Martina Ahlert
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), mestre (Universidade Federal de Santa Catarina - 2008) e doutora (Universidade de Brasília - 2013) em Antropologia Social. Pós-doutora pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). É professora e pesquisadora do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão. Na mesma instituição, atua ainda no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, onde ocupou o cargo de vice coordenadora (2019-2021). Foi editora da área da Antropologia da Revista Brasileira de Ciências Sociais (RBCS - 2019 a 2021) e é coeditora da Revista Pós Ciências Sociais (REPOCS). Participa do Núcleo de Antropologia da Política (NUAP/UFRJ) e coordena o Laboratório de Estudos em Antropologia Política (UFMA/UEMA). É bolsista produtividade do CNPq. Tem interesse de pesquisa nos temas: antropologia da política, casa e relação humanos/não humanos, especialmente no contexto de religiões de matriz africana.
Informações coletadas do Lattes em 25/05/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Antropologia
2009 - 2013
Universidade de Brasília, UnB
Título: Cidade Relicário: uma etnografia sobre terecô, "precisão" e Encantaria em Codó (Maranhão)
Antonádia Borges. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Mestrado em Antropologia Social
2006 - 2008
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Mulheres de Monte Verde: etnografia, subalternidade e política na relação de um grupo popular de Porto Alegre com o Programa Fome Zero,Ano de Obtenção: 2008
Miriam Pillar Grossi.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Antropologia da Política; Reciprocidade; Grupos populares; Etnografia.
Graduação em Ciências Sociais
2002 - 2006
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Pós-doutorado
2017 - 2018
Pós-Doutorado. , Museu Nacional - Universidade Federal do Rio de Janeiro, MN/UFRJ, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA, FAPEMA, Brasil.
Formação complementar
2015 - 2015
Práticas pedagógicas: complementação ao programa de ambientação docente. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2015 - 2015
Ambientação Docente. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Seminários do Departamento de Antropologia. (Carga horária: 18h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2008 - 2008
Antropologias Minoritárias. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2005 - 2005
Práticas de Justiça e Diversidade Cultural. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2003 - 2003
Patrimônio e Processos Culturais Contemporâneos. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Organização de eventos
AHLERT, M. ; GOYATÁ, J. V. ; COELHO, E. M. B. . Ciclo de seminários: Antropologia e os Desafios da Pandemia. 2020. (Outro).
AHLERT, M. . Minicurso: Antropologia da Política no Brasil. 2020. (Outro).
AHLERT, M. ; SANT'ANA, H. A. . Mediadora no Seminário - I Colóquio Internacional frente a megaprojetos e lógicas hegemônicas: diálogos entre pesquisadores, ativistas e vozes subversivas. 2020. (Outro).
AHLERT, M. ; BIONDI, K. . V Encontro Nacional de Antropologia da Política. 2019. (Congresso).
AHLERT, M. ; RICKLI, J. . Grupo de Trabalho: Agências materiais e espirituais no cotidiano: experiências e narrativas de coexistência. 31a Reunião Brasileira de Antropologia. 2018. (Outro).
AHLERT, M. ; CUNHA, A. S. . Grupo de Trabalho: Dinamismo e criatividade nas ontologias religiosas dos dois lados do Atlântico. Encontro da Associação Portuguesa de Antropologia. 2016. (Outro).
AHLERT, M. . Coordenação do Grupo de Trabalho 1: Metodologias e práticas de ensino de sociologia. 2015. (Outro).
AHLERT, M. . IV Seminário de Licenciatura em Ciências Sociais. 2014. (Outro).
AHLERT, M. . XIV Encontro Humanistico. 2014. (Outro).
AHLERT, M. . Coordenação do Grupo de Trabalho 01 - Sociabilidade, política e Estado. 2014. (Outro).
AHLERT, M. ; QUINAGLIA SILVA, Erica ; GALLINA, Justina Franchi ; LUIZ, Daniela da Silva ; PEREIRA, Everton Luis ; TOMAZ, Natália ; TORREZAN, Flávia Maria . Mostra de Fotografias - Seminário Internacional Fazendo Gênero 8. 2008. (Exposição).
GROSSI, Miriam Pillar. ; AHLERT, M. . Seminário Homofobia, Identidades e Cidadania LGBTTT. 2007. (Congresso).
AHLERT, M. ; QUINAGLIA SILVA, Erica ; ALBUQUERQUE, Marcos Alexandre ; PEREIRA, Everton Luis ; RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza ; SOUZA, Ana Maria Alves de . Mostra de Fotografias - Seminário Fazendo Gênero 7. 2006. (Exposição).
Participação em eventos
45 Reunião da ANPOCS. Notas sobre solidão e capitalismo. 2021. (Congresso).
32a Reunião Brasileira de Antropologia. Formas de movimento, casas e corpos no Terecô em Codó (Maranhão). 2020. (Congresso).
I Colóquio Internacional frente a megaprojetos e lógicas hegemônicas: diálogos entre pesquisadores, ativistas e vozes subversivas. A "precisão" e os sentidos da política: breves notas sobre a margem. 2020. (Congresso).
V Encontro Nacional de Antropologia da Política. Mesa redonda "Resistências". 2019. (Congresso).
VI Encontro Nacional de Antropologia do Direito."Nesse mundo ninguém se governa: Encantaria, luta e direitos em Santa Rosa dos Pretos (Itapecuru Mirim/ Maranhão). 2019. (Encontro).
XIII Reunião de Antropologia do Mercosul. Debatedora no GT - Antropologia das casas: paisagens, presenças, afetos.. 2019. (Congresso).
XIII Reunião de Antropologia do Mercosul. A grafia do significado: letras, palavras e produção de materialidade na Encantaria Maranhense. 2019. (Congresso).
18th IUAES. Mobility and house among masters and enchanted of Terecô of Codó (Maranhão - Brazil). 2018. (Congresso).
31a Reunião Brasileira de Antropologia. 2018. (Congresso).
Encontro do Núcleo de Antropologia da Política.Gira corpo, gira mundo: deslocamentos de pessoas e encantados no Terecô de Codó (Maranhão). 2017. (Encontro).
I Colóquio Internacional: Religiões ontem e hoje.Encantaria da mata: uma análise a partir do Terecô de Codó (Maranhão). 2017. (Outra).
30a Reunião Brasileira de Antropologia. A família de Légua tá toda na eira: tramas de parentesco nas relações entre pessoas e encantados. 2016. (Congresso).
II Seminário de Projetos de Pesquisa.Debatedor da mesa: "E o artista o que é? Identidade de artistas cênicos a partir do trabalho em São Luís do Maranhão. 2016. (Seminário).
Seminário Internacional do GERUR.Sociedade Ambiente e Direitos Territoriais. 2016. (Seminário).
VI Colóquio Religiões e Religiosidades: teoria e metodologia nos estudos das religiões.Antropologia e religião. 2016. (Outra).
VI Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia. Criatividade e deslocamentos nas práticas do terecô de Codó (Maranhão - Brasil). 2016. (Congresso).
I Encontro de Sociologia da Educação.Grupo de Trabalho Metodologias e Práticas de Ensino de Sociologia e Educação. 2015. (Encontro).
I Simpósio Internacional Brasil e Itália.Novos enfoques na pesquisa das religiões afro-brasileiras: Brasil e Itália. 2015. (Simpósio).
XI Reunião de Antropologia do Mercosul.Mobilidade entre mestres e encantados do Terecô de Codó (Maranhão). 2015. (Outra).
XIV Simpósio da Associação Brasileira de História das Religiões.No pé do meu tambor: beleza, tendas e agências no terecô de Codó (MA). 2015. (Simpósio).
29 Reunião Brasileira de Antropologia. Giras de morte e vida: a circulação de mestres e encantados no terecô maranhense. 2014. (Congresso).
Colóquio Estudo das Religiões e Religiosidades.Um tambor carregado de heranças: discutindo pessoa e morte no Terecô de Codó (MA). 2014. (Outra).
Colóquio Estudo das Religiões e Religiosidades.Mesa Redonda: Debates sobre religiões afro-brasileiras. 2014. (Outra).
VI Semana de Antropologia: desafios da alteridade.Debatedora no GT: Sociabilidade, política e Estado. 2014. (Seminário).
VI Semana de Antropologia: desafios da alteridade.Roupas novas no Terecô de Codó: museus, objetos e visualidades. 2014. (Seminário).
VI Semana de Antropologia: desafios da alteridade.Comentadora: Apresentação de filmes etnográficos. 2014. (Outra).
XIV Encontro Humanístico.Mesa Redonda: Pesquisa em Ciências Humanas. 2014. (Encontro).
Diálogos do PET.Arte como conhecimento nas ciências humanas. 2013. (Outra).
II Semana Acadêmica de Artes Visuais da UFPR.Arte a partir de um olhar antropológico: imagem, produção e mercado. 2013. (Outra).
Seminário Antropologia e Desenvolvimento. 2013. (Seminário).
V Desafios da Alteridade: Semana de Antropologia do PPGAS/ UFPR.GT 2 - Sociabilidades, política e Estado. 2013. (Outra).
V Desafios da Alteridade: Semana de Antropologia do PPGAS/ UFPR. 2013. (Outra).
X Reunión de Antropologia del Mercosur. Vida cheia: a trajetória de pais e mães de santo de Codó (Maranhão - Brasil). 2013. (Congresso).
XVII Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina. As matas de Seu Légua: pensando pobreza e religião a partir de Codó (Maranhão). 2013. (Congresso).
36 Encontro Anual da ANPOCS.Casa sagrada, caso doméstica: uma etnografia sobre a relação entre parentes, humanos e encantados em Codó - MA. 2012. (Encontro).
IV Desafios da Alteridade: Semana de Antropologia do PPGAS/UFPR.Pesquisas em Andamento PPGAS/UFPR. 2012. (Outra).
VII Semana Acadêmica das Ciências Sociais.Relações entre religião e espaços públicos. 2012. (Outra).
XV CISO Pré Alas - Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais.Trabalho, religião e feitiçaria:os trajetos entre o campo e a cidade no sertão maranhense. 2012. (Encontro).
Seminário Internacional Cultura, Percepção e Ambiente. 2011. (Seminário).
Seminário Internacional Trabalho Social em Intervenções Habitacionais. 2010. (Seminário).
VIII Reunião de Antropologia do Mercosul. (Des) Conexões cotidianas. 2009. (Congresso).
26 Reunião da Associação Brasileira de Antropologia. A fome negada e a política: sobre a distribuição de alimentos no Programa Fome Zero. 2008. (Congresso).
Seminário Ensino Religioso, Gênero e Sexualidade em Santa Catarina.Sobre as observações nas aulas de Ensino Religioso. 2008. (Seminário).
Seminário Ensino Religioso, Gênero e Sexualidade em Santa Catarina.Experiências docentes. 2008. (Seminário).
Seminário Internacional Fazendo Gênero.Correrias e trabalhos no Programa Fome Zero. 2008. (Seminário).
VII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS. 2008. (Congresso).
Quintas Jornadas sobre Etnografia y Métodos Cualitativas.Deslocamentos etnográficos: procedimentos éticos e negociação no trabalho de campo. 2007. (Seminário).
Seminário Corpo e Saúde. 2007. (Seminário).
VII Reunião de Antropologia do Mercosul. A política da vida: ensaio etnográfico sobre a gestão de um núcleo do Programa Fome Zero na cidade de Porto Alegre. 2007. (Congresso).
Jornada Sherry Ortner (NIGS/NACI).Apontamentos sobre. 2006. (Encontro).
Alimentação e Cultura. 2005. (Seminário).
VI Reunião de Antropologia do Mercosul. A antropologia e os programas de intervenção: de problema social a problema científico. 2005. (Congresso).
XXV Congresso da Associação Latino-Americana de Sociologia. 2005. (Congresso).
Jornadas de Sociologia: Qual Cidadania?.Jornadas de Sociologia: Qual cidadania?. 2003. (Outra).
V - Reunião de Antropologia do Mercosul. V - Reunião de Antropologia do Mercosul. 2003. (Congresso).
Participação em bancas
NASCIMENTO, P. G.; LONGHI, M. R.;AHLERT, M.. Programa Bolsa Família e Auxílio Emergencial: uma etnografia sobre transferência de renda e conceito de pobreza em Santa Helena - PB. 2021. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Paraíba.
SANTOS, L. A.;AHLERT, M.. As pontes do sagrado no Maranhão: Um estudo histórico-antropológico da romaria de São Francisco das Chagas de Canindé no tempo presente. 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Maranhão.
AHLERT, M.; PEREIRA, A. B.; LIMA, R. R.. Juventude, sociologia e gênero: práticas políticas entre estudantes de uma escola pública em São Luís/MA. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
NORONHA, R. G.; DINIZ, R. L.; ANASTASSAKIS, Z.;AHLERT, M.. CORRESPONDÊNCIAS PARA UM DESIGN AUTÔNOMO TZELTAL: práticas num laboratório de design para criadoras de tecidos em Chiapas. 2020. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Maranhão.
MELLO, M. M.; FLAKSMAN, C. M.;AHLERT, M.. Entre Iá e Babá: espíritos ancestrais e mulheres no culto de Babá Egum. 2020. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.
AHLERT, M.; FERREIRA, M. M. G.; NORONHA, R. G.. Quem vigia o casarão: Relações entre seres intangíveis e vigilantes no Centro Histórico de São Luís. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
AHLERT, M.; BORGES, A.; FERRETTI, M.. Pagamento de tambor: Conexões e visitas no terecô em Codó (Maranhão). 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
SILVA, V. G.; NASCIMENTO, S.; OLIVEIRA, R. S.;AHLERT, M.. "Vivendo entre tambores: relações entre o bumba-meu-boi e o tambor de mina em São Luís do Maranhão. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência Social (Antropologia Social)) - Universidade de São Paulo.
GOLDMAN, M.; FLAKSMAN, C. M.;AHLERT, M.. Confluências e transfluências no Terecô, religião de matriz africana de Codó, Maranhão. 2018. Dissertação (Mestrado em ANTROPOLOGIA SOCIAL) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
AHLERT, M.; COELHO, E. M. B.; BRUSTOLIN, C.. Uma análise das leis sobre o consumo de substâncias psicoativas na Colômbia (1920-2012). 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
CARNEIRO, M. D. S.;AHLERT, M.; ZANINI, M. C. C.. "Vivemos dessa renda": a agricultura familiar de Santo Cristo/RS e a intensificação produtiva do leite. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
BORGES, A. S.; ALMEIDA, A. J. S.;AHLERT, M.. Política na Igreja/ Política da Igreja: formas e disputas de poder entre os bispos Dom Francisco Hélio Campos e Dom Alberto Paulo da Silva, na Diocese de Viiana - MA, durante a Ditadura Militar. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
SOUZA FILHO, B.; BRUSTOLIN, C.;AHLERT, M.. Território quilombola Santa Rosa dos Pretos: a produção do comum às margens do desenvolvimento. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
ANDRADE, M. P.; MENEZES, M. A.;AHLERT, M.. Briga com poderosos - resistência camponesa face à expropriação por grandes projetos em Santo Antonio dos Lopes, MA. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
GUERIOS, P.; ZANINI, M. C. C.;AHLERT, M.. A italianidade em movimento: travessias e olhares.. 2013. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.
AHLERT, M.; BIONDI, K.; PORTO, R. M.; BENTO, Berenice; FREIRE, L. M.. Cada casa é um caso: Uma etnografia da Casa da Mulher Brasileira de São Luís/MA. 2022. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
GODOI, E. P.; COMERFORD, J. C.; STOLL, S.; PORTO, L.;AHLERT, M.. "Aqui a pobreza não tem vez": práticas econômicas dos moradores da Foz do Rio das contas - Itacaré /Bahia. 2022. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.
PAOLIELLO, R. M.; GRILL, I. G.; ALMEIDA, M. A.; JARDIM, M. C.;AHLERT, M.. Quem falou de política pra mim? A política e o senso político de um ponto de vista etnográfico. 2021. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SOUZA FILHO, B.;AHLERT, M.; NEVES, E.; SOGBOSSI, H. B.; FERNANDEZ, A. C. F.. Morrer nas morrarias: autonomia, dignidade e formas de solidariedade nas situações de morte no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. 2021. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
AHLERT, M.; SANTOS, L. A.; RICKLI, J.; SAMPAIO, C.; FERRETTI, M.; ABRANTES, H.. O Kimbanguismo em Angola: análises sobre as dinâmicas de formação e atuação. 2021. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
SOUZA, M. C.; BARRETO FILHO, H. T.; RATTES, K.;AHLERT, M.. Liberdade, terra e união na Almofala dos Tremembé: um díptico etnográfico-ficcional. 2020. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade de Brasília.
OLIVEIRA, C. M. C.; SCHUELER, A. F. M.;AHLERT, M.; MARAFON, G.; RIZZINI, I.. Pelas mãos de Mãe Nilza: religião e mulheres negras em Codó - MA. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.
SANT'ANA, H. A.; BRUSTOLIN, C.;AHLERT, M.; SHIRAISHI NETO, J.; ANJOS, J. C. G.. ?Quem não pode com a formiga não assanha o Cajueiro?: necropoder, margens e interstícios da judicialização do conflito socioambiental na Comunidade de Cajueiro em São Luís ? MA. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
FLEISCHER, S.; MALUF, S.; GUIMARAES, S.; CAYON, L.;AHLERT, M.. Corpo de planta: terapias e magias dxs curiosxs da baixa Amazônia do Peru, sob uma perspectiva situada de gênero e de saúde popular. 2015. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade de Brasília.
TOLEDO, L. H.; VELDEN, F. F. V.;AHLERT, M.. ?É minha obrigação continuar essa tradição?: etnografando afeto e medos entre habitantes da região de Maracanã em São Luís/MA. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos.
STOLL, S.; PORTO, L.;AHLERT, M.. "Aqui a pobreza não tem vez": práticas econômicas dos moradores ribeirinhos de Itacaré - BA. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.
AHLERT, M.; BIONDI, K.; PORTO, R. M.. (Inter)faces da Casa da Mulher Brasileira em São Luís/MA: uma etnografia das formas de habitar e fazer um serviço do Estado. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
MARIN, J. O. B.; ZANINI, M. C.; SIQUEIRA, M. D.; GUIMARÂES, G. M.;AHLERT, M.. ?A MULHER TOMA UM PILGIE E VAI TRABALHÁ?: uma etnografia com mulheres agricultoras da bovinocultura leiteira em Santo Cristo- RS. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Extensão Rural) - Universidade Federal de Santa Maria.
AHLERT, M.; SANTOS, L. A.; RICKLI, J.; SAMPAIO, C.. O Kimbanguismo em Angola: análises sobre as dinâmicas de formação e de atuação. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
GIUMBELLI, E.; ANJOS, J. C. G.; ORO, A. P.;AHLERT, M.. Convivendo com encantados: encontros e percursos da encantaria em São joão de Pirabas, Pará. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
OLIVEIRA, C. M. C.; SCHUELER, A. F. M.;AHLERT, M.. Pelas mãos de Mãe Nilza: negros, religião e matriarcado em Codó - MA. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.
SANT'ANA, H. A.;AHLERT, M.; BARROS, V.. Sociabilidade Violenta no PAC Rio Anil Camboa. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
SOUSA, S. M. N.; SAMPAIO, J. O.;AHLERT, M.. Que beleza é essa? Marcas da diferença e a produção de gênero em campanhas publicitárias. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
SOUSA, S. M. N.; SAMPAIO, J. O.;AHLERT, M.. Sombras, reflexos, Permanências, dissidências: multiplicidade, naturalização do binário e produção de fronteiras nas práticas sexuais vivenciadas por universitários. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
ALCANTARA JR., J. O; CARREIRO, G. S.;AHLERT, M.. Configurações da interação na orla: demarcações do espaço social nas praias de São Luís. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
GAIOSO, A. V.; ARAÚJO, H. F. A.;AHLERT, M.. Reinventando uma tradição - a criação do encontro de carros de boi de Cururupu e outras questões. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Cartografia Social e Política da Amazônia) - Universidade Estadual do Maranhão.
SAMPAIO, C.;AHLERT, M.; SHIRAISHI NETO, J.. ?O CLUBE DE MÃES E DOS AGRICULTORES FAMILIARES DA PINDOBA: dinâmicas impulsionadoras em torno de novas práticas coletivas. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
VERAS, R. C.; VENANCIO, S. O. C.; MATOS Jr., C.C.;AHLERT, M.. Divinas caixas e suas histórias: representações do Divino Espirito Santo de filhas de santo/caixeiras em Porto Franco/MA. 2021.
AHLERT, M.; LIMA, R. R.; PEREIRA, A. B.. Juventude, sociologia e gênero: práticas políticas entre estudantes de uma escola pública em São Luís, MA. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
NORONHA, R. G.; DINIZ, R. L.;AHLERT, M.. Correspondências para um design autônomo Tzeltal: práticas num laboratório de design para criadoras de tecidos em Chiapas. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade Federal do Maranhão.
MELLO, M. M.; FLAKSMAN, C. M.; CARDOSO, T. M.;AHLERT, M.. Entre Iá e Babá: espíritos ancestrais e mulheres no culto de Babá Egum. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.
AHLERT, M.; SANT'ANA, H. A.; BRUSTOLIN, C.; COELHO, E. M. B.. A construção de um tipo de pessoa através da legislação colombiana sobre o consumo de substâncias psicoativas entre 1920 - 2012. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
SOUSA, S. M. N.; SAMPAIO, J. O.;AHLERT, M.. "Não recomendado à sociedade": narrativas sobre relações amorosas, sexuais, profissionais, familiares e de amizade de algumas sapatonas residentes de São Luís. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
AHLERT, M.; SOUZA FILHO, B.; NORONHA, R. G.. Quem vigia o casarão: relações entre seres intangíveis e vigilantes no Centro Histórico de São Luís. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
AHLERT, M.; FERRETTI, M.; MOTA, C. F.S.. Pagamento de tambor: trocas e fluxos no terecô de Codó (Maranhão). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
BORGES, A. S.; NUNES, P. M. C.;AHLERT, M.. A besta fera vai ao paraíso: uma análise da construção da memória e identidade pública da médica e comunista maranhense Maria Aragão. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
SILVA, V. G.; NASCIMENTO, S.;AHLERT, M.. Entre tambores, cantos e toadas: fluxos e percursos entre a encantaria maranhense e o bumba-meu-boi. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência Social (Antropologia Social)) - Universidade de São Paulo.
SHIRAISHI NETO, J.; CHAI, C. G.;AHLERT, M.. Intolerância à liberdade religiosa de povos e comunidades tradicionais de matriz africana no Maranhão à luz da Lei 7716/89. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Direito e Instituições do Sistema de Justiça) - Universidade Federal do Maranhão.
MENENDEZ, L. L.; LEITE, J. C.;AHLERT, M.. Quilombo Mutuca: devoção e dádiva nas festas de Santo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ANDRADE, M. P.; SANT'ANA, H. A.;AHLERT, M.. Demanda e o Complexo de Usinas Termelétricas Parnaíba: expropriação e resistência de famílias camponesas no contexto dos grandes projetos em Santo Antônio dos Lopes, MA. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
STOLL, S.; Beviláqua, C.;AHLERT, M.. Porque na boate pode: (des)construções de identidades em boates GLS de Curitiba, Paraná. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.
GUERIOS, P.; LIMA, E. C.;AHLERT, M.. A italianidade em movimento: diálogo identitário entre ítalo-brasileiros e italianos.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.
GUERIOS, P.; MEUCCI, S.;AHLERT, M.. Jobim, Tom & Antônio Brasileiro: um olhar de "dentro para fora"e "de fora para dentro" sobre conceitos e simbologias em torno da identidade brasileira através da obra de Antônio Carlos Jobim. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.
Beviláqua, C.; STOLL, S.;AHLERT, M.. Jovens, festas, luxo e glamour: uma etnografia das elites juvenis em Florianópolis. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.
PANET, R. F.; VENANCIO, M. W. C.;AHLERT, M.. A história, o conflito e a luta do povoado de Santa Quitéria - Bacabeira/Ma, contada pela comunidade. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Assessoria Técnica para o Habitat Urbano e Rural) - Universidade Estadual do Maranhão.
AHLERT, M.; SILVA, R. V. C.; PIRES, A. R.. "Quem disse que cabeça não tem fome? Modos de cuidado no Ilê Axé Alágbède Olódùmarè. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
AHLERT, M.; FERRETTI, M.; GOYATÁ, J. V.. Nagon Abionton: breves considerações sobre um terreiro de Tambor de Mina, a Casa de Nagô em São Luís do Maranhão. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
AHLERT, M.; BRUSTOLIN, C.; BUNN, M. C.. Pelo direito de não ser uma explicação. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
LIMA, J. S.; MENDES, A. C. M.;AHLERT, M.. Extrativismo do babaçu: trabalho, renda e inclusão social para as mulheres quebradeiras de coco babaçu em Codó - MA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - História) - Universidade Federal do Maranhão.
LIMA, J. S.; PEREIRA, I. C. D.;AHLERT, M.. O sincretismo religioso no município de Codó: o caso do bairro São Francisco. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - História) - Universidade Federal do Maranhão.
BRUSTOLIN, C.; ALVES, L. R. C.;AHLERT, M.. Encantaria e territorialidades no Quilombo Santa Rosa dos Pretos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
VENANCIO, M. W. C.; FERREIRA, B. A.;AHLERT, M.. Uma arquiteta no quilombo: um estudo sobre os modos de viver e habitar em Mamuna - Alcântara - Maranhão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão.
AHLERT, M.; SOUZA FILHO, B.; FERREIRA, B. C.. "O que não dá é pra ficar parado": o incômodo como gerador de mobiliz(ações) em torno da APA Itapiracó. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
AHLERT, M.; KELLER, P.; BUNN, M. C.. O trabalho autônomo e empreendedor no campo artístico musical contemporâneo de São Luís - MA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
AHLERT, M.; COUCEIRO, L. A. A.; ANJOS, E. M.. Patrimônio vivo: narrativas do 'habitar' no Centro Histórico de São Luís. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
PANTOJA, E. J.; BRUSTOLIN, C.;AHLERT, M.. Programa Saúde na Escola: uma análise sobre a percepção sobre o Programa Saúde na Escola no Território Quilombola Santa Rosa dos Pretos, município de Itapecuru-Mirim/ MA no ano de 2016 e 2017. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia da Terra) - Universidade Federal do Maranhão.
BRUSTOLIN, C.; PANTOJA, E. J.;AHLERT, M.. ?A minha mãe tirou meu diploma de caixeira sem eu saber": o festejo do Divino Espírito Santo como fortalecimento da cultura no território quilombola de Santa Rosa dos Pretos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia da Terra) - Universidade Federal do Maranhão.
BRUSTOLIN, C.;AHLERT, M.; PANTOJA, E. J.. Tambor não é só tradição, é também força e resistência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia da Terra) - Universidade Federal do Maranhão.
AHLERT, M.; CARNEIRO, M. D. S.. Filhos separados: entre construção de demandas e reconhecimento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
AHLERT, M.; ALVES, L. R. C.; FERRETTI, M.. Relações cruzadas: uma etnografia sobre vínculos entre pessoas e encantados no terecô de Codó - Maranhão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
FERREIRA, M. M. G.;AHLERT, M.; BARBOSA, V. O.. Encantaria, pajelança e prática de parto: a trajetória de Benedita Cadete. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão.
BRUSTOLIN, C.; PANTOJA, E. J.;AHLERT, M.. Territórios quilombolas no Maranhão: conflitos na construção do processo de regularização fundiária. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
PANTOJA, E. J.; ABREU, M. M.;AHLERT, M.. Famílias atingidas por empreendimentos de infraestrutura: o Estado versus a sociedade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
AHLERT, M.. Um dicionário de palavras: análise da comunicação entre beneficiárias e funcionárias do Programa Bolsa Família em São Luís (MA). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
AHLERT, M.; MENENDEZ, L. L.. Os "viajantes" da Guest House: arte e corpo em uma perspectiva antropológica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
AHLERT, M.. Força e criatividade a partir da música no Terecô de Codó (Maranhão). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
AHLERT, M.; FERRETTI, S.; ARAUJO, R. I.. "Todo dia tem tambor de crioula na casa de Mestre Amaral" - etnografia de um tambor de crioula no Centro Histórico de São Luís. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
BORGES, A.;AHLERT, M.. A montanha vai a Maomé: considerações etnográficas sobre a política de ?busca ativa? do governo federal no estado do Pará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade de Brasília.
LIMA, G. J.; FURTADO, M. L. S.;AHLERT, M.. Representações sobre o aborto: corpo, saúde e práticas tradicionais em Turiaçu - MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Maranhão.
AHLERT, M.; FERRETTI, S.; BARROS, A. E. A.. Estética, identidade e fluxos no Terecô de Bacabal/MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - Sociologia) - Universidade Federal do Maranhão.
AHLERT, M.; SILVA, R. V. C.; GASPAR, R. B.. Entre swings, bolinhas e pernas de pau: circulação e trocas entre malabaristas de rua. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
AHLERT, M.; LIMA, J. S.; SANTOS, A.. Gênero e políticas públicas: ações de enfrentamento à violência contra a mulher em Codó (MA). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
AHLERT, M.; LIMA, A.S.; LIMA, J. S.. Religião afro-brasileira em Presidente Dutra (MA): um estudo da Tenda São Francisco. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
AHLERT, M.; SILVA, J. C. A.; PEREIRA, I. C. D.. Terecô e herança: uma análise da tenda São Jorge em Codó - MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - História) - Universidade Federal do Maranhão.
AHLERT, M.; PEREIRA, M. J. F.. Pessoas em movimento: considerações sobre moradores de rua em São Luís (Maranhão). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.
MORAES, P.;AHLERT, M.; ALDEMAN, Miriam.. "Só aquele preconceitozinho básico": quando a homofobia não é violência, ou quando a violência não é homofobia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná.
NAVIERA, M.;AHLERT, M.; CASTRO, A. C. M. O.. Da pele à película: corpos, ciborgues e divindades em uma análise antropológica dos filmes Gattaca e Equilibrium. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná.
GUERIOS, P.;AHLERT, M.; CASTRO, A. C. M. O.. Eles que não roubem você de mim: gênero e casamento entre um grupo Guarani Nhandeva. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná.
SILVA, A. J.;AHLERT, M.; SALLAS, A. L. F.. Muros, cores e ideias: uma análise sociológica com grafiteiros de Curitiba e de São Paulo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná.
AHLERT, M.; COUCEIRO, L. A. A.; SILVA, V. G.. Banca Examinadora de Concurso Público para Docente do Magistério Superior. 2019. UFMA - Universidade Federal do Maranhão.
LIMA, G. J.;AHLERT, M.; GAIOSO, A. V.. Comissão Examinadora de Concurso Público de Cargos da Carreira do Magistério Superior. 2017. Universidade Estadual do Maranhão.
AHLERT, M.; QUEIROZ, J. B.; COELHO, E. M. B.; SHIRAISHI NETO, J.. Banca de Seleção de Mestrado em Ciências Sociais. 2021. Universidade Federal do Maranhão.
AHLERT, M.. Comissão de Análise e Julgamento do Prêmio CAPES de Tese - Edição 2021. 2021. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
AHLERT, M.. Banca do Concurso Brasileiro ANPOCS de teses e dissertações em Ciências Sociais. 2021. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.
AHLERT, M.. Comitê Externo no Seminário de Iniciação Científica 2020-2021 da Fundação Getúlio Vargas - FGV-Rio. 2021. Fundação Getúlio Vargas.
GRILL, I. G.; CARNEIRO, M. D. S.;AHLERT, M.. Banca do Seletivo para ingresso Doutorado em Ciências Sociais. 2020. Universidade Federal do Maranhão.
AHLERT, M.. Banca de Seleção de Mestrado em Ciências Sociais. 2019. Universidade Federal do Maranhão.
AHLERT, M.; SOUZA FILHO, B.. Exame de Proficiência em Língua Estrangeira. 2019. Universidade Federal do Maranhão.
AHLERT, M.. Banca de Avaliação do Seminário Resultados de Pesquisa. 2019. Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA.
AHLERT, M.; CARNEIRO, M. D. S.. Processo Seletivo de Estagio Pós-Doutoral PNPD/CAPES. 2017. Universidade Federal do Maranhão.
AHLERT, M.; PEREIRA, M. J. F.; PANTOJA, E.. Processo Seletivo do Programa de Educação Tutorial (PET). 2016. Universidade Federal do Maranhão.
REIS, E. T.;AHLERT, M.. Prova Suplementar de Língua Estrangeira. 2016. Universidade Federal do Maranhão.
AHLERT, M.. Comitê para avaliação de propostas de Bolsas de Pós-graduação - FAPEMA. 2016. Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA.
PEREIRA, M. J. F.; MARTINS, A. S.;AHLERT, M.. Processo Seletivo do Programa de Educação Tutorial - PET Ciências Sociais. 2015. Universidade Federal do Maranhão.
AHLERT, M.. Avaliação dos painéis do I Encontro de Sociologia da Educação. 2015. Universidade Federal do Maranhão.
PEREIRA, M. J. F.; SAMPAIO, C.;AHLERT, M.. Avaliação dos painéis do Encontro 2015 da Rede Latino-Americana de Antropologia Jurídica. 2015. Universidade Federal do Maranhão.
AHLERT, M.; ABREU, M. M.; SILVA, R. V. C.. Processo Seletivo para Professor Substituto. 2015. Universidade Federal do Maranhão.
AHLERT, M.. Comitê de julgamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão. 2015. Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA.
AHLERT, M.. 21 Evento de Iniciação Científica. 2013. Universidade Federal do Paraná.
Beviláqua, C.; Silveira, M.;AHLERT, M.. Comissão de Avaliação do Teste Seletivo para Monitoria. 2012. Universidade Federal do Paraná.
AHLERT, M.; FERNANDES, R. C.; CIMBALUK, L.. 20 Evento de Iniciação Científica. 2012. Universidade Federal do Paraná.
Comissão julgadora das bancas
GROSSI, M.;MENEZES BASTOS, R. J. de; BORGES, A.. Mulheres de Monte Verde: Etnografia, Subalternidade e Política na Relação de um Grupo Popular de Porto Alegre e o Programa Fome Zero. 2008. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.
BORGES, A.; Grossi, M. P.. Mulheres de Monte Verde: etnografia, subalternidade e política na relação de um grupo popular de Porto Alegre e o Programa Fome Zero. 2008. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.
BORGES, A.; CHAVES, C. A.; Barros, Sulivan Charles. A cidade relicário: tempo, feitiços e festejos em Codó/MA. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade de Brasília.
BORGES, A.;FERRETTI, M.; CUNHA, O. M. G.; BARROS, S. C.; CARVALHO, J. J.. Cidade Relicário: uma etnografia sobre terecô, precisão e encantaria em Codó.. 2013. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade de Brasília.
CUNHA, O. M. G.; BORGES, A. M.; FERRETTI, M. M. R.; CARVALHO, J. J.;BARROS, S. C.. Cidade Relicário: uma etnografia sobre terecô, precisão e encantaria em Codó (Maranhão). 2013. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade de Brasília.
BORGES, A. M.; CHAVES, C. A.;BARROS, S. C.. A Cidade Relicário: tempo, feitiço e festejos em Codó/MA. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade de Brasília.
Orientou
Nagon Abioton: narrativas e modos de cuidar entre zeladores e encantados na Casa de Nagô em São Luís do Maranhão; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);
Trabalho e política entre carroceiros de São Luís (Maranhão); Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
OPERANDO NA LINHA CRUZADA: encontros e cruzamentos no terreiro Nação Omokutena; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);
Programa Nosso Centro em Perspectiva: uma análise das relações entre União dos Moradores do Centro Histórico de São Luís e Estado frente à implementação de uma nova política de revitalização; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Pedra Fina no Meio do Mar: uma etnografia sobre cultura popular e política em Caxias (MA); Início: 2021; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Crescer à margem: expressões da violência entre os adolescentes da Vila Jaracaty, São Luís; Início: 2021; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);
Com santos e encantados: Produção e incorporação de entes materiais e espirituais no terecô de Codó (Maranhão); Início: 2020; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);
Memória e sociabilidade lésbica durante o período da redemocratização brasileira; Início: 2019; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);
Socialidade no Centro Histórico de São Luís (MA): diferentes formas habitar os casarões da cidade; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);
Família e comércio: uma etnografia sobre o cotidiano de vendedores ambulantes do centro de São Luís; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);
Percepções e vivência das mulheres acerca do Bolsa Família e Auxílio Brasil; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);
Sentidos e práticas da participação em programas sociais em São Luís (Maranhão); Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Ocupação como forma de habitação; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);
Concepções de trabalho e estratégias econômicas populares no Centro Histórico de São Luís; Início: 2021; Iniciação científica (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);
Sentidos e práticas da participação em programas sociais em São Luís (Maranhão); Início: 2021; Iniciação científica (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
A fome que espreita: um estudo sobre estratégias populares e circulação de alimentos em São Luís (Maranhão); Início: 2021; Iniciação científica (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; (Orientador);
Juventude, sociologia e gênero: práticas políticas entre estudantes de uma escola pública em São Luís/MA; 2020; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Martina Ahlert;
Pagamento de tambor: Conexões e visitas no terecô em Codó (Maranhão); 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Martina Ahlert;
Quem vigia o casarão: Relações entre seres intangíveis e vigilantes no Centro Histórico de São Luís; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Martina Ahlert;
Uma análise das leis sobre o consumo de substâncias psicoativas na Colômbia (1920-2012); 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Martina Ahlert;
Porque na boate pode: masculinidades entre grupos de amigos homossexuais em Curitiba, Paraná; 2014; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná,; Coorientador: Martina Ahlert;
Cada casa é um caso: Uma etnografia da Casa da Mulher Brasileira de São Luís/MA; 2022; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Martina Ahlert;
O Kimbanguismo em Angola: análises sobre as dinâmicas de formação e de atuação; 2021; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Martina Ahlert;
Nagon Abionton: breves considerações sobre um terreiro de tambor de Mina, a Casa de Nagô em São Luís do Maranhão; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Martina Ahlert;
Quem disse que cabeça não tem fome: Modos de cuidado no Ilê Axé Alágbède Olódùmarè; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Martina Ahlert;
Pelo direito de não ser uma explicação; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Martina Ahlert;
?O que não dá é pra ficar parado?: O incômodo como gerador de mobiliz(ações) em torno da APA Itapiracó; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Martina Ahlert;
Relações cruzadas: uma etnografia sobre vínculos entre pessoas e encantados no terecô de Codó - Maranhão; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Martina Ahlert;
Filhos Separados: entre construção de demandas e reconhecimento; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Martina Ahlert;
Força e criatividade a partir da música no Terecô em Codó (Maranhão); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Martina Ahlert;
Os "viajantes" da Guest House: arte e corpo em uma perspectiva antropológica; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Martina Ahlert;
Louvariê a todos os santos: religião afro-brasileira em Catucá, Bacabal (MA); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Humanas - Sociologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Martina Ahlert;
Um dicionário de palavras: Uma análise da comunicação entre beneficiárias e funcionárias do Programa Bolsa Família em São Luís (MA); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Martina Ahlert;
Terecô e Herança: uma análise da Tenda São Jorge em Codó (MA); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Humanas - História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Martina Ahlert;
Pessoas em movimento: considerações sobre "moradores de rua" em São Luís (Maranhão)"; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Martina Ahlert;
Religião Afro-brasileira em Presidente Dutra (MA): um estudo da Tenda São Francisco; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Martina Ahlert;
Gênero e políticas públicas: ações de enfrentamento à violência contra a mulher em Codó (MA); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Martina Ahlert;
Moradia, ocupação e relações com o Estado no Centro Histórico de São Luís (MA); 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Martina Ahlert;
A vida dos casarões: materialidade e moradia no Centro Histórico; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Martina Ahlert;
Paisagens, seres e habitação em São Luís (Maranhão); 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Martina Ahlert;
Ocupação e mobilidade em casarões do Centro Histórico de São Luís (Maranhão); 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Martina Ahlert;
Sentidos alternativos de casa: redes de apoio na conformação da moradia em São Luís (Maranhão); 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Martina Ahlert;
Presença de famílias de encantados do Terecô de Codó em tendas de religião afrobrasileira em outros contextos; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Martina Ahlert;
Pessoas em deslocamento para festas religiosas e tratamentos de cura; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Martina Ahlert;
Significados da mata e agência dos encantados; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Martina Ahlert;
Deslocamentos de mestres e encantados entre a roça e a cidade; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Martina Ahlert;
Sentidos e Práticas do habitar no Centro Histórico de São Luís (Maranhão); 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Martina Ahlert;
Foi orientado por
Mulheres do Monte Verde:Etnografia, subalternidade e politica na relação de um grupo popular de Porto Alegre e o Programa Fome Zero; 2008; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Miriam Pillar Grossi;
Uma análise antropológica do Programa Fome Zer - Timbaúva; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Lee Williams Fonseca;
?É CHEGADA A HORA DE IR EMBORA:um estudo antropológico sobre as políticas para a saída de adolescentes do sistema de abrigagem de Porto Alegre/RS?; Apresentação no XVI Salão de Iniciação Científica, UFRGS; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Lee Williams Fonseca;
A cidade relicário: tempo, feitiços e festejos em Codó/MA; 2013; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonádia Monteiro Borges;
Mobilidade entre mestres e encantados do Terecô de Codó (Maranhão); ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Jefferson Yuri da Silva Lima;
Produções bibliográficas
-
AHLERT, MARTINA . MASCARELLO, Magda Luiza. O barracão e a rua: experiências e práticas políticas de catadores de materiais recicláveis em Curitiba (PR). Rio de Janeiro: Gramma: Terceiro Nome, 2018.. ANTROPOLÍTICA: REVISTA CONTEMPORÂNEA DE ANTROPOLOGIA , v. 2, p. 01-06, 2020.
-
AHLERT, M. ; LIMA, C.M.T. . -A família de Légua está toda na eira-: tramas entre pessoas e encantados-Légua?s family are all by the threshing floor-:interactions between people and enchanted entities. ETNOGRÁFICA (LISBOA , p. 447-467, 2019.
-
AHLERT, M. ; RICKLI, J. . Agências materiais e espirituais no cotidiano: experiências e narrativas de coexistência. CAMPOS (UFPR) , v. 20, p. 09-19, 2019.
-
AHLERT, M. ; CUNHA, A. S. ; LEAL, J. . Dinamismo e Criatividade em Ontologias Religiosas. REVISTA PÓS-CIENCIAS SOCIAIS , v. 15, p. 11-18, 2018.
-
AHLERT, M. . Notas sobre o governo de coisas e corpos na encantaria maranhense. REVISTA PÓS-CIENCIAS SOCIAIS , v. 15, p. 49-66, 2018.
-
LAMY, M. C. ; AHLERT, M. . Música, agência e força no terecô em Codó (Maranhão). PROA: Revista de Antropologia e Arte , v. 2, p. 183-203, 2018.
-
RAUBER-BAIO, H. ; AHLERT, M. . Da materialidade sufocante ao corpo informatizado: uma dança em espiral entre corporalidade e existência ciborgue a partir de uma análise antropológica do filme Gattaca. GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia , v. 2, p. 128-148, 2017.
-
MAIA, M. M. M. ; AHLERT, M. . 'Onde fica a casa do meu amigo': agência e agenciamento de objetos no filme de Abbas Kiarostami. ANUÁRIO ANTROPOLÓGICO , v. 42, p. 87-109, 2017.
-
AHLERT, M. . A gestão do imponderável e a esperança: notas exploratórias sobre conhecimento e escola entre quebradeiras de coco. REVISTA PÓS-CIENCIAS SOCIAIS , v. 13, p. 43-60, 2016.
-
AHLERT, M. . Carregado em saia de encantado: transformação e pessoa no terecô de Codó (Maranhão, Brasil)Person and transformation in Codó?s terecô (Maranhão, Brazil). ETNOGRÁFICA (LISBOA , p. 275-294, 2016.
-
AHLERT, MARTINA AHLERT . RABELO, Miriam C. M. Enredos, feituras e modos de cuidado: dimensões da vida e da convivência no candomblé. Ilha. Revista de Antropologia (Florianópolis) , v. 17, p. 205-211, 2015.
-
AHLERT, M. . PINA-CABRAL, João de. SILVA, Vanda Aparecida da. Gente Livre: Consideração e Pessoa no Baixo Sul da Bahia. São Paulo: Terceiro Nome, 2013. 159p.. Campos (UFPR) , v. 13, p. 107-110, 2014.
-
AHLERT, M. . Tempo de roupa nova: beleza e transformação no tambor da mata de Codó. Iluminuras (Porto Alegre) , v. 15, p. 81-101, 2014.
-
AHLERT, M. . A 'precisão' e o luxo: usos do benefício do Programa Bolsa Família entre as quebradeiras de coco de Codó (MA). Política & Trabalho (Online) , v. 38, p. 69-86, 2013.
-
AHLERT, M. . A escola em contexto de vulnerabilidade social. Salto para o Futuro , v. 22, p. 04-09, 2013.
-
AHLERT, M. . A escola e o direito de aprender. Salto para o Futuro , v. 22, p. 27-31, 2013.
-
AHLERT, M. . A cidade relicário: disputas sobre tempo em Codó - MA. Ponto.Urbe (USP) , v. 11, p. 01, 2012.
-
AHLERT, M. . Foguetes e fitas coloridas: encontros nos movimentos pela cidade. Ponto.Urbe (USP) , v. 11, p. xx, 2012.
-
AHLERT, M. . 'Pagar noite' ou 'pagar tambor': a circulação de encantados, pais e filhos de santo em Codó (MA). Boletim da Comissão Maranhense de Folclore , v. 53, p. 11-13, 2012.
-
AHLERT, M. . O relicário de Irene. Latitude , v. 3, p. 22-42, 2012.
-
AHLERT, M. . Vulnerabilidade Social e Educação. Salto para o Futuro , v. 19, p. 05-10, 2010.
-
AHLERT, M. ; ALLEBRANDT, D. . "É chegada a hora de ir embora: um estudo antropológico sobre as políticas para asaída de adolescentes do sistema de abrigagem de Porto Alegre/RS". Grupo de estudos de transmissão de patrimônios culturais, Niterói - RJ, 2004.
-
AHLERT, M. . Encantoria. Uma etnografia sobre pessoas e encantados. 1. ed. Curitiba/ São Luís: Kotter/ EDUFMA, 2021. 248p .
-
AHLERT, M. ; BIONDI, K. (Org.) . Anais do V Encontro Nacional de Antropologia da Política. 01. ed. São Luís: EDUEMA, 2019. v. 01. 621p .
-
AHLERT, M. . Formas de movimento, casas e corpos do terecô em Codó (Maranhão). In: Candice Vidal e Souza; André Dumans Guedes. (Org.). Antropologia das mobilidades. 01ed.Brasília: ABA Publicações, 2021, v. , p. 379-400.
-
AHLERT, M. ; GONCALVES, G. L. . "Casa é pra ter gente": notas sobre habitar no Centro Histórico de São Luís. In: Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). (Org.). Coletânea de Pesquisa Cientifica - MARANHÃO DE MULTIPLICIDADES: científico, consciente e cultural. 01ed.São Luís: FAPEMA, 2020, v. 04, p. 47-64.
-
AHLERT, M. . Encantaria. In: Isabel Löfgren; Patrícia Gouvêa. (Org.). Mãe Preta. 01ed.São Paulo: Frida Projetos Culturais, 2018, v. 01, p. 61-64.
-
CARDOZO, Fernanda ; GROSSI, M.P. ; FERNANDES, Felipe Bruno Martina ; OLTRAMARI, L. C. ; AHLERT, M. ; CARNEIRO, M. L. B. ; PEREIRA, E. L. ; FERNANDES, G. S. ; JESUS, F. W. . Iniciação sexual, gênero e homofobia: questões teóricas. In: Miriam Pillar Grossi, Felipe Bruno Martins Fernandes, Fernanda Cardozo. (Org.). Sexualidades, juventude e representações docentes: uma etnografia em escolas públicas de Santa Catarina. 01ed.Florianópolis/Tubarão: Tribo da Ilha/Copiart, 2017, v. 01, p. 39-73.
-
AHLERT, M. ; PEREIRA, Everton Luis ; GROSSI, M.P. . Uma etnografia das escolas pesquisadas. In: Miriam Pillar Grossi, Felipe Bruno Martins Fernandes, Fernanda Cardozo. (Org.). Sexualidades, juventude e representações docentes: uma etnografia em escolas públicas de Santa Catarina. 01ed.Florianópolis/Tubarão: Tribo da Ilha/Copiart, 2017, v. 01, p. 75-103.
-
PEREIRA, Everton Luis ; AHLERT, M. ; GROSSI, M.P. ; FERNANDES, F. B. M. . Professoras e professores: quem são e como atuam em sala de aula?. In: Miriam Pillar Grossi, Felipe Bruno Martins Fernandes, Fernanda Cardozo. (Org.). Sexualidades, juventude e representações docentes: uma etnografia em escolas públicas de Santa Catarina. 01ed.Florianópolis/Tubarão: Tribo da Ilha/Copiart, 2017, v. 01, p. 105-135.
-
GROSSI, M.P. ; FERNANDES, G. S. ; CARNEIRO, M. L. B. ; JESUS, F. W. ; OLTRAMARI, L. C. ; FERNANDES, F. B. M. ; PEREIRA, Everton Luis ; AHLERT, M. ; CARDOZO, Fernanda . Representações de professoras e professores sobre a iniciação sexual e sexualidade dos jovens. In: Miriam Pillar Grossi, Felipe Bruno Martins Fernandes, Fernanda Cardozo. (Org.). Sexualidades, juventude e representações docentes: uma etnografia em escolas públicas de Santa Catarina. 01ed.Florianópolis/Tubarão: Tribo da Ilha/Copiart, 2017, v. 01, p. 137-161.
-
AHLERT, M. . Gira corpo, gira mundo: política e mobilidade entre pessoas e encantados em Codó (MA). In: John Comerford; Marcos Otávio Bezerra; Moacir Palmeira. (Org.). Questões e dimensões da política: anais do Encontro de 20 anos do Núcleo de Antropologia da Política (NuAP). 01ed.Rio de Janeiro: Papéis Selvagens, 2017, v. 01, p. 385-403.
-
AHLERT, M. . Um monóculo e muitas imagens: aventura e sacrifício para São Francisco em tendas de Terecô. In: Márcia Milena Galdez Ferreira; Marilande Martins Abreu. (Org.). Cultura, fenômenos religiosos e mundos do trabalho no tempo presente. 01ed.São Luís: EDUEMA, 2017, v. 01, p. 197-217.
-
AHLERT, M. . Notas etnográficas sobre mulheres, política e repasses de alimentos na gestão de um núcleo do Fome Zero em Porto Alegre. In: Jurema Brites; Flávia de Mattos Motta. (Org.). Etnografia, o espírito da antropologia : tecendo linhagens homenagem a Claudia Fonseca. 1ed.Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2017, v. , p. 184-206.
-
ALBUQUERQUE, Érika. ; AHLERT, M. ; DUARTE, T. ; LIMA SILVA, J. E. ; MOREIRA, A.G.S. ; TELES, E. S. ; SOUZA, E. ; BEZERRA, A. P. ; OLIVEIRA, K. E. H. ; FERREIRA, M. B. . Estratégias de enfrentamento da fome e construções de gênero: o cotidiano das quebradeiras de coco babaçu da Região dos Cocais - MA. In: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. (Org.). Avaliação de Políticas Públicas: reflexões acadêmicas sobre o desenvolvimento social e o combate à fome.. 1ed.Brasília: MDS/ SAGI, 2014, v. 1, p. 170-201.
-
AHLERT, M. ; ALLEBRANDT, D. ; FONSECA, Claudia . Pensando políticas para uma realidade que não deveria existir: 'egressos' do sistema de abrigos. In: Fonseca, Claudia; Schuch, Patrice. (Org.). Políticas de proteção à infância: um olhar antropológico. 01ed.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009, v. , p. 41-64.
-
AHLERT, M. . Política da ajuda: notas antropológicas sobre cestas básicas. In: Roberto Kant de Lima. (Org.). Antropologia e Direitos Humanos 5. Brasília; Rio de Janeiro: ABA; Booklink, 2008, v. , p. 318-349.
