Patricia Camacho Dias

Doutora em Política Social da Universidade Federal Fluminense, na linha de Avaliação de Políticas Sociais, com ênfase nas dimensões de equidade, descentralização e relações intergovernamentais, intersetorialidade e gestão pública. Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e atualmente e professora associada do departamento de nutrição social da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense (1997). Tem experiência na área de Alimentação e Nutrição, com ênfase em Análise Nutricional de População, Políticas de alimentação e Nutrição, Análise de política de alimentação e Nutrição.

Informações coletadas do Lattes em 28/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Política Social

2012 - 2016

Universidade Federal Fluminense
Título: CONVERGÊNCIA DE AÇÕES PARA O ESPAÇO ESCOLAR: ARTICULAÇÃO ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS INTERSETORIAIS DE PREVENÇÃO E CONTROLE DO SOBREPESO E OBESIDADE EM NITERÓI
Orientador: Luciene Burlandy
Palavras-chave: Politicas de Alimentação e Nutrição; intersetorialidade; obesidade; Programa Saúde na Escola; Programa de alimentação escolar.

Mestrado em Nutrição

1998 - 2000

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Comparação entre os sistemas perna perna e braço perna de Impedância bioelétrica com a pesagem hidrostática em indivíduos do sexo masculino,Ano de Obtenção: 2000
Glória Valeria da Veiga.Palavras-chave: Bioimpedância elétrica; Composição corporal.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana.

Graduação em Nutrição

1993 - 1997

Universidade Federal Fluminense

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Análise de Política de Alimentação e Nutrição.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Saúde Pública.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Alimentação Escolar.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Análise Nutricional de População.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

DIAS, PATRÍCIA CAMACHO ; ALVAREZ, M. M. ; LYRA, A. ; DANTAS, S. . II Seminário Anual de Avaliação do Programa Transdisciplinar de Educação Integral e Fortalecimento de Políticas Públicas. 2018. (Outro).

DIAS, P. C. ; BURDANDY, L. . Sistemas Alimentares, desigualdades sociais e em saúde: reflexões sobre propostas e pactuações políticas em âmbito internacional. 2018. (Outro).

DIAS, P. C. ; HENRIQUES, P. ; BARBOSA, R. ; FERREIRA, D. M. ; BURDANDY, L. . Agricultura Familiar e Alimentação Escolar. 2017. (Outro).

DIAS, PATRICIA CAMACHO . "I Seminário Anual de Avaliação do Programa Transdisciplinar de Educação Integral e Fortalecimento de Políticas Públicas",. 2017. (Outro).

DIAS, P. C. ; BARBOSA, R. ; MENDONCA, D. ; HENRIQUES, PATRÍCIA ; BASTOS, D. ; Pereira S. E. F ; BURLANDY, L. . I Encontro Técnico do Programa Nacional de Alimentação Escolar. 2015.. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

World Nutrition Rio 2012. promoção da Alimentação Saudável na escola: aproximando ensino, pesquisa e extensão. 2012. (Congresso).

11 Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. Consumo Alimentar de Crianças e adolescentes estudantes de uma escola municipal. 2011. (Congresso).

XII Seminário Nutrição em saúde Coletiva: Tendências e desafios.Ações de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no cotidiano do nutricionista: Dinâmica da teia. 2010. (Seminário).

XXI Congresso Brasileiro de Nutrição. Prática integrada em Unidade Básica de Saúde: dasafios da experiencia de implantação no curso de Nutrição da UFF. 2010. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Prática Integrada em Unidade Básica de Saúde: Avanços, Limites e desafios da experiência de implantação no curso de nutrição da UFF.. 2009. (Congresso).

XV Congreso Latinoamericano de Nutrición. Predição de pontos de corte de índice de massa corporal para classificação de obesidade em adolescentes. 2009. (Congresso).

Reuniões para planejamento e elaboração de projeto de pesquisa.Partnerships in governance: Role on the civil society organizations in advancing sustainable food security. 2008. (Encontro).

XX Congresso Brasileiro de Nutrição. Propaganda de Alimentos no Brasil: quando será regulamentada?. 2008. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Higienistas de alimentos. Regulamentação da Propaganda de alimentos no Brasil: uma realidade em construção. 2007. (Congresso).

8º Congresso Nacional da SBAN, São Paulo. Estado Nutricional de escolares:uma comparação entre escola pública e privada. 2005. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2003. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Doralice Batista das Neves Ramos

BURDANDY, L.; BOCCA, C.; HENRIQUES, P.; MARANHA, C.;DIAS, P. C.. ESTRATÉGIAS E DESAFIOS PARA ORGANIZAÇÃO DA PREVENÇÃO E DO TRATAMENTO DO SOBREPESO E OBESIDADE NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE NO MUNICÍPIO DE NITERÓI-RJ. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências da Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Clarice Soares Carvalhosa

BURDANDY, L.; MALUF, R. S. J.; SCHIMITT, C. J.; RODRIGUES, V. S.; LOBATO, L. V. C.;DIAS, P. C.. Análise da trajetória histórica de inclusão de compra de alimentos da agricultura familiar e conexões entre agricultura e nutrição no Programa de Alimentação Escolar no Brasil e nos EUA. 2018. Tese (Doutorado em Política Social) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Atila Torres Calvente

May P H; VINHA, V. G.;DIAS, P. C.. Integrando Hortas Escolares na educação holística e ambiental:pesquisa-ação na educação fundamental em comunidades de baixa renda de Petrópolis- RJ. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Lúcia de Magalhães Fittipaldi

Oliveira G. O.; HENRIQUES, P.; FIUZA, C. O.;DIAS, P. C.. Educação em saúde na Atenção Primaria: ferramenta para o cuidado e autonomia dos sujeitos. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública.

Aluno: Viviane Vilas Boas de Azevedo Marins

DIAS, P. C.; BURDANDY, L.; CASTRO, L.; HENRIQUES, P.. CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LINHA DE CUIDADO DO SOBREPESO E OBESIDADE NA ATENÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE NITERÓI. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vitória Julianna de Freitas Melo Escocard

DIAS, P. C.; FERREIRA, D. M.; COSTA, A. C.. Confiabilidade da Classificação de Alimentos Segundo o Guia Alimentar Para a população brasileira. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Camille Robady Torres de Alvarenga

DIAS, P. C.; FERREIRA, D. M.; HENRIQUES, P.. Ambiente Alimentar do entorno de escolas públicas e privadas: oportunidade ou desafia para alimentação saudável?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Hevelyn Dantas Guerra e Jéssica Marques Pinto Emerentino

BARBOSA, R. M. S.; FERREIRA, D. M.;DIAS, P. C.. Alimentos comercializados no ambiente alimentar de uma universidade pública. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Keyla da Silva Simoes Lessa e Natthalia Correia Finizola

MENDONCA, D.; Pereira S. E. F;DIAS, P. C.. Desafio para a implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar nos municípios do estado do Rio de Janeiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Nicolle da Cruz Pinto

DIAS, P. C.. Avaliação das ações de promoção da alimentação saudável em uma escola do município de Niterói - RJ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria Almeida Ribeiro

DIAS, P. C.. Mudança no consumo alimentar de crianças e adolescentes após experimentação de ações de promoção da alimentação saudável.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Thayara Baldes Vieira

DIAS, P. C.. Mudança no Consumo alimentar de crianças e adolescentes após experimentação de ações de promoção da alimentação saudável.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rodrigo Rocha Balducci

DIAS, P. C.. Promoção da saúde na formação acad6emica em nutrição: uma análise do projeto político-pedagógico do curso de graduação em nutrição da Universidade Federal Fluminense. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bruno de Barros Gonçalves

DIAS, P. C.. A alimentação escolar em comunidades remanescentes de quilombos do Alto Trombetas - Oriximiná/PA: descrção eanálise de uma experiência. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Tatiana Miliante Teixeira

DIAS, P. C.. Balanço energético calculado com valor de gasto energético medido e estimado em universitárias em Niterói, Rj. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: lIdiane Pinto de Mello

BURLANDY, L.;DIAS, P. C.; BUCCOLINI, C. S.. Contrução e Promoção de sistemas locais de segurança alimentar e nutricional: a dimensão cultural. Estudo de caso do município de São Fransisco do Itabapoana - RJ.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maíra de Alcantara Meyberg e Thaís de Jesus Teixeira

DIAS, P. C.. Adequação a legislação vigente da rotulagem de produtos alimentícios isentos de gluten. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vanessa Pedreira Donda

DIAS, P. C.. Fatores que influenciam na manutenção e modificação dos habitos alimentares de imigrantes do Rio de Janeiro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Isis Ribeiro de Oliveira Barbosa

DIAS, P. C.; BARBOSA, R. M. S.; BASTOS, D. S.. Compra de alimentos da agricultura familiar pelo programa nacional de alimentação escolar nas capitais brasileiras.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: ANA TORRES TAVARES

FAVARETTO, C.; LOURENCO, M. S.;DIAS, P. C.. Gestão de pessoas e o monitoramento da distribuição de dietas em um hospital no Rio de Janeiro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Verônica Ferandez

MARCH, C.; ROTENBERG, S.;DIAS, P. C.. Desafios na formação de nutricionistas: uma análise sobre as oficinas para a contrução das práticas integradas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luana Vasconcelos da Silva e Letícia R

ROTENBERG, S.; BERNARDI, M. V.;DIAS, P. C.. da Silva.Análise da repercusão familiar perante o processo de regulamentação de cantinas escolares no município do Rio de Janeiro. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Camila Maria da Silva Gonçalves

SALLY, E. O. F.;DIAS, P. C.; JARDIM, M. F. B.. Indicadores de saúde da população atendida na maternidade de Duque de Caxias. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Christiane Rodrigues Cardia e Juliana Montesso Ramos

MENDONCA, C. P.;DIAS, P. C.; LOBATO, J.. Promovendo saúde no ambiente escolar:concepções sobre alimentação saudável. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Danielle Ribeiro de Souza

BOSSAN, F. M.;DIAS, P. C.; SALLY, E. O. F.. Difilculdades no uso do recordatório de 24 horas de ingestão alimentar em inquerito domiciliar de Niterói, RJ.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria Fernanda Moratori Alves e Suzana Corrêa de Oliveira

BURLANDY, L.;DIAS, P. C.; AYRES, K.. Fome Zero e sua divulgação na imprensa " uma comparação das propostas do programa com as divulgações nos jornais O Globo e Extra".. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Telma Moreira de Mattos

MATTOS, T. M.. Prevalência da Obesidade em Adolescentes de Nível Sócio-econômico médio, utilizando dois métodos de Avaliação Nutricional: Índice de Massa Corporal (IMC) e Bioimpedância elétrica. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

Claudia Job Schmitt

ALCÂNTARA, Luciene Burlandy C. de;SCHMITT, Claudia Job; MALUF, Renato; MATTOS, Ruben Araujo de; SENNA, Mônica de Castro Maia. Estratégias intersetoriais de prevenção e controle de sobrepeso e obesidade: convergência de ações para o espaço escolar. 2016. Tese (Doutorado em Política Social) - Universidade Federal Fluminense.

Claudia Job Schmitt

ALCÂNTARA, Luciene Burlandy C. de; MATTOS, Ruben Araujo de;SCHMITT, Claudia Job; RUGGANI, Inês. Estratégias intersetoriais de enfrentamento da obesidade: convergência de ações para o espaço escolar. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Política Social) - Universidade Federal Fluminense.

Luiz Antonio dos Anjos

ANJOS, L. A.. Comparação entre Dois Sistemas de Impedância Bio-elétrica, para Avaliação de Composição Corporal, em Indivíduos do Sexo Masculino, Utilizando como Método de Critério a Pesagem Hidrostática. 2000. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MONICA DE CASTRO MAIA SENNA

BURLANDY, Luciene; SCHMITT, C.J.; MALUF, R S J; MATTOS, R. A.;SENNA, M. C. M.. Estratégias intersetoriais de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade: convergência de ações para o espaço escolar. 2016. Tese (Doutorado em Política Social) - Universidade Federal Fluminense.

Maria das Graças Tavares do Carmo

Tavares do Carmo MG. Comparação entre Dois Sistemas de impedância Bioelétrica para Avaliação de Composição Corporal em Indivíduos do sexo masculino utilizando como método de critério a pesagem hidrostática. 2000. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luciana Maria Cerqueira Castro

BURLANDY, Luciene; SENNA, M. C. M.; MATTOS, Ruben de Araujo; MALUF, R. S. J.; SCHMITT, C. J.; CASTRO, Luciana Maria Cerqueira; COSTA, R. S.. Estratégias intersetoriais de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade: convergência de ações para o espaço escolar. 2016. Tese (Doutorado em Política Social) - Universidade Federal Fluminense.

Eliane de Abreu Soares

SOARES, E. A.. COMPARAÇÃO ENTRE DOIS SISTEMAS DE IMPEDÂNCIA BIOELÉTRICA PARA AVALIAÇÃO DE COMPOSIÇÃO CORPORAL EM INDIVÍDUOS DO SEXO MASCULINO, UTILIZANDO COMO MÉTODO DE CRITÉRIO A PESAGEM HIDROSTÁTICA. 2000. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ruben Araujo de Mattos

BURLANDY, L.; SCHMITT, C. J.; MALUF, R. S. J.;MATTOS, R. A.; SENNA, M. C. M.. Estrategias intersetoriais de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade: convergência de ações para o espaço escolar. 2016. Tese (Doutorado em Política Social) - Universidade Federal Fluminense.

Renato Sergio Jamil Maluf

BURLANDY, LucieneMALUF, Renato S.; SCHMITT, C. J.; MATTOS, R. A.; SENNA, Monica de Castro Maia. Estratégias intersetoriais de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade: convergência de ações para o espaço escolar. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ana Cristina de Macena Freitas Cordeiro

IMPLANTAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE NITERÓI/RJ; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências da Nutrição) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Viviane Vilas Boas de Azevedo Martins

Análise das condições institucionais para implementação da linha de cuidado para sobrepeso e obesidade na atenção básica no município de Niterói; ; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências da Nutrição) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Cynthia Teles

Concepções em disputa sobre estratégias suplementação nutricional em escolas; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Kamilla Carla Bertu Soares

Agricultura familiar e qualidade alimentar e nutricional no Programa de Alimentação Escolar em municípios do Rio de Janeiro; ; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Cyntia Gomes Teles

Análise do processo de implementação da Estratégia NutriSUS do Programa Saúde na Escola em Niterói; ; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Thalys Telles de Mendonça

Apoio técnico na análise dos cardápios escolares no âmbito das ações do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar aos municípios do estado do Rio de Janeiro; ; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal Fluminense; Pro-reitoria de assistência estudantil -UFF; (Orientador);

Juliana Rodrigues Dantas

PROGRAMA TRANSDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E FORTALECIMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal Fluminense; Pró- reitoria de extensão UFF; (Orientador);

Gabriela Vidal Gonçalves

Estratégias e Ações para promoção da alimentação saudável na escola: integrando extensão, ensino e pesquisa; Início: 2017; Orientação de outra natureza; Universidade Federal Fluminense; Pró- reitoria de extensão UFF; (Orientador);

Doralice Batista da Neves Ramos

Prevenção e Controle da Obesidade no Sistema Único de Saúde no município de Niterói-RJ; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências da Nutrição) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Coorientador: Patricia Camacho Dias;

Aline dos Santos Correia

Avaliação das práticas alimentares de crianças de uma escola pública do município de Niterói; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em nutriçõa clínica) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Patricia Camacho Dias;

Luana Silva Monteiro

Avaliação das práticas alimentares de adolescentes de uma escola municipal de Niterói, Rio de Janeiro; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em nutriçõa clínica) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Patricia Camacho Dias;

Luciana Spessoto dos Santos

Avaliação do estado nutricional e da utilizaçào do tempo livre de escolares em uma escola pública do município de Niterói, Rio de Janeiro; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em nutriçõa clínica) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Patricia Camacho Dias;

Tatiana Abirached Junqueira Lopes

Arorexia Nervosa eBulemia nervosa: definição, caracterizaçõa, critérios de diagnóstico, etiologia, epidemiologia etratamento nutricional; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em nutriçõa clínica) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Patricia Camacho Dias;

Mariana Delfante Feijão

IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA NUTRISUS: DESAFIOS DA INTERSETORIALIDADE E DILEMAS PARA A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Patricia Camacho Dias;

Isis Ribeiro de Oliveira Barbosa

Análise da compra de alimentos provenientes da agricultura familiar para o Programa de Alimentação Escolar em escolas estaduais e municipais de Niterói; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Patricia Camacho Dias;

Isis Barbosa

compra de alimentos provenientes da agricultura familiar para o Programa de Alimentação Escolar em escolas estaduais e municipais de Niterói; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Patricia Camacho Dias;

Nicolle da Cruz Pinto

ESTRATÉGIAS DE INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DESENVOLVIDAS A PARTIR DE UM PROJETO DE EXTENSÃO PELO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DA FACULDADE DE NUTRIÇÃO/UFF; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Patricia Camacho Dias;

Bárbara Guimarães Souza

Fatores que influenciam a satisfação com a imagem corporal e as práticas alimentares de estudantes adolescentes de uma escola pública no município do Rio de Janeiro; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Patricia Camacho Dias;

Carlos Henrique Pirazzo

Fatores que influenciam as práticas alimentares de adolescentes no município de Niterói - RJ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Patricia Camacho Dias;

Cristiane siqueira e Fabiana Queiroz

avaliação da ingestão alimentar de escolares; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Patricia Camacho Dias;

Bianca Madina

prevalência de distúrbios nutricionais em escolares de 7 a 11 anos em uma escola em Niterói - RJ; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Patricia Camacho Dias;

Cyntia Gomes Teles

Análise do processo de implementação da Estratégia NutriSUS do Programa Saúde na Escola em Niterói; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Patricia Camacho Dias;

Kamilla Carla Bertu Soares

Mapa conceitual e linha do tempo do PNAE como ferramenta de aprendizado; 2017; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Patricia Camacho Dias;

Karoline da Silva Alves Rodrigues

Estratégias e Ações para promoção da alimentação saudável na escola: integrando extensão, ensino e pesquisa; 2017; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal Fluminense, Pró- reitoria de extensão UFF; Orientador: Patricia Camacho Dias;

Gabriella Vidal

Estratégias e ações para a promoção da alimentação saudável em escolas: integrando ensino, extensão e pesquisa; 2017; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal Fluminense, Pró- reitoria de extensão UFF; Orientador: Patricia Camacho Dias;

Nicolle da Cruz Pinto

Estratégias e ações para a promoção da alimentação saudável na escola; 2011; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal Fluminense, Pró- reitoria de extensão UFF; Orientador: Patricia Camacho Dias;

Ingrid Baptista

Registros fotográficos de sinais físicos de alterações nutricionais de pacientes internados no Hospital Universitário Antônio Pedro; 2008; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Patricia Camacho Dias;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luciene Burlandy Campos de Alcântara

Convergências de ações de saúde e educação para o espaço escolar; Estratégias intersetoriais de prevenção e controle da obesidade; 2016; Tese (Doutorado em Política Social) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Luciene Burlandy Campos de Alcântara;

GLÓRIA VALÉRIA DA VEIGA

Comparação entre dois Sistema de Impedância Bioelétrica para Avaliação de Composição Corporal emIindivíduos do Sexo Masculoino, utilizando como método de critéruio a pesagem hidrostática; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Gloria Valeria da Veiga;

GLÓRIA VALÉRIA DA VEIGA

Prevalência de obesidade em adolescentes de nível sócio-econômico médio, utilizando dois métodos para diagnóstico: índice de massa corporal e percentual de gordura obtido através da bioimpedância elétrica; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Gloria Valeria da Veiga;

GLÓRIA VALÉRIA DA VEIGA

Prevalência e fatores determinantes de obesidade em crianças e adolescentes estudantes em escolas de dois níveis sócio-econômicos; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gloria Valeria da Veiga;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MENDONÇA FERREIRA, DANIELE ; MOREIRA SAMPAIO BARBOSA, ROSEANE ; FINIZOLA, N. ; BASTOS, D. S. ; HENRIQUES, P. ; Pereira S. E. F ; CARVALHOSA, C. ; FRANCO-SENA, A. B. ; DIAS, P. C. . Perception of the operating agents about the Brazilian National School Feeding Program. REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA (ONLINE) , v. 53, p. 34, 2019.

  • DA SILVA BASTOS SOARES, DANIELE ; FERREIRA, D. M. ; HENRIQUES, PATRICIA ; DIAS, P. C. ; Pereira S. E. F ; MOREIRA SAMPAIO BARBOSA, ROSEANE . Boas Práticas em Unidades de Alimentação e Nutrição Escolares de um município do estado do Rio de Janeiro - Brasil. Ciência & Saúde Coletiva , v. 23, p. 4077-4083, 2018.

  • HENRIQUES, PATRICIA ; DIAS, P. C. ; MOREIRA SAMPAIO BARBOSA, ROSEANE ; BURLANDY, L. . Políticas de Saúde e de Segurança Alimentar e Nutricional: desafios para o controle da obesidade infantil. Ciência & Saúde Coletiva , v. 23, p. 4143-4152, 2018.

  • DIAS, P. C. ; HENRIQUES, P. ; FERREIRA, D. M. ; BARBOSA, R. M. S. ; DA SILVA BASTOS SOARES, DANIELE ; Luquez TMS ; Feijão MD ; BURLANDY, L. . Desafios da intersetorialidade nas políticas públicas: o dilema entre a suplementação nutricional e a promoção da alimentação saudável em escolas.. Cadernos de Saude Publica , v. 32, p. e00035218-e00035218, 2018.

  • MOREIRA SAMPAIO BARBOSA, ROSEANE ; FERNANDES, B. C. ; FERREIRA, D. M. ; DA SILVA BASTOS SOARES, DANIELE ; DIAS, PATRÍCIA CAMACHO ; HENRIQUES, P. ; Pereira S. E. F . School nutrition program: Assessment of planning and nutritional recommendations of menus. REVISTA CHILENA DE NUTRICIÓN (IMPRESA) , v. 44, p. 170-176, 2017.

  • CAMACHO DIAS, PATRÍCIA ; HENRIQUES, P. ; ANJOS, L. A. ; Luciene Burlandy . Obesidade e políticas públicas: concepções e estratégias adotadas pelo governo brasileiro. Cadernos de Saude Publica , v. 33, p. e00006016, 2017.

  • 2016 BURLANDY, LUCIENE ; ALEXANDRE, VERUSKA PRADO ; GOMES, FABIO DA SILVA ; CASTRO, INÊS RUGANI RIBEIRO DE ; DIAS, PATRÍCIA CAMACHO ; HENRIQUES, PATRÍCIA ; CARVALHO, CAMILA MARANHA PAES DE ; CASTRO JÚNIOR, PAULO CESAR PEREIRA DE . Políticas de promoção da saúde e potenciais conflitos de interesses que envolvem o setor privado comercial. Ciência & Saúde Coletiva (Online) , v. 21, p. 1809-1818, 2016.

  • 2015 DA SILVA BASTOS SOARES, DANIELE ; MOREIRA SAMPAIO BARBOSA, ROSEANE ; HENRIQUES, PATRÍCIA ; CAMACHO DIAS, PATRÍCIA ; MENDONÇA FERREIRA, DANIELE . Análisis de la calidad de los menús del Programa de Alimentación Escolar Nacional en una ciudad de Río de Janeiro - Brasil. Revista Chilena de Nutricion , v. 42, p. 235-240, 2015.

  • 2014 HENRIQUES, PATRICIA ; DIAS, PATRICIA CAMACHO ; BURLANDY, LUCIENE . A regulamentação da propaganda de alimentos no Brasil: convergências e conflitos de interesses. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 30, p. 1219-1228, 2014.

  • 2014 Luciene Burlandy ; Fabio S Gomes ; Camila MP Carvalho ; DIAS, P. C. ; Patricia Henriques . Intersetorialidade e potenciais conflitos de interesse entre governos e setor privado comercial no âmbito das ações de alimentação e nutrição para o enfrentamento de doenças crônicas não transmissíveis. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia , v. 2, p. 124-129, 2014.

  • 2001 VEIGA, G. V. ; DIAS, P. C. ; ANJOS, L. A. . A comparison of distribuition curves of body mass index from Brazil and Unites States for assessing overweight and obesity in brasilian adolescents. Revista Panamericana de Salud Publica, Brasil, v. 10, n.2, p. 79-85, 2001.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BARBOSA, R. ; DA SILVA BASTOS SOARES, DANIELE ; DIAS, P. C. ; HENRIQUES, P. ; FERREIRA, D. M. . instrumento de monitoramento de visitas técnicas do Conselho de Alimentação Escolar. 2018.

BARBOSA, R. M. S. ; BASTOS, D. S. ; HENRIQUES, P. ; DIAS, P. C. ; FERREIRA, D. M. . Oficinas para merendeiras de escolas públicas de Niterói. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BARBOSA, R. M. S. ; HENRIQUES, P. ; DA SILVA BASTOS SOARES, DANIELE ; FERREIRA, D. M. ; DIAS, P. C. . Roteiro de boas praticas para manipuladores de alimentos de escolas municipais de Niterói. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Instrutivo para construção de manual de boas práticas para UANEs).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Monitoramento e assessoria à execução do Programa Nacional de Alimentação escolar (PNAE) em municípios do estado do Rio de Janeiro, Descrição: Monitoramento e Assessoria à execução do PNAE aos municípios do Rio de Janeiro, por meio de apoio técnico e operacional aos atores sociais envolvidos no Programa Nacional de Alimentação Escolar com vistas ao aprimoramento da sua execução.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Patricia Camacho Dias - Coordenador / Daniele Mendonça Ferreira - Integrante / Patricia Henriques - Integrante / Roseane Moreira Sampaio Barbosa - Integrante / Daniele da Silva Bastos - Integrante / Silvia Eliza de Almeida Pereira - Integrante., Financiador(es): Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    Análise da compra de alimentos provenientes da agricultura familiar para o Programa de Alimentação Escolar em escolas estaduais e municipais de Niterói., Descrição: o estudo se propõe a analisar o processo de compra de alimentos da Agricultura Familiar nas escolas municipais e estaduais situadas no município de Niterói. O estudo se baseia em referenciais desenvolvidos no campo da análise de políticas centrados nos sujeitos, em suas ideias, no contexto institucional e nos processos que envolvem a construção de ações que integram políticas e programas. A análise que será desenvolvida nesse estudo valoriza processos e sujeitos, portadores de saber e poder, envolvidos na construção da ação política governamental. Interessa então compreender o processo de operacionalização do programa nas escolas municipais e estaduais que recebem alimentos provenientes da agricultura familiar; destacando-se a proximidade regional dos produtores; o percentual de compra em relação ao valor total destinado para aquisição de gêneros alimentícios; o processo de aproximação com produtores; o volume e a variedade de gêneros adquiridos; o preço e a chamada pública; a existência e o papel de parceiros e atores envolvidos no processo; os recursos e os incentivos financeiros para a implementação do programa; os pontos de conflitos de interesses, a compreensão e as ideias dos atores envolvidos; as limitações e os potenciais para a implementação da compra a partir de possíveis conflitos e sinergias de interesses entre os atores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Patricia Camacho Dias - Coordenador / Patricia Henriques - Integrante / Silvia Elisa Pereira - Integrante / Clarice Soares Carvalhosa - Integrante / Roseane Barbosa - Integrante / daniele mendonça - Integrante / daniele bastos - Integrante / Luciene Burdandy - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Hortas Escolares Integradas a Práticas de Educação Ambiental e Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável em Niterói, no Rio de Janeiro., Descrição: A Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro vinculada à Universidade Federal Fluminense (UFF), localizada no município de Niterói (RJ), por meio do Grupo de ensino, pesquisa e extensão em alimentação e saúde Escolar (GEPASE) objetiva promover Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no ambiente escolar. Assim, vem se consolidando como uma experiência de articulação entre universidade, comunidade escolar e gestão de políticas de alimentação e nutrição no município de Niterói. Esse projeto é fruto da experiência interinstitucional no campo da SAN do GEPASE, com a equipe de gestão da Alimentação Escolar do Município de Niterói e, recentemente, aproxima-se da experiência de hortas escolares desenvolvida no município de Petrópolis ? RJ, o que possibilitou o desenho da atual proposta, agregando expertises em distintas áreas do saber dos pesquisadores envolvidos. Assim, o objetivo desse projeto é incentivar e multiplicar a colaboração entre universidade, governo local e escolas, por meio da adaptação e aperfeiçoamento de algumas experiências educacionais não-formais já realizadas com hortas escolares, modos e caminhos de educação ambiental e da promoção da SAN em comunidades no município de Niterói, Rio de Janeiro. O projeto pretende desenvolver e analisar um conjunto de ações, tais como: Roda de Valores - crianças e jovens são incentivados a refletir e interpretar conceitos e ideias sobre práticas agrícolas sustentáveis, preservação, proteção e recuperação do meio ambiente, alimentação e nutrição, debate sobre Lixo nas Ruas, Praças Públicas, Córregos e Rios - estudantes e professores da escola são estimulados a debater problemas ambientais locais, Passeios e Caminhadas Ecológicas, construção e manutenção de hortas Escolares e Compostagem, estímulo e promoção da alimentação saudável. O projeto ancora-se na metodologia de pesquisa e ação que possibilita a aproximação das organizações universitárias de realidades locais sociais e ambientais para produzir novos conhecimentos científicos. Esta abordagem metodológica é especialmente eficaz na localização da educação ambiental dentro das dinâmicas socioculturais, econômicas, ambientais e institucionais locais das comunidades vulneráveis. Neste tipo de relacionamento colaborativo, as escolas, as pessoas da comunidade e a academia podem compartilhar e desenvolver uma experiência mais ampla e uma reflexão mais profunda sobre o comportamento humano, a diversidade e um desafio para as transformações sociais, o desenvolvimento e a coesão social. O GEPASE ? UFF já se constitui em parceiro de iniciativas locais em escolas do município de Niterói. A perspectiva de construção de hortas encontra no Programa Nacional de Alimentação (PNAE) Escolar e na Política de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) base legal para sua operacionalização. Ademais, o município de Niterói vem investindo na consolidação de uma política municipal de fortalecimento das hortas (NIT-hortas) convergente com atual proposta. Embora essa seja uma demanda já identificada em muitas escolas, ainda representa um desafio para os gestores locais que por vezes não possuem apoio necessário à realização e manutenção desse tipo de projeto, que demanda experiência com a prática do cultivo. Desta forma, a proposta de organização das hortas escolares por meio do apoio Fundo para Apoio a Iniciativas Locais do Canadá (CFLI) oportuniza a troca de experiência e a qualificação das politicas públicas de SAN locais. Palavras chaves: Hortas Escolares; Educação Ambiental; Segurança Alimentar e Nutricional. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Patricia Camacho Dias - Coordenador / Patricia Henriques - Integrante / Silvia Elisa Pereira - Integrante / Roseane Barbosa - Integrante / daniele mendonça - Integrante / daniele bastos - Integrante / Luciene Burdandy - Integrante / Atila Torres Calvente - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Ambiente alimentar: concepções, avaliação, ações educativas e políticas públicas, Descrição: Este projeto tem como finalidades avaliar o ambiente alimentar de instituições governamentais e não governamentais, identificar as concepções em disputa sobre as atribuições do Estado para proteger a alimentação saudável da população, e identificar potencialidades e limites para a implementação de ações de educação alimentar e nutricional nas instituições visando a promoção da alimentação adequada e saudável.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Patricia Camacho Dias - Integrante / Patricia Henriques - Coordenador / Daniele Mendonça Ferreira - Integrante / Roseane Barbosa - Integrante / Luciene Burdandy - Integrante / Daniela Silva Canella - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Análise do processo de implementação da Estratégia NutriSUS do Programa Saúde na Escola em Niterói., Descrição: A estratégia NutriSUS de suplementação nutricional prevê a articulação entre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Ministério da Educação e o Programa Saúde na Escola (PSE) do Ministério da Saúde e da Educação, portanto pressupõe a necessidade de planejamento integrado entre os dois setores envolvidos. Assim, diante do objetivo comum de promover alimentação adequada e saudável (PAAS) no ambiente escolar o princípio da intersetorialidade assume relevância para o contexto de implementação da estratégia NutriSUS. O estudo, situado no campo da análise de políticas se propõe a analisar as principais oportunidades, dilemas e desafios para a construção de processos articulados entre os setores da saúde e educação por meio da estratégias de suplementação nutricional ? NutriSUS, vinculada ao Programa Saúde na Escola em unidades de educação infantil do município de Niterói. Se propõe ainda analisar os pontos de convergência e de conflito nas concepções de promoção da alimentação adequada e saudável entre os gestores da saúde e da educação. A análise desse processo pode contribuir para a compreensão dos desafios e das possibilidades para a construção de estratégias intersetoriais de Promoção da PAAS. As principais dimensões analíticas que balizarão a análise são as ideias dos sujeitos envolvidos, os desenhos e princípios que fundamentam o NutriSUS e o PNAE e as estruturas e processos institucionais. Serão mapeadas as distintas concepções em disputa sobre as ações de PAAS entre os sujeitos envolvidos com a implementação do NutriSUS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Patricia Camacho Dias - Coordenador / Patricia Henriques - Integrante / Roseane Barbosa - Integrante / daniele mendonça - Integrante / daniele bastos - Integrante / Luciene Burdandy - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Práticas alimentares de pré-escolares e escolares de escolas públicas no município de Niterói, Descrição: A infância constitui uma fase favorável para implementação de estratégias de promoção da alimentação adequada e saudável uma vez que as crianças desenvolvem a percepção para os sabores, começam a ter suas preferências por determinados alimentos e formam seu comportamento alimentar. Hábitos alimentares saudáveis cultivados desde a infância favorecem o desenvolvimento adequado e auxiliam na prevenção de doenças. Considerando as diversas iniciativas governamentais para combater os distúrbios nutricionais nessa população, torna-se necessário que tais intervenções sejam pautadas no cotidiano das práticas alimentares das crianças, no conhecimento do ambiente onde elas ocorrem e nos aspectos relevantes sobre a alimentação das crianças e famílias. Assim, o objetivo deste estudo é identificar as práticas alimentares de pré-escolares e familiares de Unidades Municipais de Educação Infantil do município de Niterói-RJ. Trata-se de um estudo observacional, transversal e quantitativo que será realizado a partir da aplicação de um questionário auto-preenchido com questões relacionadas à condição sócio-econômica da família, às condições de cuidados de saúde da criança e às escolhas e modos de preparação e consumo dos alimentos... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Patricia Camacho Dias - Integrante / Daniele Mendonça Ferreira - Coordenador / Silvia Elisa Pereira - Integrante / DA SILVA BASTOS SOARES, DANIELE - Integrante / MOREIRA SAMPAIO BARBOSA, ROSEANE - Integrante / HENRIQUES, PATRÍCIA - Integrante.

  • 2014 - Atual

    valiação das Boas Práticas de manipulação em Unidades de Alimentação e Nutrição de escolas do município de Niterói, Descrição: As Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), neste caso aqui incluídas as UAN escolares, devem ter como função primordial a oferta de refeições nutricionalmente adequadas ao perfil da clientela que atende e seguras do ponto de vista higiênico sanitário. Este projeto tem o objetivo de analisar as condições higiênico sanitárias de Unidades de Alimentação e Nutrição escolares do município de Niterói - Rio de Janeiro (RJ). Nove UAN escolares do Pólo quatro da FME de Niterói ? RJ serão avaliadas, sob o ponto de vista higiênico-sanitário, através da aplicação de uma Lista de Verificação (LV) das Boas Práticas (BP) proposta e validada por Stedefeldt et al. (2013). Esta LV é composta por questões (n=99) que receberão uma pontuação variando de zero a oito. As UAN escolares também serão classificadas, de acordo com a sua situação de risco sanitário, proposto por Stedefeldt et al. (2013)... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Patricia Camacho Dias - Integrante / Daniele Mendonça Ferreira - Integrante / Silvia Elisa Pereira - Integrante / HENRIQUES, PATRICIA - Integrante / DA SILVA BASTOS SOARES, DANIELE - Integrante / MOREIRA SAMPAIO BARBOSA, ROSEANE - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Análise da qualidade nutricional dos cardápios de escolas públicas da Fundação Municipal de Educação em Niterói - Rio de Janeiro (RJ)., Descrição: O objetivo deste projeto será avaliar a qualidade nutricional dos cardápios dos almoços planejados e executados para escolas da Fundação Municipal de Educação (FME) em Niterói (RJ). Através do método Avaliação da Qualidade das Preparações do Cardápio (AQPC), cardápios dos almoços planejados e executados para escolares de nove escolas do Pólo quatro da FME serão avaliados, em um mesmo período, segundo o método AQPC. De acordo com este método, serão avaliadas as seguintes variáveis nos almoços: presença de salada, fruta, alimentos sulfurosos e doce; monotonia de cores; tipo e classificação da guarnição; tipo e molho da carne; tipo e classificação da preparação cárnea; presença de preparação(ões) com alto teor de gordura e doce na mesma refeição e presença de preparações com gordura trans. Os dados dos cardápios planejados serão agrupados em uma avaliação mensal e tabulados em relação ao número total de dias dos cardápios analisados. Para os cardápios executados, os dados das variáveis do método AQPC serão obtidas a partir de três dias de cardápios em cada escola e tabulados em relação ao número total de dias dos cardápios analisados. Os resultados serão expressos em percentuais e apresentados em gráficos. Para a análise do valor nutricional dos cardápios executados, serão considerados os almoços elaborados por merendeiras das nove UANE do pólo 4 durante três dias. O peso de cada porção das preparações alimentares, efetuadas pelas merendeiras, será obtida em Balança Digital Plenna® em triplicata e a análise dos almoços será realizada utilizando a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO, 2011) para obtenção do Valor Energético Total (VET) (Kcal), carboidratos (g), proteínas (g) e lipídios (g), ferro (mg), fibras alimentares (g), vitamina C (mg) e sódio (mg). Os resultados obtidos, expressos em médias e desvio padrão, serão comparados com 20% das recomendações nutricionais para alunos de 6 a 10 anos (Brasil, 2013)... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Patricia Camacho Dias - Integrante / Patricia Henriques - Integrante / Daniele Mendonça Ferreira - Integrante / Silvia Elisa Pereira - Integrante / DA SILVA BASTOS SOARES, DANIELE - Coordenador / MOREIRA SAMPAIO BARBOSA, ROSEANE - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Implementação de ações de segurança alimentar e nutricional no contexto do Programa Nacional de Alimentação Escolar: integrando ensino, pesquisa e extensão., Descrição: Este estudo tem o objetivo de implementar ações integradas de segurança alimentar e nutricional a partir do Programa Nacional de Alimentação Escolar no município de Niterói-RJ. Será realizada a identificação dos condicionantes das práticas alimentares saudáveis da comunidade escolar por meio de grupo focal, a análise da qualidade nutricional dos cardápios escolares pelo método AQPC e dos gêneros alimentícios adquiridos pela recomendação de Teo e Monteiro (2010), a avaliação das Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) escolares por meio de aplicação de lista de verificação validada por Stedefeldt et al. (2013), o desenvolvimento de oficinas educativas de Segurança Alimentar e Nutricional com a comunidade escolar (diretores, merendeiras, professores, pedagogo, responsáveis e alunos), a capacitação dos envolvidos sobre as etapas do processo de compra de gêneros da Agricultura Familiar e, a elaboração de manual de ficha técnica de preparo e o roteiro para boas práticas em UAN escolar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Patricia Camacho Dias - Integrante / Patricia Henriques - Integrante / Daniele Mendonça Ferreira - Integrante / Silvia Elisa Pereira - Integrante / BURLANDY, LUCIENE - Integrante / DA SILVA BASTOS SOARES, DANIELE - Integrante / MOREIRA SAMPAIO BARBOSA, ROSEANE - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Intervenções nutricionais para o enfrentamento da obesidade na atenção básica do SUS no estado do Rio de Janeiro, Descrição: O aumento significativo do sobrepeso e da obesidade constitui um dos problemas mais desafiadores a serem enfrentados no cenário epidemiológico atual. O governo federal brasileiro vem desenvolvendo um conjunto de iniciativas para o enfrentamento deste problema e os serviços públicos de saúde são estratégicos neste processo. Destaca-se o papel da atenção básica em saúde além das ações intersetoriais, especialmente com a educação e a assistência social. O projeto pretende analisar as intervenções nutricionais para o enfrentamento da obesidade que vêm sendo desenvolvidas nos municípios do Estado do Rio de Janeiro no âmbito da Atenção Básica de Saúde. Serão consideradas as diferenças de contexto, as potencialidades e os desafios enfrentados pelos governos locais em face das distintas condições de gestão. Esta análise visa subsidiar as ações que já vem sendo desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Saúde do RJ junto aos municípios, através de diferentes estruturas e processos institucionais descentralizados. O projeto é fruto de uma parceria entre Universidades Públicas e setores da SES/RJ, especialmente a Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN) no contexto da Superintedência de Atenção Básica. O processo de construção dos instrumentos da pesquisa se desenvolverá de forma participativa com os municípios. O mapeamento das intervenções implementadas em cada município e a identificação de seus fatores condicionantes serão feitos por meio de entrevistas e grupos focais com gestores e profissionais de saúde, além da análise de documentos existentes sobre as intervenções nutricionais implementadas. O produto principal será uma matriz que indicará as ações desenvolvidas em cada município; os desafios; as estratégias adotadas para a construção de ações de enfrentamento da obesidade em diferentes contextos e as questões e indicadores que devem ser monitorados na avaliação de políticas públicas neste campo... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Patricia Camacho Dias - Integrante / Luciene Burlandy - Coordenador / Ines Rugani - Integrante / Marlene Merino Alvarez - Integrante / Claudia Bocca - Integrante / Luciana Maria Cerqueira Castro - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2014

    Análise da Implementação do Programa Saúde na Escola em Manguinhos nos anos de 2013 e 2014, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Patricia Camacho Dias - Coordenador / Rosana Magalhães - Integrante / Lívia Cardoso Gomes - Integrante / Carmelinda Afonso - Integrante / Roberto Eduardo Albino Brandão - Integrante / Marlon Mattos - Integrante.

  • 2012 - 2015

    Formação de profissionais para promoção da alimentação saudável nas escolas públicas de ensino fundamental no município de Niterói/RJ: experimento de uma proposta metodológica de educação nutricional, Descrição: As práticas alimentares adotadas atualmente na população brasileira têm correspondido a um comportamento não saudável. Este quadro está relacionado à manifestação cada vez mais precoce de doenças crônicas ocasionando um grande impacto em saúde pública. No âmbito das políticas públicas, algumas iniciativas vêm sendo implementadas com vistas a melhorias das práticas e hábitos de vida e promoção da saúde e prevenção de doenças nas escolas. Diante deste cenário, verifica-se a importância de colocar em prática medidas factíveis de promoção da alimentação saudável. No entanto, as ações de intervenções nutricionais costumam apenas difundir informações sobre os benefícios e malefícios de determinados alimentos, enquanto que estas devem ser construídas coletivamente e pautadas nos conceitos, necessidades e crenças da população. O objetivo deste projeto desenvolver estratégias de educação nutricional e alimentar para implementação de um curso de formação para gestores, educadores e merendeiras de escolas públicas de ensino fundamental no município de Niterói (RJ) e avaliar as mudanças no plano social, dos valores e das práticas em relação à alimentação saudável... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Patricia Camacho Dias - Integrante / Patricia Henriques - Integrante / Luciene Burlandy - Integrante / Daniele Mendonça Ferreira - Coordenador / Silvia Elisa Pereira - Integrante / DA SILVA BASTOS SOARES, DANIELE - Integrante / MOREIRA SAMPAIO BARBOSA, ROSEANE - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Análise das concepções, práticas dos sujeitos políticos e arranjos institucionais de políticas e programas de alimentação e nutrição no Brasil, Descrição: Esse projeto visa desenvolver estudos no campo da análise de políticas públicas, com destaque para as dimensões das ideias, das instituições, dos interesses no âmbito das políticas e programas de alimentação e nutrição que integram as macropolíticas de saúde e segurança alimentar e nutricional. Destacam-se abordagens sobre a análise e construção de processos articulados e intersetoriais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Patricia Camacho Dias - Coordenador / Patricia Henriques - Integrante / Luciene Burdandy - Integrante.

  • 2012 - Atual

    CONVERGÊNCIA DE AÇÕES PARA O ESPAÇO ESCOLAR: ARTICULAÇÃO ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS INTERSETORIAIS DE PREVENÇÃO E CONTROLE DO SOBREPESO E OBESIDADE EM NITERÓI, Descrição: O Programa de Alimentação Escolar (PAE) do Ministério da Educação e o Programa Saúde na Escola (PSE) do Ministério da Saúde, governo federal brasileiro, têm como princípio a intersetorialidade e preveem ações de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS) no ambiente escolar. O estudo, situado no campo da análise de políticas, investigou a convergência de implementação desses dois programas em escolas do município de Niterói e verificou se esta possibilitou a construção de estratégias articuladas entre as ações do setor saúde e da educação e de que forma isso se deu. A análise desse conjunto de ações potencializou a compreensão dos desafios e das possibilidades para a construção de estratégias intersetoriais de prevenção e controle da obesidade que têm sido formuladas pelo governo federal. As principais dimensões analíticas abarcaram as ideias dos sujeitos envolvidos, os desenhos dos programas e as estruturas e processos institucionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Patricia Camacho Dias - Coordenador / Luciene Burlandy - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Análise das concepções, praticas dos sujeitos políticos e arranjos institucionais de políticas e programas de alimentação e nutrição no Brasil., Descrição: Esse projeto visa desenvolver estudos no campo da análise de políticas públicas, com destaque para as dimensões das ideias, das instituições, dos interesses, no âmbito das políticas e programas de alimentaçãoo e nutrição que integram as macropolíticas de saúde e Segurança Alimentar e Nutricional, destacam-se abordagens sobre a análise e construção de processos articulados e intersetoriais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Patricia Camacho Dias - Coordenador / Patricia Henriques - Integrante / Luciene Burlandy - Integrante / Daniele Mendonça Ferreira - Integrante / Silvia Elisa Pereira - Integrante / Roseane Barbosa - Integrante / daniele bastos - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Avaliação das práticas alimentares e do estado nutricional de escolares e identificação de ações e estratégias de promoção e incentivo e/ou apoio à alimentação saudável e atividade física em uma escola pública no município de Niterói., Descrição: O presente projeto se constitui em uma etapa inicial de pesquisa e diagnóstico e tem como finalidade estabelecer uma relação de cooperação entre a Escola, o Serviço de Saúde e a Universidade com vistas ao desenvolvimento de ações e estratégias de promoção, incentivo e apoio à alimentação saudável e à prática de atividade física na Escola Municipal Vera Lúcia Machado. A proposta tem os seguintes objetivos: 1) identificar as práticas alimentares e o perfil nutricional e de atividade física das crianças e adolescentes matriculados no ano de 2010 nesta escola, 2) identificar a percepção dos pais, alunos, professores, funcionários e do gestor da escola sobre questões relacionadas à alimentação saudável e modo de vida ativo, 3) identificar as ações de promoção da saúde já desenvolvidas ou em andamento na escola, 4) identificar limites e possibilidades locais para implementação de programas e/ou ações de promoção da segurança alimentar e nutricional na escola. Após a fase diagnóstica será desenvolvido um plano de ação para apoiar a escola no delineamento de estratégias que ampliem as discussões a cerca da segurança alimentar e nutricional, com especial atenção para a promoção da alimentação saudável na escola. As atividades envolverão toda comunidade escolar: gestores, professores, alunos, pais e funcionários... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) . , Integrantes: Patricia Camacho Dias - Coordenador / Luciene Burlandy - Integrante / Daniele Mendonça Ferreira - Integrante / Silvia Elisa Pereira - Integrante / DA SILVA BASTOS SOARES, DANIELE - Integrante / MOREIRA SAMPAIO BARBOSA, ROSEANE - Integrante / HENRIQUES, PATRÍCIA - Integrante.

  • 2005 - 2006

    Dia da Chamada Nutricional para crianças menores de cinco anos de idade residentes no semi-árido e assentamentos do nordeste, Descrição: avaliação nutricional de crianças menores de cinco anos de idade residentes no semi-árido e assentamentos do Nordeste no dia nacional de vacinação realizado em 2005.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Patricia Camacho Dias - Integrante / Luciene Burlandy - Coordenador / Leonor PAcheco - Integrante / Romulo Paes - Integrante., Financiador(es): Ministèrio do Desenvolvimento Social e Combate a Fome - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense, Centro de Ciências Médicas. , rua são Paulo nº30 4ºandar, centro, 24020-140 - Niteroi, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26299846, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2014

    Escola Nacional de Saúde Pública

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2005 - 2006

    Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2002 - Atual

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2002 - Atual

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO (PPGCN).

  • 1999 - 2000

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/2018

      Ensino, Ciências da Nutrição, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Leituras em nutrição, seminários avançados em Nutrição

    • 03/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de nutrição social, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de nutrição social, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2010 - 01/2012

      Direção e administração, Departamento de nutrição social, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 1998 - 2000

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: pós gradruação - mestrado, Enquadramento Funcional: mestranda, Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/1998

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Nutrição Josué de Castro, Departamento de Nutrição Social Aplicada.,Linhas de pesquisa