Mariana de Albuquerque Vilarim

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco, onde vem desenvolvendo pesquisa sobre a migração sínica na cidade do Recife e, também, é licencianda em Geografia pela mesma instituição. Possui mestrado e o título de bacharela em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é integrante do Lepec (Laboratório de Estudos e Pesquisa sobre Espaço Agrário e Campesinato) e trabalha com temáticas referentes ao mundo do trabalho, aos estudos regionais, e às dinâmicas populacionais, analisando, especialmente, o fenômeno migratório, tanto no espaço rural, quanto no espaço urbano.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Geografia

2018 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Chineses em São José: as Expressões de um movimento migratório em um bairro recifense,
Orientador: Bertrand Roger Guillaume Cozic
Coorientador: Nilson Cortez Crócia de Barros. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Migração; Nordeste; China; Geografia da População.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana / Especialidade: Geografia da População. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia.

Mestrado em Programa de Pós-Graduação de Geografia

2014 - 2016

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Análise regional em Petrolina - PE: transformações socioeconômicas e migração,Ano de Obtenção: 2016
Claudio Ubiratan Gonçalves.Coorientador: Wilson Fusco. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil. Palavras-chave: Migração; Petrolina; Agricultura.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional / Especialidade: Análise Regional. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.

Graduação em andamento em Geografia - Licenciatura

2018 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Geografia Bacharelado

2006 - 2009

Universidade Federal de Pernambuco
Título: As regiões metropolitanas de Fortaleza, Recife e Salvador e as migrações de retorno
Orientador: Fernando Mota Filho

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Mapas para os Direitos Territoriais de Povos e Comunidades Tradicionais. (Carga horária: 12h). , Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.

2017 - 2017

Introdução ao ARCGIS aplicado a geografia agrária. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2014 - 2014

Transformações Territoriais no Espaço Agrário. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2009 - 2009

Introdução à Gestão Ambiental. (Carga horária: 34h). , Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.

2009 - 2009

Licenciamento Ambiental: aspectos conceituais. (Carga horária: 9h). , Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.

2008 - 2008

Cartografia com PhilCarto. (Carga horária: 12h). , Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Meio Ambiente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GONCALVES, C. U. ; VILARIM, M. A. . I Encontro Internacional do Lepec - A atualidade da questão agrária: Brasil, Colômbia e Argentina. 2016. (Congresso).

VILARIM, M. A. . VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária. 2013. (Congresso).

VILARIM, M. A. . Desigualdade e Justiça Social: regiões, classes e identidades no mundo globalizado. 2009. (Congresso).

FUSCO, W. ; VILARIM, M. A. ; MOURA, K. A. . Workshop Dinâmica Migratória do Nordeste. 2008. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Estado da Arte em Educação: das fontes aos operadores lógicos - Semana Pedagógica do Centro de Educação. 2018. (Oficina).

Fórum de Pós-Graduandos no XIX Encontro Nacional de Geógrafos. 2018. (Encontro).

I Encontro Internacional do Lepec: a atualidade da questão agrária. 2016. (Encontro).

V Seminário do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios. 2015. (Seminário).

XI Encontro Nacional da ANPEGE.A região de Petrolina - PE e Juazeiro - BA: Notas sobre as transformações locais, os sujeitos do campo e a migração. 2015. (Encontro).

I Colóquio Violação de Territórios: o caso de Camaragibe. 2014. (Outra).

XXII Encontro Nacional de Geografia Agrária.Contribuição para um olhar histórico de Petrolina ? PE: A transformação do espaço em território, a agricultura de ponta e os sujeitos do campo. 2014. (Encontro).

XX Semana Acadêmica de Geografia do Vale do São Francisco e e I Encontro de Geografia do Vale do São Francisco. 2014. (Encontro).

II Redescobrindo o Nordeste. 2013. (Seminário).

VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária. 2013. (Simpósio).

Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste. 2009. (Encontro).

I Congresso Nacional de Educação Ambiental III Encontro Nordestino de Biogeografia. Educação ambiental à prática não-formal: a elaboração de oficinas no litoral Sul de Pernambuco. 2009. (Congresso).

Seminário O Pensamento de Celso Furtado e o Nordeste Hoje, realizado na Fundação Joaquim Nabuco, no dia 22 de Setembro, com carga horária de 8h. 2008. (Seminário).

Workshop Dinâmica Migratória no Nordeste, realizado na Fundação Joaquim Nabuco, no dia 07 de novembro de 2008, com carga horária de 8h. 2008. (Oficina).

I Simpósio de Ciências da Terra realizado na Universidade Federal de Pernambuco, UFPE.. 2007. (Simpósio).

I Workshop de Geografia Física do Nordeste ? A Paisagem Nordestina: Técnicas, Escalas e Tempo, realizado na Universidade Federal de Pernambuco, UFPE. 2007. (Outra).

XXIV Encontro Regional dos Estudantes de Geografia do Nordeste ? EREGENE ? ?Do Discurso da Geografia à Geografia Como Discurso: Para Onde Vamos??, sediado na Universidade Estadual do Ceará ? UECE. 2007. (Encontro).

Seminário Nacional A Questão da Terra no Nordeste do Brasil, realizado na Fundação Joaquim Nabuco, Fundaj, entre o período de 29 de novembro a 1º de dezembro de 2005. 2005. (Seminário).

Seminário Nacional O Golpe de 64: Quarenta Anos Depois, realizado na Fundação Joaquim Nabuco, Fundaj, entre o período de 30 de março a 2 de abril de 2004.. 2004. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Talitha Lucena de Vasconcelos

VASCONCELOS, Talitha Lucena de; MOTA FILHO, Fernando; Andrade, Thais Correia. As regiões metropolitanas de Fortaleza, Recife e Salvador e as migrações de retorno. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Geograficas) - Universidade Federal de Pernambuco.

Thais de Lourdes Correia de Andrade

Fernando de Oliveira Mota Filho;ANDRADE, Thais de Lourdes Correia de; Thalita Lucena de Vasconcelos. As Regiões Metropolitanas de Fortaleza, Recife e Salvador e as Migrações de Retorno. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Cláudio Ubiratan Gonçalves

GONÇALVES, C. U.; LEITE, A. A. M.; BARROS, N. C. de. Análises Regionais em Petrolina-PE: Transformações socieconômicas e migração. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação de Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Rodrigo Dutra Gomes

BRINGEL, F. O.; GONCALVES, C. U.;DUTRA-GOMES, Rodrigo. Petrolina no quadro regional: políticas públicas e migração. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Nilson Cortez Crocia de Barros

Leite, A.;BARROS, N. C. C. ou Nilson Crocia; Gonçalves, C.. Análise regional em Petrolina, PE: transformações sócio-econômicas e migrações. 2016. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Fabiano de Oliveira Bringel

GONÇALVES, Claudio UbiratanBRINGEL, Fabiano de Oliveira; DUTRA GOMES, Rodrigo. Petrolina sob o recorte regional: políticas públicas e migração. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Cláudio Ubiratan Gonçalves

Análises Regionais em Petrolina-PE: Transformações socioeconômicas e Migração; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação de Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Claudio Ubiratan Gonçalves;

Nilson Cortez Crocia de Barros

Chineses em São José: as expressões de um movimento migratório em um bairro da cidade do Recife, Estado de Pernambuco; ; Início: 2018; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco; (Coorientador);

Wilson Fusco

Migração em Petrolina/PE: O Poder do Rural e a Questão de Gênero; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Coorientador: Wilson Fusco;

Wilson Fusco

Regiões Metropolitanas do Nordeste e as migrações de retorno; 2008; Iniciação Científica - Fundação Joaquim Nabuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Wilson Fusco;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MEDEIROS, A. M. ; VILARIM, M. A. . Deficiência no acesso e distribuição de água em comunidades rurais; o caso do Engenho Barra do Dia. In: Ranyére Silva Nóbrega. (Org.). ÁGUA: discussões sobre o uso, acesso e inovação. 1ed.Itacaiúnas: Ananindeua, 2018, v. 1, p. 01-537.

  • VILARIM, M. A. ; GONCALVES, C. U. . A região de Petrolina - PE e Juazeiro - BA: Notas sobre as transformações locais, os sujeitos do campo e a migração. In: XI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2015, Presidente Prudente - SP. A diversidade da Geografia brasileira: escalas e dinâmicas da análise e da ação. Dourados - MS: UFGD, 2015. p. 11249-11260.

  • VILARIM, M. A. . Contribuição para um olhar histórico de Petrolina - PE: A transformação do espaço em território, a agricultura de ponta e os sujeitos do campo. In: Encontro Nacional de Geografia Agrária, 2014, Natal - RN. Agentes, processos, conflitos e conteúdos do espaço agrário brasileiro, 2014. p. 353-365.

  • VILARIM, M. A. . Geografia Política: população e poder. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILARIM, M. A. . As políticas de governo rumo ao cerrado: em perspectiva o PRODECER I. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILARIM, M. A. ; Melo, N. L. . Da Educação ambiental à prática não-formal: a elaboração de oficinas no litoral Sul de Pernambuco. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VILARIM, M. A. . Regiões metropolitanas do Nordeste e as migrações de retorno. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CHAVES, P. M. Q. ; VILARIM, M. A. ; PAULINO, L. L. S. ; MEDEIROS, A. M. . Fortalecer los derechos a la tierra de as mujeres mediante la agenda 2030. 2018.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2018

    Utilizando a Agenda 2030 para fortalecer os direitos das mulheres à terra, Descrição: O projeto visa contribuir para a promoção do empoderamento sociopolítico e jurídico da mulher frente ao acesso à terra, tanto no espaço rural, quanto no urbano. Para tal, são combinados elementos analíticos, como a segurança da posse da terra e a regularização fundiária, sob a perspectiva de gênero, em concordância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da Agenda 2030, construída pela Organização das Nações Unidas. Esta fase da pesquisa desenvolveu-se em dois municípios do Agreste pernambucano, a saber, Caruaru e Bonito. A participação se deu a partir da integração de pesquisadores do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Espaço Agrário e Campesinato, Lepec, junto ao Espaço Feminista, perdurando entre 22 de janeiro a 22 de abril de 2018.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mariana de Albuquerque Vilarim - Integrante / Claudio Ubiratan Gonçalves - Integrante / Leonardo Lins dos Santos Paulino - Integrante / Beatriz Barbosa da Silva - Integrante / Patrícia Maria Queiroz Chaves - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Espaço Feminista do Nordeste para a Democracia e Direitos Humanos

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2008 - 2009

    Fundação Joaquim Nabuco

    Vínculo: Bolsista Cnpq, Enquadramento Funcional: Pesquisador de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    A iniciação científica tem como base o projeto Dinâmicas Migratórias no Nordeste, sob a orientação do pesquisador doutor Wilson Fusco. O subprojeto a ser trabalhado diretamente pela bolsista tem o nome de Regiões Metropolitanas do Nordeste e as migrações de retorno. O objetivo do subprojeto é elaborar o perfil sócio-demográfico dos migrantes; associar os movimentos de imigração e de emigração, no recorte territorial, às ocupações e setor de atividade dos migrantes; produzir mapas temáticos relacionados aos deslocamentos populacionais focalizados.

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Estágio de Docência, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Estágio de docência de 30h na disciplina Geografia Agrária (disciplina de carga horária de 60h da grade curricular do Curso de Bacharelado em Geografia), sob coordenação do Prof. Dr. Claudio Ubiratan Gonçalves, 2014.1.

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Estágio de Docência, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Estágio de docência de 30h na disciplina Geografia da Populacão (disciplina de carga horária de 60h da grade curricular do Curso de Bacharelado em Geografia), sob coordenação do Prof. Dr. Nilo Américo Rodrigues Lima de Almeida, 2014.2.

  • 2008 - 2008

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de graduação, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Monitoria da disciplina Dinâmicas de Educação Ambiental

  • 2007 - 2007

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista da graduação, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Monitoria da disciplina Educação Ambiental