Vinicius Freitas Calacio

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2018), Engenheiro de Segurança do Trabalho (UFMG 2007), possui graduação em Engenharia Elétrica (UFMG 2003) e Especialização em Condicionamento de Ambientes e Refrigeração (UFMG 2010). Atualmente é engenheiro de segurança do trabalho do Banco do Brasil, na Diretoria de Gestão de Pessoas, lotado na Gerência Regional de Gestão de Pessoas, em Belo Horizonte, MG. Tem experiência na área de segurança e conforto no ambiente de trabalho, adequações ergonômicas, organização do trabalho, pesquisa e assessoramento de clima organizacional, gestão de processos e condições ambientais de trabalho, com foco em conforto, QVT e segurança do trabalho nas dependências da empresa.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Administração

2016 - 2018

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Estresse e hábitos de vida: um estudo com uma população de nove mil bancários,Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Carolina Maria Mota-Santos
Palavras-chave: Estresse. Hábitos de Vida. Bancários. Correlação..Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública / Especialidade: Administração de Pessoal. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Administração Financeira. Setores de atividade: Atividades de serviços financeiros.

Especialização em Condicionamento de Ambientes e Refrigeração

2010 - 2012

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Sistemas dedicados de ar externo no condicionamento de ambientes para conforto humano
Orientador: Prof. Doutor Ricardo Nicolau Nassar Koury

Especialização em Esp Eng Seguranca Trabalho

2007 - 2007

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Organizacao do trabalho e qualidade de vida no trabalho no setor bancario no Brasil
Orientador: Dra. Andrea Maria Silveira

Graduação em Engenharia Elétrica

1996 - 2003

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Antena angular de microondas
Orientador: Dr. Cássio Goncalves do Rêgo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2008

Inspetoria de instalacoes eletricas NBR 5410. (Carga horária: 30h). , Target Engenharia Consultoria, TRAGET, Brasil.

2006 - 2006

Aprender a aprender. (Carga horária: 16h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte, SEBRAE/MG, Brasil.

2006 - 2006

Como vender mais e melhor. (Carga horária: 15h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte, SEBRAE/MG, Brasil.

2006 - 2006

Planejamento financeira. (Carga horária: 15h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte, SEBRAE/MG, Brasil.

2006 - 2006

Iniciando um pequeno grande negocio. (Carga horária: 30h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte, SEBRAE/MG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Higiene e Segurança do Trabalho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ricardo Nicolau Nassar Koury

KOURY, R. N. N.MACHADO, LuizMAIA, A. A. T.. Sistemas dedicados de ar externo no condicionamento de ambientes para conforto humano: um estudo de viabilidade econômica.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Condicionamento de Ambientes e Refrigeração) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Antônio Augusto Torres Maia

KOURY, R. N. N.MACHADO, L.MAIA, A. A. T.. Sistemas dedicados de ar externo no condicionamento de ambientes para conforto humano: um estudo de viabilidade econômica. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Condicionamento de Ambientes e Refrigeração) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Luciano Zille Pereira

SANTOS, C. M. M.;ZILLE, L. P.; SILVA, L. S.. Estresse e Hábitos de Vida: um estudo com uma população de nove mil Vinícius bancários. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Carolina Maria Mota Santos

MOTA SANTOS, C. M.; PEREIRA, L. Z.; SILVA, L. S.. ESTRESSE E HÁBITOS DE VIDA: um estudo com uma população de 9 mil bancários. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de MG.

Luiz Machado

KOURY, Ricardo Nicolau NassarMACHADO, L.MAIA, Antônio Augusto Torres. Sistemas dedicados de ar externo no condicionamento de ambientes para conforto humano: um estudo de viabilidade econômica.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Condicionamento de Ambientes e Refrigeração) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ricardo Nicolau Nassar Koury

Sistemas dedicados de ar externo no condicionamento de ambientes para conforto homano: um estudo de viabilidade econômica; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Condicionamento de Ambientes e Refrigeração) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Ricardo Nicolau Nassar Koury;

Carolina Maria Mota Santos

ESTRESSE E HÁBITOS DE VIDA: um estudo com uma população de 9 mil bancários; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de MG,; Orientador: Carolina Maria Mota Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALMEIDA, V. C. ; MOTA-SANTOS, C. M. ; CALACIO, Vinicius Freitas . Estresse e vida profissional versus pessoal de executivas brasileiras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CALACIO, Vinicius Freitas ; MOTA-SANTOS, C.M. . Estresse e hábitos de vida: um estudo com uma população de nove mil bancários. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Estresse, Qualidade de vida e Gênero: estudo com profissionais em posição de liderança, Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo analisar as manifestações de estresse em pessoas que estão em posição de liderança levando em consideração aspectos relacionados ao gênero e a qualidade de vida. Os objetivos específicos são: a) identificar níveis de estresse; b) identificar os sintomas prevalentes de estresse nos indivíduos pesquisados; c) identificar e descrever as fontes de tensão no trabalho; d) identificar mecanismos de regulação para minimizar ou eliminar as fontes de tensão excessiva no trabalho; e) estabelecer associações entre os níveis de estresse, gênero e qualidade de vida. A teoria que dará suporte ao estudo sobre estresse traz como principais autores: Albrecht (1990), Cooper (2005), Goldberg (1980), Lipp (1996, 2014). Limongi-França (1996), Selye, (1956, 1974), Zille, (2005). Para esta pesquisa será considerada como população pessoas em posição de liderança (alta gerência, gerência intermediária e supervisão operacional) em empresas (privadas e públicas) localizadas no estado de Minas Gerais. A abordagem utilizada na pesquisa será de natureza quantitativa e qualitativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Vinicius Freitas Calacio - Integrante / Carolina Maria Mota Santos - Coordenador / Janaina Faria Fidelis Borges - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Banco do Brasil, Diretoria de Gestão de Pessoas. , Rua Rio de Janeiro, 750, andar 9, Centro, 30160012 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 32173000, Ramal: 3537, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2011 - Atual

    Banco do Brasil - Direção Geral

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de segurança do trabalho, Carga horária: 40

  • 2007 - 2011

    Banco do Brasil - Direção Geral

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de engenharia, Carga horária: 40

  • 2003 - 2007

    Banco do Brasil - Direção Geral

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: escriturario, Carga horária: 30

    Atividades

    • 11/2011

      Serviços técnicos especializados , Banco do Brasil - Diretoria de Gestão de Pessoas, .,Serviço realizado, Serviços de engenharia de segurança do trabalho, com ênfase em ergonomia, QVT e conforto no ambiente de trabalho..

    • 07/2007 - 11/2011

      Serviços técnicos especializados , Banco do Brasil - Centro de Serviços de Logística - Belo Horizonte MG, .,Serviço realizado, Analise e fiscalizacao de obras e projetos de engenharia eletrica, telecomunicacoes e automacao..

    • 06/2003 - 06/2007

      Serviços técnicos especializados , Rede de Agências de Varejo, .,Serviço realizado, Servicos bancarios ordinarios.

  • 2000 - 2003

    Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Ministração de aulas práticas e teóricas de eletricidade básica e instalações elétricas de baixa tensão para profissionais eletricistas e participação na coordenação geral do curso.

    Atividades

    • 06/2000 - 07/2003

      Estágios , Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, .,Estágio realizado, Ministração de aulas de eletricidade e práticas profissionais..

  • 2000 - 2003

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista de extensão, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Ministração de aulas de eletricidade e práticas profissionais corretas. Estudos laboratoriais de métodos de execuções de tarefas correlatas à profissão. Coordenação participativa dos cursos ministrados e do projeto total.

    Atividades

    • 06/2000 - 04/2003

      Extensão universitária , Escola de Engenharia, .,Atividade de extensão realizada, Projeto de formação de mão-de-obra especializada para indústria e construção civil..