Ocerlan Ferreira Santos
Graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2006); Especialização em Educação, Cultura e Memória; Especialização em Mídias na Educação (UESB); e Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS/UESB). Professor de História do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino da Bahia.Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América Portuguesa, atuando principalmente no seguinte tema: escravidão e as mestiçagens dos XVI ao XIX.
Informações coletadas do Lattes em 28/05/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade
2013 - 2015
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: MEMÓRIAS DA ESCRAVIDÃO E DAS MESTIÇAGENS NO SERTÃO DA BAHIA DO SÉCULO XIX,Ano de Obtenção: 2015
Dra. Isnara Pereira Ivo.Palavras-chave: Sertão da Bahia, Mestiçagens e Mobilidade Social.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Especialização em Esp Formação Continuada em Mídias na Educação
2011 - 2013
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: MEMÓRIA E CIBERCULTURA: O(S) LUGAR(ES) DE MEMÓRIA NO CIBERESPAÇO
Orientador: Profª Msc. Maria Zilda Dantas
Especialização em Educação, Cultura e Memória
2006 - 2008
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: Marias crioulas, manueis e Verônica, Joaquins forros... Cotidiano dos negros libertos na imperial vila da Vitória (1840-188)
Orientador: Prof. Esp. Washington Nascimento
Graduação em Licenciatura Plena em História
2002 - 2006
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: Presença negra na Capitania de Porto Seguro
Orientador: Profº Dr. Humberto Fonseca
Formação complementar
2015 - 2015
III Formação de Orientadores de Estudos e dos Programas Ciências na Escola. , Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEEBA, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Capacitação Profissional em Práticas Pedagógicas. (Carga horária: 120h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Prevenção do uso de drogas para educadores E. P. (Carga horária: 180h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2012 - 2013
Extensão universitária em Prevenção do uso de drogas para educadores E. P. (Carga horária: 180h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Leitura e Transcrição de Manuscrito: documentação Inquisitorial. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2010 - 2010
Educação Etnico-raciais. (Carga horária: 80h). , Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEEBA, Brasil.
2009 - 2009
Utilização Pedagógica das Mídias Digitais. (Carga horária: 120h). , Instituto Anísio Teixeira, IAT/SEC, Brasil.
2008 - 2008
FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES. (Carga horária: 120h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2007 - 2007
Metodologia de Projetos numa Visão Interdisciplinar. (Carga horária: 16h). , Secretaria Municipal de de Educação de Maetinga, SME, Brasil.
2007 - 2007
TV e Vídeo: Resinificando a Prática Pedagógica. (Carga horária: 40h). , Instituto Anísio Teixeira, IAT/SEC, Brasil.
2004 - 2004
Capacitação em Metodologia do Ensino de História. (Carga horária: 260h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Idiomas
Inglês
, Lê Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História Latino-Americana.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Colônia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
SANTOS, O. F. ; IVO, I. P. ; Oliveira, A de . Simpósio Temático Fontes Cartoriais e Correspondência colonial durante 2 Seminário do Grupo de Pesquisa Cultura, Sociedade e Linguagem (GPCSL/CNPq): Diálogos Multidisciplinares. 2013. (Outro).
Participação em eventos
?As dinâmicas do tráfico de escravos no Atlântico?. 2020. (Outra).
Conferência - Conferência de encerramento - "Mundus Novus": o Atlântico, o Brasil e a escravidão. 2020. (Encontro).
Ensino Hibrido na Prática. 2020. (Outra).
Inova Escola-Projeto de vida. 2020. (Outra).
O BRASIL E O MUNDO ATLÂNTICO: ENTRE A MODERNIDADE E A CONTEMPORANEIDADE. 2020. (Encontro).
O BRASIL E O MUNDO ATLÂNTICO: ENTRE A MODERNIDADE E A CONTEMPORANEIDADE.?PELOS BONS SERVIÇOS QUE ME TEM PRESTADO??: MOBILIZAÇÃO DE ESCRAVOS E A ATUAÇÃO DO FUNDO DE EMANCIPAÇÃO PARA CONQUISTA DA LIBERADE NOS SERTÕES DA BAHIA DO SÉCULO XIX. 2020. (Encontro).
Simpósio Temático - Simpósio Temático 2 ? Sociedades coloniais, Mundo Atlântico e trânsitos culturais. Séculos XVI ao XIX. 2020. (Simpósio).
V Colóquio Brasil e Império Português - Da modernidade a contemporaneidade.Os Gonçalves da Costa e os Oliveira Freitas: Processos de mestiçagens e mobilidade social no Sertão da Bahia dos séculos XVIII e XIX. 2019. (Outra).
VII Encontro Internacional de História Colonial.Pretos e crioulos: atuação e mobilidade de agente não mestiços no sertão da Bahia do século XVIII e XIX. 2018. (Encontro).
VIII Encontro Estadual de História - ANPUH BA.Distinção Social no Sertão da Bahia do século XIX. 2016. (Encontro).
Formação de Orientadores de Estudos dos programas Ciências na Escola, Gestar e Pacto Ensino Médio. 2015. (Outra).
5 Encontro Internacional de História Colonial: Cultura, Escravidão e Poder na Expansão Ultramarina (séc. XVI ao XIX).As categorias empíricas de distinção social no sertão da Bahia do século XIX. 2014. (Encontro).
2 Seminário do Grupo de Pesquisa Cultura, Sociedade e Linguagem.O cotidiano de negro e mestiços no sertão da Bahia. 2013. (Seminário).
Curso de Prevenção do USO de Drogas para Edução de Escolas Públicas. 2013. (Outra).
Seminário Feminismo e Gênero. 2013. (Seminário).
X COLÓQUIO NACIONAL E III INTERNACIONAL DO MUSEU PEDAGÓGICO.MOBILIDADE, SUJEIÇÃO E MEIOS DE VIDA DE NEGROS E MESTIÇOS ALFORRIADOS NO SERTÃO DA BAHIA DO SÉCULO XIX. 2013. (Outra).
1 Seminário Nacional de Liberdade de Crença e Diálogo Inte-_Religioso. 2010. (Seminário).
I Jornada do Grupo de Pesquisa Escravidão e Mestiçagens. 2010. (Outra).
IV Simpósio de Educação. 2008. (Simpósio).
1ª Jornada Pedagógica do Município de Caraíbas: "Professor - Um e eterno aprendiz"o. 2006. (Outra).
II Encontro Baiano dos Estudantes de História e III Semana de História. 2005. (Encontro).
MINI-Curso: Organizações Negras no Brasil. 2005. (Outra).
Brasil: I Ciclo de estudos e Debates. 2004. (Outra).
Seminário 18 anos do curso de História: Memória e Reorientação Curricular. 2004. (Seminário).
Seminário Rememorando Marx: História, Trabalho e Sociedade. 2004. (Seminário).
II Semana de História. 2003. (Outra).
Jornada Pedagógica: "Planejamento e Avaliação". 2003. (Outra).
Comissão julgadora das bancas
NASCIMENTO, Washington Santos; PIRES, M. F. N.; IVO, I. P. O Cotidiano de negros libertos na Imperial Vila da Vitória (1840-1880). 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Cultura e Memória) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
MOREIRA, Marcelo.;REIS, Flávio; IVO, Isnara Pereira. As dinâmicas de mestiçagem no Sertão da Bahia. Século XIX. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Ivo, Isnara Pereira;MOREIRA, M.; FREIRE, J.. Memórias da escravidão e das mestiçagens no sertão da Bahia. Imperial Vila da Vitória. Século XIX. 2015. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Ivo, Isnara Pereira;MOREIRA, M.; REIS, F. A. F.. As dinâmicas das mestiçagens no Sertão da Bahia. Século XIX.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
PIRES, M. F. N.; IVO, Isnara Pereira; NASCIMENTO, Washington Santos. O cotidiano de negros libertos na Imperial Vila da Vitória (1840-1880). 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Esp. em Educação, Cultura e Memória) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
IVO, I. P.; FREIRE, J.; Moreira, Marcelo. Memórias da escravidão e das mestiçagens no sertão da Bahia. Imperial Vila da Vitória. Século XIX. 2015. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
IVO, I. P.; Moreira, Marcelo; Reis, Flávio Antônio Fernandes. As dinamicas de mestiçagens no Sertão da Bahia. Século XIX. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
IVO, I. P.; PIRES, M. F. N.; Nascimento, W. S. (Washington Santos). O cotidiano de negros libertos na Imperial Vila da vitória (1840-1880). 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, cultura e memória) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Foi orientado por
O Cotidiano de negros libertos na Imperial Vila da Vitória (1840-1880); 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Cultura e Memória) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Washington Santos Nascimento;
Memórias da escravidão e das mesticagens no sertão da Bahia; Século XIX; 2013; Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia,; Orientador: Isnara Pereira Ivo;
Escravidão em Porto Seguro; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Isnara Pereira Ivo;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, O. F. ; IVO, I. P. . Mestiçagens e distinções sociais nos sertões da Bahia do. Revista de História Regional , v. 21, p. 110-129, 2016.
-
SANTOS, O. F. . MÃES E FILHAS: MULHERES NEGRAS NA IMPERIAL VILA DA VITÓRIA DO SÉCULO XIX. Revista de Educação, Gestão e Sociedade , v. 5, p. 1-11, 2012.
-
SANTOS, O. F. ; NASCIMENTO, W. S. . Dimensões da vida escrava na Imperial Vila da Vitória nos últimos anos da escravidão (1870-1888). Politéia (UESB) , v. 10, p. 107-130, 2010.
-
SANTOS, O. F. ; NASCIMENTO, W. S. . Liberdade em Disputa: A vida dos ex-escravos no sertão baiano (1870-1930). Revista Outros Sertões , v. 1, p. 95-104, 2005.
-
SANTOS, O. F. . O capitão preto forro, o ajudante mestiço e a escrava crioula: mestiçagens e mobilidade social no sertão da Bahia. Séculos XVIII e XIX. In: snara Pereira Ivo; Maria Lemke; Cristina de Cássia Pereira Moraes.. (Org.). Trabalhar é preciso, viver não é preciso : povos e lugares no mundo ibero-americano. séculos XVI-XX. 1ed.São Paulo: Alameda, 2020, v. , p. 213-244.
-
SANTOS, O. F. . DISTINÇÃO SOCIAL NO SERTÃO DA BAHIA DO SÉCULO XIX. In: VIII Encontro Estadual de História: espaços da história, 2016, Feira de Santana. VIII Encontro Estadual de História: espaços da história, 2016. v. VIII. p. 3341-3352.
-
SANTOS, O. F. ; IVO, I. P. . MOBILIDADE, SUJEIÇÃO E MEIOS DE VIDA DE NEGROS E MESTIÇOS ALFORRIADOS NO SERTÃO DA BAHIA DO SÉCULO XIX. In: X COLÓQUIO NACIONAL E III INTERNACIONAL DO MUSEU PEDAGÓGICO, 2013, Vitória da Conquista. PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO MILIAR DO SÉCULO XXI: TENDÊNCIAS E CONFLITOS, 2013.
-
SANTOS, O. F. . A ciranda ou a lida? Notas de uma pesquisa sobre cotidiano de crianças escravizadas na Imperial Vila da Vitória ? Século XIX. In: IX Colóquio Nacional e II Internacional do Museu Pedagógico - "Desafios Epistemológicos das Ciências na Atualidade", 2011, Vitória da Conquista. "Desafios Epistemológicos das Ciências na Atualidade". Vitória da Conquista, 2011.
-
SANTOS, O. F. ; OLIVEIRA, R. F. ; Nascimento, W. S . Historiografia e Etnografia de uma Pesquisa sobre o Negro no Sertão Baiano. In: VII Colóquio do Museu Pedagógico, Educação:História, Memória e Práticas Sociais, 2007, Vitória da Conquista. Educação:História, Memória e Práticas Sociais. Vitória da Conquista, 2007.
-
SANTOS, O. F. ; Nascimento, W. S . O Liberto no Arrail da Conquista (1840-1880). In: VII Colóquio do Museu Pedagógico, Educação:História, Memória e Práticas Sociais, 2007, Vitória da Conuista. Educação:História, Memória e Práticas Sociais. Vitória da Conquista, 2007.
-
SANTOS, O. F. ; Nascimento, W. S . Caminhos da Liberdade na Imperial Vila da Vitória (Século XIX). In: VI Colóquio do Museu Pedagógico: História, educação e cultura, 2006, Vitória da Conquista-BA. Anais do VI Colóquio do Museu Pedagógico: História, Educação e Cultura. Vitória da Conquista-BA, 2006.
-
SANTOS, O. F. . As Categorias Empíricas de Distinção Social no Sertão da Bahia do Século XIX. In: 5 Encontro Internacional de História Colonial: Cultura, Escravidão e Poder na Expansão Ultramarina (séc. XVI ao XIX), 2014, Maceió. Cultura, Escravidão e Poder na Expansão Ultramarina (séc. XVI ao XIX). Maceió: EDUFAL, 2014. p. 131-131.
-
SANTOS, O. F. . Pretos e crioulos: atuação e mobilidade de agente não mestiços no sertão da Bahia do século XVIII e XIX. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, O. F. . Distinção Social no Sertão da Bahia do século XIX. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, O. F. . A Mundialização Ibérica e as mestiçagens no séculos XV e XVI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, O. F. ; IVO, I. P. . As categorias empiricas de distinção social no sertão da Bahia do século XIX. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, O. F. ; IVO, I. P. . MOBILIDADE, SUJEIÇÃO E MEIOS DE VIDA DE NEGROS E MESTIÇOS ALFORRIADOS NO SERTÃO DA BAHIA DO SÉCULO XIX. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, O. F. ; IVO, I. P. . O cotidiano de negros e mestiços no Sertão da Bahia do século XIX. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, O. F. . LIBERDADE, SUJEIÇÃO, MOBILIDADE E MEIOS DE VIDA: NOTAS DE UMA PESQUISA SOBRE ALFORRIADOS NO SERTÃO DA BAHIA DO SÉCULO XIX. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, O. F. . Mulheres, esposas, mães e Filhas: escravas e libertas na Imperial Vila da Vitória do final do século XIX. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, O. F. ; OLIVEIRA, R. F. ; NASCIMENTO, W. S. . Historiografia e Etnografia de uma Pesquisa sobre o Negro no Sertão Baiano. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, O. F. ; NASCIMENTO, W. S. . O liberto no Arraial da Conquista (1840-1880). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, O. F. ; NASCIMENTO, W. S. . Caminhos da Liberdade: Alforrias na Imperial Vila da Vitória (século XIX). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, O. F. . Distinção Social no Sertão da Bahia do século XIX 2016 (Resumo).
Outras produções
SANTOS, O. F. ; IVO, I. P. . II Módulo do Curso de Formação Popular em Direitos Humanos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2010 - Atual
Escravidão e Mestiçagens:Escravidão, comércio e trânsitos culturais nos sertões da Bahia e de Minas Gerais. Século XVIII, Descrição: Descrição: O tema do presente projeto é o estudo do processo de interiorização da metrópole portuguesa nos sertões da Bahia e de Minas Gerais, mediante a compreensão da conquista e ocupação da região como resultante de uma política de sedimentação do Estado. Pretende-se compreender a dinâmica econômica interna do Sertão da Ressaca, do Alto Sertão da Bahia e do sertão do norte de Minas Gerais, analisando o impacto do trabalho no comércio dos escravos, libertos e mestiços (livres e cativos). Objetiva-se, também, avaliar a dinâmica da produção destinada ao consumo interno nos sertões da Bahia e a exportação de produtos e alimentos entre a Capitania de Minas Gerais e da Bahia durante o Setecentos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ocerlan Ferreira Santos - Integrante / Isnara Pereira Ivo - Coordenador / Eduardo França Paiva - Integrante / Marcia Sueli Amantino - Integrante / Maciel Henrique Carneiro da Silva - Integrante / Priscila d'Almeida Ferreira - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Colégio Estadual Edvaldo Flores, SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA. , Rua Exupério Lima, Centro, 46255000 - Maetinga, BA - Brasil, Telefone: (77) 34722109
Experiência profissional
2007 - Atual
Colégio Estadual Edvaldo FloresVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 40
Atividades
-
03/2007
Ensino,,Disciplinas ministradas, História, História e Cultura Afro-brasileira e Indigena
2013 - 2015
Universidade Estadual do Sudoeste da BahiaVínculo: Discente PPGMLS, Enquadramento Funcional: Discente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Programa de Pós-graduação em Memória Linguagem e Sociedade - PPGMLS
Atividades
-
03/2013 - 02/2015
Pesquisa e desenvolvimento, UESB, PPGMLS.,Linhas de pesquisa
2003 - 2006
Centro Educacional Norma Suely Dias CoelhoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
durante o período letivo de 2005 estive lecionando em outra escola da Secretaria Municipal de Caraíbas - Escola Minicipal de 1 grau Francisco Melvino da Silva
2006 - 2006
Colégio Municipal de 1º Grau Francisco MelvinoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Substituto, Carga horária: 20
2005 - 2005
Instituto Oficina da CidadaniaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR-MONITOR
Você é Ocerlan Ferreira Santos?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ocerlan Ferreira Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?