Luis Felipe de Oliveira

Luis Felipe de Oliveira é Professor Associado aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Possui Doutorado em Música, com área de concentração em Fundamentos Teóricos pela UNICAMP (2010), Mestrado em FIlosofia, com área de concentração em Filosofia da Mente e Ciência Cognitiva pela UNESP (2003) e é Bacharel em Música com habilitação em Composição e Regência pela UNESP (2000). Em 2006 permaneceu como pesquisador visitante no Nijmegen Institute for Cognition and Information, na Holanda (atual Donders Institute for Brain, Cognition and Behaviour). Suas atividades de pesquisa e ensino se inserem na área de Música, com ênfase em musicologia, teoria e análise musicais e estudos em cognição e significação musical. Nos anos de 2014, 2015 e 2017 foi presidente da Comissão Científica do Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais (SIMCAM), em 2019 foi presidente da Comissão de Organização do 14 SIMCAM. Atualmente é presidente da Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM).

Informações coletadas do Lattes em 22/02/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Música

2006 - 2010

Universidade Estadual de Campinas
Título: A emergência do Significado em Música
Orientador: em Radboud Universiteit Nijmegen ( Willem Ferdinand Gerardus Haselager)
com Jônatas Manzolli. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: significado musical; musicologia; filosofia da música; emergentismo; ciência cognitiva.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Filosofia

2001 - 2003

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A Contribuição da Ciência Cognitiva à Composição Musical Contemporânea,Ano de Obtenção: 2003
Edson Sekeff Zampronha.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: ciência cognitiva; Composição Musical; Inteligência Artificial; Redes Neurais Artificias; Ciência Cognitiva Dinâmica; Percepção. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia / Especialidade: Ciência Cognitiva. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia / Especialidade: Filosofia da Mente. Setores de atividade: Outros.

Graduação em Bacharelado Em Música Composição e Regência

1995 - 2000

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2021 - 2021

Extensão universitária em V Curso de Cannabis Medicinal. (Carga horária: 54h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2010 - 2011

Fomento ao Uso das TICs nas graduações da UFMS. (Carga horária: 168h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

1994 - 1999

Arranjo Instrumentação e Orquestração. (Carga horária: 384h). , Universidade Livre de Música, ULM, Brasil.

1990 - 1996

Piano. , Conservatório Musical Marcelo Tupinamba, CMMT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

, Lê Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Teoria e Análise Musicais.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cognição Musical.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Musicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Mente e Ciência Cognitiva.

Organização de eventos

OLIVEIRA, L. F. ; Germano, N. G. ; TOFFOLO, Rael Gimenes ; VANZELLA, P. M. ; BERTISSOLO, G. ; Nogueira, M. V. . XV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. 2021. (Congresso).

OLIVEIRA, L. F. ; Silva, W.T. ; Stocchero, M. ; PENHA, G. R. . XIV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. 2019. (Congresso).

OLIVEIRA, L. F. . XXVII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil. 2017. (Congresso).

OLIVEIRA, L. F. ; Nogueira, M. V. ; Piazzetta, C. M. ; Araújo, R. C. ; Ray, S. ; Medeiros, B. R. . XIII Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. 2017. (Congresso).

Dos Santos, R.A.T. ; Araújo, R. C. ; Nogueira, M. V. ; OLIVEIRA, L. F. ; Piazzetta, C. M. ; Medeiros, B. R. ; Dottori, M. ; TOFFOLO, Rael Gimenes . XII Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. 2016. (Congresso).

OLIVEIRA, L. F. ; Higa, E. ; Stocchero, M. ; Moreira, A. L. G. ; Pereira, M. F. ; Geraldo, J. A. . Mostra de Pesquisa em Música. 2016. (Outro).

Ray, S. ; Araújo, R. C. ; FREIRE, R. D. ; Nogueira, M. V. ; Dottori, M. ; OLIVEIRA, L. F. ; Piazzetta, C. M. ; TOFFOLO, Rael Gimenes ; Medeiros, B. R. . XI Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. 2015. (Congresso).

OLIVEIRA, L. F. . X Simpósio de Cognição e Artes Musicais. 2014. (Congresso).

Geraldo, J. A. ; OLIVEIRA, L. F. . Semana de Música da UFMS. 2014. (Outro).

OLIVEIRA, L. F. ; GUIZZI, E. B. ; OLIVEIRA, André Luiz Gonçalves de ; MELO, V. . FAT3.0 - Festival de Arte e Tecnologia de Campo Grande. 2011. (Festival).

GUIZZI, E. B. ; OLIVEIRA, L. F. ; MELO, V. ; OLIVEIRA, André Luiz Gonçalves de . FAT2.0 - Festival de Arte e Tecnologia de Campo Grande. 2010. (Festival).

OLIVEIRA, L. F. ; GADOTTI, F. ; ZAMPRONHA, Edson S. . Nova Música: invenção e sensibilidade. 2010. (Outro).

OLIVEIRA, L. F. . Segundo Encontro de Pesquisa em Música da UEM. 2003. (Congresso).

Participação em eventos

Cannabis Affair. 2021. (Feira).

3 Encontro de Cognição e Artes Musicais.Sessão Especial: Bob Snyder, Music and Memory, 20 anos depois. 2020. (Encontro).

3 Encontro de Cognição e Artes Musicais ? ENCAM 3.Folk Dualism and Music Cognition: implications of an underestimated concept. 2020. (Encontro).

15 Encontro Internacional de Música e Mídia. Memória e arquivos individuais, emoção e cognição. 2019. (Congresso).

71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Diálogo entre Ciência e Música. 2019. (Congresso).

XIV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais.O conceito de estrutura fundamental na análise schenkeriana e suas bases cognitivas. 2019. (Simpósio).

Jornada de Artes da UEMS ? Ato V ? Edição Internacional ? Ato I. As Pesquisas Em/Sobre Artes nos Grupos de Pesquisa em Mato Grosso do Sul. 2018. (Congresso).

II Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical. O prelúdio Inspiração de Garoto: uma analise. 2017. (Congresso).

XIII Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Percepção e Ação no Método O Passo. 2017. (Congresso).

V Encontro de Pesquisa em Música da UEM.Música, Conhecimento e Cognição. 2016. (Encontro).

XII Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais.Percepção e representação nas interfaces da cognição musical. 2016. (Simpósio).

XXVI Congresso da ANPPOM. O ensino de harmonia nos cursos de música das instituições públicas de ensino superior da região centro-oeste. 2016. (Congresso).

1 Fórum de Regentes de Banda de Mato Grosso do Sul.Minicurso: Análise de Peças para Banda. 2015. (Outra).

Festival de Arte e Tecnologia ? FAT5.0. Interação homem-algoritmo. 2013. (Congresso).

IX Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais.Mesa Redonda 3. 2013. (Simpósio).

Panorama das Atividades Interdisciplinares dos Centros e Núcleos da UNICAMP.Musicologia e Interdisciplinaridade. 2013. (Outra).

VIII Encontro de Pesquisa de Graduação em Filosofia da Unesp. Perspectivas sobre processos de significação musical. 2013. (Congresso).

XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música. O Estudo Op. 32 n 1 para piano de Henrique Oswald; Análise de elementos de paisagem sonora no game Dead Space. 2012. (Congresso).

I Seminário: diálogos visuais e culturais no cenário da pesquisa em MS (parte III), IV Encontro de Educação, Arte e Cultura do MS, V Encontro de professores de Arte de MS.membro da comissão científica. 2011. (Outra).

Terceiro Festival de Arte e Tecnologia - FAT3.0.(membro da comissão científica). 2011. (Outra).

V Encontro da Pós-graduação em Filosofia da UNESP.Mesa-Redonda: alunos egresssos. 2011. (Encontro).

XVII Semana de Letras da UFMS.De música e palavras. 2011. (Encontro).

2 Festival de Arte e Tecnologia de Campo Grande.Re(per)curso: paisagens sonoras como discurso textural. 2010. (Simpósio).

VI Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais.Coordenação do Grupo de Estudos em Música e Sistemas Dinâmicos - Dina-mus. 2010. (Simpósio).

1 Festival de Arte e Tecnologia.As relações entre poéticas e estéticas musicais a partir do suporte eletrônico. 2009. (Encontro).

1 Simpósio Coral Infantil.A formação do regente de coro infantil. 2009. (Simpósio).

IX ENcontro Regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Educação Musical.Seções de Comunicações de Pesquisa. 2009. (Encontro).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Estética e Significado Musical. 2009. (Seminário).

V Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais.Mecanismos de Indução da Emoção Considerados em uma Perspectiva Corpórea. 2009. (Simpósio).

Conference on Interdisciplinary Musicology. Musical meaning and logical inference from the perspective of Peircean pragmatism. 2008. (Congresso).

Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais.Crítica da musicologia e apontamentos de fenomenologia. 2008. (Simpósio).

Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais.Abdução e antecipação na construção do significado musical. 2008. (Simpósio).

10 Encontro Internacional de Pragmatismo. Abdução e Criatividade: construção de significado e a apreciação estética. 2007. (Congresso).

Seminários do Grupo de auto-organização do CLE - Unicamp. 2007. (Encontro).

V Encontro Internacional de Informação, Conhecimento e Ação. Abdução, Expectativa e Significação Musical. 2007. (Congresso).

Encontro Brasileiro Internacional de Ciência Cognitiva. Significa Musical como Processo Abdutivo. 2006. (Congresso).

Seminários do Grupo de auto-organização do CLE - Unicamp. 2006. (Encontro).

I Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais.Classificação de Acordes Invertidos por Mapas Auto-Organizados de Kohonen.. 2005. (Simpósio).

Primeira semana de música da escola de música da UEM.Classificações de inversões de acordes por mapas auto-organizados de Kohonen. 2004. (Encontro).

IX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação Musical. Toward an ecological aesthetics: music as emergence.. 2003. (Congresso).

Segundo Encontro de Pesquisa em Música.Ensaio sobre as dores de cabeça decorrentes do uso da metáfora em musicologia. 2003. (Encontro).

V Simpósio em Filosofia e Ciência.Ordem e Caos em Redes Neurais Booleanas.. 2003. (Simpósio).

I Encontro científico da pós-graduação em filosofia. Toward a ecological approach to timbre. 2002. (Congresso).

I Encontro científico da pós-graduação em filosofia da UNESP. O reconhecimento de padrões timbrísticos por redes neurais artificias. 2002. (Congresso).

I encontro de música da UEM. Música e ciência cognitiva: onde, como e porque?. 2002. (Congresso).

Seminários regulares do grupo de pesquise em sistemas adaptativos, lógica e computação inteligente.Redes neurais e as ciências cognitivas. 2002. (Seminário).

VI Colóquio Michel Debrun.O reconhecimento de padrões timbrísticos por redes neurais artificias. 2002. (Encontro).

Congresso Nacional SBPC. Uma visão geral sobre o cíclo Patria de Murray Schafer. 2001. (Congresso).

XII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. Análise musical das obras Patria 1 - wolfman e Patria 9 - The enchated forest.. 2000. (Congresso).

XI Congresso de Iniciação Científica da UNESP. Análise musical de Patria 1 - Wolfman. 1999. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Myriam Hadassah Gonçalves

Mesquita, Marcos J. C.;OLIVEIRA, L. F.; Picchi, A.G.. Writing for pedal harp: cognitive aspects. 2020. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Pedro de Alcântara Senra de Oliveira Neto

Claessens, P. M. E.;OLIVEIRA, L. F.; VANZELLA, P. M.. SCALE STEPS AND CENTS: Acoustic and abstract factors involved in intervallic perception. 2020. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Carlos Alberto Bastos Oliva

Mesquita, Marcos J. C.;OLIVEIRA, L. F.; Rocha, Abel. A comparison of excerpts by Igor Stravinsky, Alban Berg, Dmitri Shostakovich and Béla Bártok to excerpts by György Ligeti: comparative analysis based on textual parameters. 2019. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Bernardo Aguiar de Souza Penha

MANZOLLI, J.OLIVEIRA, L. F.; Maia Jr., A.. Memória, Familiaridade e Antecipação: um estudo sobre a influência da expectativa na percepção sonora. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ricardo Ribeiro Lima

Garcia, D. H. L.;OLIVEIRA, L. F.MANZOLLI, J.. Metáfora e composição musical: aspectos semióticos do processo criativo. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Sirley da Silva Rojas

OLIVEIRA, L. F.; Menegazzo, M.A.; Abrão, D.. Entre a letra e a melodia: a irreverência de Waly Salomão. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Elder Gomes da Silva

OLIVEIRA, L. F.; Ramos, D.; FORNARI, J.E.; Romanelli, G.G.B. Preferência e emoção em ambientes de escuta musical mediados pela tecnologia. 2021. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Eduardo Kornin Silveira Mello

OLIVEIRA, L. F.; FORNARI, J.E.; Araújo, R. C.; Ramos, D.; Anta, J. F.. A influência da familiaridade musical sobre a formação de expectativas melódicas: um estudo transdisciplinar. 2021. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: gilberto assis de oliveira rosa

MANZOLLI, J.; Fritsch, E. F.;OLIVEIRA, L. F.; Machado Neto, C. G.; Schaub, S.. A dinâmica da produção musical em estúdio: affordances e propriedades emergentes do processo. 2021. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Nayana di Giuseppe Germano

BORTZ, G.; KUBALA, R. L.;OLIVEIRA, L. F.; MOREIRA, A. L. C.; DUTENHEFNER, Z. M. S.. Ouvido Absoluto e Ouvido Relativo: um estudo psicométrico dos traços latentes. 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Adriano Claro Monteiro

Maia Jr., A.;OLIVEIRA, L. F.; Barreiro, D.; Padovani, J. H.; Schaub, S.. Medidas sonoras de integração espectro-temporal aplicadas para a segmentação automática de músicas de sons. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas

OLIVEIRA, L. F.; CARRASCO, C. R.; SANTOS, A. R. C.; PASCOAL, M. L. S. M.; DUDEQUE, N. E.. Que acorde ponho aqui? Harmonia, práticas teóricas e o estudo de planos tonais em música popular. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Eduardo D'Urso Hebling

OLIVEIRA, L. F.; Machado Neto, C. G.;MANZOLLI, J.. Música adaptativa em ambiente multimodal: o caso do cinema silencioso. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: gilberto assis de oliveira rosa

MANZOLLI, J.OLIVEIRA, L. F.; Machado Neto, C. G.. Complexidade e criatividade no processo de produção musical em estúdio: uma perspectiva sistêmica. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Elder Gomes da Silva

Ramos, D.; Romanelli, G.G.B; FORNARI, J.E.;OLIVEIRA, L. F.. A relação entre preferência e emoções em situações de escuta musical a partir de uma perspectiva evolucionista. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Eduardo Kornin Silveira Mello

Ramos, D.; Araújo, R. C.; FORNARI, J.E.;OLIVEIRA, L. F.. Influência do contexto cultural do ouvinte sobre a formação de expectativa musical em trechos melódicos brasileiros. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Pedro de Alcântara Senra de Oliveira Neto

Claessens, P. M. E.; Sato, J. R.;OLIVEIRA, L. F.. Fatores Acústicos e idiomáticos envolvidos na percepção de intervalos musicais. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Myriam Hadassah Gonçalves

Mesquita, Marcos J. C.;OLIVEIRA, L. F.; Picchi, A.G.. Writing for pedal harp: cognitive aspects. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Leticia Maria Nunes Lechuga

Geraldo, J. A.;OLIVEIRA, L. F.. Música e TDAH: uma revisão bibliográfica em fontes da área de música e saúde. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Gabriela Simões Lima

Silva, W.T.;OLIVEIRA, L. F.; SALGADO, R. P.. Contribuições da neurociência para a cognição situada na performance musical: uma revisão bibliográfica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Vinícius Alves Maciel

Rasslan, M.C.;OLIVEIRA, L. F.; Silva, W.T.. Musicografia braile: um recurso para a compreensão musical da pessoa cega. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Diego

OLIVEIRA, L. F.; Pereira, M. F.; PENHA, G. R.. Os conceitos de modulação e monotonalidade na obra teórica de Schoenberg de modulação e monotonalidade na obra teórica de Schoenberg. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: João Vital de Araujo Santos

OLIVEIRA, L. F.; Pereira, M. F.; RAHMEIER, P.. Perspectivas teóricas de quatro obras de Aníbal Augusto Sardinha: Inspiração, Voltarei, Debussyana e Um Rosto de Mulher. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Sueila Patricia Dauzacker Araujo

Stocchero, M.;OLIVEIRA, L. F.; Moreira, A. L. G.. Transtorno do Espectro Autista: possíveis contribuições do ensino de música. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Lucas da Silva Roceli

Pereira, M. F.;OLIVEIRA, L. F.; PENHA, G. R.. Transcrição de uma obra do classicismo para uma formação não tradicional: violões e madeiras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Willian Gomes Justi

OLIVEIRA, L. F.; Brito, F. M; Stocchero, M.. Educação Musical e o Youtube. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Jocilene Ostemberg

OLIVEIRA, L. F.; Higa, E.; Stocchero, M.. Cognição Musical e Emoção: revisão bibliográfica dos Anais do SIMCAM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Denis Aparecido Oliveira Ferreira

Pereira, M. F.;OLIVEIRA, L. F.; RAHMEIER, P.. A guitarra elétrica na música popular instrumental brasileira: um recital de rock instrumental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Lucas Oliveira Rosa

Geraldo, J. A.;OLIVEIRA, L. F.; RAHMEIER, P.. Recital de Marimba. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Hudson de Souza Campos

Geraldo, J. A.;OLIVEIRA, L. F.; RAHMEIER, P.. Recital de Clarineta. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Jimmy Andrews Colman de Melo Andrade

OLIVEIRA, L. F.. Filosofia da Música Adorniana: potencialidade crítica da música. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Adson Afonso Ferreira

OLIVEIRA, L. F.; Pereira, M. F.; Geraldo, J. A.. Dez primeiros microestudios para violão de Abel Carlevaro: reflexões sobre sua aplicação didática a partir da análise musical. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Marcelo Marcelino Mafili

OLIVEIRA, L. F.; Pereira, M. F.; Stocchero, M.. O papel da música na abordagem sistêmica: a experiência do projeto Escola Viva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Gabriel Elias dos Santos Cabral

OLIVEIRA, L. F.. Existem Critérios para Definir Qualidade Musical?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Gabriel Maciel de Andrade Nogueira

Pereira, M. F.;OLIVEIRA, L. F.; SALGADO, R. P.. As valsas 1, 2 e 3 de Antonio Lauro: estrutura, vinculações estéticas e considerações sobre a interpretação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Marcos Antonio de Lemos

OLIVEIRA, L. F.; Pereira, M. V. M.; EID, F. C.. Pedagogia da guitarra elétrica e suportes criativos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Luma Heyn

OLIVEIRA, L. F.; Pereira, M. V. M.; Nunes, F. A. N.. Três poemas de Verlaine musicados por Fauré e Debussy: Clair de Lune, Mandoline, En Sourdine,. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Marcelo Geronimo da Silva

Pereira, M. V. M.;OLIVEIRA, L. F.; SALGADO, R. P.. Proposta de exercícios técnicos para a iniciação ao violoncelo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Ernesto Carvalho de Queiróz

Pereira, M. V. M.;OLIVEIRA, L. F.; SALGADO, R. P.. Estratégias didáticas para a iniciação musical através da orquestra de cordas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Julio César Matos Borba

Pereira, M. F.;OLIVEIRA, L. F.; EID, F. C.. Obras para violão de Radamés Gnatalli e seus contemporâneos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Ana Gabriella Floriano Santos

OLIVEIRA, L. F.; Higa, E.; Takahama, A.. Analise de Trois Études Op. 32 de Henrique Oswald para piano. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Arildo Tiago da Silva

OLIVEIRA, L. F.; SALGADO, R. P.; Takahama, A.. Método técnico para iniciação em trompete. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Evando Jorge da Silva2

OLIVEIRA, L. F.; SALGADO, R. P.; Takahama, A.. A inclusão do trombone no choro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Leadro Camargo Abreu

OLIVEIRA, L. F.; SALGADO, R. P.; Takahama, A.. Concerto didático na tuba: uma visão da tuba como instrumento solista. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Viviane C

OLIVEIRA, L. F.; Higa, E.; Pereira, M. V. M.. Borges Campos.O papel do repertório do coro infantil na educação musical. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Vanessa Andrade Viana Lima

Higa, E.;OLIVEIRA, L. F.; Pereira, M. V. M.. O ensino da música no projeto Lar Mãe Mariana. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Fábio Soares Teruia

OLIVEIRA, L. F.; Pereira, M. F.; SALGADO, R. P.. Indústria cultural, sensibilidade e educação musical: reflexões sobre o papel do educador musical. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Marcio Hipólito

OLIVEIRA, L. F.; Takahama, A.; SALGADO, R. P.. Análise comparativa de quatro choros para piano. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: CAMILA DAL BON SANTOS

OLIVEIRA, L. F.; Moreira, A. L. G.; Rasslan, M.C.. Percepção musical: uma análise comparativa entre quatro manuais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: André Fernandes Alves

OLIVEIRA, L. F.; Rasslan, M.C.; SALGADO, R. P.. Uma análise comparativa entre os métodos "Iniciação ao Violão" de Henrique Pinto e "Escola Moderna do Violão" de Isaias Sávio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Minéia Dias Pinto Militão

OLIVEIRA, L. F.; Higa, E.; Pereira, M. V. M.. As habilidades motoras na performance pianística. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Marcelo Pinto dos Santos e Waldevino Gomes Pinheiro

OLIVEIRA, L. F.; Takahama, A.; Feliz, J.. Banda Mrim da Polícia Militar do estado de Mato Grosso do Sul: o ensino militar de música na formação de adolescentes em situação de vulnerabilidade social. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Airton H

OLIVEIRA, L. F.; Rasslan, M.C.; Pereira, M. V. M.. A. Ferreira Neto e Teresa Cristina Pinheiro Graça.Cantigas de rodas no ensino fundamental: um panorama da rede municipal de ensino em Campo Grande. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Robélio Mascoli e Jeanne de Rezende Rocha

OLIVEIRA, L. F.; Takahama, A.; Moreira, A. L. G.. O papel da orquestra da Congregação Cristã do Brasil como ferramenta para formação de músicos e as características musicais de seus integrantes. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Claudia Mara Aparecida Rodrigues

OLIVEIRA, L. F.; CORDEIRO, Ana Paula Corrêa; MASSO, Maria Candida Soares Del. Criatividade: a sua importancia para a conservação das habilidades cognitivas dos idosos.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

OLIVEIRA, L. F.; Taffarello, T. M.; Anta, J. F.. Concurso Público para Professor do 3 Grau. 2013. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

OLIVEIRA, L. F.; Ramos, D.; MUNOZ, A. J. C.. Concurso Público de provas e títulos para a carreira do magistério superior na área de violão2. 2012. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

CAZNOK, Y. B.; SALLES, P. T.;OLIVEIRA, L. F.. Concurso Público para provimento de cargo de Professor Assistente no conjunto de disciplinas Análise Musical I e II; Harmonia I a III e Técnicas de Arranjo e Improvisação. 2012. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

OLIVEIRA, L. F.; Moreira, A. L. G.; SERPE, E. C. O.. Concurso Público para Ingresso na Carreira de Magistério na Área de Música. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

Fernandes, A.; Harder, Rejane;OLIVEIRA, L. F.. Concurso Público para Provimento de Cargo de Professor da Escola Superior de Artes e Turismo. 2011. Universidade do Estado do Amazonas.

OLIVEIRA, L. F.. Concurso Público para Ingresso na Carreira do Magistério Superior na Classe Professor Auxiliar. 2009. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Higa, E.;OLIVEIRA, L. F.; Pereira, M. F.. Concurso Público para Ingresso na Carreira do Magistério Superior na Classe Professor Assistente. 2008. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

OLIVEIRA, L. F.; FUCHS, B.; FRAGA, O.. Concurso para professor colaborador de violão. 2004. Universidade Estadual de Maringá.

OLIVEIRA, L. F.; FUCHS, B.; ZAGONEL, B.. Concurso para professor colaborador de piano. 2004. Universidade Estadual de Maringá.

OLIVEIRA, L. F.; ZAGONEL, B.; FUCHS, B.. Concurso para professor colaborador de regência. 2004. Universidade Estadual de Maringá.

OLIVEIRA, L. F.; FUCHS, B.; ZAGONEL, B.. Concurso para professor colaborador de educação musical. 2004. Universidade Estadual de Maringá.

OLIVEIRA, L. F.; Pereira, M. F.; Geraldo, J. A.. Processo Seletivo para Seleção de Candidatos a Professor Substituto. 2016. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

OLIVEIRA, L. F.; Pereira, M. F.; SALGADO, R. P.. Processo Seletivo para Seleção de Candidatos a Professor Substituto. 2016. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Moreira, A. L. G.;OLIVEIRA, L. F.. Avaliação de Comunicações Orais das Ações de Extensão do 1 Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2008. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Comissão julgadora das bancas

Edson Sekeff Zampronha

ZAMPRONHA, E.; QUEIROZ, J. Á.; GONZALEZ, M. E. Q.. A Contribuição da Ciência Cognitiva à Composição Musical Contemporânea. 2003. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Edson Sekeff Zampronha

ZAMPRONHA, E.; QUEIROZ, J. Á.; GONZALEZ, M. E. Q.. A Contribuição da Ciência Cognitiva à Composição Musical Contemporânea. 2003. Outra participação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Maria Eunice Quilici Gonzalez

OLIVEIRA, L. F.; ZAMPRONHA, E. Z.;GONZALEZ, Maria Eunice Quilici; QUEIROZ, A. J.. A contribuição da ciência cognitiva à composição musical contemporânea. 2003 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Maria Eunice Quilici Gonzalez

MANZOLLI, J.; CAZNOK, Yara Borges;GONZALEZ, Maria Eunice Quilici; CARRASCO, Claudiney Rodrigues; DOTTAVIANO, I. M. L.. A emergência do significado em música. 2010. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Eunice Quilici Gonzalez

OLIVEIRA, L. F.GONZALEZ, Maria Eunice Quilici. A contribuição da ciência cognitiva à composição musical contemporânea. 2003. Outra participação, Universidade Estadual Paulista.

Rita de Cássia Rigotti Vilela Monteiro

ALMEIDA, L. F.;MONTEIRO, R. C. R. V.; MONTEIRO, D. V.; BARROS, F. R. D.. Estudo sobre bases de dados para análise de algoritmos de aprendizado de máquina utilizados na detecção de endereços maliciosos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade de Taubaté.

Adolfo Maia Junior

MANZOLLI, JônatasMAIA JR., A.; Denise Garcia. A geração de expectativa na escuta musical: uma descrição da obra de David Huron. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Adolfo Maia Junior

MANZOLLI, JônatasMAIA JR., A.; Denise Hortência Lopez Garcia. Abdutive Reasoning and the Emergence of Musical Meaning. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Tristan Guillermo Torriani

MANZOLLI, J.DOTTAVIANO, I. M. L.TORRIANI, T. G.. A emergência do significado em música. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Yara Borges Caznók

CAZNOK, Y; M. Jonatas; GONZALEZ, M. E. Q.; CARRASCO, C. Rodrigues. Membro Titular de Comissão Julgadora da Defesa de Tese. A emergencia do significado em música. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Claudiney Rodrigues Carrasco

Manzolli, Jônatas;Carrasco, Claudiney; CAZNOK, Y. B.; GONZALEZ, M. E. Q.; DOTTAVIANO, I. M. L.. A emergência do significado em música. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Instituto de Artes da UNICAMP.

Sandra Regina Martini

TREVISAM, E.; GORISCH, P. C. V. S.;MARTINI, Sandra Regina. O RECONHECIMENTO DO STATUS DE REFUGIADO COM PERSEGUIÇÃO BASEADA NA ORIENTAÇÃO SEXUAL E IDENTIDADE DE GÊNERO NO MERCOSUL. 2022. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Elisaide Trevisam

TREVISAM, Elisaide.; VIAL, S. R. M.; GORISCH, P. C. V. S.. O RECONHECIMENTO DO STATUS DE REFUGIADO COM PERSEGUIÇÃO BASEADA NA ORIENTAÇÃO SEXUAL E IDENTIDADE DE GÊNERO NO MERCOSUL. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Itala Maria Loffredo D'Ottaviano

D'OTTAVIANO, I. M. L.; OLIVEIRA, L. F.. A emergência do significado em música. 2010. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Orientou

Felipe Brito de Melo

Movimento e ritmo: o conceito semiótico de hábito no entendimento do gesto musical como mediação da aprendizagem de percussão; 2018; Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Coorientador: Luis Felipe de Oliveira;

Jocilene Ostemberg

Cognição Musical e emoção: revisão bibliográfica dos Anais do SIMCAM; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Luis Felipe de Oliveira;

Diego Silva Toledo

Os conceitos de modulação e monotonalidade na obra teórica de Schoenberg; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Luis Felipe de Oliveira;

João Vital de Araujo Santos

Perspectivas teóricas de quatro obras de Aníbal Augusto Sardinha: Inspiração, Voltarei, Debussyana e Um Rosto de Mulher; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Luis Felipe de Oliveira;

Willian Gomes Justi

Educação e Musical e o Youtube; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Luis Felipe de Oliveira;

Douglas Hill Nogueira

A trilha musical cinematográfica: uma perspectiva a partir do livro Sygkhronos, de Ney Carrasco, aplicada ao filme O Senhor dos Anéis ? A Sociedade do Anel; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Luis Felipe de Oliveira;

Thiago Yano Bastos Suguimoto

Uma teoria sobre a criatividade: a perspectiva de David Bohm; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Luis Felipe de Oliveira;

Demétrius Alexandre da Silva Souza

A intertextualidade na composição musical: uma revisão bibliográfica; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Luis Felipe de Oliveira;

Willian Gomes Justi

Música popular e a academia: um mapeamento dos currículos das disciplinas de harmonia nos cursos superiores de musica popular em instituições públicas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Luis Felipe de Oliveira;

Cleomar Moltocaro

Música e Palavra no Livro Confissões X de Agostinho; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Luis Felipe de Oliveira;

Dilson Colman Cassaro

Uma revisão da literatura sobre as Sequeze de Berio para instrumentos de sopro para a música do século XX; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Luis Felipe de Oliveira;

Marcos Antonio Lemos

Pedagogia da guitarra elétrica e suportes criativos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Luis Felipe de Oliveira;

Luma Heyn

Tres poemas de Verlaine musicados por Fauré e Debussy: Clair de Lune, Mandoline e En Sourdine; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Luis Felipe de Oliveira;

André Luiz Delmodes Otsuka

Análise de Elementos de Paisagem Sonora do Game Dead Space; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Luis Felipe de Oliveira;

Ana Gabriella Floriano

Análise comparativa de Trois Étude, de Henrique Oswald; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Luis Felipe de Oliveira;

Camila Dal Bon

Percepção Musical: Análise comparativa de três métodos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Luis Felipe de Oliveira;

Fábio Soares Teruia

Indústria Cultural, Sensibilidade e Educação Musical: reflexões sobre o papel do educador musical; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Luis Felipe de Oliveira;

Demétrius Alexandre da Silva Souza

A intertextualidade na composição musical; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Luis Felipe de Oliveira;

Diego Silva Toledo

O estudo da harmonia em música e seu ensino em nível superior nas regiões norte e centro-oeste; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Luis Felipe de Oliveira;

Patrícia Bogado Packer

Estudo preliminar para uma investigação sobre hábitos de escuta musical em estudantes da rede pública de ensino; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Luis Felipe de Oliveira;

Foi orientado por

Edson Sekeff Zampronha

A Contribuição da Ciência Cognitiva à Composição Musical Contemporânea; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Edson Sekeff Zampronha;

Jônatas Manzolli

Abdução, Emergestismo e Significado Musical; 2010; Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jônatas Manzolli;

Paulo Henrique Mendonça Pinto

Análise da matriz rodoviária de transporte para o escoamento da produção de açúcar da região de Ourinhos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em agronegócios) - Faculdade de Tecnologia de Ourinhos; Orientador: Paulo Henrique Mendonça Pinto;

Produções bibliográficas

  • Anta, J. F. ; OLIVEIRA, L. F. ; Ramos, D. . Música y afecto: una revisión bibliográfica y el análisis de tres casos problemáticos. Revista Argentina de Musicología , v. 20, p. 103-131, 2019.

