Robson da Silva Braga

Professor do Curso de Jornalismo do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), estando lotado no setor de Fundamentos e Práticas Jornalísticas. Tem pós-doutorado em Comunicação (2015-2017) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), doutorado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutorado sanduíche no Institut de la Comunicació (InCom) da Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), mestrado em Comunicação (2010.1) pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e graduação em Comunicação Social - Jornalismo (2007.2) por essa mesma instituição. Trabalhou como repórter da editoria de Conjuntura (Política, Brasil e Mundo) do Jornal O Povo (Fortaleza) e como repórter da Agência de Informação Frei Tito para a América Latina (Adital). De 2016 a 2017, foi professor substituto na Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Comunicação e Informação

2011 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: "Eu era feio, agora tenho carro": Encenações e práticas de consumo em clubes de forró de Fortaleza
Orientador: em Universitat Autònoma de Barcelona - UAB ( Amparo Huertas Bailén)
com Valdir Jose Morigi. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: mediações culturais; forró; encenações; representações sociais; consumo cultural.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Mestrado em Comunicação

2008 - 2010

Universidade Federal do Ceará
Título: Identificações e recepção: O olhar dos moradores do bairro Pantanal ou Planalto Ayrton Senna sobre o vídeo popular da TV Janela,Ano de Obtenção: 2010
Márcia Vidal Nunes.Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil. Palavras-chave: identidade cultural; representações sociais; recepção; comunidade.

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

2004 - 2007

Universidade Federal do Ceará
Título: De pântano a planalto - a (re) elaboração da imagem do bairro Pantanal ou Planalto Ayrton Senna pela perspectiva dos moradores e do vídeo popular da TV Janela
Orientador: Márcia Vidal Nunes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2015 - 2017

Pós-Doutorado. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 -

Extensão universitária em Curso de Inglês. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2013 - 2013

General English Course. (Carga horária: 40h). , Kaplan International Colleges - Cambridge - UK, KAPLAN, Grã-Bretanha.

2009 - 2009

Extensão universitária em Curso de francês na Casa de Cultura Francesa. , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Inglês Intrumental da Casa de Cultura Britânica. , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2004 - 2005

Extensão universitária em Casa de Cultura Britânica. (Carga horária: 160h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Comunitária.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Identidade Cultural.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação/Especialidade: Estudo de recepção.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Culturas de massa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BRAGA, R. S. . II Diálogos da Liga. 2018. (Outro).

BRAGA, R. S. . I Diálogos da Liga. 2017. (Outro).

Comissão Organizadora da Compós ; BRAGA, R. S. . XX Encontro Nacional da Compós. 2011. (Congresso).

BRAGA, R. S. . VIII Semana da Comunicação da Faculdade Evolutivo. 2010. (Outro).

BRAGA, R. S. . Seminário Comunicação, Cultura e Cidadania. 2010. (Congresso).

ATHAYDE, D. A. T. ; BRAGA, R. S. . XVII Semana de Comunicação Social da UFC - Ruídos: a subversão dos meios pela mídia radical. 2005. (Outro).

SOCIAL, E. N. E. C. ; ATHAYDE, D. A. T. ; ASSARE, D. A. P. ; BRAGA, R. S. . XXVI Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação Social - Construindo-se: sobre galos, manhãs e transformação social. 2004. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Encontro O futuro, quando não é mais um projeto: prospecções temerárias. 2017. (Encontro).

Seminário Internacional Etnografia e Consumo Midiático: Novas Tendências e Desafios Metodológicos. 2016. (Seminário).

Curso Desafios das Teorias da Comunicação e da Informação na Contemporaneidade: Matrizes teóricas para uma abordagem interacional da comunicação (Profa. Dra. Vera França).. 2013. (Outra).

Curso A Comunicação frente aos estudos multidisciplinares. Desafios da investigação dos sistemas complexos (Prof. Dr. Jorge González). 2012. (Outra).

Em Dia com a Pesquisa - Edição 2012. 2012. (Seminário).

I Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção. ?Eu tô solteiro e tô feliz?: consumo cultural e autorepresentações de felicidade nas festas de forró eletrônico de Fortaleza. 2012. (Congresso).

Em Dia com a Pesquisa - Edição 2011. 2011. (Seminário).

I Ciclo Antropologia e etnografia em contextos urbanos - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 2011. (Simpósio).

Seminário Internacional Jornalismo, Comunicação e Política - palestras do prof. Michael Schudson (Columbia University). 2011. (Seminário).

Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação. 2008. (Congresso).

X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste - Intercom Nordeste. A (re) elaboração da imagem do bairro Pantanal ou Planalto Ayrton Senna pela perspectiva dos moradores e do vídeo popular da TV Janela. 2008. (Congresso).

IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste ? Intercom. A construção da imagem de Lula e Alckmin, candidatos à presidência da República brasileira em 2006, no Horário Eleitoral Gratuito de Televisão. 2007. (Congresso).

Seminário Eleições 2006: Cenários e Personagens.A construção da imagem de Lula e Alckmin, candidatos à presidência da República brasileira em 2006, no Horário Eleitoral Gratuito de Televisão. 2007. (Seminário).

XII Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.Identidades: o bairro Pantanal ou Planalto Ayrton Senna pela perspectiva do vídeo popular da TV Janela. 2007. (Simpósio).

I Semana Vladmir Herzog de Comunicação Social. 2005. (Outra).

VII Encontro Regional de Estudantes de Comunicação Social. 2005. (Encontro).

III Seminário Mídia, Criança e Adolescente ? Por uma comunicação responsável. 2004. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Luciene Ribeiro de Sousa

OLIVEIRA, C. T. F.; GORCZEVSKI, D.;NUNES, M. V.BRAGA, R. S.. "Passa um filme na Cuca!": recepção de cinema no Cuca Barra do Ceará. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Claudiene dos Santos Costa

FREITAS, S. H. B.; LEAL, A. R. B. R.;BRAGA, R. S.. O humor da vida real: a cidade de Sobral (CE) no programa de rádio "Sábado de todas as maneiras?. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: João Flávio Menezes Amaral

FREITAS, S. H. B.; FREITAS, R. F.;BRAGA, R. S.. Representações do Mirante do Morro Santa Terezinha no Diário do Nordeste: o jornal como instrumento de produção de territorialidades. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Fernanda Angelo Costantino

FERREIRA, Emmanoel Martins; POLIVANOV, B. B.;BRAGA, R. S.. ?Cinco motivos para você me dar match?: o gerenciamento da impressão no aplicativo Tinder. 2018. Dissertação (Mestrado em Mídia e Cotidiano) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Naiara Silva Evangelo

MAIA, João Luis de Araújo;BRAGA, R. S.; GONÇALVES. F. N.; POLIVANOV, B. B.. ?It?s a match! You and Rio have liked each other?: o Tinder como mediador de experiências, identidades e imaginários entre estrangeiros e brasileiros residentes no Rio de Janeiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Graziele Barros da Silva

FREITAS, S. H. B.; LIMA, M.M B.;BRAGA, R. S.. Quando o consumo vai ao espaço público: a experiência da Feira Criativa Mercado Coletivo no Mercado dos Pinhões. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Rosa da Conceição Nascimento

OLIVEIRA, C. T. F.;NUNES, M. V.; MATOS, Teresa Cristina Furtado;BRAGA, R. S.. O candeeiro como sistematização de experiências: uma etnografia da circulação, dos usos e apropriações em Lagoa do Juá. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Bianca Fernandes Antunes

GONÇALVES. F. N.; POLIVANOV, B. B.;BRAGA, R. S.. Instagramers da cidade maravilhosa: Popularidade e visibilidade de sujeitos comuns no Instagram a partir de imagens do Rio de Janeiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: José Augustiano Xavier dos Santos

OLIVEIRA, C. T. F.;NUNES, M. V.; COSTA FILHO, Ismar Capistrano;BRAGA, R. S.. Apropriações da comunicação nos espaços institucionais do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte ? Cuca Mondubim. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Maria Madalena Zambi

MORIGI, V. J.; ROSARIO, N. M.; FOSSÁ, Maria Ivete Trevisan; MAGALHAES, N. M. E.;BRAGA, R. S.. Mídia e representações sociais sobre Pixaim. Um estudo de comunidade no povoado das dunas da foz do Rio São Francisco, AL. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: João Guilherme Bastos dos Santos

ALDÉ, A.; CASTANEDA, M.;BRAGA, R. S.. Pragmática da Desobediência Civil: segregação, cultura e lutas por reconhecimento. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Isabella Sousa Miranda

FREITAS, S. H. B.; FILGUEIRAS, A. P. A.;BRAGA, R. S.. Dos desfiles à produção midiática: a representação da identidade cearense e a construção de narrativas no DFB 2018. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Luciene Ribeiro de Sousa

OLIVEIRA, C. T. F.; GORCZEVSKI, D.;NUNES, M. V.BRAGA, R. S.. "Passa um filme na Cuca!": Recepção de Cinema no Cuca Barra do Ceará. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: João Flávio Menezes Amaral

FREITAS, S. H. B.; FREITAS, R. F.;BRAGA, R. S.. O mirante do Morro Santa Terezinha nas páginas dos jornais locais: apropriações do espaço urbano e (re)produções de territorialidades através da mídia. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Claudiene dos Santos Costa

FREITAS, S. H. B.; LEAL, A. R. B. R.;BRAGA, R. S.. O humor da vida real: a cidade de Sobral (CE) no programa de rádio "Sábado de todas as maneiras?. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Fernanda Angelo Costantino

FERREIRA, Emmanoel Martins; POLIVANOV, B. B.;BRAGA, R. S.. Cinco motivos para você me dar match: a construção identitária no aplicativo Tinder. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mídia e Cotidiano) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rosa da Conceição Nascimento

OLIVEIRA, C. T. F.;NUNES, M. V.BRAGA, R. S.; MATOS, Teresa Cristina Furtado. A sistematização de experiências nos processos de comunicação da asa: um estudo da circulação e usos do boletim ?o candeeiro?. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Graziele Barros da Silva

FREITAS, S. H. B.; LIMA, M. M. A. B.;BRAGA, R. S.. Consumo, espaço público e cultura: um estudo sobre estratégias de promoção de lugares por meio de feiras de economia criativa. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Daniele de Castro Alves

PEREIRA, V. A.; RODRIGUES, B. R.;BRAGA, R. S.. BRANDED CONTENT: MULTISSENSORIALIDADE, PUBLICIDADE E ENTRETENIMENTO NA RELAÇÃO ENTRE O CONSUMIDOR E A MARCA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Thyana Maria de Azevedo

REBELLO, P.; BECKER, B.;BRAGA, R. S.. Você no RJ: fragmentos audiovisuais como representações da participação do cidadão no telejornalismo carioca. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: José Augustiano Xavier dos Santos

OLIVEIRA, C. T. F.;NUNES, M. V.BRAGA, R. S.. APROPRIAÇÕES DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E POPULAR NOS ESPAÇOS INSTITUCIONAIS DO CENTRO URBANO DE CULTURA ARTE CIÊNCIA E ESPORTE ? CUCA MONDUBIM. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Silvana Lemos de Almeida

MOREIRA, S. V.; SANTOS, S.; CABRAL, A.;BRAGA, R. S.. Geografias do Marco Civil da Internet: uma Geopolítica Digitalizada. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Jean Lucas Gomes Pinto

BRAGA, R. S.; LUCAS, R. J. L.; COSTA, Rafael Rodrigues da. Futebol e eurocentrismo: as representações sociais sobre os continentes no programa televisivo Linha de Passe, da ESPN, durante a Copa do Mundo de 2018. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Grasielly Sousa de Araujo

BRAGA, R. S.; SANTOS, C. A.; ARAÚJO, D. S.. Cheeei de Sapatão: imagens da sociabilidade lésbica em Fortaleza. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Francisco Henrique dos Santos Lima

BRAGA, R. S.; AMARAL, L. V.; BARRETO, H. M. R.. Debate sobre migração no YouTube: um estudo de recepção sobre a audiência do canal Kitty no Canadá. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Ícaro Machado Ribeiro

BRAGA, R. S.; COSTA, M.; BRUNO, M.. Criança Viada. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Daniel Silva Castro

OLIVEIRA, C. T. F.;BRAGA, R. S.. Cidadania na escola: práticas educativas em sala de aula. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Mirna Piraciaba de Brito

BRAGA, R. S.; ANTOUN, Henrique; LEAL, L. S.. Gabriela Pugliesi: Um estudo sobre a construção do ethos discursivo de uma influenciadora digital. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: MARIANE VIRGINIA KRAVCZYK

MORIGI, V. J.BRAGA, R. S.; FRANCISCO, J. C. B.. A construção da identidade cultural polonesa em Guarani das Missões - RS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcelo Brasileiro Farias

CARVALHO NETA, Maria de Lourdes;BRAGA, R. S.; CAVALCANTE FILHO, Deusimar Lira. A influência da publicidade no consumo do tabaco. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Evolutivo.

Aluno: Natália Alves Rodrigues

LACERDA FILHO, Walter Barbosa; VARELA, S.;BRAGA, R. S.. Análise da campanha publicitária Keep Walking da Johnnie Walker: A união entre slogan e logotipo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Evolutivo.

Aluno: Juliana Barboza Lima

VARELA, S.; LACERDA FILHO, Walter Barbosa;BRAGA, R. S.. TV Diário e a cultura regional: Uma análise da linguagem do programa ?Nas Garras da Patrulha? e o público de Fortaleza. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Evolutivo.

Aluno: Paula Ricarla Caroline de Oliveira

LACERDA FILHO, Walter Barbosa; MONTEIRO, L. G.;BRAGA, R. S.. Propaganda política: análise da propaganda política do governo Médici. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Evolutivo.

Aluno: Manoela Barbosa Brito

LACERDA FILHO, Walter Barbosa; MONTEIRO, L. G.;BRAGA, R. S.. Televisão x propaganda: Um estudo sobre o uso de pessoas famosas em comerciais de cerveja. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Evolutivo.

Aluno: Priscila Soares da Costa

GIFONI, L. R.; SERRA JUNIOR, L. R.;BRAGA, R. S.. A música como meio de comunicação na Comunidade Católica Shalom. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Evolutivo.

Aluno: Patricia Kilvia de Freitas Bastos

BEZERRA, G. M. P.; PEREIRA, M. M.;BRAGA, R. S.. Comunicação popular e CUFA: Um estudo de caso do programa Se Liga! O Som do Hip Hop. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Bruno Anderson Ferreira Balacó

PATROCINIO, K. R. A.; CAVALCANTE, Andrea Pinheiro Paiva;BRAGA, R. S.. Rádio comunitária Edson Queiroz: um estudo da participação dos ouvintes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.

OLIVEIRA, P. P.;BRAGA, R. S.; GOMES, E. P. M.. Banca Examinadora de Processo Seletivo Docente - Faculdades Inta - Sobral-CE. 2014. Centro Universitário UNINTA.

DUMARESQ, D. D.;BRAGA, R. S.; SILVA, Soraya Madeira da; VICTOR, D. M. R.. Pareceristas de bolsas PID/Prograd/UFC. 2018. Universidade Federal do Ceará.

ALMEIDA FILHO, E. P.;BRAGA, R. S.; LUCAS, R. J. L.. Parecerista do projeto de extensão Comitê de Imprensa Internacional - CII. 2017.

BRAGA, R. S.. Parecerista do Congresso Comunicon 2016. 2016. Escola Superior de Propaganda e Marketing.

BRAGA, R. S.. Parecerista da revista ECO-Pós (v. 19, n. 3). 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

BRAGA, R. S.. Parecerista da seleção de artigos científicos para o Comunicon 2015 - Congresso Internacional em Comunicação e Consumo. 2015. Escola Superior de Propaganda e Marketing.

BRAGA, R. S.. Parecerista da seleção de artigos científicos para a revista científica Compolítica. 2015. Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política.

BRAGA, R. S.. Parecerista no 7 Coneco (Congresso dos Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação). 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

BRAGA, R. S.. Parecerista do Congresso da Alaic (Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación). 2014. pontificia Católica del Peru.

BRAGA, R. S.. Comentarista/parecerista de trabalho acadêmico no Seminário de Pesquisa do PPGCOM-UFC 2014. 2014. Universidade Federal do Ceará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

CATARINA TEREZA FARIAS DE OLIVEIRA

NunesOLIVEIRA, C. T. F.; Fuser, Bruno. Identificações e recepção: O olhar dos moradores do bairro Pantanal ou Planalto Ayrton Senna sobre o vídeo popular da TV Janela. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

CATARINA TEREZA FARIAS DE OLIVEIRA

OLIVEIRA, C. T. F.. OS CONSUMOS DE FORRÓ ELETRÔNICO EM FORTALEZA. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós- Graduação em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Alexandre Almeida Barbalho

BARBALHO; SAMPAIO, I.; VIDAL, M.. De Pâtano a Planalto: a (re)elaboração da imagem do bairro Pantanal ou Planalto Ayrton Senna pela perspectiva dos moradores e do vídeo popular da TV Janela. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

Denise Maria Cogo

COGO, Denise; JACKS, Nilda; MORIGI, Valdir; ROSSINI, M.;OLIVEIRA, Catarina Farias. Eu era feio, agora tenho carro? - Encenações e práticas de consumo em clubes de forró de Fortaleza. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós- Graduação em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Denise Maria Cogo

COGO, Denise; JACKS, Nilda; MORIGI, Valdir. Consumos de forró eletrônico em Fortaleza: mediações e apropriações populares de um produto industrial. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Nilda Aparecida Jacks

JACKS, N. A.MORIGI, Valdir; COGO, D. M.; GOMES, C. R. A. S.; OLIVEIRA, C. T. F.. "Eu era feio, agora tenho carro". Encenações e práticas de consumo em clubes de forró de Fortaleza.. 2015. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Nilda Aparecida Jacks

MORIGI, ValdirJACKS, N. A.; COGO, D. M.. Consumos de forró eletrônico em Fortaleza: mediações e apropriações populares de um produto industrial. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Carla Renata Antunes de Souza Gomes

GOMES, Carla Renata Antunes de SouzaOLIVEIRA, C. T. F.COGO, D. M.JACKS, N. A.. Os consumos de Forró Eletrônico em Fortaleza". 2015. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Juliana Inacio Teixeira

Livro-reportagem sobre adolescentes assassinados na Chacina do Curió; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Antonio Wandersson Silva Trindade

Livro de crônicas sobre pessoas em situação de rua; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Letícia do Vale Souza

Documentário sobre pais que abandonam filhos e o lar; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Gabriela de Oliveira Almeida

Livro-reportagem sobre adolescentes assassinados na Chacina do Curió; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Marcos Menezes Medeiros

Livro de crônicas sobre vendedores ambulantes nos ônibus de Fortaleza; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Matheus Facundo Araujo

Apropriações tecnológicas dos Stories do Instagram pelo jornalismo de O Povo; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Isabelle Moura Lima dos Santos

Aplicativo para informação e interação entre mulheres portadoras da Síndrome de Turner; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Ablavi Victoire Adjalla

Livro-reportagem sobre racismo contra estudantes de países africanos no Ceará; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Francisco Daniel Rocha da Silva

Livro-reportagem sobre refugiados venezuelanos no Ceará; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Naiara Silva Evangelo

?It?s a match! You and Rio have liked each other?: o Tinder como mediador de experiências, identidades e imaginários entre estrangeiros e brasileiros residentes no Rio de Janeiro; 2018; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Robson da Silva Braga;

Jean Lucas Gomes Pinto

Futebol e eurocentrismo: as representações sociais sobre os continentes no programa televisivo Linha de Passe, da ESPN, durante a Copa do Mundo de 2018; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Robson da Silva Braga;

Grasielly Sousa de Araujo

Cheeei de Sapatão: imagens da sociabilidade lésbica em Fortaleza; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Robson da Silva Braga;

Francisco Henrique dos Santos Lima

Debate sobre migração no YouTube: um estudo de recepção sobre a audiência do canal Kitty no Canadá; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Robson da Silva Braga;

Ícaro Machado Ribeiro

Criança Viada; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Robson da Silva Braga;

Miguel Cela Saraiva

A terra é nossa; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Robson da Silva Braga;

Mirna Piraciaba de Brito

Gabriela Pugliesi: Um estudo sobre a construção do ethos discursivo de uma influenciadora digital; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Robson da Silva Braga;

Tatiana Bandeira de Souza

Marketing Religioso: O uso das comunicações a favor da evangelização; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Evolutivo; Orientador: Robson da Silva Braga;

Francisco Wildelano Maciel da Silva

O alcance do rádio no mercado publicitário em Fortaleza: A percepção dos ouvintes acerca dos anúncios veiculados no programa Disque e Toque (FM 93); 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Evolutivo; Orientador: Robson da Silva Braga;

Jessica Lima Giambarba

Racismo Cordial: A representação da imagem da atriz Taís Araújo nas produções publicitárias veiculadas durante a novela Viver a Vida; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Evolutivo; Orientador: Robson da Silva Braga;

João Veras Fontenele

Marketing político: Uma análise do horário eleitoral radiofônico em 2008 da candidata à prefeitura de Fortaleza, Luizianne Lins; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Evolutivo; Orientador: Robson da Silva Braga;

José Lemos Monteiro Filho

Usos e mediações sociotécnicas na cidade: novos modos de experimentar o espaço urbano a partir da apropriação de plataformas digitais; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Robson da Silva Braga;

Maria Gabriela Ferreira Feitosa

Usos e mediações sociotécnicas na cidade: novos modos de experimentar o espaço urbano a partir da apropriação de plataformas digitais; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Robson da Silva Braga;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Joao Luis de Araujo Maia

Início: 2015; Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;

Valdir José Morigi

?EU ERA FEIO, AGORA TENHO CARRO? ENCENAÇÕES E PRÁTICAS DE CONSUMO EM CLUBES DE FORRÓ DE FORTALEZA/ CE; 2015; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Comunicação e Informa) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Valdir Jose Morigi;

Márcia Vidal Nunes

Identificações e recepção: o olhar dos moradores do bairro Pantanal ou Planalto Ayrton Senna sobre o vídeo popular da TV Janela; 2009; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Vidal Nunes;

Márcia Vidal Nunes

De pântano a planalto - a (re)elaboração da imagem do bairro Pantanal ou Planalto Ayrton Senna pela perspectiva dos moradores e do vídeo popular da TV Janela; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Agência Nacional dos Direitos da Infância; Orientador: Márcia Vidal Nunes;

Márcia Vidal Nunes

O papel da propaganda na campanha eleitoral à Presidência da República em 2006: o fim do padrão estético?; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Vidal Nunes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BRAGA, R. S. . Technologies as means, meeting as an end: Urban interactions of a migrant community in Rio de Janeiro, Brazil, mobilized by WhatsApp. IFIP Advances in Information and Communication Technology , v. 1, p. 1-12, 2016.

  • MORIGI, V. J. ; BRAGA, R. S. . ?Alô, vó, tô estourado?: Apropriações da cultura popular em um videoclipe de forró eletrônico. Contemporanea (UFBA. Online) , v. 1, p. 1-15, 2015.

  • BRAGA, R. S. ; MORIGI, V. J. . O processo de circulação de informações sobre forró eletrônico e seu fluxo comunicacional em Fortaleza. Em Questão , v. 21, p. 171-189, 2015.

  • MORIGI, V. J. ; BRAGA, R. S. . La construction des savoirs sur les genres: appropriations de la culture populaire dans les clubs de forró électronique de Fortaleza (Brésil). Etudes de Communication , v. 2014, p. 1-15, 2014.

  • NUNES, M. V. ; OLIVEIRA, C. T. F. ; BRAGA, R. S. . A construção da auto-imagem do MST na sua mídia e suas relações estratégicas de inserção social global. Revista Fronteiras (Online) , v. 13, p. 185-194, 2011.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BRAGA, R. S. ; NUNES, D. M. . Notícia e Entrevista. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BRAGA, R. S. ; MACIEL, C. A. . Oficinas de comunicação para crianças e adolescentes da Rede Orçamento e Participação Ativa (Rede Opa). 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BRAGA, R. S. ; HONORIO, I. C. . Comunicação Popular. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BRAGA, R. S. ; MACIEL, C. A. . Leitura Crítica dos Meios e Introdução à Comunicação. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Usos e mediações tecnológicas na cidade: novos modos de experimentar o espaço urbano a partir dos usos e apropriações de plataformas digitais, Descrição: A pesquisa busca analisar como usuários de plataformas digitais se apropriam (Nestor García Canclini) de tais tecnologias no espaço da cidade de Fortaleza, Ceará, de modo a ressignificar suas experiências urbanas (François Dubet). Serão investigadas as seguintes plataformas digitais: Waze, Uber, Tinder, WhatsApp e Instagram. Durante três anos de pesquisa (agosto/2018 a agosto/2020), os fenômenos serão analisados a partir de cinco perspectivas: 1) o uso do aplicativo Waze por motoristas de Fortaleza; 2) a apropriação da plataforma da Uber por motoristas e passageiros; 3) o Tinder como aplicativo de geolocalização para relacionamentos; 4) os grupos de WhatsApp como mobilizadores de encontros coletivos na cidade; 5) e os usos do Instagram como divulgação do mapeamento do trajeto cotidiano pela cidade. Adotamos a etnografia (Rosana Guber) - e, de modo mais específico, a etnografia virtual (Christine Hine) - como método de investigação. Como procedimentos metodológicos, utilizamo-nos da observação participante e de entrevistas em profundidade, respectivamente como modo de observar as práticas cotidianas dos usuários de tais plataformas e como modo de acessar as concepções desses usuários sobre os rearranjos de suas experiências urbanas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Robson da Silva Braga - Coordenador / Rafael Rodrigues da Costa - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Narrativas de consumo de cidade: apropriações da cultura, da tecnologia e dos aspectos geográficos na promoção de imaginários e de experiências urbanas por meio de estratégias de comunicação e marketing, Descrição: O projeto está sendo desenvolvido no âmbito do Giceu (Grupo de Pesquisa de Imagem, Consumo e Experiência Urbana), dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo da UFC. O projeto tem por objetivo conhecer as representações e os imaginários sobre cidades construídas por meio de estratégias de comunicação e de marketing das governanças. Com isso identificar as narrativas de experiências de cidade por meio das ações de consumo do espaço urbano. A pesquisa será dividida: 1. A partir de análises de ações comunicacionais, que trazem como questões centrais os modelos de cidade - criativa, inteligente, turística-, pretende-se compreender o processo de construção das representações e como essas ações alimentam o imaginário dos visitantes. E com isso constroem representações e imaginários nas experiências de cidade. Serão selecionadas cidades que gerenciam e comunicam os modelos citados acima. A pesquisa buscará verificar de que modo o ente público ou privado responsável pelos projetos de smart city, de cidade criativa e cidade-turística/megaeventos vem se apropriando desses modelos em sua comunicação institucional e como tais projetos impactam a experiência de cidade dos moradores desses lugares. Adotamos, portanto, duas abordagens sobre os fenômenos nas cidades: a) o marketing institucional promovido a partir desses projetos; b) e o impacto de tais projetos sobre as práticas cotidianas dos moradores dessas cidades. 2. Este estudo tem por objetivo analisar como a produção musical cearense contribui para promoção e consumo dos espaços urbanos. As narrativas apresentadas sobre as cidades para o consumo constituem uma maneira de gerenciamento de imagens. Elas são reposicionadas conforme a necessidade dos gestores e os modos de consumo. A música traz na composição um olhar do artista sobre o lugar e ajuda a compor o imaginário de moradores e visitantes sobre aquele espaço urbano. O estudo encontra-se dividido em quatro etapas: 1) mapeamento (por meio de pesquisa documental e enquete com fortalezenses nas mídias digitais) de composições musicais que tematizam lugares da cidade de Fortaleza; 2) entrevistas com músicos/compositores cujas composições apresentam referências aos espaços urbanos (emissores); 3) registro fotográfico e inventário histórico dos lugares selecionados (contextos/símbolos representados); 4) entrevista com consumidores de tais músicas para analisar como eles se relacionam com as composições musicais e com os símbolos da cidade que aparecem nas músicas que eles consomem. Nesse sentido, analisamos tanto a produção de sentido por parte de uma indústria musical, como o consumo que fortalezenses fazem de tais composições e dos símbolos urbanos citados em tais músicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Robson da Silva Braga - Integrante / Sílvia Helena Belmino Freitas - Coordenador / Elane Abreu de Oliveira - Integrante.

  • 2015 - Atual

    De dentro para fora: Uma etnografia virtual e urbana de um grupo do WhatsApp formado por frequentadores da Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, Descrição: A pesquisa analisa de que modo os frequentadores da Feira de São Cristóvão se utilizam do que chamaremos de "franjas da Feira", ou seja, espaços de sociabilidade que partem de um lugar afetivo, a Feira, que faz menção às origens desses migrantes nordestinos, mas que vão além dele, transbordando por diversos territórios que conformam a cidade do Rio de Janeiro. O aplicativo virtual WhatsApp é utilizado por eles como modo de conexão cotidiana mediada tecnologicamente, reforçando os encontros imediatos (shows de forró na Feira, churrascos realizados em lajes de integrantes do grupo, festas em comunidades do Rio, dentre outros espaços). Nesta pesquisa, portanto, estão implicadas as noções de comunidade virtual, identidade regional, nordestinidade, apropriações e etnografia virtual. Adoto, assim, o método etnográfico para analisar de que modo o grupo de frequentadores da Feira de São Cristóvão, que mantêm um grupo de cerca de 80 pessoas no WhatsApp, compartilham sentidos de ?nordestinidade? no espaço online, na Feira e no processo de circulação pela cidade do Rio de Janeiro. Para tanto, adoto três procedimentos metodológicos: 1) etnografia virtual; 2) observação participante nos encontros organizados pelo grupo na Feira e demais espaços da cidade; 3) e entrevista etnográfica com seis integrantes do grupo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Robson da Silva Braga - Coordenador / João Luis de Araújo Maia - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2011 - 2014

    Representações e práticas de consumo em clubes de forró de Fortaleza, Descrição: De caráter etnográfico (Guber), a pesquisa analisou de que modo os consumidores de ?forró estilizado? ou ?forró eletrônico? se apropriam (Canclini) das formas simbólicas (Thompson) que compõem duas casas de show consideradas de "classe média" na capital cearense para produzir encenações de si (Goffman) com base nas categorias nativas de "modernidade" e "sofisticação". A investigação partiu da concepção de que Fortaleza, tida como "a capital do forró" estilizado, vem se inserindo num processo extremamente tardio de modernização, a partir da década de 1990, o que colabora para o espírito emergente que permeia a cultura popular urbana e a indústria cultural local. A pesquisa sistematizada foi dividida em quatro etapas, desenvolvidas de março a outubro de 2014: 1) pesquisa quantitativa (para definir o perfil sociodemográfico dos dois clubes); 2) observação não participante (para identificar formas simbólicas utilizadas nos clubes); 3) observação participante (para perceber de que modo os consumidores usam as formas simbólicas nas interações); 4) e entrevistas etnográficas (para compreender os sentidos sociais que sustentam tais formas simbólicas, as apropriações que são feitas delas e as encenações do ?eu? através de processos interacionais). Uma das considerações finais diz respeito ao modo como a "classe média tradicional" e a "classe trabalhadora" (a chamada ?nova classe média" brasileira) encenam tais noções de "modernidade" e "sofisticação", ambas as classes apropriando-se de formas simbólicas semelhantes (a exemplo de carros importados, uísques e roupas de marca), porém produzindo usos distintos para tais produtos, considerando-se as diferentes mediações (Martín-Barbero) e os distintos habitus (Bourdieu) que perpassam a história de vida de cada sujeito social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Robson da Silva Braga - Integrante / Valdir Jose Morigi - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Comunicação popular e comunitária em Fortaleza: linguagens e temáticas no século XXI, Descrição: De que modo o perfil das entidades que trabalham com comunicação popular em Fortaleza define as temáticas dos produtos midiáticos que elaboram?. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Robson da Silva Braga - Coordenador / Catrina Tereza Farias de Oliveira - Integrante.

  • 2008 - 2010

    Identificações e recepção: O olhar dos moradores do bairro Pantanal ou Planalto Ayrton Senna sobre o vídeo popular da TV Janela, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Márcia Vidal Nunes em 23/03/2015., Descrição: Esta pesquisa verificou de que modo cinco receptores dos vídeos da TV Janela, projeto da ONG Instituto de Desenvolvimento Social (IDS), se identificam com as representações positivas acerca do "morador do Pantanal" (comunidade surgida em 1990 na periferia sul de Fortaleza - CE), apresentadas pelas produções audiovisuais. Os vídeos do projeto apresentam, de modo geral, um morador unido, de luta, trabalhador e, por isso, vitorioso e feliz, em contraposição ao imaginário de violência e miséria construído pela mídia convencional acerca do local. O objetivo da TV Janela é melhorar a auto-estima das cerca de trezentas pessoas que assistem mensalmente aos vídeos, em telão montado na rua. A pesquisa buscou compreender uma etapa específica do processo comunicativo (a recepção) através dos conceitos de comunidade, representações sociais e identificações culturais. Ela teve caráter qualitativo, utilizando-se da etnografia e da entrevista em profundidade como procedimento metodológico, da Análise do Discurso como método de análise dos discursos dos receptores selecionados e dos Estudos Culturais como perspectiva teórica. Aspectos como o período no qual o receptor chegou ao bairro, sua história de vida e as relações cotidianas com o bairro e seu moradores interferem na sua construção identitária como morador do Pantanal e, consequentemente, no modo como se apropriam das representações de morador apresentadas pelos vídeos. Mesmo os aspectos mais reforçados pelos vídeos, como a luta histórica, só conseguem adesão dos receptores quando esses vivenciaram o fato específico ou acessaram-no previamente através de moradores mais antigos, do seu convívio comunitário ou familiar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Robson da Silva Braga - Integrante / Márcia Vidal Nunes - Coordenador., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2007 - 2008

    A (re)elaboração da imagem do bairro Pantanal ou Planalto Ayrton Senna pelo vídeo popular da TV Janela, projeto da ONG Instituto de Desenvolvimento Social (IDS), Descrição: Robson da Silva Braga foi bolsista do Programa InFormação (Programa de Cooperação para Qualificação de Estudantes de Jornalismo), da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI). O estudante recebeu auxílio mensal de agosto de 2007 a janeiro de 2008, concedido pela ANDI e pela Fundação W.K. Kellogg, para o desenvolvimento de sua pesquisa de monografia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Robson da Silva Braga - Coordenador / Márcia Vidal Nunes - Integrante., Financiador(es): Agência de Notícia dos Direitos da Infância - Bolsa.

  • 2006 - 2007

    Mídia e Política - A redefinição do papel da propaganda na campanha eleitoral à presidência da República em 2006: o fim do padrão estético?, Descrição: Gravação, decupagem e análise da propaganda eleitoral de rádio e televisão dos candidatos à Presidência da República em 2006. O principal objetivo desta pesquisa foi avaliar as transformações do papel da propaganda na campanha eleitoral dos candidatos à Presidência da República em 2006, no horário eleitoral gratuito. Até que ponto a desconstrução do campo da propaganda política, contaminado pelas denúncias de corrupção durante o governo do PT a partir de 2002, poderia influenciar na credibilidade das técnicas de marketing por parte da opinião pública na campanha eleitoral de 2006? Pesquisa desenvolvida com bolsa do PIBIC/CNPq (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Robson da Silva Braga - Integrante / Márcia Vidal Nunes - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Aprovado em 1 lugar no concurso para professor efetivo (Adjunto-A), para o setor Fundamentos e Práticas Jornalísticas, do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC)., ICA/UFC.

2016

Aprovado em 1 lugar no concurso para professor substituto da área de Metodologia Científica da Comunicação e Cultura, do Departamento de Métodos e Áreas Conexas da ECO/UFRJ, Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ).

2015

Classificado em 5 lugar no concurso público para professor adjunto de Jornalismo e Editoração, do Departamento de Jornalismo da Uerj, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

2015

Classificado em 3 lugar no concurso para professor substituto da área de Mídia, Cultura e Tecnologia, do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF, Universidade Federal Fluminense (UFF).

2010

Aprovado na seleção de 2011.1 do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF, Universidade Federal Fluminense (UFF).

2007

Premiado com bolsa de pesquisa para monografia de graduação na II Seleção para Bolsas de Estudos do Programa InFormação, Agência de Notícias dos Direitos da Infância - ANDI.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades. , Avenida da Universidade, 2762, Benfica, 60020181 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (085) 33667710

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Bolsista de assessoramento, Carga horária: 12

Outras informações:
O professor está, de janeiro a dezembro de 2018, responsável pelo Setor de Comunicação da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia), órgão suplementar subordinado à Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC).

2017 - Atual

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor Adjunto A do setor de Fundamentos e Práticas Jornalísticas do Curso de Jornalismo da UFC. Ministra disciplinas voltadas à prática jornalística. Coordena a Liga Experimental de Comunicação, um projeto de extensão dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UFC.

2018 - 2018

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador pró-tempore, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenador temporário do Curso de Jornalismo da UFC durante as férias do coordenador e da vice-coordenadora (5 de janeiro a 4 de fevereiro de 2018).

2010 - 2010

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Prestador de serviço como professor

Outras informações:
Prestação de serviço como professor de um módulo da disciplina de Sociologia e Comunicação do Curso de Jornalismo da Terra, da UFC.

2010 - 2010

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Membro de coordenação de curso, Carga horária: 20

Outras informações:
Prestação de serviço como membro da coordenação do Curso de Jornalismo da Terra, da UFC.

2008 - 2010

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de pós-graduação, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da instituição; bolsita da Funcap.

2006 - 2007

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC/CNPq, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista PIBIC/CNPq na pesquisa "Mídia e Política - A redefinição do papel da propaganda na campanha eleitoral à Presidência da República em 2006: o fim do padrão estético?", orientado pela professora Márcia Vidal Nunes.

2004 - 2007

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estudante de Graduação

Atividades

  • 09/2017

    Extensão universitária , Instituto de Cultura e Arte da UFC, .,Atividade de extensão realizada, Coordenador da Liga Experimental de Comunicação.

  • 08/2017

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Jornalismo do Terceiro Setor, Jornalismo Impresso II, Laboratório de Jornalismo Impresso

  • 08/2005 - 06/2006

    Extensão universitária , Centro de Humanidades, Departamento de Comunicação Social.,Atividade de extensão realizada, Monitor voluntário do Programa de Assessoria Técnico-Jurídica às Rádios Comunitárias do Ceará.

2016 - 2017

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor substituto do Setor de Metodologia Científica em Comunicação e Cultura, do Departamento de Métodos e Áreas Conexas (DMAC) da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ.

Atividades

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Abi - Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Metodologia Científica em Comunicação, Projeto Experimental I - Produção Editorial, Projeto Experimental I - Rádio e TV

  • 04/2016 - 07/2017

    Extensão universitária , Escola de Comunicação (ECO), .,Atividade de extensão realizada, ExpoEco.

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Abi - Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Metodologia Científica em Comunicação, Projeto Experimental I - Produção Editorial, Projeto Experimental I - Rádio e TV

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, Abi - Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Metodologia Científica em Comunicação, Projeto Experimental I de Produçao Editorial, Projeto Experimental I de Radialismo

2015 - 2017

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de pós-doutorado

Atividades

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História dos Meios de Comunicação

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Espaços de Consumo e Comunicação

  • 01/2015 - 07/2017

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Humanidades, Faculdade de Comunicação Social.,Linhas de pesquisa

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação, Lazer e Entretenimento

  • 03/2016 - 12/2016

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História dos Meios de Comunicação

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Cultura Popular

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação, lazer e entretenimento

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Comunicação I

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem Jornalística I, Redação e Expressão em Jornalismo Impresso não Cotidiano

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Cultura Popular

2014 - 2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTA

Vínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

  • 07/2014 - 12/2014

    Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Redação Jornalística I - Informação (notícia, entrevista e reportagem), Redação Jornalística II - Opinião (artigo de opinião, coluna, editorial, resenha, crônica)

2010 - 2010

Faculdade Evolutivo

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Coordenador de Ensino Superior, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor e coordenador do curso de Comunicação Social da instituição.

2010 - 2010

Faculdade Evolutivo

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2010 - 08/2010

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Semiótica e Comunicação

  • 01/2010 - 08/2010

    Direção e administração, Faculdade Evolutivo, Coordenação do curso de Comunicação Social.,Cargo ou função, Coordenador do curso de Comunicação Social da FACE-CE.

2012 - 2012

Agência da Boa Notícia Guajuviras - Canoas-RS

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor da disciplina de Comunicação Cidadã para os jovens do projeto Agência da Boa Notícia Guajuviras, na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul.

2011 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2011 - 01/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2012 - 07/2012

    Estágios , Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, .,Estágio realizado, Disciplina de Cultura e Arte Popular no Brasil (Curso de Museologia), ministrada pelo prof. Dr. Valdir Jose Morigi.

  • 03/2011 - 06/2011

    Estágios , Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, .,Estágio realizado, Disciplina de Cultura e Arte Popular no Brasil (Curso de Museologia), ministrada pelo prof. Dr. Valdir Jose Morigi.

2014 - 2014

Prefeitura Municipal de Sobral

Vínculo: Jornalista freelancer, Enquadramento Funcional: Jornalista freelancer

Outras informações:
Jornalista freelancer responsável pela captação de informações e redação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Sobral - CE (PGIRS de Sobral), desenvolvido pela Secretaria de Conservação (Seconv) da Prefeitura Municipal de Sobral.

2010 - 2011

Sistema O Povo de Comunicação

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 35

Outras informações:
Repórter da editoria de Conjuntura (Política, Brasil e Mundo) do Jornal O Povo, de Fortaleza-CE.

2006 - 2006

Sistema O Povo de Comunicação

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio supervisionado na Editoria de Política do Jornal O Povo. Entre as atividades desenvolvidas estão: acompanhamento de repórteres na coleta de dados, produção de textos e realização de pesquisas.

2011 - 2012

Jornal Diário do Nordeste

Vínculo: Repórter freelancer, Enquadramento Funcional: Repórter freelancer

2009 - 2009

Agência de Informação Frei Tito para América Latina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Repórter freelancer, Carga horária: 30

2008 - 2008

Assessoria de Imprensa Dégagé

Vínculo: Jornalista freelancer, Enquadramento Funcional: Repórter

Outras informações:
Repórter freelancer; produção de releases/notas, contato com a imprensa e cobertura jornalística.

2008 - 2008

Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Ceará

Vínculo: Terceirizado, Enquadramento Funcional: Jornalista profissional, Carga horária: 30

Atividades

  • 01/2008 - 03/2008

    Serviços técnicos especializados , Assessoria de Imprensa, .,Serviço realizado, Jornalista da Assessoria de Imprensa da instituição..

2006 - 2007

Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Ceará

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário na Assessoria de Imprensa, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio na Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Bancários do Ceará. Atuou na produção de matérias para o jornal Tribuna Bancária, atualização de clipping eletrônico e produção de informes para o site da instituição.

2007 - 2008

Agência de Notícias dos Direitos da Infância

Vínculo: Bolsista de pesquisa, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Monografia de graduação desenvolvida com recursos financeiros da Fundação W. K. Kellogg e geridos pela ANDI

2005 - 2006

ONG Comunicação e Cultura

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiou no setor de comunicação, desenvolvendo a comunicação interna e externa, produção de matérias para Jornal Mural e o portal da instituição.