Carla Fonseca Abrão de Barros

Mestranda em Artes Visuais, na linha de História da Arte, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bacharela em Cinema pela Faculdade de Artes do Paraná (atual UNESPAR) em 2013. Foi professora substituta no curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de 2014 a 2016, ministrando disciplinas relacionadas à história da arte, fotografia, cinema e videoarte. Tem experiência na área de artes, com ênfase em cinema, atuando principalmente em direção de fotografia. Áreas de interesse: história da arte, arte contemporânea, cinema, ensino, gênero.

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Artes Visuais

2016 - Atual

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Arte e transgressão,Orientador:
Rosangela Miranda Cherem.Bolsista do(a): Programa de Monitoria de Pós-Graduação, PROMOP, Brasil.

Especialização interrompida em 2015 em Especialização em Poéticas Visuais

2014 - interrompida

Escola de Música e Belas Artes do Paraná
Ano de interrupção: 2015

Graduação em Cinema

2009 - 2013

Faculdade de Artes do Paraná
Título: Os Espíritos e o Lago da Solidão
Orientador: Fábio Allon

Graduação interrompida em 2009 em Psicologia

2006 - interrompida

Universidade Federal do Paraná
Ano de interrupção: 2009

Formação complementar

2016 - 2016

Teorias da História da Arte (PPGAV) - ALUNA ESPECIAL. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2015 - 2015

Territorialidades Modernas e Contemporâneas (PPGAV) - ALUNA ESPECIAL. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2013 - 2014

Extensão universitária em Projeto de Extensão Cinema Brasileiro na Escola. (Carga horária: 300h). , Faculdade de Artes do Paraná, FAPR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: artes visuais.

Organização de eventos

CHEREM, R. M. ; BARROS, C. F. A. ; GUERRA, M. B. . Dimas Ricardo Rosa: entremeios. 2017. (Exposição).

BARROS, C. F. A. ; GUERRA, M. B. . XII Ciclo de Investigações em Artes Visuais. 2017. (Congresso).

BARROS, C. F. A. . 3 Semana Acadêmica de Cinema. 2011. (Outro).

Participação em eventos

Art Research Journal: V Encontro: Políticas Editoriais e Internacionalização e II Fórum Nacional de Editores de Periódicos da Área de Artes.Revista Palíndromo: Registros de uma trajetória. 2017. (Encontro).

Jornada da ABCA 2016 Gestores e Críticos - Interfaces. 2016. (Simpósio).

Palestrante convidada na Mostra John Waters.Female Trouble. 2016. (Outra).

Palestrante convidada no Projeto Cinema Mundo.Cidade dos Sonhos. 2016. (Encontro).

Tropicália e Hélio Oiticica. 2016. (Outra).

V Seminário Nacional Cinema em Perspectiva.Corpo Vodu: impasses entre procedimentos fílmicos e dança contemporânea. 2016. (Seminário).

V Seminário Nacional Cinema em Perspectiva.Veludo Azul: o estranhamento como cotidiano fragmentado. 2016. (Seminário).

Workshop de Curadoria Contemporânea. 2016. (Outra).

XI Ciclo de Investigações em Artes Visuais: Des-. 2016. (Seminário).

X Semana de Letras: Cem Anos do Curso de Linguística Geral: estruturalismos e pós-estruturalismos.. 2016. (Simpósio).

Aula Magna do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais com o Prof. Marco Gianotti. 2015. (Outra).

II Simpósio de História da Arte - Narrativa e Subversão. 2015. (Simpósio).

Palestrante convidada no Projeto Cinema Mundo.A garota que anda à noite. 2015. (Encontro).

Palestrante convidada para Simpósio de Pós-Graduação: o gênero de terror em perspectivas teóricas.Transformações do cinema de terror na atualidade. 2015. (Simpósio).

X Ciclo de Investigações em Artes Visuais. 2015. (Simpósio).

Convidada para apresentar um capítulo do livro "Cinema Brasileiro na Escola: pra começo de conversa" no III Seminário Nacional Cinema em Perspectiva,.Durval Discos: a arte de dentro para fora. 2014. (Seminário).

I Fórum Perspectivas Queer em Debate. 2014. (Congresso).

II Colóquio Internacional de Arte Contemporânea: Memória e Arquivo. 2014. (Outra).

Apresentação oral de artigo no II Seminário Nacional Cinema em Perspectiva e V Semana Acadêmica de Cinema.Os quasi-cinemas de Hélio Oiticica e a Crítica ao Cinema Narrativo. 2013. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Arthur Haddad Antunes

BARROS, C. F. A.. A fotografia dos paraísos artificiais: o cinema e a representação dos efeitos alucinógenos na consciência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Gabriel Mellado Ornellas

BARROS, C. F. A.. O Veredicto. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Carolina de Andrade e Silva

BARROS, C. F. A.. Entre Paredes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Arthur Medeiros Thiesen

MACHADO, M. C.; BELLO, T.;BARROS, C. F. A.. As Etapas do Som no Audiovisual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luara Gonzalez Pereira

BARROS, C. F. A.; CASTANHEIRA, J. C. S.; SCANSANI, A. C.; GARCEZ, R.. Passos e Tintas: uma reflexão fotográfica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Sara Gaverio Herran

BARROS, C. F. A.; GARCEZ, R.; VARGAS, A. L.. Aurora. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Victoria Vannini Schotten

BARROS, C. F. A.; BERNARDO, A. M.; IUVA, P. O.. Do Outro Lado da Rua. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Comissão julgadora das bancas

Maria Raquel da Silva Stolf

CHEREM, R. M.; ANDRADE, A. L.;STOLF, M. R. S. ou STOLF, Raquel. Morte, obscuridade e acumulação, questões para pensar a obra de Sara Ramo na História da Arte Contemporânea. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Maria Raquel da Silva Stolf

CHEREM, R. M.;STOLF, M. R. S. ou STOLF, Raquel; ANDRADE, A. L. B. C.. QUASE CHEIO, QUASE VAZIO: O GESTO NA OBRA DE SARA RAMO. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Ana Luiza Britto Cezar de Andrade

ANDRADE, A. L. B. C.; CHEREM, Rosangels Miranda; Stolf, Raquel. Quase cheio, quase vazio: o gesto na obra de Sara Ramo. 2017.

Orientou

Rosângela Miranda Cherem

Arte e transgressão; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Monitoria de Pós-Graduação; (Orientador);

Foi orientado por

Rosângela Miranda Cherem

Morte obscuridade e acumulação, questões para pensar a obra de Sara Ramos na história da arte contemporânea; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV) - Universidade do Estado de Santa Catarina,; Orientador: Rosângela Miranda Cherem;

Salete Paulina Machado Sirino

EMBRAFILME: entre cinema e ditadura; 2014; Orientação de outra natureza; (Curso de Extensão Cinema Brasileiro na Escola/ USF) - Universidade Estadual do Paraná/FAP, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Salete Paulina Machado Sirino;

Salete Paulina Machado Sirino

Durval Discos e a Direção de Arte no Cinema Contemporâneo; 2014; Orientação de outra natureza; (Curso de Extensão Cinema Brasileiro na Escola/ USF) - Universidade Estadual do Paraná/FAP, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Salete Paulina Machado Sirino;

Produções bibliográficas

  • 2013 BARROS, C. F. A. . Os quasi-cinemas de Hélio Oiticica e a Crítica ao Cinema Narrativo. Seminário Nacional Cinema em Perspectiva , v. 2, p. 1, 2013.

  • MARKENDOF, M. ; MACHADO, M. C. ; Daniel Serravale de Sá ; BARROS, C. F. A. . David Lynch, multiartista. 1. ed. Florianópolis: UFSC, 2017. 170p .

  • BARROS, C. F. A. ; COSTA, E. I. ; THIBES, F. S. . Cinema Brasileiro Contemporâneo: uma breve visita. In: Salete Paulina Machado Sirino; Fabio Luciano Francener Pinheiro. (Org.). Cinema brasileiro na escola: pra começo de conversa.. 1ed.Curitiba: UNESPAR, 2014, v. 1, p. 103-116.

  • BARROS, C. F. A. . Durval Discos: a arte de dentro para fora. In: Salete Paulina Machado Sirino; Fabio Luciano Francener Pinheiro. (Org.). Cinema brasileiro na escola: pra começo de conversa.. 1ed.Curitiba: UNESPAR, 2014, v. 1, p. 148-158.

  • BARROS, C. F. A. . Embrafilme: Entre Cinema e Ditadura. In: Salete Paulina Machado Sirino; Fabio Luciano Francener Pinheiro. (Org.). Cinema brasileiro na escola: pra começo de conversa.. 1ed.Curitiba: UNESPAR, 2014, v. 1, p. 82-91.

  • BARROS, C. F. A. . Os quasi-cinemas de Hélio Oiticica e a Crítica ao Cinema Narrativo. In: II Seminário Nacional Cinema em Perspectiva, 2013, Curitiba. Seminário Nacional Cinema em Perspectiva, 2013. v. 2. p. 1.

  • BARROS, C. F. A. . Veludo Azul: o estranhamento como cotidiano fragmentado. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARROS, C. F. A. ; MELLO, I. S. . Corpo Vodu: impasses entre procedimentos fílmicos e dança contemporânea. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARROS, C. F. A. . Durval Discos: a arte de dentro para fora. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CHEREM, R. M. ; ROSA, S. ; GUERRA, M. B. ; BARROS, C. F. A. . Permeios de um percurso, Dimas Ricardo Rosa e Ceart 2017 (Artigo aceito para publicação).

  • BARROS, C. F. A. . O morcego fascinado pela odisséia eletrônica 2017 (Texto publicado em catálogo).

  • BARROS, C. F. A. ; MELLO, I. S. . 'Que corpo é enfeitiçado por esse vodu?' - Crítica de dança do projeto 'Múltiplas Escritas' vinculado ao Festival Múltipla Dança 2016. Crítica sobre o filme 'Corpo Vodu', exibido no dia 25/06/2016 na Fundação Cultural Badesc - Florianópolis. Crítica de Dança, 2016. 2016 (Crítica de Videodança).

Outras produções

BARROS, C. F. A. ; OLIVEIRA, J. G. . Ministrante de minicurso voltado para discussão da figura feminina através de imagens da História da Arte intitulado 'O prazer é todo meu: representação do corpo em imagens de palavras de autoria feminina', durante a X Semana Acadêmica de Letras, realizada em junho de 2016, na Universidade Federal de Santa Catarina.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BARROS, C. F. A. . Não há lugar como a nossa Casa. 2017. Fotografia.

BARROS, C. F. A. . Não há lugar como a nossa casa. 2016. Intervenção Urbana.

BARROS, C. F. A. ; FRANCA, V. S. ; COSTA, E. I. . O Rei Visita. 2013. Outra.

FONSECA, F. A. ; BARROS, C. F. A. . À Espera. 2011. Filme.

BARROS, C. F. A. . 'Green Window, Green Wall', 'The Afterglow', 'Freezing', 'Museum is the World', 'Immersed', 'Ghost of Tango', 'The Heart', 'A bird flaps its Wings but Cannot Fly', 'Self Portrait with an Orange'. 2011. Fotografia.

BARROS, C. F. A. . Segredo. 2011. Fotografia.

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2016

    GPCINE ESTUDOS DO CINEMA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carla Fonseca Abrão de Barros - Integrante / Érica Ignácio da Costa - Integrante / Fabio Francener Pinheiro - Integrante / Salete Paulina Machado Sirino - Coordenador / Fabio Silvester Thibes - Integrante / Bianca de Moura Pasetto - Integrante / Agnes Cristine Souza Vilseki - Integrante / Salete Sirino - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2016

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

2013 - 2014

Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Pesquisadora

2013 - 2014

Universidade Estadual do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista em Cinema Brasileiro na Escola, Carga horária: 15

Outras informações:
Bolsista recém formada cujo objeto era produzir artigos e dar aula a professores de escolas públicas do estado do paraná, como resultado final do projeto publicamos o livro Cinema Brasileiro na escola: pra começo de conversa.

2016 - Atual

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 12

Outras informações:
PROMOP - Programa de Monitoria de Pós-Graduação