Marco Antonio Ramos Vieira

Doutorado em Arte, na linha de Teoria e História da Arte, Universidade de Brasília (2018), com a tese "História(s) da Arte e o Sintoma Alegórico: Por uma Releitura de Winckelmann", em que o texto do historiador de arte alemão é lido à luz da Teoria Lacaniana e da filosofia de Jacques Derrida. Mestrado em Teoria Literária (2004), com a dissertação "De um Lacan em Lituraterra: Pintescritura em W(o)Wolf e Green(a)way", em que se investiga a picturalidade na literatura de Virginia Woolf e no cinema de Peter Greenaway, igualmente sobre um fundo teórico lacaniano. Atua como curador de mostras de Arte Contemporânea desde 2008, tendo em seu currículo exposições de artistas como Rubem Valentim, Athos Bulcão, Vik Muniz, entre outros. Coordenou a Graduação em Design de Moda do Centro Universitário Iesb, em Brasília, de sua abertura em 2007 a 2016, curso que obteve nota máxima do MEC em seu processo de reconhecimento em 2011. Atuou como professor em nível de Graduação e Pós-Graduação no DF, no Nordeste e em São Paulo, cidade em que ministrou disciplinas nos Centros Universitários Belas Artes e SENAC. Atua, desde abril de 2019, como Professor Substituto do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia na área de Teoria e História da Arte. Em sua pesquisa, a História da Arte é pensada a partir de seu arcabouço discursivo no intuito de que suas motivações valorativas e judicativas possam ser objeto de constante revisitação reflexiva. Interessam-lhe ainda as fronteiras interatísticas em que linguagem e imagem se tensionam sem cessar na reescritura de suas narrativas enquanto práxis artística e campos do saber. A linguagem, pensada a partir da perspectiva lacaniana, e a escrita em Derrida fornecem à sua investigação a paisagem teórica em que se redefinem as fronteiras entre a Teoria e História da Arte e a Teoria da História.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Artes

2015 - 2018

Universidade de Brasília, UnB
Título: História(s) da Arte e o Sintoma Alegórico: Por uma Releitura de Winckelmann
Biagio D'Angelo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Teoria e História da Arte; Johann Joachim Winkelmann; Teoria Lacaniana; Alegoria.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: História da Arte. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.

Mestrado em Literatura

2001 - 2004

Universidade de Brasília, UnB
Título: De um Lacan em Lituraterra: Pintescritura em W(o)olf e Green(a)way,Ano de Obtenção: 2004
Ricardo Araújo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Intersemiose; Teoria e História da Arte; Teoria Lacaniana; Virginia Woolf; Peter Greenaway.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Intersemiótica. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes. Setores de atividade: Educação Superior.

Graduação em Letras Licenciatura Plena Em Inglês e Português

1987 - 1989

Centro Universitário de Brasília, UniCEUB

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Moda, Teoria e História.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Literatura Comparada.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Intersemiótica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

VIEIRA, Marco Antônio Ramos ; GALENO, F. . Galeno. 2016. (Outro).

VIEIRA, Marco Antônio Ramos ; PENA-COSTA, V. . Para Tirar as Dores do Mundo. 2014. (Exposição).

NOBREGA, C. ; VIEIRA, Marco Antônio Ramos ; STURM, E. ; MOURAO, R. ; MUNIZ, V. ; LEME, S. P. ; MIZAEL, V. . Sobre Corpos e Espelhos. 2013. (Exposição).

VIEIRA, Marco Antônio Ramos . ClaroParkfashion Desfile Alunos IESB. 2009. (Concurso).

VIEIRA, Marco Antônio Ramos . I Semana de Moda e Cultura. 2009. (Outro).

VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Capital Fashion Week - Outono/Inverno Desfile Alunos IESB. 2009. (Concurso).

VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Entre o Texto e o Têxtil: do Nu ao Invólucro. 2008. (Outro).

VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Maxim's -Projetos Uniformes Aunos IESB. 2008. (Concurso).

VIEIRA, Marco Antônio Ramos . CIMAN -Projetos Uniformes Alunos IESB. 2008. (Concurso).

VIEIRA, Marco Antônio Ramos . STRIKS - Coleções Alunos IESB. 2008. (Concurso).

VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Capital Fashion Week -Primavera/Verão Desfile Alunos IESB. 2008. (Concurso).

VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Capital Fashion Week - Concurso Novos Talentos. 2008. (Concurso).

PENA-COSTA, V. ; ORTHOF, G. ; GEHRE, R. ; VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Entre o Texto e o Têxtil: Do Nu ao Invólucro. 2008. (Exposição).

VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Poéticas Contemporâneas:Entre a Moda e Arte. 2007. (Exposição).

VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Capital Fashion Week - Concurso Novos Talentos. 2007. (Concurso).

VIEIRA, Marco Antônio Ramos . PRêmio Paper House de Moda e Design. 2007. (Concurso).

VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Capital Fashion Week -Concurso Novos Talentos. 2006. (Concurso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

RETINA INTERNACIONAL - AS FRONTEIRAS DO DIFUSO E AS IMAGENS.O VÉLAZQUEZ DE WALTÉRCIO CALDAS E O OLHAR FANTASMAL. 2018. (Simpósio).

Vigésimo- Sétimo Encontro da ANPAP (Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas) Práticas e Confrontações.Testemunhas Oculares: Motivos Alegóricos e o Fotográfico. 2018. (Simpósio).

#16.ART Encontro Internacional de Arte e Tecnologia.Imaginar o Real: Imago et Pictura e História(s) da Arte. 2017. (Encontro).

XV Congresso Internacional da ABRALIC.Pintescrituras e A Ficção de De M(eu) Corpo: Memória, Imagem, Significação. 2017. (Simpósio).

XXI SOCINE.Pintescrituras:Memória, Imagem, História(s) em Greenaway. 2017. (Simpósio).

XI Semana de História Politica - Simpósio Cultura Visual e Imagem.Pintescrituras , esboço de um entre-histórias e a Arte. 2016. (Simpósio).

XVII Simpósio Nacional da ANPUH.Pintescrituras: História(s) e Rasura(s) em Adriana Varejão. 2015. (Simpósio).

IX Semana de História Política.Pintescrituras: História(s) entre McQueen e Varejão. 2014. (Simpósio).

Vigésimo Terceiro Encontro Nacional ANPAP. Pintescrituras: O Corpo-Sígnico em Matthew Barney. 2014. (Congresso).

II Semana de Moda e Cultura.Entre ser e parecer homem: instantâneos da moda masculina. 2010. (Encontro).

I Semana de Moda e Cultura.Sobre a Moda:Tramas e Olhares. 2009. (Encontro).

Ziguezague -SPFW.Pintescrituras: alguns apontamentos sobre as relações entre moda e arte. 2008. (Seminário).

Brasília Fashion Festival.Sobre a Moda e a Marca. 2007. (Encontro).

Encontro Arte e TEcnologia.Pintescrituras da Moda. 2007. (Simpósio).

Jornalismo e Comunicação de Moda.Jornalismo e Comunicação de Moda. 2007. (Encontro).

ABRALIC-Lugares dos Discursos. Pintescritura:Entre Lacan e a Intersemiótica. 2006. (Congresso).

ANPAP. Pintescritura:Lacan e as Leituras Semio-Linguísticas da Arte. 2006. (Congresso).

Brasília Fashion Festival.Pintescrituras da Moda. 2006. (Encontro).

SOCINE. Pintescritura: A Letra e o Significante Lacanianos e a Escrita Fílmica Greenawayniana. 2006. (Congresso).

II Simpósio Nacional de Literatura e Informática.Literatura,Criptografia e a Problematização Teórica dos Novos Espaços Estéticos. 2005. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: João Fernando Santoro dos Santos

VIEIRA, Marco Antônio Ramos. Exercício de Olhar Pra Dentro- Pesquisa sobre o Design Brasileiro. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Artes Visuais) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - DF.

Aluno: Luiza Resende Barcellar

VIEIRA, Marco Antônio Ramos; IKEZILI, Erika; CAMBOIM, Regina. Proposta de Coleção para a Marca Stedezessete. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Fashion Design) - Instituto de Educação Superior de Brasília.

Aluno: Regis Puppim

VIEIRA, Marco Antônio Ramos; IKEZILI, Erika; CAMBOIM, Regina. A Nova Garota de Ipanema- Sustentabilidade. 2012 - Instituto de Educação Superior de Brasília.

Aluno: Marilan Mota Jadão

VIEIRA, Marco Antônio Ramos; IKEZILI, Erika; CAMBOIM, Regina. Um Conceito para a Moda Sustentável. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Fashion Design) - Instituto de Educação Superior de Brasília.

Aluno: Roberta Maretto de Moura Siqueira

VIEIRA, Marco Antônio Ramos; IKEZILI, Erika; CAMBOIM, Regina. El Dia de Los Muertos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Fashion Design) - Instituto de Educação Superior de Brasília.

Aluno: Clarissa Maria de Barros de Lemos Pimentas

VIEIRA, Marco Antônio Ramos; IKEZILI, Erika; CAMBOIM, Regina. Proposta de Coleção. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Fashion Design) - Instituto de Educação Superior de Brasília.

Aluno: Fernanda Oliveira Piantino

VIEIRA, Marco Antônio Ramos; IKEZILI, Erika; CAMBOIM, Regina. Proposta de Coleção e Estampas Exclusivas para a Marca FG Criações - Uma Leitura da Arte Aplicada à Moda. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Fashion Design) - Instituto de Educação Superior de Brasília.

Aluno: Lubia Ferreira de Carvalho

VIEIRA, Marco Antônio Ramos. Identidade e Cultura na Moda: uma nova abordagem para criar coleção de figurinos. 2011 - Instituto de Educação Superior de Brasília.

Aluno: Flavia Braz da Cunha

VIEIRA, Marco Antônio Ramos. Ethos Vestido: Moda Sustentável Inspirada nas Proporções de Escher. 2011 - Instituto de Educação Superior de Brasília.

Aluno: Gisela Vieira da Costa

VIEIRA, Marco Antônio Ramos. Proposta de Criação da Marca Gisela Costa: Um estudo aplicado ao Lifestyle Experience. 2011 - Instituto de Educação Superior de Brasília.

Aluno: Ana Carolina Veiga de Oliveira

VIEIRA, Marco Antônio Ramos. A nova silhueta feminina: desenvolvimento de uma coleção com grade ampliada utilizando a internet como plataforma de vendas. 2011 - Instituto de Educação Superior de Brasília.

Aluno: Cintia Maria de Oliveira

VIEIRA, Marco Antônio Ramos. Coleção Feminina para Skatewear. 2011 - Instituto de Educação Superior de Brasília.

Aluno: Karla Aparecida de S

VIEIRA, Marco Antônio Ramos. Machado. Vintag'up uma proposta de coleção para lia: um negócio de multimarcas. 2011 - Instituto de Educação Superior de Brasília.

Aluno: Eduardo Almeida Dutra

VIEIRA, Marco Antônio Ramos. Moda Gestante. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fashion Design) - Istituto Europeo Di Design.

Aluno: Gabriela Ramos Machado

VIEIRA, Marco Antônio Ramos. Escaravelho: planejamento estratégico e proposta de coleção outono/inverno 2012 para lançamento da marca. 2011 - Instituto de Educação Superior de Brasília.

Aluno: Paula Tannus Jardim

VIEIRA, Marco Antônio Ramos. Mercado de Luxo: Estudo de Posicionamento da Marca TANNUS. 2008 - Instituto de Educação Superior de Brasília.

Aluno: Sidney José de Sousa Júnior

VIEIRA, Marco Antônio Ramos. Mercado de Luxo: Estudo de Posicionamento da marca Sidney de Sousa. 2008 - Instituto de Educação Superior de Brasília.

Aluno: Guilherme Hirata

JARDIM, S.;VIEIRA, Marco Antônio Ramos; VAZ, J. A.. eo: o ato de caminhar na consciência e na memória. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade de Brasília.

Aluno: Matheus Leonardo Beserra dos Santos

VIEIRA, Marco Antônio Ramos; RIBEIRO, S.. Leviatã: um projeto para todxs. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade de Brasília.

Aluno: Carolina Torres Fontenele

VIEIRA, Marco Antônio Ramos; MARQUES, T. C. N.; LEMOS, Thiago Tremonte. Do Espartilho à Femme Moderne: As Mudanças do Vestuário Feminino na França de 1920 a 1929. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Brasília.

Aluno: Pedro Jardim

VIEIRA, Marco Antônio Ramos; ABREU, B.; JARDIM, S.; CASTRO, G.. Versatilidade: Sistema de Adaptação para Vestuário de Figurinos de Dança Clássica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto do Produto) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ana Vitória Piqueno Belati

VIEIRA, Marco Antônio Ramos; JARDIM, S.; CASTRO, G.. Brasilidade e Identidade Indígena no Desenvolvimento de uma Coleção de Camisetas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto do Produto) - Universidade de Brasília.

Aluno: Beatriz Maia Nobre Rocha Saffi

VIEIRA, Marco Antônio Ramos; JARDIM, S.; SIQUEIRA, N. M.. Upcycle com Tecido Descartado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto do Produto) - Universidade de Brasília.

Aluno: Pedro Cavalcante Lins dos Santos

VIEIRA, Marco Antônio Ramos; LOPES, F. M. C.; CARVALHO, R. I. B.. Atravessando a Linha: As Teorias da Comunicação na Série Televisiva How to Get Away with Murder. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Giovanna Capra Maia

VIEIRA, Marco Antônio Ramos. Rastros. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade de Brasília.

VIEIRA, Marco Antônio Ramos. Seleção para Professor nível 3 de Língua Inglesa para a Fundação Educacional do Distrito Federal. 2003. Governo do Distrito Federal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ana Laura dos Reis Corrêa

CORRÊA, Ana Laura dos Reis. De um Lacan em literatura: Pintescritura em W(o)olf e Green(a)way. 2004. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade de Brasília.

Robson Coelho Tinoco

TINOCO, Robson Coelho; ARAÚJO, Ricardo; TROCAN, Lélia. De um Lacan em Liturraterra: pintescritura em W(o)olf e Grenn(a)way. 2004. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade de Brasília.

Emerson Dionísio Gomes de Oliveira

DANGELO, B.; MENON JUNIOR, W. R.;OLIVEIRA, E. D. G.; LIMA, R. S.. História(s) da Arte e o Sintoma Alegórico: por uma releitura de Winckelmann. 2018. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de Brasília.

WALTER ROMERO MENON JÚNIOR

DANGELO, B.; OLIVEIRA, E. D.; LIMA, R.;MENON JUNIOR, W. R.. História(s) da Arte e o Sintoma Alegórico: Por uma Releitura de Winckelmann Tese. 2018. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de Brasília.

Biagio D'Angelo

D'ANGELO, Biagio; OLIVEIRA, E. D. G.; MENON, Walter. Por uma releitura de Winckelmann: estratégias alegóricas e história(s) da arte. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em PPG - Arte Programa de Pós-graduação em Artes Visuais) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Rachel Lima

Coleção Natucor -Verão 2014; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Moda) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Marco Antônio Ramos Vieira;

Soraya Santos

Chiaroscuro; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Moda) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Marco Antônio Ramos Vieira;

Luciene Quirino

Egípcia, mas nem tanto; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Moda) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Marco Antônio Ramos Vieira;

Edna Queiroz

Elizabeth, a Guerreira; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Moda) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Marco Antônio Ramos Vieira;

Emanuelly Evelin Martins

Simplicidade; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Moda) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Marco Antônio Ramos Vieira;

Daniel Sakkis

Além do Arco-Íris; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Moda) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Marco Antônio Ramos Vieira;

Hudson César Lucas

Entre Elos e Nós; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Moda) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Marco Antônio Ramos Vieira;

Andrea Napoli Fernandez

Torres Garcia; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Moda) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Marco Antônio Ramos Vieira;

Isabelle Aguiar

Refazendo Memórias; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Moda) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Marco Antônio Ramos Vieira;

Giovanna Capra Maia

Menses; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Moda) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Marco Antônio Ramos Vieira;

Juliana Aragão

Tess; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Moda) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Marco Antônio Ramos Vieira;

Tainá Noleto

Ocitocina; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Moda) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Marco Antônio Ramos Vieira;

Ana Paula Alcântara

Romance Chinês; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Moda) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Marco Antônio Ramos Vieira;

Anna Paula Osório

Orlando; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Moda) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Marco Antônio Ramos Vieira;

Eliane Murargy

Um outro Egito:Sobre o Luxo e o Deserto; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Moda) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Marco Antônio Ramos Vieira;

João Santoro

É tempo de se ver reconstruído; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Moda) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Marco Antônio Ramos Vieira;

Ariana da Conceição Dantas

Os Pássaros de Hitchcock: Considerações Acerca das Relações entre Sexualidade Feminina e Vestimentas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Marco Antônio Ramos Vieira;

Daniel Lara Santos

El Baño; 2016; Orientação de outra natureza; (Design de Moda) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Marco Antônio Ramos Vieira;

Anna Paula Osório

Vamp; 2009; Orientação de outra natureza; (Design de Moda) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Marco Antônio Ramos Vieira;

Anna Paula Osório

Hibridismos; 2009; Orientação de outra natureza; (Design de Moda) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Marco Antônio Ramos Vieira;

Anna Carollina Esselin

Delírios - Dragão Fashion Brasil; 2008; Orientação de outra natureza; (Design de Moda) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Marco Antônio Ramos Vieira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ricardo Araújo

De um Lacan em, Lituraterra: Pintescritura em W(o)olf e Green(a)way; 2004; Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade de Brasília,; Orientador: Ricardo Araújo;

Biagio D'Angelo

História(s) da Arte e o Sintoma Alegórico: Por uma Releitura de Winckelmann; 2018; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de Brasília,; Orientador: Biagio D Angelo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Os Sentidos Caligráficos em Hilal Sami Hilal -Por uma Proposta de Pintescritura. REVISTA VIS (UNB) , v. 16, p. https://wwws.cn-277, 2017.

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . EM NOME - DO - PAI E DRUM(MOND)E. Cerrados (UnB) , 2002.

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Pintescrituras: História(s) entre McQueen e Varejão. In: Camila Borges da Silva, Joana Monteleone, Paulo Debom. (Org.). A história na moda, a moda na história. 1ed.São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2019, v. I, p. 335-353.

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Ruines de l'art et de fiction- Winckelmann & Rennó. In: Biagio D'Angelo & François Soulage. (Org.). Temps Photographie & Littérature - Écrits Parisiens 2017-2018, 2. 1ed.Paris: L'Harmattan, 2018, v. 2, p. 127-134.

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Poéticas Contemporâneas: Pintescrituras entre a Moda e a Arte. In: Suzete Venturelli. (Org.). #6. ART Arte e Tecnologia: Interseções entre Arte e Pesquisas Técnico-Científicas. 01ed.Brasília: Universidade de Brasília, 2007, v. 01, p. 177-179.

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Artefatos da Moda: Sobre o Corpo como Superfície , Suporte e Aparato Primeiro da Moda. VIP MODA, Brasília, p. 106 - 106, 01 set. 2008.

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Orientalismos Cromáticos no Verão Ocidental:notas sobre Ressignificação e Intertextualidade na Moda Contemporânea. VIP MODA, Brasília, p. 30 - 31, 30 nov. 2007.

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Poéticas do Corpo-Vestido:Rei Kawakubo e a Comme des Garçons. HIGHER, Brasília, p. 10 - 12, 10 nov. 2007.

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . A Moda e a Lógica da Assinatura. HIGHER, Brasília, p. 20 - 21, 10 nov. 2007.

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Sobre a Moda e o Consumo. Moda Feminina, Goiânia, 20 set. 2007.

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Testemunhas Oculares: Motivos Alegóricos e o Fotográfico. In: Vigésimo Sétimo Encontro ANPAP, 2018, São Paulo. Práticas e Confrontações. São Paulo: UNESP, 2018. p. 3355-3366.

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Pintescrituras e a Ficção de M(eu) Corpo: Memória, Imagem, Significação. In: XV Congresso Internacional ABRALIC, 2017, Rio de Janeiro. XV Congresso Internacional ABRALIC- Textualidades Contemporâneas. Rio de Janeiro: ABRALIC, 2017. v. 3. p. 4247-4258.

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Pintescrituras: Memória, Imagem, História(s) em Greenaway. In: XXI SOCINE - O ESTADO DA CRÍTICA, 2017, João Pessoa. XXI SOCINE- O ESTADO DA CRÍTICA. São Paulo: Socine, 2017. p. 492-498.

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Pintescrituras: esboço de um entre-histórias e a arte. In: XI Semana de História Política, 2016, Rio de Janeiro. XI Semana de História Política - VII Seminário de História: Política, Cultura e Sociedade. Rio de Janeiro: UERJ, 2016. p. 1561-1580.

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Pintescrituras: História(s) e Rasura(s) em Adriana Varejão. In: XXVIII Simpósio Nacional de História ANPUH, 2015, Florianópolis. Lugares dos Historiadores: Velhos e Novos Desafios. Florianópolis: ANPUH, 2015.

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Pintescrituras: O Corpo-Sígnico em Matthew Barney. In: Vigésimo Terceiro Encontro ANPAP, 2014, Belo Horizonte. Anais do XXIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas [recurso eletrônico]: ecossistemas artísticos. Belo Horizonte: ANPAP, 2014.

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Pintescrituras: História(s) entre McQueen e Varejão. In: IX Semana de História Política , Política, Conflito e Identidades na Modernidade, 2014, Rio de Janeiroi. IX Semana de História Política. Rio de Janeiro: UERJ, 2014. p. 2201-2209.

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Entre o N(ex)o e o S(ex)o : Formação de Sentido, Gênero e Cultura das Aparências. In: Sétimo Colóquio de Moda, 2011, Maringá. Sétimo Colóquio de Moda, 2011.

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . O Corpo Indecidível: Apontamentos sobre Referencialidade na Moda Contemporânea. In: Terceiro Colóquio de Moda, 2007, Belo Horizonte. O Corpo Indecidível: Apontamentos sobre Referencialidade na Moda Contemporânea, 2007. p. h.

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Pintescritura: Lacan e a Leitura Semio-Linguística da Arte. In: Arte: Limites e Contaminações, 2007, Salvador. Arte : Limites e Contaminações-Anais do Décimo Quinto Encontro Nacional da ANPAP. Salvador: ANPAP, 2007. v. I.

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Pintescritura: A Letra e o Significante Lacanianos e a Escrita Fílmica Greenawayniana. In: SOCINE, 2006, Rio de Janeiro. SOCINE, 2006.

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Literatura,Criptografia e a Problematização Teórica dos Novos Espaços Estéticos. In: II Simpósio Nacional de Literatura e Informática, 2005, Santa Catarina. NUPILL, 2005.

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . O Vélazquez de Waltércio Caldas ou o Olhar Fantasmal. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Testemunhas Oculares: Motivos Alegóricos e o Fotográfico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Pintescrituras:Memória, Imagem, História(s) em Greenaway. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Pintescrituras e a Ficção de M(eu) Corpo: Memória, Imagem, Significação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Pintescrituras: o entre-histórias e a caligrafia em obras de Hilal Sami Hilal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Pintescrituras , esboço de um entre-histórias e a Arte. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Pintescrituras: História(s) e Rasura(s) em Adriana Varejão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Pintescrituras: História(s) e Rasura(s) em Adriana Varejão Adriana Varejão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Pintescrituras: História(s) entre McQueen e Varejão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Pintescrituras: O Corpo-Sígnico em Matthew Barney. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Entre o n(ex)o e o s(ex)o: formação de sentido,gênero e cultura das aparências. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . O Corpo Indecidível: Apontamentos sobre Moda e Referencialidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Lacan e a Leitura Semiolinguística da Arte. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Poéticas Contemporâneas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Pintescrituras:Lacan e as Leituras Semiolinguísticas da Arte. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Galeno- Pintescrituras e Coloração : (Re)torno, Grafismos e Coloração. Brasília: ARP, 2016 (Texto Catálogo Exposição Artes Visuais).

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Galeno : Paintscripture and Colouration: (Re)turn, Graphisms and (De)objects. Brasília: ARP, 2016. (Tradução/Outra).

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Pintescrituras: Notas e História(s) ao redor de Linhas no Espaço -Três Aproximações ao Desenho. Brasília: ARP, 2015 (Texto Catálogo Exposição Artes Visuais).

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Paintscripture: Notes and Histories around Lines in Space- Three Approaches to Drawing. Brasília: ARP, 2014. (Tradução/Outra).

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Sobre Corpos e Espelhos. Brasília: ARP, 2013 (Texto Catálogo Exposição Artes Visuais).

  • VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Of Bodies and Mirrors. Brasília: ARP, 2013. (Tradução/Outra).

  • MARAVALHAS, N. ; VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Interferences. Brasília: FAC, 2005. (Tradução/Livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

VIEIRA, Marco Antônio Ramos ; ARAUJO, R. . Antologia da Poesia Brasileira. 2004.

VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Pequeno Laboratório Curatorial. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIEIRA, Marco Antônio Ramos ; GALENO, José ; VALENTIM, R. ; BULCAO, A. . POESIA-GEOMETRIA-CONSTRUÇÃO. 2017. (Curadoria).

VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Arte Contemporânea. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Arte Moderna. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Arte no Ocidente: Panorama Expandido - Módulo I - da Pré-História ao Medievo. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Moda X Estilo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Breve História da Fotografia de Moda. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Poéticas Contemporâneas II:Entre a Moda e a Arte. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Moda e Cultura Visual Contemporânea. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Poéticas Contemporâneas I: Entre a Moda e a Arte. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAPRA MAIA ; VIEIRA, Marco Antônio Ramos . PELE PEDRA PÓ. 2019. Outra.

VIEIRA, Marco Antônio Ramos ; TALLOVA, L. . Longe de Tudo. 2019. Outra.

VIEIRA, Marco Antônio Ramos ; VALENTIM, R. ; GALENO, F. ; BULCAO, A. . POESIA GEOMETRIA CONSTRUÇÃO?. 2017. Pintura.

VIEIRA, Marco Antônio Ramos ; VERCOSA, P. I. . Sobre Todos Meus Vazios. 2016. Outra.

VIEIRA, Marco Antônio Ramos ; GALENO, José . Galeno. 2016. Outra.

PENA-COSTA, V. ; VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Para Tirar as Dores do Mundo. 2014. Outra.

VIEIRA, Marco Antônio Ramos ; MUNIZ, V. ; STURM, E. ; NOBREGA, C. ; LEME, S. P. ; MOURAO, R. ; PENA-COSTA, V. . Sobre Corpos e Espelhos. 2013. Outra.

PENA-COSTA, V. ; ORTHOF, G. ; VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Entre o Texto e o Têxtil: Do Nu ao Invólucro. 2008. Outra.

VIEIRA, Marco Antônio Ramos ; FRANCO, C. . Design é para a Vida. 2013 (Co-Curadoria/Palestra).

VIEIRA, Marco Antônio Ramos . Entre o Texto e o Têxtil : do Nu ao Invólucro. 2008 (Curadoria de Exposição).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2014

    Centro Universitário de João Pessoa

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor do Módulo "Discursos da Moda", para a Especialização em Produção de Moda e Styling

  • 2007 - 2016

    Instituto de Educação Superior de Brasília

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas: História da Indumentária e da Moda , Moda Contemporânea e Projeto e Pesquisa para o CST em Design de Moda

  • 2007 - 2016

    Instituto de Educação Superior de Brasília

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Além de atuar como Coordenador da Graduação Tecnológica em Design de Moda, Marco Antônio Vieira responde pela Coordenação de TCC e pela supervisão de Estágio Supervisionado de seu curso.Atua ainda como docente na disciplina Semiótica da Imagem do Curso de Cinema e Mídias Digitais do IESB.

    Atividades

    • 07/2007

      Direção e administração, Departamento de Design de Moda, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

    • 07/2007

      Ensino, Design de Moda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Moda

    • 09/2015 - 10/2015

      Ensino, Especialização em Previsão de Tendências, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Moda e Comportamento

  • 2014 - 2014

    Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professor da disciplina Moda e Comunicação : Uma Visão Global da Especialização em comunicação e Cultura de Moda

  • 2014 - 2014

    Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professor da disciplina Psicologia e Coaching da Esoecialização em Consultoria de Imagem e Estilo

  • 2014 - Atual

    Centro Universitário Senac

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Professor do Módulo Antropologia do Consumo no Curso de Extensão Coolhunting

  • 2014 - 2014

    Centro Universitário Senac

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

    Outras informações:
    Professor da disciplina Teorias da Moda da Especialização em Criação de Imagem e Styling de Moda

  • 2002 - 2003

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

    Atividades

    • 01/2002 - 12/2003

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Inglês Instrumental 1, Cultura e Instituições Britânicas, Inglês: Expressão Escrita 2, Inglês: Expressão Escrita 3, Inglês: Expressão Escrita 4, Inglês: Expressão Oral 2

  • 2005 - 2007

    Centro Universitário de Brasília, UniCEUB

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor ; Coordenador de Pós-Graduação, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Responsável pela concepção do Projeto de Pós-Graduação em Comunicação e Marketing de Moda ? agosto de 2007. Coordenador do N.E.M (Núcleo de Estudos de Moda). Professor do Curso de Comunicação Social para as disciplinas de Semiótica e Teorias da Linguagem para as habilitações de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Estética e Cultura de Massa para Publicidade e Propaganda, Língua Portuguesa II para Propaganda e Marketing e Orientação de Monografia Final nas áreas de Semiótica e Análise do Discurso para as habilitações de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Propaganda e Marketing.

  • 2005 - 2005

    Centro Universitário de Brasília, UniCEUB

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Professor de Literatura Inglesa

    Atividades

    • 02/2005 - 07/2005

      Ensino, Letras Licenciatura Plena Em Inglês e Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Inglesa III, Literatura Inglesa II, Literatura Inglesa I

  • 2005 - 2007

    Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor para as disciplinas Semiótica, Cultura Visual em Moda , além de orientação de TCC para o Curso de Design de Moda.

  • 2003 - 2003

    Conselho Cultural Thomas Jefferson

    Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/2003 - 11/2003

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Inglês como Língua Estrangeira

  • 2004 - 2005

    Centro Universitário Estácio Brasília, Estácio Brasília

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15

    Atividades

    • 08/2004 - 07/2005

      Ensino, Comunicação Social -Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Inglês Instrumental, Filosofia, Estética e Cultura de Massa

    • 08/2004 - 07/2005

      Ensino, Comunicação Social -Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética e Cultura de Massa

  • 2002 - 2002

    Instituto Rio Branco

    Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

    Atividades

    • 07/2002 - 10/2002

      Ensino, Diplomacia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Português para Estrangeiros

  • 1989 - 2001

    Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa

    Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25

    Atividades

    • 03/1989 - 02/2001

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Inglês como Língua Estrangeira

  • 2016 - 2016

    Universidade Potiguar, UnP

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 24

    Outras informações:
    Ministrou a disciplina Moda e Comunicação na Especialização em Cultura de Moda

  • 2015 - 2015

    Universidade Potiguar, UnP

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Disciplina Moda e Semiótica na Especialização em Cultura da Moda

  • 2018 - 2018

    UNYLEYA EDITORA E CURSOS S/A, Unyleya

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

    Outras informações:
    Professor da Disciplina Linguagem e Semiótica da Especialização em Fotografia como Suporte da Imaginação

  • 2019 - Atual

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professor Substituto das disciplinas Corpo, Arte, Vida, História da Arte I e Arte no Brasil