Vivian Leme Furlan

É doutoranda em Estudos Literários na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ UNESP- FCLAr, com bolsa FAPESP. Mestra em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura pela Universidade Federal de São Carlos (2016) e graduada em Letras (Inglês e Português) pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Possui cursos na área de Artes Plásticas, além de especialização em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Desenvolve pesquisa na área de Literatura Portuguesa, principalmente na área de autoria feminina. Tem experiência no ensino de Língua Inglesa para crianças e em correção de redação de grandes vestibulares.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Estudos Literários

2017 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A liberdade feminina como força criadora: o matrismo na ficção de Natália Correia.,
Jorge Vicente Valentim. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: matrismo; Autoria feminina; Mulher; Madona; feminismo.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Programa de Pós Graduação em Estudos de Literatura

2014 - 2016

Universidade Federal de São Carlos
Título: Da escrita da vida como construção ficcional: perspectivas de leitura de Florbela Espanca, de Agustina Bessa-Luís,Ano de Obtenção: 2016
Prof. Dr. Jorge Vicente Valentim.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Biografismo; Autoria feminina; Agustina Bessa-Luís; Florbela Espanca.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.

Graduação em Letras - Inglês

2008 - 2013

Universidade Federal de São Carlos

Graduação interrompida em 2008 em Letras - Licenciatura Ou Bacharelado

2007 - Interrompido

Universidade Federal de Ouro Preto
Ano de interrupção: 2008

Ensino Médio (2º grau)

2003 - 2006

COLEGIO SALESIANO DOM BOSCO

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 -

Ateliê de Artes Plásticas. , Escola Panamericana de Arte Sociedade Simples, PANAMERICANA, Brasil.

2014 -

Extensão universitária em Africanidades Literárias de Língua Portuguesa. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2016 - 2016

História da Arte. (Carga horária: 8h). , Pinacoteca do Estado de São Paulo, Pinacoteca, Brasil.

2014 - 2014

Literatura, diferenças e desigualdades. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2014 - 2014

Marginais, Subalternos e Ex-Cêntricos: representaç. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2009 - 2009

Aciepe Letramentos Múltiplos. (Carga horária: 73h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2007 - 2007

Fórum das Letras. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas/Especialidade: LITERATURA PORTUGUESA.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FURLAN, V. L. . Parecerista da 22a. Jornada de Letras da UFSCar na área de Literatura Portuguesa/Aficana. 2018. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XIX Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em Estudos Literários da UNESP ? FCLAr e IV Workshp do GPDC- Grupo de Pesquisa em Dramaturgia e Cinema..A liberdade feminina como força criadora: o matrismo na ficção de Natália Correia. 2018. (Seminário).

13º Mundo de Mulheres e Fazendo o gênero 11: Transformações, Conexões, Deslocamentos. A expressão da liberdade do corpo feminino na escrita de Natália Correia. 2017. (Congresso).

Oficina "Ekphrasis, holopoesia e tradução ekphrástica a partir de 7 poetas latino-americanos". 2017. (Oficina).

XVIII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários /UNESP FCLAr.A liberdade feminina como força criadora: o matrismo na ficção de Natália Correia. 2017. (Seminário).

Colóquio Internacional e Interdisciplinar Marginalidades Femininas do no mundo Lusófono. A Madonna: a pluralidade do corpo feminino em transe/trânsito na narrativa de Natália Correia. 2015. (Congresso).

?Africanidades, Negritude e Literatura Marginal?.?Africanidades, Negritude e Literatura Marginal?. 2014. (Encontro).

A arte nas trincheiras, nas trincheiras da arte. Nos 100 anos da primeira grande guerra. " A poesia em tempos de guerra: algumas reflexões em torno de Trocando Olhares, de Florbela Espanca". 2014. (Congresso).

Aula Magna: "A Pesquisa Literária: experiência e dilemas". 2014. (Seminário).

Aula Magna com o Prof. Luiz Roncari. 2014. (Seminário).

Diálogos Atlânticos: Cabo Verde e Brasil. 2014. (Encontro).

I Congresso Internacional do Círculo Literário Agustina Bessa-Luís: Ética e Política na Obra de Agustina Bessa-Luís". "Da escrita da vida como construção ficcional: uma leitura de Florbela Espanca, de Agustina Bessa-Luís". 2014. (Congresso).

Seminário do Programa de Pós Graduação em Estudos Literários."Da escrita da vida como construção ficcional: uma leitura de Florbela Espanca, de Agustina Bessa-Luís". 2014. (Seminário).

A transformação de professores de Línguas Estrangeiras no Brasil. 2012. (Seminário).

Palestra Prof. Dra Angela Kleiman sobre Ensino de leitura e formação do leitor crítico. 2012. (Seminário).

A importância do curso de Letras por Prof. José Luiz Fiorin. 2011. (Seminário).

A Literatura... por Fabrício Carpinejar. 2011. (Seminário).

Sessão de Comunicação do XXXII ENEL. 2011. (Congresso).

14ª Jornada de Letras da Ufscar. 2010. (Congresso).

II Colóquio de Estudos Africanos. 2010. (Seminário).

XVIII encontro Nacional dos Estudantes de Letras - ENEL. 2007. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

André Sebastião Damasceno Corrêa de Sá

André Corrêa de Sá; PEREIRA, L. R.; VALENTIM, J. V.. Da escrita da vida como construção ficcional: perspectivas de leitura de Florbela Espanca, de Agustina Bessa-Luis. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos.

André Sebastião Damasceno Corrêa de Sá

André Corrêa de Sá; VALENTIM, J. V.; PEREIRA, L. R.. Da Escrita da Vida como Construção Ficcional: Perspetivas de Leitura de Florbela Espanca, de Agustina Bessa-Luis. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos.

Aparecido Donizete Rossi

VALENTIM, J. V.; TORRES, M. G.;ROSSI, Aparecido Donizete. A liberdade feminina como força criadora: o matrismo na ficção de Natália Correia. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Jorge Vicente Valentim

VALENTIM, J. V.; PEREIRA, L. R.; CORRÊA DE SÁ, André S. D.. Da escrita da vida como construção ficcional: perspectivas de leitura de "Florbela Espanca", de Agustina Bessa Luis. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos.

Jorge Vicente Valentim

VALENTIM, J. V.; TORRES, M. G.; ROSSI, A. D.. A liberdade feminina como força criadora: o matrismo na ficção de Natalia Correia. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Jorge Vicente Valentim

VALENTIM, J. V.; PEREIRA, L. R.; CORRÊA DE SÁ, André S. D.. Da escrita da vida como construção ficcional: perspectivas de leitura de Florbela Espanca, de Agustina Bessa-Luís. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jorge Vicente Valentim

A liberdade feminina como força criadora: o matrismo na ficção de Natalia Correia; Início: 2017; Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);

Jorge Vicente Valentim

Da escrita da vida como construção ficcional: perspectivas de leitura de "Florbela Espanca", de Agustina Bessa Luis; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jorge Vicente Valentim;

Jorge Vicente Valentim

Florbela Espanca, de Agustina Bessa-Luís: biografia, ficcionalidade e intersecção entre vida e ficção; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jorge Vicente Valentim;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FURLAN, V. L. . Manoel de Oliveira, Agustina Bessa-Luís e a arte de filmar o tempo da palavra: um olhar sobre Vale Abraão. TODAS AS MUSAS: REVISTA DE LITERATURA E DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS DA ARTE (ONLINE) , v. 10, p. 127-133, 2019.

  • FURLAN, V. L. ; Valentim, Jorge Vicente . Centenário poético da primeira guerra: Trocando Olhares com Florbela Espanca.. Todas as Musas: Revista de Literatura e das Múltiplas Linguagens da Arte (Online) , v. 02, p. 121-128, 2016.

  • FURLAN, V. L. ; Valentim, Jorge Vicente . A Mulher Ex-Cêntrica e sua subalternidade: Uma leitura de Niketche, de Paulina Chiziane.. Revista Mulheres e Literatura , v. 14, p. 1-9, 2015.

  • FURLAN, V. L. . A Poesia em Tempos de Guerra: Algumas Reflexões em Torno de Trocando Olhares, de Florbela Espanca. Cadernos de Literatura Comparada-Revista do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa , v. n.31, p. 143-152, 2014.

  • FURLAN, V. L. . A liberdade do corpo feminino na força política e literária de Natália Correia. In: Cláudia Maria Ceneviva Nigro, Edilene Gasparini Fernandes, Juliane Camila Chatagnier e Michelle Rubiane da Rocha Laranja (Orgs.). (Org.). ?Corpos que (se) importam: Refletindo questões de gênero na literatura e em outros saberes.?. 1ªed.Campinas: Pontes, 2018, v. , p. 199-209.

  • FURLAN, V. L. . Da escrita da vida como construção ficcional: uma leitura de Florbela Espanca, de Agustina Bessa-Luís. In: Isabel Pires de Lima;Isabel Ponce de Leão;Luís Adão da Fonseca;Sofia Araújo. (Org.). Ética e Política na obra de Agustina Bessa-Luís. 1ed.Lisboa: Fundação Eng. António Almeida, 2017, v. 1, p. 207-213.

  • FURLAN, V. L. . A liberdade feminina como força criadora: o matrismo na ficção de Natália Correia. In: Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, 2017, Araraquara-SP. Programação e caderno de resumos da XVIII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários. Araraquara-SP, 2017. p. 85-88.

  • FURLAN, V. L. . A expressão da liberdade do corpo feminino na escrita de Natália Correia. In: 13 Mundo de Mulheres e Fazendo o Gênero 11: Transformações, Conexões, Deslocamentos, 2017, Florianópolis-SC. Anais do XI Seminário Internacional Fazendo Gênero: 13th. Women?s Worlds Congress. Florianópolis, 2017.

  • FURLAN, V. L. . 'A liberdade feminina como força criadora: o matrismo da ficção de Natália Correia'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FURLAN, V. L. . A expressão da liberdade do corpo feminino na escrita de Natália Correia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FURLAN, V. L. . Apresetação do projeto de pesquisa 'A liberdade feminina como força criadora: o matrismo na ficção de Natália Correia'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FURLAN, V. L. . Da poesia à biografia: Agustina Bessa-Luís, leitora de Florbela Espanca. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FURLAN, V. L. . .'Da escrita da vida como construção ficcional: perspectivas de leitura de Florbela Espanca, de Agustina Bessa-Luís'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FURLAN, V. L. . A Madonna: a pluralidade do corpo feminino em transe/trânsito na narrativa de Natália Correia.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FURLAN, V. L. . A Madonna: a pluralidade do corpo feminino em transe/trânsito na narrativa de Natália Correia.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FURLAN, V. L. . Ciclo de Palestras ?Linhas- Mestras da Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FURLAN, V. L. . Palestra ?Ética moral e estética barroca no Sermão da Sexagésima, do Padre Antônio Vieira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FURLAN, V. L. . 'A poesia em tempos de Guerra: Algumas reflexões em torno de Trocando Olhares, de Florbela Espanca'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FURLAN, V. L. . 'Da escrita da vida como construção ficcional: uma leitura de Florbela Espanca, de Agustina Bessa-Luís.'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FURLAN, V. L. . 'Da escrita da vida como cosntrução ficcional: uma leitura de Florbela Espanca'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FURLAN, V. L. . Escrever a vida e inventar a arte: as fronteiras entre biografismo e ficcionalidade em Florbela Espanca, de Agustina Bessa-Luís. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FURLAN, V. L. . Penetration resistance in a latosol under different moisture and penetration speeds. Viçosa: Revista Ceres, 2013. (Tradução/Artigo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FURLAN, V. L. . Oficina ?As escritas femininas do corpo: Natália Correia e Paula Tavares?. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FURLAN, V. L. ; LISBOA, Larissa da Silva . Minicurso 'Do silêncio à voz: a (re)significação do corpo feminino nas Literaturas de Língua Portuguesa'. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FURLAN, V. L. . Curso de Português para estudantes indígenas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    O Percurso matrista nos romances de Natália Correia e a Literatura de autoria feminina/feminista portuguesa., Descrição: O projeto tem por finalidade investigar a fortuna literária de Natália Correia, escritora e ativista cultural portuguesa, direcionando a análise ao percurso da literatura de autoria feminina em Portugal e ao conceito de matrismo proposto pela autora. Através do resgate deste conteúdo, investigar se esta proposta não seria uma maneira adiantada da autora de elencar uma forma especial de feminismo, em que prioriza a igualdade dos gêneros. Para tanto, além da análise das manifestações literárias da autora, julgou-se necessária atenção especial para três de seus textos: A Madona de 1968, A ilha de Circe, de 1983 e As Núpcias de 1992. Entende-se que esses textos, ao tocarem em temas como a liberdade do corpo feminino, o erotismo, a androginia, o incesto, a mitologia, a crítica aos conceitos cristãos cerceadores, atrelados à ideia de transcendência, mas, principalmente, ao conceito de matrismo proposto pela autora, acabam por envolver também adiantadas propostas libertárias e de emancipação dos textos de autoria feminina e feminista, tão importantes na consequente e devida ocupação do espaço feminino na literatura e na sociedade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vivian Leme Furlan - Coordenador / Jorge Vicente Valentim - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Da escrita da vida como construção ficcional: perspecivas de leitura de Florbela Espanca, de Agustina Bessa-Luís., Descrição: Publicada em 1979, a obra Florbela Espanca, de Agustina Bessa-Luís, apresenta-se, a partir dos seus primeiros indícios, como um texto de caracterização complexa quanto à adequação a um gênero literário único, em virtude de constituir, numa primeira perspectiva, um relato de vida. No entanto, é nítido que o mesmo não se realiza apenas a partir de um caráter pura e simplesmente biográfico, sugerindo, portanto, uma possível fluidez entre as categorias de referencialidade e de ficcionalidade. Por este viés de leitura, o estudo apresentado gira em torno da interrogação se esta obra Agustiniana não alimentaria uma comunhão híbrida de diferentes categorias textuais. Interessa-nos observar, também, como esse tipo de complexidade genológica constitui uma ocorrência na concepção efabulatória da autora, principalmente no cenário português de autoria feminina pós-Revolução dos Cravos, permitindo, assim, uma análise contemporânea da obra, além de sua consonância com certos procedimentos estéticos neobarrocos que aproximam a estrutura textual à imagem do caleidoscópio e de seus reflexos na totalidade da composição.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vivian Leme Furlan - Coordenador / Jorge Vicente Valentim - Integrante., Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Test of English as a Foreign Language-TOEFL ITP, TOEFL ITP.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional