Marcos Paulo Figueiredo de Barros

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor adjunto de ecologia aquática da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Lagoas Costeiras e Lagos amazônicos, atuando principalmente na avaliação do papel do compartimento bentônico no ciclo do carbono.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ecologia

2004 - 2008

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Efeito da Variabilidade Espaço-Temporal e Bioturbação por Invertebrados Bentônicos na Concentração e Emissão de Metano (CH4) em Ecossistemas Aquáticos Continentais
Francisco de Assis Esteves. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: lagos amazônicos; Metano; pulso de inundação; Bioturbação; efeito estufa; Carbono. Grande área: Ciências Biológicas

Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)

2001 - 2004

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Bioturbação na interface sedimento-água por três espécies de macroinvertebrados bentônicos com ênfase na ciclagem de nutrientes,Ano de Obtenção: 2004
Francisco de Assis Esteves.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: limnologia; lagoas costeiras; Macroinvertebrados bentônicos; Bioturbação; ciclagem de nutrientes.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas

1997 - 2000

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Limnologia/Especialidade: Lagoas Costeiras.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Limnologia/Especialidade: Sedimentos Lacustres.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Limnologia/Especialidade: Bioturbação Por Macroinvertebrados Bentônicos.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Limnologia/Especialidade: Ciclo do Metano.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FIGUEIREDO-BARROS, M. P. . XI Congresso Brasileiro de Limnologia. 2007. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XIV Congresso Brasileiro de Limnologia. Variação espacial das emissões de metano e dióxido de carbono em lagoas costeiras no norte do estado do Rio de Janeiro. 2013. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Limnologia. Avaliação do fluxo difusivo de metano (CH4) em ambientes do médio-baixo Solimões. 2013. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Limnologia. Incorporação de carbono por rametes de Typha domingensis Pers (Thyphaceae) como estraégia de mitigação da emissão de carbono para atmosfera. 2013. (Congresso).

XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA. 2013. (Congresso).

IV Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ Macaé.O efeito da bioturbação e respiração por macroinvertebrados bentônicos sobre o fluxo de CO2 na interface sedimento-água-ar. 2012. (Encontro).

XVI CONGRESS OF THE IBERIAN ASSOCIATION OF LIMNOLOGY. DISTRIBUIÇÃO E COMPOSIÇÃO DE MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS EM LAGOAS COSTEIRAS DA RESTINGA (RJ, Brasil). 2012. (Congresso).

XVI CONGRESS OF THE IBERIAN ASSOCIATION OF LIMNOLOGY. Ciclagem de nutrientes via bioturbação e excreção de Laeonereis culveri em um gradiente trófico do sedimento. 2012. (Congresso).

III Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ Macaé.Abordagem do Ciclo do Carbono, Efeito Estufa e Mudanças Climáticas Globais no Ambiente Escolar. 2011. (Encontro).

III Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ Macaé.Abordagem do ciclo do carbono, efeito estufa e mudanças climáticas globais em materiais didáticos e o ambiente escolar. 2011. (Encontro).

XIII Congresso Brasileiro de Limnologia. Efeito da variação sazonal e espacial sobre os macroinvertebrados bentônicos da lagoa costeira Visgueiro - Quissamã, RJ. 2011. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Limnologia. Variação temporal da estequiometria do seston da Lagoa Cabiúnas (Macaé, RJ). 2011. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Limnologia. Emissão de metano por uma lagoa costeira (Lagoa Cabiúnas, Macaé-RJ)> Avaliação da ocntribuição de diferentes mecanismos de emissão na região limnética e região litorânea por macrófitas aquáticas. 2011. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Limnologia. Variação espacial na comunidade de macroinvertebrados bentônicos em lagoas costeiras. 2011. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Limnologia. Acúmulo de carbono orgânico no sedimento de reservatórios de hidrelétricas - uma nova abordagem. 2011. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Limnologia. Avaliação do efeito das substâncias húmicas e da densidade zooplanctônica sobre a magnitude da pressão parcial de CO2. 2011. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Limnologia. Dinâmica da turbidez como indicadora da recuperação de um lago amazônico impactado por rejeito de bauxita. 2011. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Limnologia. Ambientes temporários versus permaentes: as táticas reprodutivas de Poecilia vivipara (Pisces, Poeciliidae) em ambientes costeiros do Norte Fluminense. 2011. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Limnologia. Mineralização aeróbica e anaeróbica do carbono orgânico no sedimento de um reservatório de hidroelétrica. 2011. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Limnologia. 2011. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Limnologia. Efeito da bioturbação por Campsurus notatus (Ephemeroptera: Polymitarcydae) sobre a densidade bacteriana no sedimento. 2011. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Limnologia. Efeito da densidade zooplanctônica e das substâncias húmicas sobre a comunidade perifítica. 2011. (Congresso).

XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA. 2011. (Congresso).

XIV Congresso Latino Americano de Ciências do Mar. Levantamento Taxonômico dos poliquetas das lagoas do Parque Nacional da Restingua de Jurubatiba, Macaé, RJ. 2011. (Congresso).

II Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ Macaé.Influência do Carbono orgânico dissolvido sob a emissão/sequestro de CO2 em Lagoas Costeiras. 2010. (Encontro).

II Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ Macaé.Estudo preliminar dos poliquetas das Lagoas do PARNA de Jurubatiba - Macaé, RJ. 2010. (Encontro).

II Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ Macaé.Influência de impactos antrópicos na emissão/sequestro de CO2 pela Lagoa Imboassica - Macaé, RJ. 2010. (Encontro).

VIII Congresso de Ecologia do Brasil. Efeito da bioturbação por Campsurus notatus (Ephemeroptera: Polymitarciidae) sobre a concentração de sólidos totais em suspensão e nitrogênio do séston. 2007. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro de Limnologia. Ligando interfaces: papel de invertebrados bentônicos nos fluxos e emissão de CH4 entre compartimentos aquáticos e a atmosfera. 2007. (Congresso).

Meio Ambiente: Uma Experiência Paraense - Práticas da MRN na Área de Preservação Ambiental. 2005. (Seminário).

X Congresso Brasileiro de Limnologia. X Congresso Brasileiro de Limnologia. 2005. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Limnologia. IX Congresso Brasileiro de Limnologia. 2003. (Congresso).

V Simpósio Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas: Água e Biodiversidade.V Simpósio Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas. 2002. (Simpósio).

IV Curso de Educação Ambiental para Professores do Ensino Fundamental de Macaé.Monitoria. 2001. (Outra).

V Congresso de Ecologia do Brasil: Ambiente x Sociedade. V Congresso de Ecologia do Brasil. 2001. (Congresso).

VIII Congresso Brasileiro de Limnologia. VIII Congresso Brasileiro de Limnologia. 2001. (Congresso).

V Simpósio de Ecossistemas Brasileiros: Conservação.V Simpósio de Ecossistemas Brasileiros: Conservação. 2000. (Simpósio).

XXII Jornada de Iniciação Científica.XXII Jornada de Iniciação Científica. 2000. (Outra).

VII Congresso Brasileiro de Limnologia. VII Congresso Brasileiro de Limnologia. 1999. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Limnologia.Mini Curso Gestão Ambiental. 1999. (Outra).

III Simpósio Brasileiro de Restingas e Lagoas Costeiras.III Simpósio Brasileiro de Restingas e Lagoas Costeiras. 1998. (Simpósio).

II Simpósio Brasileiro de Restingas e Lagoas Costeiras.Monitoria. 1998. (Simpósio).

Bio Semana.Bio Semana. 1997. (Outra).

III Semana de Microbiologia e Imunologia.III Semana de Microbiologia e Imunologia. 1997. (Outra).

III Semana de Microbiologia e Imunologia.Mini Curso de Biossegurança. 1997. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: ANDREA

FIGUEIREDO-BARROS, M. P.. Consultor sobre o tema "Efeito Estufa". 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FIGUEIREDO-BARROS, M. P.. Comissão científica do X Congresso Brasileiro de Limnologia -. 2005. Sociedade Brasileira de Limnologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Olaf Malm

BARROS, M. P. F.;MALM, O.. Bioturbação de três espécies de macroinvertebrados bentônicos com ênfase na ciclagem de nutrientes na interface sedimento-água.. 2004 - Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho.

Olaf Malm

Malm, Olaf. Efeito da variabilidade espaço-temporal e bioturbação por invertebrados bentônicos na concentração e emissão de metano(CH4) em sistemas aquáticos continentais. 2008. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Christina Wyss Castelo Branco

BRANCO, C. W. C.. Efeito da variabilidade espaço-temporal e bioturbação por invertebrados bentônicos na concentração e emissão de metano (CH4) em ecossistemas aquáticos continentais. 2008. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Reinaldo Luiz Bozelli

BOZELLI, R. L.. Bioturbação de três espécies de macroinvertebrados bentônicos com ênfase na ciclagem de nutrientes na interface sedimento-água. 2004. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Erica Maria Pellegrini Caramaschi

Caramaschi, Érica P.; ROLAND, F.. Bioturbação por macroinvertebrados em ambientes aquáticos continentais. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Jean Remy Davée Guimarães

GUIMARAES, J. R. D.. Efeito da variabilidade espaço temporal e bioturbaçao por invertebrados bentonicos na concentraçao e emissao de metano (CH4) em ecossistemas aquaticos continentais. 2008.

Fabio Roland

ROLAND, Fabio. Biopertubação de três espécies de macroinvertebrados bentônicos com ênfase na ciclagem de nutrientes na interface sedimento-água. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fabio Roland

ROLAND, Fabio. Efeito da variabilidade espaço-temporal e bioturbação por invertebrados bentônicos na concentração e emissão de metano (CH4) em ecossistemas aquáticos continentais. 2008. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Kayza Freitas

Avaliação de dispositivos vegetais de retenção e decomposição de fragmentos vegetais em igarapé impactado por sedimento fino; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Coppetec; (Orientador);

Lorena Lima Neves Bergamin

UTILIZAÇÃO DO PERIFÍTON PARA FITORREMEDIAÇÃO DE UM AMBIENTE AQUÁTICO CONTINENTAL; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior; (Orientador);

Enoque Gonçalves Ribeiro

AQUATIC ECOSYSTEMS RESTORATION UNDER TWO DIFFERENT ANTHROPOGENIC IMPACTS: ORGANIC AND INORGANIC SUSPENDED MATTER REMOVAL USING ORGANIC POLYMER OF Moringa oleifera SEEDS, MOLECULAR MODELLING, AND EVALUATION OF INHIBITORY EFFECT OF THE Mo-CBP3 PROTEIN ON CYANOTOXIN; Início: 2019; Tese (Doutorado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Rodrigo Weber Felix

GERAÇÃO DE SUBSTRATOS PARA CRESCIMENTO DE MUDAS DESTINADAS AO REFLORESTAMENTO DE ÁREAS PRIORITÁRIAS DA BACIA DO RIO MACAÉ, ATRAVÉS DA REMEDIAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS E MITIGAÇÃO DA EUTROFIZAÇÃO ARTIFICIAL NA LAGOA IMBOASSICA; Início: 2016; Tese (Doutorado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Mariana Farias Corrêa

AVALIAÇÃO TEMPORAL DAS CIANOBACTÉRIAS DA LAGOA IMBOASSICA (MACAÉ/RJ); Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Maria Paula Façanha da Silva

AVALIAÇÃO DO ESCOAMENTO SUPERFICIAL DE SOLOS ADJACENTES A IGARAPÉ AMAZÔNICO DEGRADADO POR DEPOSIÇÃO DE SEDIMENTO FINO; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Coppetec; (Orientador);

Ana Magalhães

Distribuição espacial e vertical e razão estequiométrica da comunidade bentônica em uma lagoa costeira tropical, Macaé, Brasil; Início: 2007; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Minho; (Orientador);

João Gabriel Nogueira

Uso de indicadores biológicos e do manejo da macrófita aquática Typhadomingensis Pers; na mitigação de impactos antrópicos e na recuperação de condições ambientais de bacias hidrográficas de lagoas costeiras; Início: 2015; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Amanda da Silva Batista Vitório

Ecologia de Macroinvertebrados Bentônicos em Igarapés de planície de inundação e de altitude; Início: 2015; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Coppetec; (Orientador);

Enoque Gonçalves Ribeiro

ANÁLISE DE SÉRIE TEMPORAL PARA DIAGNÓSTICO E PROJEÇÃO DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DE UM LAGO AMAZÔNICO IMPACTADO POR REJEITO DE MINERAÇÃO DE BAUXITA; 2019; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Marcos Paulo Figueiredo de Barros;

María Silvina Bevilacqua

Desenvolvimento de um índice multimétrico baseado na comunidade de macroinvertebrados bentônicos como instrumento para subsidiar programas de biomonitoramento de riachos (?igarapés?) amazônicos; 2019; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Marcos Paulo Figueiredo de Barros;

Orlando de Marques Vogelbacher

Efeito do biorrevolvimento de Campsurus sp; Eaton, 1868 (Ephemeroptera: Polymitarcyidae) sobre a densidade total bacteriana e de metanotróficas na interface sedimento-água; 2018; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Paulo Figueiredo de Barros;

Larissa Cristina Duarte Correa

Efeitos do impacto ambiental sobre a diversidade taxonômica e funcional de macroinvertebrados aquáticos em áreas de mineração na Floresta Nacional Saracá-Taquera, PA (Brasil); 2017; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Marcos Paulo Figueiredo de Barros;

Mariana Cristina Huguet Marques

Typha domingensis Pers; (Typhaceae): do artesanato à fitorremediação de ambientes aquáticos continentais eutrofizados; 2015; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Pesquisa Leopoldo Americo Migues de Mello; Orientador: Marcos Paulo Figueiredo de Barros;

Leonardo Nunes Penha

DINÂMICA DA MATÉRIA ORGÂNICA NO SEDIMENTO DE UM LAGO AMAZÔNICO IMPACTADO POR REJEITO DE BAUXITA (LAGO BATATA - PORTO TROMBETAS, PA) E SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO DE RESTAURAÇÃO; 2015; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Marcos Paulo Figueiredo de Barros;

Alana dos Santos Leitão

TAXONOMIA, ESTRUTURA POPULACIONAL E DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DE POLYCHAETA NA LAGOA VISGUEIRO DO PARQUE NACIONAL DA RESTINGA DE JURUBATIBA, RJ, BRASIL; 2014; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Marcos Paulo Figueiredo de Barros;

Bruno Cortat Felice

DINÂMICA DE METACOMUNIDADES DE PEIXES EM ECOSSISTEMAS COSTEIROS: UMA ABORDAGEM COM LAGOAS E POÇAS DO PARQUE NACIONAL DA RESTINGA DE JURUBATIBA; 2014; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Marcos Paulo Figueiredo de Barros;

Rodrigo Weber Felix

FLUXOS DE CARBONO E DIÓXIDO DE CARBONO EM LAGOAS COSTEIRAS HÚMICAS: UMA ARBODAGEM ESPAÇO-TEMPORAL; 2014; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Pesquisa Leopoldo Americo Migues de Mello; Orientador: Marcos Paulo Figueiredo de Barros;

Fabrício de Almeida Gonçalves

Efeito do biorrevolvimento por macroinvetebrados bentônicos sobre a concentração de metano (CH4) na interface sedimento-água-atmosfera; 2013; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Paulo Figueiredo de Barros;

Maycon Granados Belarmino

Sequestro de carbono por Typha domingensis Pers (Typhaceae): Um caminho para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa; 2013; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Marcos Paulo Figueiredo de Barros;

Danieli Flavi Rossi

Efeito do biorrevolvimento por Heleobia australis (D'Orbugny, 1835) (Gastropoda) e Laeonereis culveri (Webster, 1880) (Polychaeta) sobre os fluxos de Carbono Inorgânico nas interfaces sedimento-água-atmosfera; 2013; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Marcos Paulo Figueiredo de Barros;

Mariana Mendonça de Andrade

CARACTERIZAÇÃO GRANULOMÉTRICA E ECOLÓGICA DE RIACHO DEGRADADO POR DEPOSIÇÃO DE ARGILA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Coppetec; Orientador: Marcos Paulo Figueiredo de Barros;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Mario Sergio Schultz

DIAGNÓSTICO, CAPACITAÇÃO E MONITORAMENTO DA IMPLEMENTAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO DE MACAÉ; ; 2019; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação da Universidade Federal) - Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade,; Coorientador: Mario Sergio Schultz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RIUS, BIANCA F ; PETRY, ANA CRISTINA ; LANGERHANS, R BRIAN ; FIGUEIREDO-BARROS, MARCOS P ; BOZELLI, REINALDO L ; HONDA, LAURA K ; NOVA, CLARICE C ; ARAÚJO, MÁRCIO S . Correlates of life-history variation in the livebearing fish Poecilia vivipara (Cyprinodontiformes: Poeciliidae) inhabiting an environmental gradient. BIOLOGICAL JOURNAL OF THE LINNEAN SOCIETY , v. 126, p. 436-446, 2019.

  • GRIPP, ANDERSON R. ; ESTEVES, FRANCISCO DE ASSIS ; Carneiro, Luciana S. ; Guariento, Rafael D. ; FIGUEIREDO-BARROS, M. P. ; COQ, SYLVAIN ; MILCU, ALEXANDRU ; CALIMAN, A. . Weak to no effects of litter biomass and mixing on litter decomposition in a seasonally dry tropical forest. PEDOBIOLOGIA , v. 68, p. 20-23, 2018.

  • DE OLIVEIRA SODRÉ, ELDER ; Figueiredo-Barros, Marcos Paulo ; ROLAND, Fábio ; DE ASSIS ESTEVES, FRANCISCO ; BOZELLI, Reinaldo Luiz . Complimentary biodiversity measures applied to zooplankton in a recovering floodplain lake. Fundamental and Applied Limnology , v. 190, p. 279-298, 2017.

  • MENDONÇA, RAQUEL ; KOSTEN, SARIAN ; SOBEK, SEBASTIAN ; CARDOSO, SIMONE JAQUELINE ; Figueiredo-Barros, Marcos Paulo ; ESTRADA, CARLOS HENRIQUE DUQUE ; ROLAND, Fábio . Organic carbon burial efficiency in a subtropical hydroelectric reservoir. Biogeosciences , v. 13, p. 3331-3342, 2016.

  • Santangelo, Jayme M. ; Lopes, Paloma M. ; NASCIMENTO, MONALISA O. ; FERNANDES, ANA PAULA C. ; BARTOLE, SANDRA ; FIGUEIREDO-BARROS, MARCOS P. ; LEAL, JOÃO J. F. ; A. ESTEVES, FRANCISCO ; Farjalla, Vinicius F. ; BONECKER, CLAUDIA C. ; Bozelli, Reinaldo L. . Community structure of resting egg banks and concordance patterns between dormant and active zooplankters in tropical lakes. Hydrobiologia (The Hague. Print) , v. 758, p. 183-195, 2015.

  • PETRUZZELLA, ANTONELLA ; GUARIENTO, RAFAEL DETTOGNI ; GRIPP, ANDERSON DA ROCHA ; MARINHO, Claudio Cardoso ; Figueiredo-Barros, Marcos Paulo ; ESTEVES, Francisco de Assis . Herbivore damage increases methane emission from emergent aquatic macrophytes. Aquatic Botany , v. 127, p. 6-11, 2015.

  • MARINHO, Claudio Cardoso ; Palma-Silva, Cleber ; ALBERTONI, EDÉLTI FARIA ; GIACOMINI, IARA BUENO ; BARROS, MARCOS PAULO FIGUEIREDO ; FURLANETTO, LEONARDO MARQUES ; ESTEVES, Francisco de Assis . Emergent Macrophytes Alter the Sediment Composition in a Small, Shallow Subtropical Lake: Implications for Methane Emission. American Journal of Plant Sciences , v. 06, p. 315-322, 2015.

  • SODRE, E. O. ; LOPES, P. M. ; FIGUEIREDO-BARROS, M. P. ; ROLAND, F. ; ESTEVES, F. A. ; BOZELLI, R. L. . The effects of mining tailings and flood pulse on zooplankton in an Amazonian floodplain environment (Batata Lake, Pará, Brazil). Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais , v. 10, p. 247-259, 2015.

  • Palma-Silva, Cleber ; MARINHO, CLÁUDIO CARDOSO ; ALBERTONI, EDÉLTI FARIA ; GIACOMINI, IARA BUENO ; FIGUEIREDO BARROS, MARCOS PAULO ; FURLANETTO, LEONARDO MARQUES ; TRINDADE, CLAUDIO ROSSANO TRINDADE ; ESTEVES, Francisco de Assis . Methane emissions in two small shallow neotropical lakes: The role of temperature and trophic level. Atmospheric Environment (1994) , v. 81, p. 373-379, 2013.

  • Furlanetto, Leonardo M. ; Marinho, Claudio C. ; Palma-Silva, Cleber ; Albertoni, EdÃlti F. ; Figueiredo-Barros, Marcos Paulo ; ESTEVES, Francisco de Assis . Methane levels in shallow subtropical lake sediments: Dependence on the trophic status of the lake and allochthonous input. Limnologica (Jena) , v. 42, p. 151-155, 2012.

  • Dias, André T.C. ; BOZELLI, R. L. ; Darigo, Ricardo M. ; ESTEVES, F. A. ; dos Santos, Heraldo F. ; FIGUEIREDO-BARROS, M. P. ; Nunes, Maria Fernanda Q. S. ; ROLAND, F. ; ZAMITH, L. R. ; SCARANO, F.R. . Rehabilitation of a Bauxite Tailing Substrate in Central Amazonia: The Effect of Litter and Seed Addition on Flood-Prone Forest Restoration. Restoration Ecology , v. 20, p. 483-489, 2012.

  • Alves, JoÃo M. ; CALIMAN, Adriano ; Guariento, Rafael D. ; Figueiredo-Barros, Marcos P. ; Carneiro, Luciana S. ; Farjalla, Vinicius F. ; Bozelli, Reinaldo L. ; Esteves, Francisco A. . Stoichiometry of benthic invertebrate nutrient recycling: interspecific variation and the role of body mass. Aquatic Ecology (Print) , v. 44, p. 421-430, 2010.

  • FIGUEIREDO-BARROS, M. P. ; CALIMAN, Adriano ; Leal, João J.F. ; Bozelli, Reinaldo L. ; Farjalla, Vinicius F. ; Esteves, Francisco A. . Benthic bioturbator enhances CH<sub>4</sub> fluxes among aquatic compartments and atmosphere in experimental microcosms. Canadian Journal of Fisheries and Aquatic Sciences (Online) , v. 66, p. 1649-1657, 2009.

  • Bozelli, Reinaldo L. ; CALIMAN, Adriano ; Guariento, Rafael D. ; Carneiro, Luciana S. ; Santangelo, Jayme M. ; Figueiredo-Barros, Marcos Paulo ; Leal, João J.F. ; Rocha, Adriana M. ; Quesado, Letícia B. ; Lopes, Paloma M. . Interactive effects of environmental variability and human impacts on the long-term dynamics of an Amazonian floodplain lake and a South Atlantic coastal lagoon. Limnologica (Jena) , v. 39, p. 306-313, 2009.

  • LEAL, João Jose Fonseca ; FURTADO, André dos Santos ; ESTEVES, Francisco de Assis ; BOZELLI, Reinaldo Luiz ; FIGUEIREDO-BARROS, M. P. . The role of Campsurus notatus (Ephemeroptera: Polymitarcytidae) bioturbation and sediment quality on potential gas fluxes in a tropical lake. Hydrobiologia (The Hague) , v. 586, p. 143-154, 2007.

  • FURTADO, André dos Santos ; LEAL, João Jose Fonseca ; FIGUEIREDO-BARROS, M. P. . Metodologia para avaliação experimental da atividade da fauna bentônica. Série Documentos , v. 65, p. 1-17, 2007.

  • FIGUEIREDO-BARROS, M. P. ; LEAL, João Jose Fonseca ; ESTEVES, Francisco de Assis ; BOZELLI, Reinaldo Luiz ; ROCHA, Adriana de Melo . Life cycle, secondary production and nutrient stock in Heleobia australis (d'Orbigny 1835) (Gastropoda: Hydrobiidae) in a tropical coastal lagoon. Estuarine, Coastal and Shelf Science , v. 69, p. 87-95, 2006.

  • AMADO, André Megali ; ESTEVES, Francisco de Assis ; FIGUEIREDO-BARROS, M. P. ; SANTOS, Anderson Medeiros dos . Short-term and seasonal effects of water level variations on Eleocharis interstincta (VAHL) nutrient content in a tropical coastal lagoon. Acta Limnologica Brasiliensia , v. 17, n.1, p. 91-99, 2005.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FIGUEIREDO-BARROS, M. P. . Padrões de Estartificação Térmica/Química e suas Implicações para a Estrutura da Comunidade, Qualidade da Água e Conservação da Represa de Ibirité - REGAP/PETROBRAS, MG. 2002.

FELIX, R. W. ; BOZELLI, R. L. ; PEREIRA, F.K. ; SILVA, M.P.F. ; ANDRADE, M. M. ; FIGUEIREDO-BARROS, M. P. . Programa de Estudos Limnológicos na FLONA Carajás - Relatório de Atividades de Pesquisa Realizadas em 2018 Sobre Avaliação e Recuperação de Riacho Impactado Por Aporte de Argila na FLONA de Carajás.. 2019.

ESTEVES, Francisco de Assis ; BOZELLI, R. L. ; ROLAND, F. ; CARAMASCHI, Érica ; SCARANO, F.R. ; BEVILACQUA, M.S. ; GONCALVES, E. R. ; FIGUEIREDO BARROS, MARCOS PAULO . Monitoramento Ecológico do Lago Batata. 2019.

FIGUEIREDO-BARROS, M. P. . Monitoramento Ecológico do Lago Batata. 2015.

FIGUEIREDO-BARROS, M. P. . Monitoramento Ecológico do Lago Batata. 2014.

FIGUEIREDO-BARROS, M. P. . Monitoramento Ecológico do Lago Batata. 2013.

FIGUEIREDO-BARROS, M. P. . Monitoramento Ecológico do Lago Batata. 2012.

FIGUEIREDO-BARROS, M. P. . Monitoramento Ecológico do Lago Batata. 2011.

FIGUEIREDO-BARROS, M. P. . Monitoramento Ecológico do Lago Batata. 2010.

FIGUEIREDO-BARROS, M. P. . Monitoramento Ecológico do Lago Batata. 2009.

FIGUEIREDO-BARROS, M. P. . Monitoramento Ecológico do Lago Batata. 2008.

FIGUEIREDO-BARROS, M. P. . Monitoramento Ecológico do Lago Batata. 2007.

FIGUEIREDO-BARROS, M. P. . Monitoramento Ecológico do Lago Batata. 2006.

FIGUEIREDO-BARROS, M. P. . Monitoramento Ecológico do Lago Batata. 2005.

FIGUEIREDO-BARROS, M. P. . Monitoramento Limnológico de corpos dágua sob influência da Mineração Rio do Norte. 2005.

ESTEVES, Francisco de Assis ; FIGUEIREDO-BARROS, M. P. ; MARINHO, Cláudio ; SANTANGELO, Jayme ; CARNEIRO, Luciana ; MEIRELES, Frederico ; CALIMAN, Adriano . Curso de Capacitação em Limnologia para Técnicos da SERLA. 2005.

FIGUEIREDO-BARROS, M. P. . Monitoramento Ecológico do Lago Batata. 2004.

FIGUEIREDO-BARROS, M. P. . Monitoramento Limnológico de corpos dágua sob influência da Mineração Rio do Norte. 2004.

FIGUEIREDO-BARROS, M. P. . Monitoramento Limnológico de corpos dágua sob influência da Mineração Rio do Norte. 2003.

FIGUEIREDO-BARROS, M. P. . Monitoramento Limnológico de corpos dágua sob influência da Mineração Rio do Norte. 2002.

FIGUEIREDO-BARROS, M. P. . Monitoramento Limnológico de corpos dágua sob influência da Mineração Rio do Norte. 2001.

FIGUEIREDO-BARROS, M. P. ; ESTEVES, Francisco de Assis ; BOZELLI, Reinaldo Luiz ; FERREIRA, Déia Maria ; MENDES, Gabriel ; DARIGO, Ricardo ; CASTRO, André . III Curso de Educação Ambiental para Professores do Ensino Fundamental de Macaé. 2000.

FIGUEIREDO-BARROS, M. P. . Monitoramento Limnológico de corpos dágua sob a influência da Mineração Rio do Norte. 2000.

FIGUEIREDO-BARROS, M. P. . Monitoramento Limnológico do Igarapé Água Fria. 1999.

FIGUEIREDO-BARROS, M. P. . Monitoramento Limnológico de corpos dágua sob influência da Mineração Rio do Norte. 1999.

ESTEVES, Francisco de Assis ; AMADO, André Megali ; CALIMAN, Adriano ; FIGUEIREDO-BARROS, M. P. ; LAQUE, Thaís ; MARINHO, Claudio Cardoso ; MAROTTA, Humberto ; PEREIRA, Frederico Meireles Santos ; SANTANGELO, Jayme . I Curso de Capacitação em Limnologia para Técnicos da SERLA. 2005. .

ESTEVES, Francisco de Assis ; AMADO, André Megali ; ESPERANÇO, Alexandre Pimenta ; FIGUEIREDO-BARROS, M. P. ; IOCCA, Fátima Aparecida ; PEREIRA, Frederico Meireles Santos ; TERTULIANO, Marcos Faria ; VALENTIN, Maria de Fátima . I Curso - Bases em Ecologia para Gerenciamento Ambiental. 2004. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Caracterização e Monitoramento do Canal do Capote e Campos-Macaé, Descrição: O projeto busca avaliar se os efluentes tratados pela empresa BRK Ambiental causam algum efeito sobre as condições limnológicas de dois canais que desaguam no Rio Macaé.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcos Paulo Figueiredo de Barros - Coordenador / GUILHERME SARDENBERG - Integrante / Izabela Silva dos Santos - Integrante / Lorena Lima Neves Bergamin - Integrante / Thiago Martins de Sousa - Integrante / Bruno Vasconcelos Guimarães Forte - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Programa de Pesquisa e Monitoramento do Canal do Capote, Descrição: Monitoramento ao longo do canal do Capote. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Paulo Figueiredo de Barros - Coordenador / Francisco de Assis Esteves - Integrante / GUILHERME SARDENBERG - Integrante / Izabela Silva dos Santos - Integrante / Bruno Fortes - Integrante / Thiago Martins - Integrante.

  • 2013 - Atual

    CT-Hidro, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Francisco de Assis Esteves em 26/03/2018., Descrição: Uso de indicadores biológicos e do manejo da macrófita aquática Typha domingensis Pers. na mitigação de impactos antrópicos e na recuperação das condições ambientais de bacias hidrográficas de lagoas costeiras.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Paulo Figueiredo de Barros - Integrante / Francisco de Assis Esteves - Coordenador / André dos Santos Furtado - Integrante / Reinaldo Luiz Bozelli - Integrante / Maurício Mussi Molisani - Integrante / Rodrigo Weber Felix - Integrante / Maycon Granados Belarmino - Integrante / Vinicius Fortes Farjalla - Integrante / Rodrigo Nunes da Fonseca - Integrante / Maria Inés Paez Ferreira - Integrante / CRISTINA APARECIDA GONÇALVES RODRIGUES - Integrante / Natalia Martins Feitosa - Integrante / Jader Lugon Junior - Integrante / José augusto ferreira da silva - Integrante.

  • 2012 - Atual

    DIAGNÓSTICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO RIO MACAÉ, RIO/LAGOA DE IMBOASSICA E RIO DAS OSTRAS, COMO SUBSÍDIO À TOMADA DE DECISÃO DO COMITÊ DE BACIAS NA REGIÃO HIDROGRÁFICA VIII DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Francisco de Assis Esteves em 29/10/2013., Descrição: Este estudo visa subsidiar informações sobre as condições ambientais de ecossistemas aquáticos para a implantação do Comitê de Bacia da região hidrográfica VIII do Estado do Rio de Janeiro que engloba as bacias do rio Macaé, Rio Das Ostras e Lagoa de Imboassica que estão na área de influencia das atividades de exploração de petróleo e gás na Bacia de Campos. Serão realizados experimentos visando avaliar sazonalmente a disponibilidade hídrica, aspectos limnológicos e o uso de bioindicadores de contaminação ambiental nas através da medição de vazão, parâmetros físico, químicos e biológicos e distribuição e concentração de espécies químicas em espécies de ostras e peixes. Este trabalho visa implementar monitoramentos sazonais e interanuais utilizando variados indicadores de processos e de qualidade ambiental em uma abordagem que integra a bacia hidrográfica e zona costeira. Os resultados científicos serão utilizados para enriquecer a literatura sobre bacias hidrográficas de pequeno tamanho embora também seja foco disponibilizar informações para gestão dos recursos hídricos através do comitê de bacia hidrográfica da região VIII.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (6) . , Integrantes: Marcos Paulo Figueiredo de Barros - Integrante / Esteves, Francisco A. - Coordenador / Ana Cristina Petry - Integrante / Maurício Mussi Molisani - Integrante / Aricelso Limaverde - Integrante / Felipe Mesquita Vasconcelos - Integrante., Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.

  • 2012 - Atual

    Sequestro de carbono por Typha domingensis Pers. (Typhaceae): Um caminho para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa, Descrição: O sequestro de carbono vem sendo apontado como uma das melhores soluções para mitigar o excesso das emissões de CO2 e, consequentemente, atenuar a intensificação do efeito estufa na atmosfera. Muitos são os estudos de sequestro de carbono promovidos por espécies lenhosas, porém são quase inexistentes estudos que investiguem o papel da vegetação dos ambientes aquáticos neste processo. As lagoas costeiras estão entre os ecossistemas aquáticos mais produtivos no planeta e este fato se deve principalmente a presença de elevadas densidades de plantas aquáticas. Assim, devido a grande produtividade dos sistemas alagados costeiros, a alta capacidade de estocar carbono e a ampla distribuição geográfica das plantas aquáticas, compreender e quantificar o sequestro de carbono proveniente destas plantas é de primordial importância frente as mudanças climáticas globais atuais provocadas pelo excesso da emissão de gases de efeito estufa. Como a espécie T. domingensis está entre as plantas aquáticas mais representadas nos ecossistemas aquáticos continentais brasileiros e também é uma das mais utilizadas em tratamento de efluentes, avaliar o sequestro de carbono desta espécie torna-se necessário. Objetivamos neste projeto: (i) quantificar o sequestro de carbono por T. domingensis em sistemas naturais e em águas com resíduos de efluentes domésticos (águas eutrofizadas), (ii) avaliar se o corte de rametes e/ou folhas, como estratégia de manejo, intensifica o sequestro de carbono e (iii) avaliar se T. domingensis poderia ser utilizada como espécie estratégica de sequestro de carbono em projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) com plantas aquáticas. Assim, pretendemos incentivar a criação de sistemas alagáveis de tratamento de esgoto e efluentes utilizando T. domingensis; desenvolver tecnologia para o manejo adequado das plantas aquáticas utilizadas otimizando a depuração do efluente e a fixação do carbono; e gerar conhecimento científico que contribua para o uso das T. domingensis em projetos de sequestro de carbono inseridos no MDL.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Paulo Figueiredo de Barros - Coordenador., Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2018

    Pesquisas Ecológicas de Longa Duração PELD Sítio 5, Descrição: Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD Sítio 5) é um programa de pesquisas de cunho interdisciplinar intitulado de "Mudanças Climáticas Globais e o Funcionamento dos Ecossistemas Costeiros da Bacia de Campos: Uma Perspectiva Espaço Temporal" tendo como principal hipótese "variações ambientais determinam mudanças na estrutura e dinâmica do ciclo do carbono e na diversidade biológica nos ecossistemas de restinga e lagoa costeiras na Bacia de Campos. Dentro deste projeto são avaliados dois ecossistemas aquáticos continentais com o objetivo de esclarecer se tais ecossistemas são emissores ou sequestradores de carbono. Para isso são determinadas as saídas (perda) e entradas (sequestro) de dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4) nas lagoas Cabiúnas (também conhecida como Jurubatiba) e Comprida, ambas inseridas no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Além disso também vem sendo pesquisados processos responsáveis pelas entradas e saídas de carbono nestes ecossistemas, como por exemplo, quantificação da produtividade primária, metanotrofia (consumo do metano por microorganismos gerando CO2), metanogênese (produção de CH4), respiração planctônica e bentônica (produtores de CO2) entre outros. Desta forma será possível determinar qual o papel dos sistemas aquáticos continentais no ciclo do carbono e gerar subsídios que permitam pré dizer sobre os cenários previstos no contexto das mudanças climáticas globais e regionais para estes ecossistemas costeiros... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Paulo Figueiredo de Barros - Integrante / Francisco de Assis Esteves - Coordenador / Reinaldo Luiz Bozelli - Integrante / Érica Caramaschi - Integrante / Vinicius Fortes Farjalla - Integrante / Ana C. Petry - Integrante / Abel Pérez Gonzáles - Integrante / Angélica Ribeiro Soares - Integrante / Cristine Ruta - Integrante / Claudia Gutteres Vilela - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1999 - Atual

    Monitoramento Limnológico do lago Batata e igarapés, Descrição: Este projeto vem sendo desenvolvido desde 1988 no lago Batata e em igarapés (a partir de 1993) da região de Porto Trombetas (Oriximiná-PA). Os principais objetivos são: fazer o monitoramento ecológico nestes ambientes aquáticos e propor métodos que resultem na recuperação ecológica destes ecossistemas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Paulo Figueiredo de Barros - Integrante / Francisco de Assis Esteves - Coordenador / Reinaldo Luiz Bozelli - Integrante / Fábio Roland - Integrante / João Jose Fonseca Leal - Integrante / Érica Caramaschi - Integrante / Daniel Lin - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio de Janeiro - Cooperação / Mineração Rio do Norte - Auxílio financeiro.

  • 1997 - Atual

    Projeto Ecolagoas, Descrição: O Projeto Ecolagos vem sendo desenvolvido desde 1992 através de um convênio entre a UFRJ (lab. de Limnologia), Prefeitura Municipal de Macaé e PETROBRAS. Este projeto tem como objetivos principais desenvolver pesquisas em lagoas costeiras do norte fluminense, bem como divulgar os resultados obtidos através da pesquisa para os diferentes níveis sociais da comunidade local. Cursos para professores, pescadores e petroleiros e atividades com escolas vem sendo desenvolvidos a fim de possibilitar o desnvolvimento sustentável da região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Paulo Figueiredo de Barros - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Rio de Janeiro - Cooperação / Prefeitura Municipal de Macaé - Cooperação / Petrobras Distribuidora S/A - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio Ambiental de Macaé (NUPEM/UFRJ). , Avenida São José do Barreto, São José do Barreto, 27910-970 - Macae, RJ - Brasil - Caixa-postal: 119331, Telefone: (22) 27629313, Ramal: 212, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2009 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto de Ecologia Aquática, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 11/1997

    Pesquisa e desenvolvimento , Ccs, Instituto de Biologia.,Linhas de pesquisa