Rafaela Kelsen Dias

Possui graduação em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas e em Língua Inglesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei e mestrado em Letras também pela Universidade Federal de São João del-Rei. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos Literários da Universidade Federal de Juiz de Fora. É vice-líder do Grupo de Pesquisa em Estratégias Didático-Pedagógicas voltadas ao Estudante-Trabalhador (EDIPET). Atualmente é professora da área Português/Inglês no Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Piumhi. Sua área de maior interesse é literatura e cultura, com ênfase nas escritas da contemporaneidade, concentrando-se nos seguintes temas: gênero; relações étnico-raciais e literaturas de expressão da alteridade.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Letras: Estudos Literários

2016 - Atual

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: A ciência desgendrada: feminismo e revisionismo histórico no romance contemporâneo de língua inglesa,
Nícea Helena de Almeida Nogueira. Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Teoria Literaria e Critica da Cultura

2013 - 2015

Universidade Federal de São João Del-Rei
Título: Igual a todas, diferente de todas: a re-criação da categoria "mulher? em Insubmissas Lágrimas de Mulheres, de Conceição Evaristo,Ano de Obtenção: 2015
Adelaine Laguardia.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Letras

2008 - 2012

Universidade Federal de São João Del-Rei

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

DIAS, R. K. ; MATOS, D. P. ; SILVA, R. J. ; MARQUES, E. M. I. ; DAMASCENO, S. . IV Seminário Sanjoanense de Educação, Ciência e Tecnologia. 2018. (Outro).

SOUZA, Rosana Machado de ; DIAS, R. K. ; MATOS, D. P. . II Encontro de Relações Raciais e Sociedade. 2017. (Outro).

DIAS, R. K. ; CARVALHO, G. F. S. ; MATOS, D. P. . III Seminário Sanjoanense de Educação Profissional e Tecnológica. 2017. (Outro).

DIAS, R. K. ; CARVALHO, G. F. S. ; SOUZA, J. B. ; MATOS, D. P. ; DAMASCENO, S. ; TELES, A. R. . II Seminário Sanjoanense de Educação Profissional e Tecnológica. 2016. (Outro).

DIAS, R. K. ; SOUZA, Rosana Machado de ; MATOS, D. P. . Encontro de Relação Raciais e Sociedade (ERAS). 2016. (Outro).

DIAS, R. K. . II Sines - Seminário Inclusão no Ensino Superior. 2014. (Outro).

SOUZA, J. B. ; CARVALHO, G. F. S. ; MATOS, D. P. ; TELES, A. R. ; DIAS, R. K. . I Seminário Sanjoanense de Educação Profissional e Tecnológica. 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Jornada Mulheres em Letras.Cor, luz e forma: a escrita sinestésica de Marina Colassanti. 2018. (Outra).

1ª Jornada de Letras e Educação do IFSudeste MG- Campus São João del-Rei.O Brado de Oxum: Convergências e Contradições para a Inscrição Política da Escrita Afrodiaspórica de Conceição Evaristo. 2016. (Outra).

III Workshop Nacional da Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES0ca.Evasão e Estágio Curricular: a Problemeática da Permanência e da Formação para os Alunos Intregralizados em Fase Escolar no IF SUDESTE MG - Campus São João del-Rei. 2016. (Outra).

II Seminário São Joanense de Educação Profissional e Tecnológica. 2016. (Seminário).

VI Jornada Literária.A Ciência Desgenerificada: Feminismo e Ficionalidade Histórica em Letters from Yellow Stone, Remarkable Creatures e The Signature of all Things. 2016. (Outra).

VI Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidad.O universo do estudante que trabalha: relações entre as práticas escolares e a evasão ou permanência escolar em Cursos Técnicos e Superiores do IF SUDESTE MG ? Campus São João del-Rei. 2016. (Simpósio).

XV ABRALIC.A Cor dos Olhos de Minha Mãe: Maternidade e Segregação em "Olhos D'água"e "Quantos filhos Natalina teve?", de Conceição Evaristo. 2016. (Encontro).

II SIMEPE do IF SUDESTE MG.Ciência, gênero e literatura: a exclusão epistemológica da mulher. 2015. (Simpósio).

VII Colóquio Mulheres em Letras: percusos da escrita de autoria feminina.A Ciência (des)generificada: feminismo e ficcionalidade histórica em A assinatura de todas as coisas, de Elizabeth Gilbert. 2015. (Outra).

III Colóquio Crítica da Cultura: A Política e as Letras."Políticas do corpo feminino e negro em Insubmissas Lágrimas de Mulheres, de Conceição Evaristo". 2014. (Outra).

I Seminário São Joanense de Educação Profissional e Tecnológica. 2014. (Seminário).

IV Jornada Literária - PPG Letras UFJF.A Recriação da categoria mulher em Insubmissas Lágrimas de Mulheres, de Conceição Evaristo. 2014. (Outra).

Pensando o Ensino no IF Sudeste MG - 2º Ciclo: Evasão e Retenção: causas, consequências e estratégicas de monitoramento. 2014. (Seminário).

II Colóquio Crítica da Cultura Corpo Arte Tecnologia. 2012. (Outra).

África: do Colonialismo ao século XXI. 2011. (Outra).

Filosofia e Literatura. Grupo PET - Filosofia (UFSJ). 2010. (Outra).

I Colóquio Crítica da Cultura - O Futuro do Presente. 2010. (Outra).

III Congresso Nacional de Letras, Artes e Cultura. 2010. (Congresso).

III Seminário de estudos em linguagem, educação e tecnologia - 2010: o ano em que faremos contatos. UFRJ.A internet como ferramenta auxiliar no ensino de língua inglesa. 2010. (Seminário).

Projeto EDUCONLE- UFMG.A internet como ferramenta auxiliar no ensino de língua inglesa. 2010. (Outra).

XII Semana de Filosofia da UFSJ- "Filosofia Francesa Contemporânea ". 2009. (Outra).

II Congresso de Letras, Artes e Cultura - DELAC UFSJ. 2008. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jessica Cristina Trindade

CARVALHO, G. F. S.; MARQUES, E. M. I.;DIAS, R. K.. A conciliação entre trabalho e estudo: reflexões sobre as estratégias de estudo dos estudantes-trabalhadores do ensino médio noturno. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Didática e Trabalho Docente) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

Aluno: Paula Cristina da Costa

SOUZA, Rosana Machado de; Batista, Rodolfo L.L.;DIAS, R. K.. A docência como profissão e a feminização do magistério: uma análise do perfil dos estudantes de um curso de pós-graduação lato sensu. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Didática e Trabalho Docente) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

Aluno: Lucimara Grando Mesquita

RUFINO, J. A.; SILVA, M. C.;DIAS, R. K.. A POLIFONIA NA OBRA DE CONCEIÇÃO EVARISTO: A MATERIALIZAÇÃO DOS DISCURSOS DAS MINORIAS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

Aluno: Máira da Fonseca Silca

PAIVA, Kelen Benfenatti; MOURA, Dayane Campos da Cunha;DIAS, R. K.. ?Gosto de escrever para crianças?: a literatura infantil de Maria Lysia Corrêa de Araújo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

Aluno: Sebastiana Dias dos Santos

PAIVA, Kelen Benfenatti; SACRAMENTO, Ozana Aparecida do;DIAS, R. K.. Era uma vez... Os contos de fadas na formação do imaginário infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

Aluno: Shirley Adriana de Castro

SACRAMENTO, Ozana Aparecida do; MOURA, Dayane Campos da Cunha;DIAS, R. K.. A Construção dos Protagonistas Masculinos nas Obras Alencarianas, Lucíola e Senhora. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Adelaine LaGuardia Nogueira

LaGUARDIA, Adelaine; TOLENTINO, E. C.; DUARTE, E. A.. Igual a todas, diferente de todas: a re-criação da categoria ?mulher? em Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo.. 2015. Dissertação (Mestrado em Teoria Literaria e Critica da Cultura) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Nícea Helena de Almeida Nogueira

NOGUEIRA, NICEA HELENA; RESENDE, A. L.;DAIBERT, B. I. R.. A ciência desgendrada: feminismo e revisionismo histórico no romance contemporâneo de língua inglesa. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Letras: Estudos Literários) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Eduardo de Assis Duarte

DUARTE, Eduardo Assis; BIAVATI, Nádia Fernandes; TOLENTINO, Eliana da Conceição. Igual a todas, diferente de todas: a re-criação da categoria "mulher" em Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo. 2015. Dissertação (Mestrado em Teoria Literaria e Critica da Cultura) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Lucimara Grando; Graziele Carneiro de Oliveira Lopes

Ventres Negados: maternidade e afrodescendência na escrita de Conceição Evaristo; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Espanhol) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais; Orientador: Rafaela Kelsen Dias;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Ângela de Araújo Resende

A palavra descoberta: sexo, gênero e protesto na escrita de Hilda Hilst; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Maria Angela de Araújo Resende;

Adelaine LaGuardia Nogueira

Igual a todas, diferente de todas: a re-criação da categoria ?mulher? em Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo; ; 2015; Dissertação (Mestrado em Teoria Literaria e Critica da Cultura) - Universidade Federal de São João Del-Rei,; Orientador: Adelaine Laguardia Nogueira;

Nícea Helena de Almeida Nogueira

A ciência (des)generificada: feminismo e ficcionalidade histórica em Letters from Yellowstone, Remarkable creatures e The signature of all things; Início: 2016; Tese (Doutorado em Letras: Estudos Literários) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DIAS, R. K. . A lupa no toucador: ciëncia, sexismo e pensamento pós-abissal em Remarkable creatures e The signature of all things. Palimpsesto , v. 17, p. 496-512, 2018.

  • DIAS, R. K. . O brado de oxum: possibilidades e contradições para a inscrição política da escrita de Conceição Evaristo. BOITATÁ , v. 1, p. 130-143, 2017.

  • GRANDO, Lucimara ; DIAS, R. K. . Ana Davenga e Beijo na face: empoderamento feminino e negro em personagens da antologia Olhos d agua. REVISTA ALPHA , v. 18, p. 164-173, 2017.

  • DIAS, R. K. . Maternidade e Segregação em Conceição Evaristo. Revista Fórum Identidades , v. 20, p. 105-120, 2016.

  • DIAS, R. K. ; LAGUARDIA, A. . A tela pós-moderna e o pauvre lisant: reflexões em torno da diversidade cultural e do declínio da literatura.. ESPECIARIA (UESC) , v. 16, p. 13-25, 2015.

  • DIAS, R. K. ; RESENDE, M.A. de A. . O fascínio dos fracassados: narrativa, experiência e pós-modernidade em Respiração Artificial, de Ricardo Piglia. Revista Versalete , v. 2, p. 366-378, 2014.

  • CARVALHO, G. F. S. ; DIAS, R. K. ; SILVA, R. J. . A Tensa Relação entre o Trabalho e o Estudo no Brasil: os desafios enfrentados pelos estudantes do ensino técnico e superior noturno. 1. ed. São João del-rei: IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei, 2018. v. 1. 161p .

  • TRINDADE, J. C. ; NASCIMENTO, K. A. ; PAULA, T. T. ; CARVALHO, G. F. S. ; DIAS, R. K. . O UNIVERSO DO ESTUDANTE QUE TRABALHA: RELATOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DE UM GRUPO DE PESQUISA. In: Ataualpa Luiz de Oliveira; Elizabeth Gonçalves de Souza; Jackson de Souza Vale. (Org.). Saberes e fazeres: coletânea de artigos de extensão, de pesquisa e de ensino do IF Sudeste MG campus São João Del Rei: volume II. 1ed.São João del-Rei: IF Sudeste MG, 2018, v. II, p. 53-70.

  • Jaques, Mariane Cássia ; SANTOS, N. A. V. ; MATOS, D. P. ; DIAS, R. K. ; SOUZA, Rosana Machado de . RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO: NAS ENTRELINHAS DA LITERATURA, POLÍTICA E TEATRO. In: Ataualpa Luiz de Oliveira; Elizabeth Gonçalves de Souza; Jackson de Souza Vale. (Org.). Saberes e fazeres: coletânea de artigos de extensão, de pesquisa e de ensino do IF Sudeste MG campus São João Del Rei: volume II. 1ed.São João del-Rei: IF Sudeste MG, 2018, v. II, p. 71-90.

  • DIAS, R. K. ; FOLGADO, R. M. . O fenômeno da evasão no Campus São João del-Rei. In: CARVALHO, Gisele F. da S.; DIAS, Rafaela K; SILVA, Rhuan J. da.. (Org.). A Tensa Relação entre o Trabalho e o Estudo no Brasil: os desafios enfrentados pelos estudantes do ensino técnico e superior noturno. 1ed.São João del-rei: IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei, 2018, v. 1, p. 81-98.

  • DIAS, R. K. ; FERREIRA, A. C. C. ; PAULA, T. T. . O perfil socioeconômico e profissional do trabalhadorestudante do Campus São João del-Rei. In: CARVALHO, Gisele F. da S.; DIAS, Rafaela K; SILVA, Rhuan J. da.. (Org.). A Tensa Relação entre o Trabalho e o Estudo no Brasil: os desafios enfrentados pelos estudantes do ensino técnico e superior noturno. 1ed.São João del-rei: IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei, 2018, v. 1, p. 118-134.

  • LOPES, Graziele Carneiro de Oliveira ; GRANDO, Lucimara ; DIAS, R. K. . VENTRES NEGADOS: MATERNIDADE E AFRODESCENDÊNCIA NA ESCRITA DE CONCEIÇÃO EVARISTO. In: Ataualpa Luiz de Oliveira; Elizabeth Gonçalves de Souza; Jackson de Souza Vale. (Org.). Saberes e fazeres: coletânea de artigos de extensão, de pesquisa e de ensino do IF Sudeste MG campus São João Del Rei: volume II. 1ed.São João del-Rei: IF Sudeste MG, 2018, v. II, p. 91-110.

  • CARVALHO, G. F. S. ; DIAS, R. K. . O universo do estudante que trabalha: relações entre as práticas escolares e a evasão ou permanência escolar em cursos técnicos e superiores do IF SUDESTE MG - Campus São João del-Rei. In: VI Simpósio Internacional de Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade, 2016, Belo Horizone. Anais do VI SITRE, 2016.

  • DIAS, R. K. . A ciência (des)generificada: feminismo e ficcionalidade histórica em A assinatura de todas as coisas, de Elizabeth Gilbert. In: VII COLÓQUIO MULHERES EM LETRAS PERCURSOS DA ESCRITA DE AUTORIA FEMININA, 2015, Belo Horizonte. ANAIS DO VII COLÓQUIO MULHERES EM LETRAS PERCURSOS DA ESCRITA DE AUTORIA FEMININA. UFMG: FALE/UFMG, 2015. v. 1. p. 542-554.

  • DIAS, R. K. . O BRADO DE OXUM : CONVERGÊNCIAS E CONTRADIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO POLÍTICA DA ESCRITA AFRODIASPÓRICA DE CONCEIÇÃO EVARIST. In: 1ª Jornada de Letras e Educação do IF Sudeste MG - Campus São João del - Rei., 2016, São João del-Rei. Anais da 1ª Jornada de Letras e Educação do IF Sudeste MG - Campus São João del - Rei., 2016. p. 68-69.

  • GRANDO, Lucimara ; LOPES, Graziele Carneiro de Oliveira ; DIAS, R. K. . Ventres negados: maternidade e afrodescendência na escrita de Conceição Evaristo. In: 1ª Jornada de Letras e Educação do IF Sudeste MG - Campus São João del - Rei., 2016, São João del-Rei. Anais da 1ª Jornada de Letras e Educação do IF Sudeste MG - Campus São João del - Rei., 2016. p. 78-78.

  • DIAS, R. K. . Cor, luz e forma: a escrita sinestésica de Marina Colassanti. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, R. K. . O Brado de Oxum: Convergências e Contradições para a Inscrição Política da Escrita Afrodiaspórica de Conceição Evaristo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRANDO, Lucimara ; LOPES, Graziele Carneiro de Oliveira ; DIAS, R. K. . Ventres negados: maternidade e afrodescendência na escrita de Conceição Evaristo.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, R. K. . A Ciência (des)generificada: feminismo e ficcionalidade histórica em A assinatura de todas as coisas, de Elizabeth Gilbert. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, R. K. . A Recriação da categoria mulher em Insubmissas Lágrimas de Mulheres, de Conceição Evaristo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, R. K. . Políticas do corpo feminino e negro em Insubmissas Lágrimas de Mulheres, de Conceição Evaristo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, R. K. ; Dias, R. K. ; MONTEIRO, Y. S. ; SILVA, T. M. P. . A internet como ferramenta auxiliar no ensino de língua inglesa.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DIAS, R. K. . Dia do ENEM: Português/Redação. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Ventres Negados: maternidade a afrodescendência na escrita de Conceição Evaristo, Descrição: Este projeto de pesquisa propõe a investigação dos mecanismos empregados pela autora Conceição Evaristo na antologia de contos Olhos d?água (2014), a fim de desafiar os paradigmas identitários ainda hoje impostos às mães afrodescendentes. Considerando as diferentes figurações da maternidade delineadas nas narrativas, bem como a sua tônica político-revisionista,procura-se evidenciar os mecanismos utilizados por Evaristo a fim de defender lugares de fala legitimados às mães negras, seja na literatura, seja na esfera social como um todo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Rafaela Kelsen Dias - Coordenador / Lucimara Grando - Integrante / Graziele Carneiro de Oliveira Lopes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Outra.

  • 2016 - 2017

    O universo do estudante que trabalha: relações entre as práticas escolares e a evasão ou permanência escolar em Cursos Técnicos e Superiores do IF SUDESTE MG ? Campus São João del-Rei, Descrição: Em um cenário político-educacional que demanda intervenções relacionadas à permanência com êxito dos discentes, o presente projeto de pesquisa propõe-se a investigar as culturas e princípios de ordem didática, pedagógica, curricular e normativa que promovem e/ou tolhem a permanência dos alunos que trabalham e, concomitantemente, estudam nos cursos Técnicos e de Graduação ofertados pelo IF SUDESTE MG ? Campus São João del-Rei. Como problema de pesquisa, buscar-se-á compreender a partir de quais práticas escolares (institucionais e individuais) o estudo e o trabalho podem deixar de constituir uma relação de exclusão e transformar-se em relação de complementaridade. Como objetivo geral, vislumbramos investigar, no âmbito do IF Sudeste MG ? Campus SJDR, as práticas escolares que contribuem para a permanência do trabalhador-estudante em seu respectivo curso. Traçamos como objetivos específicos: elencar e analisar as ações institucionais que visam à permanência dos trabalhadores-estudantes do IF Sudeste MG ? Campus SJDR; identificar os trabalhadores-estudantes matriculados no IF Sudeste MG ? Campus SJDR em todas as turmas de cursos técnicos e de cursos superiores; elaborar o perfil socioeconômico dos estudantes investigados, considerando carga horária de trabalho diária, bem como outras especificidades; e, por fim, identificar e analisar as práticas escolares individuais dos estudantes-alvo da pesquisa. Os instrumentos metodológicos a serem utilizados serão o questionário e entrevista semiestruturada, a serem aplicados aos discentes e docentes, com intuito de identificar as práticas escolares (institucionais e individuais) que contribuem para a permanência do trabalhador-estudante em seu respectivo curso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafaela Kelsen Dias - Integrante / Gisele Francisca da Silva Carvalho - Coordenador / Jéssica Cristina Trindade - Integrante / Karina Assis Nascimento - Integrante / Taiana Toussaint de Paula - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2018

    Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica em Assuntos Educacionais, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Campus São João del Rei

  • 2018 - Atual

    INSTITUTO FEDERAL MINAS GERAIS

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.