Renan Vidal Mina

Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Federal de Alfenas (2014). Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da Universidade de São Paulo (2017). Foi bolsista de graduação sanduíche do Programa Ciência sem Fronteiras na Universidade de Vigo (2012-2013), no curso de Ciências Ambientais. Contribuiu com o desenvolvimento de pesquisa do grupo de Física da Atmosfera e do Oceano (EPhysLab), da Universidade de Vigo. Atualmente integra os seguintes grupos de pesquisa: História Social das Migrações e InterMob - Grupo interdisciplinar de estudos das migrações e mobilidade, ambos da UFSCar. Tem se dedicado a pesquisas discutindo os respectivos temas e categorias: imigração, associativismo étnico, sociabilidade e clivagens.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Sociologia

2018 - Atual

Universidade Federal de São Carlos
Oswaldo Mário Serra Truzzi. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em MUDANÇA SOCIAL E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA

2015 - 2017

Universidade de São Paulo
Título: A bola e os trilhos: a incorporação do futebol em Rio Claro e o desenvolvimento do Rio Claro Futebol Clube,Ano de Obtenção: 2017
Marco Antonio Bettine de Almeida.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Futebol; Rio Claro Futebol Clube; Ferrovia; Companhia Paulista de Estradas de Ferro; Urbanização.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Esporte. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Interdisciplinar.

Graduação em Geografia

2010 - 2014

Universidade Federal de Alfenas
Orientador: em Universidad de Vigo ( Juan Antonio Añel Cabanelas)
com Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 -

Curso de Língua Inglesa. (Carga horária: 60h). , CNA Campinas - Cambuí, CNA, Brasil.

2019 - 2019

Uma introdução à análise de dados qualitativos utilizando Atlas.TI. (Carga horária: 3h). , Sociedade Brasileira de Sociologia, SBS, Brasil.

2013 - 2013

Inglês Instrumental. (Carga horária: 38h). , Instituto LH Idiomas, LH IDIOMAS, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Língua Espanhola - Nível B2. (Carga horária: 45h). , Universidad de Vigo, UVIGO, Espanha.

2012 - 2012

Riscos Geológicos Naturais. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2012 - 2012

Curso de Língua Espanhola - Nível B1. (Carga horária: 60h). , Universidad de Vigo, UVIGO, Espanha.

2012 - 2012

Curso de Extensão Cultural Galega. (Carga horária: 75h). , Universidad de Vigo, UVIGO, Espanha.

2011 - 2012

Curso de Língua Inglesa. (Carga horária: 70h). , Wizard University, WIZARD, Brasil.

2010 - 2010

Agroecologia. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Galego

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia das Migrações.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Histórica.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: História Social da Imigração.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MINA, R. V. . WORKSHOP DE GEOGRAFIA CULTURAL: A MULTIPLICIDADE DA CULTURA NO ESPAÇO E SUAS TERRITORIALIDADES. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

19 Congresso Brasileiro de Sociologia. O Circolo Italiani Uniti como instância de conformação de uma elite étnica em Campinas-SP: 1881-1891. 2019. (Congresso).

43 Encontro Anual da ANPOCS.O Circolo Italiani Uniti como configuração social: mutualismo e clivagem política entre imigrantes italianos em Campinas, 1881-1891. 2019. (Encontro).

1 Foro Mundial del Pensamiento Crítico/8ª Conferencia Latinoamericana de Ciencias Sociales. Uma elite italiana na Campinas-SP de outrora: articulações e gênese do Circolo Italiani Uniti. 2018. (Congresso).

Escola de Inverno - Produção e reprodução das formas de sociabilidade: dimensões territoriais e multi-escalares do Sul Global (Abordagens teóricas e desafios metodológicos)e s. 2018. (Outra).

Quartas Sociológicas. 2018. (Outra).

Migrantes estrangeiros no interior paulista: inserção, mobilidade e identidade (1880-1950). 2017. (Seminário).

I Congresso Ibero-americano de Desporto, Educação, Atividade Física e Saúde. Ferrovia e política no Brasil: influências no futebol de Rio Claro. 2015. (Congresso).

III Encontro Paulista de Sociologia do Esporte. 2015. (Encontro).

