Orimar Souza Santana Sobrinho

Doutorando do Programa e Pós-Graduação em Geografia da Universidade de Brasilia UnB. Linha de Pesquisa: Produção do Espaço Urbano, Rural e Regional. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - Tratamento da Informação Espacial da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Área de Concentração em Análise Espacial. Vale destacar como ferramenta de trabalho a utilização das Geotecnologias e o uso de SIG, para explicar a localização e a distribuição espacial dos fenômenos. Possui Licenciatura e Bacharelado em Geografia com ênfase em Geoprocessamento pela PUC Minas (2009). Participa como consultor especializado do projeto I Etapa: Mapeamento da Capoeira no Tocantins - Região Sudeste. Em fase final de execução com o Projeto:GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA CINCO ASSENTAMENTOS DE PALMAS - TO, financiado pela FUNASA e em parceria com a Universidade Federal do Tocantins. Aprovado pelo Edital UNIVERSAL ? CNPq No. 14/2013 e finalizado o projeto de pesquisa ANÁLISE DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS INTERMUNICIPAIS NO ESTADO DO TOCANTINS OCORRIDOS NOS PERÍODOS 1986-1991, 1995-2000 E 2005-2010, CONSIDERANDO A DINÂMICA ECONÔMICA E A ESTRUTURA FUNCIONAL DOS CENTROS QUE COMPÕEM SUA REDE URBANA. Professor substituto da Universidade Federal do Tocantins no Campus de Arraias - Curso Pedagogia no período 2015/2017. Desenvolve projeto de extensão no Curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental na área de Geoprocessamento e atrativos turísticos na Universidade Federal do Tocantins Campus de Arraias-TO.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Geografia

2018 - Atual

Universidade de Brasília
Título: REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DA AGROPECUÁRIA E TRANSFORMAÇÕES NA REDE DE CIDADES: estudo comparativo de regiões produtivas do agronegócio nos estados de Tocantins e Bahia.,
FERNANDO LUIZ ARAÚJO SOBRINHO. Palavras-chave: Agronegócio; Regiões Produtivas Agrícolas; MATOPIBA.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional.

Mestrado em GEOGRAFIA - TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO ESPACIAL

2011 - 2013

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: PALMAS - uma cidade média no coração do Brasil,Ano de Obtenção: 2013
Ana Márcia Moreira Alvim.Coorientador: Alexandre Magno Alves Diniz. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: CIDADES MÉDIAS; Morfologia Urbana; ZONEAMENTO MORFOLÓGICO-FUNCIONAL; PALMAS; Tocantins.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional / Especialidade: Análise Regional. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional / Especialidade: Regionalização.

Graduação em Geograifa com ênfase em Geoprocessamento

2005 - 2009

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Análise Hierárquica das Cidades da Microrregião de Almenara M/G.
Orientador: Ana Márcia Moreira Alvim
Bolsista do(a): SInd. Aux. Ed. Minas Gerias, SAAE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

PLANEJAMENTO DA ARBORIZAÇÃO URBANA. (Carga horária: 8h). , SOCIEDADE BRASILEIRA DE ARBORIZAÇÃO URBANA, SBAU, Brasil.

2013 - 2013

1° Curso a distância de autoinstrução - Instrument. (Carga horária: 70h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.

2013 - 2013

PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS URBANOS. (Carga horária: 20h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em OFICINA DE LIBRAS - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Urbana.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional/Especialidade: Análise Regional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SANTANA SOBRINHO, O. S. . XIª SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA E Iº COLÓQUIO DA INFÂNCIA. 2015. (Outro).

SANTANA SOBRINHO, O. S. . 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE DE PALMAS - TO. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

8 º CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO PARA O PLANEAMENTO URBANO, REGIONAL, INTEGRADO E SUSTENTÁVEL (PLURIS 2018) Cidades e Territórios - Desenvolvimento, atratividade e novos desafioss. CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DAS CIDADES E DA POPULAÇÃO, EM REGIÕES PRODUTIVAS DO AGRONEGÓCIO NOS ESTADOS DA BAHIA E TOCANTINS, BRASIL.. 2018. (Congresso).

I Seminário Latinoamericano Cidades, Território e Memória,.Reestruturação produtiva da agropecuária e transformações na rede de cidades: estudo comparativo de regiões produtivas do agronegócio nos estados de Tocantins e Bahia. 2018. (Seminário).

I SIMPÓSIO INTEGRADO DE ESTUDOS TERRITORIAIS: Dinâmicas Territoriais e Políticas Sociais no Brasil Contemporâneo..A REDE DE CIDADES MEDIAS DE REGIÕES PRODUTIVAS DO AGRONEGÓCIO NOS ESTADOS DA BAHIA E TOCANTINS. 2018. (Simpósio).

IV SEDRES - SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, ESTADO E SOCIEDADE.Modernização agrícola e novas dinâmicas urbanas nos cerrados piauienses, um dos recortes do Matopiba. 2018. (Seminário).

IV SEDRES - SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, ESTADO E SOCIEDADE.Reestruturação Produtiva da Agropecuária e Transformações na Rede Urbana: o caso da Mesorregião Oriental do Tocantins e da Mesorregião Extremo Oeste Baiano. 2018. (Seminário).

V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL II SEMINÁRIO DA REDE IBEROAMERICANA DE ESTUDOS SOBRE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E GOVERNANÇA - SIDETEC.DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA POPULAÇÃO E DE INDICADORES SOCIOECONÔMICOS: estudo comparativo entre cidades do Matopiba nos estados de Tocantins e Bahia.. 2018. (Seminário).

XIX ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS - PENSAR E FAZER A GEOGRAFIA BRASILEIRA NO SÉCULO XXI:ES escalas, conflitos socioespaciais e crise estrutural na nova geopolítica mundial.HIERARQUIA E REDE URBANA NO MATOPIBA: transformações na rede urbana de regiões produtivas do agronegócio no oeste baiano, leste tocantinense e sudoeste piauiense. 2018. (Encontro).

XVI COLÓQUIO IBÉRICO DE GEOGRAFIA Península Ibérica no Mundo: problemas e desafios para uma intervenção ativa da Geografia.ANÁLISE ESPACIAL DAS TRANSFORMAÇÕES RECENTES EM CIDADES DE REGIÕES PRODUTIVAS AGRÍCOLAS NA BAHIA E EM TOCANTINS - BRASIL. 2018. (Outra).

III ENCONTRO DOS PESQUISADORES DA COMUNIDADE KALUNGA.MULTITERRITORIALIDADES E COMUNIDADES TRADICIONAIS. 2017. (Encontro).

I ENCONTRO INTERINSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA NO TERRITORIO KALUNGA.GRUPO DE TRABALHO: SAÚDE, TERRITÓRIO E IDENTIDADE. 2016. (Encontro).

I ENCONTRO INTERINSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA NO TERRITÓRIO KALUNGA.COORDENAÇÃO DO GRUPO DE TRABALHO: SAÚDE, TERRITÓRIO E IDENTIDADE. 2016. (Encontro).

II ENCONTRO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO MUSICAL E ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO NO CAMPOL. 2016. (Simpósio).

II ENCONTRO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO MUSICAL E ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO NO CAMPOL. 2016. (Oficina).

II ENCONTRO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO MUSICAL E ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO NO CAMPOL.MULTITERRITORIALIDADES E COMUNIDADES TRADICIONAIS. 2016. (Encontro).

XI SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA E I COLÓQUIO A INFÂNCIA.COLETA E ORGANIZAÇÃO DE DADOS SECUNDÁRIOS, COM USO DA INTERNET. 2015. (Oficina).

XIª SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA Iª COLÓQUIO DA INFANCIA.COLETA E ORGANIZAÇÃO DE DADOS SECUNDÁRIOS, COM USO DA INTERNET.. 2015. (Oficina).

II SIMPÓSIO NACIONAL - CIDADES, FRONTEIRAS E TERRITÓRIO TRADICIONAL: as estratégias dos grandes projetos de desenvolvimento na fronteira sudeste da Amazônia Legal e V Simpósio do NURBA-UFT. 2014. (Simpósio).

I Seminário sobre Interdisciplinaridade na Pós_Graduação.PALMAS: uma cidade média no coração do Brasil. 2013. (Seminário).

XVII Congresso Brasileiro de Arborização Urbana CBAU 2013. 2013. (Congresso).

I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DE MATO GROSSO DO SUL. 2012. (Congresso).

"Mudanças Climáticas sem fósseis e sem físseis". 2011. (Encontro).

"Perspectivas para o planejamento metropolitano: o processo de elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da RMBH". 2010. (Encontro).

METODOLOGIA DE DIAGNOSTICO SOCIOESPACIAL. 2009. (Oficina).

"UMA VISAO HISTORICA DA SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO: A TERCEIRA ONDA DE ESTUDOS DA CIENCIA E POPULISMO TECNOLOGICO". 2008. (Outra).

ArcGIS BÁSICO. 2008. (Oficina).

FORUM QUILOMBOLA. 2008. (Outra).

SEMINARIO INTERNO DE PESQUISA 2008. 2008. (Seminário).

VI SEMINARIO CLAUDIO PERES DE PRARTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA. 2008. (Seminário).

XI SEMANA DE GEOGRAFIA. 2008. (Outra).

CURSO DE NORMAS DA "ABNT" PARA TRABALHOS ACADEMICOS. 2007. (Oficina).

FORUM QUILOMBOLA. 2007. (Outra).

V SEMINARIO CLAUDIO PERES DE PRATICA DE ENSINO E GEOGRAFIA APLICADA. 2007. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Wesley Domingos Francisco de souza

MATOS, M. A.;SANTANA SOBRINHO, O. S.; MIRANDA, E. L.. MEMÓRIA E CULTURA: Troca de Saberes e Fazeres dos Artesãos em Paranã-TO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Educação do Campo: práticas pedagógicas) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.

Aluno: Lucivânia Rodrigues da Silva

SANTANA, A. C. S.;SANTANA SOBRINHO, O. S.; MOURA, S. A. T.. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Educação do Campo: práticas pedagógicas) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Ana Maria Ribeiro dos Santos

SANTANA SOBRINHO, O. S.; MOURA, S. A. T.; SANTANA, A. C. S.. A RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA NO CAMPO: Um Olhar sobre a Escola Iaiá Ciriaca. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Educação do Campo: práticas pedagógicas) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.

Aluno: Beatriz de Almeida Faria

ARAUJO SOBRINHO, F. L.;SANTANA SOBRINHO, O. S.; MACHADO, E. A.. O SANEAMENTO AMBIENTAL E A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA FAVELA DO SOL NASCENTE, CEILÂNDIA, DISTRITO FEDERAL.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.

Aluno: Eudemir de Melo da Silva

SILVA, E. M.;SANTANA SOBRINHO, O. S.; OLIVEIRA, F. V.. "Mapeamento do Patrimônio Cultural e Natural da Região do Escondido, Belém e das Matas no Território da Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso - Arraias-TO". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo Patrimonial e Socioambiental) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.

Aluno: CAIO VINICIUS PEIXOTO

SANTANA SOBRINHO, O. S.; MACHADO, E. A.; ARAUJO SOBRINHO, F. L.. MOBILIDADE URBANA EM VALPARAISO DE GOIÁS: estudo de caso da mobilidade urbana do Entorno Sul e o Distrito Federal.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.

Aluno: Carlos Henrique Melo da Silva

SANTANA SOBRINHO, O. S.; MACHADO, E. A.; ARAUJO SOBRINHO, F. L.. SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO SOBRE TRILHOS NO DISTRITO FEDERAL: avaliação e tendências na rede de transportes de massa e seus impactos sobre a urbanização local. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.

Aluno: Antônia Serafim Dos Reis

RIBEIRO, E. S.;SANTANA SOBRINHO, O. S.; SHNEIDER, M. B. D.. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO DE PEDAGOGIA - PRESENCIAL) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.

Aluno: Agna da Cruz Oliveira

SHNEIDER, M. B. D.;SANTANA SOBRINHO, O. S.; RIBEIRO, E. S.. O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NA TURMA DO MATERNAL I NO CMEI IRMÃ LUCÍLIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO DE PEDAGOGIA - PRESENCIAL) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.

Aluno: Domingas Dias dos Santos Amaral

MATOS, M. A.; ABREU, M. C. F.;SANTANA SOBRINHO, O. S.. A LITERATURA INFANTO-JUVENIL NA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO DE PEDAGOGIA - PRESENCIAL) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.

Aluno: Deyvison Bispo de oliveira Santos

COSTA, M. S. P.; NEIVA, S. M. S. F.;SANTANA SOBRINHO, O. S.. ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR APOENAN DE ABREU TEIXEIRA: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONQUISTA DA CIDADANIA NO BAIRRO BURITIZINHO.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO DE PEDAGOGIA - PRESENCIAL) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.

Aluno: Rozana Ribeiro de Castro

MESSIAS, N. C.; JESUS, A.;SANTANA SOBRINHO, O. S.. CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA NA ESCOLA ESTADUAL SILVA DOURADO, ARRAIAS/TO.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO DE PEDAGOGIA - PRESENCIAL) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.

Aluno: Maria de Lourdes dos Santos Flores Gorgonho

VALADAO, E. B.;SANTANA SOBRINHO, O. S.; SILVA, J. N.. O SABER DO IDOSO: contribuições à Prática Pedagógica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO DE PEDAGOFIA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.

Aluno: Tauana Da Cunha Alves

CARVALHO, A. D. S.; NEIVA, S. M. S. F.;SANTANA SOBRINHO, O. S.. A PRODUÇÃO ESCRITA NA UNIVERSIDADE: Os Desafios do Letramento.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.

Aluno: Valcene Batista da Silva

SILVA, C. R.;SANTANA SOBRINHO, O. S.; RODRIGUES, R. A.. A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E MOBILIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL IRMÃ LUCÍLIA (CMEI) EM ARRAIAS-TO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.

Aluno: Raquel Ribeiro Rodrigues

ABREU, M. C. F.;SANTANA SOBRINHO, O. S.. ATUAÇÃO E FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: uma análise na Escola Municipal Lívia Lorene Bueno Maia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.

Aluno: Márcia de Queiroz Miranda Santos

GOMES, I. D.;SANTANA SOBRINHO, O. S.. A INSERÇÃO DE ALUNOS CAMPESINOS NA ESCOLA URBANA DE ARRAIAS TOCANTINS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.

Aluno: Paula Rodrigues Nascimento

SOARES, L. R.;SANTANA SOBRINHO, O. S.. O CURRICULO NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DO ESTUDANTE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.

Aluno: HARHON EVANGELISTA ARAÚJO MARQUES

COSTA, M. S. P.;SANTANA SOBRINHO, O. S.. CRIANÇAS INVISÍVEIS: um estudo sobre o trabalho infantil doméstico em Arraias-TO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO DE PEDAGOGIA - PRESENCIAL) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Flávio Morais Castro

ALVIM, A. M. M.; DINIZ, A. M. A.; BESSA, K. C. F. O.;CASTRO, José Flávio Morais. Palmas - TO: uma cidade média no coração do Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Prog. Pós-Grad. Geografia - Trat. Inf. Espacial) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Ana Márcia Moreira Alvim

ALVIM, A. M. M.; CASTRO, J. F. M.; DINIZ, A. M.; BESSA, K. C. F. O.. Palmas-TO: uma cidade média no coração do Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Tratamento da Informação Espacial) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Ana Márcia Moreira Alvim

ALVIM, A. M. M.. Hierarquia das cidades da microrregião de Almenara: sua dinâmica econômica e populacional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia com ênfase em Geoprocessamento) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Alexandre Magno Alves Diniz

DINIZ, A. M. A.; ALVIM, A. M. M.; CASTRO, José Flávio Moraes; BESSA, K. C. F. O.. Palmas - TO: uma cidade média no coração do Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Geografia - Tratamento da Informação Espacial) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Leonardo Souza Novais

UM ESTUDO SOBRE O MÉTODO SOCIOLINGUÍSTICO: CONSCIÊNCIA SOCIAL, SILÁBICA E ALFABÉTICA EM PAULO FREIRE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Orimar Souza Santana Sobrinho;

Joana D'arc Da Silva Rodrigues

A PRECARIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENAL NA COMUNIDADE RIBEIRINHA PORTO DO ESPIRITO SANTO EM PARANÃ-TO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CURSO DE PEDAGOGIA - PRESENCIAL) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Orientador: Orimar Souza Santana Sobrinho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Fernando Luiz Araújo Sobrinho

REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DA AGROPECUÁRIA E TRANSFORMAÇÕES NA REDE DE CIDADES: estudo comparativo de regiões produtivas do agronegócio nos estados de Tocantins e Bahia; ; Início: 2018; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Ana Márcia Moreira Alvim

Palmas-TO: uma cidade média no coração do Brasil; 2013; Dissertação (Mestrado em Tratamento da Informação Espacial) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Márcia Moreira Alvim;

Ana Márcia Moreira Alvim

Análise da microrregião de almenara; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia com ênfase em geoprocessamento) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Ana Márcia Moreira Alvim;

Alexandre Magno Alves Diniz

Palmas - TO: uma cidade média no coração do Brasil; 2013; Dissertação (Mestrado em Geografia - Tratamento da Informação Espacial) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Alexandre Magno Alves Diniz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUZA, W. D. F. ; MATOS, M. A. ; SANTANA SOBRINHO, O. S. . MEMÓRIA E CULTURA: TROCAS DE SABERES E FAZERES DOS ARTESÃOS EM PARANÃ, TO. Revista Nós ¦ Cultura, Estética e Linguagens , v. v. 03, p. 60-73, 2018.

  • SANTANA SOBRINHO, O. S. . PALMAS - TO: uma cidade média no coração do Brasil. 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Academicas, 2015. v. 1. 138p .

  • SANTANA SOBRINHO, O. S. . PALMAS: região metropolitana ou apenas uma rede urbana ?. Jornal do Tocantins, Tocantins, 26 dez. 2013.

  • SANTANA SOBRINHO, O. S. ; RUFO, T. F. ; ARAUJO SOBRINHO, F. L. . HIERARQUIA E REDE URBANA NO MATOPIBA: transformações na rede urbana de regiões produtivas do agronegócio no oeste baiano, leste tocantinense e sudoeste piauiense. In: XIX ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS . Pensar e Fazer a Geografia Brasileira do Século XXI. Escalas, Conflitos Socioespaciais e Crise Estrutural na Nova Geopolítica Mundial, 2018, João Pessoa. XIX Encontro Nacional de Geógrafos - ENG 2018, 2018. v. 01.

  • SANTANA SOBRINHO, O. S. ; ARAUJO SOBRINHO, F. L. . CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DAS CIDADES E DA POPULAÇÃO, EM REGIÕES PRODUTIVAS DO AGRONEGÓCIO NOS ESTADOS DA BAHIA E TOCANTINS, BRASIL.. In: PLURIS 2018 - 8º CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável. Cidades e Territórios - Desenvolvimento, atratividade e novos desafios, 2018, Coimbra. PLURIS 2018 8º CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável. Coimbra: Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra, 2018. v. 1. p. ID 1367.

  • SANTANA SOBRINHO, O. S. ; ARAUJO SOBRINHO, F. L. . TRANSFORMAÇÕES EM CIDADES DE REGIÕES PRODUTIVAS AGRÍCOLAS NA BAHIA E EM TOCANTINS-BRASIL. In: XVI COLÓQUIO IBÉRICO DE GEOGRAFIA - Península Ibérica no Mundo: problemas e desafios para um intervenção ativa da Geografia, 2018, Lisboa. LIVRO DE ATAS XVI COLÓQUIO IBÉRICO DE GEOGRAFIA - Península Ibérica no Mundo: problemas e desafios para um intervenção ativa da Geografia. LISBOA: Lisboa, Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, 2018. v. 01. p. 338-340.

