Sheila Catarina de Oliveira

Mestre em Química Analítica pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Estadual da Paraíba no Laboratório de Química Analítica e Quimiometria. Possui curso técnico em Química Industrial pelo Colégio Estadual São Mateus e Bacharelado em Química Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atualmente doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFPR, atuando no Grupo de Análise Química e Quimiometria (GAQQ) sob a orientação da Professora Doutora Noemi Nagata, com foco no desenvolvimento de métodos analíticos associados à quimiometria para a determinação de contaminantes em alimentos.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Química

2018 - Atual

Universidade Federal do Paraná
Título: ESTRATÉGIAS ANALÍTICAS MULTIVARIADAS APLICADAS NA DETERMINAÇÃO DE ADULTERANTES E CONTAMINANTES EM ERVA-MATE (Ilex paraguariensis st. Hill),
Noemi Nagata. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em QUÍMICA

2016 - 2018

Universidade Estadual da Paraíba
Título: Espectroscopia no infravermelho associada a quimiometria para a determinação de parâmetros de qualidade e de indicação geográfica de cachaças.,Ano de Obtenção: 2018
Orientador: em Universidade Federal do Paraná ( Noemi Nagata)
com Jose Germano Veras Neto.Coorientador: Tatiane Luiza Cadorin Oldoni. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Aguardente; Brejo Paraibano; Calibração Multivariada; Reconhecimento de Padrões; Metodologias Analíticas Avançadas.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Quimiometria.

Graduação em Química Industrial

2010 - 2015

Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Título: Otimização do processo de extração de compostos bioativos da própolis produzida por abelhas geneticamente modificadas.
Orientador: Tatiane Luiza Cadorin Oldoni
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Química Industrial

2005 - 2008

Colégio Estadual São Mateus

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Aspectos Práticos da Classificação e Regressão Multivariada. (Carga horária: 7h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em MATLAB Básico. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.

2012 - 2012

Sistema Livre R aplicado a análises estatísticas. (Carga horária: 4h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

2011 - 2011

A saga da conquista da lua. (Carga horária: 2h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

2011 - 2011

Aproveitamento biotecnológico de resíduos. (Carga horária: 4h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

2010 - 2010

Domissanitários - Produção de materiais de limpeza. (Carga horária: 4h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

2010 - 2010

Como conquistar o seu espaço. (Carga horária: 2h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

2010 - 2010

Curso de nivelamento em Química. (Carga horária: 20h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

2010 - 2010

Introdução para a observação do céu. (Carga horária: 3h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

2009 - 2009

Educação Básica com Conteúdos de Matemática. (Carga horária: 30h). , Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, FAFIUV, Brasil.

2009 - 2009

Matemática Básica do Ensino Médio. (Carga horária: 30h). , Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, FAFIUV, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

OLIVEIRA, S. C. . X Semana Acadêmica de Química. 2011. (Outro).

OLIVEIRA, S. C. . VI Simpósio de Química da FAFIUV "Ensino e Pesquisa: Aprimorando o Profissional de Química. 2009. .

OLIVEIRA, S. C. . VI Simpósio de Química da FAFIUV "Ensino e Pesquisa: Aprimorando o Profissional de Química. 2009. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

19º Encontro Naciona de Química Analítica. ESPECTROSCOPIA NIR E CALIBRAÇÃO MULTIVARIADA EMPREGADA NO CONTROLE DE QUALIDADE DE CACHAÇAS. 2018. (Congresso).

II Congresso da Erva-Mate do Território do Vale do Iguaçu - Desenvolvimento sustentável do complexo ervateiro no Vale do Iguaçu. 2018. (Congresso).

Celebração dos 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Química. 2017. (Seminário).

VIII Workshop de Quimiometria. Determinação dos teores de umidade e proteínas totais em pólen apícola utilizando NIR e regressão pelo método dos mínimos quadrados parciais (PLS). 2017. (Congresso).

VIII Workshop de Quimiometria. 2017. (Congresso).

VIII Workshop de Quimiometria. Determinação de parâmetros de qualidade de biodiesel a partir de sementes de Annonamuricata(graviola) usando espectroscopia NIR e regressão PLS. 2017. (Congresso).

XXII Encontro de Iniciação Científica da UEPB. 2016. (Encontro).

I Pré-Seminário de Iniciação Científica.Síntese de materiais nanométricos para aplicação tecnológica: Apresentação Oral.. 2013. (Seminário).

XII Semana Acadêmica de Química. 2013. (Outra).

I Simpósio de Tecnologia Química.Utilização da Pinha de Pinus Elliotti na adsorção de íons Cromo (VI): Poster. 2012. (Simpósio).

I Simpósio de Tecnologia Química. 2012. (Simpósio).

Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR.Utilização da Pinha de Pinus Elliottii na Adsorção de Íons de Cromo (VI) e Zinco (II): Poster. 2012. (Seminário).

XI Semana Acadêmica de Química. 2012. (Outra).

Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químico e Bioquímicos. 2011. (Outra).

EXPOUT. Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco.. 2011. (Exposição).

X Semana Acadêmica de Química. 2011. (Outra).

IX Semana Acadêmica de Química. 2010. (Outra).

12º Encontro Nacional de Astronomia. 2009. (Encontro).

9º Encontro de Iniciação Científica, 9ª Mostra de Pós-Graduação AF. 2009. (Encontro).

VI Simpósio de Química da FAFIUV - "Ensino e Pesquisa: Aprimorando o Profissional de Química. 2009. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Mario Cesar Ugulino de Araujo

SIMÕES, Simone da Silva; VÉRAS NETO, José Germano; ARAUJO, M. C. U.. Técnicas Espectroscópicas associadas a quimiometria na avaliação de qualidade e na distinção de cachaças paraibanas. 2018. Dissertação (Mestrado em QUÍMICA) - Universidade Estadual da Paraíba.

Simone da Silva Simões

Veras Neto, J.G;Simoes, SS. Tecnicas espectroscopicas associadas a quimiometria na avaliação de qualidade e na distinção de cachaças paraibanas. 2017. Dissertação (Mestrado em QUÍMICA) - Universidade Estadual da Paraíba.

Simone da Silva Simões

Simoes, SS; MENESES, C. H. S. G.; Veras Neto, J.G. APLICAÇÃO DE MÉTODOS QUIMIOMÉTRICOS NO CONTROLE DE QUALIDADE E NA IDENTIFICAÇÃO DA ORIGEM GEOGRÁFICA DE CACHAÇA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em QUÍMICA) - Universidade Estadual da Paraíba.

Tatiane Luiza Cadorin Oldoni

OLDONI, T.L.C; BEUX, S.; LIMA, V. A.. Otimização do processo de extração de compostos bioativos da própolis produzida por abelhas geneticamente modificada. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado/Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Carlos Henrique Salvino Gadelha Meneses

VERAS NETO, J. G.;MENESES, C. H. S. G.; SIMOES, S.. Aplicação de métodos quimiométricos no controle de qualidade e na identificação da origem geográfica de cachaça. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em QUÍMICA) - Universidade Estadual da Paraíba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Elidia Aparecida Vetter Ferri

Síntese de Materiais Nanométricos para Aplicação Tecnológica; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, FUNTEF; Orientador: Elídia Aparecida Vetter Ferri;

Elidia Aparecida Vetter Ferri

; Estágio Supervisionado; Análises Físico-Químicas de potabilidade; ; 2015; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Elídia Aparecida Vetter Ferri;

Tatiane Luiza Cadorin Oldoni

Otimização do processo de extração de compostos bioativos da própolis produzida por abelhas geneticamente modificada; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado/Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Tatiane Luiza Cadorin Oldoni;

Tatiane Luiza Cadorin Oldoni

Otimização do processo de extração de compostos bioativos da própolis produzida por abelhas geneticamente modificada; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado/Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Tatiane Luiza Cadorin Oldoni;

Noemi Nagata

Estratégias Analíticas Multivariadas Aplicadas na Determinação de Adulterantes e Contaminantes em Erva-Mate (Ilex paraguariensis st; Hill); Início: 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

José Germano Veras Neto

Espectroscopia no infravermelho associada a quimiometria para a determinação de parâmetros de qualidade e de indicação geográfica de cachaças; 2017; Dissertação (Mestrado em QUÍMICA) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Germano Veras Neto;

Raquel Dalla Costa da Rocha

Utilização da Pinha de Pinus Elliottii na Adsorção de Íons de Cr(IV) e Zn(II); 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Bach em química industrial e Lic; em química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária; Orientador: Raquel Dalla Costa da Rocha;

Poliana Macedo Dos Santos

ESTRATÉGIAS ANALÍTICAS MULTIVARIADAS APLICADAS NA DETERMINAÇÃO DE ADULTERANTES E CONTAMINANTES EM ERVA-MATE (Ilex paraguariensis st; Hill); Início: 2019; Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, SHEILA ; DOUGLAS DE SOUSA FERNANDES, DAVID ; VÉRAS, GERMANO . Overview of Analytical Techniques Associated with Pattern Recognition Methods in Sugarcane Spirits Samples. CRITICAL REVIEWS IN ANALYTICAL CHEMISTRY , v. 49, p. 477-487, 2019.

  • CHABAUD, KATHRYN R. ; THOMAS, JENNIFER L. ; TORRES, MICHELLE N. ; OLIVEIRA, SHEILA ; MCCORD, BRUCE R. . Simultaneous colorimetric detection of metallic salts contained in low explosives residue using a microfluidic paper-based analytical device (µPAD). Forensic Chemistry , v. 9, p. 35-41, 2018.

  • OLDONI, TATIANE LUIZA CADORIN ; OLIVEIRA, SHEILA C. ; ANDOLFATTO, SUELEN ; KARLING, MARIÉLI ; CALEGARI, MATHEUS A. ; SADO, RICARDO Y. ; MAIA, FABIANA M. C. ; ALENCAR, SEVERINO M. ; LIMA, VANDERLEI A. . Chemical Characterization and Optimization of the Extraction Process of Bioactive Compounds from Propolis Produced by Selected Bees Apis mellifera . Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso) , v. 26, p. 1-9, 2015.

  • OLIVEIRA, S. C. ; FERRI, E. A. V. . Síntese de Materiais Nanométricos para Aplicação Tecnológica. In: I Pré-Seminário de Iniciação Científica e tecnológica da UTFPR, 2013, Dois Vizinhos. Anais do XVIII SICITE, 2013.

  • OLIVEIRA, S. C. ; ROCHA, R. D. C. ; FERREIRA, E. S. ; MASSAROTTI, F. ; ANDOLFATTO, S . Utilização da Pinha de Pinus Elliottii na Adsorção de Íons de Cromo (VI) e Zinco (II). In: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, 2012, Curitiba. Anais do XVII SICITE, 2012.

  • ANDOLFATTO, S ; OLIVEIRA, S. C. ; MASSAROTTI, F. ; ROCHA, R. D. C. ; FERREIRA, E. S. . Adsorção de íons de Cromo (VI) e Zinco (II) utilizando pinha de pinus Taeda. In: Seminário de Iniciação Científica e tecnológica da UTFPR, 2012, Curitiba. Anais do XVII SICITE, 2012.

  • MASSAROTTI, F. ; OLIVEIRA, S. C. ; ROCHA, R. D. C. ; ANDOLFATTO, S ; FERREIRA, E. S. . Adsorção de íons de Cu (II) utilizando pinha de pinus Elliotti. In: Seminário de Iniciação Científica e tecnológica da UTFPR, 2012, Curitiba. Anais do XVII SICITE, 2012.

  • OLIVEIRA, S. C. ; OLDONI, T. L. C. ; ANDOLFATTO, S . Caracterização química e avaliação do potencial antioxidante da própolis produzida por abelhas selecionadas. In: Seminário de Iniciação Científica e tecnológica da UTFPR, 2014, Medianeira. Anais do XIX SICITE, 2014.

  • ANDOLFATTO, S ; OLIVEIRA, S. C. ; MASSAROTTI, F. ; ROCHA, R. D. C. ; FERREIRA, E. S. . NOVOS ADSORVENTES NATURAIS: Utilização da Pinha de Pinus Taeda na adsorção de íons Cromo (VI). In: I Simpósio de Tecnologia Química, 2012, Pato Branco. Anais do I SIMTEQ, 2012.

  • OLIVEIRA, S. C. ; FERREIRA, E. S. ; MASSAROTTI, F. ; ANDOLFATTO, S ; ROCHA, R. D. C. . Utilização da Pinha de Pinus Elliotti na adsorção de íons Cr(VI). In: I Simpósio de Tecnologia Química, 2012, Pato Branco. Anais do I SIMTEQ, 2012.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    Determinação da composição química e potencial biológico de um novo tipo de própolis brasileira produzida por abelhas geneticamente modificadas, Descrição: Os produtos naturais têm sido fontes valiosas para o desenvolvimento de novas drogas permitindo o avanço na descoberta de agentes terapêuticos para doenças infecciosas, como câncer, imunodeficiências, e outras. Entre todas as novas drogas aprovadas pelo Food and Drug Administration (FDA) ou outras entidades equivalentes de outros países, 28% delas são totalmente de origem direta de produtos naturais (vs. 33% são drogas sintéticas), e 39% são derivadas destes. Assim, 67% de todas as drogas aprovadas são de fontes naturais ou derivadas. O valor dos produtos naturais está claramente reconhecido e os desafios são identificar novos compostos bioativos e elucidar seus mecanismos de ação. Entre os produtos naturais, a própolis que é uma resina coletada por abelhas da espécie Apis mellifera de diversas partes das plantas como brotos, botões florais e exudados resinosos, tem mostrado diversas atividades biológicas, como atividade antimicrobiana, antiinflamatória, cicatrizante, anestésica, antitripanossomal, anticariogênica, antiviral, anticarcinogênica, antioxidante e fitotóxica. Destaca-se ainda a possibilidade de aplicação nas indústrias farmacêutica e alimentícia na forma de alimentos funcionais. Um novo tipo de própolis, produzida por abelhas modificadas geneticamente para aumentar a produção de mel, vem sendo produzida na Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Dois Vizinhos. Até o momento nenhum estudo foi realizado com esta própolis, desta forma, há o interesse e a necessidade de um estudo detalhado sobre a composição química e determinação das propriedades biológicas desta. Portanto, o objetivo geral deste trabalho é caracterizar química e biologicamente este novo tipo de própolis, acompanhando por meio de coletas em períodos regulares a influência da sazonalidade nas características da mesma. A identificação de novos compostos com reconhecidas atividades biológicas poderá propiciar o conhecimento de novos princípios ativos para uso na indústria alimentícia e farmacêutica, geração de patentes brasileiras com própolis e aumento do valor comercial deste produto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sheila Catarina de Oliveira - Integrante / Suelen Andolfatto - Integrante / Tatiane Luiza Cadorin Oldoni - Coordenador., Financiador(es): Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2013

    Síntese e caracterização de materiais cerâmicos nanométricos para aplicação tecnológica, Descrição: O projeto de pesquisa proposto tem como objetivo geral a capacitação de recursos humanos, a pesquisa cooperativa e a aplicação dos resultados no setor produtivo na área de óxidos cerâmicos nanométricos, envolvendo temas relativos ao estudo de métodos de obtenção de resinas poliméricas, caracterização estrutural, decomposição térmica, etapas de tratamento térmico, sinterização e determinação das propriedades dos óxidos obtidos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sheila Catarina de Oliveira - Integrante / Elídia Aparecida Vetter Ferri - Coordenador., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    Utilização de Biossorventes Naturais na remoção de compostos altamente contaminantes, Descrição: Utilização de biossorventes naturais (resíduos de agroindústrias) na remoção de metais, corantes e demais poluidores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Sheila Catarina de Oliveira - Integrante / Raquel Dalla Costa da Rocha - Coordenador / Fernando Massarotti - Integrante / Suelen Andolfatto - Integrante / Edilson da Silva Ferreira - Integrante / Sandra Liliana Albornoz Marín - Integrante / Maria Eugenia Facchin Ciceri - Integrante / Jessica Eliane Da Silva Neves - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Melhor trabalho na área de Quimiometria apresentado no 19º Encontro Nacional de Química Analítica, .

2012

Melhor Trabalho da Grande Área - Ciências Exatas e da Terra do XVII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICITE 2012), Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - 2008

    Petrobras - Unidade de Negócio da Industrialização do Xisto

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 32

    Outras informações:
    Atuando em setores variados do laboratório de análises quantitativas. Dentre eles, setor de análises químicas, análises físicas, análises em águas, coleta e preparo de amostras.

  • 2013 - 2014

    Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

  • 2012 - 2013

    Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

  • 2011 - 2012

    Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

  • 2013 - 2013

    Laboratório de Qualidade Agroindustrial

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atuando nos setores de análises físico-químicas e microbiológicas de alimentos, água e efluentes industriais.

  • 2013 - 2014

    Companhia de Saneamento do Paraná

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Profissional, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atuando como Técnica Química responsável pelo laboratório de análises físico-químicas e microbiológicas em água.

  • 2015 - 2015

    Indiana University, IU Bloomington

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 1

    Outras informações:
    Atuando no monitoramento da água de córregos na cidade de Bloomington - IN.

  • 2015 - 2015

    Florida International University

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária

    Outras informações:
    Atuando no laboratório de Química Analítica, com ênfase no desenvolvimento de novos sensores analíticos para aplicação na área forense.