Michelle Cristina de Paula

Graduação em Engenharia de Produção pelo Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Congonhas. Tem experiencia na área de mineração, trabalhou em empresas como CSN, ocupando o cargo de Técnico de Desenvolvimento atuando no Laboratório de Processos. Estagiou na empresa Vale S.A na área de Engenharia de Processo. Atualmente trabalha na Vallourec Mineração na área de Assessoria Técnica de Performance.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia de Produção

2011 - 2015

INSTITUTO FEDERAL MINAS GERAIS
Título: Mellhoria no desempenho do processo de concentração magnética de alta intensidade por meio do uso de soda cáustica como reagente dispersante.
Orientador: Jefferson Januário Mendes

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Metalurgia

2007 - 2008

Escola Politécnica Ramos

Ensino Médio (2º grau)

2004 - 2006

Escola Estadual Narciso de Queiros

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Operação de Equipamento de Usina de Beneficiamento de Minério. (Carga horária: 400h). , Fundação CSN - CET Congonhas, CET, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Mineração.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Pesquisa Operacional.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

44º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-Primas, 15º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro e 2º Simpósio Brasileiro de Aglomeração de Minério de Ferro (2014).ESTUDO DE MELHORIA DA GELATINIZAÇÃO DO AMIDO DE MILHO - USO DO REAGENTE AUXILIAR SOFTEX 2011 (TENSAC). 2014. (Seminário).

43º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-primas, 14º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro e 1º Simpósio Brasileiro de Aglomeração de Minério de Ferro (2013).INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DA ÁGUA NA GELATINIZAÇÃO DE AMIDO DE MILHO PARA O PROCESSO DE CONCENTRAÇÃO POR FLOTAÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO. 2013. (Seminário).

68º Congresso ABM ? Internacional (2013). USO DE SODA CÁUSTICA NA DESLAMAGEM PARA RECUPERAÇÃO DE FINOS DE MINÉRIO DE FERRO. 2013. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jéfferson Januário Mendes

Estudos para avaliação da limitação dos processos produtivos para o adequado aproveitamento das reservas minerais; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Instituto Federal Minas Gerais; Orientador: Jefferson Januário Mendes;

Vivienne Denise Falcão

Caracterização de Plasmas Gerados num Tubo de Crookes; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Instituto Federal Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vivienne Denise Falcão;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PAULA, M. C. . MELHORIA NO DESEMPENHO DO PROCESSO DE CONCENTRAÇÃO MAGNÉTICA DE ALTA INTENSIDADE POR MEIO DO USO DE SODA CÁUSTICA COMO REAGENTE DISPERSANTE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Costa, A. B. ; Moreira, W. R. ; PAULA, M. C. ; ASSIS, N. S. ; Michelucci, O.C. . Estudo de melhoria da gelatinização do amido de milho - uso do reagente auxiliar SOFTEX 2011 (Tensac). 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Costa, A. B. ; Moreira, W. R. ; Ribeiro, F. S. ; Magalhães, D. ; PAULA, M. C. ; Silva, H. M. . Uso de soda cáutica na deslamagem para a recuperação de finos de minério de ferro.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Costa, A. B. ; PAULA, M. C. ; Moreira, W. R. ; ASSIS, N. S. . Influência da temperatura da água na gelatinização de amido de milho para o processo de concentração por flotação de minério de ferro.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    Desenvolvimento de Recobrimentos para Brocas de Aço Rápido de Alta Durabilidade, Descrição: Desenvolver recobrimentos para o aumento do tempo de vida de ferramentas de usinagem (brocas, BITS), utilizadas no laboratório de mecânica do IFMG Campus Congonhas, através da nitretação de plasma e da deposição de filmes finos pela técnica de pulverização catódica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Michelle Cristina de Paula Brigolini - Coordenador / Vivienne Denise Falcão - Integrante / Lavínia Santos - Integrante / Otávio Apolinário - Integrante / Diego Miranda - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2015

INSTITUTO FEDERAL MINAS GERAIS

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - PIBIC, Carga horária: 20

Outras informações:
Iniciação Científica. Nome do Projeto: Desenvolvimento de Recobrimentos para brocas de aço rápido de alta durabilidade. Coordenador / Orientador: Prof.a Dr.a Vivienne Denise Falcão. Instituto Federal de Minas Gerais, Congonhas, MG (dez/2013 a dez/2015);

2014 - 2015

Vale S.A

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário Nível Superior, Carga horária: 30

Outras informações:
Estagiário de Nível Superior Atividades: apoiar o Engenheiro de Processos na rotina operacional para garantia da qualidade dos processos e produtos, controle e monitoramento das variáveis operacionais e indicadores produtivos, análise de desvio dos indicadores, simulação de produtos, identificação e desenvolvimento de melhorias no processo, diagnóstico e otimização de operações unitárias, inspeções de campo, planejamento e execução de amostragens, revisão de padrões operacionais. Conhecimentos básicos em dimensionamento de frota. Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Engenharia de Produção desenvolvido durante o estágio na empresa Vale SA, com o título: MELHORIA NO DESEMPENHO DO PROCESSO DE CONCENTRAÇÃO MAGNÉTICA DE ALTA INTENSIDADE POR MEIO DO USO DE SODA CÁUSTICA COMO REAGENTE DISPERSANTE.

2010 - 2013

Companhia Siderúrgica Nacional

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Técnico de Desenvolvimento, Carga horária: 40

Outras informações:
2011-2013: Técnico de Desenvolvimento I Atividades: execução de testes no Laboratório de Processos para obtenção de previsibilidade de desempenho das pilhas de minério na usina de beneficiamento, realização de testes em escala de bancada com novos insumos, visando buscar alternativas para maximização do desempenho do processo, análise de dados dos testes realizados, elaboração de relatórios, coordenação dos testes no campo, realização dos testes para implantação de deslamagem química na Mineração Casa de Pedra. 2010: Aprendiz do Programa Capacitar Acompanhamento da qualidade dos produtos no campo junto ao Técnico de Processos atuando nas variáveis operacionais de cada operação unitária, suporte na área de gestão, suporte no Laboratório de Processos.

2017 - Atual

Vallourec Mineracao Ltda

Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Técnico de Beneficiamento., Carga horária: 55

Outras informações:
Atividades: acompanhamento dos processos de produção mineral, através da análise crítica das variáveis operacionais e de processo analisando perdas de produção e buscando soluções, visando atendimento das metas e redução dos custos de produção e perdas, desenvolvimento de estudos de processos elaboração de balanços de massa, metalúrgico e hídrico, análise estatística dos dados do processo, identificação, mapeamento e execução de melhorias, melhoria do nível de controle de parâmetros e variáveis críticas, participação em grupos de melhoria contínua, controle de estoque das peças de reposição de partes críticas dos equipamentos para garantia da qualidade do produto e do processo, execução de testes em escala piloto e industrial, elaboração de relatórios técnicos, análise e acompanhamento de novos projetos para o aumento da produção e/ou produtividade, de novas tecnologias e aumento da eficiência do processo.