Maísa Hodecker

Psicóloga (CRP-12/16945), Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2018-2020). Doutoranda em Psicologia pela UFSC. Integrante do Laboratório de Psicologia Ambiental (LAPAM/UFSC) desde 2018 e integrante do Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS/UFSC) desde 2020. Tem experiência em Psicologia na Gestão Integral de Riscos e Desastres, Psicologia Ambiental e Promoção e Prevenção da Saúde. No decorrer de sua trajetória acadêmica, atuou na Clínica Escola e Serviços de Psicologia (CESP/UNIFEBE) e na realização de estágio obrigatório no Corpo de Bombeiros da cidade de Brusque/SC (2016). Foi auxiliar de pesquisa do Art. 170 no Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE estudando a atuação de psicólogos nos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF-AB) na região do Médio Vale do Itajaí/SC. Na condição de bolsista CAPES-DS, realizou estágio docência na disciplina de Psicologia Social I e pesquisas no âmbito da saúde e bem-estar de pacientes e acompanhantes em um hospital infantil de Florianópolis/SC. Possui interesse em Psicologia Ambiental, Psicologia Hospitalar, Psicologia da Saúde, Psicologia Clínica e docência no ensino superior.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Psicologia

2018 - 2020

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Estresse e restauração hospitalar: preditores ambientais na perspectiva de acompanhantes,Ano de Obtenção: 2020
Ariane Kuhnen.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Psicologia

2013 - 2018

Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2011

E. E. B. Monsenhor Gregório Locks

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: promoção da saúde.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Ambiental.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XII Encontro Catarinense de Saúde Mental.Vivências de acompanhantes em um hospital infantil: relação entre atributos físicos e ambiência. 2019. (Encontro).

ENPEX - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão. Percepções de pais que utilizam a força física na busca do educar. 2018. (Exposição).

Entre debates e certezas: como a percepção do consenso climático é interpretada em diferentes modelos de ciência. 2018. (Seminário).

I Jornada de Análise do Comportamento de Florianópolis. 2018. (Simpósio).

Projeto Workshop Executa ? Arquitetura e Urbanismo. 2018. (Outra).

Técnicas de escrita científica. 2018. (Outra).

XVII Semana da pesquisa, ensino e extensão da UFSC. 2018. (Exposição).

Congresso Internacional de Políticas Públicas. Primeiros Auxílios Psicológicos em situações de Emergências em uma Corporação Militar do Vale do Iatajaí/SC. 2017. (Congresso).

Congresso Internacional de Políticas Públicas para a América Latina. 2017. (Congresso).

III Semana de Acessibilidade e Inclusão. 2017. (Simpósio).

IV Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade - IV ITS. Análise de competências de liderança e chefia militar em sargentos de uma Companhia de Bombeiros Militar do Vale do Itajaí/SC. 2017. (Congresso).

Mostra Regional de Práticas em Psicologia. Atuação do Psicólogo no Núcleo de Apoio à Saúde da Família na Região de Saúde Médio Vale do Itajaí.. 2017. (Exposição).

VI Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da ACAFE (FIEPE). Atuação do Psicólogo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família na Região de Saúde Médio Vale do Itajaí. 2017. (Congresso).

Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENPEX.INTERVENÇÃO EM CRISE EM EMERGÊNCIAS NA 3ª COMPANHIA DE BOMBEIROS MILITAR DE BRUSQUE - SC. 2016. (Encontro).

Seminário Regional de Psicologia para a Gestão Integral do Risco: da prevenção à recuperação.MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA PARA REDUÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES. 2016. (Seminário).

V Congresso Brasileiro IV Congresso Iberamericano e IV Congresso Lusobrasileiro de Psicologia da Saúde. Intervenção em Crise na 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Brusque - SC. 2016. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Eliz Marine Wiggers

SILVA, G. R.; ALVES, R. B.;WIGGERS, E. M.. Reflexões acerca da prática da intervenção em crise em uma companhia de bombeiros militar: um relato de experiência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brusque.

Patrícia Biasi Cavalcanti

KUHNEN, A.; FELIPPE, M. L.;CAVALCANTI, P. B.. Estresse e restauração hospitalar: preditores ambientais na perspectiva de acompanhantes. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Roberta Borghetti Alves

ALVES, R. B.; SILVA, G. R.; WIGGERS, E. M.. Reflexões acerca da prática da intervenção em crise em uma Companhia de Bombeiros Militar: um relato de experiência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brusque.

Roberta Borghetti Alves

ALVES, R. B.; SILVA, G. R.; WIGGERS, E. M.. Reflexões acerca da prática da intervenção em crise em uma Companhia de Bombeiros Militar: um relato de experiência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brusque.

Maíra Longhinotti Felippe

KUHNEN, A.; LOPES, F. M.;FELIPPE, M. L.. Estresse e restauração hospitalar: preditores ambientais na perspectiva de acompanhantes. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Maíra Longhinotti Felippe

KUHNEN, A.FELIPPE, M. L.; Cavalcanti, P. B.. Estresse e restauração hospitalar: preditores ambientais na perspectiva de acompanhantes. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ariane Kuhnen

Estresse e restauração hospitalar: preditores ambientais na perspectiva de acompanhantes; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-gradução em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Roberta Borghetti Alves

Atuação do Psicólogo em emergências no Corpo de Bombeiros de Brusque; 2016; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Centro Universitário de Brusque; Orientador: Roberta Borghetti Alves;

Roberta Borghetti Alves

Bornout em profissionais do CAPS II; 2015; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Centro Universitário de Brusque; Orientador: Roberta Borghetti Alves;

Grasiele Rosvadoski da Silva

Reflexões acerca da prática da intervenção em crise em uma companhia de bombeiros militar: um relato de experiência; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brusque; Orientador: Grasiele Rosvadoski da Silva;

Simoni Urnau Bonfiglio

Agressividade na Adolescência; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Centro Educacional de Brusque; Orientador: Simoni Urnau Bonfiglio;

Karol Diego Carminatti

Espaço universitário e urbanidade: diretrizes para os espaços coletivos; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário de Brusque, Secretaria de Estado da Eduação; Orientador: Karol Diego Carminatti;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FELIPPE, M. L. ; HODECKER, M. ; PICHETTI, D. Z. ; KUHNEN, A. . Ambiente físico e significado ambiental no processo de restauração do estresse em quartos de internação pediátrica. Revista Projetar , v. 5, p. 33-48-48, 2020.

  • HODECKER, M. ; ALVES, R. B. . Intervenção em Crise realizada com pessoas afetadas por emergências em uma Companhia de Bombeiros Militar. ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PSICOLOGIA , v. 10, p. 243-259, 2019.

  • HODECKER, M. ; SANTOS, I. S. ; FELIPPE, M. L. ; SCHNEIDER, D. R. ; KUHNEN, A. . Uma Sistematização dos Estudos Nacionais em Psicologia Ambiental. PSI UNISC , v. 3, p. 126-141, 2019.

  • HODECKER, M. ; ADAMES, B. ; FRAINER, S. ; ANDRADE, T. ; TEIXEIRA, K. C. . A vigorexia no contexto esportivo: uma revisão de literatura. LECTURAS EDUCACIÓN FÍSICA Y DEPORTES , v. 24, p. 1-18, 2019.

  • HODECKER, M. ; MULLER, T. P. . Psicólogo no contexto do Núcleo Ampliado de Saúde da Família: Diretrizes de atuação. CAMINHOS: Revista on-line , v. 10, p. 33-50, 2019.

  • HODECKER, M. ; FRAINER, S. ; VIEIRA, M. L. ; KUHNEN, A. . A brinquedoteca enquanto ambiente restaurador para a criança hospitalizada: uma análise integrativa. Revista de Ciências Humanas , v. 53, p. 1-16, 2019.

  • HODECKER, M. ; ALVES, R. B. . Estratégias da Psicologia para o Gerenciamento de Crises. Revista do Departamento de Psicologia , v. 2, p. 63-75, 2018.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

HODECKER, M. . Aborto. 2017.

HODECKER, M. ; BARON, F. M. S. . O TREINO DE HOJE #TÁPAGO: DÍVIDA COM QUEM?. 2018; Tema: Psicologia do Esporte. (Blog).

HODECKER, M. ; DIAS, J. ; MAESTRI, M. L. . Fatores de Risco e Proteção para o Consumo de Drogas na Adolescência. 2016; Tema: Uso de drogas na adolescência. (Site).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2017

    Atuação do Psicólogo no Núcleo de Apoio à Saúde da Família na Região de Saúde Médio Vale do Itajaí., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Roberta Borghetti Alves em 29/01/2018., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maísa Hodecker - Integrante / Roberta Borghetti Alves - Coordenador / Suelen Frainer - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional