Fernanda Raphaela Pantojo de Souza

Graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui curso técnico em Edificações realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora. Atuou no projeto de Iniciação Cientifica Jr. "Limpeza Urbana - Área Central de Juiz de Fora", no projeto de extensão "Escola Ambiente Sustentável" e atua no projeto de Iniciação Científica "A evolução do saneamento básico no Brasil: uma análise crítica com base na experiência do SNIS". Atualmente é assessora de projetos na ONG Engenheiros Sem Fronteiras núcleo Juiz de Fora.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia Ambiental e Sanitária

2012 - Atual

Universidade Federal de Juiz de Fora

Curso técnico/profissionalizante

2009 - 2011

Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Produção e Consumo Sustentável. (Carga horária: 40h). , Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.

2015 - 2015

II Curso de Verão - Métodos de estudo em ecologia. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul.COMBATE À DENGUE: A EDUCAÇÃO COMO MEIO DE TRANSFORMAÇÃO. 2018. (Simpósio).

II Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul.AVALIAÇÃO DA TENDÊNCIA DA PRECIPITAÇÃO NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA E A VULNERABILIDADE DE SEU SISTEMA DE DRENAGEM. 2018. (Simpósio).

II WORKSHOP CREA MINAS JUNIOR NÚCLEO JUIZ DE FORA " INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO: capacitar, inspitar, conectar.". 2017. (Outra).

Minicurso: Biomonitoramento de Ecossistemas aquáticos. 2016. (Outra).

VI Semana do meio ambiente 2016. 2016. (Outra).

1° simpósio temático de engenharia Sanitária e ambiental - Mudanças climáticas. 2012. (Simpósio).

XVII Seminário de Iniciação Científica.Limpeza Urbana- Área Central de Juiz de Fora. 2011. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Júlio César Teixeira

Monitoria nas disciplinas de Gestão Ambiental e de Saúde Ambiental; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Júlio César Teixeira;

Edgard Henrique Oliveira Dias

A evolução do saneamento básico no Brasil: uma análise crítica com base na experiência do SNIS; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitaria e Ambiental) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Edgard Henrique Oliveira Dias;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    A evolução do saneamento básico no Brasil: uma análise crítica com base na experiência do SNIS, Descrição: O Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS) foi criado em 1996 pelo Governo Federal, com o objetivo de auxiliar no planejamento e execução de políticas públicas de saneamento, conhecimento e avaliação do setor saneamento, avaliação de desempenho dos prestadores de serviços, dentre outros. Atualmente vinculado ao Ministério das Cidades (MCid), o SNIS possui uma base de dados que contém informações e indicadores pautados em dados fornecidos pelos prestadores de serviços de saneamento básico, sendo dividido em dois componentes: Água e Esgotos (SNIS-AE); e Resíduos Sólidos (SNIS-RS). Tal base de dados é divulga anualmente através do ?Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos? e o ?Diagnóstico do Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos?. O presente projeto de pesquisa tem por objetivo explorar informações e indicadores divulgados pelo SNIS (dados secundários) nos últimos 5 anos de referência (2012-2016), fazendo-se uso de ferramentas estatísticas apropriadas, com o intuito de se construir uma série histórica capaz de evidenciar a evolução do saneamento no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernanda Raphaela Pantojo de Souza - Integrante / Edgard Henrique Oliveira Dias - Coordenador / TAYNA SALES SALIMENA - Integrante / SAMUEL RODRIGUES CASTRO - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Limpeza Urbana - Área Central de Juiz de Fora, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernanda Raphaela Pantojo de Souza - Integrante / Marcos Felipe Lopes de Almeida - Integrante / Marconi Fonseca de Moraes - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

Premiação de melhor projeto na área de exatas no XVII Seminário de Iniciação Cientifica da UFJF: Limpeza Urbana - Área Central de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional