Laíne Bertinetti Aldrigui

Enfermeira, graduada pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Mestre em Ciências da saúde pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Enfermagem UFPEL. Atualmente é doutoranda do PPGENF UFPEL e trabalha na UTI Neonatal do Hospital Universitário de Rio Grande (FURG).

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Enfermagem

2019 - Atual

Universidade Federal de Pelotas
Vanda Maria da Rosa jardim.

Mestrado em Enfermagem

2017 - 2019

Universidade Federal de Pelotas
Título: Síndrome de Burnout em agentes comunitários de saúde da região do Rio Grande do Sul,Ano de Obtenção: 2019
Vanda Maria da Rosa jardim.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Enfermagem em UTI

2017 - 2018

Faculdade Unyleya
Título: Síndrome de burnout em profissionais de enfermagem atuantes em unidades de terapia intensiva
Orientador: Conceição Rejane Miranda da Cruz

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia

2011 - 2016

Universidade Federal de Pelotas
Título: Demandas de melhorias por parte dos atores dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)
Orientador: Vanda Maria da Rosa jardim

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Extensão universitária em Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica-Iniciação ao Cálculo. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2015 - 2015

Vivências para os acadêmicos de enfermagem no Sistema de Saúde. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2015 - 2015

Projeto de Vivências e Estágios na realidade do Sistema Único de saúde. (Carga horária: 108h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2014 - 2014

Vivências para os acadêmicos de enfermagem no Sistema de saúde. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GUEDES, A. ; KANTORSKI, L. P. ; LANGMANTEL, K. ; NEUTZLING, A. ; ALDRIGUI, L. B. . I Congresso Internacional de Pesquisa em Enfermagem e Saúde. 2017. (Congresso).

ALDRIGUI, L. B. . CICLO DE PALESTRAS. 2015. (Outro).

ALDRIGUI, L. B. . I Jornada Interdisciplinar- Abordagem do Paciente Ambulatorial. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Congresso Internacional de Pesquisa em Enfermagem e Saúde. PROCESSO DE TRABALHO E IMPACTOS NA SAÚDE DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DA REGIÃO SUL. 2017. (Congresso).

III Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão."PREVALÊNCIA DE PROBLEMAS DE SAÚDE EM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE. 2017. (Encontro).

X Congresso Brasileiro de Epidemiologia. PROBLEMAS DE SAÚDE ENTRE TRABALHADORES DE CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DA REGIÃO SUL DO BRASIL. 2017. (Congresso).

15ª MOSTRA DA PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA FURG.PRINCIPAIS FATORES QUE DEMANDAM MELHORIAS POR PARTE DOS ATORES DOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL. 2016. (Outra).

11ª Edição do Mental Tchê. 2015. (Encontro).

Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil.Projeto de vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde Versus. 2015. (Outra).

XVIII Congresso Gaúcho de Educação Médica-CGEM. 2015. (Congresso).

II Simpósio Internacional de Humanização da Atenção Obstétrica e Neonatal. 2014. (Simpósio).

II Simpósio Internacional de Humanização Obstétrica e Neonatl. 2014. (Simpósio).

Papel da Doula no Parto- Simpósio Internacional de Humanização da Atenção Obstétrica e Neonatal. 2014. (Outra).

Vivências para os acadêmicos de enfermagem no Sistema de Saúde.Vivências na maternidade do Hospital Escola. 2014. (Outra).

XXIV Semana Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas:"Conversando a Saúde do Brasil". 2014. (Outra).

2 Seminário de Queimaduras: Abordagem Multidisciplinar. 2013. (Seminário).

III Jornada de Oncologia. 2013. (Outra).

I Jornada Acadêmica de Psiquiatria. 2013. (Outra).

XXII Congresso de Iniciação Científica,. 2013. (Congresso).

xxII Semana Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. 2013. (Outra).

7 ª Edição do Mental Tchê. 2012. (Encontro).

Ação Alusiva ao Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial.Orientações e Medição da HAS.. 2012. (Outra).

Espaço de Cuidados a Comunidade Universitária Campus Porto.Colaborador na campanha de prevenção. 2012. (Outra).

FORÚM DE INTERIORIZAÇÃO DO COREN-RS. 2012. (Outra).

I Encontro Gaúcho no dia mundial de luta contra a tuberculose em Pelotas/RS,2012.. 2012. (Encontro).

I Jornada de Nefrologia. 2012. (Outra).

I Jornada Interdisciplinar.Organização da jornada.. 2012. (Outra).

Workshop de diálogos sobre estratégias de cuidados a indivíduos, grupos e famílias.ias. 2012. (Encontro).

Fen Pesquisa e Extensão: ligando o ensino a ação. 2011. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ângela Jaqueline Sinnott Dias

DIAS, Â. J. S.; JARDIM, V. M. R.; TREICHEL, C. A. S.; LAPISCHIES, S. R. C.. DEMANDAS DE MELHORIAS POR PARTE DOS ATORES DOS CENTROS DE ATENÇAO PSICOSSOCIAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - FACULDADE DE ENFERMAGEM.

Carlos Alberto dos Santos Treichel

JARDIM, V. M. R.TREICHEL, C. A. S.; OLIVEIRA, M. M.; CAMARGO, P. O.. Demandas de melhorias por parte dos atores dos Centros de Atenção Psicossocial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Vanda Maria da Rosa Jardim

JARDIM, V.M.R.Facchini, L. A.; SILVA, Ricardo A.;COIMBRA, V. C. C.; PEREIRA, C. S.. Sindrome de Burnout em Agentes Comunitários de Saúde da Região Sul do Rio Grande do Sul. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Valéria Cristina Christello Coimbra

JARDIM, V.M.R.; FACCHINI, L. A.; SILVA, R.A.;COIMBRA, V. C. C.; PEREIRA, C. S.. Sindrome de Burnout em Agentes Comunitários de Saúde da Região Sul do Rio Grande do Sul. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ângela Jaqueline Sinnott Dias

ESTAGIO I E ESTAGIO II; 2015; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Ângela Jaqueline Sinnott Dias;

Vanda Maria da Rosa Jardim

Sofrimento psiquico na equipe de enfermagem de hospitais do sul do Brasil; Início: 2019; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Vanda Maria da Rosa Jardim

Saúde do trabalhador Agente Comunitário; 2017; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vanda Maria da Rosa Jardim;

Vanda Maria da Rosa Jardim

Demandas de melhorias por parte dos atores do Centro de Atenção Psicossocial; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vanda Maria da Rosa Jardim;

Vanda Maria da Rosa Jardim

O familiar-cuidador em saúde mental: perfil, avaliação e necessidades em saúde; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vanda Maria da Rosa Jardim;

Vanda Maria da Rosa Jardim

Projeto de ensino: fortalecendo articulação entre teoria e prática na formação em enfermagem; 2015; Orientação de outra natureza; (Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vanda Maria da Rosa Jardim;

Vanda Maria da Rosa Jardim

Monitoria; 2014; Orientação de outra natureza; (Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vanda Maria da Rosa Jardim;

Vanda Maria da Rosa Jardim

Monitoria; 2013; Orientação de outra natureza; (Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vanda Maria da Rosa Jardim;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TAVARES, DIOGO HENRIQUE ; ALDRIGUI, LAÍNE BERTINETTI ; UBESSI, LIAMARA DENISE ; DE ALMEIDA, MARIANA DIAS ; SILVEIRA, PRISCILA BORGES ; JARDIM, VANDA MARIA DA ROSA . As vozes que voltam: dos encontros com as pessoas que ouvem vozes. Journal of Nursing and Health , v. 8, p. 1-8, 2018.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DE DIÁLISE PERITONEAL, ESTADO NUTRICIONAL E OCORRÊNCIA DE PERITONITES EM PACIENTES RENAIS CRÔNICOS ATENDIDOS NOS SERVIÇOS DE NEFROLOGIA DE PELOTAS-RS, Descrição: O objetivo do presente estudo é investigar as condições domiciliares de realização da DP, o conhecimento da técnica de manipulação das bolsas e cateter de diálise, o estado nutricional e a ocorrência de peritonite em pacientes atendidos nos Serviços de Nefrologia da cidade de Pelotas-RS, e verificar se há associação entre as condições estudadas e a ocorrência de peritonite.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Laíne Bertinetti Aldrigui - Integrante / Renata Augusta de Souza Aguiar - Integrante / Maria do Carmo Zanotto - Integrante / Carla Alberici Pastore - Integrante / Maitê Chrysostomo - Integrante / Elizabeth Cristina Carpena Ramos - Coordenador / Daiana Karine Canova - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Processo de trabalho e seus impactos na condição de saúde de agentes comunitários de saúde na região sul do Rio Grande do Sul, Descrição: O estudo é conduzido com os agentes comunitários de saúde dos municípios que integram a 3 Coordenadoria regional de saúde do Rio Grande do Sul. O objetivo geral conhecer o processo de trabalho e seus impactos na vida e produção dos agentes comunitários de saúde no sul do Brasil. Entre os objetivos específicos tem-se a demanda de identificar as condições e características do processo de trabalho; a descrição do perfil e a identificação dos impactos do trabalho. Para desfecho, definiram-se três grandes eixos, sendo: Satisfação com o trabalho; Sobrecarga; e Saúde do trabalhador.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Laíne Bertinetti Aldrigui - Integrante / Vanda Maria da Rosa Jardim - Coordenador / CARLOS ALBERTO DOS SANTOS TREICHEL - Integrante / VALÉRIA CRISTINA CHISTELLO COIMBRA - Integrante / MICHELE MANDAGARÁ DE OLIVEIRA - Integrante / LUCIANE PRADO KANTORSKI - Integrante / JANAINA QUINZEN WILLRICH - Integrante / LIAMARA DENISE UBESSI - Integrante / SONIA REGINA DA COSTA LAPISCHIES - Integrante / JULLIANE QUEVEDO DA ROSA - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Trabalho Intitulado ADOECIMENTO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DO EXTREMO SUL DO RIO GRANDE DO SUL, apresentado por MARIANA DIAS DE ALMEIDA foi escolhido com destaque na área de CIÊNCIAS DA SAÚDE, Universidade Federal de Pelotas.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - Atual

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Acadêmico, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica do Programa de Bolsas de Iniciação Científica a pesquisa. Atuando na pesquisa "O familiar cuidador em saúde mental: perfil, avaliação e necessidades em saúde" orientado pela professora Vanda Maria da Rosa jardim.

2014 - 2014

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Acadêmico, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitor do Programa de Bolsas de Graduação da disciplina Unidade do Cuidado de Enfermagem I sob orientação da professora Vanda Maria da Rosa Jardim.

2013 - 2013

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Acadêmico, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitor do Programa de Bolsas de Graduação da disciplina Unidade do Cuidado de Enfermagem I sob orientação da professora Vanda Maria da Rosa Jardim.

2012 - 2013

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Acadêmico, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitor do Programa de Bolsas de Graduação da disciplina Unidade do Cuidado de Enfermagem V-Gestão Adulto e Família sob orientação da professora Elaine Thumé.

Atividades

  • 01/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Unidades e Cursos de Graduação, Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia (FEO).,Linhas de pesquisa

2018 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 36