-
AHLERT, M. . Notas etnográficas sobre solidão e capitalismo. In: 45 Encontro Anual da ANPOCS, 2021, Encontro online. Anais do 45 Encontro Anual da ANPOCS, 2021. v. GT. p. 1-17.
-
AHLERT, M. . Formas de movimento, casas e corpos no Terecô em Codó (Maranhão). In: 32a Reunião Brasileira de Antropologia, 2020, Rio de Janeiro. Anais da 32a Reunião Brasileira de Antropologia, 2020. v. 1. p. 1-17.
-
AHLERT, M. ; LIMA, J. Y. S. . ?Nesse mundo ninguém se governa?: Encantaria e luta em Santa Rosa dos Pretos (Itapecuru-Mirim/ Maranhão). In: VI Encontro Nacional de Antropologia do Direito, 2019, São Paulo. Anais do VI ENADIR, 2019. p. 1-15.
-
AHLERT, M. . Mobilidade e casa entre mestre e encantados do terecô de Codó (Maranhão - Brasil). In: 18th IUAES World Congress: World (of) Encounters: The Past, Present and Future of Anthropological Knowledge, 2018, Florianópolis. Conference Proceedings Anais 18h IUAES World Congress. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2018. v. 03. p. 4469-4481.
-
AHLERT, M. . 'A família de Légua está toda na eira': tramas de parentesco na relação entre pessoas e encantados. In: 30a Reunião Brasileira de Antropologia, 2016, João Pessoa. Anais da 30a Reunião Brasileira de Antropologia, 2016. p. 01-13.
-
AHLERT, M. . No pé do meu tambor: beleza, tendas e agências no terecô de Codó (MA). In: XIV Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões, 2015, Juiz de Fora (MG). XIV Simpósio Nacional da ABHR, 2015. v. 14. p. 1555-1563.
-
AHLERT, M. . Pessoa e mobilidade: considerações a partir do Terecô de Codó (Maranhão, Brasil). In: I Simpósio Internacional Brasil e Itália: cruzamentos transatlânticos e questões interdisciplinares, 2015, São Luís. Anais do I Simpósio Internacional Brasil e Itália: cruzamentos transatlânticos e questões interdisciplinares, 2015. p. 399-412.
-
AHLERT, M. . Giras de morte e vida: a circulação de mestres e encantados no terecô maranhense. In: 29 Reunião Brasileira de Antropologia, 2014, Natal (RN). Anais da 29 Reunião Brasileira de Antropologia, 2014. p. 01-21.
-
AHLERT, M. . As matas de Seu Légua: pensando pobreza e religião a partir de Codó (Maranhão). In: XVII Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina, 2013, Porto Alegre. Anais da XVII Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina, 2013. p. 01-17.
-
AHLERT, M. . Casa sagrada, caso doméstica: uma etnografia sobre a relação entre parentes, humanos e encantados em Codó - MA. In: 36 Encontro Anual da ANPOCS, 2012, Águas de Lindóia - SP. Anais do 36 Encontro Anual da ANPOCS, 2012.
-
AHLERT, M. . Santos e encantados: religiosidade popular em Codó - MA. In: XVI Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina, 2011, Punta del Este. Anais da XVI Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina, 2011. p. 01-16.
-
AHLERT, M. . Uma cidade relicário: disputas sobre tempo e cidade em Codó/MA. In: 35 Encontro Anual da ANPOCS, 2011, Caxambu. Anais do 35 Encontro Anual da ANPOCS, 2011. p. 01-22.
-
AHLERT, M. . (Des) Conexões cotidianas. In: VIII Reunião de Antropologia do Mercosul, 2009, Buenos Aires. VIII RAM, 2009.
-
AHLERT, M. . A fome negada e a política: sobre a distribuição de alimentos no Programa Fome Zero. In: 26a Reunião Brasileira de Antropologia, 2008, Porto Seguro. 26a Reunião Brasileira de Antropologia: Desigualdade na diversidade, 2008.
-
AHLERT, M. . Sobre as observações nas aulas de Ensino Religioso. In: Seminário Ensino Religioso, Gênero e Sexualidade em Santa Catarina, 2008, Florianópolis. Seminário Ensino Religioso, Gênero e Sexualidade em Santa Catarina, 2008.
-
GUZMAN, Z. C. G. ; NORONHA, R. G. ; AHLERT, M. . Textiles mayas tzeltales como testimonio de resistencia y lucha, e instrumento intermediario entre las comunidades tzeltales y otros mundos: creando un diseo hacia, para, entre y con la comunidade. In: 3 Congresso Internacional Povos Indígenas da América Latina, 2019, Brasília. Caderno de Resumos do 3 Congresso Internacional Povos Indígenas da América Latina, 2019. v. 01. p. 530-531.
-
AHLERT, M. . Criatividade e deslocamentos nas práticas do terecô de Codó (Maranhão - Brasil). In: VI Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia, 2016, Coimbra (Portugal). Anais do VI Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia, 2016. v. 1. p. 46-46.
-
AHLERT, M. . Vida cheia: a trajetória de pais e mães de santo de Codó (Maranhão - Brasil). In: X Reunión de Antropología del Mercosur, 2013, Córdoba (ARG). Anais da X Reunión de Antropologia del Mercosur, 2013.
-
AHLERT, M. . Correrias e trabalhos no Programa Fome Zero. In: Seminário Fazendo Gênero 8, 2008, Florianópolis. Anais Fazendo Gênero - Corpo, Violência e Poder, 2008.
-
AHLERT, M. . A política da vida: ensaio etnográfico sobre a gestão de um núcleo do Programa Fome Zero na cidade de Porto Alegre. In: VII Reunião de Antropologia do Mercosul, 2007, Porto Alegre. VII Reunião de Antropologia do Mercosul, 2007.
-
AHLERT, M. . Deslocamentos etnográficos: procedimentos éticos e negociação no trabalho de campo. In: Quintas Jornadas sobre Etnografia y Métodos Cualitativas, 2007, Buenos Aires. Quintas Jornadas sobre Etnografia y Métodos Cualitativos, 2007.
-
AHLERT, M. . Correndo atrás da comida: Fome Zero em Perspectiva. In: XVII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2005, Porto Alegre. XVII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2005.
-
AHLERT, M. . Correndo atrás da comida: Fome Zero em Perspectiva. In: VI Reunião de Antropologia do Mercosul, 2005, Montevideo. VI Reunión de Antropología del Mercosur, 2005. p. 333-333.
-
AHLERT, M. . Um olhar antropológico frente às políticas institucionais para egressos do sistema de abrigagem. In: Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2004, Porto Alegre. São de Iniciação Científica da UFRGS, 2004.
-
AHLERT, M. . ?Precisão? e política: algumas considerações etnográficas. Civitas (Porto Alegre) , 2023.
-
AHLERT, M. . 'Precisão' e política: algumas considerações etnográficas. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AHLERT, M. . Notas etnográficas sobre solidão e capitalismo. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AHLERT, M. . Invisibilidades e vulnerabilidades: encarceramento e formas de viver na URBE. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AHLERT, M. . Formas de movimento, casas e corpos no Terecô em Codó (Maranhão). 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AHLERT, M. . A Encantaria da Mata de Codó (Maranhão). 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AHLERT, M. . A 'precisão' e os sentidos da política: breves notas sobre a margem. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
AHLERT, M. . Pluralismo religioso no Maranhão: Terecô e encantaria em Codó - MA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AHLERT, M. ; LIMA, J. Y. S. . 'Nesse mundo ninguém se governa': Encantaria, luta e direitos em Santa Rosa dos Pretos (ItapecuruMirim/ Maranhão). 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
AHLERT, M. . Trabalho, política e sentidos de direito entre quebradeiras de coco no Maranhão. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AHLERT, M. . A grafia do significado: letras, palavras e produção de materialidade na Encantaria Maranhense. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
AHLERT, M. . Mobility and house among masters and enchanted of Terecô of Codó (Maranhão - Brazil). 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AHLERT, M. . Rodar o mundo: uma etnografia sobre mobilidade entre pessoas e encantados. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AHLERT, M. . Dinamismo e criatividade em ontologias religiosas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
AHLERT, M. . Encantaria da mata: uma análise a partir do Terecô de Codó (Maranhão). 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AHLERT, M. . Noção de pessoa e diversidade: uma discussão a partir da Encantaria Maranhense. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AHLERT, M. . Notas sobre o 'governo' de coisas e corpos na Encantaria Maranhense. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
AHLERT, M. . Encantados, pessoas e potências: uma análise a partir do terecô de Codó (Maranhão). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AHLERT, M. . Gira corpo, gira mundo: política e mobilidade entre pessoas e encantados em Codó (Maranhão). Mesa: Mobilidade, vizinhança, Casa.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
AHLERT, M. . Antropologia e religião. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AHLERT, M. . Criatividade e deslocamento nas práticas do terecô de Codó (Maranhão - Brasil). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
AHLERT, M. . 'A família de Légua tá toda na eira': tramas de parentesco nas relações entre pessoas e encantados. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
AHLERT, M. . Os usos do Programa Bolsa Família entre as quebradeiras de coco. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AHLERT, M. . Mobilidade entre mestres e encantados do Terecô de Codó (Maranhão). 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AHLERT, M. . No pé do meu tambor - beleza, tendas e agências no Terecô de Codó (Maranhão). 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
AHLERT, M. . Pessoa e mobilidade: considerações a partir do Terecô de Codó (Maranhão, Brasil). Mesa redonda: Novos enfoques na pesquisa de religiões afro-brasileiras: Brasil e Itália. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AHLERT, M. . Giras de morte e vida: a circulação de mestres e encantados no terecô maranhense. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AHLERT, M. . Trabalho docente e diversidade cultural no cotidiano escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
AHLERT, M. . Um tambor carregado de heranças: discutindo pessoa e morte no terecô de Codó (MA). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
AHLERT, M. . Roupas novas no Terecô de Codó (Museus, objetos e visualidades). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
AHLERT, M. . Arte como conhecimento nas Ciências Humanas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AHLERT, M. . Cidade relicário: uma etnografia sobre terecô, precisão e Encantaria em Codó (Maranhão). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AHLERT, M. . Cidade relicário: uma etnografia sobre terecô, precisão e Encantaria em Codó (Maranhão). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AHLERT, M. . A arte a partir de um olhar antropológico: imagem, produção e mercado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
AHLERT, M. . Vida cheia: a trajetória de pais e mães de santo de Codó (Maranhão ? Brasil). 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AHLERT, M. . Relações entre religião e espaço público: pensando a partir da remoção dos terreiros em áreas urbanas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AHLERT, M. . Trabalho, religião e feitiçaria: os trajetos entre o campo e a cidade no sertão maranhense.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AHLERT, M. . Casa sagrada, caso doméstica: uma etnografia sobre a relação entre parentes, humanos e encantados em Codó - MA.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AHLERT, M. . (Des) Conexões cotidianas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
AHLERT, M. . Sobre as observações das aulas de Ensino Religioso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AHLERT, M. . A fome negada e a política: sobre a distribuição de alimentos no Programa Fome Zero. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
AHLERT, M. . Correrias e trabalhos no Programa Fome Zero. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
AHLERT, M. . Família em grupos populares. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AHLERT, M. . A política da vida: ensaio etnográfico sobre a gestão de um núcleo do Programa Fome Zero na cidade de Porto Alegre. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AHLERT, M. . Deslocamentos etnográficos: procedimentos éticos e negociação no trabalho de campo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AHLERT, M. . Correndo atrás da comida: Fome Zero em perspectiva. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AHLERT, M. . Correndo atrás da comida: Fome Zero em perspectiva. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AHLERT, M. . Um olhar antropológico frente as políticas institucionais para egressos do sistema de abrigagem. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AHLERT, M. . Brincadeira séria. Curitiba: Kotter Editora, 2021 (Síntese de pesquisa).
-
SPECK, B. W. ; SANJURJO, L. ; AHLERT, M. ; ROMBALDI, M. ; PEREZ, O. C. . Reduzindo atrasos na avaliação de artigos, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
ALBUQUERQUE, Érika. ; AHLERT, M. ; DUARTE, T. ; LIMA SILVA, J. E. ; FERREIRA, M. B. ; BEZERRA, A. P. ; TELES, E. S. ; SOUZA, E. ; MOREIRA, A.G.S. ; OLIVEIRA, K. E. H. . Estratégias de Enfrentamento da Fome e Construções de Gênero: o Cotidiano das quebradeiras de coco da Região dos Cocais. Brasília: Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação, 2014 (Síntese de pesquisa).
Outras produções
AHLERT, M. . Consultoria para construção do Relatório de Desenvolvimento Humano Regional para América Latina e Caribe. 2016.
AHLERT, M. . Consultoria de Conteúdo Série Salto para o Futuro: A escola em um contexto de vulnerabilidade social. 2013.
AHLERT, M. . Consultoria para a Organização Internacional do Trabalho. 2013.
AHLERT, M. . Consultoria de Conteúdo Série Salto para o Futuro: Vulnerabilidade Social e Educação. 2010.
AHLERT, M. . Consultoria para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. 2009.
AHLERT, M. . Parecer para a REPOCS - Revista Pós Ciências Sociais. 2022.
AHLERT, M. . Parecer para a Revista Maloca. 2021.
AHLERT, M. . Parecer para a Revista Religião e Sociedade. 2021.
AHLERT, M. . Parecer para a Revista GIS - Gesto, imagem e som. 2021.
AHLERT, M. . Parecer para a Revista Campos. 2021.
AHLERT, M. . Parecer para a Revista Escritas do Tempo. 2020.
AHLERT, M. . Parecer para a Revista Pós Ciências Sociais. 2020.
AHLERT, M. . Parecer para a Revista Campos. 2020.
AHLERT, M. . Parecer para a Revista Hawó. 2020.
AHLERT, M. . Parecer para a Revista Mediações. 2020.
AHLERT, M. . Parecer para a Revista REPOCS. 2019.
AHLERT, M. . Parecer para a revista Anuário Antropológico. 2019.
AHLERT, M. . Parecer para a Revista Etnográfica. 2019.
AHLERT, M. . Parecer para a REPOCS. 2019.
AHLERT, M. . Parecer para a REPOCS - Revista da Pós-Graduação em Ciências Sociais. 2018.
AHLERT, M. . Parecer para a Revista Etnográfica. 2018.
AHLERT, M. . Parecer para a revista Cadernos de Campo. 2017.
AHLERT, M. . Parecer para a RBCS - Revista Brasileira de Ciências Sociais. 2017.
AHLERT, M. . Parecer para a REPOCS - Revista Pós em Ciências Sociais. 2017.
AHLERT, M. . Parecer para a Revista R@u - Revista de Antropologia Social do PPGAS UFSCar. 2017.
AHLERT, M. . Relatório 'Aspirações de progresso das pessoas no Brasil'. 2017.
AHLERT, M. . Parecer para a Revista Política & Trabalho. 2015.
AHLERT, M. . Parecer para a Revista Pós Ciências Sociais. 2015.
AHLERT, M. . Parecer para a Revista Etnográfica. 2015.
AHLERT, M. . Parecer de análise dos trabalhos da VII Jornada Internacional de Políticas Públicas. 2015.
AHLERT, M. . Parecer para a Revista Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais. 2014.
AHLERT, M. . Parece para a Revista Vivência: Revista de Antropologia do Departamento de Antropologia e da Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRN. 2014.
AHLERT, M. . Parecer para a Revista Política & Trabalho. 2014.
AHLERT, M. . Parecer para a R@U: Revista de Antropologia Social dos Alunos do PPGAS-UFSCar. 2014.
AHLERT, M. . Parecer para a Revista Anuário Antropológico - UnB. 2013.
AHLERT, M. . Parecer para a Revista Cadernos de Campo - USP. 2012.
AHLERT, M. . Diálogos matraca: Comunidades tradicionais no Brasil. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
AHLERT, M. ; PEREZ, O. C. ; SIMIONI, S. . Workshop: Como ter um artigo científico aprovado? Um olhar a partir dos editores. 2020. .
GRILL, I. G. ; REIS, E. T. ; QUEIROZ, J. B. ; CARNEIRO, M. D. S. ; AHLERT, M. . REPOCS - Revista Pós Ciências Sociais. 2020. (Editoração/Periódico).
GRILL, I. G. ; REIS, E. T. ; QUEIROZ, J. B. ; CARNEIRO, M. D. S. ; AHLERT, M. . REPOCS - Revista Pós Ciências Sociais. 2019. (Editoração/Periódico).
GRILL, I. G. ; REIS, E. T. ; QUEIROZ, J. B. ; CARNEIRO, M. D. S. ; AHLERT, M. . REPOCS - Revista Pós Ciências Sociais. 2019. (Editoração/Periódico).
AHLERT, M. . Preparando a extensão: estratégias para o trabalho de campo. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AHLERT, M. . Relatório final: Sentidos e práticas do 'habitar' no Centro Histórico de São Luís (Maranhão). 2017. (Relatório de pesquisa).
AHLERT, M. . Etnografia e alteridade: pensando a partir dos estudos sobre Encantaria Maranhense. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ALBUQUERQUE, Érika. ; DUARTE, T. ; AHLERT, M. . Relatório final: Estratégias de enfrentamento da fome e a construção de gênero: o cotidiano das mulheres quebradeiras de coco babaçu na Região dos Cocais - MA. 2011. (Relatório de pesquisa).
GROSSI, Miriam Pillar. ; AHLERT, M. . Projeto Um estudo interdisciplinar sobre o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e a III Conferência Nacional de Política para as Mulheres. 2011. (Pesquisa).
AHLERT, M. . Pesquisa Qualitativa: métodos e técnicas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Ser quebradeira de coco babaçu: vivências e desafios em tempos de pandemia daCovid-19, Descrição: No Brasil, a chegada da COVID-19 agravou ainda mais a situação de vida de grande parcela da população, sobretudo daquela que vive em condições socioeconômicas mais vulneráveis. Dentre as que vivenciaram esse impacto, encontram-se as quebradeiras de coco babaçu, mulheres que possuem como função laboral e como fonte de renda o trabalho extrativista. Estima-se que nos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Pará, cerca de 300 mil mulheres, moradoras de zonas rurais e urbanas, se dediquem a essa atividade que é desenvolvida de forma coletiva. A pandemia afetou sobremaneira este grupo social, seja no âmbito laboral, econômico, seja nas relações familiares. Além das perdas materiais provocadas pela falta de trabalho e dificuldade de comercialização dos produtos derivados do coco babaçu, a pandemia contribuiu para o agravamento das condições de saúde das mulheres quebradeiras de coco babaçu, seja pela diminuição da oferta dos serviços públicos de saúde, seja por que tal situação colocou em risco o sustento alimentar destas mulheres e de suas famílias. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica realizada de modo presencial e/ou em ambientes virtuais por meio de observações em redes sociais e diários de campo. Para coleta de dados serão utilizados: grupos focais, entrevistas individuais, observação participante, photovoice e análise de documentos. A população investigada será composta de mulheres, incluindo adolescentes a partir de 16 anos. Objetivo: Analisar as repercussões da pandemia de COVID-19 na vida de mulheres quebradeiras de coco babaçu integrantes do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), no Maranhão, Piauí, Tocantins e Pará.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Martina Ahlert - Integrante / Alexandra Avelar Tavares - Integrante / Glauce Cristina Viana Barbosa - Integrante / Ruth Helena de Souza Britto Ferreira de Carvalho - Coordenador / Zeni Carvalho Lamy - Integrante / Maria Teresa Seabra Soares de Britto e Alves - Integrante / Erika Barbara Abreu Fonseca Thomaz - Integrante / Poliana Soares de Oliveira - Integrante / Maria dos Remédios Freitas Carvalho Branco - Integrante / Scheila Regina Gomes Alves Vale - Integrante / Julia Francisca Gomes Simões Moita - Integrante / Ana Paula Mesquita Schutz - Integrante / Carlla Cristinny Miranda Coelho - Integrante / Amanda Namíbia Pereira Pasklan - Integrante.
-
2021 - Atual
Políticas da vida: uma etnografia sobre cotidiano, pobreza e estratégias populares, Descrição: Diversas transformações sociais têm marcado o Brasil nos últimos anos. Um dos seus efeitos é o aumento dos índices de pobreza e pobreza extrema no país. Considerando a necessidade de uma abordagem profunda, não reducionista ou instrumentalizada das adversidades, este projeto de pesquisa propõe investigar as estratégias encontradas pelas pessoas para viver em meio às dificuldades colocadas pela desigualdade social. A metodologia proposta é uma etnografia, realizada a partir do cotidiano de moradores de Centro Histórico de São Luís, capital do Maranhão. Ao abordar as dinâmicas de moradia, trabalho e política neste contexto, assim como as redes de relação entre os moradores, a pesquisa buscará fornecer subsídios para compreender as formas de viver no Brasil contemporâneo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Martina Ahlert - Coordenador / Alexandra Avelar Tavares - Integrante / Lara Matos da Silva - Integrante / Antônio Olávio da Rocha Neto - Integrante / Rosângela dos Santos Pinheiro - Integrante / Marcella Crystina Morena Sousa - Integrante / Ana Beatriz Silva Ferro Sousa - Integrante / Alex Adriano Silva Rodrigues - Integrante / Glauce Cristina Viana Barbosa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2018 - 2022
Casa e mobilidade no Maranhão: uma abordagem antropológica, Descrição: O projeto ?Casa e Mobilidade no Maranhão: uma abordagem antropológica? analisa formas de habitação e de deslocamento em contextos empíricos no estado do Maranhão, considerando, especialmente, as cidades de São Luís e Codó. O projeto possui dois eixos. O primeiro trata das relações entre humanos e não humanos. Pensa, nesse sentido, relações entre pessoas, instituições (religiosas, estatais, por exemplo) e seres não humanos (ancestrais, divindades e encantados). O segundo eixo propõe pensar a circulação de informações, conhecimentos e objetos. Se dedica, nesse sentido, a pensar como tal circulação se relaciona com a mobilidade e a construção de casas. A metodologia do projeto é etnográfica e se interessa pela configuração da casa e do movimento a partir das experiências vividas pelas pessoas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Martina Ahlert - Coordenador / Conceição de Maria Teixeira Lima - Integrante / Gabriela Lages Gonçalves - Integrante / Ilka Cristina Diniz Pereira - Integrante / Olívia Maria Gomes da Cunha - Integrante / Adson Luis Barros de Carvalho - Integrante / Denis Cutrim de Lima - Integrante / Abigail Vale Rocha - Integrante / Nicole Pinheiro Bezerra - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 26 / Número de orientações: 1
-
2015 - 2017
Sentidos e práticas do ?habitar? no Centro Histórico de São Luís, Descrição: Este projeto de pesquisa científica propõe uma análise das formas de habitar o Centro Histórico de São Luís, especificamente a Praia Grande e o Desterro. Procura compreender diferentes maneiras de experienciar a moradia nesse território a partir de três situações específicas: i) os casarões que são ocupados de forma ?informal? por sujeitos e famílias, e que constituem moradias coletivas; ii) a ocupação por parte da população de rua que circula nesse território e estabelece nele pontos de referência; iii) a ocupação formalizada e gerida pelo poder público em habitações de interesse social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Martina Ahlert - Coordenador / Conceição de Maria Teixeira Lima - Integrante / Alex Sandro Lopes Cordeiro - Integrante / Bruna Regina Trindade Azevedo - Integrante / Anna Christina Nunes Araújo - Integrante / Gabriela Lages Gonçalves - Integrante / Edilson de Jesus Sá - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
-
2014 - 2017
Mobilidade entre mestres e encantados do Terecô de Codó (Maranhão), Descrição: Mobilidade entre mestres e encantados do terecô de Codó busca tratar dos deslocamentos de pais e mães de santo, e de suas entidades, a partir de uma pesquisa etnográfica no leste maranhense. O movimento ? como mobilidade ou migração ? fala sobre aprendizado, parentesco e relações sociais. Nesta pesquisa, busca-se pensar o andar entre a mata e o contexto urbano; assim como viagens entre cidades e estados brasileiros, levando em consideração a agência de seres diversos e as experiências de espiritualidade como uma condição política sobre ocupar e deslocar-se sobre o mundo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Martina Ahlert - Coordenador / Conceição de Maria Teixeira Lima - Integrante / Luís Alfredo Santos Lima - Integrante / Marcos Carvalho Lamy - Integrante / Francisca Gomes Costa - Integrante.
-
2011 - 2011
Estratégias de enfrentamento à fome e construções de gênero: o cotidiano das mulheres quebradeiras de coco babaçu na Região dos Cocais - MA, Descrição: A atividade do extrativismo do coco de babaçu é tradicionalmente ligada ao trabalho feminino no estado do Maranhão. Uma análise desta prática articula categorias como gênero, raça e classe. Na cidade de Codó, região dos Cocais, estima-se intensa participação das mulheres na quebra do coco. Este projeto pretende pensar o impacto do recebimento do benefício do Programa Bolsa Família (PBF) na constituição da rotina destas mulheres, de sua identidade e de seus modelos familiares. Estando o benefício vinculado, especialmente, às mulheres/mães, pretende-se investigar como ele ingressa entre as estratégias e projetos familiares de combate à fome. A pesquisa pretende ainda qualificar o conhecimento sobre esta situação social e, a partir das especificidades e lógicas de sua relação com o PBF, inquirir sobre o funcionamento do Programa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Martina Ahlert - Integrante / ALBUQUERQUE, Érika - Coordenador / Tatiane Duarte - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2009
Representações de Iniciação Sexual e Homossexualidade em Escolas do Ensino Público de Santa Catarina/SC, Descrição: Descrição: Este projeto de pesquisa visa estudar as representações de iniciação sexual e homossexualidades de professor@s em escolas estaduais do ensino básico em Santa Catarina.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (7) . , Integrantes: Martina Ahlert - Integrante / GROSSI, Miriam Pillar. - Coordenador / FERNANDES, Felipe Bruno Martins - Integrante / CARDOZO, Fernanda - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Outra.
-
2007 - 2008
Ensino Religioso e Gênero em Santa Catarina, Descrição: O projeto se insere no quadro geral das questões que dizem respeito à forma como é praticado o Ensino Religioso em escolas públicas no Brasil. A pesquisa visa estudar como está sendo implantado o Ensino Religioso (ER) nas escolas públicas de Santa Catarina. Tendo como focos de análise a forma como os temas relativos a gênero, sexualidade e reprodução estão sendo abordadas nesta disciplina e a adequação ou não do ER ao modelo proposto pelo Estado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (7) . , Integrantes: Martina Ahlert - Integrante / GROSSI, Miriam Pillar. - Integrante / DICKIE, Maria Amélia - Coordenador / WELTER, Tania - Integrante / WEISS, Fatima - Integrante., Financiador(es): PROSARE - Outra.
-
2004 - 2006
Narrativas Hegemônicas do Campo da Infância e Adolescência (Antropologia e Cidadania em Grupos Populares), Descrição: Descrição: Narrativas Hegemônicas no Campo da Infância busca problematizar o impacto das políticas estatais no campo da infância e, particularmente, a colocação de crianças em famílias substitutas (adoção, abrigo, família acolhedora). À luz de discussões locais, nacionais e internacionais sobre o bem-estar infantil, o estudo tem desenvolvido aspectos comparativos que beneficiam o debate.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Martina Ahlert - Integrante / FONSECA, Claudia - Coordenador.
Prêmios
2021
Primeiro lugar Ciências Humanas no Seminário de Iniciação Científica da UFMA (orientando: Antônio Olávio da Rocha Neto), Universidade Federal do Maranhão.
2008
Menção Honrosa - V Prêmio ABA-FORD de Direitos Humanos. Direitos Culturais, Desigualdades e Discriminações, Associação Brasileira de Antropologia; Fundação FORD.
2005
Destaque- XVII Salão de Iniciação Científica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Sociologia e Antropologia. , Avenida dos Portugueses, 1966, Vila Bacanga, 65080805 - São Luís, MA - Brasil, Telefone: (98) 32728325
Experiência profissional
2014 - Atual
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
04/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Cargo ou função, Comissão Institucional - Área de Humanas - do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).
-
05/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Humanas - CCH.,Linhas de pesquisa
-
10/2021 - 02/2022
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais em Antropologia II
-
10/2021 - 01/2022
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia I
-
06/2021 - 09/2021
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia da Política, Antropologia II
-
02/2021 - 06/2021
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Relações sociais de gênero
-
02/2021 - 05/2021
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia da Política
-
04/2019 - 03/2021
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas - CCH.,Cargo ou função, Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais.
-
03/2020 - 12/2020
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia da Política, Antropologia (Biblioteconomia)
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia IV
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia
-
03/2019 - 08/2019
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Antropológica
-
03/2019 - 07/2019
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia II
-
03/2019 - 06/2019
Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direitos Humanos e Cidadania
-
09/2018 - 12/2018
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Antropologia I
-
09/2018 - 12/2018
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia T01, Antropologia T02
-
09/2018 - 12/2018
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Antropologia II
-
03/2017 - 07/2017
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais II
-
03/2017 - 07/2017
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Antropológica
-
09/2016 - 02/2017
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia I
-
09/2016 - 02/2017
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Geral e Jurídica
-
09/2016 - 02/2017
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Geral e Jurídica
-
05/2016 - 09/2016
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia I, Laboratório de Ensino em Ciências Sociais V
-
03/2016 - 07/2016
Ensino, Cultura e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias da Cultura e Sociedade
-
11/2015 - 03/2016
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia II, Laboratório de Ensino em Ciências Sociais V
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Cultura e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias da Cultura e da Sociedade
-
03/2015 - 07/2015
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia II, Laboratório de Ensino em Ciências Sociais VII
-
01/2015 - 02/2015
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Antropologia II (Antropologia e Direitos Humanos)
-
09/2014 - 01/2015
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 0279 - Fundamentos Sócio-Antropológicos da Arte
-
09/2014 - 01/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 0156 - Fundamentos Antropológicos da Educação
-
09/2014 - 01/2015
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 0172 - Antropologia
-
05/2014 - 08/2014
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 1698.8 - Antropologia
-
05/2014 - 08/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 3460.6 - Antropologia Cultural e Estrutural
2012 - 2013
Universidade Federal do ParanáVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Atividades
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HS 104 Antropologia Cultural Norte-Americana, HS 109 Outras Antropologias
-
03/2012 - 12/2013
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Antropologia, Departamento de Antropologia.,Atividade realizada, Membro do Colegiados dos cursos de Graduação: Geografia, Psicologia, Desenho Industrial, História, Nutrição e Enfermagem..
-
04/2013 - 08/2013
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia da Arte
-
04/2013 - 08/2013
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural
-
10/2012 - 01/2013
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pensamento Social Brasileiro
-
10/2012 - 01/2013
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia da Saúde
-
10/2012 - 01/2013
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural
-
03/2012 - 10/2012
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia III - Teorias Antropológicas II (Escola Sociológica Francesa e Estruturalismo)
-
03/2012 - 10/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia das Sociedades Complexas
2011 - 2011
Instituto Federal do MaranhãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador colaborador
2008 - 2008
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações:
Pesquisadora do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades, coordenado pela Profa. Dra. Miriam Grossi.
2004 - 2006
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica no Antropologia e Cidadania em Grupos Populares, sob orientação da Profa. Dra. Claudia Fonseca.
Você é Martina Ahlert?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Martina Ahlert e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?