Gustavo José Diniz de Moura

Graduação em andamento em Engenharia Agronômica no IFSULDEMINAS, Campus Muzambinho. Bolsista Voluntário de Iniciação Científica, atuando nas áreas de Fertilidade do Solo, Nutrição Mineral de Plantas, Fisiologia Vegetal e Fitotecnia. Desenvolve trabalhos com cana-de-açúcar, mudas pré-brotadas, manejo da adubação, sistemas de plantio e população.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia Agronômica

2013 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2012

Roque Ielo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2017

Extensão universitária em Monitor de Fertilidade do Siolo e Adubos. (Carga horária: 120h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.

2016 - 2016

Agricultura de Precisão na Distribuição de Corretivos e Fertilizantes. (Carga horária: 17h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.

2015 - 2015

Nutrição Animal. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.

2015 - 2015

Manejo de Pragas e Doenças. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.

2015 - 2015

Desenvolvimento Agrícola e Proteção Ambiental. (Carga horária: 40h). , Instituto Agronômico de Campinas, IAC, Brasil.

2014 - 2014

CAR (Cadastramento Ambiental Rural). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.

2014 - 2014

Laboratório de Análises de Solos e Tecido Vegetal. (Carga horária: 171h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Oratória - A arte de falar em público. (Carga horária: 10h). Inst. (Carga horária: 10h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.

2011 - 2012

EcoCaconde - Turismo e Geração de Renda. (Carga horária: 275h). , Casa de Cultura e Cidadania, CCC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agronomia.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fertilidade do Solo e Adubação.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fisiologia de Plantas Cultivadas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MOURA, G. J. D. . Café com Vigor. 2017. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Produção de Biofertilizantes, compostos orgânicos e caldas fitoprotetoras. 2105. (Seminário).

VIII Simpósio Tecnologia de Produção de Cana-de-açúcar.Acúmulo de boro na cana-planta proveniente de mudas pré-brotadas em diferentes densidades e doses de nitrogênio no plantio. 2017. (Simpósio).

23ª Feira internacional de tecnologia agricola em ação (AGRISHOW). 2016. (Feira).

Cana Substantivo Feminino. 2016. (Simpósio).

Encontec. 2016. (Encontro).

"Tecnologia- Passado, Presente e Futuro". 2015. (Encontro).

22ª Feira internacional de tecnologia agrícola em ação (AGRISHOW)). 2015. (Feira).

Curso Básico de plasticultura : Montagem de estufas e sistema de irrigação. 2015. (Seminário).

21ª Feira internacional de tecnologia agricola em ação (AGRISHOW). 2014. (Feira).

3ª Semana Academica de Agronomia. 2014. (Simpósio).

EXPOCAFÉ. 2014. (Feira).

Femagri. 2014. (Feira).

2ª Semana Acadêmica de Agronomia. 2013. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ariana Vieira Silva

SARTORI, R.H.;SILVA, A. V.; OLIVEIRA, T. C. de. Produtividade e acúmulo de micronutrientes em soqueira de cana-de-açúcar implantada no sistema de mudas pré brotadas com diferentes densidades e dose de nitrogênio no plantio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Thiago Cardoso de Oliveira

SARTORI, R. H.; SILVA, A. V.;OLIVEIRA, T. C.. Produtividade e acúmulo de micronutrientes em soqueira de cana-de-açúcar implantada no sistema de mudas pré-brotadas com diferentes densidades e doses de nitrogênio no plantio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Thiago Cardoso de Oliveira

Produtividade e acúmulo de micronutrientes em soqueira de cana-de-açúcar implantada no sistema de mudas pré-brotadas com diferentes densidades e doses de nitrogênio no plantio; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; Orientador: Thiago Cardoso de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, T. C. ; AVILA, M. A. P. ; MALVESTITTI NETO, A. ; MOURA, G. J. D. ; OLIVEIRA, E. ; SARTORI, R. H. . Compreendendo a interação dos nutrientes para uma adubação eficiente.. Campo e Negócios, Revista Campo e Negócios, p. 1 - 83, 01 set. 2017.

  • OLIVEIRA, T. C. ; AVILA, M. A. P. ; MALVESTITTI NETO, A. ; MOURA, G. J. D. ; OLIVEIRA, E. ; SARTORI, R. H. . Micronutriente em cana-de-açúcar benefícios na aplicação. Campo e Negócios, Revista Campo e Negócios, p. 1 - 83, 01 jan. 2017.

  • MOURA, G. J. D. ; OLIVEIRA, T. C. ; OLIVEIRA, E. ; MALVESTITTI NETO, A. ; SANTOS, T. B. ; SARTORI, R. H. ; SILVA, A. V. . Acúmulo de zinco em cana-planta proveniente de mudas pré- brotadas com diferentes doses de nitrogênio no plantio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS, T. B. ; MOURA, G. J. D. ; OLIVEIRA, E. ; OLIVEIRA, T. C. ; MALVESTITTI NETO, A. ; SARTORI, R. H. ; SILVA, A. V. . Influência de diferentes doses de nitrogênio no acúmulo de NPK em cana-planta proveniente de mudas pré-brotadas.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, E. ; MOURA, G. J. D. ; SANTOS, T. B. ; OLIVEIRA, T. C. ; MALVESTITTI NETO, A. ; SARTORI, R. H. ; SILVA, A. V. . ACÚMULO DE BORO EM CANA-PLANTA PROVENIENTE DE MUDAS PRÉ-BROTADAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Aplicação foliar de formulações de Yara Vita Café no crescimento, nutrição e qualidade do café., Descrição: O trabalho possui o objetivo de avaliar o crescimento, nutrição e qualidade do café proporcionada pela aplicação foliar da nova formulação YaraVita (F3537). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gustavo Jose Diniz de Moura - Integrante / Felipe Campos Figueiredo - Coordenador., Financiador(es): Yara Brasil Fertilizantes - Bolsa.

  • 2016 - Atual

    Crescimento e desenvolvimento do trigo em função da aplicação do fertilizante Agrosix®, Descrição: A adubação foliar e consiste na aplicação de nutrientes nas folhas para que possam ser transportados para outras partes do vegetal visando complementar ou corrigir a nutrição anterior. A produção de adubos foliares teve um avanço considerável nas ultimas décadas devido ao surgimento de novas fórmulas que facilitam a absorção via folha. Existem hoje no mercado diversas marcas e formulações de foliares diferentes. A pesquisa envolvendo esses produtos se justifica devido à grande divergência entre métodos e doses que são indicadas pelos fabricantes. O presente experimento tem como objetivo avaliar o foliar Agrosix® na cultura do trigo. O experimento será realizado em blocos ao caso a onde serão testadas diversas concentrações e ausência da adubação foliar para determinação da melhor dose para a suplementação nutricional do cultivo do trigo.... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gustavo Jose Diniz de Moura - Integrante / Guilherme Serra Geraldo - Integrante / Kamila Cristina de Credo Assis - Integrante / Pedro Sebrian Concario - Integrante / José Sérgio de Araújo - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    Desenvolvimento e produtividade da soqueira de cana-de-açucar proveniente de mudas pré brotadas (MPB) com diferentes doses de nitrogênio no plantio, Descrição: O projeto tem como objetivo avaliar as influências de doses de nitrogênio e espaçamentos diferentes em soqueira de cana-de-açúcar. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Gustavo Jose Diniz de Moura - Integrante / Ariana Vieira Silva - Integrante / Thiago Cardoso de Oliveira - Integrante / Raul Henrique Sartori - Coordenador / Eduarda de Oliveira - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Desenvolvimento e produtividade de cana-de-açúcar proveniente de mudas pré-brotadas (MPB) submetida a diferentes doses de nitrogênio e densidades., Descrição: Na operação de plantio de cana-de-açúcar utiliza-se uma quantidade de mudas que varia entre 10 e 15 toneladas por hectare. No plantio manual é comum utilizar o número de 12 a 15 gemas/metro de sulco, como quantidade ideal para a constituição de um bom plantio, perfazendo um gasto de mudas na ordem 8 a 12 t/ha. Porém, na prática, com a intenção de reduzir o risco de falhas, utiliza-se, até recentemente, de 15 a 21 gemas/metro, e em termos de volume de muda, de 11 a 14 t/ha. Com o aumento do plantio mecânico, as falhas na lavoura tornaram-se mais frequentes e, para que não resulte-se em prejuízos significativos na produtividade, o volume de mudas utilizadas torna-se demasiadamente alto, atingindo níveis superiores a 20 t/ha. Logo, se em uma tonelada de cana contém de 8.000 a 20.000 gemas, conclui-se que o número de gemas por metro está entre 24 e 60 gemas, o que reflete-se em gasto excessivo de colmos, que poderiam ser destinados à indústria (LANDELL et al., 2012). Além disso, essa prática aumenta o risco de difusão de pragas e doenças por meio da muda, dificultando o controle fitossanitário. Desta forma, o Instituto Agronômico de Campinas, através do Programa Cana IAC, desenvolveu métodos para reduzir o volume de mudas necessário para a multiplicação de novas tecnologias varietais, com o objetivo de incorporação de ganhos produtivos. O sistema de Muda Pré-Brotada (MPB) é uma tecnologia inovadora que atende ao objetivo proposto devido o fato de permitir uma redução do volume de mudas e um melhor controle na qualidade de vigor, propiciando a formação de canaviais de excelente padrão clonal e com maior homogeneidade. Além de que, uma melhor forma de distribuição espacial das mudas nas áreas de produção induz ao melhor aproveitamento dos recursos hídricos e nutricionais, reduzindo a competição intraespecífica estabelecida em canaviais com excesso de mudas, situação comum em áreas comerciais de plantio mecanizado. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Gustavo Jose Diniz de Moura - Coordenador / Marcelo Bregagnoli - Integrante / Ariana Vieira Silva - Integrante / Thiago Cardoso de Oliveira - Integrante / Antonio Malvestitti Neto - Integrante / Raul Henrique Sartori - Integrante / José Mauro Costa Monteiro - Integrante / Eduarda de Oliveira - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Bolsista Voluntário de Iniciação Científica, sob orientação do Prof. Dr. Raul Henrique Sartori, atuando nas áreas de Fitotecnia, Fertilidade do Solo, Nutrição Mineral de Plantas e Fisiologia Vegetal. Desenvolve trabalhos com manejo da adubação nitrogenada, densidades de plantio e população em canaviais implantados no sistema de mudas pré-brotadas.

  • 2013 - Atual

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

    Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 07/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Campus Muzambinho, .,Linhas de pesquisa

  • 2017 - 2017

    Fazenda São Francisco - Caconde/SP

    Vínculo: Estágio Obrigatório, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Desenvolvimento de atividades na área de Cafeicultura como colheita, pós colheita , implantação de lavoura e tratos culturais (Aplicações de defensivos agrícolas no controle de pragas e doenças e correção de solo e adubações).

  • 2016 - 2016

    Fazenda Santo Antônio 1- Santa Crus das Palmeiras/SP

    Vínculo: Estágio Obrigatório, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Desenvolvimento de atividade no setor Sucroalcooleiro, atuando nas áreas de manejo e preparo do solo, colheita, pós colheita, correção de solo, nutrição de plantas (Adubações) e tratos culturais como aplicações de defensivos agrícolas no controle de pragas e doenças.