  • SANTANA SOBRINHO, O. S. ; RUFO, T. F. ; ARAUJO SOBRINHO, F. L. . Reestruturação Produtiva da Agropecuária e Transformações na Rede Urbana: o caso da Mesorregião Oriental do Tocantins e da Mesorregião Extremo Oeste Baiano.. In: IV SEDRES - SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, ESTADO E SOCIEDADE DEMOCRACIA E DESIGUALDADES REGIONAIS., 2018, PALMAS - TO. ANAIS IV SEDRES SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, ESTADO E SOCIEDADE: Democracia e Desigualdades Regionais. PALMAS: Fundação Universidade Federal do Tocantins., 2018. v. 1. p. 1875-1889.

  • SANTANA SOBRINHO, O. S. ; ALVIM, A. M. M. . Zoneamento Morfológico-Funcional de Palmas - TO. In: II SIMPÓSIO NACIONAL - CIDADES, FRONTEIRAS E TERRITÓRIO TRADICIONAL: as estratégias dos grandes projetos de desenvolvimento na fronteira sudeste da Amazônia Legal e V Simpósio do NURBA-UFT, 2014, Porto Nacional. ANAIS DO II SIMPÓSIO NACIONAL - CIDADES, FRONTEIRAS E TERRITÓRIO TRADICIONAL: as estratégias dos grandes projetos de desenvolvimento na fronteira sudeste da Amazônia Legal e V Simpósio do NURBA-UFT, 2014. v. 2. p. 268-279.

  • SANTANA SOBRINHO, O. S. ; ARAUJO SOBRINHO, F. L. . A REDE DE CIDADES MEDIAS DE REGIÕES PRODUTIVAS DO AGRONEGÓCIO NOS ESTADOS DA BAHIA E TOCANTINS. In: I SIMPÓSIO INTEGRADO DE ESTUDOS TERRITORIAIS, 2018, GOIÂNIA-GO. -DINÂMICAS TERRITORIAIS E POLITICAS SOCIAIS NO BRASIL COMTEMPORÂNEO. GOIÂNIA: KELPS, 2018. v. 1. p. 228-232.

  • SOUZA, W. D. F. ; MATOS, M. A. ; SANTANA SOBRINHO, O. S. . MEMORIA E CULTURA: TROCA DE SABERES E FAZERES DOS ARTESÃOS EM PARANÃ-TO. In: II SIMPOSIO NACIONAL SABERES E EXPRESSÕES CULTURAIS NO CERRADO, 2016, PIRENÓPOLIS. II SIMPÓSIO NACIONAL SABERES E EXPRESSÕES CULTURAIS NO CERRADO. GOIÂNIA: KELPS, 2016. v. 1. p. 134-134.

