Khaled Omar Mohamad El Tassa

Possui graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994), mestrado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2001) e doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2013). É professor adjunto B da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Foi Chefe (2007 a 2009) e Vice Chefe (2015 a 2019) do Departamento de Educação Física, do campus da UNICENTRO, em Irati-PR. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, formação de professores, inclusão, inclusão escolar e qualidade de vida.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação Física

2009 - 2013

Universidade Federal do Paraná
Título: Capacidade funcional, contrátil e sintomas depressivos em mulheres fibromiálgicas com e sem alteração no perfil glicêmico
Joice Mara Facco Stefanello. Coorientador: Neiva Leite. Bolsista do(a): Fundação Araucária, FA, Brasil. Palavras-chave: fibromialgia; Perfil glicêmico; Funcionalidade; força muscular; depressão.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde humana e serviços sociais.

Mestrado em Educação

2000 - 2001

Universidade Tuiuti do Paraná
Título: A educação física e o trabalho pedagógico: um estudo na Secretaria Municipal de Ponta Grossa/PR.,Ano de Obtenção: 2001
Dra NAURA SYRIA CARAPETO FERREIRA.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.

Especialização em Ciência da Educação Motora

1995 - 1995

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduação em Licenciatura Em Educação Física

1990 - 1994

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 -

Educação Física. , Universidad de Almería, UAL, Espanha.

2014 - 2015

Movilidad de Profesores Brasil-España. (Carga horária: 400h). , Universidad de Almería, UAL, Espanha.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

TASSA, K. O. M. E. . " I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA : CENÁRIOS E CURSOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA". 2006. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

35ª Reunião Anual - 2012 - da Anped. Licenciaturas em diálogo sobre a formação docente para atuação em contextos inclusivos. 2012. (Congresso).

V Semana de Estudos do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes.Formação de professores em educação física. 2008. (Encontro).

Seminário de Extensão Universitária da Unicentro, SEUU.."Projeto Permanente Saúde e Qualidade de Vida na 3ª idade". 2007. (Seminário).

Curso de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais na Área de Alfabetização e Linguagem.A linguagem corporal como expressão comunicativa. 2006. (Encontro).

I Simpósio de Educação Física: Cenários e Cursos da Educação Física." A Atividade Física e Saúde na Terceira Idade: UATI/UNICENTRO e Asilo Santa Rita em Irati-PR". 2006. (Simpósio).

XVII Seminário de Pesquisa,XII Semana de Iniciação Científica e I Jornada Paranaense de Grupos PET." Saúde e Qualidade de Vida na Tarceira Idade". 2006. (Encontro).

XXIII SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul do País.Extensão Universitária: Saúde e qualidade de vida na 3ª idade. 2005. (Seminário).

II Congresso Brasileiro de Formação de Professores. Terceira Idade e atividade física: relação e diversidade no trabalho com idosos. 2004. (Congresso).

XVI Seminário de Pesquisa e XI Semana de Iniciação Científica da UNICENTRO.Projeto de Extensão Saúde e Qualidade de Vida na 3ª idade. 2004. (Seminário).

XV Seminário de Pesquisa e X Semana de Iniciação Científica da UNICENTRO.A prática do ensino na formação de professores de Educação Física: questões e tensões na relação teoria/prática. 2003. (Seminário).

I Encontro de Pedagogia da Faculdade Arapoti. 2002. (Encontro).

XI Encontro Cenecista de Educação Infantil."Pedagogia do Movimento : vivendo o corpo na Educação". 2002. (Encontro).

I Fórum de Políticas Públicas de Esporte e Lazer.I Fórum de Políticas Públicas de Esporte e Lazer. 2001. (Outra).

IV Congresso Diocesano de Educação em Ponta Grossa - PE. O cotidiano da escola e avaliação. 2001. (Congresso).

Seminário de Políticas Públicas em Esporte e Lazer.Seminário de Políticas Públicas em Esporte e Lazer. 2001. (Seminário).

X Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE/AIPELF.X Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE/AIPELF. 2000. (Outra).

Congresso Nacional de Educação Infantil e Séries Iniciais. Congresso Nacional de Educação Física e Séries Iniciais. 1999. (Congresso).

IV Congresso Interdiocesano de Educação da Associação das Escolas Cristãs. A solidariedade e o mundo do trabalho - Desafios e compromissos do educador cristão no limiar do novo milênio. 1999. (Congresso).

Avaliação: novos caminhos.Avaliação: novos caminhos. 1998. (Seminário).

III Congresso de Educação da Diocese de Ponta Grossa. 1998. (Congresso).

IX Simpósio de Educação Física e Desportos do Sul do Paraná. Educador: a Serviço, da Vida e da Esperança. 1998. (Congresso).

X Simpósio de Educação Física e Desportos do Sul do Paraná.X Simpósio de Educação Física e Desportos do Sul do Paraná. 1998. (Simpósio).

IV Congresso Interdiocesano de Educação da Associação das Escolas Cristãs. IV Congresso Interdiocesano de Educação da Associação das Escolas Cristãs. 1997. (Congresso).

IX Simpósio de Educação Física e Desportos do Sul do Paraná.IX Simpósio de Educação Física e Desportos do Sul do Paraná. 1997. (Simpósio).

8ª Jornada Paranaense de Educação Física.8ª Jornada Paranaense de Educação Física. 1995. (Outra).

VII Simpósio de Educação e Física e Desportos do Sul do Paraná.VII Simpósio de Educação e Física e Desportos do Sul do Paraná. 1995. (Simpósio).

VI Simpósio de Educação e Física e Desportos do Sul do Paraná.VI Simpósio de Educação e Física e Desportos do Sul do Paraná. 1994. (Simpósio).

V Simpósio de Educação e Física e Desportos do Sul do Paraná.V Simpósio de Educação e Física e Desportos do Sul do Paraná. 1993. (Simpósio).

IV Simpósio de Educação e Física e Desportos do Sul do Paraná.IV Simpósio de Educação e Física e Desportos do Sul do Paraná. 1992. (Simpósio).

Educação Física - profissão regulamentada: novas perspectivas.Educação Física - profissão regulamentada: novas perspectivas. 1990. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Geovane Gonçalves de oliveira

TASSA, K. O. M. E.. As possibilidades das histórias em quadrinhos no ensino de história nas escolas públicas estaduais do município de Irati-PR. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Marco Antonio dos Santos Pepe

TASSA, K. O. M. E.. EFE: análise do esporte nas aulas dos anos finais do ensino fundamental da Rede Pública Estadual de Irati/PR. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Luana Aparecida Moraes

TASSA, K. O. M. E.. Auto gestão: uma perspectiva anarquista. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Janaina Isis Rodaski

TASSA, K. O. M. E.. A inclusão de alunos com deficiência nas escolas municipais de ensino regular em tempo integral de Paranaguá/PR. 2018.

Aluno: Paulino Hykavei Junior

CRUZ, G. C.TASSA, K. O. M. E.; SALLES FILHO, N. A.. O cotidiano da escola de educação especial na visão de professores após a Resolução SEED?PR 3600 de 2011. 2016.

Aluno: Evenilson Silvestre da Luz

CRUZ, G. C.; FINCK, S. C. M.;TASSA, K. O. M. E.. Atividade física e saúde no contexto escolar: as aulas de educação física do ensino médio nas escolas públicas estaduais da cidade de Ponta Grossa-PR. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Fabiane Distefano

CRUZ, G. C.; FINCK, S. C. M.;TASSA, K. O. M. E.. Educação Física e inclusão escolar: um olhar sobre escolas públicas municipais de Ponta Grossa -PR. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Eliton Eduardo Candido

XAVIER, C. R.; VELOZO, E. L.;TASSA, K. O. M. E.. Mestiçagem, Etnia e Interculturalidade: um estudo sobre as relações interraciais na sociedade iratiense. 2014. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Comunitário) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Ilma Célia Ribeiro Honorato

CRUZ, G. C.; FINCK, S. C. M.; OLIVEIRA, A. A. B.; BRANDT, C. F.;TASSA, K. O. M. E.. As representações sociais dos acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física sobre o que é ser professor. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: joselaine Campos

TASSA, K. O. M. E.. Educação integral em tempo integral: concepções de docentes no contexto da prática em uma escola Municipal de Ensino Fundamental. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Ilma Célia Ribeiro Honorato

OLIVEIRA, A. A. B.; FINCK, S. C. M.;CRUZ, G. C.TASSA, K. O. M. E.. As representações sociais dos acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física sobre o que é ser professor. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Geovane Gonçalves de oliveira

TASSA, K. O. M. E.. As possibilidades das histórias em quadrinhos no ensino de história nas escolas públicas estaduais do município de Irati-PR. 2018.

Aluno: Marco Antonio dos Santos Pepe

TASSA, K. O. M. E.. ?O contexto da Educação Física nos anos finais do ensino fundamental da Rede Pública Estadual de Irati/PR. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Priscila Pacheco

TASSA, K. O. M. E.. Políticas educacionais e as práticas avaliativas do público-alvo da educação especial (PAEE) de Irati-PR. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Paulino Hykavei Junior

CRUZ, G. C.; SALLES FILHO, N. A.;TASSA, K. O. M. E.. O cotidiano da escola de educação especial na visão de professores após a Resolução SEED?. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Evenilson Silvestre da Luz

CRUZ, G. C.; FINCK, S. C. M.;TASSA, K. O. M. E.. Atividade física e saúde no contexto escolar: as aulas de educação física do ensino médio nas escolas públicas estaduais da cidade de Ponta Grossa-PR. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Sueli Izabel Roth

TASSA, K. O. M. E.; Schneckenberg; Poter. Turismo de aventura: uma proposta educacional. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Formação de Recursos Humanos para a EB) - Universidade Estadual do Centro Oeste.

Aluno: Silvana Maria Stocki

TASSA, K. O. M. E.; Poter; Schneckenberg. A importância dos jogos lúdicos como apóio pedagógico no desenvolvimento das crianças nas séries iniciais de Ensino Fundamental: um estudo numa escola pública municipal de Prudentópolis-PR. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Formação de Recursos Humanos para a EB) - Universidade Estadual do Centro Oeste.

Aluno: Isabela Benvenutti

TASSA, K. O. M. E.. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e EF: o que tem sido feito a respeito. 2018.

Aluno: Jaqueline Andressa Marochi

TASSA, K. O. M. E.. Participação nas aulas de EF no ensino médio. 2018.

Aluno: Camila Lemes dos Santos

TASSA, K. O. M. E.CRUZ, G. C.. A afetividade como fator de inclusão nas aulas de educação física na escola especial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Nadjagley Domingues de Oliveira

FONTANA, E. C.;TASSA, K. O. M. E.. Bullying e gênero, você se sente excluído?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Bruna Gisele Barbosa

TASSA, K. O. M. E.. A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2016.

Aluno: Lidhiany Soares Pereira

TASSA, K. O. M. E.. PIBID E ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES, SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS NA VISÃO DE ACADÊMICOS, PROFESSORES E ALUNOS. 2016.

Aluno: Mariane Trevizan

TASSA, K. O. M. E.. ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA EDUCAÇÃO FÍSICA. 2016.

Aluno: Dener Felipe de Oliveira

TASSA, K. O. M. E.. BASQUETEBOL ? FREQUÊNCIA QUE O ESPORTE É PRATICADO NA ESCOLA E O CONHECIMENTO DOS ALUNOS. 2016.

Aluno: Jéssica Iuli Babes

FONTANA, E.;TASSA, K. O. M. E.. Avaliação da aprendizagem na educação física escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Rafaela Portela Franco

CRUZ, G. C.TASSA, K. O. M. E.. Educação Física Inclusiva: uma proposta de intervenção. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Vinícius Rodrigues Tavares

CRUZ, G. C.TASSA, K. O. M. E.. Inclusão de pessoas com deficiência física em aulas de Educação Física. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Cristiane Bueno Ferraz

TASSA, K. O. M. E.. O PIBID e a Educação Física. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Tânia Aparecida Soboleski

TASSA, K. O. M. E.. Gestão Escolar Democrática: Participação dos professores de Educação Física da Rede Estadual e Privada do muniípio de Irati/PR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Vitor Santos Serrato

TASSA, K. O. M. E.. Percepção dos alunos sobre as atividades circences nas aulas de Educação Física. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Fiama Sedor

TASSA, K. O. M. E.. Atividades Circences na Educação Física. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Karla Amatnecks

TASSA, K. O. M. E.. A atuação do profissional de educação física na formação dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental no município de Teixeira Soares. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: LUCIANA SCHROEDER

TASSA, K. O. M. E.. Escola especial e regular no contexto inclusivo um olhar sobre a percepção de alunos: segregar ou integrar?. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Lucieli Kossemba da Silva

TASSA, K. O. M. E.. A percepção de professores responsáveis pela disciplina de educação física sobre a sua qualificação profissional para a atuação em contexto educacional inclusivo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Maria Fernanda Crovador

TASSA, K. O. M. E.. Impacto da atividade física na percepção da imagem corporal de idosos asilados e não asilados na cidade de Irati. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

CRUZ, G. C.TASSA, K. O. M. E.; CHIÉS, Paula. Banca examinadora do teste seletivo para professores colaboradores. 2008. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

MACHINSKI;TASSA, K. O. M. E.; OLIVEIRA, A. O.. Teste Seletivo para Adimissão de Professores Colaboradores. 2007. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

TASSA, K. O. M. E.; MARINHO; BORTOLI; SALLES FILHO, N. A.. Metodologia e Prática de Ensino de Educação Física. 2006. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

TASSA, K. O. M. E.; KOWALSKI; VELOZO; MACHINSKI. Educação Física, Esporte e Lazer. 2006. Universidade Estadual do Centro Oeste.

KOWALSKI;CRUZ, G. C.TASSA, K. O. M. E.. Teste Seletivo para Admissão de Professores Colaboradores. 2006. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

TASSA, K. O. M. E.. Teste Seletivo para Admissão de Professores Colaboradores. 2004. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

TASSA, K. O. M. E.. Teste Seletivo para Admissão de Professores Colaboradores. 2004. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

TASSA, K. O. M. E.. Teste Seletivo para Admissão de Professores Colaboradores. 2003. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

CRUZ, G. C.; Cruz, C. S. A. P.;TASSA, K. O. M. E.. Banca de avaliação de desempenho docente. 2008.

Cruz, C. S. A. P.;CRUZ, G. C.TASSA, K. O. M. E.. Banca de avaliação de desempenho docente. 2008. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

CRUZ, G. C.; Cruz, C. S. A. P.;TASSA, K. O. M. E.. Banca de Avaliação de Desempenho Docente. 2007. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Poter;TASSA, K. O. M. E.; Cruz, C. S. A. P.. Banca de Avaliação de Desempenho Docente. 2006. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

TASSA, K. O. M. E.; Poter; DIGIOVANNI, A. M. P.. Banca de Avaliação de Desempenho Docente. 2006. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

KOWALSKI;TASSA, K. O. M. E.CRUZ, G. C.. Banca de Avaliação de Desempenho Docente. 2006. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

TASSA, K. O. M. E.. Banca de Avaliação de Desempenho Docente. 2005. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Valderilio Feijó Azevedo

STEFANELLO, J. M. F.; LEITE, N.; BENTO, P. C. B.; RODACKI, A. L. F.; BRANDAO, M. R. F.;AZEVEDO, V.F.. Capacidade Funcional, Contrátil e Sintomas Depressivos em Mulheres Fibromiálgicas com e sem Alterações no Perfil Glicêmico. 2013. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

EVELCY MONTEIRO MACHADO

MACHADO, Evelcy M.. A Educação Física e o Trabalho Pedagógico: um estudo na Secretaria Municipal de Ponta Grossa/PR. 2001 - Universidade Tuiuti do Paraná.

Neiva Leite

STEFANELLO, Joice Mara FaccoLEITE, N.BENTO, Paulo CesarRODACKI, André L. F.; BRANDAO, M. R. F.; AZEVEDO, V. F.. Capacidade funcional, contrátil e sintomas depresivos em mulheres fibromiálgicas com e sem alteração no perfil glicêmico. 2013. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Joice Mara Facco Stefanello

STEFANELLO, J. M. F.; LEITE, N.; RODACKI, A. L. F.; BENTO, P. C. B.; AZEVEDO, V. F.; BRANDAO, M. R.. Capacidade funcional, contrátil e sintomas depressivos em mulheres fibromiálgicas com e sem alteração no perfil glicêmico. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Paulo César Barauce Bento

BENTO, P. C.. Capacidade funcional, contrátil e sintomas depressivos em mulheres fibromiálgicas com e sem alteração no perfil glicêmico. 2013. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

André Luiz Félix Rodacki

Stefanello, Joice M.F.Leite, NeivaBento, Paulo Cesar Barauce; BRANDAO, M. R. F.; AZEVEDO, V. F.;Rodacki, André Luiz Félix. Capacidade funcional, contrátil e sintomas depressivos em mulheres fibromiálgicas com e sem alteração no perfil metabólico. 2013. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Naura Syria Carapeto Ferreira

TASSA, K. O. M. E.;FERREIRA, N. S. C.. A Educação Física e o Trabalho Pedagógico: Um Estudo na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa/PR. 2001. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Naura Syria Carapeto Ferreira

TASSA, K. O. M. E.;FERREIRA, N. S. C.. Rumos da Educação Física na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa. 2001. Outra participação, Universidade Tuiuti do Paraná.

Maria Elisabeth Blanck Miguel

TASSA, K. O. M. E.;MIGUEL, M. E. B.. Rumos da educação física na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa. 2001. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Maria Elisabeth Blanck Miguel

TASSA, K. O. M. E.;MIGUEL, M. E. B.; FERREIRA, N. S. C.. A educação física e o trabalho pedagógico: um estudo na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa. 2001. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Leiva Ayres do Prado

Educação inclusiva e sala de recursos multifunconais; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; (Orientador);

Bruna Gisele Barbosa

AVALIAÇÃO ESCOLAR PAUTADA NA TEORIA DESENVOLVIMENTAL DE VASILY V; DAVYDOV: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; (Orientador);

Marlon Thomaz Machinski

A inclusão d os usuários de cade ira de roda na educação física escolar; ; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; (Orientador);

Diego de Freitas

Educação Física e Síndrome de Down no contexto escolar; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; (Orientador);

Perla Cristiane Enviy

Reflexões no processo ensino/aprendizagem e suas implicações na formação inicial docente: contextos inclusivos na educação de jovens e adultos; 2019; Dissertação (Mestrado em Educacao) - Universidade Estadual do Centro-Oeste,; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Janaina Isis Rodaski

A inclusão de alunos com deficiência nas escolas municipais, de ensino regular, em tempo integral de Paranaguá; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste,; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Denize Aparecida Teixeira

Patologia ou Patologização: Um estudo sobre a organização das políticas públicas no cuidado às crianças e adolescentes e seus encaminhamentos ao serviço de saúde mental na atenção básica; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário) - Universidade Estadual do Centro-Oeste,; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Wendy Nayara da Silva Boeira

PEI: uma proposta de intervenção; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Angélica Sabrina Jacomel

EFE: Reflexões acerca do trabalho pedagógico do professor com ênfase na formação; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Anellyse Mayra Kimpinski

A importância da Educação Física na Educação Infantil em contextos inclusivos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Paloma Banak

Jogos e brincadeiras em contextos educacionais inclusivos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Nelson Princival Junior

MENINOS E MENINAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DE IRATI/PR; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Tiago Lyczakouvsk

Análise da grade curricular de um curso de formação de professores em Educação Física e a relação com a temática da inclusão escolar; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Marco Antonio dos Santos Pepe

Educação Física Escolar: o esporte educação; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Igor Vinícius Kempinski

Plano educacional Individualizado(PEI): Uma proposta de intervenções durante o período de estágio supervisionado nas aulas de EducaçãoFísica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Thiago Eliel Andrade

A motivação de alunos nas aulas de Educação Física; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Giseli Jakonski

A influência da atividade física nas alterações das capacidades físicas de idosos pratiantes e não praticantes de atividades físicas regulares; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Elcimari Stresser Pereira

Educação física escolar e a prática de atividade física regular; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Paulo Ricardo Soethe

Educação física escolar em contexto inclusivo nas escolas municipais de Irati; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Débora Fernanda Pereira

A influência da prática da hidroginástica na promoção da saúde e bem estar em idosos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Claudinei Rodrigues dos Santos

Ética; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Thomas Henrique Souza de Oliveira

A educação física escolar e o desenvolvimento das habilidades motoras de equilíbrio e coordenação nas séries iniciais do ensino fundamental; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Thigo Vinicius de Almeida

A importância atribuída pelos atores sociais da escola à educação física nas séries iniciais do ensino fundamental, no município de Irati - PR; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Karla Luciane Kovalski

Sentidos e Significados do esporte em uma perspectiva de Inclusão/Exclusão de gênero na educação física escolar; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Evelin Andressa Schefer

Basquetebol em cadeira de rodas no contexto escolar; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Anellyse Mayra Kimpinski

A importância da Educação Física na Educação Infantil em contextos inclusivos; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Lariza Ferreira

Os alunos com autismo nas aulas de Educação Física; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Laryssa Rayane Pacheco Dos Santos

Análise teórica da avaliação dos professores de Educação Física da educação especial; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Fundação Araucária; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Angélica Sabrina Jacomel

Contextos educacionais inclusivos: reflexões a partir de práticas pedagógicas de professores nas aulas de Educação Física; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Claudiéli Alessandra da Silva

Inclusão Escolar; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Nelson Princival Junior

Inclusão escolar e questões de gênero nas aulas de Educação Física; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Tiago Lyczakouvski

Análise da grade curricular de um curso de formação de professores em Educação Física e a relação com a temática da inclusão escolar; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Igor Vinícius Kempinski

Análise da produção teórica sobre plano educacional individualizado em contextos educacionais inclusivos no âmbito da Educação Física; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Marcos Vinicius Ferronato

Análise da produção teórica sobre organização de ambientes de aprendizagem em contextos educacionais inclusivos no âmbito da Educação Física; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Thomas Henrique Souza de Oliveira

"Atividades Físicas e Recreativas: contribuições na busca de um envelhecimento bem sucedido"; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Nadjagley Domingues de Oliveira

Programa de Monitoria Discente; 2017; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Renata Gomes dos Santos

Estágio Supervisionado em Séries Iniciais; 2007; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Elcimai Stresser Pereira

Projeto de extensão saúde e qualidade de vida na terceira idade; 2007; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

LUCIANA SCHROEDER

PROJETO DE EXTENSÃO; 2007; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Patrícia Celina Salvador Vier

Projeto de Extensão Saúde e Qualidade Vida na 3ª idade; 2006; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Marcos Mendes da Luz

Projeto de Extensão Saúde e Qualidade de vida na 3 idade; 2005; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Viviane Bahri Colaço

Projeto de Extensão Saúde e Qualidade de Vida na 3ª idade; 2005; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Dayane Cristina Grus de Paula

Projeto de Extensão Saúde e Qualidade de Vida na 3ª idade; 2005; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Allan Horst

Metodologia de pesquisa em educação física; 2005; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Khaled Omar Mohamad El Tassa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Neiva Leite

CAPACIDADE FUNCIONAL, CONTRÁTIL E SINTOMAS DEPRESSIVOS EM MULHERES FIBROMIÁLGICAS COM E SEM ALTERAÇÃO NO PERFIL GLICÊMICO; 2013; Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná, Fundação Araucária; Coorientador: Neiva Leite;

Joice Mara Facco Stefanello

Capacidade funcional, contrátil e sintomas depressivos em mulheres fibromiálgicas com e sem alteração no perfil glicêmico; 2013; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joice Mara Facco Stefanello;

Naura Syria Carapeto Ferreira

A Educação Física e o Trabalho Pedagógico: Um Estudo na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa - PR; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná,; Orientador: Naura Syria Carapeto Ferreira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BARBOSA, B. G. ; CRUZ, G. C. ; TASSA, K. O. M. E. . La inclusión en las clases de Educación Física en la enseanza de jóvenes y adultos. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 23, p. 12, 2019.

  • BARBOSA, B. G. ; TASSA, K. O. M. E. ; CRUZ, G. C. . Perspectiva teórica sobre la temática inclusión en las clases de Educación Física. LECTURAS EDUCACIÓN FÍSICA Y DEPORTES , v. 24, p. 128-140, 2019.

  • PACHECO, P. ; CZEKALSKI, E. A. ; TASSA, K. O. M. E. ; CRUZ, G. C. . Educação inclusiva: um diálogo com a educação básica a partir do ciclo de políticas. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL , v. 32, p. 1-16, 2019.

  • TASSA, KHALED OMAR MOHAMAD EL ; CRUZ, GILMAR DE CARVALHO ; CAMACHO, ALVARO SICILIA . Grupos de investigaÃÃo vinculados a Universidades PÃblicas do Brasil e da Espanha: uma anÃlise da compreensÃo da temÃtica formaÃÃo profissional em contextos educacionais inclusivos. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL (CURITIBA. ONLINE) , v. 14, p. 67-86, 2019.

  • TASSA, K. O. M. E. ; LEITE, N. ; GOES, S. M. ; HOMANN, D. ; TITSK, A. C. K. ; STEFANELLO, J. M. F. . Mood States, Depressive Symptoms, and Physical Function in Women with Fibromyalgia. JOURNAL OF EXERCISE PHYSIOLOGY ONLINE , v. 21, p. 119-132, 2018.

  • PRINCIVAL JUNIOR, N. ; TASSA, K. O. M. E. ; CRUZ, G. C. ; BARBOSA, B. G. ; LUZ, A. J. C. . Gênero no contexto da educação física escolar: uma revisão de literatura. ESPACIOS (CARACAS) , v. 39, p. 1-12, 2018.

  • GRECHINSKI, P. ; TASSA, K. O. M. E. . Qualidade de vida e bem estar na melhor idade: um convite ao turismo. ESPACIOS (CARACAS) , v. 38, p. 12-20, 2017.

  • TASSA, K. O. M. E. ; CAMACHO, A. S. ; CRUZ, G. C. . Formação profissional para a docência em contextos educacionais inclusivos: análise de projetos pedagógicos de cursos do Brasil e da Espanha. REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN (IMPRESA) , v. 74, p. 10-22, 2017.

  • TASSA, K. O. M. E. ; CRUZ, G. C. . Formação docente e inclusão escolar em um curso de licenciatura em Educação Física. Revista Educação Especial (UFSM) , v. 29, p. 15-25, 2016.

  • JANKOVSKI, G. ; TASSA, K. O. M. E. . Benefícios da hidroginástica em idosos: uma revisão de literatura. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 20, p. 15-22, 2016.

  • TAVARES, V. ; CRUZ, G. C. ; TASSA, K. O. M. E. . Adaptação e organização de ambientes de aprendizagem na inclusão de alunos com deficiência física em aulas de Educação Física. ESPACIOS (CARACAS) , v. 37, p. 15-25, 2016.

  • CRUZ, G. C. ; TASSA, K. O. M. E. . Inclusão escolar e formação docente no curso de Educação Física: uma análise de projeto pedagógico e ordenamentos legais. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online) , v. 9, p. 43-62, 2015.

  • TASSA, K. O. M. E. ; SCHNECKENBERG, M. ; CRUZ, G. C. . Educação Física e Projetos Sociais: impacto do programa segundo tempo enquanto política pública de inclusão social através do esporte. Espacios (Caracas) , v. 36, p. 4-16, 2015.

  • FERRONATTO, M. V. ; FRANCO, R. P. ; TAVARES, V. ; TASSA, K. O. M. E. ; CRUZ, G. C. . Análise da produção teórica sobre organização de ambientes de aprendizagem em contextos educacionais inclusivos no âmbito da Educação Física. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 201, p. 1-10, 2015.

  • FRANCO, R. P. ; FERRONATTO, M. V. ; TASSA, K. O. M. E. ; CRUZ, G. C. . Educação Física inclusiva: uma proposta de intervenção. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 201, p. 1-10, 2015.

  • FARIAS, A. P. P. ; TASSA, K. O. M. E. . Turismo na terceira idade: reflexões sobre a importância de atividades de lazer para idosos. Espacios (Caracas) , v. 36, p. 18-29, 2015.

  • KEMPINSKI, I. V. ; TASSA, K. O. M. E. ; CRUZ, G. C. . Plano Educacional Individualizado: uma proposta de intervenção. Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada , v. 16, p. 23-31, 2015.

  • ANDRADE, T. E. ; TASSA, K. O. M. E. . Motivação nas aulas de Educação Física no ensino médio. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 203, p. 5-15, 2015.

  • TASSA, K. O. M. E. ; SCHNECKENBERG, M. ; CRUZ, G. C. . Formação e intervenção do professor de Educação Física: reflexões pertinentes. Interciencia (Caracas) , v. 40, p. 497-502, 2015.

  • SANTOS, I. B. ; TASSA, K. O. M. E. . Prevalência de úlcera de pressão em idosos institucionalizados: uma revisão bibliográfica. Espacios (Caracas) , v. 36, p. 18-27, 2015.

  • EL TASSA, KHALED OMAR MOHAMAD ; BOARON, ALANA ; LYCZAKOUVSKI, TIAGO ; PEPE, MARCO ANTÔNIO DOS SANTOS ; GUTERVIL, JONATAS ; RAMOS, FERNANDA LANGARO ; FALBOT, IVAN ; PASZKO, PEDRO MIGUEL ; MACHADO NETO, JOÃO LERIANO . SUPERVISED CURRICULUM IN TEACHER EDUCATION IN PHYSICAL EDUCATION: REPORT OF EXPERIENCES. Nucleus (Ituverava) , v. 12, p. 281-287, 2015.

  • CRUZ, G. C. ; SCHNECKENBERG, M. ; TASSA, K. O. M. E. ; CAETANO, J. J. ; STEFENON, D. L. ; CIRINO, R. M. B. ; CAMPOS, J. A. . Formação docente para atuação em contextos inclusivos: licenciaturas em diálogo(?). Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial , v. 2, p. 69-82, 2015.

  • TASSA, K. O. M. E. ; OLIVEIRA, R. C. . Atividade física na promoção do bem-estar: percepções identificadas em uma Universidade Aberta da Terceira Idade. OLHAR DE PROFESSOR (UEPG. IMPRESSO) , v. 18, p. 10-22, 2015.

  • CAMPOS, J. A. ; TASSA, K. O. M. E. ; CRUZ, G. C. . Violência Escolar: relações entre bullying e a Educação Física. Espacios (Caracas) , v. 36, p. 1-13, 2015.

  • CRUZ, G. C. ; TASSA, K. O. M. E. . Inclusão e diferença na escola: o legado da formação de professores de Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) , v. 36, p. 877-890, 2014.

  • TASSA, K. O. M. E. ; LOVATO, A. . Políticas públicas voltadas ao esporte e lazer: alternativas para municípios de pequeno porte. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 190, p. 1-12, 2014.

  • TASSA, K. O. M. E. ; SCHNECKENBERG, M. . O ensino da Educação Física escolar: caminhos históricos percorridos. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 193, p. 1-10, 2014.

  • CRUZ, G. C. ; TASSA, K. O. M. E. ; SCHNECKENBERG, M. . Inclusão escolar na formação docente em cursos de Pedagogia e Educação Física. Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada , v. 15, p. 35-42, 2014.

  • SCHIMANSKI NETO, J. ; TASSA, K. O. M. E. . O futebol como fator de inclusão social no Programa Segundo Tempo. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 194, p. 20-27, 2014.

  • TASSA, K. O. M. E. ; CRUZ, G. C. ; SCHNECKENBERG, M. . Formação do profissional da educação: reflexões e constatações. Espacios (Caracas) , v. 35, p. 10-20, 2014.

  • BINOTTO, M. A. ; TASSA, K. O. M. E. . Atividade física em idosos: uma revisão sistemática baseada no International Physical Activity Questionnaire (IPAQ). Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento , v. 19, p. 249-264, 2014.

  • TEIXEIRA, D. A. ; TASSA, K. O. M. E. . Olho e vejo: a interdisciplinaridade superando desafios da patologização. Revista Iberoamericana de Educación (Impresa) , v. 66, p. 2-13, 2014.

  • GOES, S. M. ; BENTO, P. C. B. ; STEFANELLO, J. M. F. ; TASSA, K. O. M. E. ; HOMANN, D. ; LEITE, N. ; RODACKI, A. L. F. . Muscle and functional parameters of mid-age women with fibromyalgia and healthy elderly. Journal of Exercise Physiology Online , v. 16, p. 20-29, 2013.

  • TASSA, K. O. M. E. . Imaginação e atividade física na (re)organização do equilíbrio corporal em idosos. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 18, p. 1, 2013.

  • GARANHANI, M.C. ; TASSA, K. O. M. E. . Formação profissional para atuação em projetos sociais: no foco a formação de professores no ?Programa Segundo Tempo?. Movimento (Porto Alegre. Online) , v. 19, p. 273-287, 2013.

  • TASSA, K. O. M. E. ; STEFANELLO, J. M. F. . Efeitos de um programa de imaginação sobre o equilíbrio em idosos: uma revisão de literatura. A Terceira Idade , v. 23, p. 18-29, 2012.

  • PEREIRA, D. F. ; TASSA, K. O. M. E. . Atividade física na terceira idade: percepção de idosos sobre a prática e importância da hidroginástica. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. Ano 16, p. 1-8, 2011.

  • CRUZ, G. C. ; TASSA, K. O. M. E. ; SCHNECKENBERG, M. ; CHAVES, L. . Formação continuada de professores inseridos em contextos educacionais inclusivos. Educar em Revista (Impresso) , v. 42, p. 229-243, 2011.

  • TASSA, K. O. M. E. . Saúde e qualidade de vida na terceira idade. Lecturas Educación Física y Deportes , v. 13, p. 45, 2008.

  • TASSA, K. O. M. E. . Possibilidades e aspectos na formação de professores de educação físiica. Analecta (UNICENTRO) , v. 8, p. 105-116, 2007.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

TASSA, K. O. M. E. ; FONTANA, E. ; GOMES, D. . PIBID e Estágio Supervisionado. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

TASSA, K. O. M. E. . "Saúde e Qualidade de vida na 3ª idade". 2006. (Coordenação).

TASSA, K. O. M. E. . "Saúde e Qualidade de vida na 3ª idade". 2005. (Coordenação).

TASSA, K. O. M. E. . "Saúde e Qualidade de vida na 3ª idade". 2004. (Coordenação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2017

    Formação docente em contextos educacionais inclusivos: análise de projetos de formação continuada de professores desenvolvidos por Universidades do Brasil e da Espanha, Descrição: [#PFAFCP] O trabalho pretende investigar implicações da formação continuada para a docência em contextos educacionais pretensamente inclusivos, implementadas através de projetos extensionistas elaborados em parceria por Instituições de Ensino Superior e escolas da educação básica pertencentes aos sistemas públicos de ensino das cidades de Irati/PR no Brasil, e, de Almería na Espanha. A metodologia da pesquisa compreenderá procedimentos de revisão de literatura e análise documental. A pesquisa consistirá de análise de projetos pedagógicos de formação continuada, no campo educacional, implementados por uma universidade pública do Brasil e outra da Espanha. Espera-se como resultado do estudo reconhecer o lugar ocupado pela educação inclusiva na formação continuada de professores no Brasil e Espanha, e consequente produção de conhecimento relacionada à formação continuada para a docência em contextos educacionais inclusivos no âmbito da Educação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Khaled Omar Mohamad El Tassa - Coordenador / Alvaro Sicilia Camacho - Integrante., Financiador(es): Fundación Carolina - Bolsa.

  • 2016 - Atual

    Produção e validação de instrumento indicador de fatores de risco ao desenvolvimento escolar em contextos inclusivos: Brasil e Cabo Verde, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Gilmar de Carvalho Cruz em 12/03/2018., Descrição: [#PFAFCP] A identificação e compreensão antecipada, por parte do sistema de ensino, de fatores potencialmente comprometedores do processo de educação escolarizada de alunos que apresentam condições peculiares de aprendizagem é fundamental para a, e na, elaboração, implementação e avaliação de intervenções profissionais docentes comprometidas com efetivos processos de educação escolarizada sob responsabilidade de nossos sistemas de ensino. A confluência de ações e reflexões produzidas em realidades distintas e, consequentemente, com perspectivas e abordagens teórico-metodológicas divergentes permite ampliar, ao mesmo tempo que aprofunda, a compreensão sobre o fenômeno investigado. O exercício de dialogar e produzir síntese de interesse aos sistemas de ensino brasileiro e cabo-verdiano é, deste modo, investimento relevante ao desenvolvimento escolar em contextos educacionais que se pretendem inclusivos. Nesse sentido a presente pesquisa apresenta como objetivos: a) Produzir e validar instrumento com indicadores de alerta precoce de insucesso escolar, e consequentemente de abandono escolar, a partir do levantamento efetuado junto a escolas que possuem alunos que apresentam condições peculiares de aprendizagem em seus processos de educação escolarizada; b) Apoiar as escolas na produção de medidas de intervenção em tempo oportuno por intermédio de ações de formação continuada docente com vistas à efetivação de práticas pedagógicas de sucesso em contextos educacionais inclusivos. Constituir-se-ão grupos focais específicos com docentes da educação básica a partir do trabalho realizado junto a alunos que apresentam condições peculiares de aprendizagem e se encontram inseridos em salas comuns na perspectiva da educação inclusiva. A realização de entrevistas coletivas, filmagens de aulas ministradas pelos próprios docentes e diários de campo com anotações sobre suas aulas, para efeito de análises e discussões coletivas, configuram um conjunto de estratégias para reunião de informações que permitam aprimorar a compreensão e proposição da/na resolução de situações-problema relacionadas à inclusão escolar. Professores e gestores (direção e coordenação pedagógica) da educação básica serão convidadas a participar dos grupos focais que serão realizados em conjunto com equipe executora da pesquisa no Brasil e em Cabo Verde. Deste modo, integrantes dos respectivos sistemas de ensino comporão o recorte que constituirá o campo de investigação por se entretecer. Realizar-se-á levantamento dos fatores de insucesso e abandono escolar e consequente análise para efeito de comparação entre os dois países. Aproveitaremos resultados de estudo exploratório para a adaptação e implementação, do Warnning Sistem Tool (EWS v2.0), como experiência piloto, em duas Escolas Secundarias Técnicas cabo-verdiana, além de assessora-las na sua implementação com vistas à identificação de alunos em risco de insucesso/abandono escolar. A análise coletiva de diferentes realidades escolares possibilita a identificação de suas singularidades por intermédio da explicitação de obstáculos encontrados e estratégias adotadas por ocasião da objetivação de políticas educacionais inclusivas. A partir dos resultados obtidos, novas práticas educacionais podem ser pensadas, visando não apenas a inserção de alunos com necessidades especiais no ensino comum, mas também sua efetiva participação nos processos de ensino e aprendizagem realizados no ambiente escolar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Khaled Omar Mohamad El Tassa - Integrante / Gilmar de Carvalho Cruz - Coordenador / Marisa Schneckenberg - Integrante / Joyce Jaqueline Caetano - Integrante / Daniel Luiz Stefenon - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2017

    Intervenção profissional e docentes em formação em contextos educacionais inclusivos, Descrição: [#PFAFCP] A pesquisa objetiva analisar o atendimento educacional especializado no sistema público de ensino do estado do Paraná e o processo formativo realizado no âmbito do ensino superior no que se refere à preparação profissional para a docência na Educação Básica em contextos inclusivos. Importa compreender as implicações na prática pedagógica docente no âmbito da educação básica da relação que se estabelece entre políticas educacionais inclusivas e processos formativos deflagrados em nível de ensino superior, com vistas ao efetivo processo de escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais. Para levar a termo os objetivos estabelecidos serão efetuados dois estudos articulados. Seus respectivos objetivos são: a) analisar o conceito de escola presente na formação profissional docente oferecida no ensino superior por intermédio de seus cursos de licenciatura e em que medida os mesmos repercutem na produção deste conceito junto aos profissionais da educação básica; b) discutir a concepção de escola e de desenvolvimento humano junto a docentes da educação básica em seus diferentes níveis de atuação; c) compreender como se dá a comunicação entre os membros da equipe que compõe a unidade escolar em decorrência da intervenção pedagógica realizada; d) construir indicadores de desenvolvimento do aluno que apresenta condições peculiares de aprendizagem em seu processo de educação escolarizada, a partir da sala de recursos multifuncionais e alcançando toda a unidade escolar, para efeito de análise de sua evolução discente e da comunicação efetuada pela equipe escolar. Para tanto será realizada análise documental do projeto pedagógico de escolas da educação básica (rede municipal e estadual de ensino) e de cursos de licenciatura de instituição de ensino superior. Na sequencia serão realizados grupos focais com professores de salas de recursos multifuncionais e demais integrantes da equipe administrativo-pedagógica das unidades escolares envolvidas na pesquisa em conjunto com professores formadores da educação superior. Espera-se que a pesquisa tenha impacto técnico-científico e sócio-econômico decorrentes do aprimoramento de práticas pedagógicas sustentadoras de nosso sistema de ensino, com repercussão objetiva na otimização de recursos humanos e financeiros por ocasião dos serviços ofertados por nossas instituições escolares inseridas em contextos educacionais inclusivos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Khaled Omar Mohamad El Tassa - Integrante / Gilmar de Carvalho Cruz - Coordenador / Marisa Schneckenberg - Integrante / Joyce Jaqueline Caetano - Integrante / Daniel Luiz Stefenon - Integrante / Elizabeth Regina Streisky Farias - Integrante / Roseneide Maria Batista Cirino - Integrante / José Alexandre de Lucca - Integrante / Guillermo Arias Beatón - Integrante / Laura Marisa Carnielo Calejon - Integrante / Paulino Hykavey Júnior - Integrante / Flaviane Pelloso Molina Freitas - Integrante / Alana Boaron - Integrante / Tiago Lyczakouvski - Integrante / Elis Regina Broday - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2015

    Produção de conhecimento e formação profissional para a docência em contextos educacionais inclusivos: análise de projetos pedagógicos de cursos de Educação Física e ordenamentos legais do Brasil e da Espanha, Descrição: O trabalho pretende discutir o conceito de inclusão escolar a partir de documentos oficiais da legislação educacional do Brasil e da Espanha, assim como, de projetos pedagógicos de cursos de Educação Física de uma universidade do Brasil e outro da Espanha. A pesquisa bibliográfica tem como objetivo reconhecer o lugar ocupado pela educação inclusiva nos cursos de formação docente em questão. Serão investigados, por intermédio de análise documental, legislação educacional e projetos pedagógicos dos cursos envolvidos na pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Khaled Omar Mohamad El Tassa - Coordenador / Alvaro Camacho Sicilia - Integrante., Financiador(es): Fundación Carolina - Bolsa.

  • 2012 - 2015

    Educação Física Escolar, Descrição: Pretende-se realizar reflexões e possíveis intervenções na área da Educação Física, especificamente no contexto escolar e de formação de professores. Desenvolver reflexões, análises, estudos, discussões e ações que resultem em pesquisas, publicações e intervenções que venham a contribuir para o desenvolvimento da Educação Física no contexto escolar. Têm-se como objetivos do projeto, abordar temáticas relacionadas à formação de professores, saberes docentes e práticas pedagógicas, bem como educação física escolar em seus diferentes aspectos. Para tanto, a investigação aborda temas como: o projeto político-pedagógico, metodologias de ensino da educação física, inclusão escolar, saberes docentes e práticas pedagógicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Khaled Omar Mohamad El Tassa - Coordenador.

  • 2011 - 2014

    Formação profissional docente para atuação em contextos inclusivos, Descrição: A formação profissional para a docência ocupa posição de destaque em debates acadêmicos, profissionais e políticos que se referem à inclusão escolar de pessoas com necessidades especiais. Deste modo, desvelar aspectos comuns às licenciaturas colabora para a efetivação de um diálogo dentro do ambiente universitário, ocupado com a formação profissional de professores para atuação na Educação Básica. É importante que dentro das instituições de ensino superior as licenciaturas dialoguem e elaborem perspectivas coletivas sobre a escola que se pretende construir, principalmente no que diz respeito à provocativa perspectiva educacional inclusiva traduzida em nosso ordenamento legal. Nesse sentido, são objetivos desta pesquisa: a) analisar a formação docente em nível de graduação com vistas à atuação profissional em contextos inclusivos envolvendo análise dos projetos pedagógicos de distintos cursos de licenciatura, considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica e as respectivas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de licenciatura; b) identificar aspectos comuns presentes no processo de formação profissional docente desenvolvido em cursos de licenciatura distintos compreendendo como os licenciandos utilizam saberes docentes adquiridos ao longo de cursos de licenciatura para a resolução de problemas práticos, vivenciados no campo de estágio, que envolvam alunos em situação de inclusão escolar. O método de investigação compreenderá procedimentos de análise documental e do grupo focal junto aos cursos de licenciatura em Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia, ofertados na UNICENTRO / Campus de Irati.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Khaled Omar Mohamad El Tassa - Integrante / Gilmar de Carvalho Cruz - Coordenador / Marisa Schneckenberg - Integrante / Joyce Jaqueline Caetano - Integrante / Daniel Luiz Stefenon - Integrante / Leoni Malinoski Fillos - Integrante / Emerson Luis Velozo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Formação profissional para a docência em contextos inclusivos: cursos de licenciatura à luz das diretrizes curriculares nacionais, Descrição: O projeto propõe investigar a formação de professores dos distintos cursos de licenciatura Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia da UNICENTRO (Campus Irati) em um cenário de mudanças curriculares nas licenciaturas, tendo como conceito central o letramento. Esse conceito pode contribuir para desvelar mecanismos de interesse à compreensão do processo de formação de professores no âmbito dos cursos de licenciatura com vistas à atuação profissional em contextos educacionais inclusivos. A pesquisa guarda como objetivos: a) produzir diagnósticos sobre a formação de professores com vistas à intervenção profissional em contextos inclusivos envolvendo análise dos currículos proposto e praticado considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica; b) identificar aspectos comuns presentes no processo de formação profissional docente desenvolvido em cursos de licenciatura distintos; c) compreender os processos de aquisição/aplicação de saberes docentes em cursos de licenciatura; d) contribuir no debate sobre o processo de formação profissional docente no que diz respeito à relação entre conhecimento científico e docência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Khaled Omar Mohamad El Tassa - Integrante / Gilmar de Carvalho Cruz - Coordenador / Marisa Schneckenberg - Integrante / Joyce Jaqueline Caetano - Integrante / Daniel Luiz Stefenon - Integrante / Leoni Malinoski Fillos - Integrante / Emerson Luis Velozo - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2013

    Capacidade funcional, contrátil e sintomas depressivos em mulheres fibromiálgicas com e sem alteração no perfil glicêmico, Descrição: A fibromialgia é uma síndrome dolorosa não articular, de etiologia e fisiopatologia ainda desconhecidas, que tem como característica dor crônica e difusa em determinados pontos do corpo sensíveis à palpação. A presença de alterações no perfil glicêmico tem sido importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças graves, podendo provocar complicações crônicas e apresentar grande impacto na vida destes indivíduos. Alterações do perfil glicêmico podem estar relacionadas ao desempenho físico e funcional, sintomas dolorosos e estados de humor em indivíduos com fibromialgia. O presente estudo teve como objetivo avaliar a relação entre alteração do perfil glicêmico e força muscular, funcionalidade e estados de humor em mulheres com fibromialgia, atendidas no Ambulatório de Reumatologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, Curitiba ? PR. Participaram do estudo 28 mulheres com diagnóstico de fibromialgia segundo os critérios do Colégio Americano de Reumatologia e 17 mulheres saudáveis pareadas pela idade e índice de massa corporal (IMC) compuseram o grupo controle saudável (GC). As mulheres com fibromialgia constituíram dois grupos, um formado por 16 mulheres com fibromialgia sem alteração do perfil glicêmico (FMSaltPG) e outro formado por 12 mulheres com fibromialgia com alteração do perfil glicêmico (FMCaltPG). Foram avaliados: intensidade dolorosa, limiar de dor, estados de humor, sintomas depressivos, perfil metabólico, incluindo o perfil glicêmico, força muscular dos membros inferiores (torque máximo em contração isométrica voluntária máxima e taxa de desenvolvimento de torque), variáveis funcionais (resistência aeróbica, flexibilidade, equilíbrio, agilidade/mobilidade, potência/força muscular) e percepção de funcionalidade. A média de idade e IMC foram similares. Foi realizada análise entre dois grupos (GC x FM) e três grupos (GC x FMSaltPG x FMCaltPG), além da relação entre as variáveis. Quando comparados dois grupos, controles e mulheres com fibromialgia, as mulheres com fibromialgia apresentaram mais sintomas depressivos e com maior intensidade, alterações nos estados de humor, piores características dolorosas e desempenho físico e funcional, incluindo força muscular, comparadas às mulheres saudáveis. FMCaltPG não apresentou diferenças para características dolorosas, sintomas depressivos, estados de humor (com exceção da subescala fadiga) quando comparado com FMSaltPG. No entanto, FMCaltPG apresentou pior desempenho físico/funcional nos testes TC6, foot up and go e sentar e levantar da cadeira em 30?, comparado FMSaltPG. Também pode-se perceber possível tendência de as mulheres FMCaltPG apresentar menor força muscular (p=0,06). Achado importante deste estudo é que a alteração do perfil glicêmico em mulheres com fibromialgia parece potencializar o comprometimento físico e funcional, inclusive da força muscular nesta população. Para o grupo FMCaltPG existiu correlação moderada e positiva entre sintomas depressivos e intensidade de dor, indicando que as mulheres com fibromialgia com alteração do perfil glicêmico apresentam mais sintomas depressivos e com maior intensidade quanto maior a dor sentida. Para este mesmo grupo, existiu correlação inversa entre as concentrações de hemoglobina glicada e a intensidade dor, indicando que estas mulheres apresentam mais sintomas depressivos e com maior intensidade podem sentir menos dor. O controle metabólico, principalmente o controle glicêmico de mulheres com fibromialgia é essencial para manutenção da aptidão física e funcional em estados satisfatórios.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Khaled Omar Mohamad El Tassa - Coordenador., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2009 - 2011

    O efeito do treinamento de imaginação junto a um programa de atividade física na (re) organização do equilíbrio corporal associado ao risco de quedas em idosas., Descrição: Trata-se de uma revisão bibliográfica acerca do tema envelhecimento, atividade física, treinamento da imaginação e equilíbrio corporal. Procurar-se-á através da pesquisa bibliográfica, construir interpretações e significados acerca da interferência da atividade física regular no cotidiano dos idosos. Apresenta-se como questão central a ser analisada nesta investigação às modificações nas capacidades de desempenho físico e cognitivo de idosas e a associação junto a um programa de imaginação, enquanto estratégias importantes na manutenção dos níveis de autonomia e independência das idosas, Pretende-se, portanto, realizar uma revisão de literatura acerca de categorias associadas à temática central treinamento da imaginação, como: problemas cotidianos vivenciados pelas idosas relacionados a capacidades funcionais e riscos de quedas, programas de atividade física para idosos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Khaled Omar Mohamad El Tassa - Coordenador.

  • 2006 - 2007

    Qualidade de vida e envelhecimento: a atividade física e a capacidade funcional de idosos frágeis., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Khaled Omar Mohamad El Tassa - Coordenador.

  • 2003 - 2005

    Saúde e Qualidade de Vida na 3ª Idade, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Khaled Omar Mohamad El Tassa - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Centro-Oeste. , Pr 153, Km 07, Riozinho, 84500-000 - Irati, PR - Brasil - Caixa-postal: 21, Telefone: (42) 34213000, Ramal: 32, Fax: (42) 34232381, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - 2017

Universidad de Almeria

Vínculo: Professor pesquisador, Enquadramento Funcional: Professor pesquisador

2014 - 2015

Universidad de Almeria

Vínculo: Professor pesquisador, Enquadramento Funcional: Professor pesquisador

2003 - Atual

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2018

    Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Estadual do Centro-Oeste, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2014

    Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas educacionais inclusivas e formação docente

  • 08/2004

    Extensão universitária , Departamento de Educação Física de Irati, .,Atividade de extensão realizada, Atividades Físicas voltadas para a 3ª Idade.

  • 02/2003

    Ensino, Licenciatura em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação em Educação Física Escolar, Crescimento e Desenvolvimento, Estágio Supervisionado, Metodologia e Prática de Ensino em Educação Física - I, Recreação e Jogos na 3ª Idade, Voleibol

  • 02/2007 - 02/2009

    Direção e administração, Departamento de ]Educação Física de Irati, .,Cargo ou função, Cargo administrativo, Chefe do Departamento.

  • 02/2007 - 02/2009

    Estágios , Departamento de Educação Física de Irati, .,Estágio realizado, Coordenador do Estágio Curricular Supervisionado.

  • 03/2004 - 12/2008

    Extensão universitária , Universidade Estadual do Centro-Oeste, .,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão Permanente Saúde e qualidade de vida na 3ª idade.

  • 03/2004 - 12/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação Física de Irati, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Interna de Pesquisa e Extensão do DEDUF/I.

  • 02/2003 - 12/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação Física de Irati, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Organizadora da Universidade Aberta da 3ª Idade.

2002 - 2002

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

  • 04/2002 - 12/2002

    Ensino, Licenciatura Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia e Prática de Ensino de Educação Física - I

1995 - 2003

Colegio Sagrada Familia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1996 - 02/2003

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física

  • 03/1995 - 02/2003

    Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Coordenador de Educação Física Escolar.

1995 - 2003

Prefeitura Municipal de Ponta Grossa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenador do Centro Municipal de Práticas Corporais

Atividades

  • 03/1995 - 02/2003

    Direção e administração, Secretaria Municipal de Esportes e Recreação, Departamento de Recreação.,Cargo ou função, Coordenador do Centro Municipal de Práticas Corporais.

  • 01/2001

    Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação, .,Cargo ou função, Coordenador de Área - Educação Física Escolar.

  • 01/1996

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Esportes e Recreação, .,Serviço realizado, Técnico em Esportes - Voleibol.