Ricardo de Carvalho Isídio Bruno
Ricardo de Carvalho Isídio é graduado em Geografia pela UNESP Ourinhos. Atua principalmente nos seguintes temas: transporte marítimo, desenvolvimento econômico e climatologia. Professor de Geografia.
Informações coletadas do Lattes em 29/05/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Geografia
2009 - 2014
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Considerações acerca das causas de variabilidade do clima e mudanças climáticas
Orientador: Jonas Teixeira Nery
Bolsista do(a): Programa de Educação Tutorial.
Formação complementar
2009 - 2009
VI Curso de Voluntários Ambientais. (Carga horária: 20h). , Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Econômica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Transportes.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia/Especialidade: Climatologia.
Participação em eventos
II Simpósio de Recursos Hídricos do Rio Paraíba do Sul. 2014. (Simpósio).
Meio Ambiente e Populações Vulneráveis. 2014. (Oficina).
XV Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada.Considerações acerca das causas de mudanças climáticas e variabilidades do clima. 2013. (Simpósio).
14º EGAL. 2013. (Encontro).
Sketchup: Modelagem em Geografia. 2012. (Oficina).
Geoarte: a Geografia nos documentários. 2012. (Oficina).
VIII Semana de Geografia da UNESP Ourinhos. 2012. (Outra).
Teoria e Método em Geografia. 2011. (Oficina).
III Ciclo de Idéias e Debates do GEDRI. 2011. (Encontro).
VI Encontro de Ensino de Geografia. 2011. (Encontro).
VII Semana de Geografia da UNESP Ourinhos. 2011. (Outra).
I SIMPÓSIO DA CONSERVAÇÃO DO SOLO E ÁGUA. 2010. (Simpósio).
XVI Encontro Nacional de Geógrafos "Crise, Práxis e Autonomia: Espaços de Resistência e de Esperanças".TRANSPORTE HIDROVIÁRIO MARÍTIMO A PARTIR DO PORTO DE SÃO SEBASTIÃO-SP E AS EXPORTAÇÕES DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS. 2010. (Encontro).
VII WORKSHOP "O NOVO MAPA DA INDÚSTRIA NO INÍCIO DO SÉCULO XXI". 2010. (Outra).
VI Semana de Geografia da UNESP Ourinhos. 2010. (Outra).
FERRAMENTAS DIGITAIS DE PESQUISA DO IBGE. 2009. (Oficina).
SUBSÍDIOS PARA A INCLUSÃO: ADAPTAÇÃO DO RECURSO PEDAGÓGICO E ACESSIBILIDADE FÍSICA EM ESCOLAS. 2009. (Oficina).
IV ENSIGEO "Políticas Educacionais e Inclusão". 2009. (Encontro).
V Semana de Geografia da UNESP Ourinhos. 2009. (Outra).
VI CURSO DE VOLUNTÁRIOS AMBIENTAIS. 2009. (Outra).
Produções bibliográficas
-
ISÍDIO, R. C. . Considerações acerca das causas de mudanças climáticas e variabilidades do climma. In: XV Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada: Uso e ocupação da terra e mudanças das paisagens, 2013, Vitória. Uso e ocupação da terra e as mudanças das paisagens, 2013.
-
ISÍDIO, R. C. . Considerações acerca das mudanças climáticas. In: 14º Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2013, Lima. Reencuentro de Saberes Territoriales Latinoamericanos, 2013.
-
ISÍDIO, R. C. . Transporte hidroviário marítimo a partir do porto de São Sebastião-SP e as exportações de produtos industrializados. In: XVI Encontro Nacional de Geógrafos, 2010, Porto Alegre. Crise, Práxis e Autonomia: Espaços de Resistência e de Esperanças, 2010.
-
ISÍDIO, R. C. ; NERY, J. T. . CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ISÍDIO, R. C. ; NERY, J. T. . CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS CAUSAS DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E VARIABILIDADES DO CLIMA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ISÍDIO, R. C. ; NERY, J. T. . CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS CAUSAS DE VARIABILIDADES DO CLIMA E MUDANÇAS CLIMÁTICAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ISÍDIO, R. C. . Porto de São Sebastião e o transporte de produtos industrializados para exportação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ISÍDIO, R. C. . TRANSPORTE HIDROVIÁRIO MARÍTIMO A PARTIR DO PORTO DE SÃO SEBASTIÃO E AS EXPORTAÇÕES DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ISÍDIO, R. C. . TRANSPORTE HIDROVIÁRIO MARÍTIMO A PARTIR DO PORTO DE SÃO SEBASTIÃO E AS EXPORTAÇÕES DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2013 - 2013
GeoArte: Geografia e Arte, Descrição: O Programa de Educação Tutorial da UNESP Ourinhos tem um arcabouço de atividades de pesquisa, ensino ou extensão; individuais e em grupo; periódicas e esporádicas. Uma das ações ligada às atividades de ensino, organizada em grupo e de forma periódica, é o Geoarte. Seu escopo esta no uso das diversas linguagens artísticas (música, literatura, cinema e artes plásticas) que facilitam e enriquecem o processo de ensino aprendizagem; dentro e fora da Universidade. é uma atividade que tem em vista ampliar os espaços de acesso e debate à produção artística. As diversas manifestações artísticas serão concebidas como uma modalidade de linguagem que pode ser incorporada ao conhecimento geográfico com o objetivo de formar profissionais comprometidos com o patrimônio cultural de nossa sociedade. As atividades irão ocorrer na forma de encontros, debates e palestras com convidados. Serão de grande relevância as sessões de audição musical orientadas, sessões de cinema e a consulta a material gráfico visual e literário, precedidos e sucedidos de debates. Esta atividade de ensino está articulada com a atividade de extensão Território da Cultura , destinado a agrupar interessados em expor produções artísticas individuais e os resultados dos debates realizados no âmbito do Geoarte. O Geoarte ocorre na forma de encontros, debates e palestras com convidados, sessões de audição musical e cinema, consulta a material gráfico visual e literário, entre outros. Nesses eventos é esperado que a comunidade (acadêmica) reflita sobre a cultura de valorização da diversidade, através do contato com manifestações artísticas de outros períodos históricos e outras regiões.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (13) . , Integrantes: Ricardo de Carvalho Isídio Bruno - Coordenador / Nelson Rodrigo Pedon - Integrante / Alessandro Bernardes - Integrante / Cleiton da Silva Antonio - Integrante / Filipe Luiz dos Santos - Integrante / Glaziele Ezau - Integrante / Lidiana Cruz Costa - Integrante / Wander Luiz de Melo Cruz - Integrante / Arthur Boscariol da Silva - Integrante / Jaqueline da Silva Pereira - Integrante / Juliana de Fátima Zanchetta - Integrante / Manoel Vinicius da Mata Souza - Integrante / Matheus Felipe Oliveira - Integrante / Paulo Victor Godinho da Silva - Integrante.
-
2013 - 2013
PET-Escola: Cotidiano e Sustentabilidade, Descrição: A discussão e a preocupação com relação ao meio ambiente tem se intensificado nas últimas décadas. A intensa degradação ambiental destaca a necessidade de ações de preservação e melhor utilização dos recursos naturais. Essas ações tem se tornado urgentes frente à manutenção das diversas formas de vida na Terra, ao equilíbrio da dinâmica da natureza e à qualidade de vida da população. A abordagem desse tema no universo das crianças é tido como eficaz no despertar da cidadania e na educação para a preservação do meio ambiente. Assim, espera-se com a discussão dessa temática o desenvolvimento de ações que estimulem o protagonismo infantil, incentivando nos alunos uma atuação de intervenção no seu cotidiano; seja ele a comunidade escolar, sua residência e até mesmo em outras situações sociais mais amplas, tornando-os mais responsáveis pelo seu próprio meio ambiente. Inserida numa atualidade de universalização do ensino público e seus decorrentes problemas, as escolas encontram dificuldade em trabalhar o cotidiano dos alunos. A proposta do projeto Pet-Escola: Cotidiano e Sustentabilidade é permitir uma aproximação entre a Universidade, a escola e a realidade social do aluno, trabalhando problema mais próximos do cotidiano dos alunos relacionados ao meio- ambiente; a relação do homem com o meio-ambiente; a produção e destino do lixo; as práticas de preservação do meio-ambiente e o conceito de sustentabilidade. O projeto tem como objetivo geral sensibilizar e conscientizar os alunos quanto ao desenvolvimento de práticas em seu dia a dia para a conservação do meio ambiente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo de Carvalho Isídio Bruno - Coordenador / Nelson Rodrigo Pedon - Integrante / Alessandro Bernardes - Integrante / Arthur Boscariol da Silva - Integrante / Jaqueline da Silva Pereira - Integrante / Juliana de Fátima Zanchetta - Integrante / Manoel Vinicius da Mata Souza - Integrante / Matheus Felipe Oliveira - Integrante / Paulo Victor Godinho da Silva - Integrante.
-
2012 - 2014
Considerações acerca das causas de variabilidade do clima e mudanças climáticas, Descrição: O presente trabalho tem como proposta discutir indicativos das causas de variabilidades climáticas e mudanças climáticas, que implicam em mudanças de ordem social, econômica, ambiental e política, destacando algumas contribuições teóricas acerca desta temática para o auxílio em sua elaboração. Há polêmicas principalmente no meio acadêmico e de informação a respeito do aquecimento global (uma mudança climática) de origem antropogênica, como afirma o IPCC. Essa suposição tem o outro lado, com posições buscando indicar que, por exemplo, a natureza produz mais dióxido de carbono que as atividades antropogênicas. Estabelecer considerações sobre mudanças climáticas implica uma abordagem teórico-metodológica geossistêmica, em razão de que o sistema busca por um estado de equilíbrio dinâmico. Portanto, este equilíbrio apresenta variações em suas condições ao longo do tempo, em função de diversas causas naturais ou antrópicas, resultantes da dinâmica interna da própria Terra, bem como de fatores externos ao planeta. Como metodologia adotada, além do referencial teórico sobre estes temas, também serão analisados a paleoclimatologia e suas técnicas de datação de condições atmosféricas e do clima passado, como cilindros de gelo, anéis de árvores, entre outros, buscando criar comparações com as situações atuais, identificando as origens de seus fatores e como as atividades naturais internas (como vulcanismo) ou externas alteram o clima da Terra.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo de Carvalho Isídio Bruno - Coordenador / Jonas Teixeira Nery - Integrante.
-
2011 - 2011
Porto de São Sebastião e o transporte de produtos industrializados para exportação, Descrição: O projeto tem como pressuposto nortear a pesquisa sobre transporte hidroviário marítimo e a importância deste modal para o desenvolvimento nacional, estudado através da organização do espaço brasileiro. O transporte hidroviário é subdividido em marítimo (cabotagem e longo curso) e interior/fluvial (navegação em rios e em ambientes lacustres). A importância de um estudo acerca do transporte hidroviário marítimo, com ênfase na circulação, nas redes, nos fluxos e nas conexões estabelecidas entre o território paulista e outros países (exportação de bens industrializados), está ligada ao papel desempenhado pelo modal na economia paulista e nacional, sendo também o maior responsável pelo comércio internacional (longo curso).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo de Carvalho Isídio Bruno - Coordenador / Márcio Rogério Silveira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
-
2006 - 2011
O mapa da indústria no início do século XXI: diferentes paradigmas para a leitura territorial da dinâmica econômica no estado de São Paulo, Descrição: Tendo-se como preocupação constante o relacionamento de conceitos importantes no pensamento geográfico, pretende-se verificar como se dá a dinâmica econômica no interior do estado de São Paulo, considerando-se o papel da metrópole na geração de riquezas relativas ao estado e ao país, e do interior da produção industrial, no comércio e nos serviços vis-à-vis a constituição de uma rede logística, definida pelas autopistas e pelas cidades médias. O desafio é relacionar a dinâmica da desconcentração industrial em direção ao interior do estado com a dinâmica do emprego e do desemprego em todos os setores econômicos levando-se em conta, ainda a dinâmica populacional. No final, o mapeamento das transformações socioeconômicas e territoriais poderá mostrar, didaticamente, os tempos e os movimentos para a leitura da dinâmica econômica pelos recortes propostos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo de Carvalho Isídio Bruno - Integrante / Márcio Rogério Silveira - Integrante / Eliseu Savério Sposito - Coordenador / Sandra Lencioni - Integrante / Maria Monica Arroyo - Integrante / Elson Luciano Silva Pires - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - Atual
Secretaria da Educação do Estado de São PauloVínculo: Professor eventual, Enquadramento Funcional: Professor eventual, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor eventual de Geografia nas escolas estaduais de São José dos Campos-SP
2012 - 2014
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PET, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsista PET (Programa de Educação Tutorial) na UNESP de Ourinhos.
2011 - 2011
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsista Fapesp de Iniciação Científica: Projeto: Porto de São Sebastião e o transporte de produtos industrializados para exportação
2010 - 2010
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Extensão, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsista de Apoio Acadêmico e Extensão III. Monitoria no Laboratório de Geografia Humana da UNESP de Ourinhos.
Você é Ricardo de Carvalho Isídio Bruno?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ricardo de Carvalho Isídio Bruno e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?