  • SANTANA SOBRINHO, O. S. ; RUFO, T. F. ; ARAUJO SOBRINHO, F. L. . HIERARQUIA E REDE URBANA NO MATOPIBA: transformações na rede urbana de regiões produtivas do agronegócio no oeste baiano, leste tocantinense e sudoeste piauiense. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTANA SOBRINHO, O. S. ; RUFO, T. F. ; ARAUJO SOBRINHO, F. L. . DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA POPULAÇÃO E DE INDICADORES SOCIOECONÔMICOS: estudo comparativo em cidades do Matopiba nos estados de Tocantins e Bahia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RUFO, T. F. ; SANTANA SOBRINHO, O. S. ; ARAUJO SOBRINHO, F. L. . A MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA NOS CERRADOS PIAUIENSES NA LÓGICA DA REDE DE PRODUÇÃO GLOBAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTANA SOBRINHO, O. S. ; ARAUJO SOBRINHO, F. L. . ANÁLISE ESPACIAL DAS TRANSFORMAÇÕES RECENTES EM CIDADES DE REGIÕES PRODUTIVAS AGRÍCOLAS NA BAHIA E EM TOCANTINS - BRASIL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTANA SOBRINHO, O. S. ; RUFO, T. F. ; ARAUJO SOBRINHO, F. L. . Reestruturação Produtiva da Agropecuária e Transformações na Rede Urbana: o caso da Mesorregião Oriental do Tocantins e da Mesorregião Extremo Oeste Baiano. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTANA SOBRINHO, O. S. ; RUFO, T. F. ; ARAUJO SOBRINHO, F. L. . HIERARQUIA E REDE URBANA NO MATOPIBA: transformações na rede urbana de regiões produtivas do agronegócio no oeste baiano, leste tocantinense e sudoeste piauiense. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTANA SOBRINHO, O. S. ; ARAUJO SOBRINHO, F. L. . CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DAS CIDADES E DA POPULAÇÃO, EM REGIÕES PRODUTIVAS DO AGRONEGÓCIO NOS ESTADOS DA BAHIA E TOCANTINS - BRASIL.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTANA SOBRINHO, O. S. ; RODRIGUES, J. D. S. ; RIBEIRO, E. S. ; FRANCO, P. R. . MULTITERRITORIALIDADES E COMUNIDADES TRADICIONAIS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, W. D. F. ; MATOS, M. A. ; SANTANA SOBRINHO, O. S. . MEMÓRIA E CULTURA: Troca de Saberes e Fazeres dos Artesãos em Paranã-TO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTANA SOBRINHO, O. S. . Regionalizações e a formação de Regiões Metropolitanas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTANA SOBRINHO, O. S. ; ALVIM, A. M. M. . O ZONEAMENTO MORFOLÓGICO-FUNCIONAL DE PALMAS-TO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DE MATTEO, K. C. ; MATRICARDI, E. A. T. ; ARAUJO, W. S. ; SANTOS, R. P. ; OLIVEIRA, F. T. ; DINIZ, B. P. C. ; PIRES, J. S. R. ; SANTANA SOBRINHO, O. S. ; NOLETO, R. A. ; PARO, P. ; AZEVEDO, P. T. R. . DIAGNÓSTICO DA DINÂMICA ECONÔMICA E SOCIAL DO ESTADO DO TOCANTINS. 2015.

ALVIM, A. M. M. ; CARVALHO, P. F. B. ; CASTRO, J. F. M. ; BESSA, K. C. F. O. ; CAMPOS, J. ; SANTANA SOBRINHO, O. S. ; AMARAL, J. B. ; FERREIRA, G. L. L. ; SANTOS, G. R. . ANÁLISE DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS NO ESTADO DE TOCANTINS OCORRIDOS NOS PERÍODOS 1986-1991, 1995-2000 E 2005-2010 CONSIDERANDO A DINÂMICA ECONÔMICA E A ESTRUTURA FUNCIONAL DOS CENTROS QUE COMPÕEM SUA REDE URBANA. 2017. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    I Etapa: Mapeamento da Capoeira no Tocantins-Região Sudeste, Descrição: Mapeamento e pesquisa histórica e etnográfica dos mestres, grupos e praticantes de Capoeira existentes no Estado do Tocantins, Etapa I Região Sudeste.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Orimar Souza Santana Sobrinho - Integrante / VALDIRENE GOMES DOS SANTOS DE JESUS - Integrante / NOECI CARVALHO MESSIAS - Coordenador., Financiador(es): Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF - Bolsa.

  • 2014 - 2017

    ANÁLISE DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS INTERMUNICIPAIS NO ESTADO DO TOCANTINS, OCORRIDOS NOS PERÍODOS 1986-1991, 1995-2000 E 2005-2010, CONSIDERANDO A DINÂMICA ECONÔMICA E A ESTRUTURA FUNCIONAL DOS CENTROS QUE COMPÕEM SUA REDE URBANA, Descrição: Analisar a contribuição dos movimentos migratórios ocorridos no estado do Tocantins nos períodos 1986-1991, 1995-2000 E 2005-2010, para a dinâmica econômica e populacional de sua rede de cidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Orimar Souza Santana Sobrinho - Integrante / ANA MARCAI MOREIRA ALVIM - Coordenador / PAULO FERNANDO BRAGA CARVALHO - Integrante / JARVIS CAMPOS - Integrante / JOSE FLAVIO MORAIS CASTRO - Integrante / KELLY CRISTINE FERNADES DE OLIVEIRA BESSA - Integrante.

  • 2013 - Atual

    MODELO DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA CINCO ASSENTAMENTOS DE PALMAS ? TO, Descrição: Elaboração de modelo de gestão de resíduos sólidos de assentamentos rurais, considerando os modos de vida dessas populações e sua relação com os residuos sólidos de caráter urbano.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Orimar Souza Santana Sobrinho - Integrante / PAULA BENEVIDES DE MORAIS - Coordenador / OLIVIA BAZZETTI MARQUES - Integrante / RAFAEL MONTANHINE SOARES OLIVEIRA - Integrante / EMERSON ADRIANO GUARDA - Integrante / ADRIANO NASCIMENTO DA PAIXAO - Integrante / ADRIANO FIRMINO VALDEVINO DE ARAUJO - Integrante., Financiador(es): Fundação Nacional de Saúde - Presidência - Cooperação.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. , Setor Colina Bloco K (Gleba A), Campus Universitário Darcy Ribeiro, 70904111 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 31077264

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - 2017

    Universidade Federal do Tocantins

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atuando como professor do Curso de Pedagogia do Campus de Arraiais, nas disciplinas Educação Ambiental, Tópicos Especiais I, Seminários de Pesquisa II, Seminários de Pesquisa III e Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso.

  • 2013 - 2014

    Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Contrato Temporário, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Com atuação na Divisão de Pesquisas da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano do Município de Palmas TO. Presta atendimento na Divisão de Pesquisas com elaboração de Informativos Urbanísticos, que identificam a localização dos imóveis no âmbito do Plano Diretor de Palmas. Merece destacar a pesquisa desenvolvida com vistas à construção de banco de dados quantitativos e qualitativos, para elaboração do Atlas de Palmas - TO.

  • 2013 - 2013

    Centro de Ensino Superior de Maringá

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor e Tutor EAD, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atendimentos presencial aos estudantes nos conteúdos das disciplinas das áreas afins, bem como atendimento na modalidade EAD.

  • 2013 - 2013

    Faculdade ITOP

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor temporário

    Outras informações:
    Ministrar aulas no curso de Pós-Graduação em Auditoria e Perícia Ambiental com a disciplina Perícia Ambiental I.

  • 2005 - 2010

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Funcionário Administrativo, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Assistente Administrativo na Secretaria Acadêmica e Coordenação de Curso para atendimento aos estudantes em geral, preparação, organização de formaturas e expedição de diplomas, declaração de disciplinas cursadas, pedido de dispensa de disciplinas, organização e conferencia de documentação de matricula. Especificamente para o curso de Direito: Cadastro de pastas, de petições e de audiências, organização e cadastro de turmas e professores no sistema INTRANET, lançamento e conferência de notas, bem como todas as demandas de preparação do Sistema de Assistência Judiciária, oriundas do curso de Direito da PUCMinas Contagem, do 7º ao 9º períodos. Vale destacar o acompanhamento de Comissão Permanente de Avaliação do Ministério da Educação.

  • 2012 - 2012

    Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende - Convênio SEE/UVF

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEB I Nível II grau A, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Exercício da função de Professor de Educação Básica anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, dos conteúdos de Geografia.

  • 2011 - 2011

    Escola Estadual Adriano José Costa

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Professor temporário do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual de Ensino.

  • 2015 - 2016

    Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação/TO

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR TEMPORÁRIO DO PRONATEC, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atuação como professor participante do Projeto PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego ministrando a disciplina Educação Ambiental na cidade de Pindorama - To.

  • 2018 - 2018

    Universidade de Brasília

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formados EAD, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professor Formador da disciplina Cartografia e Educação II.