Francymari Gomes de Azevedo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Escola Superio Batista do Amazonas(2006). Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Geral.

Informações coletadas do Lattes em 06/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Ciências Biológicas

2001 - 2006

Escola Superio Batista do Amazonas
Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia Geral/Especialidade: Fisologia Aplicada a Piscicultura.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Reunião Regional da SBPC/AM.Avaliação dos procedimentos envolvidos na comercialização do peixe ornamental Ancistrus sp e seus limites de tolerância a amônia. 2005. (Outra).

3º Simpósio Brasileiro de Pós-graduação em Engenharia Florestal e 1º Encontro Amazônico de Ciências Florestais. 2004. (Simpósio).

3ª Semana de Biologia da ESBAM. 2004. (Outra).

Programa de desenvolvimento de recursos humanos visando ao melhor aproveitamento pessoal e profissional. 2003. (Seminário).

Primeira Semana de Biologia da ESBAM. 2002. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sandra Socorro Moreira Hara

AZEVEDO, F. G.; AFFONSO, E. G.; RIBEIRO, J. M. F.;MOREIRA-HARA, S. S.. Avaliação dos procedimentos envolvidos na comercialização do peixe ornamental Ancistrus sp. e seus limites de tolerância à amônia.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Escola Superior Batista do Amazonas.

José Moacir Ferreira Ribeiro

AFFONSO, G. E.;RIBEIRO, J. M. F.; HARA, S. S. M.. Avaliação dos Procedimentos Envolvidos na Comercialização do Peixe Ornamental, Ancistrus sp e seus Limites de Tolerância a Amônia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura) - Escola Superior Batista do Amazonas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • AZEVEDO, Francymari Gomes de ; CARVALHO, Suely Melo de ; MENEZES, Glauber Cruz de ; AFFONSO, Elizabeth Gusmão . Avaliação dos procedimentos envolvidos na comercialização do peixe ornamental Ancistrus sp e seus limites de tolerência a amônia. In: Reunião Regional da SBPC/AM, 2005, Manaus. Anais da Reunião Regional da SBPC/AM, 2005.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2005 - 2006

    Avaliação dos procedimentos envolvidos na comercialização do peixe ornamental Ancistrus sp. e seus limites de tolerância à amônia e ao nitrito., Descrição: Caracterizar as condições de captura e transporte da espécie Ancistrus sp. (bodó seda) de Barcelos (AM) para Manaus; Contribuir com os estudos sobre a avaliação da comercialização de peixes ornamentais no Estado do Amazonas. A atividade desenvolvida será uma excursão para os igarapés do Médio Rio Negro onde será feita uma avaliação dos métodos de coleta, manutenção e transporte do bodó-seda até Manaus. O tempo para realização desta atividade será de uma (01) semana. O relatório parcial será o indicador quantitativo desta meta; Determinar a qualidade da água nas diferentes fases da comercialização de Ancistrus sp. Meta (2):. Reduzir os níveis de estresse e, conseqüentemente, as taxas de mortalidade, garantindo uma melhor qualidade dos peixes exportados. Serão feitas análises dos parâmetros físicos e químicos da água (temperatura, Oxigênio dissolvido, pH, amônia, nitrito, dureza, alcalinidade, condutividade elétrica, etc.) e o acompanhamento da mortalidade dos peixes. O tempo para realização deste trabalho e seus resultados será de aproximadamente três (03) semanas. O relatório parcial será o indicador quantitativo desta meta; Definir os níveis de tolerância (DL50) à amônia e ao nitrito da água para a espécie Ancistrus sp. Corroborar com os estudos sobre a melhoria da qualidade dos peixes exportados. As atividades desenvolvidas serão a realização dos testes de tolerância a diferentes concentrações de amônia e nitrito e o estabelecimento da Dose Letal (DL50 - sobrevivência de 50% dos peixes) para esta espécie. O tempo para realização destes experimentos será de dois (02) meses e; Determinar os níveis basais de íons corpóreos (Na+, K+ e Cl-) do bodó-seda capturado nos igarapés. Corroborar com os estudos sobre estresse fisiológico de peixes ornamentais. Serão realizadas coletas dos peixes durante a excursão a Barcelos e estes serão mantidos em nitrogênio líquido até a realização das análises, as quais serão. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Francymari Gomes de Azevedo - Coordenador / Elizabeth Gusmão Affonso - Integrante / Jaydione Luis Marcon - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Departamento de Biologia Aquática e Limnologia, Divisão de Aquacultura. , Av. André Araújo, 2936, Aleixo, 69069001 - Manaus, AM - Brasil - Caixa-postal: 478, Telefone: (92) 6431800, Ramal: 1851, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2007 - 2007

    Escola Agrotécnica Federal de Manaus

    Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2005 - 2006

    Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20

    Atividades

    • 04/2005 - 03/2006

      Estágios , Departamento de Biologia Aquática e Limnologia, Divisão de Aquacultura.,Estágio realizado, Avaliação dos procedimentos envolvidos na comercialização do peixe ornamental Ancistrus sp. e seus limites de tolerância à amônia e ao nitrito..