  • OLIVEIRA, L. F. . O debate sobre o representacionalismo nas ciências cognitivas. Kínesis (Marília) , v. VIII, p. 85-114, 2016.

  • OLIVEIRA, L. F. . O estudo da música a partir do paradigma dinâmico da cognição. Percepta , v. 2, p. 17-36, 2014.

  • SHELLARD, M. ; OLIVEIRA, L. F. ; FORNARI, J.E. ; MANZOLLI, J. . Abdução e Significado em Paisagens Sonoras: um estudo de caso sobre a instalação artística RePartitura. Kínesis (Marília) , v. 3, p. 43-67, 2011.

  • OLIVEIRA, L. F. ; HASELAGER, Pim ; MANZOLLI, J. ; GONZALEZ, Maria Eunice Quilici . Musical listening and abductive reasoning: contributions of C.S. Peirce?s philosophy to the understanding of musical meaning. Journal of Interdisciplinary Music Studies (Print) , v. 4, p. 45-70, 2010.

  • OLIVEIRA, L. F. ; HASELAGER, Pim ; MANZOLLI, J. ; GONZALEZ, Maria Eunice Quilici . Significado Musical e Inferência Lógica a partir da perspectiva do pragmatismo peirceano. Cognição & Artes Musicais , v. 3, p. 67-76, 2008.

  • OLIVEIRA, L. F. ; FONTERRADA, M. T. O. . Análise Musical das obras Patria 1 - The Wolfman e Patria 9 - The Enchanted Forest.. Revista de Iniciação Científica da Unesp, São Paulo, p. 542-551, 2001.

  • OLIVEIRA, L. F. . Folk Dualism and Music Cognition: implications of an underestimated concept. In: Marcos Nogueira; Guilherme Bertissolo. (Org.). Composition, Cognition and Pedagogy. 1ed.Curitiba: Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais, 2020, v. , p. 161-192.

  • OLIVEIRA, L. F. . A criação e a escuta musicais a partir do conceito de auto-organização. In: Mariana Claudia Broens; João Antonio de Moraes; Edna Alves de Souza. (Org.). Informação, Auto-Organização e Complexidade: Estudos Interdisciplinares. 1ed.Campinas: CLE-UNICAMP (Coleção CLE), 2015, v. 73, p. 239-256.

  • SHELLARD, M. ; OLIVEIRA, L. F. ; FORNARI, J.E. ; MANZOLLI, J. . Abduction and Meaning in Evolutionary Soundscapes. In: Magnani, Lorenzo; Carnielli, Walter; Pizzi, Claudio. (Org.). Model-based reasoning in science and technology. Berlin: Springer, 2010, v. 314 X, p. -.

  • GONZALEZ, Maria Eunice Quilici ; ANDRADE, R. S. C. ; OLIVEIRA, L. F. . Complexidade e Ordem Implicada: uma investigação acerca do processo criativo. In: GUERRINI, I.A.. (Org.). Nas asas do efeito borboleta: o despertar do novo espírito científico. 1ed.Botucatu: FEPAF, 2006, v. , p. 89-105.

  • OLIVEIRA, L. F. . O conceito de estrutura fundamental na análise schenkeriana e suas bases cognitivas. In: XIV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2019, Campo Grande. Anais do XIV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. Curitiba: ABCM, 2019. p. 331-340.

  • Maciel, V. A. ; Stocchero, M. ; OLIVEIRA, L. F. . A Educação Musical Especial: Revisão Bibliográfica de Estudos em Cognição e Educação Musical. In: Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2018, São Carlos. Anais do 8 Congresso Brasileiro de Educação Especial. Campinas: Galoá, 2018. v. 3. p. s.p.-s.p..

  • OLIVEIRA, L. F. ; SOUZA, D. A. S. . Problematização do modelo de análise musical intertextual de Kevin Korsyn. In: III Encontro da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical, 2018, João Pessoa. Anais do III Encontro da TeMA. João Pessoa: TeMA, 2018.

  • Santos, J. V. A. ; OLIVEIRA, L. F. . O prelúdio Inspiração de Garoto: uma analise. In: II Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical, 2017, Florianópolis. Série Congressos da TeMA. Florianópolis: TeMA, 2017. v. 2. p. 1-9.

  • BONFIM, C. ; OLIVEIRA, L. F. . Percepção e Ação no Método O Passo. In: XIII Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2017, Curitiba. Anais do XIII Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Curitiba: Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais, 2017. p. 501-509.

  • Santos, J. V. A. ; OLIVEIRA, L. F. . Uma análise da peça Um Rosto de Mulher de Aníbal Augusto Sardinha. In: 4 Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical, 2017, São Paulo. Anais do 4 Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical. São Paulo, 2017. p. 337-346.

  • Toledo, D.S. ; OLIVEIRA, L. F. . O ensino de harmonia nos cursos de música das instituições públicas de ensino superior da região centro-oeste. In: XXVI Congresso da ANPPOM, 2016, Belo Horizonte. Anais do XXVI Congresso da ANPPOM, 2016.

  • Otsuka, A. D. ; OLIVEIRA, L. F. . Análise de elementos de paisagem sonora no Game Dead Space. In: XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 2012, João Pessoa. Anais do XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 2012.

  • Santos, A. G. F. ; OLIVEIRA, L. F. . O estudo Op. 32 n 1 para piano de Henrique Oswald. In: XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 2012, João Pessoa. Anais do XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 2012.

  • TOFFOLO, Rael Gimenes ; OLIVEIRA, L. F. ; OLIVEIRA, André Luiz Gonçalves de . Mecanismos de Indução da Emoção Considerados em uma Perspectiva Corpórea. In: V Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2009, Goiânia. Anais do V Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2009. p. 211-219.

  • Dal Bon, C. ; OLIVEIRA, L. F. . Percepção Musical: uma análise comparativa entre três métodos. In: IX Encontro Regional da Associação Braslieira de Educação Musical - Centro Oeste, 2009, Campo Grande. Anais do IX Encontro Regional da Associação Braslieira de Educação Musical - Centro Oeste. Campo Grande: Editora UFMS, 2009.

  • OLIVEIRA, L. F. ; HASELAGER, Pim ; MANZOLLI, J. ; GONZALEZ, Maria Eunice Quilici . Musical meaning and logical inference from the perspective of Peircean pragmatism. In: Conference on Interdisciplinary Musicology, 2008, Tessalonik. Proceedings of the Fourth Conference on Interdisciplinary Musicology, 2008.

  • TOFFOLO, Rael Gimenes ; OLIVEIRA, L. F. ; OLIVEIRA, André Luiz Gonçalves de . Crítica da musicologia e apontamentos de fenomenologia. In: Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicas, 2008, São Paulo. Anais do IV SINCAM, 2008.

  • OLIVEIRA, L. F. ; MANZOLLI, J. . Abdução, Antecipação e a Construção do Significado Musical. In: Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais [aceito para publicação nos anais do evento], 2008, São Paulo. Anais do 4 Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2008.

  • OLIVEIRA, L. F. ; MANZOLLI, J. . Uma visão paradigmática da história do significado musical e seus recentes desdobramentos. In: ANPPOM, 2007, São Paulo. Anais do XVII Congresso da ANPPOM, 2007.

