Caio Icaro Alves Dos Santos

Graduando em Fisioterapia (3 ano) na Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", campus de Marília. Tem desenvolvido pesquisa nas áreas de fisioterapia relacionadas à frequência cardiovascular e o estímulo auditivo como elemento da variação cardíaca. Participa do grupo de pesquisa intitulado CESNA (Centro de Estudos do Sistema Nervoso Autônomo). Foi bolsista PROPe ( Pró-Reitoria De Pesquisa), com o projeto: Estudos Dos Índices Geométricos da variabilidade da freqüência cardíaca após um protocolo de exercícios com padronizado haste oscilatória.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Fisioterapia

2013 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2012

Colégio Fernando Pessoa

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXVII Congresso de Iniciação Cientifica da Universidade Estadual Paulista. RESPOSTA AUTONÔMICA CARDÍACA AO TESTE PRESSOR AO FRIO EM SUJEITOS EXPOSTOS AO ESTÍMULO AUDITIVO MUSICAL. 2015. (Congresso).

I CICLO DE PALESTRAS EM FISIOTERAPIA. 2015. (Encontro).

XXVI Congresso de Iniciação Cientifica da Universidade Estadual Paulista. ESTUDO DOS ÍNDICES GEOMÉTRICOS DA VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA APÓS UM PROTOCOLO DE EXERCÍCIO COM PADRONIZADO HASTE OSCILATÓRIA. 2014. (Congresso).

VII Simpósio Da Sociedade Científica De Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva- SCOTME. 2013. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Natanael Teixeira Alves de Sousa

PEDRONI, C. R.;SOUSA, N. T. A.; SPINOSO, D. H.. Correlação entre déficit de rotação medial e desempenho do ombro em atletas de basquetebol juvenil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Cristiane Rodrigues Pedroni

Correlação entre deficit de rotação medial e desempenho do ombro em atletas de basquetebol juvenil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cristiane Rodrigues Pedroni;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VALENTI, V. E. ; SANTOS, C. I. A. ; MORINI, S. M. ; CARDOSO, A. M. ; RAIMUNDO, R. D. ; GARNER, D. M. . Geometric and Linear indices of heart rate variability during an exercise with flexible pole.. RUSS J CARDIOL , 2015.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    COMPORTAMENTO DA VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA DURANTE TESTE PRESSOR AO FRIO PERANTE EXPOSIÇÃO AO ESTÍMULO AUDITIVO MUSICAL, Projeto certificado pela empresa Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 24/05/2015., Descrição: Introdução: A relação entre o sistema auditivo e o sistema cardiovascular tem como base a incidência de hipertensão em cerca de 20% de sujeitos com déficit auditivo. A exposição a músicas em fortes intensidades pelo fone de ouvido contribui cronicamente para o desenvolvimento de déficit auditivo. A música clássica tem como efeito característico a ativação do sistema nervoso parassimpático e redução do sistema nervoso simpático, além de redução da frequência cardíaca. A variabilidade da frequência cardíaca (VFC) é um método bem reconhecido pela literatura que analisa a regulação cardíaca autonômica. Entretanto, não está claro na literatura se a exposição a diferentes tipos de músicas, bem como a intensidade e período de exposição à música com o fone de ouvido podem afetar a regulação autonômica cardíaca durante teste de pressor ao frio. Objetivo: Analisar os efeitos da exposição ao estímulo auditivo musical sobre a VFC perante o teste pressor ao frio. Método: O estudo será realizado em 20 indivíduos adultos jovens de ambos os gêneros de 18 a 25 anos de idade. Todos os indivíduos passarão pela avaliação audiológica, para que seja confirmado o estado saudável do sistema auditivo. Serão analisados os índices lineares, não-lineares e geométricos da VFC. O protocolo de avaliação terá como base o registro em repouso durante 10 minutos. Nesse período inicial o sujeito permanecerá com o fone de ouvido desligado. Após os 10 minutos de registro inicial, o indivíduo será exposto à música clássica (Pachelbel, Canon in D, 63-84 d) durante 10 minutos. A sequência de exposição aos diferentes estilos musicais será randomizada de indivíduo a indivíduo. Após o período de exposição o teste pressor ao frio será realizado. A VFC será analisada nos seguintes períodos: 0-5 minutos após o teste, 5-10 minutos após o teste e 10-15 minutos após o teste. O teste pressor ao frio consiste em imergir a mão do indivíduo em um recipiente com água em temperatura de 0º a 4 ºc durante 90 segundos. Para o grupo controle os mesmos indivíduos realizarão o protocolo, porém, sem exposição ao estímulo auditivo musical. O nível de som equivalente de exposição será de 65-84 dB.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Caio Icaro Alves Dos Santos - Integrante / VITOR E VALENTI - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    ESTUDO DOS ÍNDICES GEOMÉTRICOS DA VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA APÓS UM PROTOCOLO DE EXERCÍCIO COM PADRONIZADO HASTE OSCILATÓRA, Descrição: Programas de reabilitação e treinamento dos músculos do ombro utilizam vários equipamentos na execução dos protocolos de exercícios. Um desses equipamentos, cujo uso durante o tratamento é algo recente, é a haste oscilatória, que proporciona rápidas contrações musculares excêntricas e concêntricas, ativando toda a musculatura deste complexo. A ativação muscular induz respostas cardíacas, entretanto, não está claro na literatura os efeitos agudos do exercício com haste oscilatória sobre a regulação autonômica cardíaca. Nesse sentido, a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) é um método bem reconhecido na literatura que analisa a regulação autonômica cardíaca. Assim, nosso objetivo foi investigar os efeitos agudos do exercício com a haste sobre a regulação autonômica cardíaca.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Caio Icaro Alves Dos Santos - Integrante / VITOR E VALENTI - Coordenador / S M MORINI - Integrante / A M CARDOSO - Integrante / D M GARNER - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2014

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: , Enquadramento Funcional: