Adil Giovanni Lepri

É graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense(UFF) e Mestre em Comunicação na mesma instituição onde defendeu a dissertação "O Estado e a exibição: as políticas estatais de acesso ao cinema e audiovisual no rio de janeiro a partir de 2010". Atualmente é doutorando no Programa de Pós Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense onde desenvolve a pesquisa "Compartilhamento do excesso: melodrama e discurso político nos audiovisuais produzidos para a internet".

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Cinema e Audiovisual

2016 - 2019

Universidade Federal Fluminense
Título: Excesso, sensacionalismo e atrações: o audiovisual político nos sites de redes sociais
Mariana Baltar. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Excesso; Política; Sites de redes sociais; Sensacionalismo; Audiovisual Pervasivo.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.

Mestrado em Comunicação

2014 - 2016

Universidade Federal Fluminense
Título: O estado e a exibição: as políticas estatais de acesso ao cinema e audiovisual no rio de janeiro a partir de 2010,Ano de Obtenção: 2016
Antonio Carlos Amancio da Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Difusão e acesso; Políticas Públicas; Rio de Janeiro; Cinema e Audiovisual.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.

Graduação em Cinema e Audiovisual

2010 - 2013

Universidade Federal Fluminense
Título: O audiovisual militante contemporâneo nas jornadas de junho de 2013, nuevo cine latinoamericano e gramsci: aproximações estéticas, táticas e ideológicas
Orientador: Marina Cavalcanti Tedesco

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Extensão universitária em Oficina de Locução. (Carga horária: 15h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Oficina de Reportagem para TV. (Carga horária: 15h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2019 - 2019

História do Cinema Chinês. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LEPRI, Adil . 7º Festival Curta na UERJ. 2018. (Festival).

LEPRI, Adil . 6º Festival Curta na UERJ. 2017. (Festival).

LEPRI, Adil . Mostra UFFilme - Festival de Filmes da UFF. 2012. (Festival).

LEPRI, Adil . Mostra UFFilme - Festival de Filmes da UFF. 2011. (Festival).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Camila Teixeira

RUBENS, Mário; FATORELLI, Antonio;LEPRI, ADIL GIOVANNI. O beat do momento. Música na era digital: Um estudo de caso sobre o Spotify. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Caio Silva Rodrigues

LISSOVSKY, Maurício; MACIEL, Kátia Augusta;LEPRI, ADIL GIOVANNI. Anamnese: Criação e elaboração de um projeto para obtenção de investimento público. 2019. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Radialismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciene Medina de Souza

NÚEZ, Fabián; CARDENUTO, Reinaldo;LEPRI, ADIL GIOVANNI. A figura do intelectual no filme Actas de Marusia, de Miguel Littín. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Antonio Carlos Amancio da Silva

AMANCIO, Tunico; Cesario, Lia B.; SILVA, J. L. F.. O Estado e a exibição: as políticas estatais de acesso ao cinema e audiovisual no Rio de Janeiro a partir de 2010. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Antonio Carlos Amancio da Silva

AMANCIO, Tunico; SILVA, J. L. F.; FREIRE, R. L.. O Estado e a exibição ? As políticas públicas de acesso ao cinema e audiovisual no Rio de Janeiro a partir de 2010. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Lia Bahia Cesario

BAHIA, C. Lia. O estado e a exibição: as políticas estatais de acesso a cinema e audiovisual no rio de janeiro a partir de 2010. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Rafael de Luna Freire

FREIRE, Rafael de Luna; Amancio, Tunico. O Estado e a exibição ? As políticas públicas de difusão e acesso ao cinema e audiovisual no estado do Rio de Janeiro. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Erly Milton Vieira Junior

BALTAR, M.; COSTA, F. M.; MACIEL, K. A.;VIEIRA JR., ERLY; LIMA, R. R.. Excesso, sensacionalismo e atrações: Audiovisual político nos sites de redes sociais. 2019. Tese (Doutorado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Fabián Rodrigo Magioli Núñez

TEDESCO, N.; ENNE, A. L. S.;NÚEZ, Fabián. Audiovisual militante contemporâneo: uma visão gramsciana. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Fernando Morais da Costa

COSTA, F. M.; FREIRE, Mariana Baltar; VIEIRA JUNIOR, E.; ROBALINHO, R.; MACIEL, K. A.. Excesso, sensacionalismo e atrações: audiovisual político nos sites de redes sociais. 2019. Tese (Doutorado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Fernando Morais da Costa

COSTA, F. M.; FREIRE, Mariana Baltar; ROBALINHO, R.. EXCESSO, SENSACIONALISMO E ATRAÇÕES: AUDIOVISUAL POLÍTICO NOS SITES DE REDES SOCIAIS. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Ana Lucia Silva Enne

TEDESCO, M.;ENNE, A. L. S.; NUNEZ, F.. Audiovisual militante contemporâneo: uma visão gramsciana. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Kátia Augusta Maciel

BALTAR, M.; COSTA, F. M.;MACIEL, K. A.; VIEIRA JR, E.; LIMA, R. R.. Excesso, sensacionalismo e atrações: audiovisual político nos sites de redes sociais. 2019. Tese (Doutorado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Roberto Robalinho Lima

Mariana Baltar; VIEIRA JR., E.; Fernando Morais da Costa; Katia Augusta Maciel;LIMA, R. R.. Excesso, sensacionalismo e atrações: audiovisual político nos sites de redes sociais. 2019. Tese (Doutorado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Roberto Robalinho Lima

ROBALINHO, ROBERTO; MORAIS, Fernando. Excesso, sensacionalismo e atrações: Audiovisual Político nos Sites de Redes Sociais. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

João Luiz de Figueiredo Silva

Amâncio, A. C.; CESARIO, L. B.;FIGUEIREDO, João Luiz de. O Estado e a exibição: as políticas estatais de acesso ao cinema e audiovisual no Rio de Janeiro a partir de 2010. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

João Luiz de Figueiredo Silva

Amâncio, A. C.; FREIRE, R. L.;FIGUEIREDO, João Luiz de. O Estado e a exibição - as políticas estatais de acesso ao cinema e audiovisual no Rio de Janeiro a partir de 2010. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Antonio Carlos Amancio da Silva

O Estado e a Exibição: politicas estatais de acesso ao cinema e audiovisual no Rio de Janeiro a partir de 2010; 2014; Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Antonio Carlos Amancio da Silva;

Antonio Carlos Amancio da Silva

Estudo dos mecanismos de incorporação do circuito da Companhia de Películas Mexicanas (PELMEX do Brasil S; A) pela Cooperativa Brasileira de Cinema, com o aval da EMBRAFILME; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em cinema e vídeo) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Carlos Amancio da Silva;

Marina Cavalcanti Tedesco

Audiovisual militante contemporâneo: uma visão gramsciana; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Marina Cavalcanti Tedesco;

Mariana Baltar Freire

Excesso, sensacionalismo e atrações: audiovisual político nos sites de redes sociais; 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mariana Baltar Freire;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FREIRE, MARIANA BALTAR ; LEPRI, ADIL GIOVANNI . Gestões sensacionalistas. MATRIZES (ONLINE) , v. 13, p. 169-189, 2019.

  • LEPRI, Adil . O AUDIOVISUAL MILITANTE CONTEMPORÂNEO NAS JORNADAS DE JUNHO DE 2013, NUEVO CINE LATINOAMERICANO E GRAMSCI: APROXIMAÇÕES ESTÉTICAS, TÁTICAS E IDEOLÓGICAS. Rascunho , v. 6, p. 3-4, 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LEPRI, Adil . Parecer de monografia para publicação em periódico. 2017.

LEPRI, Adil . Parecer de monografia para publicação em periódico. 2015.

LEPRI, Adil . Oficina de Cultura Digital. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LEPRI, ADIL GIOVANNI . Editor e Motion Designer do Programa Campus. 2019. Vídeo.

LEPRI, ADIL GIOVANNI . Editor e Motion Designer do Programa Uerj em Pauta. 2019. Vídeo.

LEPRI, ADIL GIOVANNI . Motion Designer do Programa Repórter Ciência. 2019. Vídeo.

LEPRI, Adil . Diretor, Roteirista, Motion Designer e editor do longa-metragem documentário 'Entre Greves'. 2018. Filme.

LEPRI, Adil . Editor, Câmera e Motion Designer do filme institucional da UERJ. 2018. Vídeo.

LEPRI, ADIL GIOVANNI . Editor e Motion Designer de Vídeo Institucional para Supply Chain. 2017. Vídeo.

LEPRI, ADIL GIOVANNI . Motion Designer do Programa TV Uerj Explica. 2017. Vídeo.

LEPRI, ADIL GIOVANNI . Diretor, Fotógrafo, Editor e Motion Designer de Vídeo Registro da 13ª Parada LGBT de Niterói. 2017. Vídeo.

LEPRI, ADIL GIOVANNI . Diretor, Fotógrafo, Editor e Motion Designer do Programa Eleitoral do Ver. Leonardo Giordano. 2016. Vídeo.

LEPRI, ADIL GIOVANNI . Diretor, Fotógrafo, Editor e Motion Designer de Vídeo Registro da 12ª Parada LGBT de Niterói. 2016. Vídeo.

LEPRI, ADIL GIOVANNI . Edição do programa Bonde Alegria 'Velho é lindo'. 2016. Vídeo.

LEPRI, ADIL GIOVANNI ; PINHEIRO, Leonardo . Chamada 5 Festival Curta na UERJ. 2016. Vídeo.

LEPRI, ADIL GIOVANNI . Editor do programa Atletas da UERJ 'Rugbi'. 2016. Vídeo.

LEPRI, ADIL GIOVANNI . Editor no programa Atletas da UERJ 'Judô'. 2016. Vídeo.

LEPRI, ADIL GIOVANNI . Direção de Imagens da transmissão ao vivo do Debate de Candidatos a Prefeitura do Rio de Janeiro em 2016 realizado na UERJ. 2016. Vídeo.

LEPRI, ADIL GIOVANNI . Editor no Programa Uerj em pauta 'Vídeo Diverso'. 2016. Vídeo.

LEPRI, ADIL GIOVANNI . Editor no programa Bonde Alegria '8anos'. 2016. Vídeo.

LEPRI, ADIL GIOVANNI . Editor e Fotógrafo no vídeo 'O que transforma o mundo? Luciana Abreu'. 2016. Vídeo.

LEPRI, ADIL GIOVANNI . Editor no programa Atletas da UERJ 'Ginástica Rítmica'. 2016. Vídeo.

LEPRI, ADIL GIOVANNI . Editor no programa Uerj em Pauta 'Inauguração do Núcleo de Disfunção Miccional'. 2016. Vídeo.

LEPRI, Adil . Assistência de Edição na campanha para a web e TV 'Tudo Pode Com o Nosso Creme de Ricota Polenghi'. 2015. Vídeo.

LEPRI, Adil . Assistência de edição na campanha para a web da marca H2OH 'Titi Muller #absurdamentegulosa' Ep. 1. 2015. Vídeo.

LEPRI, ADIL GIOVANNI . Assistência de edição na campanha para a web da marca H2OH 'Titi Muller #absurdamentegulosa' Ep. 2. 2015. Vídeo.

LEPRI, ADIL GIOVANNI . Assistência de edição na campanha para a web da marca H2OH 'Titi Muller #absurdamentegulosa' Ep. 4. 2015. Vídeo.

LEPRI, ADIL GIOVANNI . Assistência de edição na campanha para a web da marca H2OH 'Titi Muller #absurdamentegulosa' Ep. 3. 2015. Vídeo.

LEPRI, Adil . Assistente de direção e pesquisador no documentário longa-metragem 'Yorimatã'. 2014. Filme.

LEPRI, Adil . Editor e assistente de direção do documentário 'UBES: Uma Rebeldia Consequente'. 2013. Filme.

LEPRI, Adil . Assistene de direção do curta-metragem 'Os Sobreviventes'. 2012. Filme.

LEPRI, Adil . Diretor, editor e produtor na série de vídeos 'Histórias de Sucesso de Gestão na Educação' Ep. 3. 2012. Filme.

LEPRI, Adil . Diretor do documentário curta-metragem 'Corpo a Corpo'. 2012. Filme.

LEPRI, Adil . Diretor, Fotógrafo e Editor do videoclipe 'Terceiro Ato'. 2012. Vídeo.

LEPRI, Adil . Editor do videoclipe 'Alegria - ao vivo'. 2012. Vídeo.

LEPRI, Adil . Diretor de produção do curta-metragem 'Debaixo do Céu'. 2012. Filme.

LEPRI, ADIL GIOVANNI . Diretor, editor e produtor na série de vídeos 'Histórias de Sucesso de Gestão na Educação' Ep. 1. 2012. Vídeo.

LEPRI, ADIL GIOVANNI . Diretor, editor e produtor na série de vídeos 'Histórias de Sucesso de Gestão na Educação' Ep. 2. 2012. Vídeo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Aprovação em Concurso para professor substituto do Dep. de Métodos e Áreas Conexas, ECO/UFRJ.

2017

Aprovação em Concurso para Tecnólogo em Audiovisual e Multimeios, IFRJ.

2017

Aprovação em Concurso para Orientador de Oficinas Artísticas - Área de atuação: Cinema, CepUERJ.

2016

Aprovação em Concurso para Técnico em Video (TV), UERJ.

2015

Aprovação em Concurso para Técnico em Audiovisual, UFF.

2014

Aprovação em Concurso para Técnico em Audiovisual, UFRJ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - 2016

Inquietos Produções

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Adminsitrador

2017 - 2017

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 4

Outras informações:
Estágio de docência supervisionado pela orientadora Mariana Baltar Freire no Departamento de Cinema e Vídeo ministrando a disciplina "Audiovisual e sites de redes sociais".

2015 - 2015

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Eságio Docente, Carga horária: 4

Outras informações:
Ministrou a disciplina Estudos do Mercado Cinematográfico no Departamento de Cinema e Vídeo sob a orientação de Tunico Amâncio.

2018 - 2019

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor substituto no Departamento de Métodos e Áreas Conexas da Escola de Comunicação. Ministrando as disciplinas Tecnologia da Produção, Produção Audiovisual e Produção Radiofônica para a habilitação em Rádio e TV, a disciplina Linguagem Audiovisual I para o ciclo básico e o Laboratório de Audiovisual e Redes Sociais como eletiva para todos os cursos.

2016 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Áudio e Vídeo, Carga horária: 40

Outras informações:
Exerce as atividades de produção e pós produção audiovisual, bem como oferece apoio para as atividades de ensino, pesquisa e extensão no que tange aos recursos audiovisuais.