canção Engajada na América Latina, anos 1960 e 1970 - parte 4. 2015.

GOMES, Caio S. . A Canção Engajada na América Latina, anos 1960 e 1970 - parte 1. 2015.

GOMES, Caio S. . Site do LEHA - Laboratório de Estudos de História das Américas. 2012. (Site).

GOMES, Caio S. . O desafio transnacional e a América Latina. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES, CAIO DE SOUZA . História - Sistema Marista de Educação - Capítulo 26 - Imperialismo e Primeira Guerra Mundial. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo de livro didático).

GOMES, CAIO DE SOUZA . História - Sistema Marista de Educação - Capítulo 28 - A Era Vargas. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo de livro didático).

GOMES, CAIO DE SOUZA . História - Sistema Marista de Educação - Capítulo 29 - Totalitarismo e Segunda Guerra Mundial. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo de livro didático).

GOMES, CAIO DE SOUZA . História - Sistema Marista de Educação - Capítulo 30 - A Guerra Fria. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo de livro didático).

GOMES, CAIO DE SOUZA . História - Sistema Marista de Educação - Capítulo 33 - A descolonização e a questão do Oriente Médio. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo de livro didático).

GOMES, CAIO DE SOUZA . História - Sistema Marista de Educação - Capítulo 35 - A redemocratização brasileira. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo de livro didático).

GOMES, CAIO DE SOUZA . História - Sistema Marista de Educação - Capítulo 27 - A Revolução Russa e a crise de 1929. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo de livro didático).

GOMES, Caio S. . Quando um muro separa, uma ponte une: conexões transnacionais na canção engajada na América Latina. 2013. (Relatório de pesquisa).

GOMES, Caio S. . Quando um muro separa, uma ponte une: conexões transnacionais na canção engajada na América Latina. 2012. (Relatório de pesquisa).

GOMES, Caio S. . Canção: pela unidade latino-americana. Conexões e circulação de idéias entre os movimentos de música engajada na América Latina (anos 1960-70). 2008. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2019

    Cada verso é uma semente no deserto do meu peito: exílio, resistência e conexões transnacionais na canção engajada latino-americana (anos 1970), Descrição: O objetivo deste projeto de doutoramento, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em História Social da FFLCH/USP sob orientação da Profa. Dra. Maria Helena R. Capelato, foi pensar como os projetos de integração da América Latina por meio da canção, construídos ao longo da década de 1960 e dos anos iniciais da década de 1970, foram reinventados com a ocorrência de golpes militares e a imposição de ditaduras em vários países latino-americanos. Ainda que os novos regimes autoritários tenham tido como objetivo claro aniquilar toda e qualquer experiência de arte política, tentado desarticular completamente as redes de arte engajada, os artistas acabaram por encontrar novas estratégias de sobrevivência, reconfigurando seus projetos, que incorporaram a reflexão sobre dois temas fundamentais diante do novo contexto: a resistência e os exílios.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Caio de Souza Gomes - Coordenador.

  • 2010 - 2013

    Quando um muro separa, uma ponte une: conexões transnacionais na canção engajada na América Latina (anos 1960/70), Descrição: O objetivo deste projeto, que visou a obtenção do título de mestre em História Social (FFLCH/USP) foi analisar como, ao longo das décadas de 1960 e 70, artistas ligados à canção engajada conceberam projetos de integração da América Latina por meio da canção, e como esses projetos resultaram no estabelecimento de uma série de conexões transnacionais . Neste período, os impactos da Guerra Fria tiveram como consequência um contexto político fortemente polarizado, o que afetou diretamente o campo cultural e, especialmente, o campo artístico. As experiências políticas comuns favoreceram as trocas de ideias e a intensa circulação de artistas por todo o continente, permitindo o estabelecimento de uma série de contatos e diálogos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Caio de Souza Gomes - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2007 - 2011

    Cultura e Política nas Américas: Circulação de Ideias e Configuração de Identidades (séculos XIX e XX), Descrição: O projeto temático "Cultura e Política nas Américas: Circulação de Ideias e Configuração de Identidades (séculos XIX e XX)" desenvolveu uma extensa gama de atividades de pesquisas em torno de problemas fundamentalmente referidos à circulação de idéias e saberes e à construção de identidades culturais e políticas nas Américas dos séculos XIX e XX. As pesquisas desenvolvidas neste projeto se inserem no cruzamento dos campos da história política renovada e da história intelectual em constante diálogo com a história da cultura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Caio de Souza Gomes - Integrante / maria ligia coelho prado - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Colégio João XXIII. , Rua José Zappi - 165, Vila Prudente, 03128140 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 22713364, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional