Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Pós-doutorado em Kansas State University, Kansas, EUA (2007) Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Metabolismo e Biologia Molecular. Seu grupo se dedica a identificar novos alvos para o controle de vetores e pragas de agricultura. Atuando principalmente nos seguintes temas: 1-Metabolismo de quitina em ovários e intestino de insetos como o barbeiro Rhodnius prolixus e o mosquito Aedes aegypti. 2- Caracterização dos transportadores do tipo ABC, em destaque a glicoptoteína-P,que estão envolvidos com os mecanismos de resitência a inseticida e na fisiologia, em destaque a ovogênese, dos insetos. 3-Controle entomológico e epidemiológico da dengue e da Zika (detecção do vírus da dengue e da ZiKa no vetor) 4- Teste de novas substâncias com atividade larvicida e adulticida.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Química Biológica

1992 - 1998

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Isolamento e caracterização de novas nitroforinas de glândula salivar de Rhodnius prolixus
Hatisaburo Masuda. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Nitroforina; Óxido nítrico; Glândula Salivar; Rhodnius prolixus; Vasodilatador; Coagulação. Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Metabolismo e Bioenergética. Setores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos; Fabricação de Produtos Farmacêuticos; Saúde Humana.

Mestrado em Química Biológica

1990 - 1992

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Efeitos de Azadiractina na ovogênese do Rhodnius prolixus,Ano de Obtenção: 1992
Hatisaburo Masuda.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Rhodnius prolixus; Vitelogenina; Azadiractina; Lipoforina; Oviposição; Vitelina. Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Química de Macromoléculas / Especialidade: Proteínas. Setores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos; Saúde Humana; Fabricação de Produtos Farmacêuticos.

Graduação em Farmácia

1985 - 1988

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2006 - 2007

Pós-Doutorado. , Kansas State University, K-STATE, Estados Unidos. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Biológicas, Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Metabolismo e Bioenergética. , Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2005 - 2005

PCR REAL TIME. (Carga horária: 40h). , EMBRAPA, EMBRAPA, Brasil.

2004 - 2004

Fundamentos em Análise Proteômica. (Carga horária: 80h). , Universidade de São Paulo, UNESP, Brasil.

1994 - 1994

Técnicas de Monitoramento e Controle de Inseto. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

1992 - 1992

Especialização em treinamento didático. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Metabolismo e Bioenergética.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Química de Macromoléculas/Especialidade: Glicídeos.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Química de Macromoléculas/Especialidade: Proteínas.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Química de Macromoléculas/Especialidade: Lipídeos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MOREIRA, M. F. ; TEIXEIRA, V. G. . XXXIII Jornada de Iniciação Científica no Centro de Ciências da Matamática e da Natureza. 2011. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário no Programa de Pós-graduação em Biquímica.Conhecendo o Programa de Pós-graduação em Biquímica no CA de Biotecnologia. 2012. (Seminário).

1st Annual Arthropod Genomics Symposium. 2007. (Simpósio).

Seminários do Departamento de Bioquímica/IQ/UFRJ.Genes encoding inward rectifying potassium channels (Kir) in Tribolium castaneum : expression and function. 2007. (Seminário).

Seminário no Programa de Pós-graduação em Bioquímica.Caracterização e parcial purificação de um grupo novo de nitroforinas da glândula salivar de Rhodnius prolixus.. 2000. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Andreza da Costa de Santana

Moreira, Monica Ferreira. Avaliação físico-quimica das apresentações de heparina disponíveis no mercado nacional. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) do CPqRR-FIOCRUZ) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Pollyana Barcelos Braga

Moreira, Monica Ferreira. A Relação entre o conhecimento acerca da dengue e a Formação Acadêmica analisada a partir da Teoria das Representações Sociais. 2017. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Alessa de Souza Corrêa da Silva Alves

Moreira, Monica Ferreira. Caracterização de lifosfolipídeo aciltransferase no sistema digestório de Rhodnius prolixus. 2016. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriela da Silva

Moreira, Monica Ferreira. Identificação e caracterização bioquímica de fosfatases alcalinas digestivas da lagarta da soja Anticarsia gemmatalis. 2016. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Magda Delorence Lugon

MOREIRA, M. F.; PETRETSKI, M. D. A.; FACANHA, A. R.; MASUDA, C. A.. Estudo da atividade ribonuclease endógena e da expressão de genes da via de RNA de interferência. 2013. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Aluno: Luciana dos Santos Gomes

MOREIRA, M. F.. Estuod comparativo do proteoma e caracterização de atividade proteolítica de cultivares de soja amarela. 2012. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciana dos Santos Gomes

MOREIRA, M. F.; ZINGALI, R. B.; PORTO, C. P. M.; OLIVEIRA, E. F.. Estudo comparativo do proteoma e caracterização da atividade proteolítica de cultivares de soja amarela (Glycine Max(L) Merril. 2012. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Alyson Gomes Pereira

MOREIRA, M. F.. Produção de biossurfactantes por Pseudomonas aeruginosa PA1: estratégias moleculares e de reuso de rejeito. 2011. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo Victor Holanda Moura

MOREIRA, M. F.; Freire, D.M.G; ALMEIDA, R. V.. Clonagem e expressão da lipase pf2001D60 de Pyrococcus furiosus. 2011. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniel Passos da Silva

MOREIRA, M. F.. Caracterização Estrutural e Físico-Química de biossurfactantes produzidos por Burkholderia cenopacia J2315. 2010. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: David Majerowicz

GONDIM, K. C.; FOGUEL, D.; Pereira, M.H.;MOREIRA, M. F.. Estudos da expressão gênica da Proteína Ligadora de Acil-Coenzima A 1 de Rhodnius prolixus (RpACBP-1) e sua inibição por RNA de interferência. 2009. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Figueira Mansur

MOREIRA, M. F.. Caracterização da síntese de quitina ou material quitina "like" em ovários e intestino de Rhodnius prolixus. 2009. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Ramos Martins

Bitondi, M.M.G.;MOREIRA, M. F.; Costa, M.C.R.. Caracterização da região codificadora e análise de expressão de Hexamerinas durante o desenvolvimento de Apis mellifera. 2008. Dissertação (Mestrado em Genética USP-RP) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Wendel Mattos Pompilho

MOREIRA, M. F.; PETRETSKI, M. D. A.. Purificação e caracterização da lipoforina de larvas da broca da cana-de-açúcar Diatraea saccharalis (Lepidoptera:Pyralidae) e seu papel no transporte de lipídeos neutros. 2006. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Aluno: Patrícia Neves Fernades

MOREIRA, M. F.. Função dos genes SOD1 e GSH1 na aquisição de tolerância ao peróxido de hidrogênio. 2005. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Paula Leite da Cunha Melo

MOREIRA, M. F.. Dinâmica de lipídeos de reserva em Rhodnius prolixus: acúmulo, mobilização e regulação. 2005. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gutemberg Gomes Alves

MOREIRA, M. F.. Atividade fosfofrutocinásica em corpo gorduroso e músculo de vôo do inseto hematófago Rhodnius prolixus. 2005. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sergio Cantu Mannarino

MOREIRA, M. F.. O papel do glutatião no envelhecimento cronológico em Saccharomyces cerevisae. 2005. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Paes Cinelli

MOREIRA, M. F.. Polissacarídeos sulfatados em ouriço-do-mar Lytechinus variegatus. Ocorrência sazonal de uma fucana sulfatda que recobre os óvulos e presença de proteoheteropolissacarídeos sulfatados no plasma seminal. 2005. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ricardo da Silva Herdeiro

MOREIRA, M. F.. Aquisição de tolerância ao estresse oxidativo: o papel da trealose e da SOD1. 2004. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata Moesia de Albuquerque

MOREIRA, M. F.. Alterações nos perfis de aminoácidos plasmáticos em pacientes autistas?.. 2003. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Diniz Mendes

PASCHOALIN, V. M. F.; PAIVA, C. L. A.; COUTINHO, C. C.; ABARZUA, E. G. O.;MOREIRA, M. F.. Análise do domínio de ligação de Calmodulina da proteína Ssb1/Hsp75 de Saccharomyces cerevisiae, clonagem do gene SSB1 e expressão da proteína em Escherichia coli.. 2002. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Paula Regina Delmas Campos

MOREIRA, M. F.. Requerimento de aminoácidos essenciais e formulação de uma ração para o Pseudoplastustoma coruscans?.. 2002. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Eduardo Mere Del Aguila

MOREIRA, M. F.. Estudo da expressão dos genes CNA1 e CNA2 que codificam a subunidade catalítica fosfatase 2B (Calcineurina) em Saccharomyces cerevisiae?.. 2002. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Wanise Maria de Souza Cruz

MOREIRA, M. F.. Avaliação dos níveis plasmáticos de carnitina em crianças com suspeita de Erros Inatos do Metabolismo?.. 2002.

Aluno: Maisa luciana Santos de Souza

MOURAO, P. A. S.;MACHADO, E. A.; SILVA, J. T.;MOREIRA, M. F.. Estudo da composição de glicosaminiglicanos sulfatados de diferentes órgãos em dois hemípteros hematófagos: Rhodnius prolixus e Triatoma brasilienses.. 2002. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciano Aparecido Meireles Grillo

MOREIRA, M. F.. Caracterização da interação da lipoforina com seu receptor em intestino de Rhodnius prolixus.. 2001. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Renato Marins Ferreira

MOREIRA, M. F.; SILVA, J. T.; da Silva Jr, J.G.; BOURGUIGNON, S. C.; FOGUEL, D.. Purificação e caracterização funcional da HSP26 de Saccharomyces cerevisiae.. 2000. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Roberta Vieira Branco

MOREIRA, M. F.; VOLCAN, R. A.; Freire, D.M.G;NEVES, B. C.; COELHO, M. A. Z.; LEITE, S. G. F.. Estudo de diferentes métodos de imobilização de lipase termoestável recombinate de Pyrococcus furiosus: estabilidade, enantioseletividade e engenharia de proteínas. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Patricia Martins da Silva

MOREIRA, M. F.NEVES, B. C.; Freire, D.M.G; PINHEIRO, A. S.. Engenharia metabólica e caracterização das vias biossíntéticas e regulatórias da produção de raminolipídeos em Burkholderia kururiensis. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Aline Gomes Cunha

MOREIRA, M. F.. "Resolução Cinética de derivados de mio-inositol catalisada por lipases". Tese de Doutorado do Programa de Bioquímica- IQ - Universidade Federal do Rio de Janeiro 24/03/2011.. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Angélica Nakamura

Oliveira, M.F.; Fantappié, M.R.;MASUDA, H.; SILVA-NETO, M. A. C.; Penna, P.A.; Araújo, H.M.M.; Rumjanek, F.D.;MOREIRA, M. F.. Efeitos de retinóides e juvenóides em Rhodnius prolixus e caracterização molecular parcial do receptor nuclear ultraspiracle: uma possível interação?. 2008. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Cristina HENRIQUES

MOREIRA, M. F.SOUZA, W.; BOU-HABLD, E. M. B. S. C.; SILVA, J. T.; Meyer-Fernandes JR; ZAPATA, C. L. V.. Redistribuição de Moléculas de Superfície Celular Durante a Interação Leishmania amazonensis -macrófago e Caracterização Bioquímica do Vacúolo Parasitóforo.. 2000. Tese (Doutorado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Angela Bernardes Grieco

MOREIRA, M. F.. Proteínas Ubiquitinadas. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Evelyn Seam Lima de Alvarenga

MOREIRA, M. F.MANSUR, J. F.; NOVAIS, R. C.; VIEIRA, R. L.; MARTINS, R. C. L.. Quitina, um alvo para controle do vetor da Doença de Chagas, Rhodnius prolixus (Stahl, 1859)(Hemiptera-Reduviidae). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Iron Francisco da Paula Junior

MOREIRA, M. F.. Estudos da expressão gênica de possíveis triaacilglicerol lipases digestivas de Rhodnius prolixus. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas-Modalidade Médica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Eduardo da Silva Gomes de Castro

MOREIRA, M. F.; Paiva, L.M.C.. Estudo do metabolismo energético e o uso de suplementos alimentares para o Ensino Médio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Alime Mahmud Bernardo

MOREIRA, M. F.. Meio ambiente e o problema dos pneus. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Moreira, Monica Ferreira. Concurso Público de Orovas e Títulos pra provimento de vaga de Professor Adjunto do Departamento de Bioquímica. 2019. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Moreira, Monica Ferreira. Participação em Banca Examinadora de Concurso Público para provimento de professor efetivo de vagas no cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior, no Departamento de Bioquímica. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MOREIRA, M. F.; Pinheiro; Silva, A.F.. Processo Seletivo para provimento de vaga de Professor Temporário do Departamento de Bioquímica IQ. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Chaloub, R.M.; Paiva, L.M.C.;MOREIRA, M. F.. Concurso de Professor Substituto do Departamento de Bioquímica/IQ/UFRJ - Pólo Xerem. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MOREIRA, M. F.; NASCIMENTO, H. J.; da Silva Jr, J.G.. Concurso Público Fundação Oswaldo Cruz. 2002. Fundação Oswaldo Cruz.

MOREIRA, M. F.. Concurso Público da Escola Técnica Federal de Química para Professor de Ensino de 1 e 2 Grau do Quadro Permanente ? CEFET-Química ? Área de Técnicas de Análises Biológicas; Bioquímica Aplicada; Biologia Celular Aplicada; Imunologia Aplicada e Parasitologia - 2002 (Membro Suplente).. 2002.

Moreira, Monica Ferreira. 9- Participação em Processo seletivo no Programa de Pós-graduação em Bioquímica em 2018/1. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Moreira, Monica Ferreira. Participação em Banca de comissão de progressão docente de Anderson de Sá Pinheiro classe CIII-CIV. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Moreira, Mônica F.. Participação em Banca de comissão de progressão docente de Fernanda Bertão Scalco classe CIII-CIV. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Moreira, Monica Ferreira. Membro da Comissão de Alocação de Vagas- COTAV 2017. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Moreira, Monica Ferreira. Participação em Banca de para Avaliação do prêmio CAPES. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Moreira, Monica Ferreira. 7- Participação em Processo seletivo no Programa de Pós-graduação em Bioquímica em 2017/1. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Moreira, Monica Ferreira. 8- Participação em Processo seletivo no Programa de Pós-graduação em Bioquímica em 2017/2. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Moreira, Monica Ferreira. Participação em Banca de Revalidação de diploma do mestre Jimmy Esnaider Rodriguez Murillo. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MOREIRA, M. F.. Comissão de Avaliação de Cartazes SBBq para o prêmio SBBq. 2012. Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular.

MOREIRA, M. F.; TEIXEIRA, V. G.. Comitê externo Bolsa PIBIT. 2012. Instituto Nacional de Tecnologia.

MOREIRA, M. F.. Avaliador de sessão Iniciação Científca , Artistica e Cultural da UFRJ. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MOREIRA, M. F.. Avaliadora da Sessão de Poster do evento 50anos da Pós-graduação em Bioquímica. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MOREIRA, M. F.Melo, A. C. A; BOM, E. P. S.. Seleção de Canditados de Doutorado ao Programa de Pós-graduação em Bioquímica. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MOREIRA, M. F.; BOM, E. P. S.;Melo, A. C. A. Seleção de Canditados de Mestrado ao Programa de Pós-graduação em Bioquímica. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MOREIRA, M. F.. XXII Jornada de Iniciação Científica da UFRJ. 2000. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Monique Anjos de Sousa

Aplicação de RNAI de interferência produzido por bactéria para controle de pestes de agricultura; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Brenda Martins Vasconcellos

Avaliação do RNA de interfrência de quitina sintase no mosquito Aedes aegypti adulto; ; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Victor Guimarães Ribeiro

Desenvolvimento de bioinseticida seletivo para o controle de pragas e vetores; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Thayane da Encarnação Sá Guimarães

Diagnóstico Molecular do vírus Zika em mosquitos Aedes aegypti; Início: 2018; Tese (Doutorado em Pós-graduação em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Evelyn Sean Lima Alvarenga

Silenciamento por interferência do gene de quitina síntase na competência vetorial do Rhodnius prolixus: ciclo Trypanossoma cruzi, formação de hemozoína e estresse oxidativo; Início: 2017; Tese (Doutorado em Pós-graduação em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Maria Clara Herdi Bastos

Diagnóstico dos vírus da dengue e Zika rápido e de baixo custo; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Maria Luiza dos Santos Maia Conceição

Avaliação dos efeitos do RNAi bioinsecitida no desenvolvimento mosquito Aedes aegypti; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Bruno Joaquim Pessoa

O USO DA TÉCNICA DE RNA DE INTERFERÊNCIA PARA O CONTROLE VETORIAL: METABOLISMO DE QUITINA; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Thayane da Encarnação Sá Guimarães

Caracterização do vírus da Zika no mosquito Aedes aegypti durante seu ciclo de desenvolvimento; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Evelyn Seam Lima de Alvarenga

Quitina, um componente do intestino de Rhodnius prolixus (HEMIPTERA-REDUVIDAE) com adicional função oxidante; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Alessandra Teixira Nunes

Estudo da influência da alimentação sobre a expressão de proteinas da cabeça de Aedes aegypti: uma abordagem proteômica; 2013; Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Thiago Andrade Franco

Caracterização do Co-receptor olfativo em Rhodnius prolixus; 2013; Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Juliana Figueira Mansur

CARACTERIZAÇÃO DA SÍNTESE DE QUITINA OU MATERIAL QUITINA; 2009; Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Janaína Figueira Mansur

Identificação e caracterização parcial de proteínas transportadoras do tipo ABC (; 2006; Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Maisa luciana Santos de Souza

Análise comparativa parcial da composição de glicosaminoglicanos sulfatados de diferentes órgãos em dois hemípteros hematófagos: Rhodnius prolixus e Triatoma brasiliense; ; 2002; Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Thiago Andrade Franco

; Caracterização funcional de candidatos a receptores olfativos em Rhodnius prolixus; 2018; Tese (Doutorado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Tiago Souza Salles

Transmissão transvoariana do vírus da dengue e da Zika no vetor Aedes aegypti; 2018; Tese (Doutorado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Sheila Barbara Gutiérrez López

Produção do bioinseticida baseado na técnica de RNA de interferencia para controle do mosquito Aedes aegypti; 2017; Tese (Doutorado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Juliana Figueira Mansur

Genomica Funcional da quitina sintase em cutícula e ovário de Rhodnius prolixus utilizando RNA de interferência; 2014; Tese (Doutorado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Paula Santos de Souza Ferreira

Cutícula Embrionária de Rhodnius prolixus ; caracterização proteõmica, formação embrionária e relevância fisiológica (HEMIPTERA, REDUVIDAE); 2013; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Janaína Figueira Mansur

Classificação da Superfamília Gênica de Proteínas ABC do Mosquito Aedes aegypti e a Expressão do Gene da Glicoproteína-P e sua Relação com Transporte do Inseticida Temephos; 2010; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Instituto de Bioquímica Médica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Victor Guimarães Ribeiro

Produção do bioinseticida baseado na técnica de RNAi para controle do Aedes aegypti: desenvolvimento de meios de cultivo alternativos e sustentáveis; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Evelyn Seam Lima de Alvarenga

Quitina, um alvo para controle do vetor da Doença de Chagas, Rhodnius prolixus (Stahl, 1859)(Hemiptera-Reduviidae); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Biologicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Daniele Silva de Oliveira

A Bioquímica no livro didático de biologia do ensino médio; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Gilson Oliveira de Souza

A Bioquímica no livro didático de Química; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Juliana Figueira Mansur

O efeito do inibidor da síntese de quitina, lufenuron, na matriz peritrófica do tipo I e II do mosquisto Aedes aegypti e determinação do efeito larvicida da droga; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro/PROFAG; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Silvia Andrade Justi

Evidências da presença de homólogos da glicoproteína-P em túbulo de Malpighi de Rhodnius prolixus e Aedes aegypti; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Amanda da Silva Santos

Identificação e caracterização da quitina nas cascas de ovos e nos ovários de Rhodnius prolixus e a verificação do efeito do Lufenuron (inibidor da síntese de quitina) na formação dos ovos; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação José Pelucio; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Luana de Jesus Mendes

Produção de anticorpo policlonal anti-quitina extraída de caranguejo para identificação de quitina em insetos hematófagos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Brenda Martins Vasconcellos

Diagnóstico de degue e chikungunya de baixo custo; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Tiago Silva do Nascimento

RNA de interfrência de quitina sinstase A em ovos do mosquito Aedes aegypti; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Instituto Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Fernando Augusto Pinheiro da Silva Dorand

Silenciamento dos genes de quitina sintase do mosquito Aedes aegypti; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Victor Guimarães Ribeiro

Quantificação da expressão do gene de glicoproteína -P em cepas de mosquito Aedes aegypti resitentes a inseticidas; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

João Victor Gonçalves Rodriguez

SILENCIAMENTO, ATRAVÉS DE RNA de INTERFERÊNCIA, DO GENE DA QUITINA SINTASE, UMA ALTERNATIVA PARA O CONTROLE DA POPULAÇÃO DO MOSQUITO DA DENGUE; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Evelyn Seam Lima de Alvarenga

Caracterização de quitina em intestino de Rhodnius prolixus; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Ciencias Biologicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Renata Vasconcelos de Carvalho

Avaliação da atividade de proteínas transportadoras do tipo ABC (ATP binding cassete) na geração F2 do mosquito Aedes aegypti, após tratamento com o inseticida temephos; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação José Pelucio; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Heliomar Santos Júnior

Proteínas transportadoras do tipo ABC no mosquito Aedes aegypti e a relação com o fenômeno de resistência a inseticidas e com o transporte de substâncias para a formação de ovos; ; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade do Grande Rio, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Juliana de Oliveira Mendes

Análise da composição em lipídeos da casca de ovo do mosquito Aedes aegypti; ; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Tatiana Santos Mascarenhas Lima de Almeida

Caracterização de proteínas presentes na casca de ovos do mosquito Aedes aegypti envolvidas no processo de esclerotização; ; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Beatriz Barahona Pena Viçoso

Análise da composição em lipídeos da casca de ovo do mosquito Aedes aegypti; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Daniel Felipe Rocha Matos

Caracterização das proteínas presentes nas cascas do ovo de Aedes aegypti; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Humberto Marotta Ribeiro

Caracterização dos glicídeos presentes na casca do mosquito Aedes aegypti; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Juliana Figueira Mansur

Caracterização química e determinação da atividade farmacológica de uma proteína não hemínica presente na glândula salivar de ninfas de 1 estádio de Rhodnius prolixus; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro/PROFAG; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Bruno Henrique Pimentel Rosado

CHARACTERIZATION OF PROTEINS FROM SALIVARY GLANDS OF THE BLOOD-SUCKING BUG Rhodnius prolixus: FIRST-INSTAR NYMPHS' PROFILE; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Anderson Rouge dos Santos

NITROPHORIN SYNTHESIS PROFILE IN THE SALIVARY GLANDS OF Rhodnius prolixus; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Química Industrial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Bruno Henrique Pimentel Rosado

NITROPHORIN SYNTHESIS PROFILE IN THE SALIVARY GLANDS OF Rhodnius prolixus; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Anderson Rouge dos Santos

CHARACTERIZATION OF PROTEINS FROM SALIVARY GLANDS OF THE BLOOD-SUCKING BUG Rhodnius prolixus: FIRST-INSTAR NYMPHS' PROFILE; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Química Industrial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Daniel Felipe Rocha Matos

Aedes aegypti: Relação entre dietas/oviposição e entre ovos e sua composição; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Beatriz Barahona Pena Viçoso

Aedes aegypti: Relação entre dietas/oviposição e entre ovos e sua composição; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Thiago Messias Cardozo

Síntese das nitriforinas da Glândula Salivar de Rhodnius prolixus; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Andre G Duarte

A possible role of heme during oogenesis of Rhodnius prolixus; 1996; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Andre G Duarte

A possible function of the egg-hemeprotein of Rhodnius prolixus; 1994; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LOPEZ, SHEILA BARBARA G. ; GUIMARÃES-RIBEIRO, VICTOR ; RODRIGUEZ, JOÃO VICTOR G. ; DORAND, FERNANDO A. P. S. ; SALLES, TIAGO S. ; SÁ-GUIMARÃES, THAYANE E. ; ALVARENGA, EVELYN S. L. ; MELO, ANA CLAUDIA A. ; ALMEIDA, RODRIGO V. ; MOREIRA, MONICA F. . RNAi-based bioinsecticide for Aedes mosquito control. Scientific Reports , v. 9, p. 1, 2019.

  • SALLES, TIAGO SOUZA ; DA ENCARNAÇÃO SÁ-GUIMARÃES, THAYANE ; DE ALVARENGA, EVELYN SEAM LIMA ; GUIMARÃES-RIBEIRO, VICTOR ; DE MENESES, MARCELO DAMIÃO FERREIRA ; DE CASTRO-SALLES, PATRICIA FARIA ; DOS SANTOS, CARLUCIO ROCHA ; DO AMARAL MELO, ANA CLAUDIA ; SOARES, MARCIA REGINA ; FERREIRA, DAVIS FERNANDES ; Moreira, Monica Ferreira . History, epidemiology and diagnostics of dengue in the American and Brazilian contexts: a review. Parasites & Vectors , v. 11, p. 1-12, 2018.

  • OLIVEIRA, DANIELE S. ; BRITO, NATHÁLIA F. ; FRANCO, T. A. ; Moreira, M. F. ; LEAL, WALTER S. ; ACA, MELO . Functional Characterization of Odorant Binding Protein 27 (RproOBP27) From Rhodnius prolixus Antennae. Frontiers in Physiology , v. 9, p. 1-12, 2018.

  • FRANCO, THIAGO.A. ; XU, PINGXI ; BRITO, NATHÁLIA.F. ; OLIVEIRA, DANIELE.S. ; WEN, XIAOLAN ; MOREIRA, MONICA.F. ; UNELIUS, C. RIKARD ; LEAL, WALTER.S. ; MELO, ANA.C.A. . Reverse chemical ecology-based approach leading to the accidental discovery of repellents for Rhodnius prolixus, a vector of Chagas diseases refractory to DEET. INSECT BIOCHEMISTRY AND MOLECULAR BIOLOGY , v. 103, p. 46-52, 2018.

  • OLIVEIRA, DANIELE S. ; BRITO, NATHALIA F. ; NOGUEIRA, FABIO C.S. ; MOREIRA, MONICA F. ; LEAL, WALTER S. ; SOARES, MARCIA R. ; MELO, ANA C.A. . Proteomic analysis of the kissing bug Rhodnius prolixus antenna. JOURNAL OF INSECT PHYSIOLOGY , v. 1, p. 1, 2017.

  • TS, SALLES ; TE, SA GUIMARAES ; DFS, SOUZA ; SBG, LOPEZ ; ESL, ALVARENGA ; TA, FRANCO ; ACA, MELO ; MR, SOARES ; DF, FERREIRA ; MF, MOREIRA . Quantitative Dengue Serotyping: The Development of a Higher Performance Method Using SYBR Green Assay. ARCHIVES OF CLINICAL MICROBIOLOGY , v. 08, p. 1-12, 2017.

  • NUNES, ALESSANDRA T. ; BRITOOLIVEIRA, NATHALIA F.DANIELE S. ; ARAUJO, GABRIEL D. T. ; NOGUEIRA, FABIO CESAR S. ; DOMONT, GILBERTO B. ; MOREIRA, MONICA F. ; MOREIRA, LEANDRO M. ; SOARES, MARCIA R. ; MELO, ANA C. A. . Comparative proteome analysis reveals that blood and sugar meals induce differential protein expression in Aedes aegypti female heads. Proteomics (Weinheim. Print) , v. 1, p. 1-1, 2016.

  • FRANCO, THIAGO A. ; OLIVEIRA, DANIELE S. ; MOREIRA, MONICA F. ; LEAL, WALTER S. ; MELO, ANA C.A. . Silencing the odorant receptor co-receptor RproOrco affects the physiology and behavior of the Chagas disease vector Rhodnius prolixus. Insect Biochemistry and Molecular Biology , v. 69, p. 82-90, 2016.

  • BRITO, NATHÁLIA F. ; MOREIRA, MONICA F. ; MELO, ANA C.A. . A look inside odorant-binding proteins in insect chemoreception. Journal of Insect Physiology , v. 95, p. 51-65, 2016.

  • ALVARENGA, EVELYN S.L. ; Mansur, Juliana F. ; JUSTI, SILVIA A. ; Figueira-Mansur, Janaina ; DOS SANTOS, VIVIAN M. ; LOPEZ, SHEILA G. ; Masuda, Hatisaburo ; LARA, FLAVIO A. ; MELO, ANA C.A. ; MOREIRA, MONICA F. . Chitin is a component of the Rhodnius prolixus midgut. Insect Biochemistry and Molecular Biology , v. 69, p. 61-70, 2015.

  • SOUZA-FERREIRA, PAULA S. ; Mansur, Juliana F. ; BERNI, MATHEUS ; MOREIRA, MONICA F. ; DOS SANTOS, ROBERTO EIZEMBERG ; ARAÚJO, HELENA M. MARCOLLA ; DE SOUZA, WANDERLEY ; Ramos, Isabela B. ; Masuda, Hatisaburo . Chitin deposition on the embryonic cuticle of Rhodnius prolixus: The reduction of CHS transcripts by CHS-dsRNA injection in females affects chitin deposition and eclosion of the first instar nymph. Insect Biochemistry and Molecular Biology , v. 51, p. 101-109, 2014.

  • Mansur, Juliana F. ; ALVARENGA, EVELYN S.L. ; Figueira-Mansur, Janaina ; FRANCO, THIAGO A. ; Ramos, Isabela B. ; Masuda, Hatisaburo ; MELO, ANA C.A. ; Moreira, Mônica F. . Effects of chitin synthase double-stranded RNA on molting and oogenesis in the Chagas disease vector Rhodnius prolixus. Insect Biochemistry and Molecular Biology , v. 51, p. 110-121, 2014.

  • SOUZA-FERREIRA, PAULA S. ; Moreira, Mônica F. ; ATELLA, GEÓRGIA C. ; OLIVEIRA-CARVALHO, ANA LÚCIA ; EIZEMBERG, ROBERTO ; MAJEROWICZ, DAVID ; MELO, ANA C.A. ; ZINGALI, RUSSOLINA B. ; Masuda, Hatisaburo . Molecular characterization of Rhodnius prolixus' embryonic cuticle. Insect Biochemistry and Molecular Biology , v. 51, p. 89-100, 2014.

  • FIGUEIRA-MANSUR, J. ; FERREIRA-PEREIRA, A. ; MANSUR, J. F. ; FRANCO, T. A. ; ALVARENGA, E. S. L. ; SORGINE, M. H. F. ; NEVES, B. C. ; MELO, A. C. A. ; LEAL, W. S. ; MASUDA, H. ; MOREIRA, M. F. . Silencing of increases mortality in temephos-treated larvae. Insect Molecular Biology (Print) , v. 22, p. 648-658, 2013.

  • Melo, A. C. A ; OLIVEIRA, D. S. ; Franco, TA ; NUNES, A. T. ; MOREIRA, MONICA F. ; SILVA, M. R. S. ; LEAL, W. S. . Multidisciplinary approaches to molecular basis of olfaction in Rhodnius prolixus and Aedes aegypti. Pathogens and Global Health , v. 108, p. 400, 2013.

  • MANSUR, J. F. ; Figueira-Mansur, Janaina ; Santos, Amanda S. ; Santos-Junior, Heliomar ; Ramos, Isabela B. ; de Medeiros, Marcelo Neves ; MACHADO, E. A. ; Kaiser, Carlos R. ; Masuda, Hatisaburo ; VASCONCELLOS, A. M. H. ; Melo, A. C. A ; MOREIRA, M. F. . The effect of lufenuron, a chitin synthesis inhibitor, on oogenesis of Rhodnius prolixus. Pesticide Biochemistry and Physiology , v. 98, p. 59-67, 2010.

  • MOREIRA, M. F. ; SANTOS, A. S. ; RIBEIRO, H. M. ; MANSUR, J. F. ; RAMOS, I. B. ; MACHADO, E. A. ; Souza, HFMFG ; N.EBERLIN, M. ; R.KAISER, C. ; Kramer, K.J. ; Muthukrishnan, S. ; VASCONCELLOS, A. M. H. . A chitin-like component in Aedes aegypti eggshells, eggs and ovaries. Insect Biochemistry and Molecular Biology , v. 37, p. 1246-1261, 2007.

  • Costa-Filho, A. ; Santos-Souza, M.L. ; SANTOS, A. V. ; V.SILVA, G. ; COMARU, M. W. ; MOREIRA, M. F. ; ATELLA, G. C. ; ALLODI, S. ; MASUDA, H. ; SILVA, L. C. F. . Identification and tissue-specific distribution of sulfated glycosaminoglycans in the blood-sucking bug Rhodnius prolixus (Linnaeus). Insect Biochemistry and Molecular Biology , v. 34, p. 251-260, 2004.

  • Santos-Souza, M.L. ; SARQUES, O. ; GOMES, T. F. ; MOREIRA, M. F. ; LIMA, M. M. ; SILVA, L. C. F. . Sulfated glycosaminoglycans in two hematophagous arthropod vectors of Chagas disease, Triatoma brasiliensis and Rhodnius prolixus (Hemiptera: Reduviidae). Comparative Biochemistry and Physiology. Part B: Biochemistry & Molecular Biology (Print) , v. 139, n.0, p. 631-635, 2004.

  • MOREIRA, M. F. ; COELHO, H. ; ZINGALI, R. B. ; OLIVEIRA, P. L. ; MASUDA, H. . Changes in salivary nitrophorin profile during the life cycle of the blood-sucking bug Rhodnius prolixus. Insect Biochemistry and Molecular Biology , v. 33, p. 23-28, 2003.

  • BRAZ, G. ; MOREIRA, M. F. ; MASUDA, H. ; OLIVEIRA, P. L. . Rhodnius heme-binding protein (RHBP) is a heme source for embryonic development in the blood-sucking bug Rhodnius prolixus (Hemiptera, Reduviidae). Insect Biochemistry and Molecular Biology , v. 32, p. 361-367, 2002.

  • MACHADO, E. A. ; OLIVEIRA, P. L. ; MOREIRA, M. F. ; SOUZA, W. ; MASUDA, H. . Uptake ofRhodnius heme-binding protein (RHBP) by the ovary ofRhodnius prolixus. Archives of Insect Biochemistry and Physiology , Brasil, v. 39, p. 133-143, 1998.

  • COELHO, H. ; ATELLA, G. C. ; MOREIRA, M. F. ; GONDIM, K. C. ; MASUDA, H. . Lipophorin density variation during oogenesis inRhodnius prolixus. Archives of Insect Biochemistry and Physiology , Brasil, v. 35, p. 301-313, 1997.

  • VIEIRA, M. A. R. ; MOREIRA, M. F. ; MAACK, T. ; GUIMARÃES, J. A. . Conversion of T-kinin to bradykinin by the rat kidney. Biochemical Pharmacology , EUA, v. 47, n.9, p. 1693-1699, 1994.

  • MOREIRA, M. F. ; GARCIA, E. S. ; MASUDA, H. . Inhibition by azadirachtin of phospholipid transfer from lipophorin to the oocytes inRhodnius prolixus. Archives of Insect Biochemistry and Physiology , Brasil, v. 27, p. 287-299, 1994.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MOREIRA, M. F. ; Eleuthério, E.Ç.A. . Parecer sobre inscrição de candidatos para o Concurso de Professor Adjunto do Departamento de Bioquímica/IQ/UFRJ Campus Macaé - Edital n4 de 15/01/2008. 2008.

MOREIRA, M. F. . Parecer para a Fundação de Amparo à Pesquisa de Sergipe. 2004.

MOREIRA, M. F. . Parecer para o Ministério da Saúde.. 2004.

TS, SALLES ; MIGOWSKI, E. ; CORREA, I. C. ; MF, MOREIRA . SALUD: Innovadora trampa para mosquito.. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TS, SALLES ; MIGOWSKI, E. ; CORREA, I. C. ; Moreira, M. F. . Brazilian Researchers Modernize Mosquito Traps.. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TS, SALLES ; MIGOWSKI, E. ; CORREA, I. C. ; MOREIRA, M. F . Watch: Brazilian researchers develop new mosquito trap.. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TS, SALLES ; MIGOWSKI, E. ; CORREA, I. C. ; MOREIRA, M. F . New ways to battle transmission of mosquito-born viruses.. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TS, SALLES ; MIGOWSKI, E. ; CORREA, I. C. ; MOREIRA, M. F . HZ BRAZIL MOSQUITO TRAP.. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TS, SALLES ; MIGOWSKI, E. ; CORREA, I. C. ; MOREIRA, M. F . Watch: Brazilian researchers develop new mosquito trap.. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TS, SALLES ; MIGOWSKI, E. ; CORREA, I. C. ; MOREIRA, M. F . Brazilian Researchers Modernize Mosquito Traps. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SALLES, T. S ; MIGOWSKI, E. ; CORREA, I. C. ; Moreira, M. F. . Watch: Brazilian researchers develop new mosquito trap. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TS, SALLES ; MIGOWSKI, E. ; CORREA, I. C. ; Moreira, M. F. . Aedes na mira. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SALLES, T. S ; MIGOWSKI, E. ; CORREA, I. C. ; Moreira, M. F. . Armadilha Aedes aegypti. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Oliveira, F.G. ; Valente, L.M.M. ; Paiva, L.M.C. ; Mattos de, M.C.S. ; MOREIRA, M. F. ; Roitman, R. ; VOLCAN, R. A. . Estruturação e Implementação de uma disciplina experimental introdutória de Química para cursos da área de Ciências Biológicas. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático e Instrucional).

Oliveira, F.G. ; Valente, L.M.M. ; Paiva, L.M.C. ; Mattos de, M.C.S. ; MOREIRA, M. F. ; Roitman, R. ; VOLCAN, R. A. . Como sei que 10 mL são 10 mL? Uma proposta de aula experimental para a escolha de material de vidro adequado para medidas de volume.. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático e Instrucional).

MOREIRA, M. F. . Glicemia, Corpos Cetônicos e Glicogênio Hepático - aula experimental. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático e Instrucional).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2003 - Atual

    Investigar o papel da glicoproteína-P e outros transportadores ABC no efluxo do inseticida temephós e na fisiologia do inseto, Descrição: Os transportadores do tipo ABC, bombas de efluxo dependente de ATP, pertencem à superfamília de proteínas ABC e estão envolvidos com o transporte de substratos através de membranas e relacionados com o fenótipo de múltipla resistência a drogas (MDR). O fenótipo MDR se caracteriza pela superexpressão de alguns transportadores ABC em células, os quais fazem a extrusão de drogas e xenobióticos com diferentes estruturas e mecanismos de ação não relacionados. Este fenótipo tem sido responsável pela falha em tratamentos com quimioterápicos e antibióticos. O objetivo deste projeto é caracterizar os transportadores ABC no mosquito A. aegypti, em especial a glicoproteína-P (P-gp), durante o seu ciclo de vida, investigando o possível envolvimento destes transportadores no efluxo de inseticidas e em outros processos fisiológicos importantes do mosquito, como a ovogênese. A caracterização do papel de transportadores ABC no efluxo de inseticida pode levar ao desenvolvimento de novas estratégias para controle da população de mosquito, como por exemplo, a associação de reversores do fenótipo MDR com inseticidas. Verificar cepas de Aedes aegypti resistentes a inseticida expressam mais transportadores ABC que cepas sensíveis; Outro objetivo é a análise filogenética das proteínas ABC do mosquito A . aegypti para estudar o papel destas proteínas na fisiologia do vetor.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso - Coordenador / Hatisaburo Masuda - Integrante / Janaína Figueira Mansur - Integrante / Mansur, Juliana F. - Integrante / Ana Claudia Amaral Melo - Integrante / Antonio Ferreira Prereira - Integrante / João Victor Gonçalvez Rodriguez - Integrante., Financiador(es): Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Entomologia Molecular CNPq - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2

  • 2000 - Atual

    Genômica Funcional da enzima quitina sintase na ovogênese, embriogênese e intestino de insetos, Descrição: O controle seletivo de insetos deve ter como alvo uma particularidade fisiológica do inseto, de preferência não encontrada em plantas e mamíferos hospedeiros. Os componentes bioquímicos ou vias bioquímicas que são únicos em insetos são considerados bons alvos para o controle dos insetos. A molécula de quitina encontrada na matriz peritrófica e no exoesqueleto (cutícula), e ausente em vertebrados, tem sido eleita um bom e específico alvo de controle. Mais recentemente, a quitina tem sido descrita como constituinte essencial de ovários e ovos de insetos, tendo um papel importante na integridade e na viabilidade dos ovos. Estudar a via de biossíntese de quitina em ovários ou proteínas reguladoras desta via, especialmente, da enzima quitina sintase através da técnica de silenciamento gênico, RNA de interferência, ou de compostos reguladores do desenvolvimento como os inibidores da síntese de quitina, as benzilfeniluréias, pode substanciar relevantes informações para alternativas estratégias de controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre amarela e do vetor da doença de Chagas, o Rhodnius prolixus.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso - Coordenador / Hatisaburo Masuda - Integrante / Janaína Figueira Mansur - Integrante / Juliana Figueira Mansur - Integrante / Ana Claudia Amaral Melo - Integrante / Evelyn Sean Lima de Alvarenga - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

  • 1999 - 2004

    Caracterização de nitroforinas em glândula salivar do Rhodnius prolixus, Descrição: Caracterizar substâncias com atividade farmacológica em glândula salivar de Rhodnius prolixus Carcaterização bioquímica e farmacológica das nitroforinas 5 e 6 de glândula salivar de Rhodnius prolixus. Verificar o aparecimento das nitroforinas de glândula salivar do barbeiro Rhodnius prolixus ao longo do ciclo de vida.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Mônica Ferreira Moreira Carvalho Cardoso - Coordenador / Hatisaburo Masuda - Integrante / Pedro Lagerblad de Oliveira - Integrante / Heloisa Coelho - Integrante / Ana Maria de Hollanda e Vasconcellos - Integrante / Russolina B Zingali - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Menção Honrosa -CARACTERIZAÇÃO FUNCIONAL DAS PROTEÍNAS LIGADORAS DE ODOR 26 E 27 (OBP26 E OBP27) DE Rhodnius prolixus, Universidade Federal do Rio de Janeiro 10ª SIAC.

2019

Melhor Pôster - Detecção de Zika Vírus por PCR na região genômica C-prM e a sua relação filogenética. Sessão Química Biológica - XVII Encontro Regional da Sociedade de Química Brasileira, SBQ - RJ., Sociedade Brasileira de Química-RJ.

2018

Menções Honrosas - SIAC 2018 - CCMN, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2018

Menção Honrosa- Obtenção de biofármacos com atividade antiviral a partir do cultivo de microalgas, Universidade Federal do Rio de Janeiro 10ª SIAC.

2017

Melhor trabalho do 1 simpósio de virologia da UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2017

Menção Honrosa orientação do melhor painel IQP4 na 8ª Semana de Integração Acadêmica - Identificação e caracterização de receptores de potencial transitório de canal de cátions de Aedes aegypti,, Universidade Federal do Rio de Janeiro 10ª SIAC.

2016

SBBQ Award for the best poster during in 45th Annual Meeting Brazilian Society for Biochemistry and Molecular Biology, Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular.

2011

Orientação do trabalho Melhor painel Sessão IQP-2- JIC 2011, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2011

Orientação do trabalho Melhor painel Sessão IQP12 -JIC2011, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2010

Menção honrosa para o trabalho de Iniciação Científica Melhor Painel da Sessão IQP7 JIC 2010, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2010

Orientação do Melhor Painel da Sessão IQP6 JIC 2010, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2003

Orient. do melhor poster de I. C. da Reunião SBBq 2003, SBBq.

2002

Orientação do melhor trabalho de I.C. do Centro de Ciências da Matemática e da Natureza intitulado Evidência de quitina em ovários, cascas e ovos de Aedes aegypti?, UFRJ.

1999

Prêmio Antônio Luís Vianna, Fundação Universitária José Bonifácio/FUJB.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Departamento de Bioquímica. , Avenida Athos da Silveira Ramos 149 CT - Bloco A - Cidade Universitária - Ilha do Fundão - RJ - Laboratório de Bioquímica de Vetores de Doenças - sala 536A - 5º andar, Cidade Universitária, 21949900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 39387365, Fax: (21) 39387266, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1999 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Chefe do Departamento de Bioquímica Instituto de Química Período 05/2012 até a data atual

    Atividades

    • 09/2008

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Química, .,Cargo ou função, Membro da Coordenação de Orientação e Acompanhamento Acadêmico.

    • 03/1999

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Química, .,Linhas de pesquisa

    • 03/1999

      Ensino, Bioquímica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica para os cursos de graduação: Engenharia Química, Biologia, Química para Biociências, Química e Educação Física.

    • 07/2010 - 08/2011

      Direção e administração, Instituto de Química, .,Cargo ou função, Substituto Eventual do Chefe do Departamento de Bioquímica.

    • 07/2008 - 07/2010

      Direção e administração, Instituto de Química, .,Cargo ou função, Substituto Eventual do Chefe de Departamento de Bioquímica.

  • 1998 - 1999

    Escola Técnica Federal de Química do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professora Substituta da Disciplina Bioquímica para os Cursos de Alimentos, Química e Biotecnologia (Nível técnico).

  • 1994 - 1998

    Governo do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Farmacêutica, Carga horária: 24, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Lotada na administração central da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro

    Atividades

    • 08/1997 - 04/1998

      Serviços técnicos especializados , Secretaria Estadual de Saúde, Sub Secretaria de Saúde.,Serviço realizado, Farmacêutica.

    • 12/1994 - 07/1997

      Serviços técnicos especializados , Secretaria Estadual de Saúde, Coordenadoria de Fiscalização Sanitária.,Serviço realizado, Farmacêutica Inspetora.