III Congresso Nacional de Psicologia da Motricidade Humana, Esporte, Recreação e Dança e VI Seminário de Psicologia do Esporte e Motricidade Humana do Instituto de Biociências. 2014. (Congresso).

I Encontro de Ensino de Geografia: O Cotidiano Escolar e a Formação Docente. 2013. (Encontro).

II Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. Percepções de pequenos proprietários rurais em relação às suas ações no meio ambiente. 2013. (Congresso).

VI Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional. O CLUSTER DO CAFÉ NAS MICRORREGIÕES DE ALFENAS E SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO, MG: POSSIBILIDADES E ALTERNATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL. 2013. (Congresso).

VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária, VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária e I Jornada de Geografia das Águas.O PREDOMÍNIO DAS RURALIDADES NA PERIFERIA DO MUNICÍPIO DE ALFENAS-MG: NOVAS DINÂMICAS SOCIOESPACIAIS. 2013. (Simpósio).

Workshop De Geografia Cultural: A multiplicidade da cultura no espaço e sua territorialidades.Geografia e Cinema: representações espaciais ou representações no espaço. 2013. (Outra).

Como tornar a ciência sem fronteiras?. 2012. (Seminário).

Congresso Brasileiro sobre Desastres Naturais. 2012. (Congresso).

XVII Encontro Nacional de Geógrafos.AGRONEGÓCIO DO CAFÉ NA MICRORREGIÃO DE ALFENAS-MG: ELEMENTOS SOCIOESPACIAIS DO CLUSTER. 2012. (Encontro).

Educação e Movimentos Sociais no Brasil Contemporâneo. 2011. (Seminário).

Movimentos Sociais: experiências e práticas sociais em âmbito nacional. 2011. (Seminário).

2ª Jornada Científica da Geografia. 2010. (Outra).

I Congresso Brasileiro de Organização do Espaço e X Seminário de Pós-Graduação em Geografia da UNESP Rio Claro. 2010. (Congresso).

Seminários Abertos 'A ideia de universidade'. 2010. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marina de Oliveira Penido

ALVES, F. D.;PENIDO, M. O.; VALE, A. R.. Manifestações das ruralidades na periferia de Alfenas-MG: uma análise comparativa a partir dos bairros Pinheirinho, Jardim Alvorada e Recreio Vale do Sol.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alfenas.

Oswaldo Mário Serra Truzzi

TRUZZI, O. M. S.; MATOS, M. I. S.; Silva, M. A. M.. O Circolo Italiani Uniti: associativismo e socialidade na Campinas-SP de outrora, 1881-1920. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos.

José Carlos Marques

MARQUES, J. C.; AMEIDA, M. A. B.; ARAUJO, J. R. C.; ZIMMERMANN, A. C.. A bola e os trilhos: a incorporação do futebol em Rio Claro e o desenvolvimento do Rio Claro Futebol Clube SÃO PAULO 2017. 2017. Dissertação (Mestrado em MUDANÇA SOCIAL E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA) - Universidade de São Paulo.

Maria Izilda Santos de Matos

MATOS, M. Izilda S.. O Ciscolo Italiani Uniti: associativismo e sociabilidade na Campinas/SP de outrora. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos.

Ana Cristina Zimmermann

Almeida, M.A.B.; MARQUES, J. C.; ARAUJO, J. R. C.;ZIMMERMANN, Ana C.. A bola e os trilhos: a incorporação do futebol em Rio Claro e o desenvolvimento do Rio Claro Futebol Clube. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Política) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sonia Carmela Falci Dechen

Introdução à metodologia de pesquisa em conservação do solo; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sonia Carmela Falci Dechen;

Oswaldo Mário Serra Truzzi

O Circolo Italiani Uniti: associativismo e socialidade na Campinas-SP de outrora, 1881-1920; Início: 2018; Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos; (Orientador);

Marco Antonio Bettine de Almeida

FERROVIA, FUTEBOL E CONTROLE DE CLASSE: da origem à profissionalização do Rio Claro Futebol Clube; 2015; Dissertação (Mestrado em MUDANÇA SOCIAL E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Marco Bettine;

Marcelo Lacerda Rezende

Estudo dos impactos econômicos da expansão da Universidade Federal de Alfenas no município de Alfenas, Minas Gerais; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia - Bacharelado) - Universidade Federal de Alfenas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Lacerda Rezende;

Flamarion Dutra Alves

Manifestações das ruralidades na periferia de Alfenas-MG: uma análise comparativa a partir dos bairros Pinheirinho, Jardim Alvorada e Recreio Vale do Sol; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Federal de Alfenas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Flamarion Dutra Alves;

Flamarion Dutra Alves

ANÁLISE DAS RELAÇÕES CAMPO-CIDADE NA PERIFERIA DE ALFENAS-MG: Estudo a partir dos bairros Pinheirinho, Jardim Alvorada e Recreio Vale do Sol; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia - Bacharelado) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Flamarion Dutra Alves;

Flamarion Dutra Alves

ESTUDO ECONÔMICO E PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO DE CAFÉ NA MICRORREGIÃO DE ALFENAS - MG; 2011; Orientação de outra natureza; (Geografia - Bacharelado) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Flamarion Dutra Alves;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MINA, R. V. ; ALMEIDA, M. A. B. . O lazer dos ferroviários em Rio Claro-SP e o controle da Companhia Paulista. Revista Licere , v. 21, p. 299-318, 2018.

  • MINA, R. V. ; TENÓRIO LIMA, J. R. . A 'cordialidade' do povo brasileiro frente à imigração de venezuelanos em Roraima: uma discussão sobre a xenofobia. Revista del CESLA , v. 22, p. 327-346, 2018.

  • MINA, R. V. ; ALMEIDA, M. A. B. . FUTEBOL, FERROVIA E PATERNALISMO: a relação Rio Claro Futebol Clube e Companhia Paulista de Estradas de Ferro, 1909-1931. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DO LAZER , v. 5, p. 67-88, 2018.

  • AEL, JUAN A. ; SÁENZ, GUADALUPE ; RAMÍREZ-GONZÁLEZ, IGNACIO A. ; POLYCHRONIADOU, ELENI ; VIDAL-MINA, RENÁN ; GIMENO, LUIS ; DE LA TORRE, LAURA . Obtaining meteorological data from historical newspapers:. Weather , v. 72, p. 1-6, 2017.

  • ALMEIDA, M. A. B. ; MINA, R. V. . Ferrovia e futebol: a relação entre a Companhia Paulista e o Rio Claro Futebol Clube. Fênix (UFU. Online) , v. 13, p. 1-20, 2016.

  • MINA, R. V. ; ALMEIDA, M. A. B. . Companhia Paulista e paternalismo. Reflexos no futebol de Rio Claro, SP. LECTURAS EDUCACIÓN FÍSICA Y DEPORTES , v. 205, p. 1-1, 2015.

  • SILVA, H. F. ; EVARISTO, J. B. ; MINA, R. V. ; ALMEIDA, M. A. B. . Ballet e Break: há influência de gênero na prática destas danças?. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 209, p. 1-1, 2015.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MINA, R. V. . A relação entre o Rio Claro Futebol Clube e a ferrovia. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    ANÁLISE DAS RELAÇÕES CAMPO-CIDADE NA PERIFERIA DE ALFENAS-MG: Estudo a partir dos bairros Pinheirinho, Jardim Alvorada e Recreio Vale do Sol, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Flamarion Dutra Alves em 06/09/2013., Descrição: Esta investigação tem como objetivo entender a dinâmica socioespacial na periferia de Alfenas-MG, a partir da relação rural-urbana, identificando a atividade da agricultura urbana nos bairros do Pinheirinho, Recreio Vale do Sol e Jardim Alvorada. Essas informações servirão de base para possíveis apontamentos das políticas públicas e melhor caracterização da população urbana que vive nos limites do rural no município de Alfenas. Por ser uma cidade de porte médio, Alfenas ainda tem traços fortes da ruralidade em seu urbano, e são essas características que a pesquisa pretende evidenciar. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Renan Vidal Mina - Integrante / Flamarion Dutra Alves - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2012 - 2013

    AS RELAÇÕES CAMPO-CIDADE NO MUNICÍPIO DE ALFENAS (MG): OS MODOS DE VIDA NO ESPAÇO PERIURBANO DO BAIRRO PINHEIRINHO, Descrição: Este projeto tem como finalidade explorar as relações entre o campo e a cidade no município de Alfenas (MG) a partir do espaço periurbano entre o bairro Pinheirinho, a Unidade II da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG) e a zona rural. O objetivo centra-se em averiguar junto à população local, que vive no campo e na cidade, a percepção quanto às relações econômicas, sócio-demográficas, culturais e ambientais nesse espaço periurbano, dando atenção para a instalação da Unidade II da UNIFAL/MG, procurando compreender as conseqüências atuais e as perspectivas dessa unidade na população local, ou seja, quais as características e demandas da população (rural e urbana) quanto essa nova dinâmica espacial que se instala. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Renan Vidal Mina - Coordenador / Flamarion Dutra Alves - Integrante / Ana Rute do Vale - Integrante / Francielly Naves Fagundes - Integrante / Jonatan Alexandre de Oliveira - Integrante / Henrique Faria dos Santos - Integrante / Leticia Silvério da Silva - Integrante / Deywison Tadeu Resende Gonçalves - Integrante / Sandra de Castro de Azevedo - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2012

    Estudo dos impactos econômicos da expansão da Universidade Federal de Alfenas no município de Alfenas, Minas Gerais., Descrição: O presente projeto tem por finalidade destacar os impactos econômicos causados pelos alunos de graduação da Unifal em Alfenas, a partir da transformação da Escola de Farmácia e Odontologia em Universidade. Visa-se analisar também o papel da instituição como dinamizadora e precursora do desenvolvimento, a qual permite maior geração de oportunidades de emprego, tendo em vista o suprimento das necessidades dos alunos residentes no município até que estes encerrem suas atividades acadêmicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Renan Vidal Mina - Integrante / Marcelo Lacerda Rezende - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    ESTUDO ECONÔMICO E PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO DE CAFÉ NA MICRORREGIÃO DE ALFENAS - MG, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Flamarion Dutra Alves em 02/10/2013., Descrição: O projeto tem a finalidade de analisar a potencialidade da estruturação do cluster cafeeiro na microrregião de Alfenas e as vantagens, diretas e indiretas, geradas por este processo tanto para os produtores de café como para a sociedade regional. Tem-se ainda como objetivo, a realização de uma reflexão acerca da elaboração de políticas de incentivo por parte do poder público para o fortalecimento desta concepção de desenvolvimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Renan Vidal Mina - Integrante / Flamarion Dutra Alves - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - 2013

    Universidad de Vigo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Enquanto bolsista de graduação sanduíche do Programa Ciência sem Fronteiras, contribuí com o desenvolvimento de uma pesquisa do grupo de investigação em Física da Atmosfera e do Oceano (EPhysLab). Utilizando como fonte documental um antigo jornal da Comunidade Autônoma da Galícia, La Integridad, tive a responsabilidade de pesquisar, coletar e digitalizar informações e dados climáticos/meteorológicos referentes a esta região, entre os anos de 1891 e 1905.

  • 2011 - 2011

    Instituto Agronômico de Campinas

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário

    Outras informações:
    Desenvolvimento de atividades e análises relacionadas à produtividade do solo, aplicação de técnicas de conservação do solo, coleta de amostras de solo volumétricas e coleta de agregados, contribuindo com os estudos dos pesquisadores e pós-graduandos do Instituto Agronômico de Campinas.

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal de Alfenas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Monitoria na disciplina "Estatística Básica" para os estudantes dos cursos de graduação de Farmácia e Odontologia da Universidade Federal de Alfenas.

  • 2015 - 2015

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Estágio docência realizado junto ao Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da Universidade de São Paulo. Aulas ministradas para os estudantes do curso de graduação de Educação Física e Saúde na disciplina "Estudos Interdisciplinares em Sociologia do Esporte''; aplicação de provas; organização de seminários; e orientação para o desenvolvimento das pesquisas de iniciação científica dos estudantes.

  • 2019 - 2019

    Universidade Federal de São Carlos

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Estágio docência. Aulas ministradas para os estudantes do curso de graduação de Terapia Ocupacional na disciplina "Introdução à Sociologia Geral''; aplicação de provas; organização de seminários; disponibilização de referências bibliográficas; plantões de dúvidas; e orientação para os estudantes desenvolverem as atividades requeridas.