Karen da Costa Paixão

Graduação em andamento em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca. Atualmente é membro do GENE-DIA: Grupo de Genética Molecular e Epidemiologia em Doenças Infecciosas de Alagoas, sob orientação da Profa. Dra. Carolinne de Sales Marques, atuando como bolsista do bolsista PIBIC/UFAL e PIBIT/FAPEAL; membro diretor da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obsterícia de Arapiraca. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Genética Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: polimorfismos associados com a susceptibilidade à infecções, hanseníase, doenças negligenciadas, epidemiologia em doenças infecciosas. Atuou também em projetos relacionados à diversidade sexual e multiculturalismo.

Informações coletadas do Lattes em 28/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Medicina

2017 - Atual

Universidade Federal de Alagoas

Ensino Médio (2º grau) interrompido em 2016

2012 - Atual

Instituto Federal da Bahia
Ano de interrupção: 2016

Formação complementar

2014 - 2014

Visualização de Dados utilizando Linguagem R. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.

2013 - 2013

Unified Modeling Language (UML). (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologi, IFBA, Brasil.

2013 - 2013

Oficina de Iniciação Teatral. (Carga horária: 12h). , Instituto Federal da Bahia - Campus Camaçari, IFBA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Doenças Infecciosas e Parasitárias.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Humana e Médica.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.

Participação em eventos

I Curso Introdutório da Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia de Arapiraca (LANNAr). 2019. (Outra).

I ONCOMEETING: Todos juntos contra o câncer e Simpósio satélite da Liga Acadêmica de Genética do Câncer. PERFIL DAS INTERNAÇÕES POR CÂNCER DE MAMA EM ARAPIRACA, MACEIÓ E NO ESTADO DE ALAGOAS (2008-2018). 2019. (Congresso).

2° BASALPE - Encontro de Angiologia, Cirurgia Vascular e Endovascular, 1° Encontro Alagoano de Enfermagem nos Cuidados das Feridas. 2018. (Encontro).

I Curso Introdutório da Liga Acadêmica de Cirurgia de Arapiraca - LACAR. 2018. (Outra).

IV Seminário Enlaçando Sexualidades. 2015. (Seminário).

XV ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO. 2015. (Outra).

Foi orientado por

Raquel de Lima Santos

Monitoria do módulo Introdução à Clínica Ampliada; 2018; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Raquel de Lima Santos;

Michael Ferreira Machado

Introdução à Clínica Ampliada; 2018; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Michael Ferreira Machado;

Carolinne de Sales Marques

Estudo de Associação de Polimorfismos no gene TLR1 e a Hanseníase na População de Alagoas; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Carolinne de Sales Marques;

Carolinne de Sales Marques

CARACTERIZAÇÃO DAS NECESSIDADES DOS PROFISSIONAIS NO ÂMBITO DA HANSENÍASE E INCAPACIDADES FÍSICAS EM ALAGOAS; ; 2021; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Carolinne de Sales Marques;

Carolinne de Sales Marques

Testes de Usabilidade e Validação de Aplicativo Móvel Voltado à Hanseníase; ; 2020; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Carolinne de Sales Marques;

Carolinne de Sales Marques

Desenvolvimento de Aparatos Tecnológicos Inovadores para Auxílio no Diagnóstico, Tratamento e Seguimento de Pacientes com Hanseníase; 2019; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Carolinne de Sales Marques;

Ana Paula Miranda Guimarães

CONSTRUÇÃO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SEXUALIDADE: ABORDAGEM MULTICULTURAL NAS AULAS DE BIOLOGIA; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia da informação integrado ao ensino médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia; Orientador: Ana Paula Miranda Guimarães;

Produções bibliográficas

  • CARDOSO, V. I. S. ; Dantas, A. J. P. ; PAIXÃO, K. C. ; SANTOS, S. C. ; SANTOS, L. K. C. ; LEAO, M. J. R. ; MARQUES, C. S. . PERFIL DAS INTERNAÇÕES POR CÂNCER DE MAMA EM ARAPIRACA, MACEIÓ E NO ESTADO DE ALAGOAS (2008-2018). 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PAIXÃO, K. C. ; SILVA, A. G. R. ; TAVARES, B. E. D. ; URASHIMA, G. S. ; GOMES, J. A. ; BARROS, J. E. B. ; ALCANTARA, R. C. ; QUEIROZ, V. R. . Análise do grau de completude das fichas de notificação de leishmaniose visceral no Brasil, em Alagoas e em Maceió.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PERRICCI, G. ; GOMES, J. A. ; PAIXÃO, K. C. ; LUZ, D. F. ; BAGGIO, J. O. . Acidente Vascular Cerebral: da prevenção ao tratamento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

PAIXÃO, K. C. ; ALVES, J. C. P. ; ADANS, Y. F. . Um espaço negado: a invisibilidade da mulher na ciência. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    GENE-DIA: GRUPO DE GENÉTICA MOLECULAR E EPIDEMIOLOGIA EM DOENÇAS INFECCIOSAS DE ALAGOAS, Descrição: A criação do grupo de pesquisa GENE-DIA: GRUPO DE GENÉTICA MOLECULAR E EPIDEMIOLOGIA EM DOENÇAS INFECCIOSAS DE ALAGOAS é uma iniciativa para agregar as pesquisas nas áreas de genética, biologia molecular e epidemiologia aplicadas ao contexto das doenças infecciosas, principalmente às doenças com importante prevalência no estado de Alagoas. As pesquisas na área de genética molecular e biologia molecular focam principalmente na identificação e caracterização de marcadores de risco para a ocorrência das doenças, no diagnóstico molecular e na resistência a medicamentos. As análises epidemiológicas fornecem as informações a respeito da distribuição dessas doenças na população, propondo estratégias de intervenção na prevenção e promoção da saúde em Alagoas. Com o núcleo de pesquisa lotado na UFAL - Campus Arapiraca, o grupo possibilita maior integração dos projetos com enfoque nas necessidades locais do agreste alagoano, resultando em cooperação na pesquisa e extensão para a formação de recursos humanos e produção científica. A partir dessa integração, pretende-se fomentar a inserção dos alunos no ambiente da pesquisa e no conhecimento teórico das áreas citadas, resultando em uma formação acadêmica diferenciada. O grupo inclui pesquisadores, técnicos e alunos de cursos com atuação na área da saúde, tais como Medicina, Enfermagem e Biologia, almejando otimizar esforços para a consolidação de um grupo de pesquisa que seja referência na produção acadêmica e científica em Alagoas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Karen da Costa Paixão - Integrante / Carolinne de Sales Marques - Coordenador / Elaine Virginia Martins de Souza - Integrante / Aline Cavalcanti de Queiroz - Integrante / Alysson Wagner Fernandes Duarte - Integrante / Carlos Dornels Freire de Souza - Integrante / Franklin Gerônimo Bispo Santos - Integrante / Carlos Alberto de Carvalho Fraga - Integrante / Karol Fireman de Farias - Integrante / Amanda Karine Barros Ferreira Rodrigues - Integrante.

  • 2017 - 2017

    Efeitos hepatoprotetores do extrato de Peumus boldus em modelo experimental de lesão hepática por isquemia e reperfusão, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Angelo Gabriel Roseno da Silva em 18/04/2019., Descrição: O processo isquêmico de interrupção do fluxo sanguíneo pode implicar na perda de funções hepáticas e na morte de hepatócitos (necrose). Porém, a literatura aponta que reverter a obstrução do fluxo sanguíneo pode ser mais prejudicial do que o próprio período de isquemia, por isso prevalece a tentativa de diminuir substancialmente os agravos causados ao tecido através de substância com propriedades protetoras. Estudos apontam que o extrato hidro-alcoólico do Peumus boldus pode atuar como importante protetor hepático, pois o mesmo está associado à redução dos níveis de alaninas aminotransferases (ALT) liberadas após hepatoxicidade induzida por tetracloreto de carbono (CCL4) em camundongos, além disso, o alcalóide está associado à redução da produção de MDA (malondialdeído), relacionada com a peroxidação lipídica e inibição de distúrbios da membrana celular, indicada pela redução de desidrogenase lática (DLH). Temos como objetivo avaliar o efeito hepatoprotetor do extrato boldo-do-chile em um modelo agudo de lesão por isquemia e reperfusão (I/R) ocasionado pelo clampeamento do pedículo hepático. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Karen da Costa Paixão - Integrante / Angelo Gabriel Roseno da Silva - Coordenador / Jessica Alves Gomes - Integrante / Danielly Ferreira da Luz - Integrante / Beatriz Gomes de Castro - Integrante / Maria Andreia Lopes de Freitas - Integrante / Bruno Leonardo de Freitas Soares - Integrante.

Prêmios

2017

Prêmio Dandara dos Palmares, Liga de Morfologia Aplicada da UFAL (Campus Arapiraca).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. , Rodovia AL-115, Bom Sucesso, 57309005 - Arapiraca, AL - Brasil, Telefone: (82) 34821800, URL da Homepage:

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC/UFAL, Carga horária: 20

Outras informações:
Aluna bolsista do PIBIC/UFAL. Projeto: Estudo Caso-Controle e a Associação do Gene TLR1 com a Hanseníase na População de Alagoas. Orientadora: Profa. Dra. Carolinne de Sales Marques.

2018 - 2018

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20

Outras informações:
MONITORIA, sem bolsa, nesta Universidade, e exerceu sua atividade na disciplina Introdução à Clínica Ampliada, sob orientação da Profa. Raquel de Lima Santos do Campus Arapiraca, com carga horária total de 192 horas.

2015 - 2016

Instituto Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Aluna bolsista do PIBIC Junior. Projeto: Diversidade sexual no ensino de biologia: Construção de intervenção didática através de abordagem multicultural. Orientadora: Ana Paula Miranda Guimarães.