Pedro Henrique da Costa Braga

Mestre em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia. Cientista da Computação formado pela UFRJ em 2015. Em dezembro de 2014 participou do processo seletivo do HCTE/UFRJ (História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia), sendo aprovado em quarto lugar e recebendo bolsa. Em Março de 2015 iniciou seus estudos no HCTE/UFRJ dentro da linha de Ciência, Tecnologia e Sociedade, sob orientação do professor Henrique Cukierman. Defendeu sua dissertação no dia 27 de abril de 2018, sendo aprovado pela banca. Começou em 2013 atuar no Núcleo de Solidariedade Técnica da UFRJ (SOLTEC/UFRJ) aonde trabalhou em 2013 como parte da Coordenação de TI. Entre abril e agosto de 2014, ainda como parte do SOLTEC, foi estudante no Grupo de Pesquisa em Empresas Recuperadas por Trabalhadores (GPERT), participando do desenvolvimento do portal do GPERT. Em 2015 iniciou dentro do SOLTEC a exercer a coordenação a linha de Tecnologias de Informação e Comunicação, Democracia e Movimentos Sociais (TIFS). Em agosto de 2018 passou a atuar no Laboratório de Informática e Sociedade, na frente de Moedas Sociais Digitais. Esse projeto é desenvolvido em parceria com o Instituto Periferia de Maricá (RJ), que financia o projeto. Em setembro de 2018 iniciou seu doutoramento, com bolsa, em Engenharia de Sistemas e Computação, na UFRJ, sob orientação do prof Henrique Luiz Cukierman. Publicações disponíveis em: https://www.researchgate.net/profile/Pedro_Henrique_Da_Costa_Braga/contributions

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Engenharia de Sistemas e Computação

2018 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Henrique Luiz Cukierman. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.

Mestrado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia

2015 - 2018

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Uma proposta de extensão inspirada na pesquisa-ação para atuar no combate à vigilância digital no Rio de Janeiro",Ano de Obtenção: 2018
Henrique Luiz Cukierman.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.

Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação

2009 - 2014

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A RESERVA DE MERCADO PELO OLHAR DOS SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES DE TRABALHADORES EM PROCESSAMENTO DE DADOS
Orientador: Henrique Luiz Cukierman

Ensino Fundamental (1º grau)

1998 - 2005

Colégio Teresiano - Colégio de Aplicação da PUC-Rio

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2015

Extensão universitária em Núcleo de Solidariedade Técnica. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2010 - 2012

Extensão universitária em GRIS - Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2006 - 2008

Projeto Monitores de Física (iniciação científica). (Carga horária: 2h). , Sociedade Brasileira de Educação Colégio Santo Inácio, SBECSI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Ciência, Tecnologia e Sociedade.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Extensão Universitária.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

DIAS, L. R. ; BRAGA, P. H. C. . #GAMBIARRA - ENCONTRO DE MÍDIAS DIGITAIS E ATIVISMO. 2014. (Congresso).

BRAGA, P. H. C. ; Santos, R. ; DOMINGUES JUNIOR, M. F. S. . VI Workshop GRSI de Segurança da Informação. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

ENEDS - Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social. Software Livre e Metodologias Participativas - ensino e extensão em uma disciplina da Engenharia. 2015. (Congresso).

Jornada Giulio Massarani de Inciação Científica.A RESERVA DE MERCADO PELO OLHAR DOS SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES DE TRABALHADORES EM PROCESSAMENTO DE DADOS. 2014. (Seminário).

ENEDS - Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social. Dojo: Uma proposta de ensino e treinamento para o uso de Softwares Livres. 2013. (Congresso).

Conferência O Outro Lado - Security BSides (Co0L BSidesSP). 2012. (Congresso).

IX Hackers to Hackers Conference (H2HC). 2012. (Congresso).

VII Workshop GRIS de Segurança Informação.Race to Zero - Brincando com Antivirus. 2012. (Oficina).

V Workshop GRIS de Segurança Informação.Técnicas de Engenharia Social. 2010. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Antonio Claudio Gómez de Sousa

CUKIERMAN, H. L.; ALVEAR, C. A. S.; CAFEZEIRO, I. L.;SOUSA, A. C. G.. Uma proposta de extensão inspirada na pesquisa ação para atuar no combate à vigilância digital no Rio de Janeiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Engenharia de Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Adriano Joaquim de OLIVEIRA CRUZ

CUKIERMAN, H. L.; MARQUES, I. C.;CRUZ, A. J. O.. A RESERVA DE MERCADO PELO OLHAR DOS SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES DE TRABALHADORES EM PROCESSAMENTO DE DADOS. 2014 - Departamento de Ciência da Computação - IM - UFRJ.

Henrique Luiz Cukierman

CUKIERMAN, H. L.; SOUZA, A. C. G.; Cafezeiro, Isabel L.; ALVEAR, C. A. S.. Uma proposta de extensão inspirada na pesquisa-ação para atuar no combate à vigilância digital no Rio de Janeiro. 2018. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Henrique Luiz Cukierman

CUKIERMAN, H. L.MARQUES, I. C.; CRUZ, A. J. O.. A reserva de mercado pelo olhar dos sindicatos e associações de trabalhadores em processamento de dados. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Isabel Leite Cafezeiro

CUKIERMAN, H. L.; ALVEAR, C. A. S.; SOUZA, A. C. G.;CAFEZEIRO, Isabel. Uma proposta de extensão inspirada na Pesquisa-ação para atuar no combate à vigilância digital no Rio de Janeiro. 2018. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Celso Alexandre Souza de Alvear

CUKIERMAN, H. L.;ALVEAR, C. A. S.; CAFEZEIRO, I. L.; SOUSA, A. C. G.. Uma proposta de extensão inspirada na pesquisa-ação para atuar no combate à vigilância digital no Rio de Janeiro. 2018. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Arthur Oscar de Castro

Técnologias da Informação e Comunicação, Democracia e Movimentos Sociais; 2016; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Pedro Henrique da Costa Braga;

Arthur Guilherme Souza

Técnologias da Informação e Comunicação, Democracia e Movimentos Sociais; 2016; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Pedro Henrique da Costa Braga;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Lucimeri Ricas Dias

Coordenação de Tecnologia da Informação; 2013; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lucimeri Ricas Dias;

Henrique Luiz Cukierman

Engenharia de Software além dos muros da universidade; o papel da extensão acadêmica; Início: 2018; Tese (Doutorado em PESC - Programa de Engenharia de Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Henrique Luiz Cukierman

UMA PROPOSTA DE EXTENSÃO INSPIRADA NA PESQUISA-AÇÃO PARA ATUAR NO COMBATE À VIGILÂNCIA DIGITAL NO RIO DE JANEIRO; 2018; Dissertação (Mestrado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Henrique Luiz Cukierman;

Henrique Luiz Cukierman

Utilizando a Pesquisa-Ação na Percepção da Vigilância Digital por Grupos Contra-Hegemônicos no Rio de Janeiro; 2015; Dissertação (Mestrado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Henrique Luiz Cukierman;

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Pesquisador da frente de Moedas Sociais Digitais do LABIS - Laboratório de Informática e Sociedade da COPPE/UFRJ Esse projeto é realizado em parceria com o Instituto Periferia de Maricá (RJ), que financia o projeto.

  • 2015 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projeto, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Coordenação de projeto do Núcleo de Solidariedade Técnica (SOLTEC/NIDES/UFRJ). O projeto Tecnologias da Informação e Comunicação,Democracia e Movimentos Sociais tem como objetivo o desenvolvimento de software para, e em conjunto, com movimentos sociais e órgãos públicos buscando solucionar problemas sociais e promover a redução de desigualdades. Como coordenador do projeto também auxiliei em sala de aula os professores da disciplina Software Livre e Metodologias Participativas, oferecida para os cursos de Engenharia Eletrônica e de Computação e Bacharelado em Ciência da Computação.

  • 2015 - 2016

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Estágio Docência, Enquadramento Funcional: Estágio Docência (Mestrado), Carga horária: 4

    Outras informações:
    Estágio supervisionado de docência realizado sob orientação do Prof. Henrique Cukierman, na disciplina Computadores e Sociedade, oferecida pela Escola Politécnica da UFRJ para a graduação de Engenharia de Computação e Informação. O estágio ocorreu durante o período letivo 2015/2, com inicio em outubro de 2015 e término em março de 2016.

  • 2013 - 2015

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 20

    Outras informações:
    O Núcleo de Solidariedade Técnica (SOLTEC/UFRJ) é um programa interdisciplinar de extensão, pesquisa e formação, que desenvolve projetos em rede com abordagem territorial e participativa, nos campos da Tecnologia Social e da Economia Solidária, visando à construção de políticas públicas para a equidade social e o equilíbrio ambiental. O núcleo é formado por alunos de graduação, pós-graduação, professores e técnicos-administrativos da UFRJ. Em seus projetos, busca contribuir para a formação mais completa dos estudantes através de uma interação contínua e dialógica com a sociedade. O SOLTEC nasceu a partir da mobilização de estudantes e professores da Escola Politécnica, tendo sido aprovado pelo Departamento de Engenharia Industrial em 13 de março de 2003. Hoje ele é um Programa de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e compõe o Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES/UFRJ). O trabalho da Coordenação de TI é prover a infraestrutura computacional requerida para a realização dos projetos do SOLTEC.

  • 2012 - 2013

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estágio na Equipe de Sistemas do Núcleo de Computação de Alto Desempenho do NCE. Trabalhando diretamente com a manutenção do cluster Netuno

  • 2010 - 2012

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro

    Outras informações:
    Membro do GRIS - Grupo de Respostas a Incidentes de Segurança. Projeto de extensão do Departamento de Ciência da Computação que busca atuar nos incidentes de segurança ocorridos dentro da UFRJ e na promoção de cursos e outras atividades de formação dos servidores da universidade e de outros órgãos públicos relacionados à temática da Segurança da Informação.

  • 2019 - 2020

    Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Líder de equipe de Infraestrutura e Segurança, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Líder de equipe de Infraestrutura e Segurança da Informação

  • 2018 - 2019

    Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Analista de Infraestrutura e Segurança, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Analista de Infraestrutura e Segurança da Informação do CAPGov - Centro de Apoio a Políticas de Governo.

  • 2018 - 2018

    Instituto Periferia Maricá

    Vínculo: MEI, Enquadramento Funcional: Agente Comunitário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Agente comunitário, contratado pelo Instituto Periferia Maricá para pesquisar a circulação da moeda social digital Mumbuca, política pública de distribuição de renda promovida pela Prefeitura por meio do Instituto e do Banco Comunitário de Desenvolvimento Mumbuca. Esse estudo teve como produto um relatório de circulação da moeda digital que serviu de base para o desenvolvimento de ações para a prefeitura e para o Banco Comunitário.

  • 2017 - 2017

    Escola de Ativismo

    Vínculo: MEI, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Pesquisador do projeto de Vigilância Digital e Segurança da Informação