  • OLIVEIRA, L. F. ; LIMA, Luiz Guilherme Pereira ; OLIVEIRA, André Luiz Gonçalves de ; TOFFOLO, Rael Gimenes . Classificação de Acordes Invertidos por Mapas Auto-organizados de Kohonen. In: I Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2005, Curitiba. anais do I Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. Curitiba: Deartes - UFPR, 2005. v. 1. p. 304-310.

  • OLIVEIRA, L. F. ; OLIVEIRA, André Luiz Gonçalves de ; TOFFOLO, Rael Gimenes . Ensaio sobre as dores de cabeça decorrentes do uso da metáfora na musicologia tradicional. In: II Encontro de Pesquisa em Música, 2004, Maringá. As perspectivas da música para o século XXI. maringá: Massoni, 2003. v. 1. p. 58-67.

  • OLIVEIRA, L. F. ; OLIVEIRA, André Luiz Gonçalves de . Toward an ecological aesthetics: music as emergence.. In: IX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação Musical, 2003, Campinas. Anais do IX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação Musical. Campinas: Unicamp, 2003.

  • OLIVEIRA, L. F. ; EL-HANI, C. N. ; ZAMPRONHA, Edson S. . Emergentism and musicology: an alternative perspective to the understanding of dissonance. In: IX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação Musical, 2003, Campinas. Anais do IX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação Musical. Campinas: Unicamp, 2003.

  • TOFFOLO, Rael Gimenes ; OLIVEIRA, L. F. ; Zampronha, Edson S. . Paisagem Sonora: uma proposta de análise.. In: XIV Congresso da ANPPOM, 2003, Porto Alegre. Anais do XIV Congresso da ANPPOM, 2003.

  • OLIVEIRA, L. F. ; LIMA, Luiz Guilherme Pereira ; BROLI, Juliano Antonio . Ordem e Caos em Redes Neurais Booleanas.. In: V Simpósio em Filosofia e Ciência, 2003, Marília. Anais do VSimpósio em Filosofia e Ciência. Marília: Unesp Marília Publicações, 2003.

  • OLIVEIRA, L. F. ; OLIVEIRA, André Luiz Gonçalves de . Por uma abordagem ecológica do timbre. In: Segunda reunión de SACCoM, 2002, Buenos Aires. Actas de la Segunda Reunión Anual de SACCoM, 2002.

  • OLIVEIRA, L. F. ; Zampronha, Edson S. . El computacionalismo clasico y el diseo de una mente creativa en composicion musical. In: Segunda reunión de SACCoM, 2002, Buenos Aires. Actas de la Segunda Reunión Anual de SACCoM, 2002.

  • OLIVEIRA, L. F. ; ZAMPRONHA, Edson S. . Ciencia Cognitiva e Música: onde, como e por que?. In: I Encontro de Pesquisa em Música, 2002, Maringá. Anais do I Encontro de Pesquisa em Música da Universidade Estadual de Maringá. Maringá: Massoni, 2002. p. 64-73.

  • OLIVEIRA, L. F. . A concepção externalista da mente de Charles s. Peirce: possibilidades para um entendimento dinâmico da cultura. In: XV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2021, Santa Maria. Caderno de Resumos do XV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. Curitiba: Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais, 2021. p. 145-147.

  • OLIVEIRA, L. F. . Significação musical e hábitos de escuta: uma abordagem emergentista e auto-organizada de espaços conceituais. In: 15 Encontro Internacional de Música e Mídia, 2019, São Paulo. ...E o que o vento levou, além do arco-íris? (sobre música e memória). São Paulo: Centro de Estudos em Música e Mídia, 2019. p. 43-44.

  • OLIVEIRA, L. F. . O suporte digital e a escuta das paisagens sonoras. In: Festival de Arte e Tecnologia ? FAT5.0, 2013, Campo Grande. Caderno FAT ? volume 5. Campo Grande: UFMS/CCHS/DAC, 2013. v. 5. p. 181-8.

  • OLIVEIRA, L. F. ; COCCHIERI, Tiziana . Abdução e Criatividade: construção de significado e a apreciação estética. In: 10 Encontro Internacional de Pragmatismo, 2007, São Paulo. 10 Encontro Internacional de Pragmatismo -. Centro de Estudos Pragmatismo: São Paulo, 2007. p. 39-40.

  • OLIVEIRA, L. F. ; MANZOLLI, J. . Abdução, Expectativa e Significação Musical. In: V Encontro Internacional de Informação, Conhecimento e Ação, 2007, Marília. V Encontro Internacional de Informação. Conhecimento e Ação, 2007.

  • OLIVEIRA, L. F. ; MANZOLLI, J. . Signficado Musical como Processo Abdutivo. In: Encontro Brasileiro Internacional de Ciência Cognitiva, 2006, São Paulo. Caderno de Resumos do VI EBICC. Marília: UNESP, 2006.

  • BROENS, Mariana Claudia ; GONZALEZ, Maria Eunice Quilici ; OLIVEIRA, L. F. ; HASELAGER, Pim . Embodied consciousness: A view from General System Theory. In: Model-based Reasoning in Science and Engineering, 2004, Pavia. Abstract Book of Model-based Reasoning in Science and Engineering, 2004.

  • OLIVEIRA, L. F. ; OLIVEIRA, André Luiz Gonçalves de . Toward an ecological conception to timbre. In: Auditory Perception, Cognition and Action Meeting, 2002, Kansas City. APCAM 2002, 2002.

  • OLIVEIRA, L. F. ; FONTERRADA, M. T. O. . Análise Musical das obras Patria 1 - Wolfman e Patria 9 - The Enchanted Forest de R. Murray Schafer.. In: XII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2000, São José do Rio Preto. Anais do XII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2000.

  • OLIVEIRA, L. F. ; FONTERRADA, M. T. O. . Análise Musical da Obra Pátria 1 - Wolfman de R. Murray Schafer. In: XI Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 1999, Presidente Prudente. Anais do XI Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 1999.

  • OLIVEIRA, L. F. . XV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, L. F. . Schopenhauer, Peirce, e a Fenomenologia da Arte: contribuições para o debate sobre a significação da obra de arte. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, L. F. . Percepção, Ação, Interação e Significação. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, L. F. . Música, Sociedade e Cognição. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, L. F. . Os processos de significação musical e os cinco ee da cognição dinâmico. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, L. F. . O conceito de estrutura fundamental na análise schenkeriana e suas bases cognitivas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, L. F. . O que os computadores podem nos ensinar sobre música: a sinfonia da mente. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, L. F. . Paisagem Sonora:você já ouviu?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, L. F. . Significação musical no contexto do paradigma dinâmico da cognição. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, L. F. . Cognição Musical na perspectiva do paradigma dinâmico da cognição. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, L. F. . Perspectivas sobre processos de significação musical. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, L. F. . O paradigma dinâmico da cognição: abordagens e conceitos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, L. F. . Musicologia e Interdisciplinaridade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, L. F. . O suporte digital e a escuta das paisagens sonoras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, L. F. . Música e Significado. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, L. F. . As relações entre poéticas e estéticas musicais a partir do suporte tecnológico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, L. F. ; MANZOLLI, J. . Significado Musical, Processo Abdutivo e Auto-organização: construindo modelos experimentais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, L. F. . Música e ciência cognitiva: algumas considerações iniciais. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, L. F. . Panorama Hisórico da Música. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, L. F. . Prefácio. Curitiba, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • OLIVEIRA, L. F. . Anais do X Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Campinas: Unicamp, Instituto de Artes/Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais, 2014 (organização de volume).

  • GUIZZI, E. B. ; OLIVEIRA, L. F. ; OLIVEIRA, André Luiz Gonçalves de ; MELO, V. . Caderno FAT . Campo Grande: UFMS/CCHS/DAC, 2011 (organização de volume).

Outras produções

OLIVEIRA, L. F. . XVIII Congresso da Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2018.

OLIVEIRA, L. F. . XIII Simpósio de Cognição e Artes Musicais. 2017.

OLIVEIRA, L. F. . XVII Congresso da Confederação de Arte/Educadores do Brasil. 2017.

OLIVEIRA, L. F. . XII Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. 2016.

OLIVEIRA, L. F. ; Dottori, M. . XI Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. 2015.

OLIVEIRA, L. F. . X Simpósio de Cognição e Artes Musicais2. 2014.

OLIVEIRA, L. F. . VIII Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. 2012.

OLIVEIRA, L. F. . XII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música. 2012.

OLIVEIRA, L. F. . FAT3.0 - Festival de Arte e Tecnologia da Campo Grande. 2011.

OLIVEIRA, L. F. . FAT2.0 - Festival de Arte e Tecnologia da Campo Grande. 2010.

Higa, E. ; Moreira, A. L. G. ; OLIVEIRA, André Luiz Gonçalves de ; OLIVEIRA, L. F. ; Pereira, M. F. ; Pereira, M. V. M. ; SALGADO, R. P. . Reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Música da UFMS. 2010.

OLIVEIRA, L. F. . FAT - Festival de Arte e Tecnologia de Campo Grande. 2009.

OLIVEIRA, L. F. . Reformulação do projeto pedagógico da graduação em música da UEM. 2004.

OLIVEIRA, L. F. ; GONZALEZ, Maria Eunice Quilici . Entrevista com Maria Eunice Quilici Gonzalez. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, L. F. ; MANZOLLI, J. . Entrevista com Jônatas Manzolli. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Germano, N. G. ; OLIVEIRA, L. F. ; Mesquita, Marcos J. C. ; Lima, L. D. . MusiCuriosos. 2019.

OLIVEIRA, L. F. ; DIAS, L. . LIve sobre Cognição Musical com Luis Felipe Oliveira. 2021; Tema: Cognição Musical. (Rede social).

Nogueira, M. V. ; Dos Santos, R.A.T. ; OLIVEIRA, L. F. . Caderno de resumos do XIV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. 2019. (Editoração/Outra).

OLIVEIRA, L. F. . Caderno de Resumos do XIII Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. 2017. (Editoração/Outra).

OLIVEIRA, L. F. . Anais do XIII Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. 2017. (Editoração/Anais).

OLIVEIRA, L. F. ; Medeiros, B. R. . Grupo de Estudos Música e Teorias da Cognição. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, L. F. . Cognição Musical. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, L. F. . Caderno de Resumos da Mostra de Pesquisa em Música. 2016. (Editoração/Anais).

OLIVEIRA, L. F. ; Medeiros, B. R. . Grupo de Estudos Música e Teorias da Cognição. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, L. F. . Análise de Peças para Banda. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, L. F. . Anais do XI Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. 2015. (Editoração/Anais).

OLIVEIRA, L. F. . Análise de Obras para Banda SinfônicaBanda Sinfônica. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, L. F. . Anais do X Simpósio de Cognição e Artes Musicais. 2014. (Editoração/Anais).

OLIVEIRA, L. F. . Psicologia da Forma Musical: uma introdução à obra de Leonard Meyer. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, L. F. ; MANZOLLI, J. . Relatório Parcial de Pesquisa II - doutorado. 2008. (Relatório de pesquisa).

OLIVEIRA, L. F. ; MANZOLLI, J. . Relatório Parcial de Pesquisa I - doutorado. 2007. (Relatório de pesquisa).

OLIVEIRA, L. F. . Research Report - Nijmegen Institute for Cognition and Information. 2006. (Relatório de pesquisa).

OLIVEIRA, L. F. . Música e Tecnologia. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, L. F. ; ZAMPRONHA, Edson S. . Relatório Final - Mestrado. 2003. (Relatório de pesquisa).

OLIVEIRA, L. F. ; ZAMPRONHA, Edson S. . Relatório Parcial - Mestrado. 2002. (Relatório de pesquisa).

OLIVEIRA, L. F. . Obras de musique concrete e paisagens sonoras. 2019. Apresentação de Obra (para compositores).

OLIVEIRA, L. F. . Somatologia do Afeto. 2017. Trilha Sonora.

OLIVEIRA, L. F. . Do Ragtime ao Rock: Concerto da Banda Sinfônica da UFMS. 2015. Interpretação.

OLIVEIRA, L. F. . Paisagem Noturna com Chuva. 2013. Composição (estréia).

OLIVEIRA, L. F. . No Aspro. 2012. Composição (estréia).

OLIVEIRA, L. F. ; OLIVEIRA, André Luiz Gonçalves de ; TOFFOLO, Rael Gimenes ; LIMA, Luiz Guilherme Pereira . Quando o som torna-se paisagem - Quando a paisagem torna-se música. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

OLIVEIRA, L. F. ; OLIVEIRA, André Luiz Gonçalves de ; TOFFOLO, Rael Gimenes . Concerto de paisagens sonoras. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

OLIVEIRA, L. F. ; TOFFOLO, Rael Gimenes . Panorama da Música Contemporânea I. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

OLIVEIRA, L. F. . Panorama da Música Contemporânea II. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

OLIVEIRA, L. F. ; TOFFOLO, Rael Gimenes ; XERXES . Concerto XRS Land Barcelona - pianista. 2001. Interpretação.

OLIVEIRA, L. F. ; TOFFOLO, Rael Gimenes ; XERXES . Concerto XRS Land Belo Horizonte - pianista. 2001. Interpretação.

OLIVEIRA, L. F. ; TOFFOLO, Rael Gimenes ; XERXES . Concerto XRS Land Recife - pianista. 2001. Interpretação.

OLIVEIRA, L. F. . Prologue - And the Wolf Shall Inherit the Moon. 1999. Interpretação.

OLIVEIRA, L. F. ; SCHAFER, R. M. . Patria 9 - The Enchanted Forest. 1998. Apresentação de Obra (para compositores).

OLIVEIRA, L. F. ; OLIVEIRA, André Luiz Gonçalves de . Concerto de Música Eletroacústica. 2010 (Concerto).

OLIVEIRA, L. F. . Cada coisa a seu tem tempo tem seu tempo. 2004.

OLIVEIRA, L. F. ; OLIVEIRA, André Luiz Gonçalves de . Pubscape. 2004.

OLIVEIRA, L. F. . Permutações sintáticas para piano. 2004.

OLIVEIRA, L. F. ; TOFFOLO, Rael Gimenes ; ORLOSKI, Erick ; NAKASHATO, Guilherme ; SECCHI, Eros . Cartaaberta. 2001.

OLIVEIRA, L. F. ; TOFFOLO, Rael Gimenes ; XERXES . Trilha Sonora dos desfile Rosa Chá. 2000.

OLIVEIRA, L. F. . Transiente. 2000.

OLIVEIRA, L. F. ; TOFFOLO, Rael Gimenes . Janelas. 1997.

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Bases Cognitivas da Análise Schenkeriana: uma abordagem interdisciplinar dos processos de estruturação e significação musicais, Descrição: Este projeto de pesquisa apresenta a proposta de relação entre a análise musical schenkeriana, assim como a teoria schenkeriana sobre a coerência tonal, e a área da cognição musical, sobretudo os estudos relacionados à ideia de estrutura musical e aos processos de significação musical. Em termos metodológicos, trata-se de pesquisa bibliográfica com objetivos explicativos. Os objetivos propostos serão cumpridos pela análise crítica dos postulados teóricos e analíticos schenkerianos à luz das abordagens e teorias da cognição musical, de forma que se possam oferecer bases cognitivas que deem suporte a tais postulados, ou os reformule, quando for o caso. O estudo da teoria de Schenker se dará principalmente pela seminal obra Der freie Satz, em sua tradução para o inglês; secundariamente, serão consultadas obras que lhe são anteriores como Harmonielehre e Kontrapunkt, ambas em tradução para a língua inglesa. Na área da cognição musical, o foco estará em teorias da significação musical que possibilitem um entendimento dos aspectos cognitivos envolvidos com as noções de estrutura, organização, forma e tonalidade, em particular dentro do paradigma dinâmico da cognição.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luis Felipe de Oliveira - Coordenador.

  • 2014 - 2017

    Investigação dos processos de significação em música através da prática da análise musical e dos estudos em semiótica da música, Descrição: Este projeto de pesquisa visa estabelecer bases interdisciplinares para a pesquisa sobre os aspectos lógicos, psicológicos e culturais dos processos de significação em música. Para tanto, são desenvolvidas atividades de análise musical e semiótica, o estudo teórico e conceitual da área da cognição musical e o estudo de experimentos psicoacústicos e psicológicos descritor na literatura que elucidem os processos perceptivos e cognitivos da escuta musical significativa e afetiva. O projeto de pesquisa se relaciona ao Grupo de Estudos em Significação Musical, vinculado ao CNPq, coordenado pelo presente proponente. Além do desenvolvimento das pesquisas e do aprofundamento da compreensão dos processos de significação musical, este projeto visa, ainda, colaborar com a solidificação da prática da pesquisa musicológica na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e o fomento à iniciação científica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Luis Felipe de Oliveira - Coordenador.

  • 2010 - 2013

    Estudos dos Processos de Significação em Música, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Luis Felipe de Oliveira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 12

Prêmios

2018

Nome de Turma ? Licenciatura em Música, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

2013

Nome de Turma ? Licenciatura em Música, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

2010

Paraninfo de turma - Licenciatura em Música, Universidade Federal de Mato grosso do Sul.

2008

Best papers/presentations of the 4th Conference of Interdisciplinary Musicology, Aristotle University of Thessaloniki in colaboration with ESCOM, ESEM, IMS.

2006

Prêmio Marcelo Dascal de Ciência Cognitiva (terceiro lugar), Sociedade Brasileira de Ciência Cognitiva.

2000

Mensão Honrosa XII Congresso de Iniciação Científica, UNESP.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Comunicação e Artes. , Unidade VIII, Cidade Universitária, 79070-900 - Campo Grande, MS - Brasil - Caixa-postal: 753, Telefone: (67) 33457591, URL da Homepage:

Experiência profissional

2008 - 2019

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 07/2017 - 08/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UFMS - Faculdade de Artes, Letras e Comunicação.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Infraestrutura.

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Musical II, Harmonia II, Trabalho de Conclusão de Curso I, Trabalho de Conclusão de Curso II

  • 08/2017 - 10/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho da UFMS.,Cargo ou função, Comissão Central de Concurso Público.

  • 08/2013 - 10/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Membro de Colegiado de Curso.

  • 08/2013 - 10/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante.

  • 05/2017 - 08/2017

    Direção e administração, UFMS - Faculdade de Artes, Letras e Comunicação.,Cargo ou função, Coordenador Administrativo.

  • 04/2017 - 08/2017

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Musical I, Harmonia I, Introdução à Filosofia da Música, Tópicos em Cognição Musical

  • 12/2016 - 07/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho da UFMS.,Cargo ou função, Membro da Comissão Central de Concurso Público.

  • 11/2016 - 03/2017

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Musical II, Harmonia II, Tópicos em Arranjo e Orquestração, Trabalho de Conclusão de Curso I, Trabalho de Conclusão de Curso II

  • 05/2016 - 10/2016

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Musical I, Harmonia I, Introdução à Filosofia da Música, Tópicos em Análise Musical, Tópicos em Harmonia, Tópicos em Música e Tecnologia

  • 05/2016 - 08/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho da UFMS.,Cargo ou função, Comissão Central de Concurso Público para ingresso na Carreira do Magistério Superior na Classe de Professor Auxiliar A, Professor Assistente A ? Nível I e Professor Adjunto A ? Nível I.

  • 10/2015 - 04/2016

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Musical II, Arranjo e Criação Musical II, Harmonia II, Música e Tecnologia, Tópicos em Cognição Musical, Tópicos em Harmonia

  • 09/2015 - 12/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho da UFMS.,Cargo ou função, Membro da Comissão Central de Concurso Público.

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Musical I, Arranjo e Criação Musical I, Contraponto, Harmonia I, Introdução à Filosofia da Música

  • 10/2014 - 12/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.,Cargo ou função, Comissão Central de Concurso Público.

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Musical II, Arranjo e Criação Musical II, Harmonia II, Música e Tecnologia, Tópicos em Cognição Musical

  • 10/2012 - 11/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Implantação do Curso de Mestrado em Artes.

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Musical I, Harmonia I, Arranjo e Criação Musical I, Introdução à Filosofia da Música, Contraponto, Arranjo e Criação Musical II

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Harmonia II, Arranjo, Análise Musical II

  • 04/2013 - 08/2013

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Harmonia I, Contraponto, Análise Musical I, Introdução à Filosofia da Música, Música e Tecnologia

  • 08/2011 - 08/2013

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Curso de Música.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 08/2011 - 08/2013

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Presidente do Núcleo Docente Estruturante.

  • 08/2011 - 08/2013

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Curso de Música.,Cargo ou função, Presidente do Colegiado de Curso.

  • 08/2011 - 08/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Conselheiro de Centro.

  • 10/2012 - 03/2013

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Musica I, Arranjo, Harmonia III, Música e Tecnologia

  • 08/2010 - 01/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Presidente da Subcomissão do CCHS na Comissão Própria de Avaliação.

  • 02/2012 - 08/2012

    Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Harmonia I, Harmonia II, Harmonia IV, Introdução á Filosofia da Música, Linguagem e Estruturação Musical II, Novas Tecnologias Aplicadas à Música

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contraponto, Harmonia I, Harmonia III, Instrumento Principal Piano II, Linguagem e Estruturação Musical I

  • 02/2010 - 08/2011

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Comunicação e Artes.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 02/2011 - 07/2011

    Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Harmonia IV, História da Música IV, Introdução à Filosofia da Música, Linguagem e Estruturação Musical II, Novas Tecnologias Aplicadas à Música

  • 02/2010 - 07/2011

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Comunicação e Artes.,Cargo ou função, Presidente do Colegiado.

  • 02/2010 - 07/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Conselheiro de Centro.

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arranjo, Contraponto, Harmonia III, História da Música II, Introdução à Filosofia da Música, Linguagem e Estruturação Musical I

  • 04/2009 - 12/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Comunicação e Artes.,Cargo ou função, membro de comissão de reformualção do projeto pedagógico do curso de licenciatura em música.

  • 08/2009 - 06/2010

    Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arranjo, Harmonia II, História da Música II, Linguagem e Estruturação Musical I, Novas Tecnologias Aplicadas à Música, Piano

  • 08/2009 - 02/2010

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Comunicação e Artes.,Cargo ou função, Membro do Colegiado.

  • 08/2008 - 06/2009

    Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Harmonia II, História da Música II, Instrumento Complementar - piano, Instrumento Principal - piano, Linguagem e Estruturação Musical I

2020 - Atual

Associação brasileira de Cognição e Artes Musicais

Vínculo: membro da diretoria, Enquadramento Funcional: Presidente

Outras informações:
Eleito para a função em assembleia geral realizada em 29 de maio de 2020.

2017 - 2020

Associação brasileira de Cognição e Artes Musicais

Vínculo: Membro da Diretoria, Enquadramento Funcional: Secretário

2014 - 2017

Associação brasileira de Cognição e Artes Musicais

Vínculo: Membro da Diretoria, Enquadramento Funcional: Secretário

2006 - 2006

Radboud Universiteit Nijmegen

Vínculo: Pesquisador Visitante, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 40

Outras informações:
financiamento pelo programa DELTA da Radbold Universiteit Nijmegen.

Atividades

  • 04/2006 - 07/2006

    Pesquisa e desenvolvimento, Nijmegen Institute For Cognition And Information, Faculteit Der Sociale Wetenschappen.,Linhas de pesquisa

2003 - 2005

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 40

Atividades

  • 07/2003 - 07/2005

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Música I, Análise Musical, Estruturação Musical I - Contraponto, Estruturação Musical II - Harmonia, História da Música do Século XX, Percepção Musical I, Percepção Musical II, Prosódia

2002 - 2002

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsista mestrado, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 4

Outras informações:
Estádio de docência realizado sob supervisão da Profa. Dra. Maria Eunice Quilice Gonzalez.

Atividades

  • 03/2002 - 11/2002

    Estágios , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Filosofia.,Estágio realizado, Teoria do Conhecimento I.